FACULDADE FAIFA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PROF. GUILHERME BURJACK

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE FAIFA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA PROF. GUILHERME BURJACK IM@FAIFA.COM.BR"

Transcrição

1 UNIDADE 2 A IMPORTÂNCIA DO TEXTO DE LUCAS APRESENTAÇÃO Para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc 4.16, 21; ). Percebe-se uma seqüência lógica no texto ao demonstrar sempre uma precedência na pregação do evangelho aos Judeus, daí em seguida os outros grupos. Notamos a presença da mensagem de salvação entre os samaritanos, a presença de um eunuco etíope e a presença de gentios numa reunião ministerial de oração na igreja de Antioquia - outro fator que deve ser tratado. Veremos que a questão dos irmãos gentios e os irmãos judeus no primeiro Concílio levantam os argumentos para a sustentação teológica em Lucas sobre pneumatologia; o aspecto da compreensão de missão; o significado de ser testemunha; o aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação. Meta: Demonstrar através do texto bíblico que, para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc ), verificando o direcionamento da mensagem aos judeus, samaritanos e aos gentios e por fim, compreender todos os aspectos do paradigma missionário de Lucas. Objetivos: Apresentar como a compreensão correta da missão cristã para Lucas se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro; Demonstrar o papel das etnias no texto bíblico de Atos; Compreender os aspectos missionários de Lucas.

2 Aula 7 A grande comissão de Lucas Meta: Mostrar que, para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc ). Objetivos: Apresentar a partir da conclusão do texto de Lucas que a missão é: a. o cumprimento de promessas escriturísticas; b. só é possível após a morte e a ressurreição do Messias de Israel; c. a mensagem central é o arrependimento, a fé e o perdão; d. está destinada para todas as nações. A Aula trata do chamado da igreja para pregar o evangelho. Há tantas pessoas perdidas dentro da Igreja, andando em círculos por anos e anos. Suas vidas perderam todo o sentido, pois ao invés de correrem a corrida que lhes está proposta ficam pensando em si mesmas e como vão conseguir tirar de Deus algo. Para o evangelista Lucas, a missão é um cumprimento da promessa. Abra o texto bíblico de Lucas e observe agora como Lucas explora a ideia de missões: missão é uma revelação bíblica e ela só se torna possível com a morte e a ressurreição de Cristo; possui o arrependimento como mensagem central; tem como foco todas as nações; Jerusalém é o epicentro e os mensageiros são as testemunhas; o sucesso da empreitada só é possível no poder do Espírito Santo.

3 Mas qual a ligação deste texto com Atos? Abra agora o texto em Atos 1.8 e veja se os textos se completam. A base teológica de missões em Lucas tem a Escritura como base. Não é possível por em prática missões se antes não compreendermos que é o próprio Deus que deseja fazer missões. A missio Dei (missão de Deus) não é um segredo guardado a sete chaves no coração de Deus. Muito pelo contrário, se olharmos em toda a Escritura, de Gênesis até Apocalipse, o Pai deixou claro que seria através do Filho no poder do Espírito Santo que o ser humano seria resgatado. Para saber mais: Você pode ver uma exposição da missio Dei no Antigo Testamento, por Mauro Meister (A missão de Deus no Antigo Testamento: o princípio. Acesse em: vimeo.com/ ), feita na Conferência Fiel para Líderes, acontecida em A morte de Jesus o Cristo na cruz, de tanto cantarmos e falarmos aos outros, foi perdendo, infelizmente, a força teológica e espiritual que esse ato soberano de amor compreende na sua totalidade. Por estarmos totalmente perdidos e como João enfatiza condenados a morte eterna (Jo 3.16,19), o resgate de cada alma perdida tem um preço. Preço este que só o Filho poderia pagar. Esta dívida foi riscada pelo seu sangue. Não dá para imaginar qualquer outra ação em missões sem a morte de Cristo. Ele é o ponto central de todo o processo. Para aprofundar no assunto: Diante da grande comissão de Lucas, em Lucas , fica a pergunta: o que é o Evangelho? Para formar bem esse conceito em sua mente, você deve ver a apresentação dos aspectos bíblicos fundamentais do que seja o Evangelho, por John Piper, um dos mais lidos e respeitados teólogos ortodoxos da atualidade. O vídeo, de 3 33, traz o título O que é o Evangelho e está disponível no seguinte endereço: O arrependimento e o perdão são a resposta de Deus ao homem. A morte de Jesus abriu a porta, mas a confissão de pecados é o que de fato dá ao pecador a chance

4 de viver uma nova vida. A pessoa precisa crer que Jesus é o filho de Deus e também arrepender-se. O alvo de missões são as nações. O termo correto é etnia. Até porque temos etnias sem nenhuma gleba de terra. Você se lembra da Palestina e dos curdos? São povos que não possuem um território. Isso demove a ideia de que missões estão ligadas apenas ao ir (nação para outra nação). Podemos alargar o pensamento e ponderar que missões não estão relacionadas ao deslocamento e sim ao relacionamento. Você pode ter em sua rua, computador e na rede de contatos várias nações todas juntas, conectadas. Lucas apresenta aos seus leitores a ideia central de toda obra da Igreja. Pregar Cristo ressuscitado a todas as nações. Para aprofundar no assunto: As verdades que acabo de apresentar, acima, parecem não combinar com o Evangelho da missão atual. Ou, pelo menos, parece não ser totalmente coerente. Veja o que pensa sobre isso o pregador norte-americano Paul Washer falando sobre O Evangelho de Jesus Cristo, em palestra feita no plenário da Conferência Fiel para Líderes (CFL), em Essa palestra encontra-se em: Depois de ver essa palestra, pense na grande comissão de Lucas considerando a denúncia de Paul Washer e sua definição do Evangelho. Então, temos por último, a forma como será feita a obra missionária: Jerusalém como o epicentro e através dos discípulos e no poder do Espírito Santo. Interessante é que tudo isso pode ser visto em Lucas, no evangelho, e todo esse cumprimento é constatado em Atos. Percebe porque foi necessário falar deste texto em específico?

5 Síntese da Aula: Você aprendeu, nesta Aula, que: A missão é uma promessa de Deus; A missão é uma revelação bíblica; A missão é possível mediante a morte e a ressurreição de Cristo (evento da cruz); A missão pressupõe a pregação fiel dessas verdades: a morte e a ressurreição de Cristo; A missão exige arrependimento e fé na sua mensagem central; A missão tem, como foco, todas as nações, a partir de Jerusalém; A missão tem seu sucesso baseado no poder do Espírito Santo.

6 UNIDADE 2 A IMPORTÂNCIA DO TEXTO DE LUCAS APRESENTAÇÃO Para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc 4.16,21; 24.46,49). Percebe-se uma sequência lógica no texto ao demonstrar sempre uma precedência na pregação do evangelho aos judeus, daí em seguida a outros grupos. Notamos a presença da mensagem de salvação entre os samaritanos, a presença de um eunuco etíope e a presença de gentios numa reunião ministerial de oração na igreja de Antioquia - outro fator que deve ser tratado. Veremos que a questão dos irmãos gentios e os irmãos judeus no primeiro Concílio levanta os argumentos para a sustentação teológica em Lucas sobre pneumatologia; o aspecto da compreensão de missão; o significado de ser testemunha; o aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação. Meta: Demonstrar, através do texto bíblico que, para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc ), verificando o direcionamento da mensagem aos judeus, samaritanos e aos gentios e por fim, compreender todos os aspectos do paradigma missionário de Lucas. Objetivos: 1. Apresentar como a compreensão correta da missão cristã para Lucas se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro; 2. Demonstrar o papel das etnias no texto bíblico de Atos; 3. Compreender os aspectos missionários de Lucas.

7 Aula 8 A missão ao judeu, ao samaritano e ao gentio no texto de Lucas Meta: Apresentar a verificação de que no livro de Atos, Lucas trabalha a construção de sua estrutura missionária a partir de princípios arraigados na importância do povo judeu; por isso, em sua mensagem, estes ganham a precedência da mensagem. Objetivos: Apresentar a verificação da seqüência de como foi construído o texto a partir de um princípio teológico de que o povo judeu tem precedência, mas não exclusividade; Comprovar que desde o evangelho vemos Lucas registrando a presença da mensagem de salvação entre os samaritanos; Mostrar que já bem no início do registro de Lucas em Atos vemos a presença de um eunuco etíope e o centurião Cornélio. Nesta Aula, veremos que no texto de Lucas alguns personagens dão o tom que este autor desejou desde o princípio apresentar aos seus leitores. A igreja tem uma trilha de trabalho que começa com os judeus (que Lucas representa com Jerusalém, Judéia e Samaria) e continua com os gentios (que Luca representa com os confins da terra). Esta estrutura missionária que vemos em Atos prova o quanto fazer missões não é algo que deve ser tratado de qualquer forma ou planejamento. Quando Lucas elabora o seu texto, ele não se esquece do povo judeu. Este princípio se estende também na literatura de Lucas. Podemos entender que dentro do escopo missionário a nacionalidade é importante. O que não se deve e nem se pode é pensar em um exclusivismo missionário. Por anos a fio, a Europa e depois o EUA foram a base missionária no mundo inteiro. Atualmente, os que antes foram base missionária se tornaram alvo de missões. Lucas estabelece uma linha lógica quando elabora seus dois textos (Atos e o Evangelho). Essa linha parte do registro de grande marcos, sendo a geografia uma delas. E a geografia do evangelho começa em Israel e se expande para toda a terra. Na narrativa de Lucas, percebemos a forte ênfase que ele dá à nacionalidade de Jesus. Todo o universo judaico é apresentado, desde a anunciação até após a sua ressurreição. Lembra dos dois discípulos no caminho de Emaús? Qual era a dúvida? Será que erramos, seria este o messias que tiraria o nosso povo do domínio de Roma?

8 Você também pode perceber que em todo o texto do livro de Atos, há por parte do seu autor um desejo consciente de propor que o evangelho primeiro deveria ser pregado aos judeus e daí então aos gentios. Essa preocupação parte do pressuposto da importância teológica de Israel como luz para as nações. Já com os samaritanos, Lucas demonstra que o caminho para os gentios estava sendo aberto. A figura do samaritano descrito nos evangelhos e no livro de Atos, quando lido por um judeu, deve ter causado um desconforto. A teologia samaritana tem seu desenho finalizado em Atos 1.8. O Senhor ressurreto anuncia que primeiro em Jerusalém, logo após na Judeia e depois em Samaria. Incluir a Samaria dentro de um projeto missionário anunciado por Jesus tem um peso enorme na comunidade judaica local e é o ponto de partida para a compreensão de que o gentio também tem espaço para o reino de Deus. É nesse ponto que a missiologia encontrada em Lucas ganha um aspecto interessante. Ele mesmo, um gentio (de Antioquia da Síria), provavelmente financiado por um gentio (Teófilo), escrevendo para uma igreja com predominância gentílica (de forma explícita, Teófilo mas, na prática, a comunidades cristãs espalhadas pelo Império Romano ligadas a Paulo), afirma a importância de Israel. Judeus em Jerusalém (Fonte: Judeus messiânicos em Jerusalém (Fonte: Apesar de Lucas escrever aos gentios, ele também tem leitores judeus, daí também é interessante a presença do gentio e do samaritano. Isso demonstra o quanto a questão ainda é nova para nós, a igreja do século XIX. Para aprofundar no assunto: É importante você conhecer mais dessa transição das boas novas (Evangelho) do Antigo para o Novo Testamento. No site Escola bíblica dominical ( há um texto sob o título O Evangelho propaga-se entre os gentios, que faz uma boa revisão dessa introdução e expansão do Evangelho entre os gentios. Você pode acessá-lo no seguinte endereço:

9 Vimos, até agora, o novo caminho da pregação das boas novas, dos judeus aos gentios. Mas, por que pregar aos gentios? Com a palavra, quem entende do assunto: É essencial a audição da palestra proferida pelo prof. Dr. Augustus Nicodemus Lopes intitulada O apelo missionário de Paulo na 27ª Conferência Fiel para pastores e líderes, em Essa palestra foi proferida com base em Rm e vai ajudar você a compreender a necessidade urgente da pregação do Evangelho a judeus e a gentios, isto é, a todos. Acesse o áudio ou o vídeo, de 59 minutos, em: id=50&tipo=2&audio=00526&video=526 (áudio); id=50&tipo=1&audio=00529&video=529 (vídeo). Vamos agora, através de outros recursos, ver a necessidade do homem cativo do inimigo (o mundo, a carne e o diabo) e carente de um libertador (que a missio Dei pretende libertar/salvar/evangelizar), seja ele pertencente à etnia judaica (Israel) ou de qualquer outra etnia (gentios): Para aprofundar-se mais: Israel: Nossos poetas têm composto belas canções sobre o cativeiro dos homens que justifica a necessidade da missio Dei. Um exemplo bem conhecido é a música Lamento de Israel, de Sérgio Lopes. Veja a letra, abaixo, e leia-a em conexão com o vídeo: Quando em cativeiro te levaram de Sião E os teus sacerdotes prantearam de aflição Foi como morrer de vergonha e dor Caminhava triste o povo forte do Senhor Oh, Jerusalém, por que deixastes de adorar O Deus Vivo quem tantas batalhas te ajudou Chora Israel num lamento só Talvez Deus se lembre do "bichinho de Jacó"! Chora, Israel! Babilônia não é o teu lugar Clama ao teu Deus, Ele te ouvirá Do inimigo te libertará. (Se quiser, pode ouvir Lamento de Israel em língua hebraica, em: v=n8kzij-firs). Gentio: Mas, se Israel deve lamentar, o mundo da Igreja deve chorar por si (o povo de Deus) e por aquelas outras ovelhas que o Senhor lhe deu para libertar: seus sacerdotes, seus ministros, seus pais, suas mães... todos devem chorar nesses tempos do fim! Esse lamento deve ser proativo: em oração e em evangelização. Ouça a antiga música Congregai meu povo, do álbum Algo lindo: novo mandamento, em mp3. Veja

10 a letra, abaixo, e leia-a em conexão com o áudio: Congregai meu povo, santificai meu povo Neste tempo do fim! Reuni os velhos, jovens e crianças Neste tempo do fim! Chorem, sacerdotes! Chorem, ministros do altar! Chorem, todos os pais! Chorem, todas as mães com seus filhos! Jesus voltará muito breve; Breve Jesus voltará. Jesus voltará muito breve; Breve Jesus voltará. Levar o Evangelho aos gentios, às outras ovelhas do aprisco do Senhor (Jo 10.16), não foi uma fácil empreitada para a igreja do séc. I, assim como hoje continua sendo difícil; essa missão sempre foi regada a muito trabalho, lágrimas e oração. Paulo deu testemunho dessa dificuldade em seu discurso registrado em Atos 20.19, quando ele testemunha sobre seu trabalho ao longo da vida, afirmando: Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus. Israel deve continuar lamentando porque Babilônia não é seu lugar; os sacerdotes, os ministros, os pais e as mães devem continuar chorando porque os velhos, os jovens e as crianças devem continuar reunidos na casa do Senhor, pois seus filhos devem estar preparados porque em breve Jesus voltará! O homem, seja ele judeu ou gentio, velho ou criança... precisa ser liberto, salvo, evangelizado para ir ao Senhor, amá-lo, satisfazer-se nele e glorificá-lo em sua vida! RESUMO: Nesta Aula você viu: O livro de Atos dos Apóstolos é construído a partir de um princípio teológico: o povo judeu tem precedência, mas não exclusividade; O autor aponta a presença do Evangelho desde os samaritanos até sua chegada a Jerusalém; Lucas vai demonstrando, lentamente, a transição do Evangelho pregado aos judeus até atingir os gentios; Não há, no texto, nenhuma afirmação de que os judeus foram preteridos devido a inclusão dos gentios;

11 Deus manifesta-se na natureza e no Evangelho fazendo com que nenhum ser seja capaz de negar que lhe tenha sido manifestada a realidade de Deus, portanto, que ninguém será tido por indesculpável diante da sua revelação.

12 UNIDADE 2 A IMPORTÂNCIA DO TEXTO DE LUCAS APRESENTAÇÃO Para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc 4.16,21; 24.46,49). Percebe-se uma seqüência lógica no texto ao demonstrar sempre uma precedência na pregação do evangelho aos Judeus, daí em seguida a outros grupos. Notamos a presença da mensagem de salvação entre os samaritanos, a presença de um eunuco etíope e a presença de gentios numa reunião ministerial de oração na igreja de Antioquia - outro fator que deve ser tratado. Veremos que a questão dos irmãos gentios e os irmãos judeus no primeiro Concílio levanta os argumentos para a sustentação teológica em Lucas sobre a Pneumatologia, o aspecto da compreensão de missão, o significado de ser testemunha, e o aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação. Meta: Demonstrar, através do texto bíblico que, para Lucas, a compreensão correta da missão cristã se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro (Lc ), verificando o direcionamento da mensagem aos judeus, samaritanos e aos gentios e por fim, compreender todos os aspectos do paradigma missionário de Lucas. Objetivos: 1. Apresentar como a compreensão correta da missão cristã para Lucas se resume na compreensão da grande comissão que ele registra no seu primeiro livro; 2. Demonstrar o papel das etnias no texto bíblico de Atos; 3. Compreender os aspectos missionários de Lucas.

13 Aula 9 Os aspectos do paradigma missionário de Lucas Meta: Compreender os paradigmas missionários que envolvem o pensamento missionário de Lucas em Atos. Objetivos: Apresentar os aspectos do paradigma missionário de Lucas: e. O aspecto teológico da Pneumatologia; f. O aspecto da compreensão de missão; g. O aspecto do significado de ser testemunha; h. O aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação. Até aqui, avaliamos o quanto o livro de Atos é rico como norteador missionário. A cada aula, vamos percebendo que o texto é rico em informações sobre a igreja e o seu papel coadjuvante em missões. Você já percebeu que o evangelho de Lucas tem uma dimensão maior se você entendê-lo dentro desta perspectiva também. Essas são as maravilhas reservadas pelo estudo da teologia. Há quem diga que é muito complicado e até enfadonho. Lucas não escreve o livro de Atos como um registro apenas. Ele coleta, mas organiza o texto em uma seqüência. A lógica que ele segue é a partir do que ele crê. Vamos ver nesta aula alguns paradigmas que sustentam o que ele crê. O aspecto teológico da Pneumatologia: Figura 1: Disponível em: Lucas lidou com o fato de que Cristo não retornou imediatamente (diferente dos outros autores) e este é fator que o leva a tratar tão fortemente da presença do Espírito

14 Santo na igreja. É sempre bom lembrar que o estudante da Bíblia não pode desconsiderar o autor e seus leitores originais. A Bíblia é um livro que nos ensina a viver hoje, mas como ela não se desatualiza, também foi útil aos que a leram primeiro. Tanto o autor como os leitores estavam circunscritos a uma realidade cotidiana. Nós não podemos excluir isso na hora da leitura e interpretação do texto. Pois bem, os irmãos e as irmãs que leram o texto de Lucas em primeira mão, estavam na expectativa da volta de Cristo. Já não eram eles os primeiros cristãos. Alguns dos mais antigos já haviam descansado no Senhor. A realidade em que Lucas desenvolve o livro de Atos é trabalhado principalmente na perspectiva da presença de Cristo através do seu Espírito Santo que está atuando, segundo a narrativa descrita pelo médico amado, na vida da igreja atual como atuava na igreja do passado. Essa linha de continuidade dá sentido e razão para aqueles que estão debaixo de muita perseguição. No Livro de Atos, vemos a presença do Espírito Santo como catalizador da obra missionária. O poder que revestia os discípulos e os transformou em testemunhas. Essa garantia atestava que a igreja que agora era outra com suas próprias características tinha a mesma raiz, pois estava ligada pelo mesmo Espírito que provocou o movimento missionário. O que movimenta os irmãos e as irmãs em missões é o mesmo Senhor que mobilizou os doze na Galileia. Você verificará que Lucas demonstrou que o Espírito Santo é quem orienta os missionários. Isso dá a certeza de que a palavra que eles ouviam era eco do que os primeiros irmãos em Israel ouviram também. E as mesmas maravilhas vistas pelos primeiros irmãos eram possíveis de serem vistas e feitas através da igreja, porque o mesmo Espírito que deu poder a Igreja no pentecostes é o mesmo que agora estava dando cobertura e poder a igreja em seu tempo. O aspecto da compreensão de missão:

15 Figura 2: Disponível em: Ao trabalhar o aspecto da compreensão sobre a obra missionária da igreja, Lucas teve a ousadia de enraizar a igreja gentílica em Israel. Isto impediria que os irmãos negassem ou denunciassem suas origens judaicas. Além de evitar o exclusivismo gentílico da Igreja, evitou-se também o deslocamento histórico do projeto de Deus. Resgatar o homem é um projeto de Deus desde o Éden. E foi a partir de Abraão, um judeu, de Jesus, também judeu, e dos discípulos, todos judeus, que o evangelho chegou aos gentios. Este lastro histórico inviabiliza qualquer especulação a respeito de que o cristianismo era uma nova religião. Colocando o ponto de partida do cristianismo em Jerusalém, Lucas anunciava aos irmãos gentílicos de sua época que a igreja dos gentios não substituiu a Israel. O aspecto do significado de ser testemunha: Figura 3: Percebemos que homens e mulheres comuns em sua época foram revestidos do poder do Espírito Santo, tornaram-se homens e mulheres simples em testemunhas. Há uma relação muito estreita entre ser testemunha e missionário, ambas estabelecem que

16 as marcas visíveis de transformação tornaram-se proféticas. Cada ato, cada gesto se tornam ato proclamatório no poder do Espírito Santo de uma vida. Lucas retira da tradição judaica o conteúdo da mensagem. Agora não mais rituais, mas o testemunho de que o Cristo ressurreto é o Senhor e somente nele há salvação mediante arrependimento de pecados. O aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação (conversão): Figura 4: Interessante notar que a expectativa de Lucas é que a reação dos ouvintes seja de arrependimento e que os levem à salvação. É este o principal conteúdo da mensagem das testemunhas. Não havia outra mensagem na boca de Pedro, Paulo, Tiago, Barnabé, Estevão e Filipe. Nenhuns destes personagens traziam outra mensagem a não ser o perdão que torna pecadores em pessoas salvas. A conversão pessoal não é um fim em si mesmo. É a regeneração da humanidade que o impele a viver em comunidade para servi-la e aos que ainda não pertencem, amor, serviço e proclamação. Esse paradigma de Lucas está em todo o texto sagrado. Vemos isso na entrega da Lei, nos profetas, nos salmos e em todo o Novo Testamento. A vida salva não é para si mesmo é para a comunidade. Não somos salvos para nos preservarmos, somos salvos para sermos entregues, repartidos como o pão da ceia entre os irmãos e entre toda a cidade.

17 A salvação no texto de Lucas tem o caráter de entrega total a outro e não de preservação de sua própria vida. A salvação ia a várias direções. Para Lucas, implicava na libertação econômica, social, política, física, psicológica e espiritual. Para aprofundar no assunto: Podemos concluir essa Aula considerando o aspecto teológico da Pneumatologia como ponto de partida para os demais aspectos (missão, testemunho e conversão) através de palestra proferida pelo Rev. Hernandes Dias Lopes na III Consciência Cristã em Campina Grande, na Paraiba. Pequena instrução: Você deve concluir essa Aula vendo a palestra em questão no endereço eletrônico Faça isso anotando os principais pontos apontados pelo Rev. Hernandes Dias Lopes; isso ajudará você a compreender a teologia do Espírito Santo na perspectiva da obra missionária nos escritos de Lucas. Como você viu, na palestra do Rev. Hernandes Dias Lopes, a missão se realiza na direção e no poder do Espírito Santo. Nesse sentido, a sua e a minha oração, como pessoas cheias do Espírito Santo só pode ser uma:

18 RESUMO DA AULA: Nesta Aula você aprendeu: Que fomos chamados para testemunhar e que essa vocação, no livro de Atos dos Apóstolos, consta de quatro paradigmas missionários que são: 1. O aspecto teológico da Pneumatologia; 2. O aspecto da compreensão de missão; 3. O aspecto do significado de ser testemunha; 4. O aspecto do arrependimento, perdão dos pecados e salvação. E que os três últimos aspectos teológicos (missão, testemunho e conversão) dependem do primeiro, que é o revestimento com poder por parte do Espírito do Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo.

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

O NASCIMENTO DO SALVADOR

O NASCIMENTO DO SALVADOR Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz no culto de natal na Igreja Batista Novo Coração, em 20 de dezembro de 2015. Evangelho de Lucas 2.8-20: 8 Havia pastores que estavam nos campos próximos

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36

FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 FILOSOFIA DE VIDA Atos 13.36 Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. Não são todos que têm o privilégio

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 11 LUCAS O REINO DE DEUS

II TRI. LIÇÃO evange ho 11 LUCAS O REINO DE DEUS II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 11 O REINO DE DEUS VERSO PARA MEMORIZAR: Muitos virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugares à mesa no reino de Deus (Lc 13:29). IN TRO DUÇÃO

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus Ensino - Ensino 11 - Anos 11 Anos Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus História Bíblica: Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 a 22 João Batista estava no rio Jordão batizando as pessoas que queriam

Leia mais

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério.

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Por Bispo Paulo Lockmann. Bispo da Primeira Região Eclesiástica. 1) Pastor-Pastora Um Serviço Distinto Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Tenho dito aos/às

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo.

Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo. 1 Pregação proferida pelo pastor João em 03/02/2011. Próxima pregação - Efésios 4:1-16 - A unidade do corpo de Cristo. Amados Irmãos no nosso Senhor Jesus Cristo: É devido à atuação intima do Espírito

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39

Parábolas curtas de Jesus: 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Pequenas de Jesus Parábolas curtas de Jesus: 1 - Os primeiros lugares Lc. 14,7-11 2 - Lâmpada para iluminar Lc 8,16-17; 11,33 3 - Vinho novo em odres velhos Lc 5,37-39 Parábola: Os primeiros lugares Lc.14,7-11

Leia mais

Conhecendo o verdadeiro cristão (1º Jo 2:3 11)

Conhecendo o verdadeiro cristão (1º Jo 2:3 11) Escola Bíblica Dominical Lição 05 Conhecendo o verdadeiro cristão (1º Jo 2:3 11) Rodrigo da Silva Gomes 21/06/2015 Roteiro da Aula O que já estudamos; Introdução; A obediência; O amor Considerações Finais

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

00.035.096/0001-23 242 - - - SP

00.035.096/0001-23 242 - - - SP PAGINA 1 O CARÁTER CRISTÃO 7. O CRISTÃO DEVE TER UMA FÉ OPERANTE (Hebreus 11.1-3) Um leitor menos avisado, ao ler o texto pode chegar à conclusão de que a fé cria coisas pelas quais esperamos. A fé não

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva

Deus o chamou para o ministério da palavra e do ensino também. Casou-se aos 21 de idade com a ministra de louvor Elaine Aparecida da Silva Biografia Jessé de Souza Nascimento, nascido em 11/04/1986 em um lar evangélico. Filho de Adão Joaquim Nascimento e Maria de Souza Nascimento. Cresceu sendo ensinado dentro da palavra de Deus e desde muito

Leia mais

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves o Oitavo E a besta... também é ele, o Oitavo...e caminha para a destruição (Apocalipse 17:11) Pablo Alves Titulo original em português: O Oitavo Autor: Pablo Alves 2 a edição - Revisada e Corrigida 2 a

Leia mais

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que a misericórdia

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 20 de setembro de 2012. revisão da aula anterior. 2.1- Deus Todo Poderoso. Dei uma

Leia mais

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS 0 3ª LIÇÃO - AS 4 LEIS ESPIRITUAIS Este material tem sido usado em quase todo mundo e traduzido em diversas línguas por ter sido comprovado por sua eficácia por todos que o usam. Muitos são os seus benefícios,

Leia mais

Façamos o bem, sempre!

Façamos o bem, sempre! Façamos o bem, sempre! Gl 6:9,10 "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas Pr. Thiago Jachetto de Campos Religião INTRODUÇÃO Religare (latim) Nossa espiritualidade é a resposta à graça de Deus e não

Leia mais

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 Benedictus - O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 67 Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: 68 Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Ele

Leia mais

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém.

Etimologia Honesto vem do latim honestus que se dizia de alguém honrado ou respeitado. Refere-se diretamente a dignidade, reputação de alguém. Cap. 2. 11-12 Sermão manhã IBFé 29Nov2015 Pr. Cantoca Introdução: O Apóstolo Pedro vai se tornar mais prático ainda em sua carta com relação a como devemos nos comportar durante nossa peregrinação / treinamento

Leia mais

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. A VIDA DE ISAQUE Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. (Rm 8,28) 1. Hoje você terá a consciência das promessas e

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO

SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO E disse-lhes (Jesus): "Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer

Leia mais

EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS

EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS Aula 02 EPÍSTOLA DE PAULO AOS GÁLATAS Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão (Gl 5:1). A Epístola aos Gálatas foi escrita

Leia mais

Compreendendo a Pessoa do! Espírito Santo!

Compreendendo a Pessoa do! Espírito Santo! h"p://www.youtube.com/watch?v=asb6gd- ayz0 Pneuma é a palavra grega para respiração, na Teologia Cristã, Pneumatologia é o estudo do Espírito Santo. No princípio Deus criou o céu e a terra. Era a terra

Leia mais

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL

COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL COMO PREPARAR E COMUNICAR SEU TESTEMUNHO PESSOAL O objetivo desta mensagem é motivar e equipar você a preparar e usar seu testemunho ao compartilhar sua fé com outros. Esta lição ajudará você a: 1. Conhecer

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

12 de Janeiro. Responsabilidades de Ezequiel. Texto-Base. Lição 02 3.16-27. Mensageiro de Deus

12 de Janeiro. Responsabilidades de Ezequiel. Texto-Base. Lição 02 3.16-27. Mensageiro de Deus 12 de Janeiro Texto-Base Responsabilidades de Ezequiel um Lição 02 3.16-27 Mensageiro de Deus Formado no Instituto Bíblico Batista Independente (1956). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal

Leia mais

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS Lição 3 EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS 1. Mateus O Evangelho de Mateus recebe o nome do seu autor, que significa presente do Senhor. Mateus foi um judeu, coletor de impostos para o governo romano, ou seja,

Leia mais

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Você sabe que este programa tem por objetivo estudar a Palavra de Deus, comentando detalhadamente os 1 seus diversos textos, no

Leia mais

*Analisar a ressurreição de Lázaro, à luz do entendimento espírita. * Enfatizar as lições de natureza espiritual de que o episódio se reveste.

*Analisar a ressurreição de Lázaro, à luz do entendimento espírita. * Enfatizar as lições de natureza espiritual de que o episódio se reveste. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com fatos extraordinários Roteiro 1 Analisar a ressurreição de

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus. 1Jo 4. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (14ª Mensagem) Cristo é a plena manifestação do amor de Deus 1Jo 4.7-10 Você já ouviu alguém contestar o amor de Deus? Você mesmo já não

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido Nesta Lição Estudará... A Natureza da Profecia Bíblica A Importância das Profecias O Desenvolvimento da Profecia Messiânica O Ritual Profético As Profecias Sobre o Messias Humano e Divino Sacrifício e

Leia mais

A Historia de Martinho Lutero

A Historia de Martinho Lutero A Historia de Martinho Lutero Martinho foi dar aulas na Universidade de Wittenberg, construída pelo Duque Frederico da Saxônia. Os alunos achavam suas palestras sobre a Bíblia muito interessantes. Naquela

Leia mais

AS CARTAS PAULINAS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

AS CARTAS PAULINAS. Jörg Garbers Ms. de Teologia AS CARTAS PAULINAS Jörg Garbers Ms. de Teologia Origem e nome Paulo nasceu em Tarso como Judeu. Data de nascimento: ~10 d.c. (At 7.58) Paulo era de sangue um Judeu. Paulo tinha a cidadania romana. Ele

Leia mais

Você quer ser um Discípulo de Jesus?

Você quer ser um Discípulo de Jesus? Você quer ser um Discípulo de Jesus? A História do povo de Israel é a mesma história da humanidade hoje Ezequel 37:1-4 Eu senti a presença poderosa do Senhor, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio

Leia mais

O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA. William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México

O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA. William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (ANO C) 2 de Junho de 2013 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) 10 Ao regressarem, os Apóstolos contaram-lhe tudo o que tinham feito.

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais