GH600 Câmera Digital Manual do Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GH600 Câmera Digital Manual do Usuário"

Transcrição

1 GH600 Câmera Digital Manual do Usuário

2 Copyright Copyright 2011 por Corporação BenQ. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada em um sistema de restauração ou traduzida para qualquer linguagem ou linguagem de computador, de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônico, mecânico, magnético, ótico, químico, manual ou outro, sem a permissão prévia por escrito da BenQ Corporation. Todos ou outros logotipos, produtos ou nomes de empresas mencionados neste manual podem ser marcas registradas ou direitos autorais de suas respectivas empresas, e são usados apenas para propósitos informativos. Aviso Legal A Corporação BenQ não faz representações ou garantias, nem expressas e nem implícitas, com respeito ao conteúdo deste e especificamente renuncia quaisquer garantias, comercialidade ou adequação para qualquer propósito em particular. Ademais, a BenQ Corporation reserva-se o direito de revisar esta publicação e fazer alterações de tempos em tempos ao conteúdo desta sem qualquer obrigação desta empresa em notificar qualquer pessoa de tal revisão ou alteração. Este manual do usuário tem como objetivo fornecer as informações mais atualizadas e precisas aos clientes, e, portanto, todos o conteúdo pode ser modificado de tempos em tempos sem aviso prévio. Visite para a versão mais atual deste manual.

3 ecofatos BenQ A BenQ se dedicada ao projeto e desenvolvimento de produtos mais verdes como parte de sua aspiração em realizar o ideal da visão empresarial "Trazer Qualidade e Prazer à Vida" com objetivo final de alcançar uma sociedade de baixo carbono. Além de atender as exigências regulamentares e padrões internacionais relativos à gestão ambiental, a BenQ não poupou esforços em forçar as nossas novas iniciativas para incorporar o projeto do ciclo de vida nos aspectos de seleção de materiais, fabricação, embalagem, transporte, uso e descarte dos produtos. O rótulo BenQ ecofatos lista os principais destaques ecológicos de prjeto de cada produto, na esperança de garantir que os consumidores façam escolhas verdes na compra. Veja o Website da BenQ CSR em para mais detalhes sobre o compromisso ambiental da BenQ e suas realizações. Arsenic-free optical glass BFR/PVC-free casing plastics Eco-friendly ink printing in packaging box

4 Diretiva WEEE WEEE Bateria Disposição de Lixo Eletrônico e Equipamento Eletrônico e/ou Bateria pelos usuários em domicílios privativos na União Europeia. Este símbolo no produto ou na embalagem indica que ele não pode ser eliminado como lixo doméstico. Você deve descartar seu lixo de equipamento e/ou bateria manejando-o com o esquema de devolução aplicável para a reciclagem de equipamento elétrico e eletrônico e/ou bateria. Para mais informações sobre reciclágem deste equipamento e/ou bateria, favor contate a agência de sua cidade, a loja onde você adquiriu o equipamento ou o serviço de descarte de lixo doméstico. A reciclagem de materiais ajudará a preservar os recursos naturais e garantir que este seja reciclado de uma maneira que proteja a saúde e ambiente humanos. Informações de reciclagem: Ver para detalhes. Aviso Regulador CE Este equipamento por meio deste é confirmado como em conformidaed com os equerimentos fixados na Diretiva do Conselho na Aproximação das Leis dos Estados Membros relacionado a, Diretivas de Compatibilidade Eletromagnética (2004/108/ EC) e Diretiva de Baixa Voltagem (2006/95/EC); a Diretiva de Restrição do Uso de Certas Substâncias Perigosas em Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (2002/95/EC), Diretiva Turca EEE; e Regulamento da Comissão (EC) Nº. 1275/2008 implementando a Diretiva 2005/32/EC do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos requerimentos ecológicos de projeto para consumo de energia elétrica em modo9 de espera e desligado de eletrodomésticos elétricos e eletrônicos e equipamentos de escritório, e a Diretiva 2009/125/EC do parlamento Europeu e do conselho estabelecendo uma estrutura para a definição dos requerimentos ecológicos de projeto para produtos relacionados à energia. Declaração FCC Este equipamento foi testado e verificado como cumprindo com os limites para um dispositivo digital de Classe B, com relação à Parte 15 das Regras FCC. Estes limites são designados a fornecer proteção razoável contra interferência prejudicial em uma instalação residencial. Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de freqüência de rádio e, se não instalado e usado de acordo com as instruções, pode causar interferência prejudicial a comunicações de rádio. Contudo, não existem garantias que interferência não ocorrerá em uma instalação particular. Se este equipamento causar interferência prejudicial à recepção de rádio ou televisão, que pode ser determinada ligo ligamento e desligamento do equipamento, o usuário é encorajado a tentar corrigir a interferência a partir de uma ou mais das seguintes medidas: Re-orientar ou re-locar a antena de recebimento. Aumentar a separação entre o equipamento e o receptor.

5 Conectar o equipamento em uma saída em um circuito diferente do qual o receptor está conectado. Consultar o vendedor ou um técnico especializado em rádio/tv para ajuda. Este dispositivo compre com a Parte 15 das Regras FCC. A operação é sujeita as duas condições a seguir: (1) Este dispositivo não pode causar interferência prejudicial, e (2) este dispositivo deve aceitar qualquer interferência recebida, incluindo interferência que possa causar operação indesejada. Cuidado FCC: Quaisquer alterações ou modificações aprovada por parte responsável pelo cumprimento deve evitar a autoridade do usuário para operar este equipamento. Alerta e notificação de segurança Antes de operar a câmera, favor se certificar que você leia e compreenda completamente o conteúdo desta seção. Se você ignorar e violar todas as notificações de alertas de segurança indicadas nesta seção, a garantia câmera pode ser anulada. Neste meio tempo, não apenas a câmera mas também você e outras pessoas e objetos em volta de você podem ser severamente danificados, feridos, ou mesmo colocados em perigo de morte. Para a sua segurança Mantenha a câmera e seus acessórios fora do alcance de crianças. Em particular, peças pequenas tais como cartões de memória e baterias podem ser facilmente retiradas e engolidas por elas. Use apenas os acessórios originais para evitar possíveis riscos à saúde e propriedade, e assim atender regulamentações legal relacionadas. Não desmonte a câmera sob nenhuma circunstância. Ao usar o flash, não vá muito perto do olho humano (particularmente de bebês e crianças) ou olhos de animais. Do contrário, quando o flash dispara, a luz pode causar dano aos olhos humanos ou irritar os animais. As baterias podem explodir, por exemplo. Todas as baterias podem causar dano à propriedade, ferimentos ou queimaduras se um material condutor tal como jóia, chaves ou correntes tocarem os terminais expostos. O material pode fechar um circuito elétrico e esquentar muito. Manuseie com cuidado quaisquer baterias, particularmente ao colocá-la dentro de seu bolso, bolsa, ou outro recipiente com objetos de metal. Não descarte baterias no fogo já que elas podem explodir. Para prevenir choque elétrico, não tente desmontar o arrumar sua câmera sozinho. Alguns modelos de câmera aceitam baterias não recarregáveis. Ao usar estas baterias, não as recarregue. Do contrário, perigos como explosão e incêndio podem ocorrer. Risco de explosão se a bateria for substituída por um tipo incorreto. Descarte baterias usadas de acordo com as instruções.

6 Garantia A garantia é anulada se dano ou falha do sistema ocorrer devido a fatores externos tais como colisão, incêndio, enchentes, sujeira, esgoto, terremoto e outros eventos de força maior bem como uso incorreto de eletricidade ou uso de acessórios não originais. É responsabilidade única do usuário se problemas (tal como perda de dados e falha do sistema) ocorrerem devido a software instalado que não seja de fábrica, peças e/ ou acessórios não-originais. Não troque a câmera. Quaisquer trocas na câmera invalidam a garantia. Cuide de sua câmera Sempre mantenha a câmera no estojo de couro que a acompanha para melhor proteção contra quedas, poeira e colisão. A única maneira de substituir a bateria e o cartão de memória é a abrir a tampa da bateria / da memória. Descarte baterias e câmeras não desejados como permitido por lei em seu país. A água pode causar um incêndio ou choque elétrico. Então, armazene sua câmera em um local seco. Se sua câmera molhar, seque-a com um pano seco o mais rápido possível. Sal ou água do mar podem causar danos severos à câmera. Não derrube, bata nem sacuda a câmera. Um comportamento rude no uso da câmera pode danificar o placa de circuito eletrônico interno, deformar o formato da lente ou fazer com que as lentes não retraiam mais. Não use produtos químicos abrasivos, solventes de limpeza nem detergentes fortes para limpar a câmera. Caso gordura de dedos seja deixada sobre a lente da câmera, o resultado será imagens ou vídeos pouco claros. Para evitar este problema, se certifique de limpar a lente da câmera antes de tirar fotos ou gravar vídeos. Você deve também limpar a lente da câmera regularmente. Se a lente sujar, use uma escova de lentes ou um pano macio para limpá-las. Não toque nas lentes com seus dedos. Se uma substância estranha ou água toca em sua câmera, por favor, desligue imediatamente e desconectar as baterias. Depois, remova a substância externa ou água e envie-a ao centro de manutenção. Sempre que há dados na memória interna ou no cartão de memória externo, você deve fazer uma cópia de segurança para um computador ou disco. Assim, você pode tem uma solução para cópia de segurança em caso de perda de dados. Se as lentes não puderem se retrair para dentro da câmera, por favor, recoloque as baterias primeiro (geralmente isto se dá por baterias gastas). E então as lentes devem retrair automaticamente. Se as lentes continuarem a não retrair, favor contate seu vendedor.

7 Sob nenhuma circunstância você deve empurrar as lentes manualmente, pois isto pode danificar a câmera. Todos os acessórios originais são projetados para uso com este modelo de câmera que você comprou. Não use estes acessórios com outros modelos de câmera ou câmeras de outras marcas para evitar perigos ou danos não previstos. Antes do uso inicial do cartão de memória, sempre use a câmera para formatar o cartão primeiro. Lembre de deslizar a guia de proteção (se disponível) para a posição destravada. Se não, todos os dados (se algum) no cartão de memória serão protegidos e o cartão não poderá ser editado ou formatado. Ambiente operacional Não use ou armazene sua câmera nos ambientes listados abaixo: Luz solar direta Locais empoeirados Próximo a ar condicionado, aquecedor elétrico ou outras fontes de calor em um carro fechado com luz solar direta Locais instáveis Não use sua câmera em locais externos que estiver chovendo ou nevando. Não use sua câmera em ou próximo à água. A temperatura operacional da câmera é entre 0 e 40 graus Celsius. É normal para o tempo operacional ser encurtado quando a temperatura estiver baixa. O armazenamento em temperaturas muito altas ou baixas também resultará em uma perda gradual de capacidade. Como resultado, o tempo de operação de sua câmera será consideravelmente reduzido. É normal que a câmera fique quente durante a operação, pois a capa da câmera pode conduzir calor.

8 Não segure a câmera com força excessiva. Também, certifique-se de proteger a câmera de impactos fortes. Para evitar queda acidental, acople a faixa de pescoço à câmera e sempre coloque a câmera em volta do seu pescoço. Se as baterias esvaziarem de repente e fizerem com que a lente falhe a retrair, cuidadosamente proteja a lente para evitar colisão e insira baterias com energia total assim que possível.. Quando a câmera não está em uso, sempre desligue a energia. Também, antes de guardar a cameda no estojo, certifiquese de que a lente tenha de retraído com sucesso e você colocou a tampa da lente de volta. Se você não pretende usar a câmera por algum tempo, remova a baterias da câmera e guarde as baterias cuidadosamente. Mantenha sua câmera longe de objetos ponteagutos e evite colisão. Quando a câmera não estiver em uso, coloque-a na bolsa e em um local estável. Também, sempre mantenha sua câmera londe de presão para evitar possível dano.

9 Índice Passeando pela câmera Verificando o conteúdo da embalagem...12 Câmera...13 Visões frontal e de baixo...13 Visão traseira...14 Botões multifuncionais...15 Preparando a câmera para uso Acomplando a faixa...16 Instalando as baterias...17 Instalando um cartão SD...19 Ligando e Desligando...20 Abrindo o Flash...20 Configuração inicial Configuração de idioma...21 Configuração de data e hora...21 Operação da câmera Modo captura Modo de flash...25 Rastr rostos...26 Modo de foco...27 Selecionando o Modo de Disparo...28 Usando o modo de Prioridade de Abertura...29 Usando o modo de Prioridade de Obturador...29 Usando o modo Manual...29 Usando o modo de Disparo Contínuo...30 Usando o modo Panorama...30 Usando o modo Cena Inteligente...32 Configuração do modo de Cena...32 Capturar sorriso...36 Detector de Piscadas...37 Retrato de Amor...37 Fisheye...37 Pré-composição...38 Leilão da Web...38 Usando o menu de Função...39 Tamanho da imagem...40 Qualidade da imagem...40 Tamanho do Filme...41

10 Configurando EV...41 Equilíbrio de Branco ISO...42 Medição...43 Modo de Efeito...43 Gravando Vídeos Usando o Menu Capturar Configurando o Modo Condução...46 Definição da área AF...46 Usando a Lâmp. aux. de AF...46 Configurações Nitidez, Saturação e Contraste...47 Zoom Digital...47 Impres. data...47 Rever instant Estabilizador...48 Estado da bateria Outras configurações Modo de reprodução Opções para reprodução e edição Aumentar uma imagem Rotacionar uma imagem...52 Visualizando múltiplos arquivos de uma vez...52 Reproduzir as gravações de vídeo...53 Ajuste do volume de reprodução...53 Apresent. slides...54 Excluindo arquivos...54 Protegendo arquivos...55 Rem. Olhos Verm Nota de Voz...55 Efeito da Foto...56 Corte...57 Redimensionar...57 Imagem inicial...58 DPOF...58 Mancha Radial...59 Trabalhar com computador e sistema AV Pacote de software Conectar a câmera ao computador Conectar a câmera a um sistema AV Impressão de imagens Impressão com PictBridge...60

11 Solução de problemas e informações de serviço Suporte técnico...64 Especificações... 65

12 12 Passeando pela câmera Passeando pela câmera Verificando o conteúdo da embalagem Desembale cuidadosamente sua caixa de kit e garanta que você possui os seguintes itens Guia Rápido 2. Câmera digital 3. Cabo USB 4. Bateria AA x 4 5. Faixa de pescoço 6. Software e CD do Manual do Usuário 7. Estojo (opcional) 8. Tampa da lente 9. Faixa da lente Todas as figuras, capturas de tela e ícones usados neste manual são apenas ilustrativos. Produtos e acessórios reais e disponíveis, e a assim como sua aparência podem variar dependendo da região de vendas. Se qualquer dos itens estiver perdido ou danificado, contate seu vendedor. Guarde a embalagem para envio ou armazenamento futuro.

13 Câmera Visões frontal e de baixo Passeando pela câmera Lente 2. Microfone 3. Alavanca de zoom 4. Botão obturador 5. Furo da alça 6. Botão de energia 7. Lâmpada Assistente AF / LED indicador de disparador automático 8. Roda de modo 9. Flash 10.Alto-falante 11.Suporte de tripé 12.Tampa da Bateria / cartão de Memória

14 14 Passeando pela câmera Visão traseira Porta USB / AV 2. Tela de LCD 3. Botão de REPRODUÇÃO 4. LED de estado 5. Botão de GRAVAÇÃO 6. Botões multifuncionais (incluindo um controle de 4-vias e um botão OK ) 7. Funções / Botão excluir 8. Botão MENU Indicador de LED Indicador Estado Descrição LED de estado Sem luz A câmera digital está desligada. Verde sólido A câmera digital está pronta para capturar imagens. A câmera digital está ligadno, ou estpa em modo de economia de energia. LED de estado Verde intermitente LED com temporizador automático Vermelho intermitente A câmera digital não pode focalizar. A câmera digital está capturando o clipe de vídeo. O flash está carregando ou a comunicação/ transferência USB está em curso. A função de temporização automática está ativada. 7 8

15 Passeando pela câmera 15 É normal que a câmera fique quente durante a operação, pois a capa da câmera pode conduzir calor. A tela de LCD nesta câmera é fabricada com tecnologia sofisticada, e mais de 99,99% dos pixels na tela de LCD atendem as especificações padrão. Porém, é possível que menos de 0,01% dos pixels na tela de LCD possam ter alguns pontos de luz ou apresentarem cores incomuns. Isto é normal e não indica má função da tela, e nem afetará as fotografias que você tira com a câmera. O monitor LCD parece mais escuro em forte luz do sol ou brilho intenso. Isto não é um mau funcionamento. Para prevenir que suas imagens fiquem borradas enquanto pressionar o botão de disparo, sempre segure a câmera firmemente. Isto é especialmente importante quando você está disparando sob condições de luz baixa, sob as quais sua câmera pode reduzir a velocidade de disparo para garantir que suas imagens sejam apropriadamente expostas. Botões multifuncionais Você pode escolher as configurações da câmera pressionando o controle de 4 direções ou OK. 1. Esquerda/Foco: Desliza à esquerda nos menus. 2 Alterna entre os diferentes modos de foco. 2. Monitoramento de Face: Desliza para cima nos menus. Liga/desliga o Monitoramento de Face. Consultar "Rastr rostos" na página 26 para 1 3 detalhes. Rotaciona uma imagem. Consultar "Rotacionar uma imagem" na página 52 para detalhes. 3. Direita/Flash: Desliza à direita nos menus. Seleciona um modo de flash. 4. Baixo/Exibição: Desliza para baixo nos menus. Alterna entre os diferentes modos de exibição OK: Confirma uma configuração escolhida.

16 16 Passeando pela câmera Preparando a câmera para uso Esta seção irá guiá-lo para preparar a câmera antes de seu uso inicial. Acomplando a faixa Para acoplar as faixas da lente e pescoço à sua câmera, faça o seguinte: 1. Insira uma extremidade faixa de pescoço pelo olhal da faixa. 2. Direcione-a pela abertura como o laço interno. 3. Direcione a outra extremidade da faixa de pescoço para a outra abertura da faixa para prendê-la. Siga os passos acima para prender o outro lado da faixa de pescoço. 4. Insira uma extremidade faixa da lente pelo olhal da faixa. Faça um laço para prendê-la. 5. Acople a outra extremidade da faixa da lente sobre a tampa da lente.

17 Passeando pela câmera Uma vez concluído, verifique se as faixas estão apertadas. Envolver a faixa em volta do seu pescoço é perigoso. Impeça que crianças brinquem com a faixa. Remova a tampa da lente antes de usar a câmera. Instalando as baterias Use apenas as baterias específicas para a câmera, e sempre desligue a câmera antes de remover as baterias. Para instalar as baterias: 1. Empurre o botão para cima e deslize a tampa da bateria/cartão para a direita para liberar e abrir. 2. Insira as baterias na direção correta combinando a etiqueta + - na fenda da bateria. 3. Feche a tampa da bateria/cartão e, em seguida, deslize-a para a esquerda para travá-la no lugar.

18 18 Passeando pela câmera Para remover as baterias: 1. Empurre o botão para cima e deslize a tampa da bateria/ cartão para a direita para liberar e abrir. 2. Remova as baterias. 3. Feche a tampa da bateria/cartão e, em seguida, deslize-a para a esquerda para travá-la no lugar. Desligue a câmera antes de remover as baterias. Use apenas o tipo especificado de bateria. Usar outros tipos de baterias pode danificar a câmera e invalidar a garantia. Assegure que as baterias estão inseridas no produto com a polaridade correta. A polaridade incorreta pode danificar a câmera ou causar incêndio. Descarregue todas as fotos e remova as baterias da câmera se você vai armazenar a câmera for um longo período. As baterias podem ficar quentes depois de carregadas ou usadas. Isto é normal e não uma má função. Ao usar a câmera em um ambiente frio, mantenha a câmera e suas baterias aquecidas mantendo-as dentro de sua jaqueta ou outro ambiente protetor aquecido. Favor selecionar o tipo correto de bateria antes do uso (ver "Tipo bateria" na página 50 para detalhes). Baterias recarregáveis de alta-capacidade (tal como 2500 mah) são recomendadas. Baterias de cabono-zinco não são recomendadas. As baterias AA que vieram com a câmera não são recarregáveis. Não combine baterias novas e velhas, ou diferentes tipos de baterias. O desempenho das pilhas alcalinas pode variar muito, dependendo do fabricante. Escolha uma marca confiável.

19 Instalando um cartão SD Passeando pela câmera 19 A câmera vem com memória interna para armazenamento de imagens, vídeo ou áudio capturados. Você também pode adicionar um cartão SD (Cartão de Memória) para armazenar mais arquivos. Para instalar o cartão SD: 1. Empurre o botão para cima e deslize a tampa da bateria/cartão para a direita para liberar e abrir. 2. Insira um cartão SD na direção correta. 3. Feche a tampa da bateria/cartão e, em seguida, deslize-a para a esquerda para travá-la no lugar. Para remover um cartão SD: 1. Empurre o botão para cima e deslize a tampa da bateria/cartão para a direita para liberar e abrir. 2. Pressione levemente a extremidade do cartão para ejetar. 3. Feche a tampa da bateria/cartão e, em seguida, deslize-a para a esquerda para travá-la no lugar. Antes do uso inicial de um cartão SD, por favor, formate o cartão primeiro pressionando > > Gerenciar Memória > OK / > Formatar > OK > Sim.

20 20 Passeando pela câmera Ligando e Desligando Antes de ligar a câmera, certifique-se de remover a tampa da lente. Caso contrário, a lente não será estendida e a câmera vai emitir três bipes. A duas formas de ligar a câmera: Pressione o botão de Energia. A lente zoom se estende e a câmera é ligada em mod de Gravação. Pressione e segure. A câmera é ligada em modo Reprodução, e a lente não é estendida. Abrindo o Flash Você precisa abrir manualmente o flash antes de alternar para modo flash. Para abrir o flash: Use as mãos para elevar o flash para abri-lo. Para fechar o flash: Empurre para baixo o flash para fechá-lo. Quando o flash está fechado, o modo flash é automaticamente definido como flash desligado.

21 Configuração inicial 21 Configuração inicial Você será avisado para configurar o idioma e a data e hora quando a câmera é ligada pela primeira vez. Configuração de idioma Seleciona a versão do idioma exibido na tela. Para selecionar um idioma: 1. Pressione >. (O Passo 1 é necessário apenas depois que a configuração inicial é completo.) 2. Pressione ou para localizar, então pressione OK ou. 3. Pressione,,, ou para localizar o idioma que você quer. 4. Pressione OK para configurar o idioma. Configuração de data e hora Ao usar a câmera a primeira vez ou a bateria foi removida da câmera por um longo período, você precisa definir a data e hora. A data e hora e gravada quano um vídeo ou imagem é capturada. Para configurar data e hora: 1. Pressione >. (O Passo 1 é necessário apenas depois que a configuração inicial é completo.) 2. Pressione ou para localizar Data/Hora, então pressione OK ou. 3. Pressione ou para selecionar um formato de data e hora. Pressione ou para mover para outra coluna como necessário. 4. Pressione OK para configurar data e hora. SET OK MENU Polski Română

22 22 Operação da câmera Operação da câmera O procedimento abaixo é uma instrução geral para operação básica. Ela é particularmente útil se você for novo com câmeras. 1. Pressione o botão liga/desliga para ligar. Certifique-se de que você removeu a tampa da lente antes de ligar a câmera. 2. Defina a roda de modo para ou outro modo de disparo desejado. Veja "Selecionando o Modo de Disparo" na página 28 para detalhes. Lembre-se de seguir o que é exibido em tela ou deslize a alavanca de Zoom para para instruções (sempre que disponível). A seguir, pressione os botões correspondentes para acessar e definir mais opções. A qualquer momento, você pode cancelar a operação atual pressionando em para retornar a seu passo anterior. 3. Se você precisa usar o flash para fotografar, abra o flash. 4. Use a alavanca de Zoom para aumentar / diminuir o zoom no objeto. 5. Pressione o botão do obturador até a metade para ajustar foco automático. Uma vez que o foco esteja definido, a cor do quadro do foco mudará de branco (desfocado) para verde (focalizado). Se a cor do quadro do foco estiver em vermelho e você pressionar o botão do obturador, isto pode resultar em uma foto borrada. 6. Pressione o botão obturador totalmente para capturar a imagem. 7. Para alternar para modo Filme, pressione. A gravação de vídeo começa automaticamente. Ao gravar, use a alavanca de Zoom para aumentar / diminuir o zoom no objeto. Pressione novamente para parar a gravação. Pressione para dar pausa/retomar a gravação de vídeo. 8. Para alternar para modo Reprodução, pressione. No modo Reprodução, você pode ver imagens capturadas ou vídeos gravados. Você pode pressionar, ou para ver outras imagens/vídeos, deslize a alavanca de Zoom para aumentar o zoom na imagem capturada, ou deslize a alavanca de Zoom para o lado para visualizar 9 miniaturas de imagens na tela. Zoom Digital Zoom Óptico

23 Operação da câmera 23 Durante mais zoom ou menos zoom, há um separador na barra de zoom entre e. Para fotos de melhor qualidade, é recomendável usar zoom ótico apenas mantendo a ampliação entre e o separador. O flash é desligado automaticamente no modo Filme. No modo Filme, a câmera grava som e vídeo. O tempo de gravação é contínuo, mas a gravação vai parar uma vez que o espaço no cartão de memória esteja cheio. No modo Filme, o som é temporariamente desligado durante mais/menos zoom. A qualquer momento, você pode pressionar o botão liga/desliga para desligar a câmera. No modo Captura ou Reprodução, pressione para decidir quais informações exibir na tela.

24 24 Operação da câmera Modo captura P M 8 EV ISO -1.0 A Item Descrição Página de referência 1 Modo de Cena 28 2 Modo de flash 25 3 Modo de foco 27 4 Modo disparo 46 5 Número de fotos disponíveis -- 6 Tamanho da imagem 40 7 Qualidade da imagem 40 8 Rastr rostos 26 9 ISO Equil Branco Medição AE Valor de exposição (EV) Área de AF Histograma Status da bateria Alerta de vibração da câmera --

25 Operação da câmera 25 No modo de Captura, pressione para alternar entre 4 modos de exibição (padrão, completo, nenhum e regra de terceiros). Use o modo de exibição regra de terceiros para melhorar sua composição colocando objetos em ao menos uma das interseções destas 4 linhas imaginárias. Enquanto o obturador está pressionado até a metade, a cor da área AF muda para verde, as configurações de alerta de vibração de câmera (aparece apenas se a própria câmera detecta possível vibração), abertura, obturador e ISO também são exibidas na tela. Modo de flash O flash oferece uma fonte de luz adicional (normalmente usada em um ambiente com pouca luz). Você pode capturar uma imagem usando um dos seguintes modos de flash. Ícone Modo Descrição Flash automático R. aut. olh. verm. Forçar ligado Sincronismo lento O flash é ativado automaticamente com base nas condições fotográficas. Reduz o fenômeno de olho vermelho ao capturar imagens de aparência natural de pessoas e animais em condições de baixa luz. Certifique-se em pedir que o objeto olhe para a lente da câmera ou fique o mais próximo da câmera quanto possível. O flash é ativado automaticamente com base nas condições fotográficas. O flash sempre acende independente das condições de iluminação ao redor. Selecione esse modo ao capturar imagens com grande contraste (iluminação de fundo) e profundas sombras. Dispara o flash imediatamente no começo da exposição com uma velocidade mais longa de obturador, assim ambientes equilibrados iluminando da cena de fundo podem ser alcançados em um ambiente com pouca luz. Forçar desligado O flash não acende. Selecione este modo quando fotografia com flash for proibida, ou quando a distância até o objeto está além do alcance efetivo do flash.

26 26 Operação da câmera Para selecionar um modo de flash: 1. Defina a roda de modo para ou outro modo de disparo desejado. Consultar "Selecionando o Modo de Disparo" na página 28 para detalhes. 2. Abra o flash. Consultar "Abrindo o Flash" na página 20 para detalhes. 3. Pressione repetidamente até que o modo flash desejado seja exibido no monitor LCD. O modo de flash não está disponível em modos de Disparo Contínuo e Panaroma. O modo de flash permanecerá em "Forçar desligado" se o flash não abrir. Quando o flash está fechado, o modo flash é automaticamente definido como flash desligado. Rastr rostos Foca na posição das faces (máx. 10 faces) simultaneamente. Enquanto usa a função Monitoramento de Face está ligado, aponte a câmera para onde as pessoas (seus objetos) estão localizadas. Os quadros de foco de Monitoramento de Face automaticamente detectarão as faces (máximo de 10) e exibirão na tela de LCD. Para habilitar o rastreamento de face: 1. Defina a roda de modo para ou outro modo de disparo desejado. Consultar "Selecionando o Modo de Disparo" na página 28 para detalhes. 2. Para ativar esta função, pressione. Um ícone aparece no monitor LCD. Para desabilitar a função de rastreamento de rosto, pressione novamente. Esta função não está disponível na maioria dos modos de captura. A câmera irá automaticamente determinar a disponibilidade desta função. Devido a fatores ambientais tal como iluminação, o número de faces detectadas pode ser diferente do de faces reais. Para conseguir um resultado melhor, pela para seus objetos não virem suas faces parcialmente para longe da lente.

27 Modo de foco Operação da câmera 27 Ícone Modo Descrição Foco Ajusta o foco automaticamente. automático Macro Usado ao capturar imagens a uma curta distância. Super Macro Ao capturar imagens a uma distância muito próxima Foco Panorâmico Infinito Usado quando você quer capturar o objeto em uma certa variação de foco. Usado ao capturar imagens a longa distância. Para selecionar o modo de foco: 1. Defina a roda de modo para ou outro modo de disparo desejado. Consultar "Selecionando o Modo de Disparo" na página 28 para detalhes. 2. Pressione repetidamente para alternar entre os modos Auto foco e foco.

28 28 Operação da câmera Selecionando o Modo de Disparo Gire a roda de modo para selecionar um dos oito modos de disparo: Não. Ícone Modo Descrição 1. Programa A câmera configura automaticamente a maioria das configurações apropriadas, então você pode capturar imagens facilmente. 2. Obturador Prioridade 3. Abertura Prioridade Você pode escolher uma velocidade de disparo, enquanto o valor de abertura é automaticamente determinado pela condição de iluminação do objeto. Consultar "Usando o modo de Prioridade de Obturador" na página 29 para detalhes. Você pode escolher um valor de abertura, enquanto a velocidade de disparo é automaticamente determinada pela condição de iluminação do objeto. Consultar "Usando o modo de Prioridade de Abertura" na página 29 para detalhes. 4. Manual Deixa que você configure tanto a abertura quanto a velocidade do obturador manualmente. Consultar "Usando o modo Manual" na página 29 para detalhes. 5. Fotografia Contínua 8 7 Permite capturar uma série de fotos com um único toque no botão do obturador. Consultar "Usando o modo de Disparo Contínuo" na página 30 para detalhes. 6. Panorama Permite criar uma foto panorâmica de três disparos. Consultar "Usando o modo Panorama" na página 30 para detalhes. 6

29 Operação da câmera 29 Não. Ícone Modo Descrição 7. Modo de cena 8. Cena Inteligente Usando o modo de Prioridade de Abertura Prioridade de abertura é muitas vezes utilizado quando disparando em sujeitos parados ou enfatizar profundidade de campo. Em geral, utilize uma abertura menor se a profundidade do campo maior for necessária. Para ajustar o valor de abertura: 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione OK. 3. Pressione ou para ajustar o valor de abertura. 4. Pressione OK para confirmar a configuração. Usando o modo de Prioridade de Obturador A prioridade de disparo é muito utilizada quando disparar em sujeitos em movimento. Em geral, utilize uma velocidade de disparo menor para capturar um objeto de movimento rápido. Para ajustar a velocidade do obturador em Obturador Prioridade: 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione OK. 3. Pressione ou para ajustar a velocidade do obturador. 4. Pressione OK para confirmar a configuração. Usando o modo Manual Você pode escolher o valor de abertura e velocidade de obturador no modo Manual. Para ajustar os valores no modo Manual: 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione OK. Permite que você selecione o modo de cena desejada que se adapte a seu ambiente de filmagem. Consultar "Configuração do modo de Cena" na página 32 para detalhes. A câmera detecta a condição de disparo e alterna automaticamente para o modo de cena apropriada. Consultar "Usando o modo Cena Inteligente" na página 32 para detalhes.

30 30 Operação da câmera 3. Ajuste as configurações. Pressione ou para ajustar o valor de abertura. Pressione ou para ajustar a velocidade do obturador. 4. Pressione OK para confirmar a configuração. Usando o modo de Disparo Contínuo Neste modo, você pode tirar fotos consecutivas. Ícone Modo Descrição Rajada Tira fotografias continuamente enquanto você pressiona o botão do Obturador. O flash está sempre desligado neste modo. Raj. ráp. Pressione e solte o botão do Obturador. Quando o tamanho de foto que você selecionou é VGA, o Disparamento Acelerado irá fotografar continuamente a uma velocidade de 30 fotografias por segundo. Isto irá parar depois de 1 segundo ou quando o cartão de memória estiver cheio. AEB (Agrupamento de Exposição Automática) Para selecionar o modo contínuo: 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione para entrar no modo de seleção. 3. Pressione ou para selecionar uma opção desejada. 4. Pressione OK para confirmar. Tira 3 fotos com configurações levemente diferentes na velocidade do obturador ou valor de abertura. Usando o modo Panorama Cria uma foto panorâmica de múltiplas fotos. Duas ou três fotos são coladas em uma foto grande contínua. Para desempenho otimizado, a resolução da imagem é automaticamente definida em 1M (1024 x 768) quando este modo é selecionado. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione para selecionar como as fotos serão coladas.

31 3. Pressione o botão do Obturador para capturar a primeira foto. Operação da câmera 31 Ícone Modo Descrição Esquerda para a Direita Direita para a Esquerda A direção das fotos seguintes serão para a direita da primeira foto. A direção das fotos seguintes serão para a esquerda da primeira foto. 4. Uma barra guia aparece no topo da tela. O ícone da tela indica o local da tela atual. Use o recurso Pan na câmera seguindo a seta guia. Barra guia 5. Uma ves que o ícone da tela sobreponha o bloco verde, a câmera automaticamente tirará a segunda foto. Você colará apenas duas fotos, pressione OK para completar a foto panorâmica. Caso contrário, continue para o próximo passo.

32 32 Operação da câmera 6. Para tirar a terceira foto, use o recurso pan da câmera na direção da seta guia. Uma ves que o ícone da tela sobreponha o bloco verde, a câmera automaticamente tirará a terceira foto. A câmera captura a foto quando o ícone da tela sobrepõe o bloco Visualização da foto panorâmica Usando o modo Cena Inteligente Seleciona automaticamente a cena mais adequada de Retrato, Paisagem, Pôr do sol, Contraluz, Retrato contra luz, Retrato cena not., Cena noturna, Neve, Texto, Folhas, e Macro. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione o botão do obturador até a metade para ajustar foco automático. O modo de disparo selecionado é exibido no canto superior esquerdo da tela. 3. Pressione o botão do Obturador para capturar uma imagem. Configuração do modo de Cena Selecione um dos seguintes modos de cena para ajustar sua condição de gravação. Ícone Modo Descrição Capturar sorriso Tira uma foto automaticamente quando um sorriso é detectado.

33 Operação da câmera 33 Ícone Modo Descrição Pré-composição Captura o plano de fundo primeor, assim o assistente pode usá-lo para tirar a foto final. HDR Aumenta a faixa dinâmica e aprimora os detalhes de áreas escuras. Fisheye Simula o efeito de uma lente fisheye e cria uma imagem como esfera distorcida. Pele macia Melhora o tom da pele para que a pele da face pareça suave. Retrato Faz o objeto (normalmente uma pessoa) aparecer com tons de pele naturais e suaves. Auto-retrato Tira um auto retrato com ao menos uma face em uma área confinada. Retrato de Amor Tira um auto retrato com ao menos duas faces em uma área confinada. Detector de Piscadas Alerta sobre piscadas de olhos se detectado e deixa que decida se vai salvar o arquivo de imagem.

34 34 Operação da câmera Ícone Modo Descrição Retrato cena not. Criança Retrata cenas noturnas e retratos claramente. Mantenha a câmera firme sobe um tripé ao usar este modo. Aumenta a sensibilidade e enfatiza o tom da pele das crianças. Esportes Utiliza uma alta velocidade de disparo para capturar objetos em movimento. Alimento Captura comidas aprimorando o brilho das cores e dando cores mais vívidas. Festa Captura a atmosfera da festa geralmente sob fontes de luz internas. Luz de vela Faz uma foto parecer quente, e assim captura o ambiente sob fonte de luz de velas. O flash está sempre desligado. Contraluz Aumenta a exposição (direcionando o flash) quando há luz iluminando o objeto por trás. Cena noturna Captura fotos em um ambiente com pouca luz, tal como final de tarde ou noite.

35 Operação da câmera 35 Ícone Modo Descrição Fogos de artifício Paisagem Folhas Adiciona tempo de exposição ao fotografar exibições de fogos de artifício. Mantenha a câmera firme sobe um tripé ao usar este modo. Captura cenas à distância com a área de foco definida ao infinito e um valor de abertura mais baixo. A profundidade máxima de visualização pode ser também alcançada. Tira uma foto clara e vívida de flores ou folhas de plantas enfatizando sua saturação e nitidez. Fluxo de água suave Usa uma velocidade lenta de obturador para borrão de movimento. Mantenha a câmera firme sobe um tripé ao usar este modo. Pôr do Sol Captura o calor e atmosfera (representados pela tonalidade) do pôr ou nascer do sol. Neve Usado em um ambiente altamente brilhante tal como cenas na neve. Prédio Melhora linhas e contrastes para destacar o senso de três dimensões (3D) para um edifício. Leilão da web Reduz o tamanho do arquivo para carregamento mais rápido para internet.

36 36 Operação da câmera Ícone Modo Descrição Texto Gravação de voz Aumenta a clareza e contraste ao tirar uma foto de perto de documentos. Captura apenas sons de fundo (sem imagens ou vídeos). Ao ouvir o arquivo de adio capturado depois, você pode ver um ícone único que aparece na tela e indica que este é um arquivo de áudio. Para selecionar o modo de cena: 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione. O última modo cena selecionado é realçado na opção de menu. 3. Pressione ou para selecionar o modo de cena desejado. Quando você seleciona diferentes modos de cxena, deslize para a alavanca do Zoom para para explicações detalhadas de cada modo de disparo. Deslize a alavanca do Zoom para para fechar a descrição do modo de cena quando você concluir. 4. Pressione OK para confirmar a configuração. Capturar sorriso Captura uma imagem quando a pessoa sorri. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Captura de Sorriso. 3. A câmera está rastreando a face do seu sujeito (um quadro branco é mostrado). 4. Uma vez que um sorriso é detectado, a câmera tira instantaneamente uma foto. 5. A câmera continua a detectar sorrisos e tirar mais fotos (o Passo 3 é repetido). O rastreamento de face (apenas uma face) é sempre ligado no modo Captura de Sorriso.

37 Operação da câmera 37 Detector de Piscadas Detecta automaticamente piscadas quando você captura uma imagem. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Detector de Piscadas. 3. Pressione o obturador para capturar uma imagem. Se a piscada for detectada, uma mensagem de alerta aparece na tela. 4. Pressione ou para salvar ou descartar a imagem, e então pressione OK para confirmar. Retrato de Amor Tira um auto retrato de ao menos duas faces. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Retrato de Amor. 3. Uma vez que as faces sejam detectadas, a câmera automaticamente tirará uma foto após uma contagem de dois segundos. 4. A câmera continua a detectar faces e tirar mais fotos repetindo o Passo 2. Este rastreamento de face automaticamente parará se nenhuma face for detectada. Fisheye Simula o efeito de uma lente fisheye e cria uma imagem como esfera distorcida. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Fisheye. 3. Tire uma fotografia. (O efeito Fisheye será aplicado à fotografia imediatamente. ) Durante a contagem, você pode pressionar o obturador para cancelar a contagem. A câmera começará então a detectar faces novamente. Antes Depois

38 38 Operação da câmera Pré-composição Captura primeiro o plano de fundo primeiro para posicionar a imagem final. Ideal para pedir para outros tirarem sua foto. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Pré-composição. 3. Pressione o obturador para capturar o plano de fundo. A seção de baixo da tela exibe a imagem do plano de fundo capturado em uma região semitransparente. 4. Use a imagem de fundo capturada para enquadrar a composição, e pressione o obturador para capturar a imagem final. Leilão da Web Combina um máximo de 4 fotos em uma única imagem no tamanho VGA (640 x 480), assim pode ser rapidamente usada em situações como leilões na Internet. Cada imagem pode ter diferentes efeitos de cor. 1. Coloque o selector de modo para. 2. Pressione e selecione Leilão da Web. 3. Pressione ou para mover para várias fotos que você deseja tirar e então pressione OK. Ícone Modo Descrição 1 foto Tira apenas uma foto. 2 fotos Tira duas fotos com base na ordem numérica exibida abaixo: 3 fotos Tira três fotos com base na ordem numérica exibida abaixo:

39 Operação da câmera 39 Ícone Modo Descrição 4 fotos Tira quatro fotos com base na ordem numérica exibida abaixo: 4. Pressione o obturador para tirar uma foto. 5. Caso você esteja satisfeito com a foto, pressione OK para tirar a próxima. Você pode alterar outro efeito de cor (se necessário). Consultar "Modo de Efeito" na página 43 para detalhes. Se você quiser tirar novamente a foto anterior, pressione e repita o Passo Uma vez que você tenha terminado de tirar todas as fotos, a câmera combinará automaticamente estas imagens em uma. Usando o menu de Função Pressione o button Função para acessão mais opções de captura. Dependendo de suas configurações, os ícones de opção exibidos no menu Função podem variar. Resolução Qualidade Equil Branco Medição Tamanho do Filme Compensação EV (EV) ISO Efeito Para usar o menu Função: 1. Pressione para entrar no menu Função e as configurações selecionadas atualmente são exibidos. 2. Pressione ou para selecionar um item de configuração. 3. Pressione ou para selecionar uma configuração. 4. Pressione OK para confirmar a configuração.

40 40 Operação da câmera Tamanho da imagem Ícone Descrição Ícone Descrição 16 megapixels (4608 x 3456) 3 megapixels (2048 x 1536) 3:2 (14 megapixels; 4608 x 3072) HD 16:9 (1920 x 1080 em formato cheio de HD) 8 megapixels (3264 x 2448) VGA (640 x 480) 5 megapixels (2592 x 1944) Para selecionar um tamanho de imagem: 1. Pressione > Resolução. 2. Pressione ou para selecionar uma configuração. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Qualidade da imagem Ícone Modo Descrição Superfino A melhor qualidade de imagem com a menor taxa de compressão. O tamanho de arquivo é o maior. Fino Qualidade de imagem melhorada com taxa de compressão média. O tamanho de arquivo é médio. Normal Boa qualidade de imagem com a maior taxa de compressão. O tamanho de arquivo é o menor. Para selecionar um nível de qualidade de imagem: 1. Pressione > Qualidade. 2. Pressione ou para selecionar uma configuração. 3. Pressione OK para confirmar a configuração.

41 Tamanho do Filme Ícone Descrição Ícone Descrição HD 720p (16:9; 1280 x 720) QVGA (320 x 240) VGA (640 x 480) Web (640 x 480) Operação da câmera 41 Para selecionar um tamanho de filme: 1. Pressione > Formato de vídeo. 2. Pressione ou para selecionar uma configuração. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Configurando EV EV (Valor de Exposição) ilumina ou escurece toda a imagem. Ajuste EV quando o brilho entre o sujeito e o fundo não for balanceado, ou quando o objeto ocupar apenas em parte pequena da fotografia. Para selecionar um EV: 1. Pressione > Compensação de EV. 2. Pressione ou para selecionar um EV da barra de EV. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Equilíbrio de Branco Compensa temperaturas de cores em diferentes condições de iluminação, então o branco e as outras cores podem ser exibidas apropriadamente quando você captura imagens. Ícone Modo Descrição Automático Ajusta o balanceamento automaticamente. Luz natural Nublado Usado em condições de luz do dia claras. Usado em condições de crepúsculo ou sombra.

42 42 Operação da câmera Ícone Modo Descrição Tungstênio Fluorescente A Fluorescente B Usada quando os objetos são iluminados por luzes de tungstênio (incandescente). Ajuste para luz fluorescente. Corrige a matiz verde para luz fluorescente. Ideal para fotos internas sob luz fluorescente sem flash. Manual Para selecionar o Equilíbrio de Branco: 1. Pressione > Equil branco. 2. Pressione ou para selecionar uma opção de equilíbrio de branco. O resultado anterior baseado no balanço de branco atualmente selecionado é exibido na tela. (Ao selecionar o modo manual, você primeiramente deve apontar a câmera para uma folha de papel em branco ou algo parecido, e então pressionar o botão do Obturador da câmera para detectar as cores apropriadas.) 3. Pressione OK para confirmar a configuração. ISO ISO configura a sensibilidade da câmera à luz. Quanto mais alto o valor de ISO, mais clara a foto que você pode tirar em um ambiente de pouca luz. Ainda, você pode ver mais ruído na foto quando aumenta o valor de ISO. Ícone Descrição Define automaticamente o valor ISO. Para selecionar um valor ISO: 1. Pressione > ISO. Usado quando você quer ajustar manualmente o branco em uma condição particular de iluminação. Equivalente a filme colorido ISO 100/200. Usado para fotografia externa em luz solar. Equivalente a filme colorido ISO 400/800/1600/3200/6400. Usado para um ambiente de baixa iluminação ou quando a luz de flash não é permitida. ISO 6400/3200 para resolução de 3M/16:9/VGA ou inferior apenas.

43 Operação da câmera Pressione ou para selecionar uma Valor ISO. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Medição Ícone Modo Descrição Matriz Detecta a exposição com base em múltiplos pontos na área visada. Pon. central Detecta a exposição de toda a tela de fotografia, porém dá mais importância aos valores perto do centro. Ponto Detecta a exposição com base no ponto central da área visada. Para selecionar uma opção de medição: 1. Pressione > Medição. 2. Pressione ou para selecionar uma opção de medição. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Modo de Efeito Adiciona efeitos de filtro de cor à imagem ou vídeo que você quer capturar. Ícone Modo Descrição Normal Nenhum efeito é adicionado. LOMO Vívido Sépia Destaque de cor (Verm) Cria um efeito tipo lomo adicionando cores super saturadas, cantos escuros, e assim por diante. Adiciona um efeito com tons de cores muito claros e brilhantes. Adiciona um efeito com tons de cores marrons avermelhados, então a imagem ou vídeo parece antigo. Destaca os objetos mantendo o domínio da cor vermelha de uma imagem apenas enquanto faz outras regiões aparecerem em preto e branco.

44 44 Operação da câmera Ícone Modo Descrição Destaque de cor (Verd) Destaque de cor (Azul) PB (Preto e Branco) Vermelho Vivo Destaca os objetos mantendo o domínio da cor verde de uma imagem apenas enquanto faz outras regiões aparecerem em preto e branco. Destaca os objetos mantendo o domínio da cor azul de uma imagem apenas enquanto faz outras regiões aparecerem em preto e branco. Adiciona um efeito com tons de cores monocromáticas. A imagem fica avermelhada. Verde Vivo Azul Vivo A imagem fica esverdeada. A imagem fica azulada. Antes Depois - quando a Destaque de cor (Verm) é aplicada Depois - quando a Destaque de cor (Verde) é aplicada Depois - quando a Destaque de cor (Azul) é aplicada

45 Para selecionar um efeito: 1. Pressione > Efeito. 2. Pressione ou para selecionar uma opção de modo de cor. 3. Pressione OK para confirmar a configuração. Gravando Vídeos Operação da câmera 45 Você pode gravar vídeo com esta câmara. Defina o tamanho do filme antes de começar a gravar um vídeo. Consultar "Tamanho do Filme" na página 41 para detalhes. Para gravar o clipe de vídeo: 1. Pressione para começar a gravar. 2. Use a alavanca de Zoom para aumentar/diminuir o zoom no objeto. 3. Pressione para dar pausa na gravação. Pressione novamente para retornar. 4. Pressione para parar a gravação. A gravação de vídeo pára automaticamente quando o tamanho do arquivo de vídeo atinge 4 GB. Gravação de vídeo em HD 720p (16:9; 1280 x 720) irá parar automaticamente quando o tamanho do arquivo de vídeo atingir 4 GB ou o tempo total de gravação for perto de 29 minutos. A gravação de um vídeo em HD 720p (16:9; 1280 x 720) requer uma placa SDHC Classe 6 ou mais recebte. Vídeos capturados em modo Web são armazenados no diretório XXXUTUBE (XXX são números) com o tamanho de arquivo limitado a 1 GB ou 10 minutos por arquivo de vídeo (a gravação de vídeo parará automaticamente). Usando o Menu Capturar Pressione para acessar o Menu Capturar. Neste menu, você pode alterar o modo de conduzir e definir outras configurações de captura. 1. Pressione >. 2. Pressione ou para selecionar um item de configuração. 3. Pressione OK ou para entrar no submenu. 4. Pressione ou para selecionar as configurações. 5. Pressione OK > para salvar a configuração e sair do modo de menu.

FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO. Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas.

FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO. Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas. FILMADORA SPORT MANUAL DO USUÁRIO Todas as Imagens deste manual são meramente ilustrativas. www.orangeexperience.com.br FILMADORA SPORT ÍNDICE Acessórios Encaixe dos Suportes Requisitos do Sistema O

Leia mais

filmadora sport FS201

filmadora sport FS201 MANUAL DO USUÁRIO filmadora sport FS201 Acessórios Encaixe dos Suportes Aviso Requisitos do Sistema Aparência e Botões Iniciando o Uso Uso do cartão de memória Ligando e Desligando Conversão entre modos

Leia mais

DIGISKY. Preparação. Revisão: 01.08.2011

DIGISKY. Preparação. Revisão: 01.08.2011 DIGISKY Guia Rápido 15448 V1.01 Preparação Por favor leia antes as instruções para utilização (no CD). Nestas instruções são descritos os preparativos necessários para o uso do medidor de exposição e suas

Leia mais

Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42

Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42 Manual do Usuário Nokia Power Keyboard SU-42 Edição 1.0 PT-BR Sobre sua capa para tablet Conheça o novo Nokia Power Keyboard. Com o Nokia Power Keyboard, é possível: protege seu tablet contra impactos

Leia mais

2400 Series Primeiros passos

2400 Series Primeiros passos Conteúdo 2400 Series Primeiros passos Consute o Guia do usuário completo no CD para obter informações mais detalhadas sobre as seguintes tarefas: Configurando a impressora Conhecendo a impressora Colocando

Leia mais

Tecnologias IXUS 210. Ecrã Táctil LCD PureColor II

Tecnologias IXUS 210. Ecrã Táctil LCD PureColor II Tecnologias IXUS 210 Interface Táctil Avançada A IXUS 210 inclui o ecrã táctil IXUS com a interface de utilizador mais avançada até hoje, proporcionando acesso ao menu principal da câmara, bem como ícones

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Inspiron 14. Manual de serviço. 5000 Series. Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001

Inspiron 14. Manual de serviço. 5000 Series. Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001 Inspiron 14 5000 Series Manual de serviço Modelo do computador: Inspiron 5448 Modelo normativo: P49G Tipo normativo: P49G001 Notas, avisos e advertências NOTA: uma NOTA indica informações importantes que

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP

Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP Manual do usuário da impressora Xerox Phaser 6180MFP IMPORTANTE - Evite abrir a impressora.. Há várias peças sensíveis neste equipamento e qualquer dano à integridade física do mesmo não será coberto pela

Leia mais

Introdução. Conheça as peças que compõem a sua camcorder. Parte de baixo. Microfone. Altifalante. Lente. LEDs de iluminação. Flash

Introdução. Conheça as peças que compõem a sua camcorder. Parte de baixo. Microfone. Altifalante. Lente. LEDs de iluminação. Flash Introdução Conheça as peças que compõem a sua camcorder Altifalante Microfone Lente LEDs de iluminação Tampa do compartimento da bateria Flash Gancho da correia Parte de baixo Entrada do tripé Ranhura

Leia mais

Sumário Introdução à câmera 2 Visão geral, recursos do produto 17 Como aproveitar ainda mais a sua câmera 19

Sumário Introdução à câmera 2 Visão geral, recursos do produto 17 Como aproveitar ainda mais a sua câmera 19 Sumário Introdução à câmera 2 Como colocar e carregar a bateria 2 Como usar um cartão MICROSD/SDHC (acessório) 5 Como ligar a câmera 6 Como configurar idioma, data e hora 7 Como fotografar ou gravar um

Leia mais

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011

1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 1 Alteração das imagens do aparelho Kaue 11-08-2011 2 Alteração na capacidade do reservat rio, de 1600ml para 1400ml Kaue 20-09-2011 07/11 719-09-05 775788 REV.2 Vapor Tapete Clean 719-09-05 2 Parabéns

Leia mais

Fechadura Digital. Manual de Instruções YDF40. Português

Fechadura Digital. Manual de Instruções YDF40. Português Fechadura Digital anual de Instruções YDF40 Português ATENÇÃO, LEIA AS INSTRÇÕES ANTES DE TILIZAR O PRODTO. As funções e design deste produto podem ser modificadas sem aviso prévio visando a qualidade

Leia mais

Câmera Digital LT100 Manual do Usuário. Bem-vindo

Câmera Digital LT100 Manual do Usuário. Bem-vindo Câmera Digital LT100 Manual do Usuário Bem-vindo Patentes Esta câmera digital BenQ está coberta pela seguinte patente: Patente TW I321258 Copyright Copyright 2011 por Corporação BenQ. Todos os direitos

Leia mais

Fone de Ouvido com Câmera. (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210.

Fone de Ouvido com Câmera. (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210. Fone de Ouvido com Câmera (HS-1C) Para os telefones celulares Nokia 3100, 6100, e 7210. INFORMAÇÕES LEGAIS Copyright Nokia Corporation 2002-2004. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir, transferir,

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar

Câmera frontal. Liga/Desliga. Voltar MEU AN400 Conector USB Fone de ouvido Receptor Subir/baixar volume Câmera frontal Liga/Desliga LCD Início Menu Voltar Câmera traseira Flash Tampa traseira Viva voz 1 C O N FI GU R A Ç Ã O D O S E U TE

Leia mais

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante

Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Manual do Utilizador Rocker! O seu parceiro para uma vida elegante Conteúdo Prefácio Características Preparação Funcionamento LIGAR e DESLIGAR Como utilizar o seu aparelho auditivo Controlo de volume

Leia mais

Manual do Usuário da Câmera Digital Série C103X/C123X. Bemvindo

Manual do Usuário da Câmera Digital Série C103X/C123X. Bemvindo Manual do Usuário da Câmera Digital Série C103X/C123X Bemvindo Copyright Copyright 2009 por Corporação BenQ. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida,

Leia mais

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867

MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 MANUAL DO PRODUTO APARELHO MULTIFUNÇÕES PARA UNHAS CÓD: 5867 ATENÇÃO Sob nenhuma circunstância abrir ou inspecionar os componentes internos do aparelho. Se for necessária uma inspeção, por favor, contate

Leia mais

Inspiron 3647 Manual do proprietário

Inspiron 3647 Manual do proprietário Inspiron 3647 Manual do proprietário Modelo do computador: Inspiron 3647 Modelo regulamentar: D09S Tipo regulamentar: D09S001 Notas, Avisos e Advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

Seu manual do usuário COMPAQ BD 340I http://pt.yourpdfguides.com/dref/3594988

Seu manual do usuário COMPAQ BD 340I http://pt.yourpdfguides.com/dref/3594988 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD DRIVER DA TELA SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO para Mac Versão 1.0 Modelos aplicáveis PN-L802B/PN-L702B/PN-L602B Conteúdo Introdução...3 Requisitos do sistema...3 Configuração do computador...4

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Manual do usuário. PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4

Manual do usuário. PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4 Manual do usuário PIXPRO SP360 (versão para PC) Ver. 4 Antes de você iniciar Declaração de Conformidade Parte responsável: JK Imaging, Ltd. Morada: JK Imaging, Ltd. 17239 South Main Street, Gardena, CA

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218

MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 MANUAL DE INSTRUÇÕES DEPILADOR ELÉTRICO AT-3218 POR FAVOR, LEIA ESTE MANUAL ATENTAMENTE ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Você acabou de adquirir um produto ETERNY, da mais alta qualidade. Agradecemos a sua

Leia mais

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703

Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Climatizador de Ar Fresh Plus PCL703 Agradecemos sua preferencia por um produto da linha Lenoxx, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

PORTA RETRATO DIGITAL

PORTA RETRATO DIGITAL VC-61 PORTA RETRATO DIGITAL Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. Índice Precauções Pág: 2 Conhecendo o aparelho Pág: 2 Instruções de uso Pág: 3 Modo Foto Pág:

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Modelo TS-242 ESCOVA GIRATÓRIA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

CÂMERA FILMADORA VEICULAR

CÂMERA FILMADORA VEICULAR CÂMERA FILMADORA VEICULAR Foto meramente Ilustrativa MANUAL DE INSTRUÇÕES Introdução: Obrigado por adquirir a Câmera Filmadora Veicular Ekins. Esta é uma poderosa ferramenta capaz de gravar vídeos com

Leia mais

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora

Impressora HP DeskJet 720C Series. Sete passos simples para configurar a sua impressora Impressora HP DeskJet 720C Series Sete passos simples para configurar a sua impressora Parabéns pela aquisição de sua impressora HP DeskJet 720C Series! Aqui está uma lista dos componentes da caixa. Se

Leia mais

Certificado de Garantia. Modelo Controle. Manual Do Usuário. Umidificador Ultrasônico UMV-1200 UMV-1200 Nº

Certificado de Garantia. Modelo Controle. Manual Do Usuário. Umidificador Ultrasônico UMV-1200 UMV-1200 Nº Certificado de Garantia. Modelo Controle UMV-1200 Nº A Planatc garante o equipamento adquirido contra possíveis defeitos de fabricação pelo período de 3 meses, a partir da data da aquisição. - Assistência

Leia mais

Introdução. Nokia N93

Introdução. Nokia N93 Introdução Nokia N93 Conteúdo Inserir o cartão (U)SIM e a bateria... 3 Carregar a bateria... 5 Ligar o aparelho... 5 Telas... 7 Inserir o cartão de memória... 7 Remover o cartão de memória... 8 Modos...

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

CÓD.: 657-2 MANUAL DO USUÁRIO PORTA RETRATO DIGITAL 7"

CÓD.: 657-2 MANUAL DO USUÁRIO PORTA RETRATO DIGITAL 7 CÓD.: 657-2 MANUAL DO USUÁRIO PORTA RETRATO DIGITAL 7" 1. CARACTERÍSTICAS Tela de LCD com 7 polegadas Resolução de 480 x 234 pixels Controle remoto com alcance de até 3m para controle total das funções

Leia mais

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES

Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo TS-243 ESCOVA GIRATÓRIA ARGAN OIL + ION MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES IMPORTANTES As instruções de segurança devem sempre ser seguidas para reduzir riscos. É importante ler com cuidado todas as

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Guia Rápido Monitor CFX-750

Guia Rápido Monitor CFX-750 Guia Rápido TELA EXECUTAR O CFX-750 da Trimble possui tela touch screen, onde todas as funções de trabalho e configurações são realizadas tocando-se a tela do monitor. Os ícones na tela irão alterar conforme

Leia mais

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt

MaxHome. Mini Ferro de Viagem. MaxHome. Sm-110 Bivolt Mini Ferro de Viagem Sm-110 Bivolt ÍNDICE NOTAS: Parabéns por ter adquirido o seu Mini Ferro de Viagem. Características do produto Dicas de Segurança Informações do aparelho Usando o aparelho Cuidados

Leia mais

SOLID CERAMIC HAIR STYLER

SOLID CERAMIC HAIR STYLER SOLID CERAMIC HAIR STYLER Straigth & Curls HS 3830 PORTUGUÊS A C E A B D F 2 SEGURANÇA Durante a colocação em funcionamento do aparelho, por favor, respeite as seguintes indicações: 7 Este aparelho destina-se

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES Torquímetro Digital

MANUAL DE INSTRUÇÕES Torquímetro Digital MANUAL DE INSTRUÇÕES Torquímetro Digital 44502/301 Antes da utilização, leia atentamente as instruções das páginas 18 e 19. Versão: DEZEMBRO/2012 Este manual irá ajudá-lo a utilizar todas as funções presentes

Leia mais

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança

Informações importantes sobre o produto. Informações de segu rança Informações importantes sobre o produto DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS Este produto contém bateria de alimentação integrada(não removível pelo usuário)que só deve ser substituída por profissionais qualificados.

Leia mais

Blu Aria Manual do Usuário

Blu Aria Manual do Usuário Blu Aria Manual do Usuário -1- -2- Conteúdo Iniciando... 4 1.1 Instalação do Chip (cartão SIM) e da Bateria... 4 1.2 Recarga da Bateria... 4 1.3 Conexão à Rede... 5 Tipo de Entrada... 5 1.4 Para Mudar

Leia mais

Mini Dome CT831D/CT-832D

Mini Dome CT831D/CT-832D Mini Dome CT831D/ Manual de Referência e Instalação 1 Introdução Obrigado por adquirir nosso produto. Este documento apresenta as operações da Câmera CT- 831D e. Mantenha-se atualizado visitando nosso

Leia mais

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra.

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra. ÍNDICE 1. Introdução 3. Instruções de segurança 4. Características do produto 5. Instruções de utilização 6. Manutenção 8. Informação de eliminação de pilhas e produto 9. Declaração de conformidade 1.

Leia mais

HP Photosmart M627. Câmera Digital. Guia do Usuário

HP Photosmart M627. Câmera Digital. Guia do Usuário HP Photosmart M627 Câmera Digital Guia do Usuário Informações e avisos legais Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a modificações sem aviso

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Condições de Instalação e Uso

Condições de Instalação e Uso [M06 11102011] 1 INSTRUÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA É muito importante que você leia atentamente todas as instruções antes de utilizar o produto, pois elas garantirão sua segurança. Condições de Instalação

Leia mais

Epson SureColor F6070 Manual de instalação

Epson SureColor F6070 Manual de instalação Epson SureColor F6070 Manual de instalação 2 Remoção da embalagem e montagem da impressora Leia todas estas instruções antes de usar a sua impressora. Também siga todos os alertas e instruções indicados

Leia mais

Altímetro Portátil com Barômetro e Bússola MODELO: RA123 MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE POR

Altímetro Portátil com Barômetro e Bússola MODELO: RA123 MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE POR Altímetro Portátil com Barômetro e Bússola ÍNDICE MODELO: RA123 MANUAL DO USUÁRIO Introdução...2 Botões de controle... 2 LCD...3 Introdução...3 Ativação do dispositivo (apenas primeiro uso)...3 Introdução...4

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE

Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE Manual de Instruções 98310 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO 98315 BALANÇA DE CARGA DE REFRIGERANTE SEM FIO COM SOLENOIDE INSTRUÇÕES OPERACIONAIS BALANÇA SEM FIO DE CARGA DE REFRIGERANTE BALANÇA

Leia mais

Manual do Usuário Nokia Luna com carregamento sem-fio (BH-220)

Manual do Usuário Nokia Luna com carregamento sem-fio (BH-220) Manual do Usuário Nokia Luna com carregamento sem-fio (BH-220) Edição 1.0 2 Introdução Sobre o fone de ouvido Com o Fone de Ouvido Bluetooth Nokia Luna, você poderá controlar chamadas viva- -voz mesmo

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40

Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 Guia de Usuário Teclado sensível ao toque TM40 1 Índice Página Principal... 1 Menu... 3 Modo Anunciador... 9 Slide Show... 9 Planta Baixa... 9 Status... 9 Zona... 9 Info... 9 Menu.... 3 Funções de Segurança...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Modelo TS-558 PRANCHA ALISADORA Para prevenir ferimentos ou danos, antes de usar o aparelho leia e siga atentamente a todas as instruções contidas neste manual. MANUAL DE INSTRUÇÕES PRECAUÇÕES As instruções

Leia mais

Bicicletas Elétricas MANUAL KIT ELÉTRICO

Bicicletas Elétricas MANUAL KIT ELÉTRICO MANUAL KIT ELÉTRICO Seu KIT de conversão parcial é composto por: - Módulo Controlador Eletrônico - Suporte de Bateria - Bateria de Lítio - Painel Indicador - Acelerador - Motor da roda dianteiro 250w de

Leia mais

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso

FineNess Cachos PRO. Manual de Uso Manual de Uso IMPORTANTE, POR FAVOR, LEIA ESTAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES ANTES DE USAR O DUTO Antes de começar a utilizar o novo Fineness Cachos, por favor, leia atentamente as instruções. 1. Certifique-se

Leia mais

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha GME-100C Olho Mágico Digital com campainha Manual de Instruções Antes de tentar conectar ou operar este produto, por favor, leia atentamente estas instruções. Índice 1. Apresentação do Produto 1.1 Embalagem

Leia mais

Robô de piso programável adequado para crianças. Recarregável Robusto Fácil de usar GUIA DO USUÁRIO

Robô de piso programável adequado para crianças. Recarregável Robusto Fácil de usar GUIA DO USUÁRIO Robô de piso programável adequado para crianças Recarregável Robusto Fácil de usar GUIA DO USUÁRIO O Bee Bot é um premiado robô de piso programável e com layout simples, adequado para crianças e ponto

Leia mais

*Foto Ilustrativa. Cód. : 691-5 MANUAL DO USUÁRIO TABLET 7 DUAL CORE DZ-6915

*Foto Ilustrativa. Cód. : 691-5 MANUAL DO USUÁRIO TABLET 7 DUAL CORE DZ-6915 *Foto Ilustrativa. Cód. : 691-5 MANUAL DO USUÁRIO TABLET 7 DUAL CORE DZ-6915 ÍNDICE 1 - Conteúdo da embalagem 3 2 - Especificações Técnicas 3 3 - Características 3 4 - Conhecendo o Produto 4 5 - Carregamento

Leia mais

Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD

Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD Modelo: SY-1246 Obrigado por ter adquirido o seu novo alto-falante Boxbeat SY-1246. Por favor, leia estas instruções para fazer o máximo cuidado. Guarde estas instruções

Leia mais

Câmera digital HP Photosmart M407 com HP Instant Share. Manual do Usuário

Câmera digital HP Photosmart M407 com HP Instant Share. Manual do Usuário Câmera digital HP Photosmart M407 com HP Instant Share Manual do Usuário Avisos legais Copyright 2004 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações

Leia mais

Sky Rider 22. Helicóptero com Radiocontrole. Manual do Usuário CÓD. 6406 GARANTIA. Candide Indústria e Comércio Ltda.

Sky Rider 22. Helicóptero com Radiocontrole. Manual do Usuário CÓD. 6406 GARANTIA. Candide Indústria e Comércio Ltda. GARANTIA A Candide Indústria e Comércio Ltda. garante este produto pelo período de 90 dias, contados a partir da data de emissão da nota fiscal de compra, desde que o mesmo tenha sido instalado e manuseado

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro...

Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro... Conteúdo Iniciando... 2 Informações de segurança... 2 Configurações de seu produto... 3 O produto... 4 Instalando o produto em seu carro... 5 Operações básicas de seu produto... 8 Além de um simples GPS...

Leia mais

HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0.

HD 100. P Cobertor elétrico Instruções de utilização. BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com. 06.0. HD 100 P 06.0.43510 Hohenstein P Cobertor elétrico Instruções de utilização BEURER GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com Conteúdo 1. Volume de fornecimento... 3 1.1 Descrição do aparelho...

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.

Leia mais

HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO

HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO HP PRO WEBCAM GUIA DO USUÁRIO v1.0.br Part number: 575739-001 Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

NOTA IMPORTANTE Claro cliente, muito obrigado por ter escolhido a balança eletrônica UMA, da Casa Bugatti. Como a maioria dos eletrodomésticos, esta balança deve ser usada com cuidado e atenção para prevenir

Leia mais

PO INSTRUÇÕES 2758(CS1484)_PO 73 04.4.28, 2:06 PM

PO INSTRUÇÕES 2758(CS1484)_PO 73 04.4.28, 2:06 PM PO INSTRUÇÕES 73 ADVERTÊNCIA ÍNDICE 74 75 Leia este manual cuidadosamente antes de usar a sua câmera. Indica circunstâncias em que o manuseio errado resultante do desconhecimento deste símbolo poderá causar

Leia mais

110228-002. MICROFLASH 2Te. Guia do usuário

110228-002. MICROFLASH 2Te. Guia do usuário 110228-002 Guia do usuário Impressora microflash 2te: visão superior... 1 Utilização da bateria: orientações gerais... 2 Carregamento da bateria... 2 Determinação da condição da bateria... 2 Instalação

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO. Teste de Cloro Total e Livre Pendência Patente. Modelo CL500

GUIA DO USUÁRIO. Teste de Cloro Total e Livre Pendência Patente. Modelo CL500 GUIA DO USUÁRIO Teste de Cloro Total e Livre Pendência Patente Modelo CL500 Introdução Parabéns pela sua compra do teste de cloro CL500. O CL500 é um dos primeiros dispositivos revolucionários deste tipo

Leia mais

Lync Acessando o Lync Web App

Lync Acessando o Lync Web App Lync Acessando o Lync Web App Saiba como ingressar em uma reunião, quais são os recursos disponíveis, as configurações e conheça o layout do Lync Web App. Sumário Lync Web App... 1 Ingressar em uma Reunião

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200. Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809

MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200. Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809 MANUAL DE INSTRUÇÕES BANHO SECO DIGITAL MODELOS D1100 E D1200 Representante: Ciencor Scientific Ltda www.ciencor.com.br Fone: (11) 3673-7809 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES 1 ESPECIFICAÇÕES GERAIS : Faixa de temperatura

Leia mais

CAIXA DE SOM 6 EM 1 MANUAL DO USUÁRIO

CAIXA DE SOM 6 EM 1 MANUAL DO USUÁRIO CAIXA DE SOM 6 EM 1 MANUAL DO USUÁRIO Introdução Obrigado por adquirir a Caixa de Som 6 em 1 - Ekins. Esta é uma ferramenta poderosa com diversas funções para deixar seu dia-a-dia ainda mais divertido.

Leia mais

16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira

16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira 16/24 Portas Comutador de Ethernet Rápida montável em Computador de Secretária & Prateleira Manual de Utilizador Certificação Declaração FCC Este equipamento foi testado e comprovado estar em conformidade

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO

MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO MANUAL DE OPERAÇÃO MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA LAVA RÁPIDO 1 1. AVISOS Leia este manual cuidadosamente antes de instalar e operar o equipamento. A operação da máquina deve estar de acordo com as instruções

Leia mais

Para a consulta atualizada deste manual, acesse o site www.nardelli.com.br/downloads

Para a consulta atualizada deste manual, acesse o site www.nardelli.com.br/downloads 1 Parabéns Obrigado por adquirir uma coifa de ilha Fogatti, esperamos que este produto satisfaça a sua necessidade. Por favor, leia todas as instruções atentamente para obter os melhores resultados da

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P

Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P Manual do Usuário ICCTAB 705B/W/P 1. Introdução ao Tablet PC 1.1 Diagrama geral do Tablet PC Diagrama Frontal: Figura 1-1. Diagrama Lateral: Figura 1-2 Diagrama Traseiro: Figura 1-3 1.2 Tablet PC - Uso

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância.

A unidade Energise inclui a tecnologia sem fios SimplyWorks, permitindo a ativação de aparelhos até 10 metros de distância. Instruções Descrição do Produto Um regulador de funcionalidades de alimentação elétrica que permite que os utilizadores possam controlar até dois aparelhos elétricos com manípulos com ou sem fio. A unidade

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201

MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 MANUAL DO USUÁRIO PIPOQUEIRA CADENCE POP201 Obrigado por adquirir a Pipoqueira Cadence POP201, um produto de alta tecnologia, seguro e eficiente. É muito importante ler atentamente este manual de instruções,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL MANUAL DE INSTRUÇÕES TABLET TAB TV DUAL Termos de Garantia Este produto é garantido contra defeitos de fabricação. Os casos abaixo não estãocobertos pela garantia:. Vazamento ou oxidação das pilhas/bateria..

Leia mais

Como Iniciar. Nokia N76

Como Iniciar. Nokia N76 Como Iniciar Nokia N76 Nokia N76 Introdução Teclas e componentes (frente e parte interna) Neste manual denominado Nokia N76. 1 Tecla externa direita 2 Tecla central 3 Tecla externa esquerda 4 Câmera secundária

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150

MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 MANUAL DE INSTRUÇÕES DA TRENA DIGITAL A LASER MODELO TN-1150 Leia atentamente as instruções contidas neste manual antes de iniciar o uso do aparelho ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. REGRAS DE SEGURANÇA...

Leia mais

Guia de Instalação do Powerline 500 Nano PassThru (2-pack) XAVB5602

Guia de Instalação do Powerline 500 Nano PassThru (2-pack) XAVB5602 Guia de Instalação do Powerline 500 Nano PassThru (2-pack) XAVB5602 2012 NETGEAR, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada

Leia mais

Smartphone X GOLD - X GRAY

Smartphone X GOLD - X GRAY www.qbex.com.br MANUAL DO PRODUTO QBEX SUPORTE 3003.2900 0800 722 9029 CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS DEMAIS REGIÕES HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 8 ÀS 17 HORAS(EXCETO FERIADOS).

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HP

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HP GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HP Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos. AMD

Leia mais

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA

ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA CAPÍTULO VINTE TRÊS ENERGIA DA BATERIA & GERENCIAMENTO DA ENERGIA Neste capítulo, você aprenderá os fundamentos do gerenciamento de energia e como usá-los para adquirir uma vida média da bateria mais longa.

Leia mais

Guia de instalação. Cabo de eletricidade. Guia do alimentador traseiro

Guia de instalação. Cabo de eletricidade. Guia do alimentador traseiro EPSON Stylus Pro 3880 Guia de instalação Por favor, leia as instruções antes de utilizar o produto. Desembale a impressora 1 Certifique-se de que tem todos estes itens: Impressora Cabo de eletricidade

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Guia de instalação e do usuário do carregador Série MZ

Guia de instalação e do usuário do carregador Série MZ Guia de instalação e do usuário do carregador Série MZ Informações de segurança importantes sobre a bateria e o carregador Mantenha este guia sempre à mão. Ele contém importantes informações de segurança

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

Blackbox B890 LTE Guia de Referência Rápida

Blackbox B890 LTE Guia de Referência Rápida Blackbox B890 LTE Guia de Referência Rápida HUAWEI TECHNOLOGIES CO., LTD. Todas as imagens deste manual são meramente ilustrativas. Para detalhes sobre modelos específicos, contate seu provedor de serviços.

Leia mais

KIT 6 em 1. (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES

KIT 6 em 1. (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES KIT 6 em 1 (Aparadores de Pêlos) Modelo: RD1000 MANUAL DE INSTRUÇÕES Leia atentamente este Manual, antes de usar seu KIT 6 EM 1. Guarde-o em local seguro, para futuras consultas. WWW.LIZZ.COM.BR SAC: (11)

Leia mais

Manual de instruções. Vídeo-boroscópio com câmera de inspeção. Modelo BR80

Manual de instruções. Vídeo-boroscópio com câmera de inspeção. Modelo BR80 Manual de instruções Vídeo-boroscópio com câmera de inspeção Modelo BR80 Introdução Parabéns pela aquisição deste vídeo-boroscópio Extech BR80. Este instrumento foi concebido para utilização como aparelho

Leia mais