LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO"

Transcrição

1 LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Prof. Denis Brasileiro

2 Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

3 Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

4 Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

5 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

6 3º O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 a R$ 488,10, independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito. (Incluído em 2016)

7 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste tópico a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de 50% do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

8 ( UFMT - DETRAN-MT Administrador) O Conselho Nacional de Trânsito estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quanto à engenharia de tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Quanto a essas normas, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito, assinale a afirmativa INCORRETA.

9 a) Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres ou colocar em risco sua segurança será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade do Sistema Nacional de Trânsito com circunscrição sobre a via.

10 b) Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro relativas à engenharia de tráfego, a autoridade de trânsito aplicará multa diária no seu vencimento ou remuneração devida, enquanto permanecer a irregularidade.

11 c) Mesmo em casos de emergência, a autoridade de trânsito deverá avisar à comunidade com quarenta e oito horas de antecedência qualquer interdição à via.

12 d) Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade do Sistema Nacional de Trânsito com circunscrição sobre a via.

13 (2009 FUNRIO PRF Policial) O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. É correto afirmar sobre engenharia de tráfego, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito que:

14 A) qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado, sendo proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, independente de casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo DETRAN.

15 B) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, salvo se autorizada por decreto do poder executivo da localidade.

16 C) a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento, juntamente com a policia militar e a guarda municipal.

17 D) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

18 E) obrigatoriamente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, sempre com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na préescola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas

Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na préescola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na préescola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito

Leia mais

RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007

RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007 RESOLUÇÃO N 248 DE 27 DE AGOSTO DE 2007 Dispõe sobre a autuação, notificação e aplicação de penalidades nos casos de infrações cometidas por pessoas físicas ou jurídicas sem a utilização de veículos, expressamente

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 7 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 21 Todas as questões são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posteriores). QUESTÃO 16: Segundo

Leia mais

TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE. Os desafios da mobilidade urbana

TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE. Os desafios da mobilidade urbana TRÂNSITO E MOBILIDADE TRÂNSITO E MOBILIDADE Os desafios da mobilidade urbana Os desafios da mobilidade urbana Primeira parte Primeira parte TRÂNSITO MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO Antecedentes Históricos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Prof. Denis Brasileiro Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Penalidades Parte 3 Prof. Denis Brasileiro Art. 256, 1º - A aplicação das penalidades previstas neste Código não elide as punições originárias de ilícitos penais decorrentes de crimes

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 214. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado: I - que se encontre na faixa a ele destinada;

Leia mais

(Artigo CF) Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

(Artigo CF) Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: . (Artigo 144 - CF) Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: VI - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Competência dos Órgãos e Entidades que Compõem o SNT Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Competência dos Órgãos e Entidades que Compõem o SNT Parte 2 Art.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO E LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTES URBANOS (PARA O CARGO DE AUXILIAR DE FISCAL DE TRANSPORTES URBANOS de acordo com o Edital do concurso da Secretaria Municipal de Transporte do Rio de

Leia mais

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil

31/08/2014. Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 6º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Atuação da : Lida com problemas relacionados ao trânsito de veículos e pedestres:

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Disposições Gerais e Composição do SNT Prof. Denis Brasileiro Art. 5º O SNT é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do DF e dos Municípios

Leia mais

LEI Nº DE 15 DE MAIO DE 2019.

LEI Nº DE 15 DE MAIO DE 2019. Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 Edição N 1752 Caderno I Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Areal Gabinete do Prefeito Praça Duque de Caxias nº 39 Centro Areal/RJ Tel.:(24)2257-3919 Cep.:

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CTB: Visão Geral e Como Estudar Disposições preliminares, Conceitos e Definições Parte 2 Prof. Denis Brasileiro 2º O trânsito em condições seguras: direito e dever. 3º Responsabilidade

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Sinalização de Trânsito Professor: Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO A sinalização

Leia mais

Prefeitura Municipal de CARUARU do Estado de Pernambuco

Prefeitura Municipal de CARUARU do Estado de Pernambuco Prefeitura Municipal de CARUARU do Estado de Pernambuco Questões Comentadas e Gabaritadas de Legislação de Trânsito LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO 1. (DETRAN-MA ASSISTENTE DE TRÂNSITO FCC 2018) O trânsito de qualquer

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 213. Deixar de parar o veículo sempre que a respectiva marcha for interceptada: II - por agrupamento de veículos, como cortejos,

Leia mais

CTB Material de apoio Professor Diego Alves.

CTB Material de apoio Professor Diego Alves. PENALIDADES Art. 256. A AUTORIDADE DE TRÂNSITO, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

Leia mais

ENGENHARIA DE TRÁFEGO

ENGENHARIA DE TRÁFEGO ENGENHARIA DE TRÁFEGO Capítulo 1: A ENGENHARIA DE TRÁFEGO trata de atividades presentes no nosso dia a dia: a mobilidade das pessoas, o transporte de bens e sua relação com o ambiente tem importante função

Leia mais

DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019

DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019 DECRETO Nº 024, DE 15 DE ABRIL DE 2019 Regulamenta a Coordenação Municipal de Trânsito CMT, a Junta Administrativa de Recursos de Infração JARI e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE AMARGOSA,

Leia mais

25/06/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO

25/06/2018 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO CTB ESQUEMATIZADO (PARTE V) PROF. MARCOS GIRÃO 1 PEDESTRES e CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO MOTORIZADOS (Capítulo IV) Legislação de Trânsito para Concursos 2018 Prof. Marcos Girto ZELAM PELA SEGURANÇA OS MAIORES

Leia mais

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de

Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. 1º Onde não existir sinalização regulamentadora,

Leia mais

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa.

X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Infração - média; Penalidade - multa. IX - na contramão de direção: Penalidade - multa; X - em local e horário proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Parar): Art. 183. Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte 4 Prof. Denis Brasileiro Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência,

Leia mais

LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE O Prefeito Municipal de Amargosa, Estado Federado da Bahia,

LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE O Prefeito Municipal de Amargosa, Estado Federado da Bahia, LEI N. 349 DE 31 DE OUTUBRO DE 2011. ALTERA A LEI 285/2008, CRIANDO A SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES SMTT, A JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÃO JARI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Crimes de Trânsito Disposições Gerais Prof. Denis Brasileiro Art. 291. Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos neste Código, aplicam-se as normas gerais

Leia mais

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo -

PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - PROJETO DE LEI 131/2012-1) Comparativo entre texto Original e Substitutivo - Legenda: - Texto em preto: permanece inalterado - Texto em vermelho: excluído no substitutivo - Texto em azul: incluído no substitutivo

Leia mais

Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011

Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011 Conceição do Coité Bahia Poder Legislativo Coordenação Parlamentar LEI Nº 585 DE 02 DE JUNHO DE 2011 Dispõe sobre o funcionamento do DEOTRAN Departamento de Orientação e Fiscalização do Trânsito do Município

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Educação para o Trânsito Prof. Denis Brasileiro Art. 74. A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do SNT. 1º É obrigatória

Leia mais

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições

Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições Art. 43. Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO OBJETIVO Ser aprovado no Concurso do DETRAN-RS 2013 Das Infrações (art. 161 a 255) CASO PRÁTICO: João Infrator da Silva dirige seu automóvel Chevette, ano 1982, com películas muito

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 45/2011

RESOLUÇÃO nº 45/2011 RESOLUÇÃO nº 45/2011 Dispõe sobre o Estacionamento Rotativo pago nas vias municipais e dá outras providências. O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul CETRAN RS, no uso das atribuições que

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Competência dos Órgãos e Entidades que Compõem o SNT Parte 3 Prof. Denis Brasileiro DETRAN Executar a fiscalização de trânsito; Autuar, multar e arrecadar;

Leia mais

CTB Material de apoio Professor Diego Alves.

CTB Material de apoio Professor Diego Alves. LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO PROF: DIEGO ALVES 1 Art. 6º São OBJETIVOS BÁSICOS do Sistema Nacional de Trânsito: I - estabelecer DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE TRÂNSITO, com vistas à segurança, à fluidez,

Leia mais

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a);

Aula 10 - Exercício. c) nesse trecho (200 m) deverão ser propostas duas lombadas, seguindo o exposto no item (a); Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Dpto. de Engenharia Civil Engenharia de Tráfego Urbano Profs. João Cucci Neto e Paulo Bacaltchuck http://meusite.mackenzie.br/professor_cucci Aula

Leia mais

Legislação e Segurança Rodoviária. Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito

Legislação e Segurança Rodoviária. Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito Legislação e Segurança Rodoviária Responsabilidade pela regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito 1 Conteúdos Programáticos: Regularização, ordenamento e fiscalização do trânsito Ordens das

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Medidas Administrativas Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição,

Leia mais

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa.

Art Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Infração - média; Penalidade - multa. Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias: Penalidade - multa. Art. 173. Disputar corrida por espírito de emulação: Infração - gravíssima; Penalidade - multa (três vezes),

Leia mais

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010.

LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. LEI N.º 1098 DE 06 DE OUTUBRO DE 2010. Altera a Lei nº. 263/93, acrescentando a Divisão de Trânsito na estrutura da Secretaria Municipal de Obras e Viação; Cria o Cargo de Diretor de Trânsito CC-3 e dá

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Normas Gerais de Circulação e Conduta Parte1 Prof. Denis Brasileiro Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem: I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA ESTADO DA BAHIA - BRASIL LEI MUNICIPAL Nº 2.332 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a criação Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário DMTR, da Junta Administrativa de Recursos de Infração JARI e dá outras providências.

Leia mais

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO OBJETIVO Este roteiro tem o objetivo de facilitar a compreensão dos municípios sobre suas obrigações em relação ao trânsito, mostrando de forma prática os passos a serem dados para sua integração ao Sistema

Leia mais

Art. 7º Recomenda-se que após a implantação das ondulações transversais a autoridade com circunscrição sobre a rodovia monitore o seu desempenho por

Art. 7º Recomenda-se que após a implantação das ondulações transversais a autoridade com circunscrição sobre a rodovia monitore o seu desempenho por RESOLUÇÃO Nº 39/98 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas disciplinados pelo Parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro.

Leia mais

Municipalizaçã o e integração ao Sistema Nacional de Trânsito

Municipalizaçã o e integração ao Sistema Nacional de Trânsito Municipalizaçã o e integração ao Sistema Nacional de Trânsito Foto: Reprodução/EPTV Luiz Otávio Maciel Miranda Global Forum for Road Traffic Safety (WP.1/UNECE/ONU) Conselheiro representante do Ministério

Leia mais

5/7/2015. Estrutura do sistema nacional de trânsito e os órgãos vinculados. Estrutura do sistema nacional de trânsito e os órgãos vinculados

5/7/2015. Estrutura do sistema nacional de trânsito e os órgãos vinculados. Estrutura do sistema nacional de trânsito e os órgãos vinculados UNIDADE 2 LEGISLAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO 2.1 Estrutura do sistema nacional de trânsito e os órgãos vinculados 2.2 2.3 Resoluções do CONTRAN 2.4 Portarias e Deliberações do SNT Sistema Nacional

Leia mais

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012

NOVO SIMULADO DE LEGISLAÇÃO/CONDUTA E CIRCULAÇÃO 2012 1 Órgão executivo responsável em julgar os recursos das infrações de trânsito: a) DNIT b) CONTRAN c) JARI d) DETRAN 2 São pré-requisitos para o início do processo de habilitação, exceto: a) Ser penalmente

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Processo Administrativo Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 280. Ocorrendo infração prevista na legislação de trânsito, lavrar-se-á auto de infração, do qual constará: I - tipificação

Leia mais

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Direção Defensiva. Em 23 de setembro de 1997 é promulgada pelo Congresso Nacional a Lei no 9.503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrando em vigor

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus GABINETE DO PREFEITO

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus GABINETE DO PREFEITO DECRETO Nº 127, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2017. Cria Grupo Especial de Trabalho para organizar o uso e ordenamento do solo do município de Santo Antônio de Jesus. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DE JESUS,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 (CÂMARA DOS DEPUTADOS - CESPE/Unb - Superior - Analista Legislativo) Um estado membro da Federação editou, em 1994, medida provisória tornando obrigatório

Leia mais

Cria a Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito no Quadro de Pessoal do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

Cria a Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito no Quadro de Pessoal do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. LEI N 2990, DE 11 DE JUNHO DE 2002 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Cria a Carreira Policiamento e Fiscalização de Trânsito no Quadro de Pessoal do Departamento de Trânsito do Distrito Federal. O

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Prof. Denis Brasileiro Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Médias Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 171. Usar o veículo para arremessar, sobre os pedestres ou veículos, água ou detritos: Art. 172. Atirar do veículo ou abandonar

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Gravíssimas- Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 162. Dirigir veículo: V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias: Penalidade -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 MOTORISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Considere para as vias

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. COMISSÃO DE VIAÇÃO ETRANSPORTES PROJETO DE LEI Nº 3.340 DE 2015. Proíbe a fiscalização por meio do registrador de velocidade do tipo móvel - radar móvel. Autor: Deputado Goulart Relatora: Deputada Christiane

Leia mais

Prefeitura de Guarujá Estado de São Paulo Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social Gabinete do Secretário

Prefeitura de Guarujá Estado de São Paulo Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social Gabinete do Secretário RESOLUÇÃO Nº 001/2018 GAB SEDECON PUBLICADA EM DOM DE 25/07/2018 Disciplina os procedimentos relativos à análise e autorização para bloqueio de vias para o tráfego de veículos por ocasião da realização

Leia mais

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro.

Dicas de Trânsito. 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. Dicas de Trânsito 001 P. O que significa a sigla C.T.B? R. Código de Trânsito Brasileiro. 002 P. Qual o dever do condutor antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas? R. Verificar as condições

Leia mais

Revisão de Legislação de Trânsito - CTB

Revisão de Legislação de Trânsito - CTB PRF Revisão de Legislação de Trânsito - CTB Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Prezados alunos, O tão espera edital saiu não éh!? Então vamos lá???? Esta é nossa aula de Revisão de LEGISLAÇÃO

Leia mais

Quando autuar Não autuar Definições e Procedimentos Campo 'Observações'

Quando autuar Não autuar Definições e Procedimentos Campo 'Observações' Iniciar obra perturbe/interrompa circulação/segurança veíc/pedestres s/permissão 569 568 751-01 - 02 12 Art. 95 Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº DE 03 DE ABRIL DE 2018.

LEI MUNICIPAL Nº DE 03 DE ABRIL DE 2018. LEI MUNICIPAL Nº 1.122 DE 03 DE ABRIL DE 2018. Súmula: Regulamenta a utilização dos veículos oficiais na Câmara Municipal de Tabaporã, e dá outras providências. Sirineu Moleta, Prefeito Municipal de Tabaporã,

Leia mais

Capítulo I - Disposições Preliminares 9

Capítulo I - Disposições Preliminares 9 Capítulo I - Disposições Preliminares 9 Capítulo I - Disposições Preliminares 11 Sumário Sumário... 11 Capítulo I - Disposições Preliminares... 13 Capítulo II - Sistema Nacional de Trânsito... 21 Capítulo

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Crimes de Trânsito Dos Crimes em Espécie Prof. Denis Brasileiro Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Dos Pedestres e Condutores de Veículos Não Motorizados (Art. 68 ao 73) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro DOS PEDESTRES

Leia mais

4/5/2012 GESTÃO DE TRANSPORTES E TÉCNICA DE ABRODAGEM AO CIDADÃO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO BRASILEIRA

4/5/2012 GESTÃO DE TRANSPORTES E TÉCNICA DE ABRODAGEM AO CIDADÃO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO BRASILEIRA Universidade Federal Fluminense Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios Capacitação dos Servidores Municipais de Maricá - RJ GESTÃO DE TRANSPORTES E

Leia mais

84ª REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS(AS) E DIRIGENTES PÚBLICOS DE TRANSPORTE URBANO E TRÂNSITO 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2014 MANAUS / AM

84ª REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS(AS) E DIRIGENTES PÚBLICOS DE TRANSPORTE URBANO E TRÂNSITO 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2014 MANAUS / AM 84ª REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS(AS) E DIRIGENTES PÚBLICOS DE TRANSPORTE URBANO E TRÂNSITO 27 E 28 DE NOVEMBRO DE 2014 MANAUS / AM LEILÃO DE VEÍCULOS BASE LEGAL LEGISLAÇÃO: Lei Federal nº 6575/78

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

Legislação de Trânsito 1

Legislação de Trânsito 1 Legislação de Trânsito 1 Conhecer as premissas que regem o CTB, bem como seus órgãos e sistemas. Conhecer os direitos e deveres de um cidadão no trânsito. Introdução Regulamentação. Fundamentação do CTB.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Graves Parte 1 Prof. Denis Brasileiro Art. 167. Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, conforme previsto no art. 65: Penalidade - multa; Medida administrativa

Leia mais

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 3057, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre a regulamentação da implementação de piso tátil direcional e de alerta nas calçadas e dá outras providências. O PREFEITO DE

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS RODOVIÁRIOS RESOLUÇÃO Nº 003/2007 DP/SUSER Estabelece e regulamenta o Programa de Estacionamento Especial para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção e dá outras providências O DIRETOR PRESIDENTE DA SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 18

PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 18 8 PROVA DE LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO CÓD. 18 As questões de números 21 a 25 são relacionadas com o Regulamento Operacional do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus

Leia mais

CRIMES DE TRÂNSITO I

CRIMES DE TRÂNSITO I Crimes de Trânsito I LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO CRIMES DE TRÂNSITO I Neste curso, vamos trabalhar os crimes de trânsito previstos na Lei n. 9.503/1997. DOS CRIMES DE TRÂNSITO (ARTS. 291 AO 312 DO CTB) Art.

Leia mais

SENHOR CHEFE DE GABINETE, DIRETORES DE DIRETORIAS, DE DIVISÕES REGIONAIS E PROCURADOR DE AUTARQUIA CHEFE

SENHOR CHEFE DE GABINETE, DIRETORES DE DIRETORIAS, DE DIVISÕES REGIONAIS E PROCURADOR DE AUTARQUIA CHEFE 1 Ref.: Exped. nº 9-50.015/DE/99 Intº: Diretoria de Engenharia DTM-SUP/DER-009-01/06/1999 (1.10) SENHOR CHEFE DE GABINETE, DIRETORES DE DIRETORIAS, DE DIVISÕES REGIONAIS E PROCURADOR DE AUTARQUIA CHEFE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 738, DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece os padrões e critérios para a instalação de travessia elevada para pedestres em vias públicas. O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO (CONTRAN), no uso da

Leia mais

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM 1. A violação das obrigações ou dos deveres policiais militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar. Acerca desse assunto e a luz do Estatuto da PMDF

Leia mais

Código de Trânsito Brasileiro

Código de Trânsito Brasileiro Código de Trânsito Brasileiro Legislação de Trânsito na CF/88 (Art.1º ao 5º) Professor Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Código de Trânsito Brasileiro CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO LEI Nº

Leia mais

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros!

O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! O que exige o Código de Trânsito Brasileiro para a condução de Escolar e outros! Não é suficiente o veículo possuir faixa amarela com o dístico escolar, ter encosto de cabeça, cinto de segurança, tacógrafo

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito Dos Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados Professor: leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito DOS PEDESTRES E CONDUTORES DE VEÍCULOS NÃO

Leia mais

POLOS GERADORES DE TRÁFEGO

POLOS GERADORES DE TRÁFEGO Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 CONTEXTUALIZANDO Os Polos Geradores de Tráfego (PGTs) são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos

Leia mais

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS

ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS ANEXO -TESTE PRÁTICO PARA O CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS 1. Os candidatos convocados para realização de Prova Prática de Motorista deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar, no dia e horário marcado

Leia mais

Dispositivos Auxiliares

Dispositivos Auxiliares Companhia de Engenharia de Tráfego MANUAL DE SINALIZAÇÃO URBANA Dispositivos Auxiliares Critérios de Projeto Faixa Revisão 01 Volume 7 Abril - 2019 INTRODUÇÃO Esta norma faz parte do Manual de Sinalização

Leia mais

CTB ESQUEMATIZADO (PARTE II)

CTB ESQUEMATIZADO (PARTE II) 1 CTB ESQUEMATIZADO (PARTE II) PROF. MARCOS GIRÃO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (Capítulo II) Legislação de Trânsito para Concursos 2018 Prof. Marcos Girto 2 UNIÃO ESTADOS E DF MUNICÍPIOS 02/04/2018 CONCEITOS,

Leia mais

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS

PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES DESPORTIVAS E RECREATIVAS PRAIAS TÍTULO VI DO USO ADEQUADO DAS PRAIAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO GERAL Art. 206. A utilização da Orla Marítima, considerada como o trecho compreendido entre a água e o calçadão contíguo às edificações,

Leia mais

Aula 1. A Engenharia de Tráfego A organização do trânsito no Brasil Elementos do Tráfego

Aula 1. A Engenharia de Tráfego A organização do trânsito no Brasil Elementos do Tráfego Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 2 0 semestre de 2014 Aula 1 A Engenharia de Tráfego A organização do trânsito no Brasil Elementos do Tráfego A ENGENHARIA

Leia mais

ESTACIONAMENTOS Prof. Dr. Evaldo Ferreira. Coordenador PMUC

ESTACIONAMENTOS Prof. Dr. Evaldo Ferreira. Coordenador PMUC Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 CONTEXTUALIZANDO A questão dos estacionamentos está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº

Leia mais

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017

TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 TABELA DE MULTAS 2017 VALORES E TIPOS DE INFRAÇÕES ATUALIZADOS 2 fev, 2017 Se você já tirou sua carteira de habilitação, aqui vai um teste: quantos pontos o condutor que dirige embriagado leva na carteira?

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Infrações Prof. Denis Brasileiro Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: Infração gravíssima; Penalidade

Leia mais

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Direito Processual Civil;

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Direito Processual Civil; Sou o Professor EDUARDO GALANTE; Mestre em Direito Internacional. Mestrando em Direito Constitucional (IDP-DF); Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil

Leia mais

IV - apurar, prevenir e reprimir a prática de atos de improbidade contra a fé pública, o patrimônio, ou a administração pública ou privada,

IV - apurar, prevenir e reprimir a prática de atos de improbidade contra a fé pública, o patrimônio, ou a administração pública ou privada, IV - apurar, prevenir e reprimir a prática de atos de improbidade contra a fé pública, o patrimônio, ou a administração pública ou privada, referentes à segurança do trânsito; V - supervisionar a implantação

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB COMISSÃO DE TRÂNSITO PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DO CTB COMPETÊNCIAS ACRESCENTAR: CONTRAN (ART. 10) um representante da entidade máxima representativa dos órgãos e entidades executivos

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!!

POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!! POR FAVOR, SEMPRE DESLIGUEM CELULARES e computadores!!! Universidade Presbiteriana Mackenzie Escola de Engenharia Depto. de Engenharia Civil 1 0 semestre de 2.013 Aula 1 A Engenharia de Tráfego A organização

Leia mais

SIMULADO TEÓRICO. Vamos ver se você está pronto(a)!

SIMULADO TEÓRICO. Vamos ver se você está pronto(a)! SIMULADO TEÓRICO Vamos ver se você está pronto(a)! 1) A velocidade máxima onde não houver sinalização regulamentadora em vias de trânsito rápido será de: a) 80km/h b) 110 km/h c) 90 km/h d) 60km/h 2) Segundo

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Cidade Tiradentes Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Cidade Tiradentes Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez:

Leia mais

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Perus

Plano de Segurança Viária Município de São Paulo. Subprefeitura de Perus Plano de Segurança Viária Município de São Paulo Subprefeitura de Perus Vida Segura: política pública de segurança viária do município de São Paulo. Ainda está em fase de elaboração. Out/nov/dez: 32 audiências

Leia mais

1000 EXERCÍCIOS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

1000 EXERCÍCIOS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 1000 EXERCÍCIOS POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL 1. O trânsito em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do: a) CETRAN; b) CONTRAN; c) Sistema Nacional de Trânsito;

Leia mais

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo

PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS. Preâmbulo PROJECTO DE ALTERAÇÃO DE POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE OLVEIRA DE AZEMÉIS Preâmbulo A presente proposta de alteração da Postura Municipal de Trânsito, aprovada em Assembleia de Câmara de 15 de Junho

Leia mais

HISTÓRIA DA CMTT - ANAPÓLIS

HISTÓRIA DA CMTT - ANAPÓLIS 23/09/1997 foi sancionada a Lei Federal N.o 9.503 12/01/1998 a Lei municipal N.o 2.562 que estabelece o Conselho Municipal de Trânsito em Anápolis 22/01/1998 passa a vigorar o CTB. A CMT foi criada com

Leia mais