Igr~a. Luteral1a. da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ano XXVIII - N' 3 e -l

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Igr~a. Luteral1a. da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ano XXVIII - N' 3 e -l - 1907"

Transcrição

1 Igr~a Luteral1a REVISTA TEOLôGICA da Igreja Evangélica Luterana do Brasil Ano XXVIII - N' 3 e -l

2 I Retiatores~ ANO J T REVISTA TEOLóGICA ela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (trimestral) Alttorizada a circular por despacho do D, I. p. - Froc XXVIII Pror. Dr~ H~ Rottrnall..ll ProÍ. j!/íário :L~Rehieldt A Editôra: Casa Publica-dora Concórdia S.A.. Tiragen'1: 350 PôRTO ALEGRE 1967 leses DE FREI CONTRA O COMÉRCIO DAS INDULGÊNCIAS 31 DE OUTUBRO DE 1517 Tr, e ael, por R. H ASSE Movido amor e pelo empenho ern prol do esclarecimento 0.0 verdade discutir,se,á em Wittemberg, sob a presidência do rev. padre Martjnho o que segue. que não puderam estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 1" TESE Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos, etc., certamente quer que tôdo a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento. 2" TESE E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo,se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes. 3" TESE Todavia nôo quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando nôo produz tôda sorte de mortificações da carne. 4') TESE Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeirg penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vidg eterna.

3 152 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero 5" TESE o papa não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acôrdo com os cânones, que são estatutos papais. 6" TESE o papa não pode perdoar dívida senão declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada. 7"- TESE Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário. 8') TESE Canones poenitentiales, que são as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas são impostas aos vivos, e, de acôrdo com as mesmas ordenanças, não dizem respeito aos moribundos. 9"- TESE Eis porque o Espírito Santo nos faz bem mediante o papa, excluindo êste de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema. 10') TESE Procedem desajuizadamente e maios sacerdotes que reservam e impõem aos moribundos poenitentias canonicas ou penitências para o purgatório a fim de ali serem cumpridas. 11" TESE Êste )010, que é o de se transformar a penitência e satisfação, previstas pelos cânones ou estatutos, em penitência ou penas do purgatório, foi semeado quando os bispos se achavam dormindo. 12') TESE Outrora canonicae poenae, ou sejam penitência e satisfação por pecados cometidos eram impostos, não depois, mas antes da absolvição, com a finalidade de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar. 13"- TESE Os moribundos tudo satisfazem com a sua morte e estão mortos para o direito canônico, sendo, portanto, dispensados, com justiça, de sua imposição.

4 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero ') TESE Piedade ou amor imperfeitos da parte daquele que se acha as portas da morte necessàriamente resultam em grande temor; 10 qo, quanto menor o amor, tanto maior o temor. 15" TESE Êste temor e espanto em si tão só, sem falar de outras cousas, bastam para causar o tormento e o horror do purgatório, pois que se avizinham da angústia do desespêro. 16" TESE Inferno, purgatório e céu parecem ser tão diferentes quanto o sao um do outro o desespêro completo, incompleto ou quase desespêra e certeza. 17') TESE Parece que assim como no purgatório diminuem a angústia e o espanto das almas, nelas também deve crescer e aumentar o amor. 18' TESE Bem assim parece não ter sido provado, nem por boas razões e nem pela Escritura, que as almas no purgatório se encontram fora da possibilidade do mérito ou do crescimento no amor. 19" TESE Ainda parece não ter sido provado que tôdas as almas do purgatório tenham certeza de sua salvação e não receiem por e10:, não obstante nós termos absoluta certeza disto. 20" TESE Por isso o papa não quer dizer e nem compreende com as palavras "perdão plenário de tôdas as penas" que todo o tormento é perdoado, mas apenas as penas por êle impostas. 21') TESE Eis por que erram os apregoadores de indulgências ao afirmarem ser o homem perdoado de tôdas as penas e salvo mediante a indulgência do papa, 22" TESE Com efeito, o papa nenhuma pena dispensa às almas no purgatório das que segundo os cânones da Igreja deviam ter expiado e pago na presente vida,

5 154 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero 23" TESE Verdade é que se houver qualquer perdão plenário das penas, êste apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos. 24' TESE Assim sendo, a maioria do povo sas promessas do indistinto perdão, gelo com as penas pagas. 25,' TESE é ludibriada com as pompoo homem sin- Exatamente o mesmo poder geral, que o papo tem sôbre o purgatório, qualquer bispo e cura dalmas o tem no seu bispado e na suo poroqma,,. quer de - mo d o especlo. 1 e qu.er po.ro. com os seus em particular. 26" TESE O papo iaz muito bem em não conceder às o.lmo.s o perdão em virtude do poder dos chaves (00 qual não possui), mas pe10 ajudo ou em iorma de intercessão. 27" TESE Pregam iutilidades humanos quo.ntos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a olmo se vai do purgatório. 28" TESE Certo é que no momento em que a moeda soa no caixa vem o lucro, e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; o ajuda porém, ou a intercessão da IgTeja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus. 29" TESE E quem sobe, se tôdos as almas do purgatório querem ser libertadas, quando há quem diga o que sucedeu com Santo Severino e Pascoa!. Ninguém tem pesar verdadeiros; çado pleno perdão 30' TESE certeza da suficiência do seu arrependimento e muito menos certeza pode ter de haver alcandos seus pecados. 31" TESE Tão raro como existe alguém que possui arrependimento e pesar verdadeiros, tão raro também é aquêle que verdadeiramente alcança indulgência, sendo bem poucos os que se encontram.

6 As 95 Teses de Frei Martinho 32" TESE Lutero 155, Irão para o diabo juntamente com os seus mestres aquêles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência. 33" TESE Há que acautelar-se muito e ter cuidado daqueles que dizem: A indulgência do papa é a mais sublime e mais preciosa graça ou dádiva de Deus, qual o homem é reconciliado com Deus. 34" TESE Tanto assim que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens. 35' L TESE Ensinam de maneira ímpia quantos alegam que aquêles que querem livrar almas do purgatório ou adquirir breves de confissão não necessitam de arrependimento e pesar. 36" TESE Todo e qualquer cristão que se arrepc,nc:ie verdadeiramente d03 seus pecados, sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão êsse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgência, 37' TESE Todo e qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, dádiva de Deus, mesmo sem breve de indulgência, 38" TESE Entretanto se não deve desprezar o perdão e a distribuição por parte do papa, Pois, conforme declarei, O seu perdão constitui uma declaração do perdão divino. 39" TESE É extremomente difícil mesmo para os mais dou tos ~ólogos, exaltar diante do povo 00 mesmo tempo o grande riqueza do indulgência e 00 contrário o verdadeiro arrependimento e pesar. 40~ TESE o verdadeiro arrependimento e pesar buscam e ornam o castigo; mos o profusão do indulgência livro dos penas e foz com que se os aborreço, pelo menos quando há oportunidade paro isso.

7 156 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero 41" TESE É necessário preg-ar cautelosamente sôbre a indulg-ência papal para que o homem sing-elo não julg-ue errôneamente ser a indulgência preferível às demais obras de caridade ou melhor do que elas. 42" TESE Deve-se ensinar aos cristãos, não ser pensamento e opinião do papa que a aquisição de indulgência de alg-uma maneira possa ser comparada com qualquer obra de caridade, 43',\ TESE Deve-se ensinar aos cristãos proceder melhor quem dá aos pobres ou empresta aos necessitados do que os que compram indulg-ências, 44" TESE É que pela obra de caridade cresce o amor ao proxlmo e (; homem torna-se mais piedoso; pelas indulgências, porém, não se torna melhor senão mais seguro e livre da pena, 45' TESE Deve-se ensinar aos cristãos que aquêle que vê seu próxlm8 padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com indulgências, não adquire indulgências do papa, mas provoca a ira de Deus. 46" TESE Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem fartura, fiquem com o necessário poro a coso e de maneiro nenhuma o esbanjem com indulg-ências. 47" TESE Deve-se ensinar aos cristãos, ser a compra de indulgências livre e não ordenada. 48" TESE Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa precisa conceder mais indulgências, mais necessita de uma oração fervorosa do que de dinheiro. 49'1 TESE D~ve-se ensinar aos cristãos, serem muito boas as indulgências do papá enquanto o homem não confiar nelas; mos muito prejudiciais quando, em conseqüência delas, se perde o temor de Deus. 50" TESE Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa tivesse conhecimento da traficância dos apregoadores de indulgências, preferiria ver a catedral de São Pedro ser reduzida a cinzas a ser edificada com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.

8 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero " TESE Deve-se ensinar oos cristãos que o papa, por dever seu, preferiria distribuir o seu dinheiro aos que em gerol são despojodos do dinheiro pelos apregoadores de indulgência, vendendo, se necessário fôsse, a própria catedral de São Pedro. 52') TESE Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor. 53" TESE São inimigos de Cristo e do papa quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a Palavra de Deus nas demais igrejas. 54" TESE Esperar ser salvo mediante breves de indulgência é vaidade e mentira, mesmo se o comissário de indulgências, mesmo se o próprio papa oferecesse sua alma corno garantia. 55') TESE A intenção do papa não pode ser outra do que celebrar a indulgência, que é a causa menor, com um sino, uma pompa e uma cerimônia, enquanto o Evangelho, que é o essencial, importa ser anunciado mediante cem sinos, centenas de pompas e solenidades. 56"" TESE Os tesouros da Igreja, dos quais o papa tira e distribui as indulgências, não são bastante mencionados e nem suficientemente conhecidos na Igreja de Cristo. 57«( TESE Que não são bens temporais, é evidente, porquanto muitos pregadores a êstes não distribuem com facilidade, antes os ajuntam. 58? TESE Tão pouco são os merecimentos de Cristo e dos santos, porquanto êstes sempre são eficientes e, independentemente do papa, operam salvação do homem interior e a cruz, a morte e o inferno para o homem exterior. 59') TESE São Lourenço aos pobres chamava tesouros da Igreja, mas no sentido em que a palavra era usada na suo época.

9 158 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero Afirmomos com boo éstes tesouros são as chaves Ija to de Cristo. 60" TESE sem temeridode ou leviondode, Que o elo dados mereclmen- Evidente é qu.e paro err1 detei1tlinados casos o 61" TESE de -penos e paro G absolvição elo Loccr por si só basta o verdadeiro tesoujc (--.:, e do graça de Deus. c so:nüsslmc f-jri,..ev TESE Éste tesouro, é muito faz con-l que os prirr12iros sejam os Últimos. 64' TESE Enquanto isso () tesouro dos é sôbiarüente o meus apreciado! porquanto fez corri. que os Últimos selom os 65' TESE Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram os rêdes com que se apanhavem os ricos e obastados. 66" TESE Os tesouros das indulq-ências, - -porém, são as rêdes com que hoje se apanhem as riquezas dos homens. 67'" TESE As indulgências epregoodas pelos seus vendedores como o mais sublime graça decerto assim são considerados porque lhes trazem grandes Droventos. 68" TESE Nem por isso semelhante indulgência não deixa de ser a mms ínfima graça comparado: com o: graça de Deus e a piedade da cruz_ 69" TESE Os bispos e os sacerdotes são obrigados a receber os comissários das indulgências apostólicas com tócia a reverência.

10 As 95 Teses àe Frei Martinho Lutero " TESE Entretanto têm muito maior d.ever de conservar abertos olhos e ouvidos, poro que êstes comissários, em vez de cumprirem os ordens recebidas do papo, não preguem os seus próprios sonhos. 71" TESE Aquêle, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e orrogantes dos apregoo:dores de indulgências, seja abençoado. 72" TESE Quem levanta a sua voz contra a verdade das indulgências papms é excomungodo e moldito. 73" TESE Da mesma maneira em que o papa usa de justiça ao fulminar com a excomunhão aos que em prejuízo do comércio de indulgências procedem astuciosamente. 74" TESE Muito mais deseja atingir com o desfavor e a excomunhão àqueles que, sob o pretexto de indulgência, prejudiquem a sonta caridade e a verdade pela sua maneira de agir. 75" TESE Considerar as indulgências do papo tão poderosas, a ponto de poderem absolver alguém dos pecados, mesmo que (cousa impossível) tivesse desonrado a mõe de Deus, significa ser demente. 76" TESE Bem ao contrário, afirmamos que a indulgência do papo nem mesmo o menor pecado venial pode anular no que diz respeito à culpa que constitui. 77" TESE Dizer que mesmo S. Pedro, se agora fôsse papa, não poderia dispensar maior indulgência, significa blasfemar S. Pedro e o papo. 78" TESE Em contrário, dizemos que o atual papa, e todos os que o sucederam, é detentor de muito maior indulgência, isto é, o Evangelho, as virtudes, o dom de curar, e1o., de acôrdo com o que diz I Coríntios 12.

11 160 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero 79" TESE Afirmar ter a cruz de indulgências adornada com as armas do papa e colocada na igreja tanto valor como a própria cruz de Cristo, é blasfêmia. 80" TESE Os bispos, padres e teólogos que consentem em semelhante linguagem diante do povo, terão de prestar contas dês te procedimento. 81" TESE Semelhante pregação, a enaltecer atrevida e insolentemente a indulgência, faz com que mesmo a homens doutos é difícil proteger a devida reverência ao papa contra a maledicência e as fortes objeções dos leigos. 82" TESE Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma só vez tôdas as almas do purgatório, movido por santíssima caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para a construção da catedral de S. Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante insignificante? 83" TESE Outrossim: Por que continuam as exéquias e missas de ano em sufrágio das almas dos defuntos e não se devolve o dinheiro recebido para o mesmo fim ou não se permite os doadores busquem de nôvo os benefícios ou prebendas oferecidos em favor dos morios, visto ser injusto continuar a rezar pelos já resgatados? 84" TESE Ainda: Que nova piedade de Deus e do papa é esta, que permite a um ímpio e inimigo resgatar uma alma piedosa e agradável a Deus por amor ao dinheiro e não resgatar esta mesma alma piedosa e querida de sua grande necessidade por livre amor e sem paga? 85') TESE Ainda: Por que os cânones de penitência, que, de fato, faz muito caducaram e morreram pelo desuso, tornam a ser resgatados mediante dinheiro em forma de indulgência como se continuassem bem vivos e em vigor? 86~ TESE Ainda: Por que o papa, cujo fortuna hoje é mais principesca do que a de qualquer Credo, não prefere edificar a catedral de S. Pedra de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de fiéis pobres?

12 As 95 Teses de Frei Martinho Lutero " TESE Ainda: Que ou que parte concede o papa do dinheiro proveniente de indulgências aos que pela penitência completa assiste o direito à indulgência plenária? 88') TESE Afinal: Que maior bem poderia receber a Igreja, se o papa, como já o faz, cem vêzes ao dia, concedesse a cada fiel semelhante dispensa e participação da indulgência a título gratuito? 89') TESE Visto o papa visar mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que revoga os breves de indulgência outrora por êle concedidos, aos quais atribuía as mesmas virtudes? 90" TESE Refutar êstes argumentos sagazes dos leigos pelo uso da fôrça e não mediante argumentos da lógica, significa entregar a Igreja e o papa à zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos. 91" TESE Se a indulgência fôsse apregoada segundo o espírito e sentido do papa, aquêles receios seriam fàcilmente desfeitos, nem mesmo teriam surgido. 92" TESE Fora, pois, com todos êstes profetas que dizem ao povo de Cristo: Pazl Paz! e não há paz. 93" TESE Abençoados sejam, porém, todos os profetas que dizem à grei de Cristo: Cruz! Cruz I e não há cruz. 94') TESE Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno; 95" TESE E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.

13 162 Luthers Vermachtnis an die Christenheit Luthers Vermachtnis Christenheit an die D. Hermann Sasse In den ersten Morgenstunden des 18. Februar 1546, in einer kaiten vvinternacht, schloss Martin Luther in Eisleben die Augen für immer. «Ostern werde ich nicht mehr Iebem>, hatte er an seinem 63. Gebnrtstag gesagt. Mlt Sorge um sein Leben sahen die Seinen ihn Ende Januar die letzte Reise seines Lebens antreten, die ihn in Begleitung seiner Sohne mit Justus Jonas in die Stadt seiner Geburt führte, wo er einen Bruderzwist zvvischen deu Grafen von MansfeId beiiegen sollte. Die Briefe, die e1' von diesel' Reise seine1' «gnadigen lieben Hausfrauen;) schrieb, gehoren zu den menschlich e1'g1'eifendsten Zeugnissen seines mannlich-starken und zugleich kindlichzarten Glaubens: «Ich so1'ge, wo du nicht aufhorst zu so1'gen, es mocht uns zuietzt die E1'den verschlingen und ane EIement verfolgen. Lernest du also den Catechismus und GIauben? Bete du und Iasse Gott sorgen, dir ist nichts befohlen, für mich oder dich zu sorgen. Es heisst: 'vvirf dein AnIiegen auf den Herrn, der sorget für dich', Ps. 55 und viel mehr Orten.» So schrieb er am 10. FebrU8Y. Vier Tage darauf hielt er seine letzte Predigt. Am 16. und 17. wurden dig Vertrage zwischen den Gmfen unterzeichnet und damit das Friedenswerk vollendet. An den Verhandlungen des Ietzten 'rages nahm Luther personlich nicht mehr teil, sondern blieb in seiner Stube. Gegen Abend setzten BrustbekIemmungen ein, die sich in Abstanden wiederholten und verschlim.merten. AIs er gegen 10 Uhr abends, nachdem er sich erholt hatte, in sein SchlafkammerIein ging, verabschiedete er sich von seinen Hausgenossen mit den Worten: «Betet für unsern Herrn Gott und sein Evangelium, dass es ihm wohl gehe; denn das Konzilium zu Trient und der Ieidige Papst zürnen hart mit ihm.>' Gegen 1 Uhr nachts weckte ihn die Atemnot, und er erhob sich: «Ach, Herr Gott, wie ist mil' so wehe; ach lieber Doktor Jonas, ich achte, ich werde hier bleiben.» Er kannte noch in die Stube gehen, und dort begann sein letztes Stündlein. ln Gegenwart seiner Sohne, seiner Freunde und der eilig herbeigerufenen Ârzte sprach er in den Pausen des 'rodeskampfes seine letzten Gebete, sagte sich Bibelworte wie Joh. 3,16 und Psalm 68,21 vor und antwortete anf die Frage van Justus Jonas: «Reverende pater, wollt lhr auf Christum und die Lehre, wie lhr gepredigt, bestandig bleiben??> mit einem vernehmbaren «Ja». Dann ging seine SeeIe in den Frieden Gottes ein. ln Eisleben aber, in den Dorfern und Stadten, durch die sein Leichnanr getragen wurde, und vor anem in vvittenberg bei der Beisetzung in der SehIosskirche und bei der Trauerfeier der Universitat kam eine Trauer zum Ausdruck. die mehr war ais die Trauer eines VoIkes um einen seiner grossen Manner. War doch der Mann, der damals starb, wahrend der Papst in Trient das Konzil zur «Ausrottung der Haresie», d. h. zur Vernichtung der Iutherischen Reformation, halten liess und der Kaiser sich mit den vvaffen eines WeItreichs zum Kriege gegen die evangelische Reichsstande rüstete, mehr ais ein grosser Deutscher. Er war mehr ais der treue vvachter über der Seele seines VoI-

14 Luthers Vermachtnis an die Christenheit 163 kes, ein Mann, von dem man den Eindruck hat, dass er durch sein gewaltig'és Beten die Katastrophe noch abgewendet hatte, die seit vieien Jahren über Deutschland schwebte. Er war ais der Wiederentdecker des Evangeliums vou der Gnade Gottes der Reformator der KiI'che, und nicht nui' der Kirche eines Landes, sondern der ganzen, der einen Kirche Gottes auf Erden. Nur der hat Luther verstanden, der ihn so versteht ais den Reformator der ganzen Kirche. Nur der vermag das Vermachtnis zu begreifen, das er hinteriassen hat, der weiss, dass dies Vermachtnis der ganzen Christenheit auf Erden gilt. Denn wenn Luther wirklich, wic er meinte und wie die evangelische Kirche giaubt, mit seiner Entdeckung der seligmachenden vvahrheit von der Rechtfertigung des Sünders allein durch den Glauben nichts anderes getan ais das heilige Evangelium wieder ans Licht gebracht hat, dann hat ja seine Entdeckung eine so universaie Bedeutung wie das Evangelium selbst. Er hat diese seine Botschaft noch eininal ausgesprochen in den Ietzten Zeilen, die wir von seiner Hand besitzen, auf einem ZetteI vom 16. Februar, den man nach seinem Tode fand. Diese seine letzte Aufzeichnung, in Iateinischer Sprache geschrieben, red8t von der unergründlichen Tief'l der BibeI:,(Den Vergil in seinen Bucolica und Georgica karm niemand verstehen, e1' sei denn fünf Jahre Hirte oder Ackerma"n gewesen. Cicero in seinen Briefen versteht niemand, er habe sich denn zwanzig Jahre in einem bedeutenden Staatswesen betatigt. Die heilige Schl'ift meíl"e niemand genügend gekostet zu haben, er habe denn hundert Jahre mit den Propheten Gemeinden regie1't.,' Die Aufzeichnung schliesst mit dem Satz: '1\"1ir sind Bettler: das ist w"hr.» Dabei sind die \Vortc «Wir sind Bettlen dadu!'ch hervol'gehbben, dass sie in deutscher Sprache geschrieben sind. Es ist, ais ob Luther damit noch einmal der ]\'1itwelt und der Nachwelt, der Christenheit aller Zeiten, d:ls Letzte habe sagen \vollen, was er zu sagen hatte. «Wir sind BettIer: das ist wahr!» Das ist die Gnmdmelodic, die durch sein ganzes Leben, Lehren und vvirken hindurchklingt. Machtvoll erklingt sie bereits in den ersten Worten seiner Romerbriefvorlesung von 1513, wo er es ais den Sinn dieses Briefes bezeichnet, «zu zerstoren, auszurotten und zu vernichten alle Weisheit und Gerechtigkeit des Fleisches, dafür aber festzustellen und grosszumachen die Sünde", Sie klingt durch die Lieder der Reformation: «Es ist doch unser Tun umsonst auch in dem besten Leben», «Mit unserer Macht ist nichts getan». Sie durchhallt alle Werke des Rc formators bis zu den Ietzten grossen Kampfschriften, in denen er das Evangelium gegen seine VerfaIschung durch den Papst und das Konzil verteidigt. Es gibt nur einen der grossen Lehrer der Kirche, den man, was die Erkenntnis des menschlichen Elends, der Ohnmacht des Menschen in allen geistlichen Dingen, angeht, neben Luther nennen kann, Das ist Augustin, der grosste der Kirchenvater der aiten Iateinischen Kirche. Er hat in der Zeit der VOlkerwanderung das sola gratia, das «ahein aus Gnadem> der Christenheit des AbendIandes so eingepragt, dass sie es niemals ganz hat vergessen konnen. Noch heute klingt sein machtiger Lobpreis der rettenden gottlichen Gnade im katholischen Gottesdienst nach, wenn in einem der Gebete, die der Priester in jeder Messe Ieise spricht, Gott angerufen wird ais der, «der nicht das Verdienst ansieht, sondern die Vergebung schenkt», Oder wenn man im Totenamt

15 164 Luthers Vermiichtnis an die Christenheit im dies il'ae singt: «Ki.inig der furehtbaren MajesUit, der du die, die gerettet werden sollen, umsonst rettest», und den Herrn Christus anfleht: (;Du, der lossprach einst J'vfarien und dem Schiicher hast verziehen, hast auch Hoffnung mil' verliehen." Dies sola gratia, wie es auch in der ri.imischen Kirehe noch erklingt wenn aueh nur ais ein Ton neben anderen - darf man nicht untersehiitzen. \Vir ki.innen ais evangelisehe Christen uns seiner nur freuen. Es ist uns heute wie einst dem Reformator Martin Luthel' ein verheissungsvolles Zeiehen dafür, dass die Kirehe Gottes auch noeh in der ri.imischen Christenheit vorhanden isto "\Vie hiitte denn sonst auch die Reformation aus einer Klosterzelle kommen ki.innen? Aber Luthers Erkenntnis geht tiefel'. Er hat erkannt, dass das soja gratia ergiinzt werden muss durch das sola fide, dass also zu dem «allein aus Gnaden» noch hinzukommen muss das «alleiu durch deu Glauben». Denn da erst wird die Tiefe der gi.ittlichen Gnade ganz verstanden, wo man weiss: «Es ist doch unser Tun umsonst, auch lu denl besten Lebem>. Auch in einem Leben, das geführt wird im Frieden der Vergebung Gottes und in der Kraft seines Heiligen Geistes, werden wir niemals gerecht durch das, was wir sind und was wíl' tun, sondern immer nur durch das, was Christus ist und was er für uns getan hat. Wenn der Apostei Paulus aus der tiefen Erfahrung der Wirkung des Heiligen Geistes ein Leben der Heiligung Gal. 2,20 mit deu \Vorten beschreibt: «Ich lebe, doch nun nicht ich, sondel'n Christus lebt in mir», dann fiih1't er fort: «Was ich aber jetzt lebe im Fleiseh, das lebe ich im Glauben an den Sohn Gottes, der mich geliebt hat und sich selbst für mich da1'gegeben.," Unsere Gerechtigkeit vor Gott ist niemals eine Gerechtigkeit, die wir besitzen, sondern sie ist im st1'engen Sinne des Wortes Gottes Christi Gerechtigkeit. Es ist buchstiiblich wahr, was das alte Kirchenlied der Reformationszeit sagt, das der jüngere Zinzendorf dann in seiner \Veise erneuert hat: «Christi Blut und Gerechtigkeit das ist mein Schmuek und Ehrenkleid. Damit wil! ich vor Gott bestehn. wenn ich zum Himmel werd' eingehn.:i Hier ist das sola fide so klar und so einfach ausgesprochen, dass ein Kind es verstehen kann. \Venn ein Franz von Assisi. ein Friedrich von Bodelschwingh, oder wen man sonst ajs Beispiel eines Lebens der Heiligung nennen mag, selig geworden sind, dann sind sie es nicht geworden um ihres Lebens und ihrer Werke \villen, sondern einzig und aljein deswegen, weil der Herr Ch1'istus auch für sie arme Sünder gestorben isto «Durch GJauben aljein:), das heisst: leh bin nichts, ich habe nichts, ich vermag nichts; aber ich habe einen HeiJand, der alles ist, alles hat. alles ve1'mag. Er ist uns gemacht vou Gott «zur Weisheit und zur Gerechtigkeit und zur Heiligung und zur Erli.isung» (1. Kor. 1,31). Und was Luther 1516 an seinen O1'densbruder Georg Spenleill schrieb. das ruft er dureh das «Wir sind Bettler: das ist wahr»,

16 Luthers Vermaehtnis an die Christenheit 165 seiner letzten Aufzeiehnung, der ganzen Christenheit, jedem Christen ais sein Vermaehtnis zu: «Pater. mein lieber Bruder, lerne Christum, und zwar den Gekreuzigten! Lerne ihm lobsingen und an dir selbst verzweifelnd zu ihm spreehen: Du, Herr Jesu, bist meine Gereehtigkeit, ieh aber bin deine SÜnde. Du hast angenommen, was mein war, und hast mil' gegeben, was dein wal'. Du hast angenommen, was du nieht warst, und hast mil' gegeben, was ieh nieht war.» Und dann folgt das kühne Wort: «Hüte dieh, jemals solch2 Reinheit zu ersti'eben, dass du dir selbst nieht mehi' ais Sünder vorkommen, geschweige denn einei' sein willst. ChI'istns wohnt namiich nni' untei' SÜndeI'n. Deswegen ist er ja vom Himmel herabgestiegen, wo er untei' Gereehten wohnte, um aueh untei' Sündern Wohnung zu nehmen. Diesel' seinei' Liebe sinne immer wieder naeh und du wirst den süssesten Trost erleben... AIso nui' ln ihm, durch getr;oste Verzweiflung an dir und deinen Werken wirst du Frieden finden. Du wirst darüber hinaus von ihm selbst lernen, dass e~', wie er selbst dieh angenommen hat, deine Sünden zu den seinen gemacht hat und seine Gereehtigkeit zu deiner Gereehtigkeit.» Hier wii'd deutlieh, wie Luthers Versti:indnis des Mensehen in der Tiefe zusammenhangt mit seinem Verstandnis Christi. Luther hat des Mensehen ganzes Elend verstanden, die Sünde, die «so gar ein tief base Verderbung der mensehliehen Natur» ist, «dass sie kein Vernunft nieht kennet, sonderrj. muss aus der Sehrift Offenbarung geghiubt werden». Dass wir Sünder sincl «.aueh in dem besten Leben», dass auch der beste Christ angewiesen ist auf die tagliehe und reiehliehe Vergebung der Sünden, das kann die mensehliehe Vernunft nieht erkennen, und sie wiu es nieht wahr haben, wenn es ihr gesagt wird. Die Erbsünde lasst sich mit einer jener geistigen Erkrankungen vergleiehen, zu deren Merkmalen es gehort, dass der Kranke seinen KI'ankheitszustand nieht mehr zu erkennen vermag, sondern sich selbst für ganz gesund halt. Luther hat die Tiefe der Sünde verstanden, weil er sich über das vvesen des Mensehen nieht aus philosophisehen Büehern belehren liess, wie das Mittelalter aus den Werken des Aristoteles. sondern aus Gottes \Vort allein. Deswegen vermochte er aber auch das Amt und vverk Jei.'ll Christi zu verstehen wie kein Lehrer der Kirehe vor ihm. «Christus kann nicht mit einem Sünder in Lebensgemeinschaft treten.» So erlautert die Deutsehe Thomasausgabe (Bd. 30, S. 528) den Satz dei.' Thomas von Aquin, dass der Menseh im Stande der Todsünde nicht mit Christo vereinigt wer' den konne und danlm das Altarsakrament nieht empfangen dürfe (Summa theol. lu 79,3). Luther behauptet das Gegenteil: «Christus wohnt namlic'h nur untei' Sündern.» Den Sündern, und ihnen allein, ist sein Tiseh gedeekt. Dort empfangen wir seinen wahren Leib und sein wahres Blut «zur Vergebung der Sünden», und das gilt, auch wenn sie die Vergebung bereits in der Absolution empfangen haben. Dass die Heilige Sehrift hier eindeutig auf Luthers Seite ist, bedarf keiner naheren Begründung. Jedes Blatt des Neuen Testaments ist ja ein Zeugnis von dem Christus, dessen eigentliehes Amt es ist, «Sünder selig zu maehen», «zu suehen und selig zu maehen, was verloren ist». Und das ganze Heilandswirken Jesu von den Tagen an, ais er in Galiaa zum Erstaunen und Entsetzoon der Pharisaer mit den Zollnern und Sündern ass, bis zu der Stunde, da er im Widersprueh mit den Grundsatzen jeder vernünftigen Moral dem Schaeher am Kreuz das Paradies zu-

17 166 Luthers Vermachtnis an die Christenheit sagte, ja sein ganzes Erdenleben von der Krippe bis zum Kreuz ist eine einzige grosse Demonstration des alle Vernunft Übersteigenden Wunders der gi:ittlichen Vergebung, 'der Rechtfertigung des Sünders. «Christus wohnt namlich nur untei' Sündern." «'Wir sind Bettler: das ist wahr.» ln diesen Worten, den letzten, die Martin Luthers unermüdliche Feder für uns geschrieben hat, liegt sein Vermachtnis an die Christenheit. Die tiefste Erkenntnis des Menschen als des Sünders unc1 das ticfe Vcrstanc1nis Christi als des Sünderheilands verbinden sich darin, «Dass es mit dem }V[enschen nichts ist und er also lerne, an sich selbst zu verzagen, auf Christun1 zu hoffen», dazu ruft der Refonnator auc!l heute noch die Christenheit auf, und zwar die ganze Christenheit. Denn die seligmachende Botschaft von der Rechtfertigung des Sünders allein durch den Glauben gehi:irt ja, eben weilsie nichts anderes ist als das recht verstandene Evangelium, der ganzen Kirche Gottes. Ja, die eine KiI'che Gottes, die auf EI'den in, mit und untei' den Konfessionskirchen der Christenheit existiert, lebt von dem so verstandenen Evangelium. Dann ist die Reinerhaltung der Botschaft der Reformation nicht ein \Verl{ konfessioneller Engherzigkcit, sondern Dienst an der Einheit der Kirche, wie LutheI' es einm81 ausspricht, wenn er von dem Artikel von der Rechtfertigung durch den Glallben sagt: «Wo diesel' einiger Artikel rein auf dem Plan bleibet, so bleibet die Christenheit auch rein und fein eintrachtig und ohne alle Rotten. Via er aber nicht rein bleibet. da ist's nicht moglich, dass man einigen Irrtul11 oder Rottengeist wehren moge.» Zu diesem Dienst ist die evangelisch-lutherische Kirche heute in der Welt in besonderer Weise gerufen. 1st sie doch nichts anderes als der Teil der Christenheit, der einst den Ruf der Reformation gehort hat und dem damit '170mHenn der Kirche der Auftrag gegeben ist, diesen Ruf weiterzugeben. Konnen wir das? 1st das Evangelium von der Rechtfertigung des Sünders allein durch den Glauben noch das Brot, von dem wir leben? 1st es noch Kern und Stern unserer Predigt? \Vissen wir noch - oder wieder! -, was Sünde ist, wie ernst es mit dem Gericht Gottes ist und,vie furchtbar es ist, in die Hande des lebendigen Gottes zu fallen? Kennen wir noch den ganzen Trost des Glaubens an den Heilanl der Sünder, wie ihn Luthers Erklarung des Z,veiten Artikels uns zeigt? Wissen wir, was es heisst. dass diesel' Christus in dem Wort seines Evallgeliums und in seinen Sakramenten wirklich gegenwartig ist, so nahe wie in seinen Erdentagen, ja noch naher als damals, ais er mit den Zollnern und Sündern zu Tische sass? \Vissen wir das alles noch, glauben wir es, ist es ein lebendiger Besitz oder ist es eine blosse Tradition geworden, Worte ohne Inhalt? Das sind die Fragen, die der Reformator in diesel' für die Kirche in Deutschland und in der ganzen \Velt so entscheidungsvollen Zeit an uns richtet, die wir uns zur evangelisch-lutherischen Kirche bekennen. «Wir sind Bettler: das ist wahr!» So müssen wir in Scham und Reue antworten, aber unermesslich reich an Erbarmen ist Er, der aller Sünder Heiland ist unçl den das Neue Testament auch einmal «seines Leibes Heiland» (Eph. 5,23}, den Retter seiner Kirche nennt. Und unerschopflich sind die Schatze seiner Gnadenmittel, des Evangeliums in Predigt und Absolution, der heiligen Taufo, des heiligen Abendmahls, unerschopflich - für alie Bettler.

18 Discurso do deputado Romeu Scheibe 167 DISCURSO DO DEPUTADO ROMEU SCHEIBE PROFERIDO NA ASSEMBLÊIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO (mande DO SUL, DURANTE AS COlUE"l\10RAÇÕES DOS 450 ANOS DA REFORlUA Sr. Presidente e Srs. Deputados. Entre os inúmeros pronunciamentos que tenho feito de minha tribuna, durante os largos anos que desempenho mandato parlanlentar nesta Assembléia, nenhum superou em importância, significaçâo e entusiasmo o que ora inicio a fazer, porquanto refere-se à minha Igreja e à palavra de Cristo na face da Terra. Ocorre. Sr. Presidente e Srs. Deputados, que dia 31 de outubro fluente, as Igrejas Luteranas e de Confissão Luterana do Brasil, comemorarão 450 anos da Reforma Luterar.a no Mundo Cristão. E para assinalar tão grata efemél'ide religiosa, dia 29 do coltente mês, haverá um religioso desfile de Testemunho Público pelas principais artérias de Pôrto Alegre, seguido da realização de um grande Culto Campal no campo esportivo do Seminário Concórdia, situado à Rua Lucas de Oliveira, nesta Capital, e que ocorrerá às 11 horas do mesmo dia. Os oradores dêsse grande Culto Campal, serão os Reverendos Rubem Becker e Norberto ott, conhecidos oradores sacros do evangelismo rio-grandense. As 20,30 horas do dia 31 de outubro, no Grêmio Náutico União, à Rua Quintino Bocaiuva, será realizado o Ato Público da Reforma, com importantes conferências sôbre os palpitantes temas: Deus e a Verdade, pelo Prof. Donalcb SchUlier; Deus e o Mundo, pelo Rev. João A. Borges, e Deus e (; Homem. pelo Rev. Leopoldo Heimann. Êste ato ele fé pela palavra evangélica, será abrilhantado pelos Corais Luteranos, Côro Orfeônico do Seminário Concórdia e «Coral Luterano'i. Quando as Igrejas e os fiéis luteranos do Brasil e do Mundo comemoram quatro séculos e meio da realização da Reforma, é oportuno que falemos, ainda que de passagem, sôbre a personalidade e obra do reformador, Mal'tinho Lutero. Foi êle mais um apéstolo entre os muitos instrumentos divinos na gloriosa marcha dos vinte séculos de Cristianismo. Os 450 anos festejados pela Igreja Luterana neste mês de outubro, assinala a data em que o Senhor. por intermédio de Lutero, restaurou a verdade que liberta, reabriu as páginas infaliveis das Escrituras Sagradas, restabeleceu a doutrina da justificação pela fé e recolocou o Cristianismo no caminho da pureza e da justiça. Por isto é que quando a Igreja Luterana comemora 450 anos da Restauração, os oitenta milhões de luteranos que ajudam a povoar a face da terra, expressam sua, gratidão ao Criador pelo corajoso trabalho de Lutero, êsse embaixador de Cristo e instrumento bem aventurado da mensagem de Deus. O Sr. \Valter im'üiler ~. V. Exa. permite? (Assentimento do orador). Como membro também de uma Igreja de confissão luterana, quero, neste momento, me manifestar pelo regozijo com que as Igrejas de confissão luterana do Brasil irão comemorar a passagem dos 450 anos da Reforma.

19 168 Discurso do deputado Romeu Scheibe Ê essa demonstração não apenas uma demonstração de vitalidade da nossa Igreja, mas, principalmente, essas comemorações deverão ser demonstração de fé na doutrina de Cristo. E, nesta oportunidade, usando êste aparte, quero dizer a V. Exa. que as Igrejas de confissão luterana em todo o Brasil e em todo o mundo estão hoje enquadradas no espírito ecumênico que anima a tôdas as religiões cristãs, para que, através de um esfôrço conjunto, possamos dar uma forma mais cristã de vida a todos os habitantes desta Terra. Agradeço a V. Exa. O Sr. Romeu Seheibe - Nobre Deputado \Valter Müller. Agradeço o seu aparte, o qual, sem dúvida alguma, abrilhantará meu discurso. (Lê:) A época excepcional em que vivemos, conturbada pela descrença, exige dos homens de fé, de convicção e de impregnada coragem cristã, que proclamem sua fé e ponham em prova a muralha de suas convicções religiosas. Assim como Abraão, Isaaque e Jacó, foram os homens instrumentos de Deus na era patriarcal, Esdras e Neemias foram os seus mensageiros na fase do cativeiro babilônico, Pedro, João e Paulo, foram os apóstolos da alvorada cristã, Martinho Lutero, foí o astro apostolar impregnado de fé que o Senhor Deus despertou na Idade Média, para defender, reformar e aprimorar a Igreja que se encontrava saturada de equívocos. Lutero, por conseguinte, foi aquela figura apostolar e singela que nasceu a 10 de novembro de 1483, em Eisleben, na Alemanha, e que após desistir de estudar Direito, decidiu dedicar-se ao ministério da Igreja, para servir integralmente a Deus. Servo humilde e temente, fêz de sua vida um apostolado de pregação perene dos ensinamentos do Divino Mestre. Ele ajudou a preparar o caminho para a liberdade de culto e de pensamento de que hoje a humanidade desfruta. Fêz desmoronar as muralhas do fanatismo e da obscuridade, restaurando a verdade e semeando a luz e o amor pelos caminhos. Procurou reformar sem destruir. Reformou aquilo que precisava de reforma e manteve intangível no seu pedestal as verdades eternas. Restaurou mas não mutilou, pelo contrário, aperfeiçoou. Lutero foi um admirador da música e do canto, foi um esteta da musicalidade e do verbo, e porque exercitava o verbo com doce magia e vigoroso portento de pregador emérito, reintroduziu o canto na liturgia e tanto desenvolveu êsse elemento maravilhoso que foi considerado o «Pai do Canto Congregacional». Sabedor de que a palavra que arrasta multidões e sensibiliza os espíritos contém musicidade, harmonia, cadência e côr, Lutero, o mago da palavra, era ao mesmo tempo um apologista da música, tanto assim que tinha por hábito encorajar os músicos para que o evangélico também fôsse propagado pela música e pelo canto. Lutero tornava público seu entusiasmo pela música, como o fazem todos os homens de alta sensibilidade, tanto que dizia: «Aquêle que despreza a música, como o fazem todos os fanáticos, me desagrada. Pois a música é um dom divino, não uma qualidade humana. A música afasta o satanás e

20 Discurso do deputado Romeu Scheibe 169 torna as pessoas felizes; ela nos induz a esquecer tôda a ira, impureza, arrogância e outros vícios. Depois elevado e a maior honra. da teologia, atribuo à música o lugar mais Por essa razão talvez, é que o Hinário tornou-se uma das mais preciosas heranças da Reforma. Por ter reensinado os cristãos a cantar a glória e a misericórdia de Deus. Através do Canto Congregacional a Igreja Luterana merece o nome que recebeu na época da Reforma ~ «A Igreja que Canta». Em 1546, com 62 anos de idade inteiramente consagrados à pregação dos ensinamentos do Mestre amado Jesus, Lutero partiu para a vida eterna, confessando a sua fé inabalável pela qual viveu e morreu arriscando a vida. Atualmente, cêrca de 80 milhões de pessoas disseminadas pelo mundo, denominam-se «luteranos» porque professam a religião reformada e pregada por Martinho Lutero, o mensageiro reformista de Deus que por 60 anos peregrinou na terra, pregando a Bíblia e semeando amor e fé entre os semelhantes. Hoje, 450 anos passados, quando a minha Igreja engalana-se e exult8. de alegria cristã para comemorar condignamente tão marcante efeméride, eu que me considero, entre os demais, seu humilde representante nesta Casa, associo-me integralmente ao regozijo dos luteranos, pedindo a Deus Nosso Senhor que nos inspire, ilumine e guarde, para que possamos, cada um por si e a Igreja em conjunto, ajudar na relevante tarefa de engrandecer a Pátria e glorificar a Deus. (Palmas). (Discurso revisto pelo orador). (Transcrito dos anais da Assembléia Legislativa do Estado do R.G.S.)

Apresenta. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 1ª Tese

Apresenta. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 1ª Tese Apresenta As 95 Teses afixadas por Martinho Lutero na Abadia de Westminster a 31 de outubro de 1517, fundamentalmente "Contra o Comércio das Indulgências" Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério.

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Por Bispo Paulo Lockmann. Bispo da Primeira Região Eclesiástica. 1) Pastor-Pastora Um Serviço Distinto Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Tenho dito aos/às

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus 1ª Carta de João A Palavra da Vida 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida 2 vida esta que

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1 Bíblia Sagrada Novo Testamento Primeira Epístola de São João virtualbooks.com.br 1 Capítulo 1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

LIBERTANDO OS CATIVOS

LIBERTANDO OS CATIVOS LIBERTANDO OS CATIVOS Lucas 14 : 1 24 Parábola sobre uma grande ceia Jesus veio convidar àqueles que têm fome e sede para se ajuntarem a Ele. O Senhor não obriga que as pessoas O sirvam, mas os convida

Leia mais

Geografia da Fome. Geopolítica da fome

Geografia da Fome. Geopolítica da fome Atividade facebook para os alunos dos 8 anos C, D e E da Emeb Estância. Continuando a temática "formação da desigualdade social", nesse bimestre vocês me farão uma PESQUISA BIOGRÁFICA DO GEÓGRAFO CHAMADO

Leia mais

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS. UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS UNICEF 20 de Novembro de 1959 AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS DIREITO À IGUALDADE, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA RELIGIÃO OU NACIONALIDADE Princípio I - A criança desfrutará

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Por que você trabalha?

Por que você trabalha? Adriano Lúcio Por que você trabalha? 1ª Edição Rio de Janeiro - RJ 2013 2013 Abrindo Página Editora www.abrindopagina.com Todos os direitos reservados. por que você trabalha? Capa e Diagramação Rosalis

Leia mais

Mantendo uma Posição Firme

Mantendo uma Posição Firme Livro 1 página 65 Lição Nove Mantendo uma Posição Firme (O Batismo e a Membresia na Igreja) Introdução: O batismo e a membresia na igreja säo coisas inteiramente diferentes. Eles estão juntos nesta lição

Leia mais

"como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR

como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus VIDA RELACIONAL COM DEUS: SERVO-SENHOR EBD 03: 21 de setembro, inverno de 2014 ESTAÇÃO 3: VIDA ESPIRITUAL ÊNFASE DO MÊS: Derretendo o gelo nas relações com Deus - Pr. Walmir Vargas A SÓS COM DEUS DA FAMÍLIA LIBERDADE "como servos de Cristo,

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

Duas formas de construir a vida. Sabedoria. Insensatez

Duas formas de construir a vida. Sabedoria. Insensatez Duas formas de construir a vida Sabedoria Insensatez Como você lida com o dinheiro 1) Dinheiro é importante porque me permite... a. Fazer o que quero. b. Sentir segurança. c. Subir na vida. d. Comprar

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?"

Oquefazerquandoocoraçãosedesespera? O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" mas"aqueles"que" esperam"no"senhor" renovam"as"suas"forças." Voam"alto"como"águias;"

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Mateus 4, 1-11. Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.

Mateus 4, 1-11. Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto. Mateus 4, 1-11 Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.». Este caminho de 40 dias de jejum, de oração, de solidariedade, vai colocar-te

Leia mais

Radio D Teil 1. Deutsch lernen und unterrichten Arbeitsmaterialien. Capítulo 17 Círculos de cereais

Radio D Teil 1. Deutsch lernen und unterrichten Arbeitsmaterialien. Capítulo 17 Círculos de cereais Capítulo 17 Círculos de cereais Círculos misteriosos em uma plantação de cereais motivam e Philipp a fazerem uma pesquisa no local. Trata-se de um campo de pouso para óvni ou alguém quer ganhar dinheiro

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO

ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Instituto de Educação infantil e juvenil Outono, 2013. Londrina, de. Nome: Ano: Tempo Início: término: total: Edição IX MMXIII texto Grupo A ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO Há alguns meses estamos trabalhando

Leia mais

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI

UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI UMA LISTA DOS NUNCA MAIS CONFESSAREI Não há nada mais poderoso que uma decisão, pois esta te colocará em um mundo novo. (Lucas Márquez) VINTE CONFISSÕES NEGATIVAS QUE VOCÊ DEVE CANCELAR EM SUA VIDA 1)

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Vacas gordas & Vacas magras

Vacas gordas & Vacas magras Vacas gordas & Vacas magras Gn 41:1-16,25-37 Esta é uma história conhecida, e que tem sido muito usada no decorrer dos anos, por gerações inteiras devido ao seu riquíssimo conteúdo. Conhecemos através

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

terça-feira, 26 de junho de 12

terça-feira, 26 de junho de 12 Recapitulando: O compromisso do descanso O compromisso do serviço O compromisso da vida comunitária hoje: O compromisso da devocionalidade Cuidamos do corpo e da alma? 1 Timóteo 4.7-8 Versão Revista e

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade.

LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1. O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. LEIS DA JUSTIÇA, AMOR e CARIDADE 1 O obje6vo deste tema, será o de possibilitar o entendimento das leis de jus6ça, amor e caridade. DIREITOS NATURAIS 2 Direitos Naturais: São os mesmos para todos os indivíduos,

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 15 Creio em Deus Pai - 2. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 20 de setembro de 2012. revisão da aula anterior. 2.1- Deus Todo Poderoso. Dei uma

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

Recomendação Inicial

Recomendação Inicial Recomendação Inicial Este estudo tem a ver com a primeira família da Terra, e que lições nós podemos tirar disto. Todos nós temos uma relação familiar, e todos pertencemos a uma família. E isto é o ponto

Leia mais

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós

LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós LIÇÃO 1 Deus Tem Dons para Nós Esta é a primeira de duas lições que lhe darão um bom fundamento para tudo quanto estudar neste curso. Nesta primeira lição, estudará a sua importância no corpo de Cristo.

Leia mais