PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO"

Transcrição

1 PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO 1. Objetivo: A implantação do Núcleo tem como objetivo o estudo interpretativo do evangelho, a luz da Doutrina Espírita e a sua aplicação às diversas circunstâncias da vida. A intenção tem como base o resgate do Cristianismo, em sua mais pura essência, conforme proposto pela Doutrina Espírita, tirando da letra que mata o espírito que vivifica. 2. Público Alvo: Trabalhadores e freqüentadores da casa Espírita 3. Metodologia: A metodologia está baseada na proposta do Livro Luz Imperecível de Honório Onofre Abreu, quanto ao roteiro que direciona o Estudo. O Estudo será realizado de forma discursiva, através da troca de idéias entre os participantes, seguindo ao programa anexo. O Estudo será iniciado com Evangelho de Mateus, tradução de Haroldo Dutra Dias A periodicidade do estudo será semanal com carga horária de 90 minutos. Cada unidade do programa corresponde a um dia de estudo. A coordenação do Estudo ficará sob a responsabilidade de um participante, previamente designado, que se responsabilizará pelo preparo e aplicação do estudo, seguindo o roteiro abaixo estabelecido. A coordenação será rodiziada entre os participantes do Núcleo. Preparo da Estudo: de posse do programa, o responsável escolhido e todos os participantes, estudarão previamente a passagem selecionada no Novo Testamento, evangelho de Mateus, relacionando-a com os outros Evangelhos Sinóticos (Marcos e Lucas), objetivando responder às 04 perguntas abaixo explicitadas. Para tanto deverão efetuar pesquisas na literatura disponível da Doutrina Espírita, Mapas e em Livros históricos idôneos. A análise se fará em dois momentos: na época da passagem e em nossos dias Perguntas que direcionarão o Estudo: Quem? Aqui deverão ser identificados os personagens do texto, traços da personalidade, intenção, profissão, facetas da profissão, significado da profissão ou da condição do personagem para época Onde? Aqui deverão ser identificados os locais, cidades, povoados, posição geográfica, ambientes, relação destes locais com estados de espírito. Utilizarse de Mapas da época do Cristianismo.

2 Quando? Aqui deverão ser identificados, se possível, o ano, dia da semana, período do dia, estação do ano considerando o contexto histórico e espiritual do texto Como? Aqui será verificada a essência da mensagem para época em que foi transmitida e transportada para os nossos dias, refletida em nossos corações. Para tanto serão observados os verbos, seus tempos, modos Aplicação do Estudo: Todos os participantes deverão com base no texto a ser estudado, conforme programa semestral, realizar a leitura prévia do Evangelho de Mateus, relacionar a passagem nos outros evangelistas sinóticos (Marcos e Lucas) e buscar no Antigo Testamento as alusões, porventura feitas no texto lido Todos os participantes deverão realizar pesquisas prévias, utilizando-se da bibliografia disponível, mapas objetivando coletar dados para o roteiro da pesquisa (Quem, Onde, Quando e Como) No dia do estudo, o coordenador, previamente escolhido, ficará responsável pelo controle do tempo e cumprimento da metodologia proposta; O Estudo deverá ser iniciado e concluído com uma prece; Em seguida deverá ser feita leitura do texto em Mateus contida no Novo Testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias; De forma sequenciada serão discutidas as questões propostas Quem, Onde, Quando e Como. Cada participante deverá contribuir com dados previamente pesquisados que serão compartilhados no momento do estudo; Os participantes deverão ser incentivados a fazer associação das respostas no contexto existencial, observando características dos personagens, local, circunstâncias com vivências do dia a dia Todos deverão tentar responder as questões que serão complementadas com os dados da pesquisa previamente elaborada pelo responsável pelo estudo A mensagem deverá se transportada também para os nossos dias Para conclusão, cada participante deverá escolher uma frase do texto e refletir sobre como a mensagem lhe fala ao coração, colocando a interpretação do texto em sua própria vida. 4. Princípios Básicos para o Estudo O estudo será semanal com carga horária de 90 minutos Será dividido em períodos com duração de 05 meses e intervalos de 01 mês entre os períodos O conteúdo programático deverá ser adequado ao semestre. As unidades do Programa deverão ser distribuídas, no dia da semana escolhido para o semestre nos períodos de Fevereiro a Junho (1 semestre) e Agosto a Dezembro (2º semestre). Os meses de julho e janeiro serão utilizados para o planejamento de cada semestre. Os Coordenadores para cada estudo deverão ser previamente designados e indicados, conforme modelo da planilha anexa que deverá ser utilizada para o Plano Semestral.

3 O Estudo terá início com o Evangelho segundo Mateus e terá a sequência do Novo Testamento, com o as passagens exclusivas dos Evangelhos de Marcos e Lucas, o Evangelho completo de João, Atos dos Apóstolos, Epístolas de Paulo, Epístolas Universais e Apocalipse. Todos os participantes deverão ser incentivados a fazerem as pesquisas previas independente de estarem conduzindo o estudo; Todos os participantes deverão empenhar-se no contínuo estudo da Doutrina Espírita como chave que possibilitará a compreensão e vivência dos ensinos de Jesus Ter em conta que o conteúdo espiritual do Evangelho pode ser identificado a partir de um texto completo, de um versículo, de uma frase, de uma expressão ou mesmo de uma só palavra, observado o seu sentido no texto sob análise (Luz Imperecível) O Estudo deverá ser iniciado e finalizado com uma prece O Livro texto adotado será o Novo Testamento traduzido por Haroldo Dutra Dias. A pesquisa será realizada na literatura espírita, sobretudo no Livro Boa Nova de Humberto de Campos, nos romances históricos de Emmanuel e em sua séria de estudos dos textos evangélicos. Outros livros de historiadores do Cristianismo poderão ser consultados, desde que comprovadamente idôneos. A título de sugestão, anexamos uma bibliografia mínima sugerida, ainda incompleta. Na leitura e vivência do evangelho deverão ser observadas características lingüísticas, costumes, cultura do povo hebreu, significado das palavras para época em que foram utilizadas. Para isto observar as notas de rodapé do Novo Testamento adotado.

4 ANEXO 1 - PROGRAMA DO ESTUDO (CADA UNIDADE CORRESPONDE A 90 MINUTOS DE ESTUDO)

5 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO Evangelho de Mateus tradução de Haroldo Dutra Dias Unidades A serem aplicadas por dia de estudo Total: 71 dias com periodicidade semanal e carga horária diária de 90 minutos (Fazer a relação das Passagens com Marcos e Lucas) 1. Anúncio do Nascimento ( 1 vv. 18 a 25) 2. Visita dos Magos (2 vv 1 a 12) 3. Fuga para o Egito) e Retorno a Nazaré (2 vv 13 a 23) 4. Ministério do Precursor e O Ensino de João Batista (3 vv 1 a 10) 5. Descrição do Cristo e João Mergulha Jesus no Jordão (3 vv 11 a 17) 6. A tentação no Deserto e O Inicio da Proclamação do Reino pela Galileia (4 vv 1 a 17) 7. Os Primeiros Quatro Discípulos (4 vv 18 a 25) INÍCIO DO SERMÃO DA MONTANHA 8. Bem Aventuranças (5 vv 1 a 12) 9. Missão dos Discípulos e A Lei a Justiça e o Reino (5 vv 13 a 20) 10. Seis contrastes na interpretação da Lei (5 vv 21 a 48) 11. Três Obras de Justiça e A oração do Pai Nosso (6 vv 1 a 18) 12. Três Proibições (6 vv 19 a 34 7 vv 1 a 6) 13. Três Advertências (7 vv 7 a 27) ( FINAL DO SERMÃO DA MONTANHA 14. Cura de um Leproso, Cura do Servo do Centurião, Cura da Sogra de Pedro (8 e Diversas Curas (8 vv 1 e 17) 15. Os Desafios do Discipulado, A Tempestade Acalmada e Os Endaimoniados Gadarenos (8 vv 18 a 34) 16. A Cura de Um Paralitico 9 (vv 1 a 8) 17. Chamado de Mateus, Refeição com Publicanos e Pecadores e Acerca do Jejum (9 vv 9 a 17) 18. Ressureição da Filha de Jairo e Cura da Mulher com Fluxo de Sangue (9 vv 18 a 26) 19. Cura dos dois cegos, Cura de um Endaimoniado mudo e Situação da Multidão (9 vv 27 a 38) 20. Missão dos Doze (10 vv 1 a 16) 21. Perseguições (10 vv 17 a 33) 22. Divisões (10 vv 34 a 39) e A Recepção (10 vv 40 a 41 e 11 v 1) 23. Indagações de João Batista e Testemunho de Jesus a seu respeito (11 vv 2 a 19) 24. Julgamento das Cidades do Lago (11 vv 20 a 24) e Descanso para Alma (11 vv 25 a 30) 25. Espigas arrancadas no sábado e Cura do Homem com as Mãos Atrofiadas (12 vv 1 a 14) 26. O Servo do Senhor e Jesus e Beelzebul (12 vv 15 a 32)

6 27. A Árvore e seus Frutos, O Sinal de Jonas e a Verdadeira Família de Jesus (12 vv 33 a 50) 28. Discurso em Parábolas: O Semeador (13 vv 1 a 23) 29. Parábola do Trigo e do Joio e Explicação da Parábola (13 vv 24 a 30 e 34 a 43) 30. Parábola do Grão de Mostarda (13 vv 31 a 32), Parábola do Fermento (13 vv 33) Parábola do Tesouro e da Perola (13 vv 44 a 46) e Parábola da Rede (13 vv 47 a 52) 31. Visita a Nazaré (13 vv 53 a 58) e Herodes (14 vv 1 a 12) 32. Primeira Multiplicação dos Pães (14 vv 13 a 21) 33. Jesus caminha sobre as Águas e Cura em Genesaré (14 vv 22 a 36) 34. Tradição dos Fariseus (15 vv 1 a 20) 35. Cura da Filha de uma Cananeia, Curas junto ao Lago e A Segunda Multiplicação dos Pães (15 vv 21 a 39) 36. Sinal do Céu e O Fermento dos Fariseus e Saduceu (16 vv 1 a 12) 37. A Revelação de Pedro, Anuncio do Calvário e Requisitos para seguir a Jesus (16 vv 13 a 28) 38. A transfiguração e A Vinda de Elias (17 vv 1 a 13) 39. O Endaimoniado Epilético, Segunda Previsão do Calvário e Jesus e Pedro pagam o tributo (17 vv 14 a 25) 40. Pequenos e Grandes no Reino dos Céus, O Escândalo e A Parábola da Ovelha Perdia (18 vv 1 a 14) 41. Erro e Perdão e Parábola do Devedor Implacável (18 vv 15 a 35) 42. Ensino sobre o divórcio, Ensino sobre os Eunucos e As Crianças e o Reino dos Céus (19 vv 1 a 15) 43. O Jovem Rico e As Posses e Reino dos Céus (19 vv 16 a 30) 44. Parábola dos Trabalhadores da Vinha (20 vv 1 a 16) 45. Terceira Previsão do Calvário, Pedido da Mulher de Zebedeu e O Grande Servidor (20 vv 17 a 28) 46. Os Dois Cegos de Jericó (20 vv 29 a 34), A Entrada do Messias em Jerusalém (21 vv 1 a 11) 47. Expulsão dos Vendilhões do Templo e A Figueira Estéril (21 vv 12 a 22) 48. A Autoridade de Jesus e A Parábola dos dois filhos na Vinha (21 vv 23 a 32) 49. Parábola dos Vinhateiros Homicida (21 vv 33 a 46) 50. A Parábola do Grande Banquete (22 vv 1 a 14) 51. O Tributo a César e A Ressurreição dos Mortos (22 vv 15 a 33) 52. O Maior Mandamento, O Messias, filho e senhor de Davi (22 vv 34 a 46) 53. Ensino e Prática (23 vv 1 a 12) 54. Os Sete Ais (23 vv 13 a 32) 55. Lamento por Jerusalém (23 vv 33 a 39) 56. O Sermão Profético (24 vv 1 a 31) 57. Parábola da Figueira e Tempo de Vigilância (24 vv 32 a 44) 58. Parábola do Servo Vigilante (24 vv 45 a 51) e Parábola das Dez Virgens (25 vv 1 a 13) 59. Parábola dos Talentos (25 vv 14 a 30) 60. O Último Julgamento (25 vv 31 a 46) 61. Conspiração para matar Jesus e A Unção em Belém (26 vv 1 a 13)

7 62. Judas Negocia e Entrega Jesus, Preparativos para Páscoa e A Última Ceia Pascal (26 vv 14 a 29) 63. A Predição da Negação de Pedro e No Getsêmani (26 vv 30 a 46) 64. A prisão de Jesus (26 vv 47 a 56) 65. Jesus diante do Sinédrio (26 vv 57 a 68) 66. A Três Negações de Pedro (26 vv 69 a 75), Condução de Jesus ao Governador e Morte de Judas (27 vv 1 a 10) 67. Jesus diante de Pilatos (27 vv 11 a 26) 68. Martírio de Crucificação (27 vv 27 a 44) 69. Morte de Jesus (27 vv 45 a 56) 70. O Sepultamento e A Guarda do Túmulo (27 vv 57 a 66) 71. As Mulheres visitam o túmulo, O Suborno dos Soldados e A Aparição de Jesus na Galileia (28 vv 1 a 20)

8 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO PASSAGENS EXCLUSIVAS DE MARCOS E LUCAS NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

9 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EVANGELHO DE JOÃO NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

10 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO ATOS DOS APÓSTOLOS NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

11 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EPÍSTOLAS DE PAULO NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

12 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO EPÍSTOLAS UNIVERSAIS NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

13 PROGRAMA PARA O ESTUDO MINUNCIOSO DO EVANGELHO APOCALIPSE NOVO TESTAMENTO TRADUÇÃO HAROLDO DUTRA DIAS (EM ELABORAÇÃO)

14 ANEXO 2 MODELO DA PLANILHA PARA O PLANO SEMESTRAL

15 CENTRO ESPÍRITA: NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL Período do Estudo: Dia/Horário: DIA ASSUNTO RESPONSÁVEL

16 ANEXO 3 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

17 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA PESQUISA O Evangelho segundo o Espiritismo O Livro dos Espíritos A Gênese Luz Imperecível Honório Onofre Abreu O Evangelho por Emmanuel Comentários do Evangelho de Mateus Cristianismo a Mensagem Esquecida Hermínio Miranda Boa Nova Humberto de Campos O Evangelho Segundo o Espiritismo Orientações para o Estudo Paulo e Estevão Emmanuel Há dois mil anos Emmanuel Vinha de Luz Emmanuel Levantar e Seguir - Emmanuel Fonte Viva Emmanuel Caminho, Verdade e Vida Emmanuel Palavras de Vida Eterna Emmanuel Ceifa de Luz Emmanuel Pão Nosso Emmanuel Livro da Esperança Emmanuel Irmão - Emmanuel Religião dos Espíritos Emmanuel Segue-me Emmanuel O Consolador Emmanuel O Novo Testamento Um Enfoque Espírita Djalma Argollo Parábolas de Jesus Texto e Contexto Haroldo Dutra Dias Apostilas do EADE A Caminho da Luz Emmanuel Jesus e o Evangelho à luz da Psicologia Profunda Joana de Ângelis Em torno do Mestre (Vinicius) Na Seara do Mestre (Vinicius) Nas Pegadas do Mestre (Vinicius) A Vida Quotidiana na Palestina nos Tempos de Jesus Daniel Rops A Vida de Jesus Ernest Renan Dicionário Bíblico Versão Almeida O Redentor Edgard Armond Parábolas terapêuticas (Alírio C. Filho) Analisando as traduções Bíblicas (Severino Celestino) Novo Dicionário da Bíblia (J.D.Douglas) Parábolas terapêuticas (Alírio C. Filho) Da Manjedoura a Emaús (Wesley Caldeira) Quem é quem na Bíblia Sagrada (Paul Gardner) Sabedoria do Evangelho (Pastorino) Mapas da Palestina na Época de Jesus Bíblia do Peregrino Bíblia de Jerusalém Primícias do Reino (Amélia Rodrigues) O Evangelho dos Humildes (Eliseu Rigonatti)

ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS

ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS Esboço do Evangelho de Mateus 1 ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS FILIPE DUNAWAY I. Prólogo (Mt 1.1 2.23). A. A genealogia messiânica de Jesus (1.1-17). B. O nascimento de Jesus Cristo, o filho de Davi e Deus

Leia mais

Pe. Mário Zuchetto, CSS

Pe. Mário Zuchetto, CSS de São Marcos Estudo Bíblico dirigido por Pe. Mário Zuchetto, CSS sobre o Evangelho de São Marcos, versículo a versículo (Mc 1,1 a 16,19-20) Edição Eletrônica: Dezembro, 2007 Pe. Mário Zuchetto css Pertence

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Nascimento e infância de Jesus

Nascimento e infância de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa I Religião à Luz do Espiritismo Tomo I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 1 Nascimento e infância

Leia mais

O NOVO. testamento. Tradução de Haroldo Dutra Dias

O NOVO. testamento. Tradução de Haroldo Dutra Dias O NOVO testamento Tradução de Haroldo Dutra Dias sumário introdução 15 mateus capítulo 1 25 Os ascendentes de Jesus; Anúncio do nascimento capítulo 2 41 Visita dos magos; A fuga para o Egito; Retorno a

Leia mais

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE

NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO - NEPE POR QUE OS ESPÍRITAS PRECISAM CONHECER A BÍBLIA? 1. Questão 625 de O Livro dos Espíritos, que esclarece ser Jesus o Guia e Modelo da humanidade, bem como

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS Lição 3 EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS 1. Mateus O Evangelho de Mateus recebe o nome do seu autor, que significa presente do Senhor. Mateus foi um judeu, coletor de impostos para o governo romano, ou seja,

Leia mais

A casa edificada sobre a rocha

A casa edificada sobre a rocha A casa edificada sobre a rocha Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVOS

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (ANO C) 2 de Junho de 2013 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) 10 Ao regressarem, os Apóstolos contaram-lhe tudo o que tinham feito.

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

ESTUDO INTERPRETATIVO DO EVANGELHO

ESTUDO INTERPRETATIVO DO EVANGELHO ESTUDO INTERPRETATIVO DO EVANGELHO E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. (Apoc. 05:01) E disse o Espírito a Filipe: Chega-te,

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas Pr. Thiago Jachetto de Campos Religião INTRODUÇÃO Religare (latim) Nossa espiritualidade é a resposta à graça de Deus e não

Leia mais

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos.

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. 1 2 3 4 5

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10 ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Os Apóstolos - missão e importância. 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

A Igreja em um mundo novo. Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

A Igreja em um mundo novo. Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A Igreja em um mundo novo Aula 06/09/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira ??? As mudanças do nosso tempo Como reagir a elas? Econômicas Políticas Sociais Religiosas Teológicas Culturais Tecnológicas

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz Gincana 22/05/1992 Por João Cruz 1. Perguntas. As perguntas serão feitas individualmente, valendo pontos. Se o indivíduo não souber responder passará então para o grupo valendo a metade do inicio. Se o

Leia mais

Provas Bíblicas da Existência de Espíritos

Provas Bíblicas da Existência de Espíritos 1 Bruno Chaves Provas Bíblicas da Existência de Espíritos 2 Bibliotecária Maria José Costa Amorim. CRB 13/707 C512p Chaves, Bruno. Provas bíblicas da existência de espíritos. / Bruno Chaves. Imperatriz-MA:

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO ÁGUA QUE PURIFICA Água como ilustração para purificação Pilatos lavou as mãos Os fariseus lavam as mãos O cego lavou os olhos

Leia mais

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que a misericórdia

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Há Harmonia entre os Evangelhos?

Há Harmonia entre os Evangelhos? Há Harmonia entre os Evangelhos? AULA 4 Mar/Abr/2015 Rodrigo Hernandes e Felipe Coelho 22/3/2015 Algumas Passagens Difíceis dos Evangelhos Definindo Astrologia Uma estrela no céu narra o nascimento de

Leia mais

EDITORA SER COD MODELO COLEÇÃO TÍTULO PREÇO CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 01 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 02 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS

EDITORA SER COD MODELO COLEÇÃO TÍTULO PREÇO CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 01 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 02 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS EDITORA SER CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 01 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 02 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 03 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS COM EMMANUEL VOLUME 04 R$ 10,00 CD 7 MINUTOS

Leia mais

V Domingo Tempo Comum - ANO A

V Domingo Tempo Comum - ANO A 1 Ambiente: Continuamos no contexto do sermão da montanha (Mt 5-7). Jesus está no cimo de um monte, a apresentar a nova Lei que deve reger a caminhada do novo Povo de Deus na história (já vimos, no passado

Leia mais

TÍTULO VOL PÁG MT MC LC JO

TÍTULO VOL PÁG MT MC LC JO Introdução 1 V Principais Manuscritos 1 VIII Os Textos 1 IX Os Sinópticos 1 XI A Inspiração 1 XI Interpretação 1 XII Diversos Sentidos 1 XIV Esquema Eterno da Missão de Jesus 1 1 1:1-18 O Prólogo de Lucas

Leia mais

EXISTE O INFERNO? Introdução

EXISTE O INFERNO? Introdução EVANGELISMO PESSOAL EXISTE O INFERNO 1 EXISTE O INFERNO? Introdução A. Um dos temas religiosos mais carregados de emoção é o tema do Inferno. Que sucede depois da morte física? Há algo mais além do túmulo

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Estrutura Pedagógica da Escola de Evangelização Espírita Infanto- Juvenil

Estrutura Pedagógica da Escola de Evangelização Espírita Infanto- Juvenil Plano Curricular Federação Espírita Brasileira Estrutura Pedagógica da Escola de Evangelização Espírita Infanto- Juvenil Maternal 3 e 4 anos Jardim 5 e 6 anos Infância 1º ciclo 7 e 8 anos Infância 2º ciclo

Leia mais

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão?

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? Bem, a resposta mais óbvia e direta é que precisamos cultivar relacionamento com Deus, e estes meios

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Entendendo a série. Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros.

Entendendo a série. Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros. Entendendo a série Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros. Retrospectiva Uma mulher pecadora acolhida pela Graça de

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 11 LUCAS O REINO DE DEUS

II TRI. LIÇÃO evange ho 11 LUCAS O REINO DE DEUS II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 11 O REINO DE DEUS VERSO PARA MEMORIZAR: Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus (Lc 13:29). IN TRO DUÇÃO

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja.

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja. Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009 Paulo nos dá quatro listas de dons espirituais: Romanos, 12: 6-8 I Coríntios, 12: 8-10 I Coríntios, 12: 28-30 Efesios, 4: 11-12 Profecia Sabedoria Apostolado Apostolado

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco. 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo

Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco. 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo Discípulos missionários no Evangelho de Lucas e Magistério do Papa Francisco 2º Encontro: Jesus, vida do discípulo: o caminho do discípulo Recordando: Que tipo de Messias é Jesus? Lc4, 16-19 Na Sinagoga

Leia mais

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda O DESCANSO Coloque o descanso na sua agenda Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS Introdução ao Novo Testamento. A nossa aula introduzirá a parte histórica

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

O Livro de. Marcos. Dennis Allan. Distribuição Gratuita Venda Proibida

O Livro de. Marcos. Dennis Allan. Distribuição Gratuita Venda Proibida O Livro de Marcos Dennis Allan Distribuição Gratuita Venda Proibida O Livro de Marcos Publicado por: Dennis Allan C. P. 60804 São Paulo, SP 05786-990 [B1] 3ª Edição publicada em 2006 Dennis Allan 2006

Leia mais

TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR PASSOS

TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR PASSOS TCC 2 ORIENTAÇÃO COMPLEMENTAR O preparo de um sermão expositivo começa com a escolha de um texto. Embora todas as passagens das Escrituras sejam inspiradas por Deus, há diferenças entre elas. Algumas possuem

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20).

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20). Lição 8-22 de agosto de 2015 O plano de Jesus era preparar primeiro o povo judeu como base para as missões para outras culturas. Não obstante, não disperdiçou as oportunidades que se apresentaram para

Leia mais

Autores de Obras Espíritas. Léon Denis:

Autores de Obras Espíritas. Léon Denis: Autores de Obras Espíritas A Doutrina Espírita tem sua base na Codificação Kardecista. Kardec foi o pioneiro, entretanto, ao longo do tempos outros trabalhos tem surgido, multiplicando os assuntos abordados.

Leia mais

A Compaixão de Jesus*

A Compaixão de Jesus* A Compaixão de Jesus* Estudos bíblicos sobre a prática da compaixão no ministério de Jesus. Autor: Lissânder Dias Revista Mãos Dadas Caixa Postal 88 36.570-000 Viçosa MG cartas@maosdadas.net *Baseado no

Leia mais

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia.

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Jesus e sua vida Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Seu nascimento foi no meio de muitas

Leia mais

4. O princípio da palavra funciona como ponte entre dois mundos (natural/espiritual) e duas dimensões (física/sobrenatural).

4. O princípio da palavra funciona como ponte entre dois mundos (natural/espiritual) e duas dimensões (física/sobrenatural). O Poder das Palavras LEITURA: Marcos 11:12-14 12. E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 13. Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e chegando

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness

TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness Título Texto Bíblico Aplicação Para memorizar Unidade 6 Unidade 5 Unidade 4 Unidade 3 Unidade 2 Unidade 1 O nascimento de Jesus me ajuda a louvar Jesus foi criança

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPIRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPIRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPIRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA N 0 09 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Jesus e o Apóstolo Pedro (mediunidade purificada). 2.

Leia mais

OS QUATRO EVANGELHOS E AS PARÁBOLAS DE JESUS M.DIRCE LUNARDI MAIO 2015

OS QUATRO EVANGELHOS E AS PARÁBOLAS DE JESUS M.DIRCE LUNARDI MAIO 2015 OS QUATRO EVANGELHOS E AS PARÁBOLAS DE JESUS M.DIRCE LUNARDI MAIO 2015 OS QUATRO EVANGELHOS E AS PARÁBOLAS DE JESUS Estudando as fontes mais aceitas e u@lizadas na composição dos EVANGELHOS ü O que significa

Leia mais

Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé. Filme 2 - Jacó: O que Carrega a Promessa. Filme 3 - José e seus Irmãos

Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé. Filme 2 - Jacó: O que Carrega a Promessa. Filme 3 - José e seus Irmãos Box DVD Coleção a Bíblia DVD A Bíblia o Antigo Testamento - Vol.1 Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé Apesar de sua idade avançada, Abraão ganhou a benção de ter um filho, que ganhou o nome de Isaac. Porém,

Leia mais

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3 LEMBRETE IMPORTANTE: As palavras da bíblia, são somente as frases em preto Alguns comentários explicativos são colocados entre os versículos, em vermelho. Mas é apenas com o intuito

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

00.035.096/0001-23 242 - - - SP

00.035.096/0001-23 242 - - - SP PAGINA 1 O CARÁTER CRISTÃO 7. O CRISTÃO DEVE TER UMA FÉ OPERANTE (Hebreus 11.1-3) Um leitor menos avisado, ao ler o texto pode chegar à conclusão de que a fé cria coisas pelas quais esperamos. A fé não

Leia mais

Revisão de DANIEL 1-9. Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo

Revisão de DANIEL 1-9. Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo Revisão de DANIEL 1-9 Exemplos da fidelidade de Deus Exemplos da fidelidade de homens de Deus Demonstração da soberania de Deus sobre o mundo Daniel 1-6 História Sonhos e visões proféticas Daniel 1 Terceiro

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

PARE E PENSE. Por Moises Daniele Abelama. Primeira edição. 2012 Editora Perse

PARE E PENSE. Por Moises Daniele Abelama. Primeira edição. 2012 Editora Perse PARE E PENSE Por Moises Daniele Abelama Primeira edição 2012 Editora Perse 1 Jesus foi, é e sempre será! Antes de começar estes pensamentos aqui descritos quero informar ao leitor que muito do que aqui

Leia mais

AUTA DE SOUZA CURSO O N OÇ O ÕE Õ S BÁSIC I AS D E DOU O TR T IN I A E SPÍR Í IT I A

AUTA DE SOUZA CURSO O N OÇ O ÕE Õ S BÁSIC I AS D E DOU O TR T IN I A E SPÍR Í IT I A CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA EDITORA 1 / 9 O Bom Samaritano Qual desses três vos parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? O doutor lhe respondeu: Aquele que exerceu a

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS (2 e 3 anos) 1. O cuidado de Deus 2. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 5

Ajuntai tesouros no céu - 5 "Ajuntai tesouros no céu" - 5 Mt 6:19-21 Temos procurado entender melhor através das escrituras, o que Jesus desejou ensinar aos seus discípulos nesta sequência de palavras, e pra isso, estudamos algumas

Leia mais

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 Reinos Vindouros LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 II. Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor sobre os Reinos Vindouros, 2:1-49 A. O sonho e o decreto de Nabucodonosor, 2:1-16 1. Nabucodonosor pede aos sábios

Leia mais

Um Catecismo Batista Livre

Um Catecismo Batista Livre Um Catecismo Batista Livre Paul V. Harrison* A palavra mais comum no Novo Testamento traduzida como ensinar é a palavra grega didasko, do qual se deriva a palavra didática. Outra palavra grega traduzida

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Manual de TC Manual de TC Manual detc de Serviço Social 1. INTRODUÇÃO Definimos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como um trabalho científico,

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8)

Felizes os puros de coração porque verão a Deus (Mt 5, 8) Janeiro e Fevereiro 2015 Editorial Esta é a Síntese dos meses de Janeiro e Fevereiro, assim como a Palavra de Vida, em que o nosso diretor espiritual, Pe. Pedro, fala sobre Felizes os puros de coração

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes

Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de julho de 2015 Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes Leituras: Segundo Livro dos Reis 4, 42-44; Salmo 144 (145),

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

(Do they never come back? Nero Redivivus and The Apocalypse of John)

(Do they never come back? Nero Redivivus and The Apocalypse of John) Hans Josef Klauck Texto: Eles nunca voltarão? Nero Redivivo e o Apocalipse de João (Do they never come back? Nero Redivivus and The Apocalypse of John) 1. INTRODUÇÃO O autor faz uma comparação entre o

Leia mais

FACULDADE FAIFA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PROF. GUILHERME BURJACK IM@FAIFA.COM.BR

FACULDADE FAIFA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PROF. GUILHERME BURJACK IM@FAIFA.COM.BR UNIDADE 2 A IMPORTÂNCIA DO TEXTO DE LUCAS APRESENTAÇÃO Para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc 4.16, 21;

Leia mais

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus Ensino - Ensino 11 - Anos 11 Anos Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus História Bíblica: Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 a 22 João Batista estava no rio Jordão batizando as pessoas que queriam

Leia mais

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO ANTES DE CRISTO Para o 1850 ABRAHAM, emigra de Mesopotâmia à terra de Canaã (Palestina). Sua descendência: Isaac, Jacob, José. Para o 1700 Se

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

Você consegue imaginar Jesus Cristo perdendo Seu precioso tempo em ler um texto apócrifo?

Você consegue imaginar Jesus Cristo perdendo Seu precioso tempo em ler um texto apócrifo? Você consegue imaginar Jesus Cristo perdendo Seu precioso tempo em ler um texto apócrifo? Assumiria Jesus Cristo o risco de citar um texto, que não fosse inspirado, sabendo que com isso poderia legitimá-lo

Leia mais

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ

REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ HENRIQUE PAULO JULIANO CORMANICH REACENDENDO A ESPERANÇA CRISTÃ Trabalho apresentado à coordenação do curso de Teologia EAD para participação do Concurso de trabalhos Acadêmicos EAD Destaque do Ano da

Leia mais