NEWSLETTER SANTA MARIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NEWSLETTER SANTA MARIA"

Transcrição

1 NEWSLETTER SANTA MARIA Março de 2017 ÚLTIMAS NOTÍCIAS VER TODAS AS NOTÍCIAS O PAPEL DIFERENCIADOR DO PROJETO VINTAGEING 65+ NA VIDA DOS PARTICIPANTES Em sessão de orientação e discussão focalizada, os participantes do sub projeto vintageing 65+ e os estudantes voluntários fizeram o balanço do projeto, que conta já com 6 semanas de programa, e apresentaram ideias de atividades para as restantes sessões de socialização.

2 DOCENTES DA ESSSM NA UNIVERSIDADE DA CORUÑA A Professora Daniela Simões, a Professora Goreti Marques, a Professora Ana Rita Cruz e o Presidente do Conselho de Direção, Professor José Manuel Silva, participaram no programa de mobilidade Erasmus+ na Universidade da Coruña, durante a semana 27 a 31 de março de PARCERIA ENTRE A ESSSM E A JUNTA DE FREGUESIA DE PARANHOS Decorreu, no dia 29 de Março de 2017, a assinatura do protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Paranhos, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Social Intergeracional, vintageing. PROMOVER O EXERCÍCIO FÍSICO, COMBATER O SEDENTARISMO A classe de exercício físico estruturado e planeado segue a metodologia adaptada do Promoting Physical Activity and Health in Ageing (PAHA Project). REDE ACADÉMICA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DA CPLP A Reunião Internacional da RACS - CPLP realizou-se nos dias 30 e 31 de Março na ESTSeL, e pretendeu promover o intercâmbio e o desenvolvimento da cooperação internacional no âmbito do ensino, da investigação, do desenvolvimento e da inovação em ciências da saúde nos países lusófonos.

3 INOVAÇÃO SOCIAL - ADVERSIDADE PODE SER SINÓNIMO DE OPORTUNIDADE Adversidades que surgem e que se tornam em oportunidades para empreender foi o mote do Seminário sobre Empreendedorismo Social, que se realizou no passado dia 29 de Março, na ESSSM. RASTREIOS GRATUITOS EM DIA MUNDIAL DO RIM Em Dia Mundial do Rim, a Delegação Norte da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) em parceria com a ESSSM, dinamizou rastreios gratuitos de medição de glicemia e de pressão arterial no metro da Trindade, no Porto. SER EMPREENDEDOR É... Criar, persistir e inovar foram as palavras mais pronunciadas no Seminário sobre Empreendedorismo em Saúde: Telessaúde, no dia 21 de Março, no Auditório Louise Mabille. PRIMEIRA AUDIÇÃO DO ORSIES A primeira audição do Observatório de Responsabilidade Social de Instituições de Ensino Superior (ORSIES) ocorreu no Instituto Politécnico de Leiria, organizado pela Forum Estudante, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

4 A FISIOTERAPIA PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO NOVO DA MAIA No segundo dia da VII Feira de Profissões no Colégio Novo da Maia, a oferta formativa da ESSSM foi apresentada aos alunos do ensino secundário, terminando a sessão com um exercício prático de controlo motor baseado no conceito de pilates clínico. RACS - REDE ACADÉMICA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA A Escola Superior de Saúde de Santa Maria integra a RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), projeto internacional de desenvolvimento económico e social. PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DA CORUNHA A Escola Superior de Saúde de Santa Maria e a Faculdade de Fisioterapia da Universidade da Corunha estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito do programa Erasmus+. A CHEGADA AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA Começou no dia 21 de fevereiro e terminou no dia 28 de fevereiro, a caminhada para o Santuário de Fátima da Irmã Ana Paula Conceição, subdiretora da escola e representante da Entidade Instituidora, e de um grupo de irmãs na fé.

5 FORMAÇÃO FRANCISCANA DESPERTA Decorreram, durante este mês, duas formações franciscanas do Desperta, com o tema "Maria na espiritualidade franciscana", associado ao Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, para os colaboradores das diversas obras das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. 1 WORKSHOP DAS BIBLIOTECAS DE ENSINO SUPERIOR A Escola esteve no dia 30 de Março, presente no workshop das Bibliotecas de Ensino Superior, promovido pelo Grupo de Trabalho das bibliotecas de ensino superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivista e Documentalistas, em Lisboa. JORNADAS DE SAÚDE Os Professores Olga Ribeiro e Manuel Azevedo, acompanhados pelas alunas da Licenciatura em Enfermagem, estiveram no Agrupamento de Escolas de Canelas, e disponibilizaram rastreios para a comunidade escolar. O evento contou, simultaneamente, com apresentação da oferta formativa. WORKSHOP - SUPORTE BÁSICO DE VIDA Quatro sessões de Suporte Básico de Vida para os alunos do 9º ano do Colégio Luso Francês, foram orientadas pela Profª Olga Ribeiro, com o acompanhamento de estudantes do terceiro ano do curso de Licenciatura em Enfermagem.

6 SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO EXTERNATO DE SANTA MARGARIDA Ocorreu duas sessões de Suporte Básico de Vida para os alunos do primeiro ciclo do Externato de Santa Margarida, coordenadas pela Profª Olga Ribeiro, com a colaboração de estudantes do terceiro ano do curso de Licenciatura em Enfermagem. ENCERRAMENTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO POSTURAL O projeto de Educação Postural, da Câmara Municipal da Maia, no qual a Escola é parceira, e com a presença do FC Porto, embaixador do programa, terminou no dia 24 de Março, no Centro Escolar Vermoim/Gueifães. SUPORTE BÁSICO DE VIDA PEDIÁTRICO O workshop sobre Suporte Básico de Vida Pediátrico, dinamizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, decorreu no dia 04 de março, sob a orientação dos Professores Goreti Marques, Olga Ribeiro e Nelson Coimbra. DIA GFA NO ROAD SHOW DA ESSSM No âmbito do road show para o ano 2017 que conta com visita a cerca de 30 escolas, a ESSSM esteve na Escola Secundária Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, no Dia Gomes Ferreira Alves, com a apresentação da oferta formativa aos alunos do ensino secundário.

7 DIA DO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SECUNDÁRIA RODRIGUES DE FREITAS Inserido no road show para o ano letivo 2017/ 2018, a ESSSM esteve presente no Dia do Ensino Superior, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas, com a apresentação da oferta formativa para os alunos do ensino secundário. ESTUDANTE DA ESSSM NO JORNAL ENFERMEIRO Vítor Bruno Costa, estudante da Licenciatura em Enfermagem distinguido pela sua intervenção Speaking Heart no seminário Comunicação em Enfermagem, publicou um artigo de opinião no Jornal Enfermeiro, intitulado Diálogo de uma vida, onde destaca a importância da comunicação do enfermeiro com o doente. A TOMA DE MEDICAÇÃO Estimulação física e posterior sessão de educação subordinada à temática de toma de medicação, orientada por Drª Alexandra Pinto da Farmácia Cortes Pinto, um dos parceiros do projeto vintageing, constituíram uma das sessões do sub projeto vintageing 65+. CONSELHOS NUTRICIONAIS PARA UMA VIDA COM MAIS QUALIDADE Nutrição foi o tema da sessão de educação do sub - projeto vintageing 65+, realizada a 24 de março, coordenado pela Dr.ª Cláudia Afonso, docente da Faculdade de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, destacando a importância da alimentação saudável e da hidratação para envelhecer ainda com mais saúde.

8 IDOSOS MAIS INFORMADOS E SEGUROS COM SESSÃO DA PSP Os Recursos de Segurança na Comunidade foi o tema da atividade de educação do sub projeto vintageing 65+, dinamizada pela Polícia de Segurança Pública, centrada na apresentação do modelo integrado de policiamento de proximidade. PREVENÇÃO DE RISCO DE QUEDA FOI O TEMA DE UMA DAS SESSÕES DE EDUCAÇÃO DE VINTAGEING 65+ Após a habitual classe de estimulação física, realizou-se a sessão de educação de prevenção de risco de queda, com a partilha de experiências pessoais relacionadas com o tema, coordenada pelas Professoras Cristina Campos e Cristiane Silva. ARTOPLASTIA DA ANCA O workshop sobre Artroplastia da anca, dirigido aos alunos da Pós - Graduação em Instrumentação Cirúrgica, foi organizado pela DePuy Synthes e centrou-se no sistema de instrumentos Sigma que apoia a maior parte das abordagens de cirurgia à anca. VISITA DO MJF À ESSSM João Valeriano, Fisioterapeuta, e a estudante de fisioterapia Sara Cabral, em representação do MJF - Movimento Nacional de Estudantes de Fisioterapia e Jovens Fisioterapeutas, um grupo de trabalho da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, fizeram uma apresentação, na escola, no dia 22 de Março de 2017.

9 SESSÃO DE FORMAÇÃO SPSS A sessão de informação interna sobre software estatístico SPSS, organizada pelo Núcleo de Investigação da ESSSM, foi orientada por João Pequito, da empresa PSE - Produtos e Serviços de Estatística, Lda. PRÓXIMOS EVENTOS VER TODOS OS EVENTOS SEMINÁRIO SOBRE PILATES CLÍNICO E MÉTODO OFICIAL KINESIO 1 ABR 2017 A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santa Maria organiza o Seminário: Pilates Clínico e Método Oficial Kinesio, no próximo dia 01 de abril, entre as 9h e as 13h30min, na escola. SEMINÁRIO SOBRE TRANSIÇÃO DA VIDA ACADÉMICA PARA O MERCADO DE TRABALHO 5 ABR 2017 Inserido na Unidade Curricular de Empreendedorismo, o seminário decorre no próximo dia 05 de Abril, entre as 11h30min e as 13h30min, na Escola Superior de Saúde de Santa Maria.

10 A PESSOA IDOSA NO SISTEMA DE SAÚDE - DESAFIOS E OPORTUNIDADES 7 ABR 2017 No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Associação Nacional de Gerontólogos, em parceria com a escola, organiza uma conferência com o tema "A Pessoa Idosa no Sistema de Saúde: Desafios e Oportunidades", no próximo dia 07 de abril. SUGESTÕES OU COMENTÁRIOS? ENVIE-NOS UM PARA: NEWSLETTER@SANTAMARIASAUDE.PT

NEWSLETTER SANTA MARIA

NEWSLETTER SANTA MARIA NEWSLETTER SANTA MARIA Abril 2016 ÚLTIMAS NOTÍCIAS VER TODAS AS NOTÍCIAS APROVADO DIPLOMA QUE ALTERA DENOMINAÇÃO DA ESENFSM Foi aprovado o diploma que altera o reconhecimento de interesse público da Escola

Leia mais

NEWSLETTER SANTA MARIA

NEWSLETTER SANTA MARIA NEWSLETTER SANTA MARIA Maio de 2016 ÚLTIMAS NOTÍCIAS VER TODAS AS NOTÍCIAS PRIMEIRA CONFERÊNCIA DE GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Na passada sexta-feira, dia 27 de Maio, realizou-se na Escola Superior de

Leia mais

II JORNADAS DE INVESTIGAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS. 17 e 18 de MARÇO de 2017

II JORNADAS DE INVESTIGAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS. 17 e 18 de MARÇO de 2017 II JORNADAS DE INVESTIGAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS 17 e 18 de MARÇO de 2017 Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Imagem: Ad Médic Versão digital

Leia mais

BAD-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO. Eleição para Órgãos Regionais

BAD-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO. Eleição para Órgãos Regionais BAD-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO Eleição para Órgãos Regionais Triénio 2014-2016 Plano de Ação Comprometer. Revitalizar. Afirmar A

Leia mais

Projeto de Desenvolvimento Social Intergeracional

Projeto de Desenvolvimento Social Intergeracional 2017 Projeto de Desenvolvimento Social Intergeracional Sumário Executivo Sumário Executivo De acordo com os últimos relatórios da Administração Central do Sistema de Saúde, em Portugal, o perfil de utentes

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO. Nome: Fátima Cristina Dias Pereira. Data de Nascimento 15 de Maio de Naturalidade Monte * Funchal. Nacionalidade Portuguesa

IDENTIFICAÇÃO. Nome: Fátima Cristina Dias Pereira. Data de Nascimento 15 de Maio de Naturalidade Monte * Funchal. Nacionalidade Portuguesa IDENTIFICAÇÃO Nome: Fátima Cristina Dias Pereira Data de Nascimento 15 de Maio de 1971 Naturalidade Monte * Funchal Nacionalidade Portuguesa Bilhete de Identidade 957 60 42 Número de Contribuinte 168 257

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ANO LECTIVO 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ANO LECTIVO 2010/2011 UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ANO LECTIVO 2010/2011 Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento

Leia mais

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira

Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Plano de Ação 2019 Plano de Desenvolvimento Social de Vila Franca de Xira Nota Introdutória A elaboração do Plano de Ação agora apresentado, tem por base uma metodologia de trabalho de envolvimento e participação

Leia mais

Curriculum Vitae RUBEN JOAQUIM PINTO LOUREIRO

Curriculum Vitae RUBEN JOAQUIM PINTO LOUREIRO 2015 Curriculum Vitae RUBEN JOAQUIM PINTO LOUREIRO 1 Elementos de identificação Nome: Ruben Joaquim Pinto Loureiro Nacionalidade: Portuguesa Contacto Institucional: Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE Serviço

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE MACHICO SEMANA DA SAÚDE ª EDIÇÃO Boa Saúde 22 A 28 DE MAIO DE 2017 SOLAR DO RIBEIRINHO

JUNTA DE FREGUESIA DE MACHICO SEMANA DA SAÚDE ª EDIÇÃO Boa Saúde 22 A 28 DE MAIO DE 2017 SOLAR DO RIBEIRINHO JUNTA DE FREGUESIA DE MACHICO SEMANA DA SAÚDE 2017 11ª EDIÇÃO Boa Saúde 22 A 28 DE MAIO DE 2017 SOLAR DO RIBEIRINHO SEGUNDA-FEIRA 22 DE MAIO Visita à Comunidade da Ribeira Seca 18h00 Well's: Rastreio Optométrico

Leia mais

CURRICULUM VITAE Licenciatura em Sociologia, realizada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com média final de 15 valores.

CURRICULUM VITAE Licenciatura em Sociologia, realizada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com média final de 15 valores. CURRICULUM VITAE ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Mónica Catarina do Adro Lopes Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Leiria B.I: 11580295 Contribuinte: 214859487 Data de nascimento: 02/12/78 Estado civil:

Leia mais

http://www.egasmoniz.com.pt/ Missão Dedicada ao avanço do conhecimento, à aprendizagem e à educação dos seus estudantes, ao serviço da melhoria das condições de saúde da sociedade global, no século XXI.

Leia mais

II JORNADAS DE NUTRIÇÃO DA ULS NORDESTE

II JORNADAS DE NUTRIÇÃO DA ULS NORDESTE II JORNADAS DE NUTRIÇÃO DA ULS NORDESTE A importância da alimentação/nutrição para a promoção da Saúde e tratamento da doença em destaque nas II Jornadas de Nutrição da ULSNE Na sessão de abertura do evento

Leia mais

ZANGÃO DIGITAL DEZEMBRO Feliz Natal! Próspero Ano Novo! AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS. Sumário: 2 EBI de Colmeias de novo além fronteiras.

ZANGÃO DIGITAL DEZEMBRO Feliz Natal! Próspero Ano Novo! AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS. Sumário: 2 EBI de Colmeias de novo além fronteiras. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE COLMEIAS ZANGÃO DIGITAL DEZEMBRO 2014 Sumário: 2 EBI de Colmeias de novo além fronteiras. Feliz Natal! Próspero Ano Novo! 3 Projeto Educação para a Saúde. 7 Dia do Não Fumador.

Leia mais

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007

CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 CENTRO DE SAÚDE DE SERPA DIA NACIONAL DE COMBATE À OBESIDADE 19/5/2007 Maio 2007 1-Problema A Obesidade é um importante problema de Pública e uma doença crónica, com génese multifactorial, que requer esforços

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA RELATÓRIO DE ACTIVIDADE ANO LECTIVO 2011/2012 Porto, 30 de Novembro de 2012 A. Órgãos Sociais ano lectivo 2011/2012 B. Pais Representantes no Conselho Geral ano lectivo 2011/2012 C. Associados ano lectivo

Leia mais

VIDINHA, Francisco Alberto Mourato

VIDINHA, Francisco Alberto Mourato CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Correio electrónico VIDINHA, Francisco Alberto Mourato francisco.vidinha@essp.pt Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 22,02, 1959 Página 1 - Curriculum vitae

Leia mais

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2015/2016

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2015/2016 No passado dia 29 de outubro, pelas 10 horas, nas instalações do IPTrans em Loures teve lugar a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo. Num momento marcado por uma forte mudança institucional, com a participação,

Leia mais

DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO

DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO DIA MUNDIAL DA DIABETES - REGIÃO CENTRO PROGRAMA AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE BAIXO VOUGA 1: Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico / Centro de Saúde de Oliveira do Bairro: Realização da

Leia mais

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL

ATA DE REUNIÃO PARA PROCEDIMENTO CONCURSAL Procedimento Concursal: A termo X Indeterminado Dirigente Assistente Operacional Assistente Operacional Superior Assistente Técnico Assistente Técnico 1º grau Técnico Superior x Técnico Superior 2º grau

Leia mais

Oficina de Formação. Funchal. Curso de Formação

Oficina de Formação. Funchal. Curso de Formação NÍVEL DE ENSINO DESTINATÁRIOS OFERTA FORMATIVA MODALIDADE LOCAL DE REALIZAÇÃO DURAÇÃO CALENDARIZAÇÃO FORMADORES/SUPERVISORES 200, 210, 220, 230 Encontros de Delegados de Português de - /2018 24 horas (12

Leia mais

EXPLICOLÂNDIA NEWSLETTER

EXPLICOLÂNDIA NEWSLETTER EXPLICOLÂNDIA NEWSLETTER EDIÇÃO Nº10 Aveiro Coimbra Évora Guimarães Lisboa - Alvalade Leiria Oeiras Sacavém Torres Vedras O TEU SUCESSO É O NOSSO SUCESSO! PÁG: 2 / 14 INAUGURAÇÃO DE NOVAS UNIDADES DA EXPLICOLÂNDIA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO VERTICAL IRENE LISBOA RELATÓRIO DE ACTIVIDADE ANO LECTIVO 2010/2011 Porto, 30 de Novembro de 2011 A. Órgãos Sociais ano lectivo 2010/2011 B. Pais Representantes no Conselho Geral ano lectivo 2010/2011 C. Associados ano lectivo

Leia mais

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA

CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS [ ACTIVIDADE DOCENTE. Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA CURRICULUM VITAE [ IDENTIFICAÇÃO Nome: CARLOS MANUEL DE CAMPOS MAGALHÃES COSTA [ HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Opção de Análises Químico-Biológicas) pela Faculdade de

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 Série 3.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS Despacho n.º 48-B/GRH/2012 Designa em regime

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Quem somos 14 Direções Municipais. 157 Dirigentes. 7722 trabalhadores. Diversidade de missões de serviço público. Diversidade de carreiras. Peso do pessoal operacional. Carreira

Leia mais

Junto se envia a V. Ex.ª a informação que resume a atividade desenvolvida entre 1 de abril de 2018 a 15 de junho de 2018.

Junto se envia a V. Ex.ª a informação que resume a atividade desenvolvida entre 1 de abril de 2018 a 15 de junho de 2018. Exma. Senhora Presidente Assembleia de Freguesia de Canidelo. Dr.ª Célia Correia 2.º TRIMESTRE 2018 Junto se envia a V. Ex.ª a informação que resume a atividade desenvolvida entre 1 de abril de 2018 a

Leia mais

Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU. Ano 2015

Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU. Ano 2015 Apresentação e Planeamento de Atividades CPSU Ano 2015 O QUE É O CPSU CPSU Conselho Português de Saúde do Úbere Associação sem fins lucrativos Apresentação Missão Objetivos Estrutura Participação Projetos

Leia mais

A NOSSA ESCOLA: das opiniões às melhorias OPEN DAY CQA. Coimbra16 de abril de 2018

A NOSSA ESCOLA: das opiniões às melhorias OPEN DAY CQA. Coimbra16 de abril de 2018 A NOSSA ESCOLA: das opiniões às melhorias OPEN DAY CQA Coimbra16 de abril de 2018 O Conselho para a Qualidade e Avaliação (CQA) é um Órgão da ESEnfC (Art. 20º, ponto. 2, alínea c Estatutos da ESEnfC, 2008).

Leia mais

A. E. O. S. nº28. Departamento de Línguas. Ofertas Educativas e Serviço de Psicologia e Orientação

A. E. O. S. nº28. Departamento de Línguas. Ofertas Educativas e Serviço de Psicologia e Orientação A. E. O. S. Newsletter nº28 28 de março a 1 de abril de 2016 Departamento de Línguas ERASMUS+ na FUTURÁLIA A convite da DGE, o projeto On The Road to Entrepreneurship, Programa Erasmus+, esteve representado

Leia mais

Margarida João Ribeiro de Liz Martins

Margarida João Ribeiro de Liz Martins - A informação introduzida nas fichas individuais é da inteira responsabilidade do autor - Margarida João Ribeiro de Liz Martins Técnico superior a 95% (ao abrigo do protocolo estabelecido com a Câmara

Leia mais

sociedade portuguesa de enfermagem de saúde mental IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA SPESM Padrões de qualidade em Saúde Mental

sociedade portuguesa de enfermagem de saúde mental IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA SPESM Padrões de qualidade em Saúde Mental sociedade portuguesa de enfermagem de saúde mental IV CONGRESSO INTERNACIONAL DA SPESM Padrões de qualidade em Saúde Mental Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Pólo B > Coimbra > 10 e 11 de Outubro

Leia mais

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017

PROJETOS PROJETOS ANUAIS. Autoavaliação do Agrupamento. Dulce David 2016/2017 PROJETOS 2016/2017 TÍTULO Assembleia Jovem PROJETOS ANUAIS Luís Sousa RESPONSÁVEL Autoavaliação do Agrupamento Empreendedorismo ERASMUS+ Desporto Escolar Incluirte Lean PES Plano de Ação Estratégica PTE

Leia mais

14/15 MARÇO ICBAS S alão Nobre CONGRESSO ENFE RMAGEM. O valor da saúde contributo da enfermagem COM O AVAL CIENTÍFICO DA INN

14/15 MARÇO ICBAS S alão Nobre CONGRESSO ENFE RMAGEM. O valor da saúde contributo da enfermagem COM O AVAL CIENTÍFICO DA INN 14/15 MARÇO 2 0 1 9 4º CONGRESSO DE ICBAS S alão Nobre ENFE RMAGEM S a ú d e no s é c.x X I O valor da saúde contributo da enfermagem COM O AVAL CIENTÍFICO DA INN 14 de Março 08:00 Abertura Secretariado

Leia mais

Turismo, Investigação e Economia

Turismo, Investigação e Economia Newsletter do Centro de Estudos Politécnicos da Golegã // agosto 2012 Turismo, Investigação e Economia Numa dimensão institucional comprometida com o território, as organizações académicas, sociais e empresariais

Leia mais

Informação da Presidente

Informação da Presidente Exma. Senhora Presidente Assembleia de Freguesia de Canidelo. Dr.ª Célia Correia 4.º TRIMESTRE 2018 Junto se envia a V. Ex.ª a informação que resume a atividade desenvolvida entre 16 de setembro de 2018

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE. Scientia via est

UNIVERSIDADE DE CABO VERDE. Scientia via est UNIVERSIDADE DE CABO VERDE Scientia via est História do processo para a instalação do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde Astrigilda Pires Rocha Silveira Universidade de Cabo Verde III Dia

Leia mais

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia

Agrupamento de Escolas do Levante da Maia Agrupamento de Escolas do Levante da Maia PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO SEXUAL 207/208 Fundamentada em determinados princípios, a Educação para a Saúde e Educação Sexual na Escola deve estar

Leia mais

8.ª Conferência Forges. Sumário de notícias referentes à 8.ª Conferência Forges que decorreu de 28 a 30 de novembro no Politécnico de Lisboa.

8.ª Conferência Forges. Sumário de notícias referentes à 8.ª Conferência Forges que decorreu de 28 a 30 de novembro no Politécnico de Lisboa. 8.ª Conferência Forges Sumário de notícias referentes à 8.ª Conferência Forges que decorreu de 28 a 30 de novembro no Politécnico de Lisboa. Revista de Imprensa 1. A importância do Ensino Superior nos

Leia mais

Voltar à página inicial Estrutura de Menus Alterar Palavra-chave. Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila No. Horário Ocupado Data Pedido Horário :

Voltar à página inicial Estrutura de Menus Alterar Palavra-chave. Agrupamento de Escolas de Pedome, Vila No. Horário Ocupado Data Pedido Horário : 3031956176 - FERNANDO MANUEL DAVID DOS SANTOS LOPES - Terminar sessão Voltar à página inicial Estrutura de Menus Alterar Palavra-chave GERAL DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS SITUAÇÃO MULTIPLATAFORMA

Leia mais

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude.

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA PROGRAMA EMPREENDE JOVEM Objetivos Para quem Iniciativas PLATAFORMA EMPREENDEJOVEM MOVE YOUR WAY @ PORTO

Leia mais

Curriculum Vitae 1 DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES ACADÉMICAS ATIVIDADES EXERCIDAS. Nome: Teresa Susana Bengala Simão. Nacionalidade: Portuguesa

Curriculum Vitae 1 DADOS PESSOAIS HABILITAÇÕES ACADÉMICAS ATIVIDADES EXERCIDAS. Nome: Teresa Susana Bengala Simão. Nacionalidade: Portuguesa Curriculum Vitae 1 DADOS PESSOAIS Nome: Teresa Susana Bengala Simão Nacionalidade: Portuguesa Profissão: Professora/ Formadora Email: tssimao@portugalmail.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Doutoranda em Linguística,

Leia mais

EXERCÍCIO DE 2013 RELATÓRIO, BALANÇO E CONTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO E PARECER DO CONSELHO FISCAL

EXERCÍCIO DE 2013 RELATÓRIO, BALANÇO E CONTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO RELATÓRIO E PARECER DO CONSELHO FISCAL EXERCÍCIO DE 2013 RELATÓRIO, BALANÇO E CONTAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E RELATÓRIO E PARECER DO CONSELHO FISCAL Lisboa, Março de 2014 RELATÓRIO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 1. INTRODUÇÃO Com bastantes

Leia mais

21 de maio de 2017 a 20 de agosto de 2017.

21 de maio de 2017 a 20 de agosto de 2017. Exma. Senhora Presidente Assembleia de Freguesia de Canidelo. Dr.ª Célia Correia Junto se envia a V. Ex.ª a informação que resume a atividade desenvolvida entre 21 de maio de 2017 a 20 de agosto de 2017.

Leia mais

Curso de Licenciatura em Enfermagem: 2ºano HORÁRIO ANO LETIVO 2015 / 2016 SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO 2015 HORA 8:30-9:20 11:40-12:30 9:30-10:20

Curso de Licenciatura em Enfermagem: 2ºano HORÁRIO ANO LETIVO 2015 / 2016 SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO 2015 HORA 8:30-9:20 11:40-12:30 9:30-10:20 SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO 2015 14 15 ENFERMAGEM III T ABERTURA ANO LETIVO ENFERMAGEM III TPA ENFERMAGEM II TPB PROF. NELSON COIMBRA ENFERMAGEM III T ENFERMAGEM II TPA/B PROFª MÁRCIA CONCEIÇÃO ENFERMAGEM

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES Tm: 91 971 17 97 Associação Amigos da Grande Idade Inovação e Desenvolvimento RELATÓRIO DE ACTIVIDADES MAIO - SETEMBRO 2008 1 Tm: 91 971 17 97 1. PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO a) Realização de

Leia mais

1º Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em CUIDADOS PALIATIVOS

1º Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em CUIDADOS PALIATIVOS 1º Congresso Internacional de Comunicação e Marketing em CUIDADOS PALIATIVOS Escola Superior de Enfermagem de Coimbra ESEnfC Auditório António Arnault Pólo B 21 e 22 de fevereiro de 2020 Programa Preliminar

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO. Rede Social do Concelho de Vila do Bispo

PLANO DE ACÇÃO. Rede Social do Concelho de Vila do Bispo Rede Social Rede Social do Concelho Ficha Técnica Entidade Promotora: Câmara Municipal Equipa Técnica (Núcleo Executivo): Carla Barão Câmara Municipal Júlia Silva Centro Distrital de Segurança Social de

Leia mais

Departamento de Direito

Departamento de Direito ACTUALIDADES Conferência sobre a Prevenção e Investigação do Crime de Corrupção No dia 20 de Abril, pelas 15 horas, teve lugar a conferência Prevenção e Investigação do Crime de Corrupção em Portugal,

Leia mais

Matemática em Destaque - 3º Ciclo e Secundário

Matemática em Destaque - 3º Ciclo e Secundário Matemática em Destaque - 3º Ciclo e Secundário Escola Secundária de Molelos e Escola Básica da Lajeosa do Dão Ano Letivo 2017/2018 Durante este ano letivo a Matemática serviu de palco a algumas atividades

Leia mais

COMEÇOU NA ESCOLA FERNANDO PESSOA

COMEÇOU NA ESCOLA FERNANDO PESSOA Semana da Formação Financeira - Na Formação Financeira Todos Contam! SEMANA DA FORMAÇÃO FINANCEIRA COMEÇOU NA ESCOLA FERNANDO PESSOA Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano Nacional de Formação

Leia mais

Informações gerais. Local das Sessões. Preços e prazos para inscrição. Comunicações e Poster. Estacionamento. Auditório do Hospital de Santo André

Informações gerais. Local das Sessões. Preços e prazos para inscrição. Comunicações e Poster. Estacionamento. Auditório do Hospital de Santo André Informações gerais Local das Sessões Auditório do Hospital de Santo André Preços e prazos para inscrição Até 4 de dezembro* 35 A partir de 5 de dezembro 45 Sócios da SPEQS 20 Almoço de trabalho 15 *Data

Leia mais

CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE

CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE CATARINA ALEXANDRA FONSECA VALE 961047540 catarinafvale@hotmail.com Beco da Casa-nova, nº22 4990-384 Ponte de Lima Filiação: Manuel Joaquim Gomes do Vale Paula Cristina da Rocha Fonseca Site: https://catarinafvale.wixsite.com/caosdacatarina

Leia mais

IV JORNADAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA O(s) DesENCONTRO(s) entre a escola e a família 17 e 18 maio 2013

IV JORNADAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA O(s) DesENCONTRO(s) entre a escola e a família 17 e 18 maio 2013 As IV Jornadas da Prática Pedagógica, subordinadas à temática O(s) DesENCONTRO(s) entre a escola e a família, pretendem constituir um espaço de debate e de reflexão sobre os processos de (inter)ação dos

Leia mais

PROGRAMA 12 a 18 NOVEMBRO

PROGRAMA 12 a 18 NOVEMBRO PROGRAMA 12 a 18 NOVEMBRO 2018 0 PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018 12 a 18 Novembro Iluminação Azul do monumento dos paços do concelho. 12 de Novembro de 2018 Abertura da Semana da Diabetes 09.30

Leia mais

Plano de Atividades 2018/2019

Plano de Atividades 2018/2019 Plano de Atividades 2018/2019 1. Workshops e showcookings de culinária saudável Objetivos: Educar os alunos para uma alimentação saudável. Apresentar exemplos práticos de refeições saudáveis. Workshops

Leia mais

PLANO DE AÇÃO. Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R

PLANO DE AÇÃO. Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R PLANO DE AÇÃO Gabinete de Mobilidade Internacional Prof. Renato Fernandes E S C O L A S U P E R I O R D E D E S P O R T O D E R I O M A I O R 1. Â MBITO O Gabinete de Mobilidade Internacional (GMI) é o

Leia mais

PROGRAMA ATIVIDADES REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DA FREGUESIA DO BONFIM

PROGRAMA ATIVIDADES REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DA FREGUESIA DO BONFIM PROGRAMA ATIVIDADES REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PARA AS INSTITUIÇÕES DA FREGUESIA DO BONFIM 21 de maio A Ordem dos Psicólogos irá realizar uma ação de sensibilização/informação sobre a violência no namoro,

Leia mais

PROPOSTA DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO PARA GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS (Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Cristina Rodrigues)

PROPOSTA DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO PARA GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS (Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Cristina Rodrigues) PROPOSTA DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO PARA 2013 GRUPO DE ESTUDOS LITERÁRIOS (Coordenadora: Prof.ª Doutora Isabel Cristina Rodrigues) I. Colóquio de Homenagem ao poeta Rui Knopfli, Universidade de Aveiro

Leia mais

janeiro INFORMAÇÕES ACADÊMICAS/PEDAGÓGICAS/INSTITUCIONAIS/EVENTOS ACADÊMICOS

janeiro INFORMAÇÕES ACADÊMICAS/PEDAGÓGICAS/INSTITUCIONAIS/EVENTOS ACADÊMICOS janeiro 0 dias letivos 4 a 7 a a a a a Matrículas online para alunos regulares (sem disciplinas em atraso). Término das férias trabalhistas dos Coordenadores de Curso (início em 3//). Missa Solene de Colação

Leia mais

PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018

PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018 PROGRAMA 0 PROGRAMA SEMANA DA DIABETES EM TAVIRA 2018 12 A 18 NOVEMBRO PAÇOS DO CONCELHO ILUMINADO DE AZUL 12 de Novembro de 2018 ABERTURA DA SEMANA DA DIABETES A Família e a Escola de mãos dadas pela

Leia mais

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de

Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Universidade de Évora Instituto Politécnico de Beja - Escola Superior de Saúde Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias Instituto Politécnico de Portalegre - Escola

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015/2017 Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Colégio São Teotónio

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015/2017 Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Colégio São Teotónio RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015/2017 Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Colégio São Teotónio Colaboração com o projeto aquahoby; Promoção do acesso à Escola Virtual; Apoio ao Concurso

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES ANO ESCOLAR DE 2016/2017 LISTA DE RETIRADOS 6 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO 14-10-2016 Página 1 de 5 5807569784 ANA CATARINA CALDEIRA FERREIRA EXT Desistência 6422985754 ANA ISABEL FELIX

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. Deliberação n.º 58/2019 de 12/06/2019 Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria Júlia Ladeira;

Leia mais

Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral

Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral Teresa Maria de Serpa Pinto Freitas do Amaral Prof. Auxiliar (exclusividade) Formação Pré-Graduada Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (1989). Formação Pós-Graduada Doutoramento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular SERVIÇOS PÚBLICOS DE SEGURANÇA INTERNA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

I Jornadas Insulares de Cuidados Paliativos. 25 e 26. setembro Hotel Terceira Mar, Terceira

I Jornadas Insulares de Cuidados Paliativos. 25 e 26. setembro Hotel Terceira Mar, Terceira XVIII 25 e 26. setembro. 2015 Hotel Terceira Mar, Terceira Presidente: Dr. José Canas da Silva Secretários Gerais: Dr.ª Isabel Galriça Neto e Dr. Rui Cernadas PROGRAMA CIENTÍFICO PROGRAMA CIENTÍFICO 25

Leia mais

SET CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO

SET CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO 16 17 SET. 2016 CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO SEXTA-FEIRA 16 SET. 2016 08h00-08h45 08h45-09h00 09h00-10h30 ABERTURA DO SECRETARIADO BOAS VINDAS Presidente das Jornadas - António Moreira Pinto CANCRO DA

Leia mais

RELATÓRIO. 27 MAIO 2017 Paço da Cultura

RELATÓRIO. 27 MAIO 2017 Paço da Cultura RELATÓRIO 27 MAIO 217 Paço da Cultura Introdução O III Fórum Ação Social nas Freguesias faz parte da estratégia de prevenção e intervenção na área social da Freguesia da Guarda. A realização deste evento

Leia mais

CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES

CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES CURRICULUM VITAE RICARDO MANUEL NOGUEIRA BERNARDES 1 INFORMAÇÃO PESSOAL Ricardo Manuel Nogueira Bernardes, de nacionalidade portuguesa, nascido em 14/07/1987. Residente na Rua da Matemática, nº 86, 2870-282

Leia mais

MEDIA KIT 2019 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE.

MEDIA KIT 2019 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE. MEDIA KIT 2019 REVISTA TÉCNICA DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E GESTÃO DA SAÚDE www.tecnohospital.pt Porquê anunciar na TecnoHospital? A TecnoHospital é uma revista técnica de engenharia, arquitetura e gestão

Leia mais

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE DE 2002 À 2008.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE DE 2002 À 2008. Nº ATIVIDADE ASSUNTO LOCAL DATA/HORA 1. Planejamento Pedagógico:Qualidade e Excelência do Ensino Superior em Debate 2. Planejamento Pedagógico: Desenvolvimento e planejamento das atividades didático-pedagógicas

Leia mais

P l a n o d e F o r m a ç ã o D E V I A N A D O C A S T E L O A n o l e t i v o

P l a n o d e F o r m a ç ã o D E V I A N A D O C A S T E L O A n o l e t i v o PLANO DE FORMAÇÃO Ano Letivo 205/206 (Decreto-Lei nº 27/205) (Decreto-Lei nº22/204) (Despacho nº8038 4 julho 2008) (Decreto-Lei nº75/2008) s Explicitação das necessidas Atenndo às novas exigências colocadas

Leia mais

V LUSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

V LUSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Reportagens V LUSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO Mérito, desigualdades e diferenças: cenários de (in)justiça escolar no Brasil e em Portugal Leonor Torres, Universidade do Minho Bruno Dionísio,

Leia mais

Feira da Saúde de Lisboa

Feira da Saúde de Lisboa Feira da Saúde de Lisboa Domingo, 7 de Abril de 2019 10h-19h Museu Nacional de História Natural e da Ciência & Jardim Botânico de Lisboa Apoio: Uma iniciativa: Rua da Escola Politécnica, 56-60 1250-102

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias, Agualva Sintra Formar para Inovar Motivar e Incluir Programa Erasmus

Escola Secundária Ferreira Dias, Agualva Sintra Formar para Inovar Motivar e Incluir Programa Erasmus Escola Secundária Ferreira Dias, Agualva Sintra Formar para Inovar Motivar e Incluir Programa Erasmus + 2016-2017 Erasmus + em marcha Janeiro 2016 setembro 2016 -. dezembro 2017 Reuniões de Trabalho e

Leia mais

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Workshop sobre Inclusão e Formação Financeira com Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa Estratégia para a formação financeira Susana Narciso Departamento de Supervisão Comportamental 11 de julho

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Frade, Maria de Fátima Graça Data. A partir de 1 de outubro de 2015 Professor Adjunta a tempo integral no Curso de Licenciatura

Leia mais

Plano de actividades

Plano de actividades Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto Plano de actividades 2016 Fevereiro de 2016 CECEJ 2 Índice Introdução... 3 Iniciativas... 3 Projectos de investigação...

Leia mais

CHLN participa ativamente nas Comemorações do 35º Aniversário do SNS. Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

CHLN participa ativamente nas Comemorações do 35º Aniversário do SNS. Gabinete de Comunicação e Relações Públicas CHLN participa ativamente nas Comemorações do 35º Aniversário do SNS Gabinete de Comunicação e Relações Públicas gab.com@chln.min-saude.pt Lisboa/CHLN 1-10-2014 O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN)

Leia mais

SEMANA DA ESCOLA DE ENGENHARIA

SEMANA DA ESCOLA DE ENGENHARIA ENGINews Nº 49 27 de janeiro de 2014 EDIÇÃO ESPECIAL SEMANA DA ESCOLA DE ENGENHARIA 2014 Notícias Semana da Escola de Engenharia 2014 Campus de Azurém, 20 a 25 de janeiro A Escola de Engenharia da Universidade

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades CENTRO CULTURAL DA PONTE 2014 PROJETO MADEIRA 2014 relatório de atividades Índice 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 4 3. Calendário de execução... 4 4. Atividades realizadas...

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE SANTARÉM O Instituto Politécnico de Santarém irá realizar o Dia Aberto do IPS, o qual ocorrerá no próximo dia 7 de março de 2013. Pretendemos com esta iniciativa divulgar a oferta formativa das nossas cinco escolas:

Leia mais

BALANÇO DO PROJETO ALER+

BALANÇO DO PROJETO ALER+ BALANÇO DO PROJETO ALER+ 2012-2013 Escola Básica Mosteiro e Cávado 1 Balanço do projetoaler+ Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OU DE ENSINO ENVOLVIDOS Pré-escolar 242 1º ciclo

Leia mais

Ano Letivo 2016/ Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2016/ Lista de manuais escolares adotados 10.º Ano Alemão (Iniciação) - CCH (LH - Deutsch 978-972-0-40661-3 Carlos Lapa, Margarida Porto Editora, S.A. 30.81 0 Einfach Toll! 10 Vilela Biologia e Geologia - CCH (CT - Terra, Universo 978-972-0-42170-8

Leia mais

NCE/15/00135 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/15/00135 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/15/00135 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Província Portuguesa Das Franciscanas

Leia mais

Nota Curricular. Joaquim José Peixe Piteira

Nota Curricular. Joaquim José Peixe Piteira Nota Curricular Joaquim José Peixe Piteira Évora 18 de Dezembro de 2013 Identificação Nome Joaquim José Peixe Piteira Contactos Institucionais Serviço Municipal de Protecção Civil Aeródromo Municipal de

Leia mais

Lecionação de AEC ao 1º Ciclo. Atividade Física (Voleibol) CANDIDATOS ADMITIDOS

Lecionação de AEC ao 1º Ciclo. Atividade Física (Voleibol) CANDIDATOS ADMITIDOS CANDIDATOS ADMITIDOS Ficheiro gerado em: 18/09/2017 11:16:45 Nº de Oferta Ordem Pontuação Nº do Docente Nome do Docente 1544 1 100 1144079179 Armando José Nogueira Lima 1544 2 99 3890826369 Marco Alexandre

Leia mais

Organização. Comissão científica

Organização. Comissão científica Programa Organização Ana Isabel Silva (ESE- Instituto Politécnico de Viseu) Ana Paula Cardoso (ESE- Instituto Politécnico de Viseu) António Ribeiro (ESE- Instituto Politécnico de Viseu) Belmiro Rego (ESE-

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS HORAS DE TRABALHO DURAÇÃO

ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS HORAS DE TRABALHO DURAÇÃO PLANO DE ESTUDOS ESTRUTURA CURRICULAR ECTS ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OBRIGATÓRIOS OPCIONAIS 213 - Audiovisuais e produção dos media 21 481 - Ciências Informáticas 87 380 - Direito 3 347 - Enquadramento

Leia mais

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE BAIXA DA BANHEIRA E VALE DA AMOREIRA. ACTA Nº45-UF/ /11/2015 (Executivo) CORRESPONDÊNCIA

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE BAIXA DA BANHEIRA E VALE DA AMOREIRA. ACTA Nº45-UF/ /11/2015 (Executivo) CORRESPONDÊNCIA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE BAIXA DA BANHEIRA E VALE DA AMOREIRA ACTA Nº45-UF/2015 11/11/2015 (Executivo) Aos onze dias do mês de Novembro de dois mil e quinze, pelas vinte e uma horas, na Sede da União de

Leia mais

PROGRAMA. Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT): uma abordagem alternativa do sofrimento humano - Mª do Céu Salvador

PROGRAMA. Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT): uma abordagem alternativa do sofrimento humano - Mª do Céu Salvador PROGRAMA 22 de março de 2017 «quarta-feira» 14:30 17:30 - Workshops José Pinto-Gouveia: Integração das três gerações de Terapias Cognitivo- Comportamentais Anfiteatro 2 Conceição Almeida: Psicoterapia

Leia mais

EXPOSIÇÃO BÍBLICA TEMÁTICA:

EXPOSIÇÃO BÍBLICA TEMÁTICA: EXPOSIÇÃO BÍBLICA TEMÁTICA: Exposição inspirada no texto bíblico e na vida e obra de Jesus Cristo, enquanto pessoa que conhece o sofredor e o sofrimento. No âmbito de um protocolo de parceria assinado

Leia mais

INtegração. dos estudantes do 1º ano do CLE

INtegração. dos estudantes do 1º ano do CLE INtegração dos estudantes do 1º ano do CLE 18 > 20 setembro 2013 À Descoberta da ESEnfC à luz dos seus valores matriciais: Cidadania Humanismo Liberdade Excelência Cooperação Ética (Guia do Estudante,

Leia mais

Jornadas. 16 de fevereiro de :00 Abertura do secretariado Sala 5 09:00 Cerimónia de abertura Auditório Pólo B

Jornadas. 16 de fevereiro de :00 Abertura do secretariado Sala 5 09:00 Cerimónia de abertura Auditório Pólo B Jornadas 16 de fevereiro de 2012 08:00 Abertura do secretariado Sala 5 09:00 Cerimónia de abertura - Maria da Conceição Saraiva da Silva Costa Bento (Presidente da ESEnfC) - Rogério Manuel Clemente Rodrigues

Leia mais

JORNADAS de ENFERMAGEM CIRÚRGICA

JORNADAS de ENFERMAGEM CIRÚRGICA JORNADAS de ENFERMAGEM CIRÚRGICA 20 21 Outubro 2011 Olhares sobre o doente cirúrgico... no caminho da qualidade Auditório Colégio do Espírito Santo Universidade de Évora Organização CIRURGIA GERAL CIRURGIA

Leia mais

CANDIDATURAS: CONCURSO ESPECIAL MAIORES RESULTADOS

CANDIDATURAS: CONCURSO ESPECIAL MAIORES RESULTADOS MARIA CLARA ALVES PEREIRA LICENCIATURA EM ARQUITETURA PAISAGISTA ECAV COLOCADO ARMANDO RAFAEL FONSECA FERREIRA LICENCIATURA EM ENGENHARIA AGRONÓMICA ECAV 16,5 1º COLOCADO FERNANDO ALEXANDRE BASÍLIO DA

Leia mais