BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO"

Transcrição

1 BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO 1 INTRODUÇÃO Jesus mandou seus discípulos: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado. (Mt 28.19) Este Mandamento é o motivo para as igrejas batizarem pessoas. O batismo junto com a Santa Ceia deveria unir os cristãos. Isso sempre foi o primeiro desejo de Jesus, que os cristãos tivessem amor e unidade entre si. Mas, assim como a Santa Ceia, também o batismo se tornou um ponto de briga, que separou e separa as igrejas, as comunidades e os irmãos e irmãs. 2 O BATISMO NO DECORRER DA HISTÓRIA 2.1 O BATISMO NO ANTIGO TESTAMENTO Duas palavras no AT são muito importantes: puro e impuro. Para falar com Deus, participar num culto ou trazer um sacrifício, uma pessoa tinha que estar pura. Mas durante o dia ela tocava coisas, encontrava coisas, falava palavras ou fazia coisas impuras. Então ela precisava fazer algo para estar pura de novo. Isso era importante para todas as pessoas, mas especialmente para os sacerdotes e todas as pessoas que trabalhavam quase diariamente na presença de Deus. Para tirar essa impureza a pessoa tinha que se lavar. Isso é para os teólogos a raiz do batismo. No AT encontramos os seguintes versículos como exemplos: Lev 16,4 Vestirá ele a túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com o cinto de linho, e porá na cabeça a mitra de linho; essas são as vestes sagradas; por isso banhará o seu corpo em água, e as vestirá. Num 19,19 Também o limpo, ao terceiro dia e ao sétimo dia, a espargirá sobre o imundo, e ao sétimo dia o purificará; e o que era imundo lavará as suas vestes, e se banhará em água, e à tarde será limpo.

2 2.2 O BATISMO EM QUMRÃ Qumran é um lugar em Israel onde moravam membros de uma seita dos judeus, chamada os Essênios. Essa seita já existia antes de Jesus. Para que uma pessoa pudesse tornar-se membro da comunidade dos Essênios, ela tinha que tomar um banho batizar-se. Os membros mesmo se lavavam todo dia antes das refeições, querendo se purificar. 2.3 OS PROSÉLITOS Se um gentio (os judeus usaram essa palavra para denominar todas as pessoas que não eram descendentes de Israel) queria se tornar judeu ele tinha que fazer três coisas: circuncidar-se, trazer um sacrifício e batizar-se (o batismo dos prosélitos). Faz parte desse batismo o aviso da seriedade desse passo. Dois professores, que explicavam os mandamentos para o pretendente, o acompanhavam para o batismo. Durante o batismo, enquanto a metade do corpo já estava dentro da água, eles perguntavam de novo se ele estaria pronto para cumprir os deveres de um judeu. 2.4 O BATISMO NA ÉPOCA DE JESUS Não somente os judeus conheciam o batismo. Outros povos também usavam água para se limpar das impurezas. Os "cultos mistérios" dos gregos usavam o batismo como um ritual para receber um novo membro. Tudo isso fazia parte da época em que Jesus vivia. 2.5 O BATISMO DO JOÃO Todos os evangelhos contam a história de João Batista e conhecem o fato de que foi ele que colocou o fundamento do batismo cristão! João batizava para arrependimento. O alvo foi o arrependimento e a mudança de vida. Para ele o batismo era um sinal externo. As diferenças para o batismo no AT foram: A pessoa não se batizava a si mesma, o batismo não dava para repetir (ao que parece) e o batismo não criava um vínculo com uma comunidade. Esses são sinais de que aqui começa uma coisa que o ser humano não pode dar a si mesmo. Deus é a pessoa que age. Faltaram os seguintes sinais de um batismo da igreja cristã: A ação do Espírito Santo e a aclamação do nome de Jesus ou da Trindade. Textos: Mt 3: 1 Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, 2 dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 11 Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento.

3 Mk 1: 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Lk 3:2 veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados. 2.6 O BATISMO DE JESUS Mt 3: 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Jesus não foi batizado porque ele foi um pecador, mas porque ele queria se tornar igual a nós. Ele queria estar na mesma fila. Para Jesus ser batizado significava: sofrer e morrer: o batismo do sofrimento. Jesus mesmo nunca batizou: Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos. Jo 4, O BATISMO DA IGREJA PRIMITIVA INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Mt 28,19 A igreja primitiva batizou não porque Jesus batizou, mas porque ele mandou seus discípulos fazerem isso. A igreja primitiva batizou em nome da Trindade conforme o mandamento de Jesus MEMBRO DA IGREJA Em João 4 parece que o batismo de início já era uma ferramenta para fazer discípulos, membros. Assim encontramos o batismo também na igreja primitiva. O batismo era a entrada para a comunidade. Todos os membros de uma comunidade eram batizados, por exemplo, Rm 6,3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? ADULTOS OU CRIANÇAS? Nós encontramos na Bíblia normalmente o batismo para adultos. Mas nem uma palavra fala contra o batismo de crianças. Ao contrário, lemos:

4 Atos 16,15: Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16,33: Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Atos 18,8: Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados. 1Co 1,16: É verdade, batizei também a família de Estéfanas, além destes, não sei se batizei algum outro. A palavra casa significava nessa época família e abrangia todos os membros de uma casa: Pais, filhos, netos, empregados, escravos. Então provavelmente encontramos o batismo de crianças já no NT. Para os judeus e a primeira igreja, composto de judeus, isso não foi um problema. Eles faziam a circuncisão e o batismo dos prosélitos também com crianças, nenês. Observamos já nas igrejas do segundo século pias batismais para adultos e crianças SIGNIFICADO DO BATISMO NA IGREJA PRIMITIVA E ANTIGA Perdão dos pecados anteriores, participação na natureza divina, tornar-se membro da igreja e salvação foram os principais significados do batismo na igreja primitiva. Com isso encontramos duas tendências: Por um lado, sem batismo a pessoa não recebia a salvação. Conseqüência: batismo dos bebês. Por outro lado, o batismo só propiciava o perdão dos pecados anteriores. Conseqüência: As pessoas queriam ser batizadas apenas pouco antes da morte para não ter mais a possibilidade de pecar. Com isso também começou o sacramento da confissão. As pessoas precisavam de uma possibilidade para o perdão dos pecados que faziam depois do batismo.

5 3 O BATISMO NA IGREJA DE HOJE Hoje observamos uma grande discussão entre as denominações religiosas. Cada denominação acha que tem o ensino certo. A unidade da igreja quebrou e quebra muitas vezes por causa do batismo. Mas para todas as denominações está claro que o batismo é necessário, que isso é a entrada para a igreja e que o batismo precisa, de uma ou outra forma, da fé. O batismo é único e não dá para repetir. As igrejas que batizam novamente também concordam com essa afirmação. Para ter o direto de batizar mais uma vez as pessoas, elas anulam o primeiro batismo. Muitas vezes além da discussão a respeito da idade em que se batiza, a razão da briga é também a ordem dos acontecimentos que fazem parte do Batismo (Fé / Batismo / Ensino). Em que sequência esses eventos devem ocorrer? Fé batismo ensino Ensino fé batismo Batismo fé ensino Batismo ensino fé Com tudo isso, encontramos uma grande variedade entre as igrejas e as maneiras de batizar. 3.1 O SIGNIFICADO DO BATISMO SÍMBOLO OU MAIS? A pergunta é: Acontece uma coisa com a pessoa durante o batismo ou não? A minha posição: o batismo é um símbolo/testemunho/credo muito forte, que muda a vida. O batismo não é um ato mágico que muda a pessoa de vez (ex opere operato). 1. Antes e depois as pessoas são pecadoras e pecam. 2. Crianças ou adultos sem batismo podem ir para a eternidade; é Cristo mediante a fé que salva. 3. O batismo obrigatório não mudou e não muda as pessoas no seu comportamento. 4. Crianças com batismo têm a mesma dificuldade ou facilidade de crer e de aceitar Jesus como salvador. 5. Sobre os israelitas que foram batizados no mar vermelho lemos: Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto. (1Co 10.5) Mas esse símbolo/testemunho/credo tem muitos aspectos e mostra muitas realidades da vida cristã. É bom saber desses aspectos para entender melhor o batismo.

6 PURIFICAÇÃO O batismo é um símbolo de pureza. Todos os homens são pecadores, são impuros, são sujos. O batismo é um sinal de que Deus em Jesus perdoou todos os pecados. (At 22,16; 1Co 6,11; 1Pe 3,21) CONVIVÊNCIA COM JESUS O batismo é um sinal que une nossa vida com Jesus MORRER Paulo escreveu: Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte. (Rm 6,4) A maneira de ser mergulhado durante o batismo (imersão) mostra este fato de uma forma mais clara. Uma pessoa morre na água, ela se afoga. Nesse momento a água é o elemento perigoso para a vida. Jesus morreu por nós. Normalmente a cruz é o nosso lugar, mas o batismo mostra-nos que o velho homem tem que morrer. O batismo então é um sinal da morte, enquanto uma pessoa fica embaixo da água RESSUSCITAR Mas Paulo escreveu também: para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Rm 6,4) A pessoa não fica embaixo da água, ela se levanta. Isso é o sinal de que Jesus dá nova vida, a vida eterna para todas as pessoas que confiam nele. Como ele ressuscitou depois de três dias, a pessoa ressuscita também. Pode viver uma nova vida já aqui, e no futuro eternamente com Deus. Nós vivenciamos durante o batismo a morte e ressurreição de Jesus, simbolicamente PRESENTE O batismo é um presente de Deus. Ele mandou seu filho e fez tudo para a nossa salvação. Eu não posso fazer nenhuma coisa a mais. O batismo se chama muitas vezes o banho do renascimento (Tit 3,5: lavagem da regeneração). A palavra do renascimento tem a tarefa de explicar que uma pessoa não pode fazer nada para a salvação. Por isso as pessoas não se batizam a si mesmas, mas são batizadas por outra. Isto mostra que nós não podemos fazer algo para nossa salvação. Deus agiu e age, não os pecadores. Um pecador não pode salvar-se por força própria. O batismo é um presente para o ser humano TESTEMUNHO O batismo sempre foi um testemunho para os membros da igreja e para as pessoas fora da igreja. Ele mostra que uma pessoa agora serve a Deus e chama Jesus de Salvador e Senhor. Antigamente os credos eram citados durante o batismo. O batismo não pode ser separado do testemunho. Com o batismo a igreja sinaliza para o mundo que somente em Jesus há a salvação e o caminho para Deus. O Batismo é palavra de Deus visivelmente distribuída.

7 MEMBRO DA IGREJA Desde o inicio o batismo foi o sinal de que a pessoa se torna membro da igreja do corpo de Cristo. O batismo nesse sentido não é somente um símbolo, mas é um ato jurídico. Um membro tem direitos e deveres CONSOLO Para Lutero o batismo foi um grande consolo. Quando ele tinha aflições, escrevia: Sou batizado. O que significa: Jesus me salvou, me livrou - sem uma obra da minha parte. Assim a lembrança de que fomos batizados pode nos trazer consolo. 3.2 O BATISMO: FÉ, ENSINO E O ESPÍRITO SANTO A SEQUENCIA O batismo tem alguns elementos que são inerentes a ele. Mas já cedo começou a briga sobre a importância desses elementos e sobre a sua ordem. Na Bíblia observamos várias maneiras de batizar. Mt 28.18,19: Fazer discípulos (fé)- Batismo - Ensino At : Fé - Espírito Santo / Ensino - Fé - Batismo At : Batismo - Espírito Santo At 16.15: Fé - Batismo / Batismo - Ensino - Espírito Santo? At 16.27ss: Ensino - Fé - Batismo At 16.33: Batismo -? Tudo isso significa para mim que a ordem não é tão importante. Se Deus quisesse que todas as pessoas fossem batizadas da mesma maneira, com certeza a escritura iria colocar isso de forma clara. Então as igrejas têm a responsabilidade de pensar qual é a melhor forma em uma determinada situação O BATISMO SEM FÉ Todas as igrejas concordam que a fé é importante e que sem a fé uma pessoa não está salva. A grande dificuldade é agora como agir em relação ao batismo. A pessoa precisa da fé antes do batismo ou ela pode ser batizada e depois tomar a decisão de aceitar ou não aceitar Jesus? Temos que observar que somente Deus dá a fé e sabe quem tem ou não tem fé. Ter fé não é a mesma coisa como declarar de ter-se convertido. Nós seres humanos sempre dependemos do testemunho do outro e não podemos olhar para dentro do coração do outro. A fé faz com que os sinais do batismo se tornem realidade. O batismo sem fé não adianta nada. Nem para um adulto nem para uma criança. A grande dificuldade: Como medir a fé. Como saber se uma pessoa tem fé ou não (existem muitos passos e fases de desenvolvimento durante a vida / pessoas deficientes).

8 3.2.3 O BATISMO SEM ENSINO Todas as igrejas também concordam que o batismo precisa de ensino. Mas antes ou depois e quanto antes e quanto depois? O conhecimento é uma condição para ser salvo, para ganhar o sinal, o símbolo de que Deus mandou Jesus para todas as pessoas do mundo? Não é assim que nós construímos barreiras onde Deus as tirou? Por outro lado a gente precisa de um mínimo de conhecimento para tomar uma decisão. Interessante que o NT conhece uma fórmula que funciona assim: O que impede...? Encontramos essa fórmula algumas vezes no NT (At 8,36; At 10,47; At 11,17). Encontramos essa palavra também em Mt 19,14, esse versículo que nós ouvimos muitas vezes durante o batismo na nossa igreja. Essa palavra tornou-se um motivo para batizar também crianças A CONFIRMAÇÃO A confirmação pode ser uma ajuda. Como a igreja sabe que o batismo em si não salva, mas sim a fé, ela quer ensinar aos adolescentes, para que eles possam tomar uma decisão própria na confirmação, para que o símbolo da infância agora possa se tornar realidade. 4 BATISMO DE CRIANÇAS OU APENAS DE ADULTOS 4.1 BATISMO DE BEBÊS VANTAGENS Nada mostra tão perfeitamente que Deus já fez tudo para a salvação do mundo. Um nenê não tem a possibilidade de aceitar ou fazer algo para Deus. Para a comunidade e para os pais é mostrado o amor e a graça de Deus, que não depende de homens. Ninguém tem o poder de anular a salvação em Jesus, mas cada pessoa que sabe isso pode tomar uma decisão DESVANTAGENS a. Eles não podem desejar o batismo. b. Os adultos decidem pelos nenês. c. Eles não têm uma lembrança própria depois. d. A relação entre batismo e fé não aparece muito bem. e. Falta o testemunho.

9 4.2 BATISMO DE ADULTOS VANTAGENS Um adulto ou um jovem ou uma criança pode se lembrar de seu batismo. O adulto pode tomar uma decisão própria e pode testemunhar diante da comunidade. Ele pode ser ensinado, pode saber o que faz DESVANTAGENS A fé se torna uma coisa que completa a salvação, como se faltasse alguma coisa e a morte de Jesus não bastasse. Então somente pessoas a partir de mais ou menos 5 anos, que não apresentam deficiências mentais e podem crer, refletir e pensar podem alcançar o reino de Deus. Como medir a fé? Adultos podem ser hipócritas. Quem sabe medir a fé de uma criança ou de um deficiente? 4.3 A FORMA DO BATISMO DEVERIA DEPENDER DA SITUAÇÃO Acho que a forma do batismo depende da situação. Muitas vezes encontramos uma mistura de situações num país só e isso torna a decisão ainda mais difícil. Em geral encontramos as seguintes situações: MISSÃO Um povo que não conhece a palavra de Deus é confrontado com a palavra de Deus. Em consequencia disso, no início são batizados predominantemente os adultos FAMÍLIAS CRISTÃS Logo depois esses adultos querem saber se a morte de Jesus vale para seus filhos. As famílias cristãs querem então batizar também os seus filhos e aqueles que nascem FAMÍLIAS NÃO CRISTÃS Os pais desejam o batismo para seus filhos, mas não convivem na comunidade e não podem ensinar seus filhos.

10 5 TESES FINAIS Para a bíblia é indiferente se você batiza adultos, jovens ou nenês. Para a bíblia a fé não é uma condição para o batismo. Para a bíblia o batismo é único, não dá para repetir. A forma depende da situação. Tem uma forma que sublinha mais o presente de Deus. Tem uma forma que sublinha mais a resposta do homem. Batismo sem fé não tem poder. Batismo é um símbolo/testemunho/credo forte, que muda a vida. Batismo precisa de ensino. Batismo não é necessário para a salvação. Batismo quer unir, juntar as igrejas, não dividir.

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

Igreja Batista Renovada de Boituva www.igrejabatista.boituvasp.com.br

Igreja Batista Renovada de Boituva www.igrejabatista.boituvasp.com.br 34 Lição 5 A Quem deve ser batizado? Antes de subir ao céu, o Senhor Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crê e for batizado

Leia mais

O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem?

O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? O Batismo nas Águas O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? É UMA ORDENANÇA DE JESUS O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que

Leia mais

O Batismo é mencionado pela primeira vez, no Novo Testamento, quando do ministério de João Batista.

O Batismo é mencionado pela primeira vez, no Novo Testamento, quando do ministério de João Batista. Lição 11 A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS Por: Pr Valdimário Santos O Batismo é mencionado pela primeira vez, no Novo Testamento, quando do ministério de João Batista. Em Mateus 3.1,2 notamos que a mensagem

Leia mais

Capítulo Vinte e Três (Chapter Twenty-Three) Os Sacramentos (The Sacraments)

Capítulo Vinte e Três (Chapter Twenty-Three) Os Sacramentos (The Sacraments) Capítulo Vinte e Três (Chapter Twenty-Three) Os Sacramentos (The Sacraments) Jesus só deu à Igreja dois sacramentos: batismo nas águas (veja Mt. 28:19) e a Santa Ceia (veja 1 Co. 11:23-26). Estudaremos

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3 LEMBRETE IMPORTANTE: As palavras da bíblia, são somente as frases em preto Alguns comentários explicativos são colocados entre os versículos, em vermelho. Mas é apenas com o intuito

Leia mais

4. A IMPORTÂNCIA DE SER BATIZADO

4. A IMPORTÂNCIA DE SER BATIZADO 4. A IMPORTÂNCIA DE SER BATIZADO O batismo nas águas é um dos passos importantes nos primeiros princípios da doutrina de Cristo. Ele não é apenas uma forma ou cerimônia sem sentido, mas uma experiência

Leia mais

#61. 10.14 O batismo do Espírito Santo

#61. 10.14 O batismo do Espírito Santo 10.14 O batismo do Espírito Santo #61 Estudamos o novo nascimento e vimos como o Espírito Santo realiza essa obra juntamente com a Palavra de Deus. Tínhamos que entender o novo nascimento e como alguém

Leia mais

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE AS GRANDES DOUTRINAS DA BÍBLIA LIÇÃO 07 O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA SALVAÇÃO INTRODUÇÃO Chegamos ao que pode ser o tópico mais importante desta série: a salvação. Uma pessoa pode estar equivocada

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

TIPOS DE BATISMO. Existem historicamente três formas de Batismo: por imersão, por afusão (derramamento) e por aspersão.

TIPOS DE BATISMO. Existem historicamente três formas de Batismo: por imersão, por afusão (derramamento) e por aspersão. TIPOS DE BATISMO Existem historicamente três formas de Batismo: por imersão, por afusão (derramamento) e por aspersão. A forma praticada no Novo Testamento era por imersão, conforme vemos: A palavra grega

Leia mais

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015

QUEM É JESUS. Paschoal Piragine Jr 1 31/08/2015 1 QUEM É JESUS Jo 1 26 Respondeu João: Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem. 27 Ele é aquele que vem depois de mim, e não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias

Leia mais

Porque Deus mandou construir o tabernáculo?

Porque Deus mandou construir o tabernáculo? Aula 39 Área da Adoração Êxodo 19:5~6 Qual o significado de: vós me sereis reino sacerdotal? Significa que toda a nação, não parte, me sereis reino sacerdotal, povo santo, nação santa. Israel era uma nação

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

Em que sois batizados então? (Atos 19:3)

Em que sois batizados então? (Atos 19:3) Em que sois batizados então? (Atos 19:3) O Senhor Jesus Cristo deu uma ordem expressa aos seus discípulos, quando disse: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer

Leia mais

A VOZ DA RESSURREIÇÃO

A VOZ DA RESSURREIÇÃO A VOZ DA RESSURREIÇÃO 24 A VOZ DA RESSURREIÇÃO Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013 Cali, Colômbia Para maiores informações poderá visitar o Site: www.opoderdapalavrapura.com Ou através do e-mail: contato@opoderdapalavrapura.com

Leia mais

O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz. (Lucas 1.78 NTLH)

O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz. (Lucas 1.78 NTLH) Tema Geral Enfoque 2013: A Igreja comunica a Vida! Cristo para todos! Capacitando (Jesus o sol nascente) O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz. (Lucas 1.78 NTLH) Klaus Kuchenbecker INTRODUÇÃO Louvado

Leia mais

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

O S F U N D A M E N T O S Educação Teológica. Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? OS FUNDAMENTOS Salmo 11.3 Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo? O justo é chamado a perseverar com fé, esperança e amor. Não importa quais sejam as crises, o justo não pode

Leia mais

STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966.

STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966. Azusa Revista de Estudos Pentecostais 1 STOTT, John R. W. Batismo e plenitude do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1966. Josias Novak 1 1 A promessa do Espírito Em sua exposição Stott afirma que a

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

Introdução ao Evangelho

Introdução ao Evangelho CENTRO ESPÍRITA ISMAEL DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE INTRODUÇÃO AO EVANGELHO AULA 7 JOÃO BATISTA O PRECURSOR JESUS, O MESSIAS AULA DE HOJE QUESTIONÁRIO SOBRE AS PARÁBOLAS ESTUDADAS JOÃO BATISTA,

Leia mais

A relação de amor entre Deus e a humanidade

A relação de amor entre Deus e a humanidade A relação de amor entre Deus e a humanidade A reflexão acerca do amor de Deus para com a humanidade é um grande desafio, pois falar do amor pressupõe a vivência do mesmo. Não basta falar do amor é preciso

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

9.9 Jesus Cristo é homem perfeito

9.9 Jesus Cristo é homem perfeito 9.9 Jesus Cristo é homem perfeito Aula 48 Assim como é importante verificarmos na Palavra de Deus e crermos que Jesus Cristo é Deus, também é importante verificarmos e crermos na humanidade de Jesus após

Leia mais

O NOME DE JESUS A AUTORIDADE DE CRISTO

O NOME DE JESUS A AUTORIDADE DE CRISTO 1 O NOME DE JESUS A AUTORIDADE DE CRISTO Fp 2 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

MAS HÁ UM PROVÉRBIO MUITO SUPERIOR, QUE DIZ: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Provérbios 14:12).

MAS HÁ UM PROVÉRBIO MUITO SUPERIOR, QUE DIZ: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Provérbios 14:12). Artigo de JUANRIBE PAGLIARIN* O PROVÉRBIO POPULAR DIZ: Todos os caminhos levam a Deus. MAS HÁ UM PROVÉRBIO MUITO SUPERIOR, QUE DIZ: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos

Leia mais

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Igreja Nova Apostólica Internacional Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Depois de, na última edição, termos abordado os aspetos inclusivos e exclusivos no Antigo e no Novo Testamento,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

revista FIDELIDADE - A vida cristã dinâmica Preparando a aula Plano de aula

revista FIDELIDADE - A vida cristã dinâmica Preparando a aula Plano de aula Base bíblica: João 3.1-23 Texto áureo: Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus (João 3.5). Preparando a aula Ore

Leia mais

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. No BATISMO DE JESUS, no Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus,

Leia mais

MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO

MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO MATERIAL DE APOIO OFICINA EVANGELISMO PESSOAL MIN. FILIPE ARAÚJO DO CONCEITO PARA PRATICA E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos

Leia mais

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio

EBD ADU 2011. Aulas sobre o Espírito Santo e você. Prefácio Aulas sobre o Espírito Santo e você. EBD ADU 2011 Prefácio 1. Quem é o Espírito Santo? 2. Os símbolos do Espírito Santo 3. O Espírito Santo e as Escrituras 4. Da criação até o nascimento de Jesus 5. Do

Leia mais

Consolidação para o Discipulado - 1

Consolidação para o Discipulado - 1 Consolidação para o Discipulado - 1 Fortalecendo o novo convertido na Palavra de Deus Rev. Edson Cortasio Sardinha Consolidador/a: Vida consolidada: 1ª Lição: O Amor de Deus O amor de Deus está presente

Leia mais

AS ORDENANÇAS DA IGREJA

AS ORDENANÇAS DA IGREJA AS ORDENANÇAS DA IGREJA O Cristianismo no Novo Testamento não é uma religião ritualista; a essência do Cristianismo é o contato direto do homem com Deus por meio do Espírito. Portanto, não há uma ordem

Leia mais

BATISMO. Sua primeira narrativa Bíblica.

BATISMO. Sua primeira narrativa Bíblica. BATISMO Podemos iniciar este assunto dizendo-lhe(s) que, ao analisarmos o Novo Testamento, notaremos que duas ordenanças foram passadas por Jesus de forma direta e incisiva à igreja, e são elas o Batismo

Leia mais

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus

CAPÍTULO 2. O Propósito Eterno de Deus CAPÍTULO 2 O Propósito Eterno de Deus Já falamos em novo nascimento e uma vida com Cristo. Mas, a menos que vejamos o objetivo que Deus tem em vista, nunca entenderemos claramente o porque de tudo isso.

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

! O CÓDIGO DE SANTIDADE

! O CÓDIGO DE SANTIDADE UMA VIDA QUE HONRA A DEUS Levítico 17 Lv 17.11 Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem O CÓDIGO DE SANTIDADE Levítico 17 está estrategicamente localizado na abertura da segunda

Leia mais

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade.

PREFÁCIO DA SÉRIE. estar centrado na Bíblia; glorificar a Cristo; ter aplicação relevante; ser lido com facilidade. PREFÁCIO DA SÉRIE Cada volume da série A Palavra de Deus para Você o transporta ao âmago de um livro da Bíblia e aplica as verdades nele contidas ao seu coração. Os objetivos principais de cada título

Leia mais

Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar?

Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar? Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar? O livre arbítrio tem sido definido como a capacidade que o homem tem de escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, e é óbvio, a de

Leia mais

Introdução à 26/05/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Divindade de Cristo O que a história da igreja fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva No início do século II, o cristianismo era uma

Leia mais

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11 Batismo do Senhor Homilia comentada para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Mc 1,7-11 1. Introdução. Cenário. O tema do Batismo do Senhor poderia ser definido como construir uma igreja para

Leia mais

O Discipulado e a Vida da Igreja

O Discipulado e a Vida da Igreja Série Estudos Bíblicos Nº 2 O Discipulado e a Vida da Igreja Um Estudo Bíblico Essencial ao Crescimento e Maturidade Cristã Ademir Ifanger E s t u d o s B í b l i c o s P á g i n a 2 Índice Estudo Bíblico

Leia mais

Igreja Batista Fundamental Taguatinga/DF. Aula 5 - Justiça e Justificação

Igreja Batista Fundamental Taguatinga/DF. Aula 5 - Justiça e Justificação Domingo, 29/03/2009 Autor: Fábio Ramos A Recapitulação Igreja Batista Fundamental Taguatinga/DF Aula 5 - Justiça e Justificação 1 Visão Geral I) somos servos que servem evangelizando II) perdidos estão

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

LECTIO DIVINA DOMINGO DO BAUTISMO DE JESUS ANO B

LECTIO DIVINA DOMINGO DO BAUTISMO DE JESUS ANO B LECTIO DIVINA DOMINGO DO BAUTISMO DE JESUS ANO B Hno. Ricardo Grzona, frp Tradução: Adriano Israel (PASCOM/Ceará-Mirim-RN) PRIMEIRA LEITURA: Isaías 55, 1-11 Salmo Responsorial: Salmo Lemos Isaías 12, 2-6

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO 25-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Como se deu a entrada messiânica em Jerusalém? No tempo estabelecido,

Leia mais

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 INTRODUÇÃO O Evangelho de João registra 7 afirmações notáveis de Jesus Cristo. Todas começam com Eu sou. Jesus disse: Eu sou o pão vivo

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA. Responda o questionário! Tema "Conhecendo a Bíblia."

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA. Responda o questionário! Tema Conhecendo a Bíblia. APRENDENDO SOBRE A BIBLIA. TEOLOGIA PURA Responda o questionário! Tema "Conhecendo a Bíblia." Responda estas questões relacionadas à bíblia, e teste seus conhecimentos e quem acertar acima de 88% ganha

Leia mais

Respostas aos Protestantes sobre o Batismo de Crianças

Respostas aos Protestantes sobre o Batismo de Crianças Respostas aos Protestantes sobre o Batismo de Crianças Por Jaime Francisco de Moura A Igreja Católica o faz, lembrando que as crianças dos Judeus eram consagradas a Deus, sobretudo os primogênitos, pela

Leia mais

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 Benedictus - O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 67 Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: 68 Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Ele

Leia mais

Considerações sobre o Evangelho de João

Considerações sobre o Evangelho de João 1 Considerações sobre o Evangelho de João. O Evangelho de João nasceu do anúncio vivo, da memória de homens e mulheres que guardavam e transmitiam os ensinamentos transmitidos por Jesus.. O chão = vida

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Igreja Pentecostal da Bíblia

Igreja Pentecostal da Bíblia Igreja Pentecostal da Bíblia 2015 O Ano de Paulo ** Conversão - parte 2 Atos 9 ** Pastoreio # 019 Direção Nacional Distribua cópias desse pastoreio para todos os envolvidos no processo (superintendentes

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

AULA 4 O MESSIAS: SATISFAÇÃO DEFINITIVA, ADORAÇÃO VERDADEIRA E EVANGELIZAÇÃO SEM FRONTEIRAS TEMA: A PRIORIDADE DA EVANGELIZAÇÃO TEXTO: JOÃO 4.

AULA 4 O MESSIAS: SATISFAÇÃO DEFINITIVA, ADORAÇÃO VERDADEIRA E EVANGELIZAÇÃO SEM FRONTEIRAS TEMA: A PRIORIDADE DA EVANGELIZAÇÃO TEXTO: JOÃO 4. AULA 4 O MESSIAS: SATISFAÇÃO DEFINITIVA, ADORAÇÃO VERDADEIRA E EVANGELIZAÇÃO SEM FRONTEIRAS TEMA: A PRIORIDADE DA EVANGELIZAÇÃO TEXTO: JOÃO 4.1-42 INTRODUÇÃO A narrativa da Mulher Samaritana se desenvolve

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR

LIVRO INFANTIL PARA COLORIR LIVRO INFANTIL PARA COLORIR Este livro foi formulado de tal maneira que os pais podem interagir e ensinar seus filhos a Palavra de Deus. Colorindo uma página por dia, e preenchendo as frases que acompanham

Leia mais

7 Como Devemos Ver Jesus?

7 Como Devemos Ver Jesus? COMO DEVEMOS VER JESUS? 69 7 Como Devemos Ver Jesus? Todos queremos saber a verdade sobre certos assuntos chaves. Isto é especialmente verdadeiro se o assunto é Jesus Cristo. Não queremos ouvir a opinião

Leia mais

Jesus revela-nos que Deus é. Pai. Conselho Inter-paroquial de Catequese Esporões, 24 de Janeiro de 2008

Jesus revela-nos que Deus é. Pai. Conselho Inter-paroquial de Catequese Esporões, 24 de Janeiro de 2008 Jesus revela-nos que Deus é Pai Conselho Inter-paroquial de Catequese Esporões, 24 de Janeiro de 2008 Quem inventou Deus? Desde sempre que os homens acreditaram na existência de forças muito poderosas

Leia mais

BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS EM PALAVRA HUMANA

BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS EM PALAVRA HUMANA BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS EM PALAVRA HUMANA 1 - Palavra de Deus testemunhada no AT e no NT. A Bíblia testemunha a Palavra de Deus que chegou ao povo de Israel formando o Antigo Testamento; é Palavra de Deus

Leia mais

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim 5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 de maio de 2014 Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim Leituras: Atos 6, 1-7; Salmo 32 (33), 1-2,4-5.18-19; Primeira Carta de Pedro 2, 4-9; João

Leia mais

10. A IGREJA. 10.1 Introdução. Aula 49

10. A IGREJA. 10.1 Introdução. Aula 49 10. A IGREJA Aula 49 10.1 Introdução Deus não está interessado em levar pessoas para o céu, Ele quer sim trazer o céu para a terra. Por causa disso, Deus vai fazer nova terra. Porém, Deus quer trazer o

Leia mais

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SOBRE NÓS FAZEI BRILHAR O ESPLENDOR DE VOSSA FACE! 3 º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO B 22 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas)

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação)

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação) O batismo do Espírito Santo (continuação) #62 Estamos falando sobre alguns dons do Espírito Santo; falamos de suas obras, dos seus atributos, como opera o novo nascimento e, por último, estamos falando

Leia mais

O Antigo Testamento Deus mostra-se no Antigo Testamento como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo

O Antigo Testamento Deus mostra-se no Antigo Testamento como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo A missão na Bíblia A Bíblia No Antigo Testamento, a Missão é o convite para que o povo se purifique da idolatria e da magia e caminhe junto de Deus. No Novo Testamento, a Missão é envio aos confins do

Leia mais

V Domingo Tempo Comum - ANO A

V Domingo Tempo Comum - ANO A 1 Ambiente: Continuamos no contexto do sermão da montanha (Mt 5-7). Jesus está no cimo de um monte, a apresentar a nova Lei que deve reger a caminhada do novo Povo de Deus na história (já vimos, no passado

Leia mais

FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro 2 A autoridade de Jesus

FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro 2 A autoridade de Jesus OBJETIVOS 1) Analisar em que se resume a autoridade do Cristo. 2) Esclarecer como o Espiritismo explica essa autoridade. IDEIAS PRINCIPAIS 1) Sob a autoridade moral do Cristo, somos guiados na busca pela

Leia mais

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão A vida litúrgica começa muito cedo. Os Sacramentos são conhecidos como encontros pessoais com Cristo. Também são vistos como sinais da salvação.

Leia mais

o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. rejeitarei a inteligência dos inteligentes.

o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. rejeitarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1:17-31 17 Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. 18 Pois a mensagem

Leia mais

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é Muitos, ao ouvirem que o cristão não precisa praticar as obras da Lei, como: guarda do sábado, sacrifício de jejum, uso do véu, devolução de dízimo, etc., logo fazem a seguinte pergunta: A Lei de Deus

Leia mais

Texto base Jo 8: 12 a 59

Texto base Jo 8: 12 a 59 Texto base Jo 8: 12 a 59 EU SOU Eternidade, Imutabilidade e Fidelidade pactual a. A busca equivocada Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus deixou a multidão (Jo 6: 1 a 15) A multidão resolveu procurá-lo

Leia mais

SEMANA 1 DIA 1 4 5 SEMANA 1 DIA 1. Leitura Bíblica

SEMANA 1 DIA 1 4 5 SEMANA 1 DIA 1. Leitura Bíblica SEMANA 1 DIA 1 4 DIA 1 At Responderam eles: Crê no Senhor Jesus, e serás 16:31 salvo Jo Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes a 1:12-13 autoridade para se tornarem filhos de Deus: aos que creem no

Leia mais

BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 10. O ENSINAMENTO SOBRE JESUS Pouco tempo depois, ajuntou-se outra vez uma grande multidão. Como eles não tinham nada para comer, Jesus chamou os discípulos

Leia mais

1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a

1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a 1ª Leitura - 2Rs 5,1-15a Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio. Leitura do Segundo Livro dos Reis 5,1-15a Naqueles dias: 1 Naamã, general do exército

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

8 Por que Jesus Veio à Terra?

8 Por que Jesus Veio à Terra? POR QUE JESUS VEIO À TERRA? 79 8 Por que Jesus Veio à Terra? O que você diria se um repórter de jornal viesse até você, enquanto você caminhava na calçada de uma rua em sua cidade, e perguntasse: Qual

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33

Sumário. Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9. Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15. Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 1 a Edição Editora Sumário Motivo 1 A fé sem obras é morta - 9 Motivo 2 A Igreja é lugar de amor e serviço - 15 Motivo 3 O mundo tem fome de santidade - 33 Santos, Hugo Moreira, 1976-7 Motivos para fazer

Leia mais

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita?

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Pr. Pedro Almeida 1. Textos: 1- Mt. 26:26-29 2- Mc. 14:22-26 3- Lc. 22:14-20 4- At. 2:42 5- At. 20:7 6-1Co. 10:1-4 7-1Co. 10:15-22 8-1Co. 11:17-34 2. Introdução:

Leia mais

Portanto, sempre existiu aqueles que eram de Deus, e aqueles que não eram de Deus, ou seja, os santos, e os pecadores.

Portanto, sempre existiu aqueles que eram de Deus, e aqueles que não eram de Deus, ou seja, os santos, e os pecadores. Santidade ao Senhor Antigo Testamento Ex 28:36 "Também farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao Senhor." Novo testamento 1 Pe 1:15 "mas, como é santo aquele

Leia mais

Primeiros Passos na Vida Cristã

Primeiros Passos na Vida Cristã D I S C I P U L A D O Primeiros Passos na Vida Cristã C a p í t u l o4 NOSSOS DISTINTIVOS PARTE II Discipulador: / / NA ESCOLA DOMINICAL... Ei, Crentildo, esta é a sua classe? Você está matriculado na

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

Equilíbrio Col 3: 8-4: 6

Equilíbrio Col 3: 8-4: 6 1 Equilíbrio Col 3: 8-4: 6 Introdução: Todos os seres humanos passam a vida buscando equilibrar- se entre as circunstâncias São exatamente as circunstâncias que nos tiram do eixo e nos levam a atos e hábitos

Leia mais

O Arrebatamento da Igreja

O Arrebatamento da Igreja Texto Base: 1Ts 4.13-18 O Arrebatamento da Igreja "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois,

Leia mais

Dia 24 - DOAR. Você consegue ver mudanças internas?

Dia 24 - DOAR. Você consegue ver mudanças internas? Jesus deu a resposta aos fariseus naquele dia. Portanto, deem aos pobres o que está dentro dos seus copos e dos seus pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês. (Lc 11.41). Com aquela Palavra, Ele tocou

Leia mais

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Quinta-feira depois da Santíssima Trindade ou no Domingo seguinte SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Solenidade LEITURA I Ex 24, 3-8 «Este é o sangue da aliança que Deus firmou convosco» Leitura do Livro

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante.

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante. Aula 25 Creio na Igreja Católica.1 Frei Hipólito Martendal, OFM. 1. Leitura de At 2, 1-15. Ler e explicar... Dia de Pentecostes (=Quinquagésima) é o 50º dia depois da Páscoa. Os judeus celebravam a Aliança

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 Palavra Viva RELEMBRANDO SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O MUNDO A CARNE O D IABO 'Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais