PROCESSO SELETIVO. Vestibular Unificado Bacharel em Teologia Prova de Conhecimentos Gerais da Bíblia. Antigo Testamento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO SELETIVO. Vestibular Unificado Bacharel em Teologia 2015. Prova de Conhecimentos Gerais da Bíblia. Antigo Testamento"

Transcrição

1 PROCESSO SELETIVO Vestibular Unificado Bacharel em Teologia 2015 O horário das provas Conhecimentos Gerais da Bíblia Símbolos de Fé da IPB Das 14 às 17 horas (Horário de Brasília) Prova de Conhecimentos Gerais da Bíblia Antigo Testamento 1. No Êxodo, qual foi o primeiro sinal feito diante de Faraó? a) As mãos de Moisés ficaram leprosas. b) O bordão de Arão se transformou em serpente. c) As águas do Nilo se tornaram sangue. d) As águas amargas se tornaram sangue. e) O bordão de Arão floresceu. 2. Que animal foi citado quando Roboão provocou a divisão do reino de Israel? a) Águia. b) Escorpião. c) Leão. d) Serpente. e) Urso. 3. De quem Jacó usurpou o direito de primogenitura? a) Ruben. b) Isaque. c) Esaú. d) Ismael. e) Fineias. 4. Qual profeta viu o Senhor assentado em um alto e sublime trono? a) Elias. b) Eliseu. c) Isaías. d) Jeremias. e) Oseias. 5. Qual filho de Salomão assumiu o trono depois de sua morte? a) Adonias. b) Roboão. c) Jeroboão. d) Acabe. e) Ezequias. 6. Qual o nome da festa que comemorava o período em que o povo de Israel habitou em tendas, na sua jornada pelo deserto? a) Pentecostes.

2 b) Páscoa. c) Trombetas. d) Ano Sabático. e) Tabernáculos. 7. Quem foi escolhido para ser o primeiro Rei de Israel? a) Davi. b) Saul. c) Jeroboão. d) Salomão. e) Abinadabe. 8. Qual a atitude das parteiras hebreias quando receberam a ordem do rei do Egito para matar todas as crianças recém-nascidas do sexo masculino? a) Deixaram viver os meninos porque temeram a Deus. b) Mataram os meninos por temor a Deus. c) Entregaram os meninos a viajantes para levá-los para outra terra. d) Fizeram um abrigo secreto, para onde os meninos eram levados. e) Vestiram roupas de meninas para disfarçá-los. 9. Em quantos dias Neemias e o povo de Israel reconstruíram os muros de Jerusalém? a) 350 dias. b) 198 dias. c) 52 dias. d) 240 dias. e) 69 dias. 10. Qual o nome do irmão mais novo de José? a) Ruben. b) Judá. c) Simeão. d) Naftali. e) Benjamim. 11. Quantos livros compõem o Antigo Testamento? a) 22 livros. b) 36 livros. c) 34 livros. d) 24 livros. e) 39 livros. 12. Qual a sequência dos livros dos Profetas Maiores na Bíblia? a) Jeremias, Isaías, Daniel, Ezequiel, Lamentações. b) Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel. c) Isaías, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Jeremias. d) Isaías, Daniel, Lamentações, Ezequiel, Jeremias. e) Isaías, Jeremias, Lamentações, Daniel, Ezequiel. 13. O último rei de Judá, antes do exílio na Babilônia, foi: a) Zedequias. b) Josias.

3 c) Joaquim. d) Ezequias. e) Roboão. 14. O nome da mulher que escondeu os espias de Israel e, por isso, foi salva da destruição de Jericó, entrando na genealogia de Jesus: a) Débora. b) Raquel. c) Bate-Seba. d) Tamar. e) Raabe. 15. O que Deus determinou para que os israelitas fossem poupados da morte de seus primogênitos no Egito? a) Passar a noite em jejum. b) Sacrificar e comer um cordeiro sem mácula, passando o seu sangue sobre as vergas das portas. c) Dar um banho ritual nos primogênitos. d) Orar por duas horas de joelhos. e) Sacrificar um novilho por família. 16. Qual dos salmos abaixo foi escrito por Moisés? a) Sl 80. b) Sl 85. c) Sl 90. d) Sl 95. e) Sl Quais os nomes dos filhos de Noemi? a) Malom e Quiliom. b) Boaz e Elimeleque. c) Aminadabe e Naassom. d) Jessé e Perez. e) Obede e Amã. 18. Qual o assunto do livro de Obadias? a) Exortações contra os pecados de Israel. b) Instruções acerca da restauração do culto. c) Profecias acerca da vinda do Messias e da derrota de Moabe. d) Julgamento de Deus sobre Edom e a restauração de Israel. e) A queda de Jerusalém e o cativeiro babilônico. 19. A oração O Espírito do Senhor está sobre mim (Lc ARA) é uma citação tirada de qual dos livros proféticos abaixo? a) Amós. b) Obadias. c) Habacuque. d) Jeremias. e) Isaías. 20. Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? (Rm 9.21 ARA). Esse texto faz referência a uma revelação de Deus a qual dos profetas abaixo? a) Isaias. b) Ezequiel.

4 c) Daniel. d) Jeremias. e) Zacarias. Novo Testamento 1. Qual o nome do discípulo que foi chamado para visitar Saulo e restaurar a visão dele? a) Pedro. b) Ananias. c) Simão. d) João. e) Cornélio. 2. O que é falso a respeito do Apocalipse? a) É um livro com muitas imagens e figuras. b) É uma visão que João recebeu em uma ilha, tendo a ajuda de um anjo para compreendê-la. c) É um livro que não cita muito o Antigo Testamento. d) É um livro repleto de louvor. e) É um livro que motiva a igreja falando sobre a soberania de Deus e do Cordeiro. 3. Assinale a afirmação incorreta: a) Mateus apresenta Jesus Cristo como pregador e como aquele que vem trazer o reino dos céus. b) Marcos apresenta Jesus Cristo como o Filho de Deus poderoso sobre a natureza, os demônios e as doenças e como o servo sofredor que dá a sua vida para salvar a muitos. c) Lucas apresenta Jesus Cristo como a esperança e salvação de pessoas do mundo inteiro: ricos e pobres, judeus e não judeus, homens e mulheres. d) João apresenta Jesus Cristo como homem sofredor, não dando muita ênfase à sua divindade. e) Atos apresenta a Igreja do Senhor Jesus vencendo as lutas, no poder do Espírito, e crescendo quantitativa e geograficamente. 4. Quais dos evangelhos citados abaixo registram a genealogia de Jesus? a) Mateus e Marcos. b) Marcos e Lucas. c) Mateus e Lucas. d) Lucas e João. e) Mateus, Marcos e Lucas. 5. Os fariseus, mencionados diversas vezes no Novo Testamento, eram: a) Um partido político. b) Um grupo revolucionário. c) Uma seita judaica. d) Uma comunidade monástica. e) Uma corrente filosófica. 6. A visão do trono é registrada no livro de Apocalipse logo após: a) A visão dos quatro cavaleiros.

5 b) A introdução do livro. c) A destruição de Babilônia. d) As cartas às sete igrejas. e) A descida da nova Jerusalém. 7. No final do capítulo 2, do livro de Atos, Lucas registra características da igreja iniciante. Marque a alternativa que contém algumas dessas características: a) Perseveravam na fé, na esperança e no amor. b) Perseveravam no partir do pão e no tomar do cálice. c) Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na oração e no jejum. d) Perseveravam na comunhão dos santos e no sacerdócio universal. e) Perseveravam na doutrina dos apóstolos e no partir do pão. 8. Jesus nasceu em Belém nos dias de qual rei? a) Rei Acabe. b) Rei Josias. c) Rei Davi. d) Rei Herodes. e) Rei Salomão. 9. Qual a relação feita por Paulo entre Jesus e Adão? a) Jesus é o segundo Adão. b) Jesus é o primeiro Adão. c) Jesus é tanto o primeiro como o segundo Adão. d) Nenhuma relação é feita por Paulo entre Adão e Jesus. e) Adão representa Jesus. 10. Ao escrever a carta aos Filipenses, a quem Paulo pede que pensem concordemente, no Senhor? a) Timóteo e Silas. b) Evódia e Síntique. c) Barnabé e Evódia. d) Síntique e Silas. e) Priscila e Aquila. 11. O livro de Apocalipse foi escrito às sete igrejas da Ásia Menor. Quais são as igrejas mencionadas? a) Éfeso, Pergamo, Tiatira, Colossenses, Sardes, Judas e Tiago. b) Pérgamo, Tiatira, Sardes, Éfeso, Tiago Filadélfia e Pérgamo. c) Tiatira, Sardes, Judas Tiago, Éfeso, Filadélfia, Judas. d) Filadélfia, Filipenses, Filemom, Sardes, Filadélfia e Filipenses. e) Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. 12. Em qual livro do Novo Testamento encontramos a oração dominical (Pai Nosso): a) O Evangelho de Marcos. b) O Evangelho de Mateus. c) O Evangelho de Lucas. d) O Evangelho de João e) Primeira Epístola de João. 13. Morreu apedrejado e tornou-se o primeiro Mártir Cristão, conforme o livro de Atos: a) Timóteo.

6 b) Pedro. c) Estevão. d) João. e) Paulo. 14. São todos apóstolos de Jesus: a) Paulo, Pedro, Silas e Timóteo. b) Mateus, Marcos, Lucas e João. c) Nicodemos, Lázaro, José de Arimateia e Barnabé. d) Pedro, João, André e Tiago. e) Tito, Filemon, Apolo e Áquila. 15. Quais destas são cartas pastorais de Paulo? a) Romanos e Efésios. b) 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemon. c) Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas. d) Colossenses e Filipenses. e) Laodiceia e Esmirna. 16. Em que situação Paulo foi para Roma: a) A convite da igreja. b) A convite do imperador. c) Por acaso. d) Para descansar. e) Preso para ser julgado pelo imperador. 17. Qual o único Evangelho que revela que um dos ladrões da cruz repreendeu ao outro e pediu a Jesus para que lembrasse dele quando viesse no seu reino? a) Evangelho segundo João. b) Evangelho segundo Lucas. c) Evangelho segundo Mateus. d) Evangelho segundo Marcos. e) Evangelho segundo Pedro. 18. Qual Evangelho apresenta o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes duas vezes? a) Evangelho segundo Tomé. b) Evangelho segundo João. c) Evangelho segundo Lucas. d) Evangelho segundo Mateus. e) Evangelho segundo Marcos. 19. O texto Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor, refere-se a qual das sete igrejas da Ásia menor? a) Tiatira. b) Pergamo. c) Esmirna. d) Éfeso. e) Sardes. 20. Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar (At ARA). Qual o nome do primeiro livro ao qual o texto se

7 refere? a) Evangelho de João. b) Evangelho de Mateus. c) Evangelho de Marcos. d) Evangelho de Barnabé. e) Evangelho de Lucas. Símbolos de Fé da IPB 1. A pergunta 39 do Breve Catecismo de Westminster (BCW) questiona: Qual é o dever que Deus exige do homem?. Que resposta ele dá? a) O dever que Deus exige do homem é crer em Jesus como seu Senhor e Salvador. b) O dever que Deus exige do homem é que ele ame a Deus e ao próximo. c) O dever que Deus exige do homem é obediência à sua vontade revelada. d) O dever que Deus exige do homem é obedecer à doutrina da igreja. e) O dever que Deus exige do homem é ser fiel aos símbolos de fé. 2. A Confissão de Fé de Westminster (CFW), ao tratar do livre arbítrio, no capítulo IX, afirma: a) O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu totalmente o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação. b) O homem, caindo em um estado de pecado, ainda é capaz de, por vontade própria, praticar o bem espiritual que acompanha a salvação. c) O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu totalmente o poder de vontade de praticar o bem, mas pode buscar a salvação e a obter, se o fizer com o coração sincero. d) O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu parcialmente o poder de vontade, quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação. e) O homem, caindo em um estado de pecado, é responsável por buscar a salvação em Cristo Jesus, pois ainda é capaz disso. 3. A CFW é considerada: a) Uma confissão de fé liberal. b) Uma confissão de fé evangélica. c) Uma confissão de fé pentecostal. d) Uma confissão de fé neo-ortodoxa. e) Uma confissão de fé reformada. 4. Assinale a alternativa incorreta. Acerca do culto bíblico, a CFW preceitua: a) A leitura da Escritura. b) As orações. c) O cantar Salmos com ações de graça. d) Administração e recepção dos sacramentos. e) A utilização com bom senso de jejuns, vigílias, e gestos sagrados diversos, dependendo das regiões aonde o Evangelho chega. 5. Quanto ao Sábado Cristão, a CFW ensina como devemos guardá-lo. Segundo a CFW: a) Por causa do fuso horário, qualquer dia serve para adorar a Deus. b) Deus destinou uma proporção do tempo, um dia em sete, que na antiga dispensação chamava-se Sábado, e, na nova, dia do Senhor. c) Neste dia devemos evitar coisas como beber bebidas alcoólicas, contudo, assistir jogos ou outras diversões inocentes não têm problema. d) Neste dia é mais importante ler e não deixar de ir a Igreja. e) É muito errado, no dia do Senhor, deixar de ir à Igreja para visitar um parente distante que esteja doente.

8 6. A CFW ensina sobre os acontecimentos dos últimos dias. Dentre os fatos por ela mencionados, qual das alternativas abaixo está incorreta? a) As almas dos justos, após a morte, são aperfeiçoadas em santidade e entram no céu. b) As almas dos ímpios são lançadas no inferno. c) Os corpos dos crentes serão ressuscitados, e os corpos dos ímpios serão queimados e destruídos para sempre. d) Os que estiverem vivos quando Jesus voltar não morrerão, mas serão transformados. e) Cristo volta de uma vez, haverá uma só ressurreição, um só juízo e dois destinos eternos. 7. Qual a definição de Deus encontrada na CFW? a) Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. b) Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é finito. c) Há um Deus para cada tipo de crença, os quais devem ser considerados igualmente verdadeiros. d) Há um só Deus verdadeiro, o qual se manifesta de várias formas, de acordo com o seguimento religioso. e) Há um só Deus verdadeiro, eterno, porém finito, soberano, porém criado. 8. De acordo com a CFW, qual a resposta correta a respeito da queda do homem em pecado? a) O pecado foi um acidente que pegou a Deus de surpresa. b) O pecado não era da vontade de Deus, mas ele não conseguiu impedir. c) Segundo o seu sábio e santo conselho, foi Deus servido permitir este pecado deles, havendo determinado ordená-lo para a sua própria glória. d) Foi Deus servido permitir este pecado, sendo ele consciente de que não seria possível impedi-lo. e) Deus permitiu o pecado, mas não pode ser glorificado com tal ação. 9. Conforme a CFW, quais pessoas são atraídas pelo chamado eficaz de Deus, pela sua Palavra. a) Todos aqueles a quem Deus predestinou para a vida. b) Todos aqueles que, de livre vontade, decidirem entregar suas vidas a Cristo. c) Todos aqueles que, no decorrer da história, Deus resolver chamar. d) Somente aqueles que apresentarem provas de verdadeiro arrependimento. e) Somente aqueles que provarem seu merecimento diante de Deus. 10. Um dos propósitos dos Símbolos de Fé é defender a verdade contra os falsos ensinos e heresias. Em sentido bem restrito, este propósito é: a) Eclesiástico. b) Didático. c) Apologético. d) Doutrinário. e) Evangelístico. 11. A CFW afirma que Desde toda a eternidade e pelo mui sábio e santo conselho de sua própria vontade, Deus ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece. E, a seguir, traz alguns esclarecimentos sobre os eternos decretos de Deus. Leia as cinco afirmações abaixo, e assinale aquela que não corresponde a um desses esclarecimentos. a) Deus não é o autor do pecado. b) Deus não violenta a vontade da criatura. c) Deus não tira a liberdade da criatura. d) Deus não tira a contingência das causas secundárias. e) Embora tenha ordenado tudo quanto acontece, alguns decretos de Deus podem não se realizar, por causa da desobediência dos homens.

9 12. A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, depende: a) Do testemunho daqueles cujas vidas foram transformadas pela leitura da Escritura. b) Da igreja, por deliberação de seus concílios. c) Somente de Deus, que é o seu Autor. d) Da suprema excelência do seu conteúdo. e) Da majestade do seu estilo. 13. Todo aquele a quem Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido chamar eficazmente pela sua Palavra e pelo seu Espírito, no tempo por ele determinado e aceito, tirando-os daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza para a graça e salvação, em Jesus Cristo. Marque a afirmação que está incorreta. a) A vocação eficaz provém unicamente da livre e especial graça de Deus. b) A vocação eficaz não provém de qualquer coisa prevista no homem. c) Na vocação eficaz, o homem é inteiramente passivo, até que, vivificado e renovado pelo Espírito Santo, fica habilitado a corresponder a ela e a receber a graça nela oferecida e comunicada. d) Alguns eleitos não serão salvos porque não ouvirão o evangelho e, por isto, não se arrependerão de seus pecados nem crerão em Jesus Cristo. e) Os não eleitos, ainda que sejam chamados pelo ministério da Palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, contudo jamais chegam a Cristo e, portanto, não podem ser salvos. 14. Assinale a questão que faz uma afirmação incorreta quanto à existência de Deus, segundo nossos Símbolos de Fé: a) A própria luz da natureza no homem aponta a existência de Deus. b) Pai, Filho e Espírito Santo são três modos de revelação do único e verdadeiro Deus. c) As obras de Deus claramente testificam que existe um Deus. d) Só a Palavra de Deus e o Espírito Santo podem revelar ao homem a existência de Deus de um modo suficiente e eficaz para a salvação. e) O Filho (Jesus) e o Espírito Santo são Deus, iguais ao Pai. 15. O que é a Ceia do Senhor? a) A Ceia do Senhor é um sacramento no qual, dando-se e recebendo-se pão e vinho, conforme a instituição de Cristo, anuncia-se a morte do Salvador. b) A Ceia do Senhor é um sacramento no qual o pão e o vinho se transformam em corpo de Cristo. c) A Ceia do Senhor não é um sacramento, mas apenas uma celebração da igreja com o objetivo de simbolizar a morte de Jesus Cristo. d) A Ceia do Senhor é um sacramento que tem a função de nos purificar de nossos pecados. e) A Ceia do Senhor é um sacramento no qual a substância do corpo de Cristo se soma ao pão e ao vinho, tornando o corpo de Cristo real e localmente presente nesses elementos. 16. O primeiro capítulo da CFW fala sobre quem deve ser o juiz supremo pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas. Quem é esse juiz? a) O pastor da igreja. b) O presidente do Supremo Concílio. c) O Espírito Santo. d) João Calvino. e) O presbítero mais antigo da igreja. 17. De acordo com o BCW, qual é o fim principal do homem? a) Evangelizar as nações. b) Dar o dízimo. c) Fazer discípulos. d) Participar das sociedades internas.

10 e) Glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. 18. Identifique a alternativa em que os textos citados foram inspirados pelo Espírito Santo. a) O Credo Apostólico e o Credo Niceno. b) A Confissão de Fé de Westminster e o Catecismo Maior. c) O Breve Catecismo e o Credo de Cesareia. d) Os Dez Mandamentos e a Oração Dominical. e) Os Cânones de Dort e a Bênção Apostólica. 19. Marque a única alternativa na qual todos os elementos estão relacionados com a Igreja Presbiteriana. a) Arminianismo e batismo por imersão. b) Governo presbiterial e batismo por aspersão. c) Governo congregacional e consubstanciação. d) Governo episcopal e transubstanciação. e) Governo papal e batismo por efusão. 20. O capítulo 21 da CFW fala sobre o Culto Religioso e que outro tema? a) Missões. b) Discipulado. c) O Domingo. d) O Dízimo. e) A Igreja. 21. Com relação aos livros apócrifos, a CFW afirma: a) Não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura; mas podem ser consultados quanto à confirmação de doutrinas teológicas, segundo determinar um concílio eclesiástico. b) Não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura; não são, portanto, de autoridade na Igreja de Deus, nem de modo algum podem ser aprovados ou empregados senão como escritos humanos. c) Sendo somente parcialmente inspirados, eles não fazem parte do cânon; não são, portanto, de autoridade na igreja de Deus, mas podem ser considerados como estando além de escritos humanos. d) Sendo livros inspirados, eles fazem parte do cânon; e são, portanto, de autoridade na igreja de Deus, considerados aprovados e empregados como Palavra de Deus. e) Não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura; não são, portanto, de autoridade na Igreja de Deus, mas devem ser usados como meio de edificação para o Corpo de Cristo. 22. Os padrões doutrinários da Igreja Presbiteriana do Brasil são: a) A Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e o Catecismo de Heidelberg. b) As Institutas de Calvino, o Breve Catecismo e os Cânones de Dort. c) Os Cânones de Dort, a Confissão de Fé de Westminster e o Catecismo de Heidelberg. d) A Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e o Breve Catecismo. e) As Institutas de Calvino, os Cânones de Dort e a Confissão de Fé de Westminster. 23. A pergunta 82 do BCW questiona: Será alguém capaz de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus? Que resposta ele dá? a) Apesar da queda de Adão, os filhos de Deus, remidos por Cristo Jesus, são capazes de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus. b) Nenhum mero homem, desde a queda de Adão, é capaz, nesta vida, de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus, mas diariamente os quebranta por pensamentos, palavras e obras. c) Qualquer mero homem, desde a queda de Adão, é capaz, nesta vida, de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus, seja por pensamentos, palavras e obras.

11 d) Nenhum mero homem, desde a queda de Adão, é capaz, nesta vida, de guardar perfeitamente os mandamentos de Deus, a não ser quando reconhece Jesus como seu Salvador. e) A incapacidade de o homem guardar perfeitamente os mandamentos de Deus só acontece quanto aos pensamentos, mas ele é capaz de guardá-los por meio de palavras e obras. 24. Segundo a CFW, os sacramentos servem para: a) Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, promover a santificação. b) Regenerar os crentes, separar a igreja do mundo, representar Cristo. c) Ratificar nossas boas obras. d) Representar Cristo, separar a igreja do mundo, comprometer os crentes. e) Representar Cristo, perdoar os pecados, promover a santificação. 25. Qual é a definição de pecado contida em nossos Símbolos de Fé? a) Pecado é uma fraqueza moral. b) Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus. c) Pecado constitui-se no afastamento do homem ao seu Criador. d) Pecado é toda e qualquer falta grave que afete a vida em sociedade. e) Pecado engloba palavras, ações e emoções que agridem ao próximo. 26. De acordo com a CFW, por qual razão Deus revelou a sua vontade e fez que ela ficasse registrada como Escritura Sagrada? a) Porque a Escritura serve como complemento à revelação geral, com o propósito de revelar a salvação. b) Porque a Escritura tem a finalidade de comprovar a existência de Deus. c) Porque a Escritura faz com que nomes como Abraão, Davi, Paulo, Pedro e outros, sejam conhecidos. d) Porque a revelação geral depende das Escrituras para ter mais força. e) Porque a revelação geral não é suficiente para dar aquele conhecimento de Deus e de sua vontade, necessários à salvação. 27. Conforme a CFW, o que Deus realiza por meio de sua providência? a) Sustenta, dirige, dispõe e governa todas as criaturas, todas as ações delas e todas as coisas, desde a maior até a menor. b) Sustenta e governa apenas as ações dos homens. c) Dirige, governa, sustenta e orienta a vida dos anjos. d) Governa, dirige e sustenta a vida dos animais. e) Evita que o mundo seja destruído por água, como foi nos dias de Noé. 28. Sobre aqueles que são incapazes de serem exteriormente chamados pelo ministério da Palavra, a CFW afirma que: a) Ainda que não eleitos, serão salvos por Cristo Jesus. b) Jamais obterão a salvação eterna. c) Somente as crianças que morrerem na infância serão salvas. d) Pela impossibilidade de exercerem a fé, todos se perderão. e) Sendo eleitos, serão salvos por Cristo Jesus. 29. Segundo a CFW, Deus ordenou que a Escritura Sagrada fosse produzida: a) Porque ele desejou que os homens tomassem conhecimento da sua vontade sobre a salvação. b) Para melhor preservar e propagar a verdade de Deus. c) Para o seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo. d) Todas as respostas acima estão corretas. e) Para revelar à humanidade a realidade de que ele existe de fato.

12 30. Segundo a CFW, quanto ao juramento, podemos dizer que: a) A Palavra de Deus proíbe veementemente o juramento. b) O juramento, na atualidade, não tem significado algum, nem para os homens, nem para Deus. c) A Palavra de Deus dá base para o juramento, chegando mesmo ao ponto de vê-lo como parte do culto religioso. d) Todas as respostas estão corretas. e) Nenhuma das respostas está correta. 31. Segundo a CFW, quanto ao local de culto religioso, podemos dizer que: a) Não é mais preciso culto nem local, pois, em Cristo, todas as coisas já foram cumpridas. b) A vida do salvo é o local no qual ocorre o verdadeiro culto. c) O culto está aberto e não é necessário nível algum de compromisso com Deus ou com instituições terrenas locais. d) O culto tinha apenas um caráter de unificação nacional para Israel e, para os outros povos de outras épocas, é praticamente irrelevante, já que não há mais Templo. e) Nenhuma das respostas está correta. 32. Segundo a CFW, quanto à salvação, podemos dizer que: a) Os salvos podem perder a salvação, mas certamente a obterão novamente, antes de morrer. b) Os salvos jamais perdem a salvação. c) Na verdade, a salvação apenas acontece no momento da morte do eleito. d) Os salvos jamais perdem a salvação, pois todo homem tem possibilidade de manter, por sua própria força e méritos, a sua salvação. e) Os salvos nunca sabem se são realmente salvos. 33. A CFW, ao falar do Mediador ser Deus e homem em uma só pessoa, ensina: a) Que esse ensino é falso. b) Que ele é mais Deus do que homem. c) Que ele é uma pessoa, com duas naturezas. d) Que ele é mais homem do que Deus. e) Nenhuma das alternativas. 34. Considerando o que ensinam os Símbolos de Fé da IPB, quanto à doutrina dos decretos de Deus, é absolutamente falso afirmar que: a) Os decretos de Deus foram estabelecidos para a sua própria glória. b) Os decretos de Deus foram estabelecidos desde toda a eternidade. c) Os anjos são criaturas que foram excluídas dos decretos de Deus. d) São os atos sábios, livres e santos do conselho de sua vontade. e) Deus ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece. 35. A todos os que são capazes de dar um consentimento ajuizado, é lícito casar, mas é dever dos cristãos casar somente no Senhor. Com essa afirmação, a CFW está dizendo que os crentes reformados podem: a) Casar com pessoas de mesmo grau de consanguinidade. b) Casar com infiéis. c) Casar com católicos romanos. d) Casar somente com os que professam a religião verdadeira. e) Casar com mulçumanos. 36. A igreja visível é entendida pela CFW como: a) O reino de Deus. b) O povo de Israel hoje. c) A igreja e Israel são duas coisas distintas. d) A plenitude dos gentios. e) A plenitude de Israel.

13 37. Quando a CFW se refere aos santos sinais e selos do pacto da graça, imediatamente instituídos por Deus para representar Cristo e seus benefícios, e confirmar o nosso interesse nele, bem como fazer uma diferença visível entre os que pertencem à igreja e o restante do mundo, e solenemente comprometê-los no serviço de Deus em Cristo, segundo a sua Palavra, ela está definindo: a) As boas obras. b) Os juramentos legais e os votos. c) As censuras eclesiásticas. d) Os sacramentos. e) Os sínodos e os concílios. 38. Assinale o que a CFW não ensina sobre os sínodos e concílios: a) Que os sínodos e concílios são para melhor governo e maior edificação da igreja. b) Que aos sínodos e concílios compete decidir controvérsias quanto à fé. c) Que os sínodos e concílios não podem errar. d) Que os sínodos e concílios podem determinar regras e disposições para a melhor direção do culto público de Deus e governo de sua igreja. e) Que os sínodos e concílios não devem constituir regra de fé e prática, mas podem ser usados como auxílio em uma e outra coisa. 39. Segundo o Catecismo Maior de Westminster, a circunstância em razão da qual o pecado de um líder espiritual é mais grave do que o pecado de um simples membro da igreja, é: a) Em razão dos ofensores. b) Em razão da pessoa ofendida. c) Pela natureza e qualidade da ofensa. d) Pelas circunstâncias de tempo e de lugar. e) Nenhuma das alternativas. 40. Fora da qual não há possibilidade ordinária de salvação, é uma expressão da CFW que se refere: a) À plenitude de Israel. b) Ao povo de Israel do passado. c) Ao povo de Israel hoje. d) À igreja. e) À plenitude dos gentios.

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

Um Catecismo Batista Livre

Um Catecismo Batista Livre Um Catecismo Batista Livre Paul V. Harrison* A palavra mais comum no Novo Testamento traduzida como ensinar é a palavra grega didasko, do qual se deriva a palavra didática. Outra palavra grega traduzida

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Tema Indo Jesus para as bandas de Cesaréria de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão?

PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA. Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? PLANO ANUAL DE LEITURA DA BÍBLIA Por que ler a Bíblia e orar é algo tão importante para cada cristão? Bem, a resposta mais óbvia e direta é que precisamos cultivar relacionamento com Deus, e estes meios

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus

Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas. Aprendendo com Jesus Prof. José Joaquim Fundador da Sociedade das Comunidades Catequéticas Aprendendo com Jesus Apresentação É com a maior confiança na compreensão e aceitação dos nossos queridos catequistas que levo a público

Leia mais

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia?

2.6 Como ensinar às crianças a usar a Bíblia? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 A igreja deseja que crianças aprendam a respeitar a Bíblia como uma autoridade que é capaz de lhes dizer como viver. Por esta razão não

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam

5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam 5ª Lição: O que o Islam? As Crenças Essenciais do Islam Existem muitos aspectos da crença nos quais aquele que adere ao Islam deve ter firme convicção. Desses aspectos, os mais importantes são seis, conhecidos

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha Precisamos ler a Bíblia com um objetivo definido, sabendo o que desejamos alcançar. Há os que dizem: A Bíblia é grande demais. Não sei por onde começar, nem que rumo tomar. É verdade que, se não seguirmos

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro

I Tessalonicensses 4:13~18; a descrição do encontro Arrebatamento (continuação) #70 Vamos agora, ver em detalhes a descrição do encontro de Jesus com a Igreja e a transformação dos nossos corpos para corpos gloriosos, iguais ao de Jesus. I Tessalonicensses

Leia mais

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. PRIMEIRA LEI ESPIRITUAL: O AMOR DE DEUS TEXTO: João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16 1 Qual

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

A Aliança de Yahweh com Abraão

A Aliança de Yahweh com Abraão A Aliança de Yahweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, te abençoarei, e te engrandecerei o nome.

Leia mais

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos

Classe Adultos. Esperança e Glória para os Salvos Classe Adultos Esperança e Glória para os Salvos OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Explicar o real significado da Escatologia Bíblica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: I. Definir

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. (Apocalipse 1:7) A Bíblia inteira focaliza o futuro.

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

Lição 10. Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58

Lição 10. Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58 Lição 10 Como entender a realidade da morte? Texto Bíblico: 1Coríntios 15.20-28; 43-58 Introdução: O Apóstolo Paulo estava trabalhando algumas discrepâncias doutrinárias na Igreja de Corinto e, especificamente,

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO

MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO MARIA, ESTRELA E MÃE DA NOVA EVANGELIZAÇÃO anuncie a Boa Nova não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus (EG 259). O tema da nova evangelização aparece com freqüência

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12

SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 SALVAÇÃO não basta conhecer o endereço Atos 4:12 A SALVAÇÃO É A PRÓPRIA PESSOA DE JESUS CRISTO! VOCÊ SABE QUAL É O ENDEREÇO DE JESUS! MAS ISSO É SUFICIENTE? Conhecer o endereço de Jesus, não lhe garantirá

Leia mais

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO ÁGUA QUE PURIFICA Água como ilustração para purificação Pilatos lavou as mãos Os fariseus lavam as mãos O cego lavou os olhos

Leia mais

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos

Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) De pais para filhos Lição 9 - Ansiedade (Parte 02) Texto Bíblico: Efésios 4.32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Não caberia neste

Leia mais

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves

E a besta... também é ele, o Oitavo. ...e caminha para a destruição. (Apocalipse 17:11) Pablo Alves o Oitavo E a besta... também é ele, o Oitavo...e caminha para a destruição (Apocalipse 17:11) Pablo Alves Titulo original em português: O Oitavo Autor: Pablo Alves 2 a edição - Revisada e Corrigida 2 a

Leia mais

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular

Currículo Cultura Cristã. Matriz curricular Currículo Cultura Cristã Matriz curricular SÉRIE PASSOS (para crianças não alfabetizadas) PRIMEIROS PASSOS (2 e 3 anos) 1. O cuidado de Deus 2. Sou do Papai do céu 3. Tudo era bom 4. Tudo era muito bom

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA. William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México

O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA. William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México O SENHOR É A NOSSA BANDEIRA William Soto Santiago Sábado, 28 de Fevereiro de 2015 Vila Hermosa -Tabasco México Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério.

Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Por Bispo Paulo Lockmann. Bispo da Primeira Região Eclesiástica. 1) Pastor-Pastora Um Serviço Distinto Estamos começando um novo ano. É bom refletir sobre a natureza do nosso ministério. Tenho dito aos/às

Leia mais

Sete Trombetas (Lauriete)

Sete Trombetas (Lauriete) Sete Trombetas (Lauriete) Uma mistura de sangue com fogo A terça parte deste mundo queimará Eu quero estar distante, quero estar no céu Quando o anjo a primeira trombeta tocar Um grande meteoro vai cair

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS Introdução ao Novo Testamento. A nossa aula introduzirá a parte histórica

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS

ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS Esboço do Evangelho de Mateus 1 ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS FILIPE DUNAWAY I. Prólogo (Mt 1.1 2.23). A. A genealogia messiânica de Jesus (1.1-17). B. O nascimento de Jesus Cristo, o filho de Davi e Deus

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49

LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 Reinos Vindouros LIÇÃO 3 S DANIEL 2:1-49 II. Daniel Interpreta o Sonho de Nabucodonosor sobre os Reinos Vindouros, 2:1-49 A. O sonho e o decreto de Nabucodonosor, 2:1-16 1. Nabucodonosor pede aos sábios

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João 1:1-4 1:5-7 1:8-10 Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João P1 vs 1-3: O que eles ouviram, viram e tocaram? R: Jesus. P2 vs 3-4: Por que a carta foi escrita? R: Para que os leitores se juntassem ao

Leia mais

Primeira Carta de João

Primeira Carta de João Primeira Carta de João Seminário Bíblico Palavra da Vida Teologia Bíblica do Novo Testamento 1 08.12.2010 Prof. Carlos Osvaldo CardosoPinto 1 Questões de Introdução Autoria Anônima conforme o texto. Indícios

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

«Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo:...»

«Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo:...» «Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Ambiente Este texto (já lido no II Domingo de Páscoa) situa- nos no cenáculo, no próprio dia da ressurreição. Apresenta-nosnos a comunidade

Leia mais

Retiro de Revisão de Metas do Querigma

Retiro de Revisão de Metas do Querigma Pe. Marco Antonio Guerrero Guapacho - Colômbia 1. Evangelização Evangelizar é um verbo, derivado de evangelho, que faz referência à proclamação, ao anúncio de Jesus Cristo e da sua mensagem. No propósito

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê

Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê Lição 14 Ezequiel Mede o Templo Restaurado (Ezequiel 40:1-42:20) Estes capítulos introduzem a última série de visões de Ezequiel, nas quais ele vê o templo restaurado. Nesta lição, vamos considerar alguns

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas Pr. Thiago Jachetto de Campos Religião INTRODUÇÃO Religare (latim) Nossa espiritualidade é a resposta à graça de Deus e não

Leia mais

Há Harmonia entre os Evangelhos?

Há Harmonia entre os Evangelhos? Há Harmonia entre os Evangelhos? AULA 4 Mar/Abr/2015 Rodrigo Hernandes e Felipe Coelho 22/3/2015 Algumas Passagens Difíceis dos Evangelhos Definindo Astrologia Uma estrela no céu narra o nascimento de

Leia mais

SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO

SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO SOBERANIA DE DEUS E A RESPONSABILIDADE HUMANA NA EVANGELIZAÇÃO E disse-lhes (Jesus): "Vão pelo mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro

O que a Bíblia diz sobre o dinheiro Seção 2 O que a Bíblia diz sobre o A questão do e das posses é mencionada muitas vezes na Bíblia. Esta seção examina o que a Bíblia nos ensina sobre a nossa atitude para com o. Ela vai nos ajudar a considerar

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE TEOLOGIA SISTEMATICA (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

QUESTIONÁRIO DE TEOLOGIA SISTEMATICA (PERGUNTAS E RESPOSTAS) QUESTIONÁRIO DE TEOLOGIA SISTEMATICA (PERGUNTAS E RESPOSTAS) 1. O que é Revelação segundo a Bíblia? Revelação segundo a Bíblia é trazer a luz aquilo que estava oculto, no que se refere ao programa de Deus

Leia mais

BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO

BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO 1 INTRODUÇÃO Jesus mandou seus discípulos: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a

Leia mais

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE "EMANUEL"

SEU NOME SERÁ CHAMADO DE EMANUEL Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isaías 7.14 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO A PRÁTICA DO PRECEITO: AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO Vimos na videoaula anterior que nas diversas

Leia mais

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS CRISTO: DEUS EM FORMA DE HOMEM A DIVINDADE DE CRISTO O Filho de Deus: A Pessoa e a Obra de Jesus Cristo Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa

Leia mais

SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA

SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA SÃO JOSÉ: A ENVERGADURA MORAL DO ESPOSO DA VIRGEM MARIA Amados irmãos e irmãs em CRISTO, Neste pequeno artigo vou falar um pouco sobre São José, o esposo da Virgem Maria e o pai terreno de Nosso Senhor

Leia mais

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Vida de Cristo 1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava

Leia mais

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido Nesta Lição Estudará... A Natureza da Profecia Bíblica A Importância das Profecias O Desenvolvimento da Profecia Messiânica O Ritual Profético As Profecias Sobre o Messias Humano e Divino Sacrifício e

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais