Lex Adaptação da obra original de Tom Niemann

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lex Adaptação da obra original de Tom Niemann"

Transcrição

1 LEX Lex Adaptação da obra original de Tom Niemann Durante a primeira fase, o compilador lê a entrada e converte as strings na origem para os tokens. Com expressões regulares, podemos especificar padrões para o lex. Assim, ele pode gerar código que permitirá a varredura e a correspondência de strings na entrada. Cada padrão na entrada para o lex tem uma ação associada. Normalmente, uma ação retorna um token que representa a string correspondente para uso subsequente pelo analisador. Inicialmente, imprimiremos a string correspondente em vez de retornar um valor de token. A sentença seguinte representa um padrão simples, composto por uma expressão regular, que procura identificadores. Lex vai ler esse padrão e produzir código C para um analisador léxico que procura identificadores. letter(letter digit)* Esse padrão corresponde a uma sequência de caracteres que começa com uma única letra seguida por zero ou mais letras ou dígitos. Este exemplo ilustra bem as operações permitidas em expressões regulares: repetição, expressa pelo operador * alternação, expressa pelo operador concatenação Quaisquer sentenças de expressões regulares podem ser expressas como Autômato de Estado Finito (AEF). Nós podemos representar um AEF usando estados e transições entre estados. Há um estado inicial e um ou mais estados finais ou aceitantes. Na figura, o estado 0 é o estado inicial e o estado 2 é o estado de aceitação. Conforme os caracteres são lidos, fazemos uma transição de um estado para outro. Quando a primeira letra é lida, fazemos a transição para o estado 1, permanecemos neste estado à medida que mais letras ou dígitos são lidos. Quando lemos um caractere que não seja uma letra ou um dígito, passamos a aceitar o estado 2. Qualquer FSA pode ser expresso como um programa de computador. Por exemplo, nossa máquina de 3 estados é facilmente programada:

2 start: goto estado0 state0: read c if c = letra goto estado1 goto state0 state1: read c if c = letra goto estado1 if c = digito goto estado1 goto estado2 state2: accept string Esta é a técnica usada pelo lex. Expressões regulares são traduzidas por lex para um programa de computador que imita um AEF. Usando o próximo caractere de entrada e estado atual, o próximo estado é facilmente determinado pela indexação em uma tabela de estado gerada pelo computador. Agora podemos entender facilmente algumas limitações do lex. Por exemplo, lex não pode ser usado para reconhecer estruturas aninhadas, como parênteses. As estruturas aninhadas são manipuladas incorporando uma pilha. Sempre que encontrarmos um "(" nós empurramos na pilha. Quando um " )" é encontrado, combinamos com o topo da pilha e pop a pilha. Contudo o lex só tem estados e transições entre estados. Como não tem pilha, não é adequado para analisar estruturas aninhadas. Yacc aumenta um AEF com uma pilha e pode processar construções como parênteses com facilidade. O importante é usar a ferramenta certa para o trabalho. Lex é bom em correspondência de padrões. Yacc é apropriado para tarefas mais desafiadoras.

3 Praticando Expressões regulares são usadas para correspondência de padrões. Uma classe de caracteres define um único caractere e os operadores normais perdem seu significado. Dois operadores suportados em uma classe de caracteres são o hífen (" -") e circunflexo (" ^"). Quando usado entre dois caracteres, o hífen representa um intervalo de caracteres. O circunflexo, quando usado como o primeiro caractere, nega a expressão. Se dois padrões corresponderem à mesma sequência, a correspondência mais longa ganha. No caso de ambas as correspondências terem o mesmo tamanho, o primeiro padrão listado será usado. O arquivo Lex é dividido em três seções com a divisão das seções.... definições regras sub-rotinas... Isto é melhor ilustrado pelo exemplo. O primeiro exemplo é o mais curto possível. Crie um arquivo chamado analisador.l, e coloque o conteúdo a seguir: Em uma arquivo lex, a entrada é copiada para produzir um caractere de cada vez. O primeiro é sempre necessário, pois sempre deve haver uma seção de regras. No entanto, se não especificarmos nenhuma regra, a ação padrão é combinar tudo e copiá-lo para a saída. Os padrões para entrada e saída são stdin e stdout, respectivamente. Aqui está o mesmo exemplo com os padrões explicitamente codificados. Coloque o código a seguir no arquivo analisador.l:

4 /* reconhece tudo, menos nova linha */. ECHO; /* reconhece nova linha */ \n ECHO; int yywrap(void) { return 1; int main(void) { return 0; Na linha de comando do Linux faça: lex analisador.l gcc lex.yy.c -o analisador Em seguida execute o seu reconhecedor:./analisador e digite qualquer caracter. Dois padrões foram especificados na seção de regras. Cada padrão deve começar na primeira coluna. Em seguida, temos um espaço em branco (espaço, tabulação ou nova linha) e uma ação opcional associada ao padrão. A ação pode ser uma única declaração em linguagem C, ou múltiplas declarações em C, entre chaves. Qualquer coisa que não comece na primeira coluna é copiada literalmente para o arquivo C. Podemos aproveitar esse comportamento para especificar comentários em nosso arquivo Lex. Neste exemplo, existem dois padrões, "." e " \n", com uma ação ECHO associada a cada padrão. Várias macros e variáveis são predefinidas pelo Lex. ECHO é uma macro que escreve o código correspondido pelo padrão. Esta é a ação padrão para qualquer seqüência de caracteres sem correspondência. Normalmente, ECHO é definido como: #define ECHO fwrite(yytext, yyleng, 1, yyout) Variável yytext é um ponteiro para a cadeia combinada (terminada em NULL) e yyleng é o comprimento da cadeia combinada. Variável yyout é o arquivo de saída e o padrão é stdout. Função yywrap é chamada pelo lex quando a entrada está esgotada. Devolva 1 se estiver pronto ou 0 se mais processamento for necessário. Cada programa C requer uma função main.

5 Neste caso, nós simplesmente chamamos yylex, esse é o principal ponto de entrada para lex. Algumas implementações de lex inclui cópias de main e yywrap em uma biblioteca, eliminando assim a necessidade de codificá-los explicitamente. É por isso que nosso primeiro exemplo, o mais curto lex programa, funcionou corretamente. Aqui está um programa que não faz nada. Todas as entradas são correspondidas, mas nenhuma ação está associada a nenhum padrão, portanto, não haverá saída.. \n O exemplo a seguir preenche os números de linha para cada linha em um arquivo. Algumas implementações do lex predefini e calcula yylineno. O arquivo de entrada para o lex é yyin e assume como padrão stdin. Crie um arquivo com extensão.l (a extensão em Linux é indiferente, entretanto é bom para nos organizar). Neste arquivo criado cole o código a seguir: %{ int yylineno; % ^(.*)\n printf("%4d\t%s", ++yylineno, yytext); int main(int argc, char *argv[]) { yyin = fopen(argv[1], "r"); fclose(yyin); Na linha de comando do Linux faça: lex nome_arquivo.l gcc lex.yy.c -o analisador Em seguida execute o seu reconhecedor:./analisador e digite qualquer caracter. A seção de definições é composta de substituições, códigos e estados iniciais. O código na seção de definições é simplesmente copiado como está para o topo do arquivo C gerado e deve ser colocado entre colchetes com os marcadores " %{" e " %". Substituições simplificam regras de

6 correspondência de padrões. Por exemplo, podemos definir dígitos e letras: digito [0-9] letra [A-Za-z] %{ int cont; % /* reconhece identificadores */ {letra({letra {digito)* cont++; int main(void) { printf("numero de identificadores = %d\n", cont); return 0; O espaço em branco deve separar o termo definidor e a expressão associada. Referências a substituições na seção de regras são cercadas por chaves ( {letter) para distingui-las dos literais. Quando temos uma correspondência na seção de regras, o associado C código é executado. Aqui está um scanner que conta o número de caracteres, palavras e linhas em um arquivo (semelhante aunix wc): %{ int ncaracteres, npalavras, nlinhas; % \n { nlinhas++; ncaracteres++; [^ \t\n]+ { npalavrs++, nchar += yyleng;. { ncaracteres++; int main(void) { printf("%d\t%d\t%d\n", ncaracteres, npalavras, nlinhas); return 0; Repita com este código o teste que fizemos com os códigos anteriores. Referência Niemann, Tom. Lex & YACC. Disponível em: epaperpress.com.

Introdução. Flex e uma ferramenta para gerar scanners programas que reconhecem padrões lexicais em texto

Introdução. Flex e uma ferramenta para gerar scanners programas que reconhecem padrões lexicais em texto Compiladores Flex Introdução Flex e uma ferramenta para gerar scanners programas que reconhecem padrões lexicais em texto O flex lê o arquivo de entrada fornecido, para uma descrição de um scanner a ser

Leia mais

1 d=

1 d= O que faz/o que é Como usar / Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas / Exemplos The Lex & YACC page: http://dinosaur.compilertools.net/ Flex: versão livre http://simplesamples.info/c++/flex.php

Leia mais

O que faz/o que é Como usar Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas Exemplos The Lex & YACC page:

O que faz/o que é Como usar Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas Exemplos The Lex & YACC page: O que faz/o que é Como usar Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas Exemplos The Lex & YACC page: http://dinosaur.compilertools.net/ 1 O que faz Lex gera programas (em C)

Leia mais

Utiliza Expressões Regulares (ER) Estendidas para definir a especificação da análise léxica desejada

Utiliza Expressões Regulares (ER) Estendidas para definir a especificação da análise léxica desejada O que faz/o que é Como usar Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas Exemplos The Lex & YACC page: http://dinosaur.compilertools.net/ 1 O que faz Lex gera programas (em C)

Leia mais

Compiladores 04 Analise léxica Jflex. Prof José Rui

Compiladores 04 Analise léxica Jflex. Prof José Rui Compiladores 04 Analise léxica Jflex Prof José Rui Sumário Análise Léxica Definição: Lexema, tokens Tabela símbolos Expressões regulares, automatos JFlex Análise léxica Exemplo Soma = a + b * 40;

Leia mais

Construção de Compiladores Aula 2 - Analisador Léxico

Construção de Compiladores Aula 2 - Analisador Léxico Construção de Compiladores Aula 2 - Analisador Léxico Bruno Müller Junior Departamento de Informática UFPR 8 de Agosto de 2014 1 Analisador Léxico 2 3 Método 1: Programa 4 Código Analisador Léxico 5 Método

Leia mais

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 31. Instituto de C

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 31. Instituto de C ompiladores Análise Léxica Bruno Lopes Bruno Lopes ompiladores 1 / 31 Front-end Lida com a linguagem de entrada Teste de pertinência: código fonte linguagem fonte? Programa está bem formado? Sintaticamente?

Leia mais

Compiladores. Lex e Yacc / Flex e Bison. Ferramentas Flex/Bison

Compiladores. Lex e Yacc / Flex e Bison. Ferramentas Flex/Bison Ferramentas Flex/Bison Prof. Sergio F. Ribeiro Lex e Yacc / Flex e Bison São ferramentas de auxílio na escrita de programas que promovem transformações sobre entradas estruturadas. São ferramentas desenvolvidas

Leia mais

Programa fonte token padrões lexema Tokens

Programa fonte token padrões lexema Tokens Análise Léxica Analisador Léxico Primeira fase de um compilador. Objetivo: ler os caracteres de entrada e produzir como saída uma seqüência de tokens que o parser vai usar para análise sintática. Programa

Leia mais

Analisador Léxico parte II

Analisador Léxico parte II Analisador Léxico parte II Compiladores Mariella Berger Sumário Definições Regulares Gerador de Analisador Léxico Flex Exemplos As fases de um Compilador Análise Léxica Análise Sintática ANÁLISE Análise

Leia mais

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Compiladores - JFlex Fabio Mascarenhas 2018.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp JFlex Um gerador de analisadores léxicos que gera analisadores escritos em Java A sintaxe das especificações é inspirada

Leia mais

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Monday, April 15, 13

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Monday, April 15, 13 Compiladores - JFlex Fabio Mascarenhas - 2013.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp JFlex Um gerador de analisadores léxicos que gera analisadores escritos em Java A sintaxe das especificações é inspirada

Leia mais

Compiladores I Prof. Ricardo Santos (cap 3 Análise Léxica: Introdução, Revisão LFA)

Compiladores I Prof. Ricardo Santos (cap 3 Análise Léxica: Introdução, Revisão LFA) Compiladores I Prof. Ricardo Santos (cap 3 Análise Léxica: Introdução, Revisão LFA) Análise Léxica A primeira fase da compilação Recebe os caracteres de entrada do programa e os converte em um fluxo de

Leia mais

Função, interação com o compilador Especificação e reconhecimento de tokens Implementação Tratamento de erros. Prof. Thiago A. S.

Função, interação com o compilador Especificação e reconhecimento de tokens Implementação Tratamento de erros. Prof. Thiago A. S. Análise léxica Função, interação com o compilador Especificação e reconhecimento de tokens Implementação Tratamento de erros Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Estrutura geral de um compilador programa-fonte analisador

Leia mais

Compiladores 02 Analise léxica

Compiladores 02 Analise léxica Compiladores 02 Analise léxica Sumário Análise Léxica Definição: Lexema, tokens Tabela símbolos Expressões regulares, automatos Relembrando O compilador é dividido em duas etapas Análise Síntese Análise

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Introdução ao FLEX e expressões regulares

Introdução ao FLEX e expressões regulares Licenciatura em Engenharia Informática DEI/ISEP Linguagens de Programação 2006/07 Ficha 1 Introdução ao FLEX e expressões regulares Objectivos: Familiarização com a ferramenta FLEX; Introdução ao reconhecimento

Leia mais

Compiladores. Análise Léxica

Compiladores. Análise Léxica Compiladores Análise Léxica Regras Léxicas Especificam o conjunto de caracteres que constituem o alfabeto da linguagem, bem como a maneira que eles podem ser combinados; Exemplo Pascal: letras maiúsculas

Leia mais

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 08/01/2018. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 08/01/2018. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. LINGUAGEM C: FUNÇÕES Prof. André Backes FUNÇÃO Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. printf(): função que escreve na tela scanf(): função que lê o teclado

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

Estrutura geral de um compilador programa-fonte

Estrutura geral de um compilador programa-fonte Análise léxica Função, interação com o compilador Especificação e reconhecimento de tokens Implementação Tratamento de erros Prof. Thiago A. S. Pardo 1 Estrutura geral de um compilador programa-fonte analisador

Leia mais

Linguagem C. André Tavares da Silva.

Linguagem C. André Tavares da Silva. Linguagem C André Tavares da Silva dcc2ats@joinville.udesc.br Variáveis Posição nomeada de memória que é usada para guardar um valor que pode ser modificado pelo programa. Todas as variáveis devem ser

Leia mais

Compiladores - Análise Léxica

Compiladores - Análise Léxica Compiladores - Análise Léxica Fabio Mascarenhas 2018.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Introdução Primeiro passo do front-end: reconhecer tokens Tokens são as palavras do programa O analisador léxico

Leia mais

modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int.

modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int. modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int. O modificador l também pode prefixar os comandos em ponto flutuante de e, f

Leia mais

Linguagem e Técnicas de Programação

Linguagem e Técnicas de Programação Linguagem C Função Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 07 Função 1 Conceitos As técnicas de programação dizem que, sempre que possível, evite códigos extensos, separando o mesmo em funções,

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Curso de Licenciatura em Computação

Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Curso de Licenciatura em Computação Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Curso de Licenciatura em Computação Análise Semântica Disciplina: Compiladores Equipe: Luiz Carlos dos Anjos Filho José Ferreira Júnior Compiladores Um compilador

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos ANSI C - Introdução Copyright 2014 IFRN Agenda Conceitos básicos ANSI C Hello World Funções em C Exercícios 2 /26 A linguagem

Leia mais

Linguagens Formais e Autômatos 02/2015. LFA Aula 02. introdução 28/09/2015. Celso Olivete Júnior.

Linguagens Formais e Autômatos 02/2015. LFA Aula 02. introdução 28/09/2015. Celso Olivete Júnior. LFA Aula 02 Linguagens regulares - introdução 28/09/2015 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br 1 Na aula passada... Visão geral Linguagens regulares expressões regulares autômatos finitos gramáticas

Leia mais

Identificação do discente: Matrícula: Nome completo: Douglas Godeguez Nunes. Curso: Ciência da Computação

Identificação do discente: Matrícula: Nome completo: Douglas Godeguez Nunes. Curso: Ciência da Computação Identificação do discente: Nome completo: Douglas Godeguez Nunes Matrícula: 547927 Curso: Ciência da Computação Identificação do professor-orientador: Nome completo: Maria do Carmo Garcia Noronha Curso:

Leia mais

Conhecendo a Linguagem de Programação C

Conhecendo a Linguagem de Programação C Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Conhecendo a Linguagem de Programação C DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Como

Leia mais

Compiladores - Análise Léxica

Compiladores - Análise Léxica Compiladores - Análise Léxica Fabio Mascarenhas 2017.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Introdução Primeiro passo do front-end: reconhecer tokens Tokens são as palavras do programa O analisador léxico

Leia mais

Leitura Segura de Strings

Leitura Segura de Strings Leitura Segura de Strings As funções da biblioteca padrão de C que podem ser usadas para leitura de strings não são suficientemente adequadas para esta finalidade básica. Nesta seção, serão descritos alguns

Leia mais

Especificações Gerais do Compilador e Definição de FRANKIE

Especificações Gerais do Compilador e Definição de FRANKIE Especificações Gerais do Compilador e Definição de FRANKIE 1. Especificações Gerais do Compilador (Decisões de projeto) 2. Especificações da Linguagem Fonte Definição Informal Considerações Léxicas Considerações

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Compiladores. Análise lexical. Plano da aula. Motivação para análise lexical. Vocabulário básico. Estrutura de um compilador

Compiladores. Análise lexical. Plano da aula. Motivação para análise lexical. Vocabulário básico. Estrutura de um compilador Estrutura de um compilador programa fonte Compiladores Análise lexical () Expressões Regulares analisador léxico analisador sintático analisador semântico análise gerador de código intermediário otimizador

Leia mais

IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais

IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais Classes de símbolos Genéricos - Token genérico / Lei de formação bem definida - Limitações de tamanho e/ou valor - Possuem valor semântico o token deve ser acompanhado

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

Identificadores Nome de variáveis, constantes, métodos, etc...

Identificadores Nome de variáveis, constantes, métodos, etc... IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais Classes de símbolos Genéricos Token genérico / Lei de formação bem definida Podem possuir limitações de tamanho e/ou valor Possuem valor semântico o token deve ser acompanhado

Leia mais

Compiladores / YACC Professor Ariel da Silva Dias YACC. Adaptação da obra original de Tom Niemann

Compiladores / YACC Professor Ariel da Silva Dias YACC. Adaptação da obra original de Tom Niemann YACC YACC Adaptação da obra original de Tom Niemann As gramáticas para yacc são descritas usando uma variante da BNF. Esta técnica, foi usada por John Backus e Peter Naur foi para descrever ALGOL60. Em

Leia mais

Compiladores. Análise Léxica

Compiladores. Análise Léxica Compiladores Análise Léxica Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/3) Análise léxica é a primeira fase do compilador. A função do analisador léxico, também denominado scanner, é: Fazer a leitura do programa

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1. Estruturas Básicas. Aula Tópico 4 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) 2013/1 Estruturas Básicas Aula Tópico 4 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para

Leia mais

Entrada de Dados na Linguagem C. Professor Adolfo Neto DAINF UTFPR Agosto de 2008

Entrada de Dados na Linguagem C. Professor Adolfo Neto DAINF UTFPR Agosto de 2008 Entrada de Dados na Linguagem C Professor Adolfo Neto DAINF UTFPR Agosto de 2008 Objetivos Ao final desta aula o aluno será capaz de escrever programas em C utilizando a função SCANF para entrada de dados.

Leia mais

Tokens, Padroes e Lexemas

Tokens, Padroes e Lexemas O Papel do Analisador Lexico A analise lexica e a primeira fase de um compilador e tem por objetivo fazer a leitura do programa fonte, caracter a caracter, e traduzi-lo para uma sequencia de símbolos lexicos

Leia mais

Programação Estruturada Prof. Rodrigo Hausen Organização e Gerenciamento de Memória

Programação Estruturada Prof. Rodrigo Hausen  Organização e Gerenciamento de Memória Programação Estruturada Prof. Rodrigo Hausen http://progest.compscinet.org Organização e Gerenciamento de Memória 1 AULA PASSADA - vetores ou arrays Declaração de um vetor (array) em C: tipo nome[tamanho];

Leia mais

Compiladores Aula 3. Celso Olivete Júnior.

Compiladores Aula 3. Celso Olivete Júnior. Aula 3 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula de hoje... Analisador léxico: tratamento de erros 2 Arquitetura básica de um compilador Análise Análise Léxica Análise Sintática Análise Semântica

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Programação com linguagem C

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Programação com linguagem C Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Programação com linguagem C 1 Entrada e saída: escrevendo na tela Veja uma comparação entre um programa Portugol e seu equivalente em C: Inicio Inteiro

Leia mais

Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES. Introdução. Geovane Griesang

Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES. Introdução. Geovane Griesang Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES Introdução geovanegriesang@unisc.br Processadores de linguagem Linguagens de programação são notações para se descrever

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

FUNÇÕES EM C Material adaptado da profa Silvana Maria Affonso de Lara

FUNÇÕES EM C Material adaptado da profa Silvana Maria Affonso de Lara Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Curso de Engenharia da Computação FUNÇÕES EM C 1 Material adaptado da profa Silvana Maria Affonso de Lara ROTEIRO DA AULA Definição de Função Argumentos, retornos

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação O estudante estuda muito. Regras: 7 9 12 14. . Regras: 2 4 . Regras: 1 Representar através de uma árvore de derivação. 77 O estudante estuda muito.

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

Folha 3 - Análise léxica

Folha 3 - Análise léxica Folha 3 Análise léxica 1. Escrever um programa em FLEX que permite contar o número de ocorrências de uma cadeia de caracteres contida num ficheiro de texto. 2. Escrever um programa em FLEX que permite

Leia mais

3.1 - Funções para manipular dados de entrada e saída padrão

3.1 - Funções para manipular dados de entrada e saída padrão 1616161616161616161616161616161616161616161616161616 3- ENTRADA E SAÍDA EM C Os principais meios para executar operações de entrada e saída (E/S) são: Entrada e saída pelo console (ou padrão): teclado

Leia mais

Estruturas de Dados. Profa. Juliana Pinheiro Campos

Estruturas de Dados. Profa. Juliana Pinheiro Campos Estruturas de Dados Profa. Juliana Pinheiro Campos Vetores Forma mais simples de estruturar um conjunto de dados. Exemplo: int p[10]; // vetor de inteiros com 10 elementos Reserva de um espaço de memória

Leia mais

Aula 18: Funções em C

Aula 18: Funções em C Aula 18: Funções em C Fernanda Passos Universidade Federal Fluminense Programação de Computadores IV Fernanda Passos (UFF) Funções em C Programação de Computadores IV 1 / 38 Agenda 1 Revisão e Contexto

Leia mais

Resolução dos exercícios de LEX das aulas práticas de Processamento de linguagens LEX/YACC. Maria João Tinoco Varanda Pereira

Resolução dos exercícios de LEX das aulas práticas de Processamento de linguagens LEX/YACC. Maria João Tinoco Varanda Pereira Resolução dos exercícios de LEX das aulas práticas de Processamento de linguagens LEX/YACC Maria João Tinoco Varanda Pereira Março 2003 2 Capítulo 1 Exercícios de LEX 1.1 Resoluções 1. Usando o Lex, construa

Leia mais

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Como construir um compilador utilizando ferramentas Java p. 1/2 Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Aula 4 Análise Léxica Prof. Márcio Delamaro delamaro@icmc.usp.br Como construir

Leia mais

aceita, l L R L (l) = erro, l L

aceita, l L R L (l) = erro, l L 26 Capítulo 3 Análise Lexical A análise lexical é a primeira fase de um compilador A sua tarefa é a de ler a sequência de caracteres do canal de entrada e produzir uma sequência de palavras (lexemas) As

Leia mais

Módulo 7 Cadeias de Caracteres

Módulo 7 Cadeias de Caracteres Estruturas de Dados Módulo 7 Cadeias de Caracteres 9/8/2005 (c) Dept. Informática - PUC-Rio 1 Referências Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Introdução a Estruturas de Dados, Editora

Leia mais

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Como construir um compilador utilizando ferramentas Java p. 1/2 Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Aula 1 - Introdução Prof. Márcio Delamaro delamaro@icmc.usp.br Como construir um

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Prof. Adriano Maranhão COMPILADORES

Prof. Adriano Maranhão COMPILADORES Prof. Adriano Maranhão COMPILADORES LINGUAGENS: INTERPRETADAS X COMPILADAS Resumo: Linguagem compilada: Se o método utilizado traduz todo o texto do programa, para só depois executar o programa, então

Leia mais

Compiladores. Prof. Bruno Moreno Aula 8 02/05/2011

Compiladores. Prof. Bruno Moreno Aula 8 02/05/2011 Compiladores Prof. Bruno Moreno Aula 8 02/05/2011 RECONHECIMENTO DE TOKENS Reconhecimento de Tokens Até aqui aprendemos a identificar tokens Para reconhecimento, a única abordagem utilizada foi árvores

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Introdução As estruturas de repetição, permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Bacharelado em Ciências da Computacão Compiladores

Universidade Federal de Goiás Bacharelado em Ciências da Computacão Compiladores Universidade Federal de Goiás Bacharelado em Ciências da Computacão Compiladores 2013-2 Compilador para a Linguagem Cafezinho Especificação dos trabalhos: T2 (Geração da Representação Intermediária e Análise

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO COMPILADOR PARA A LINGUAGEM SIMPLE

DESENVOLVIMENTO DO COMPILADOR PARA A LINGUAGEM SIMPLE DESENVOLVIMENTO DO COMPILADOR PARA A LINGUAGEM SIMPLE Jeferson MENEGAZZO 1, Fernando SCHULZ 2, Munyque MITTELMANN 3, Fábio ALEXANDRINI 4. 1 Aluno 5ª fase do Curso de Ciência da Computação do Instituto

Leia mais

Um Compilador Simples. Definição de uma Linguagem. Estrutura de Vanguarda. Gramática Livre de Contexto. Exemplo 1

Um Compilador Simples. Definição de uma Linguagem. Estrutura de Vanguarda. Gramática Livre de Contexto. Exemplo 1 Definição de uma Linguagem Linguagem= sintaxe + semântica Especificação da sintaxe: gramática livre de contexto, BNF (Backus-Naur Form) Especificação Semântica: informal (textual), operacional, denotacional,

Leia mais

Construção de Compiladores Aula 3 - Analisador Sintático

Construção de Compiladores Aula 3 - Analisador Sintático Construção de Compiladores Aula 3 - Analisador Sintático Bruno Müller Junior Departamento de Informática UFPR 20 de Agosto de 2014 Definição A análise sintática (parsing) é um processo que verifica se

Leia mais

Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings)

Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings) Apêndice B. Cadeias de Caracteres (Strings) Até agora, quando desejávamos indicar o número de elementos existentes em um vetor qualquer, utilizávamos uma variável inteira, digamos tam, para armazenar tal

Leia mais

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 32. Instituto de C

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 32. Instituto de C ompiladores Introdução Bruno Lopes Bruno Lopes ompiladores 1 / 32 Apresentação Em que período estão? O quanto sabem de programação? Quais linguagens? O quanto sabem de unix? O quanto sabem de Linguagens

Leia mais

ESTRUTURAS COMPOSTAS VETOR

ESTRUTURAS COMPOSTAS VETOR ESTRUTURAS COMPOSTAS Variáveis Compostas Unidimensionais VETOR slides desenvolvidos pela Profa. Rosely Sanches 2 ESTRUTURAS COMPOSTAS Pode-se organizar tipos simples em tipos mais complexos formando as

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 9 Subalgoritmos, funções e passagem de parâmetros Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 22/06/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Modularização Facilita a

Leia mais

Programação. MEAer e LEE. Manipulação de ficheiros de texto. Bertinho Andrade da Costa. Instituto Superior Técnico. 2010/2011 1º Semestre

Programação. MEAer e LEE. Manipulação de ficheiros de texto. Bertinho Andrade da Costa. Instituto Superior Técnico. 2010/2011 1º Semestre Programação MEAer e LEE Bertinho Andrade da Costa 2010/2011 1º Semestre Instituto Superior Técnico Manipulação de ficheiros de texto Programação 2010/2011 IST-DEEC Manipulação de Ficheiros 1 Sumário Ficheiros

Leia mais

Introdução a Programação. Manipulando Arquivos em Modo Texto

Introdução a Programação. Manipulando Arquivos em Modo Texto Introdução a Programação Manipulando Arquivos em Modo Texto Tópicos da Aula Hoje aprenderemos funções de manipulação de arquivos texto Funções de leitura em modo texto Funções de escrita em modo texto

Leia mais

Outline. 33. Manipulação de arquivos DIM

Outline. 33. Manipulação de arquivos DIM Outline 33. Manipulação de arquivos DIM031 015.1 Leitura e escrita 3 s DIM031 33. Manipulação de arquivos 015.1 1 / 4 DIM031 33. Manipulação de arquivos 015.1 / 4 Arquivo = entidade de armazenamento de

Leia mais

Sumário. Ficheiros. Ficheiros

Sumário. Ficheiros. Ficheiros Sumário Ficheiros Motivação Operações Ficheiros de texto e binários Manipulação de ficheiros de texto Abertura Encerramento Descritores de ficheiros: stdin, stdout, stderr Escrita Leitura Outras funções

Leia mais

Programação de Computadores II Aula 03. Linguagem C I

Programação de Computadores II Aula 03. Linguagem C I Programação de Computadores II Slides cedidos por Karina Mochetti 2018.1 C vs Python Python é uma linguagem muito mais nova, de 1991. C é muito mais eciente, os programas rodam mais rápido. Seu objetivo

Leia mais

Aula 1 Apresentação do Curso

Aula 1 Apresentação do Curso Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo SSC 502 Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 1 Apresentação do Curso Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br)

Leia mais

Sub-rotinas em C. Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto

Sub-rotinas em C. Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Sub-rotinas em C Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Agenda Sub-rotinas: Função e Procedimentos A função main Variáveis globais e locais Escopo de variáveis Passagem

Leia mais

Programação: Vetores

Programação: Vetores Programação de Computadores I Aula 09 Programação: Vetores José Romildo Malaquias Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011-1 1/62 Motivação Problema Faça um programa que leia

Leia mais

Algoritmos e Programação. Linguagem C Procedimentos e. Eliane Pozzebon

Algoritmos e Programação. Linguagem C Procedimentos e. Eliane Pozzebon Algoritmos e Programação Linguagem C Procedimentos e Funções Eliane Pozzebon Procedimentos e Funções Procedimentos são estruturas que agrupam um conjunto de comandos, que são executados quando o procedimento

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C Prof. Bruno Feijó, Dept. de Informática, PUC-Rio (2018) C foi criado no início da década de 70, quando os programas mais eficientes eram escritos em linguagem Assembly, bem próxima

Leia mais

ECT1203 Linguagem de Programação

ECT1203 Linguagem de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia ECT1203 Linguagem de Programação Prof. Aquiles Burlamaqui Profa. Caroline Rocha Prof. Luiz Eduardo Leite Prof. Luciano Ferreira

Leia mais

COMPILADORES. Análise léxica. Prof. Geovane Griesang Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática

COMPILADORES. Análise léxica. Prof. Geovane Griesang Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC Departamento de informática COMPILADORES Análise léxica Parte 02 Prof. geovanegriesang@unisc.br Reconhecimento de tokens Na aula anterior, padrões foram expressados

Leia mais

Programação de Computadores II

Programação de Computadores II Programação de Computadores II 1. Programação Básica 2019.1 Slides adaptados do material de Karina Mochetti Problema, Algoritmo, Programa Um programa de computador é a implementação de um algoritmo para

Leia mais

Papel do analisador léxico: ler o arquivo fonte em busca de unidades significativas (os tokens) instanciadas por lexemas ou átomos.

Papel do analisador léxico: ler o arquivo fonte em busca de unidades significativas (os tokens) instanciadas por lexemas ou átomos. Análise Léxica Análise Léxica Papel do analisador léxico: ler o arquivo fonte em busca de unidades significativas (os tokens) instanciadas por lexemas ou átomos. Também denominado de scanner, porque varre

Leia mais

Descrição da Linguagem Pascal Jr.

Descrição da Linguagem Pascal Jr. Descrição da Linguagem Pascal Jr. Características gerais PascalJr possui convenções de tipos igual a linguagem Pascal PascalJr suporta definições de funções Com passagem de parâmetros por valor e por referência

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 28 de agosto de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de 2017 1 / 1 Comandos de decisão simples e compostas Objetivos: Utilização de controles

Leia mais

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões INF1005: Programação 1 Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Programando em C Funções Variáveis Define Operadores e Expressões Entrada e Saída

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos I

Working 03 : Conceitos Básicos I Working 03 : Conceitos Básicos I Objetivos: Dominar os conceitos básicos da linguagem de programação C; Aprender a utilizar o compilador, identificando os erros de sintaxe do código fonte; Prazo de Envio:

Leia mais

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C Prof. Bruno Feijó, Dept. de Informática, PUC-Rio (2017) C foi criado no início da década de 70, quando os programas mais eficientes eram escritos em linguagem Assembly, bem próxima

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Ponteiros Parte 1 Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Ponteiros Ponteiro Ponteiros

Leia mais

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa.

LINGUAGEM C: FUNÇÕES FUNÇÃO 04/07/2017. Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. LINGUAGEM C: FUNÇÕES Prof. André Backes FUNÇÃO Funções são blocos de código que podem ser nomeados e chamados de dentro de um programa. printf(): função que escreve na tela scanf(): função que lê o teclado

Leia mais

Linguagens de Domínio Específico

Linguagens de Domínio Específico Linguagens de Domínio Específico Fabio Mascarenhas 2016.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/dsl Processamento de uma DSL Análise sintática A análise sintática quebra o texto de um programa na sua estrutura

Leia mais

Revisão de Programação em C++ Leandro Tonietto Estruturas de Dados em C++ Segurança da Informação

Revisão de Programação em C++ Leandro Tonietto Estruturas de Dados em C++ Segurança da Informação Revisão de Programação em C++ Estruturas de Dados em C++ Segurança da Informação ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto mar-09 Sumário Revisão de conceitos básicos de programação Diretiva

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Introdução e formas de representação

Algoritmos e Lógica de Programação Introdução e formas de representação Algoritmos e Lógica de Programação Introdução e formas de representação Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 15 de agosto de

Leia mais

Ponteiros e Tabelas. K&R: Capitulo 5 IAED, 2012/2013

Ponteiros e Tabelas. K&R: Capitulo 5 IAED, 2012/2013 Ponteiros e Tabelas K&R: Capitulo 5 Ponteiros e Tabelas Ponteiros e endereços Ponteiros e argumentos de funções Ponteiros e tabelas Alocação dinâmica de memória Aritmética de ponteiros Tabelas de ponteiros

Leia mais