Mário Fernandes de Carvalho (1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mário Fernandes de Carvalho (1)"

Transcrição

1 Eficiência dos Sistemas de ventilação de Cozinhas Profissionais Abstract Mário Fernandes de Carvalho (1) (1) CEO CLIMA PORTUGAL; Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Normalmente os sistemas de exaustão e compensação de ar, funcionam em todo o período de laboração já que dele depende o abastecimento de gás à cozinha por motivos de segurança, quando não há ventilação, não há gás. É nisto que devemos pensar e intervir garantir a variação de velocidade dos motores associados ao processo de exaustão e compensação é um primeiro passo, mas não chega. Há que garantir o funcionamento dos sistemas nas condições necessárias, gerindo caudais de ar de forma automática, de forma a evitar o erro humano (esquecimentos, etc..). Foi desenvolvido um sistema que oferece uma solução eficiente O MKC SMART HOTTE. É um sistema que permite instalar com grande facilidade um sofisticado sistema de controlo e gestão destes sistemas. Este sistema, com o apoio da sua consola de interface tátil com 7, permite um controlo muito fácil e total do processo de ventilação. O utilizador poderá monitorizar todas as funcionalidades tendo a informação sempre atualizada, como os parâmetros de consumo, velocidade e temperatura do ar. Neste sistema não só gerimos informação, como o sistema CONTROLA efetivamente os caudais, reduzindo até 50% os consumos associados à ventilação. Com o MKC SMART HOTTE o Consumo de Energia associado ao sistema de ventilação é drasticamente reduzido. Possibilita ainda controlar iluminação e equipamentos da cozinha. Keywords: Eficiência; Ventilação; Exaustão; Cozinhas Profissionais; fumos.

2 Eficiência dos Sistemas de ventilação de Cozinhas Profissionais Full Paper Índice A. Eficiência dos Sistemas pensar no TCO Introdução Conhecer o TCO... 3 i. Custos de Aquisição e Implementação (Aquisição)... 3 ii. Custos de Manutenção (Exploração)... 4 B. Eficiência dos Sistemas de Ventilação Cozinhas Profissionais O MKC SMART HOTTE... 5 i. A Solução... 5 ii. Monitorizar e Controlar Outros Sistemas - Eficiência dos Sistemas... 7 i. Filtragem de Fumos na Restauração? Aspetos Importantes: i. Balanceamento ii. Manutenção Preventiva iii. Procedimentos de operação, inspeção e manutenção do sistema de ventilação da cozinha profissional... 11

3 A. Eficiência dos Sistemas pensar no TCO 1. Introdução A eficiência começa na opção tomada no investimento. Todos sabemos que muitas vezes as limitações orçamentais condicionam o resultado do Projeto. O custo de operação de qualquer Projeto nos primeiros anos representa valores muito elevados há que considerar o investimento inicial total, o custo associado à exploração incluindo todos os custos com o pessoal afeto à atividade (ordenados, encargos sociais, seguros, formação, etc.). Muitas vezes, uma diferença residual no custo da solução do Projeto, não tem impacto nos custos do investimento total, mas poderá ter enormes repercussões no desempenho do negócio mau desempenho dos sistemas, falhas na produção, insatisfação de clientes e trabalhadores, entre muitos outros fatores. 2. Conhecer o TCO O Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade), ou, como é usualmente conhecido, TCO, é uma metodologia de comparação de custos a longo prazo. O TCO é um modo holístico (em que privilegiamos o todo em relação às partes) de fazer a avaliação de custos a longo prazo, opondo-se ao conceito de TCA (Custo Total de Aquisição), muito utilizado no processo de escolha de soluções só definidas pelo investimento inicial. O Cliente deverá conhecer o verdadeiro custo do projeto, e por vezes o que pouco pode representar muito. Qual é o verdadeiro Custo Total de Propriedade (exploração) ao fim de cinco anos? Veremos que Fazer Bem à primeira custa sempre pouco! Para determinarmos o TCO é preciso, primeiro, categorizar os custos em duas partes distintas: Custos de Aquisição e Implementação (Aquisição) e Custos de Manutenção (Exploração). i. Custos de Aquisição e Implementação (Aquisição) Essa etapa é aquela mais percetível aos Clientes menos preparados habituaram-se a chamar investimento inicial. Corresponde à fase em que o Cliente inicia o seu Projeto até ao dia que tem a obra pronta. Está associado à aquisição do espaço, às obras executadas e equipamentos adquiridos, etc Por vezes uma pequena diferença no investimento inicial pode comprometer o resultado de todo o projeto fazer bem, custa sempre menos!

4 ii. Custos de Manutenção (Exploração) Nessa etapa, provavelmente a mais importante, calcula-se todos os custos de operação, de forma direta ou indireta, normalmente divididos da seguinte forma: Custos Diretos O aspeto mais marcante desse tipo de custo, como o associado aos recursos humanos, encargos sociais e impostos, instalações e energia,, manutenção preventiva, alterações necessárias, reparação de avarias, medidas de melhoria e correção de erros ) é que é possível quantificá-lo. Portanto, essa categoria envolve os seguintes aspetos: Custo em Recursos Humanos: Ordenados, Encargos Sociais, outros gastos (pode ser racionalizado, mas é sempre um grande custo do processo, e de caráter permanente) Custo de Alugueres e Arrendamentos (variável com o negócio) Custo de Matérias Primas (variável com o negócio) Custos de Energia e Serviços necessários (pode ser racionalizado, mas é sempre um grande custo do processo, e de caráter permanente) Custo de Manutenção (deve ser bem feita e tem um custo previsível) para melhorar o desempenho e evitar paragens e reparações desnecessárias; Custo de Reparações Corretivas (não é previsto, mas acontece, tem custos imprevisíveis e vem da falta de qualidade dos equipamentos, sistemas e falhas na manutenção preventiva) Custos Indiretos Esse tipo de custo tem normalmente a ver com insatisfação dos clientes, perda de produtividade, tempos de paragem,, todas as consequências do mau desempenho estão diretamente ligadas ao utilizador final. Custo da Insatisfação dos Clientes e trabalhadores (clientes insatisfeitos provocam quebras nas vendas, trabalhadores insatisfeitos produzem menos) Custos da inoperacionalidade (paragens da atividade por avarias imprevistas, que provocam custos diretos associados às reparações, mas também custos indiretos com quebra na imagem e nas vendas).

5 B.Eficiência dos Sistemas de Ventilação 1. Cozinhas Profissionais Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Normalmente os sistemas de exaustão, e compensação de ar, funcionam em todo o período de laboração já que dele depende o abastecimento de gás à cozinha por motivos de segurança, quando não há ventilação, não há gás. Há muito tempo que a CLIMA PORTUGAL está particularmente atenta a esta problemática, e ciente que os consumos energéticos de cozinhas com períodos de funcionamento alargados são muito expressivos. Sabemos a importância deste tema, e por isso a CLIMA PORTUGAL tem estado a desenvolver sistemas standard ainda mais eficientes, tendo como objetivo fornecer ao mercado soluções completas, de fácil implementação, com uma interface muito simples para o utilizador é a geração dos nossos produtos MKC CKVS. 2. O MKC SMART HOTTE Este sistema de controlo é o MKC SMART HOTTE um sistema que permite instalar com grande facilidade um sofisticado sistema de controlo e gestão destes sistemas. Preocupados com custos de investimento/exploração/manutenção, otimizámos os nossos sistemas e garantimos hoje um excelente PayBack (tempo de retorno do investimento). Com o MKC SMART HOTTE o Consumo de Energia associado ao sistema de ventilação é drasticamente reduzido. Possibilita ainda controlar iluminação e equipamentos da cozinha. Este sistema, com o apoio da sua consola de interface tátil com 7, permite um controlo muito fácil e total do processo de ventilação. O utilizador poderá monitorizar todas as funcionalidades tendo a informação sempre atualizada, como os parâmetros de consumos, regimes de funcionamento e temperatura do ar. Neste sistema não só gerimos informação, como o sistema CONTROLA efetivamente os caudais, reduzindo até 50% os consumos associados à ventilação. i. A Solução O sistema MKC SMART HOTTE é um sistema de Controlo Inteligente dos sistemas de ventilação de uma cozinha profissional. Adicionalmente, poderá controlar separadamente os equipamentos elétricos da cozinha, a iluminação da zona de público e a iluminação da zona de serviço. O controlo do sistema é assegurado por um Controlador Lógico Programável e suportado por dois variadores de frequência e uma consola tátil. Esta última é a interface entre o utilizador e o sistema de ventilação da hotte indutora compensada série MKC Premium, permitindo só por si comandar e monitorizar todo o processo.

6 O sistema tem comando totalmente automático, permitindo, no entanto, alguma intervenção por parte do utilizador. A base do controlo é regida por um controlo horário, configurável para cada cliente / processo, que determina até seis regimes distintos de funcionamento dos ventiladores VEXH (ventilador de extração da hotte) e VAN (ventilador de compensação). Estes regimes são configuráveis para cada utilizador, de forma a garantir os regimes de caudal adequados a cada cliente / processo, garantindo a cada instante o perfeito equilíbrio e sincronismo dos caudais necessários ao sistema de ventilação. No sistema MKC SMART HOTTE, a ventilação na hotte adapta-se automaticamente consoante o horário que está a decorrer, controlando também, a temperatura máxima do ar no sistema de exaustão. Ao ser atingida a temperatura máxima programada o processo reage de forma autónoma e automática no sentido de subir rapidamente os caudais de ar, aparecendo uma sinalização específica na consola de utilizador instalada no quadro de controlo MKC SMART HOTTE. De forma manual e através de um botão de pressão no Quadro Elétrico MKC SMART HOTTE o utilizador pode também pedir um tempo extra de maior ventilação. Para este caso, o tempo e o regime de funcionamento dos ventiladores são configuráveis e adaptáveis ao processo. Na consola, o utilizador tem ainda acesso a ligar/desligar o sistema de controlo e, através de um botão, pedir um diagnóstico do MKC SMART HOTTE no qual poderá visualizar um sinóptico com a disposição dos diversos elementos do sistema, sinalizando o estado de funcionamento e as eventuais anomalias. O quadro de controlo MKC SMART HOTTE tem disponível um botão de paragem de emergência, que desliga imediatamente todo o sistema. MKC WEB Server O MKC SMART HOTTE está dotado do sistema MKC WEB Server, que permite fazer o diagnóstico e manutenção do sistema de forma remota. Neste caso, a assistência e a resolução de problemas será rápida, diminuindo, portanto, os tempos de paragem impostos por anomalias, que poderão afetar o seu negócio, e os respetivos custos associados. MKC SMART HOTTE Avançada Como opção oferecemos o MKC SMART HOTTE Avançada. Nesta variante propomos a possibilidade de interpretar a deteção automática da presença de fumos. Neste caso o sistema entra automaticamente e por um tempo previamente configurado, num regime de maior ventilação. Um sofisticado sensor de fumo O MKC SMART HOTTE Avançado é fornecido com um sistema de deteção da presença de fumo na hotte.

7 ii. Monitorizar e Controlar Há sistemas que só monitorizam. Há sistemas que comandam, e outros que comandam através de condições pré-estabelecidas. O MKC SMART HOTTE para além de monitorizar, controla e comanda os ventiladores, ajustando a sua velocidade (consumo) às necessidades reais da instalação, a cada instante. Controla ainda iluminação da zona de público, da zona de serviço e os equipamentos elétricos da cozinha. O MKC SMART HOTTE é a Opção Certa, proporcionando a recuperação do investimento em cerca de 18 meses, e redução dos custos de energia elétrica em cerca de 50% ao mês, comparando com um sistema em que a velocidade dos ventiladores é constante. A Programação da instalação passa a ser feita de forma intuitiva e diretamente no painel toutch de 7. A alteração dos parâmetros, nomeadamente as frequências a que trabalham os motores dos ventiladores, é fácil, e diretamente no painel touch. 3. Outros Sistemas - Eficiência dos Sistemas O custo da energia associado aos sistemas de ventilação das cozinhas profissionais é bem conhecido pelas equipas multidisciplinares de projeto de AVAC e da indústria da Restauração. Este importante custo de exploração tem estimulado os conceitos de projeto de eficiência energética na CLIMA PORTUGAL, incluindo vários projetos de ventilação controlada pelas suas necessidades. A CLIMA PORTUGAL desenvolve produtos e sistemas MKC com a marca CKVS que dão prioridade, simultaneamente, ao aumento da eficiência dos sistemas e à redução dos consumos energéticos através de uma eficiente racionalização de energia. i. Filtragem de Fumos na Restauração? Os tempos modernos são marcados por um crescente grau de exigência e de qualidade. Na área da restauração existe um problema antigo que continua a necessitar de atenção: os deficientes sistemas de exaustão de fumos provenientes das cozinhas profissionais. Por vezes este tipo de problema não depende do bom ou mau dimensionamento da instalação, mas condicionados pela inexistência de infraestruturas adequadas à exaustão dos fumos que produzem: a. nas cozinhas profissionais existentes, com problemas de exaustão; b. na viabilização dos novos estabelecimentos, onde se confrontam muitas vezes com a inexistência das infraestruturas adequadas que viabilize o projeto. Por todas estas razões, é necessário responder a estas questões de uma forma criteriosa e profissional, e apresentar soluções. O departamento I&D da CLIMA PORTUGAL dedica-se a este assunto há mais de 18 anos e tem liderado, anos após anos, este tipo de soluções.

8 O problema Os gases das exaustões das cozinhas profissionais são, normalmente, descarregados para níveis superiores à cobertura dos edifícios, conforme previsto desde 1957 no RGEU, uma vez que, na ausência da tecnologia adequada, é a forma mais fácil de não incomodar terceiros sem necessidade de qualquer tratamento específico. Quando isto não foi possível, o fumo não vai lá para cima, mas para onde calha (realidade de muitas cozinhas profissionais instaladas em Portugal). Nos tempos modernos, a qualidade dos sistemas de exaustão tem como objetivo obter bons resultados na cozinha e no estabelecimento, mas também na evolvente onde o ar de exaustão é descarregado, evitando a descarga na atmosfera dos contaminantes presentes nesses gases: fumo, gorduras e cheiros. Hoje há soluções para se conseguirem bons resultados. O departamento I&D da CLIMA PORTUGAL, investiga, desenvolve e testa os equipamentos MKC, em utilização real de funcionamento, garantindo equipamentos e soluções que respondem a esta preocupação: a. muitas vezes, a diluição dos contaminantes não é conseguida e as partículas de gordura, depois de arrefecerem caem nos espaços ocupados, prejudicando vizinhos, utentes da via pública, etc. A própria ação dos ventos faz com que os cheiros se espalhem em zonas ocupadas e incomodem. b. outras vezes, nem sequer é possível descarregar os gases por cima das coberturas, porque não há qualquer infraestrutura que o permita um problema que requer soluções. O que são os fumos das cozinhas? Os gases provenientes das exaustões das cozinhas profissionais poderão ser resumidos em duas classes de contaminantes: a. os particulados (partículas, fumos (hidrocarbonetos) e pequenos resíduos de comida, que serão separadas do ar nos módulos eletrostáticos) e b. os gasosos (pequenas moléculas microscópicas, não filtradas pelos sistemas mecânicos e eletrostáticos), podem estar na origem de odores; Como resolver o problema? Hoje existem várias soluções, mas deve-se reter o seguinte: a. a filtragem de particulados deverá ser assegurada por filtros mecânicos e filtros eletrostáticos. Os filtros eletrostáticos, ou precipitadores eletrostáticos, funcionam carregando eletricamente as partículas no fluxo do ar, induzindo as partículas a ser atraídas e depositadas nas placas dos coletores, podendo ficar retidas ou cair pela força da gravidade para o tabuleiro de recolha; b. a adsorção de odores poderá ser feita por filtros de carvão ativado (*); c. o tratamento dos contaminantes com Ozono (O3) (**) pode destruir alguns particulados e tratar os odores. A ação desodorizante do Ozono não consiste num disfarçar de odores, mas na sua destruição, por oxidação, dos compostos voláteis portadores de cheiros. O ozono (O3) é um gás oxidante de cor azulada.

9 Poderá haver casos em que apenas a injeção de Ozono na conduta de exaustão resolva todas as necessidades (necessário estudar as características dos poluentes a filtrar); O que já temos Há no mercado diversas soluções e sistemas com filtros eletrostáticos, filtros de carvão ativado, filtros mecânicos, enfim uma vasta gama de equipamentos que respondem razoavelmente às necessidades. Ressalta o sistema que melhor responde, o MKC SELAI Sistemas com Lavagem Automática Integrada. Conscientes da enorme dependência destes sistemas de uma cuidada manutenção, nomeadamente a necessidade de manter limpos os componentes dos sistemas eletrostáticos para que funcionem, existe no mercado sistemas de filtragem com lavagem automática muito eficiente reduz os custos de manutenção e garante a eficiência dos sistemas de filtragem. Novos Sistemas de Filtragem Eletrostática MKC K-ESP Um precipitador eletrostático, também conhecido como um filtro de ar eletrostático, é um equipamento de filtragem eficaz no controlo da poluição. O sistema de Filtragem Eletrostática captura os poluentes, retém as partículas e libera o ar devidamente filtrado para a atmosfera. Os sistemas de filtragem eletrostática são normalmente muito eficientes, sendo capazes de recolher a maior quantidade das partículas presentes no ar. Mas há quatro fatores que geralmente afetam a máxima eficiência de um precipitador eletrostático, que podemos resumir nos seguintes: 1. o dimensionamento do precipitador eletrostático, nomeadamente a equidistância do negativo ao positivo, e o tempo de contacto. 2. a eficiência do mecanismo que recolhe as partículas num determinado volume de ar, 3. a composição química das partículas a serem precipitadas e 4. a tensão fornecida pelo sistema de alimentação para o campo elétrico. Os equipamentos MKC são produzidos com base em continua investigação e múltiplos ensaios, em casos reais de aplicações complexas, ao longo de mais de 18 anos, desde o lançamento do seu primeiro sistema em A gama MKC K-ESP á a nova gama de produtos que sobe de forma significativa o patamar da eficiência. É um filtro eletrostático com células tubulares. Como principais características do MKC K-ESP, a sua construção em aço inoxidável AISI 304, a tensão utilizada foi revista aumentar a eficiência e foi desenvolvido um novo layout dos seus componentes para melhorar a equidistância entre o negativo e positivo ao longo de todo o processo. Melhorou-se a resistência do sistema e a sua eficiência será a nova geração de equipamentos MKC que está a chegar.

10 Sistemas de Ozono MKC K-OZ3 Os novos sistemas de Ozono, MKC K-OZ3, são próprios para insuflação de ozono na conduta de exaustão. São sistemas que poderão ser utilizados de forma independente ou combinados com outros sistemas. A CLIMA PORTUGAL divulgou vária documentação que apoia o dimensionamento e a utilização deste tipo de tecnologia. A utilização do Ozono reduz de forma quase absoluta os odores. O Ozono (O3) é um gás oxidante de cor azulada e a sua ação desodorizante não consiste no disfarçar de cheiros, mas na destruição dos compostos voláteis portadores de cheiros, por oxidação. Os geradores de Ozono MKC K-OZ3 são equipamentos, com capacidades de 20 g/h a 60g/h, gerido por eficaz sistema de controlo. Quem apoia o dimensionamento e a escolha da solução? O departamento de engenharia da CLIMA PORTUGAL dispõe de um serviço de apoio fácil ao projetista e aos profissionais do setor, de forma a transmitir o know-how necessário a adotar a melhor solução para cada caso específico. Pode ser consultada a CLIMA PORTUGAL ( 4. Aspetos Importantes: i. Balanceamento Balanceamento e Ensaio do sistema de Ventilação é uma ação essencial para a garantia do bom desempenho da instalação sem este balanceamento pode haver uma instalação aparentemente muito bem executada, mas que durante a sua vida útil vai ter um mau desempenho operacional e económico. Este Balanceamento e Ensaios deve fazer parte do Processo de Comissionamento da Instalação. O Balanceamento e Ensaio dos sistemas deverá ser cuidadosamente preparado de forma a garantir a sua eficácia é aconselhável elaborar um PIE (Plano de Inspeção e Ensaio) adequado e controlado por um técnico com a acreditação necessária TIM III (Técnico de Instalação e Manutenção, acreditado pelo SCE Despacho nº G/2013). Recomendações Gerais Deve ser ajustado o caudal de ar de cada grelha ou hotte, de acordo com os dados previstos no projeto. Este procedimento deve ser feito com todos os ventiladores de exaustão e de compensação do ar ligados. A insuflação de ar de compensação, quando efetuado mecanicamente, deve ser ajustado no ventilador (através do ajuste de velocidade) ou em dispositivos situados na conduta de ar de insuflação, de modo a atender aos requisitos de projeto. Caso a cozinha seja dotada de mais de uma hotte, onde parte destes seja ativada para compensar as horas de pico ou de atividades específicas, o sistema de compensação de ar deve ser ajustável, de maneira a

11 preservar as condições previstas de subpressão da cozinha em relação aos ambientes adjacentes, conforme previsto no projeto. Todos os equipamentos devem ser ensaiados de acordo com as recomendações do fabricante, cabendo a ele fornecer o certificado do equipamento. A empresa responsável pela instalação e balanceamento do sistema deve efetuar os ensaios de campo e emitir relatórios, contendo os resultados dos ensaios efetuados. ii. Manutenção Preventiva Um dos aspetos mais importantes para o bom desempenho e fiabilidade de uma instalação mecânica, é sem dúvida a qualidade da Manutenção dos Equipamentos e dos Sistemas. A manutenção adequada é essencial para o adequado desempenho dos equipamentos e instalações. Damos aos nossos clientes todo o apoio necessário para a implementação dos Planos de Manutenção adequados. As ações de manutenção programada dos equipamentos e instalações, tais como ventiladores, filtros de extração e de insuflação de ar, dispositivos de controlo de caudal, difusores de ar, sistemas de controlo e quadros elétricos, elementos de acionamento/transmissão mecânica, sistemas hidráulicos e instrumentação devem atender às prescrições de rotina de manutenção programada elaborada por técnico com qualificações para o efeito, isto é um TIM III (Técnico de Instalação e Manutenção, acreditado pelo SCE Despacho nº G/2013). Os critérios e as próprias ações de manutenção programada dos sistemas de proteção contra incêndio, devem ser definidos e executados por técnico habilitado para esse efeito. iii. Procedimentos de operação, inspeção e manutenção do sistema de ventilação da cozinha profissional A seguir são determinadas rotinas operacionais, ações de inspeção, procedimentos de limpeza e atividades de manutenção programada, cuja periodicidade e aplicabilidade devem ser compatibilizadas com o regime operacional da cozinha, tipo de cocção, condições ambientais e características dos componentes do sistema de exaustão. Deverá ser colocado pelo responsável pela manutenção em local bem visível, junto ao dispositivo de acionamento do sistema de ventilação, um quadro de instruções para operação manual do sistema. Devem ser revistos sempre que for introduzida alguma alteração neste sistema. 30/05/2019 Mário Fernandes de Carvalho CLIMA PORTUGAL /mariofc@climaportugal.pt /

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL Apresentação Objetivo Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Esta apresentação visa analisar algumas possibilidades

Leia mais

Filtragem de Fumos na Restauração? Quando se fala em eficiência 30/06/2019

Filtragem de Fumos na Restauração? Quando se fala em eficiência 30/06/2019 Há no mercado diversas soluções e sistemas com filtros eletrostáticos, filtros de carvão ativado, filtros mecânicos, enfim uma vasta gama de equipamentos que respondem razoavelmente às necessidades. 30/06/2019

Leia mais

1. Efficiency of commercial kitchen ventilation Systems. Eficiência dos sistemas de ventilação nas Cozinhas Profissionais

1. Efficiency of commercial kitchen ventilation Systems. Eficiência dos sistemas de ventilação nas Cozinhas Profissionais 1. Efficiency of commercial kitchen ventilation Systems. Eficiência dos sistemas de ventilação nas Cozinhas Profissionais 2. Legionella and nebulization in the esplanades. A Legionella e a nebulização

Leia mais

FILTRO ELETROSTÁTICO ATMOS

FILTRO ELETROSTÁTICO ATMOS FILTRO ELETROSTÁTICO ATMOS O FILTRO ELETRO IONIZADOR ELETROSTÁTICO ATMOS, atende a NBR 14518 da ABNT, através do exclusivo FILTRO ELETROSTÁTICO (COLETOR DE GORDURA E ELIMINADOR DE FUMAÇA) E GERADOR DE

Leia mais

SISTEMA MODULAR FE ATM

SISTEMA MODULAR FE ATM O SISTEMA MODULAR FE ATM, atende a todas as normas técnicas, em especial a NBR 14518 da ABNT, através do exclusivo PRECIPITADOR ELETRO IONIZADOR ELETROSTÁTICO (COLETOR DE GORDURA E ELIMINADOR DE FUMAÇA)

Leia mais

AFQm. Filtro ativo multifunções. AFQm. Porque a qualidade importa

AFQm. Filtro ativo multifunções. AFQm. Porque a qualidade importa Porque a qualidade importa Abril 2019 Filtros ativos multifunções As novas tecnologias trazem novos benefícios, mas também novos problemas. Maior número de cargas Maior poluição através das linhas elétricas

Leia mais

Tecnologias e inovações

Tecnologias e inovações 4.11 COZINHAS PROFISSIONAIS DE ALTA EFICÁCIA Tecnologias e inovações Os quatro conceitos a considerar numa cozinha profissional são CONFORTO, HIGIENE, SEGURANÇA e POUPANÇA DE ENERGIA. Os requisitos de

Leia mais

Hotte Compensada. Standard... Star. Indutora... Hotte idealizada para no seu conjunto evitar perdas desnecessárias de calor ou frio no local.

Hotte Compensada. Standard... Star. Indutora... Hotte idealizada para no seu conjunto evitar perdas desnecessárias de calor ou frio no local. Hotte idealizada para no seu conjunto evitar perdas desnecessárias de calor ou frio no local. Hotte com os mesmos elementos que a hotte "" e "", com um pleno complementar, grelhas de difusão para orientação

Leia mais

A Eficiência Energética na TDGI

A Eficiência Energética na TDGI A Eficiência Energética na TDGI 1. A visão da TDGI em Relação à Eficiência Energética O aspeto da energia reveste-se de uma importância cada vez mais determinante na estrutura de custos de qualquer organização,

Leia mais

Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases

Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases 1/11 CLIMAPORTUGAL Av. Duque de Loulé, 22A 2795-117 Linda-a-Velha Abril 2008 Índice 1 Resumo...3 2 Introdução...4 3 Descrição dos sistemas de depuração

Leia mais

UPLive I feel good! AR CONDICIONADO

UPLive I feel good! AR CONDICIONADO UPLive I feel good! AR CONDICIONADO Tabela de Preços 2015 AR CONDICIONADO CONFORTO Compensação de Temperatura Insuflação Automática Horizontal/Vertical Dependendo da altura a que a unidade se encontra

Leia mais

MKC K-OZ3. Gerador de Ozono. Instalação, Manutenção e Segurança

MKC K-OZ3. Gerador de Ozono. Instalação, Manutenção e Segurança CKVS Comercial Kitchen Ventilation Systems Cuidado: Leia as instruções cuidadosamente antes de instalar e utilizar esta unidade Gerador de Ozono MKC K-OZ3 O MKC K-OZ3 é um equipamento simples de instalar,

Leia mais

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control SOLIUS Manager Intelligent Energy Control Intelligent Energy Control Controlo avançado de Sistemas Integrados de Energia, capaz de interligar os vários dispositivos e equipamentos técnicos da marca Solius

Leia mais

CDP. Desumidificação de ar para piscinas

CDP. Desumidificação de ar para piscinas CDP Desumidificação de ar para piscinas Desumidificação eficiente para ambientes agressivos Em piscinas, spas, zonas de chuveiros a ginásios onde a humidade relativa é elevada e as condensações podem reduzir

Leia mais

VARIADORES DE VELOCIDADE DRIVE-TECH - VASCO - NASTEC

VARIADORES DE VELOCIDADE DRIVE-TECH - VASCO - NASTEC VARIADORES DE VELOCIDADE DRIVE-TECH - VASCO - NASTEC Drive-Tech é uma família de variadores de velocidade especialmente concebida para controlar e proteger sistemas de bombagem com base na variação de

Leia mais

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL COM AMONÍACO EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COM AMONÍACO - 1 ELEMENTO - GRUPO MOTO-COMPRESSORES DE PARAFUSOS - 2 ELEMENTO - RECIPIENTES DE PRESSÃO - 3 RECIPIENTES

Leia mais

CONTROL CONNECT Controle o Futuro

CONTROL CONNECT Controle o Futuro CONTROL CONNECT Controle o Futuro O novo Control Connect é um termóstato inteligente e programável com conexão Wi-Fi e com design exclusivo e inovador. Faz parte da nova geração de soluções Vulcano que

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A máquina de corte VecTOR é o paradigma da excelência operacional. Usufruindo de 30 anos de experiência e INOVAÇÃO contínua no corte automático, a Lectra mantém-se na liderança,

Leia mais

UPLive I feel good! AR CONDICIONADO

UPLive I feel good! AR CONDICIONADO I feel good! AR CONDICIONADO TABELA DE PREÇOS 2018 GUIA DE ÍCONES CONFORTO Compensação de Temperatura Modo Nocturno Follow Me Dependendo da altura a que unidade se encontra instalada, a leitura do sensor

Leia mais

SISTEMA DE INSUFLAÇÃO

SISTEMA DE INSUFLAÇÃO O Sistema de Insuflação apresenta a Coifa Profissional Captor com Filtro(s) que é utilizado onde há emissão de fumaça e gases e operam de acordo com as normas da ABNT, em especial a NBR 14518, da ANVISA

Leia mais

Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos)

Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos) Unidades Exteriores VRF V4 Plus R (com recuperação de calor 3-tubos) A gama V4 PLUS R da Midea com recuperação de calor "Full DC Inverter", adequa-se na perfeição ás necessidades individuais de arrefecimento

Leia mais

FILTRO INERCIAL FIRE GUARD

FILTRO INERCIAL FIRE GUARD Filtro Inercial Metálico A Wgui é uma empresa do grupo Atmos Ambiental do Brasil uma empresa experiente que visa o desenvolvimento de novas tecnologias sem estar agredindo o nosso eco sistema. Somos uma

Leia mais

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA QUEM SOMOS? A Intellysmart Solutions foi fundada com o objetivo de se posicionar na área térmica Industrial. TEMOS UMA SÓLIDA PARCERIA COM: Eletricidade Geral / Média e Alta

Leia mais

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA

INTELLYSMART SOLUTIONS, LDA QUEM SOMOS? A Intellysmart Solutions foi fundada com o objetivo de se posicionar na área térmica Industrial. TEMOS UMA SÓLIDA PARCERIA COM: Eletricidade Geral / Média e Alta Tensão, Telecomunicações, Geradores,

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos QUEM SOMOS A MEGAPRESS é fabricante de sistemas de pressurização inteligentes e também painéis de comandos voltados para área de aquecimento, possuímos profissionais capazes de desenvolver

Leia mais

MANUAL TORRE DE ARREFECIMENTO

MANUAL TORRE DE ARREFECIMENTO MANUAL TORRE DE ARREFECIMENTO Outubro de 2016 Índice 1. Introdução... 3 2. Regras de segurança gerais de utilização do LAVAC... 4 3. Regras de segurança específicas na utilização da instalação experimental...

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. 1ª Actualização publicada no

Leia mais

Índice SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE. Controladores - A eficiência na gestão de um sistema integrado. Uma vasta gama de Controladores 03

Índice SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE. Controladores - A eficiência na gestão de um sistema integrado. Uma vasta gama de Controladores 03 CONTROLADORES Índice Controladores - A eficiência na gestão de um sistema integrado Uma vasta gama de Controladores 03 Relógios Encastráveis 04 Termóstatos 05 Termóstatos Programáveis 06 Módulos Adicionais

Leia mais

Airevita. PURIFICADOR E IONIZADOR DE AR - 230V/50Hz. - PréFiltro Lavável. - Filtro Electrostático e Filtro de Carvão Activo

Airevita. PURIFICADOR E IONIZADOR DE AR - 230V/50Hz. - PréFiltro Lavável. - Filtro Electrostático e Filtro de Carvão Activo PURIFICADOR E IONIZADOR DE AR - 230V/50Hz - Consumo: Primeira Velocidade 30 W Caudal 80 m3/h Segunda Velocidade 45 W Caudal 120 m3/h - PréFiltro Lavável - Filtro Electrostático e Filtro de Carvão Activo

Leia mais

AFQm Filtro ativo multifunções com tecnologia multinível

AFQm Filtro ativo multifunções com tecnologia multinível FILTRAGEM HARMÔNICA... AFQm Filtro ativo multifunções com tecnologia multinível circutor.pt INTRODUÇ ÃO Um problema variado, uma solução. Nos últimos anos, o crescimento substancial de dispositivos eletrónicos

Leia mais

PSI PREMIER AWARDS FINALIST. muito mais do que um PSIM. Toda a informação dos seus. sistemas de segurança física, energia e operações num único local.

PSI PREMIER AWARDS FINALIST. muito mais do que um PSIM. Toda a informação dos seus. sistemas de segurança física, energia e operações num único local. 2016 PSI PREMIER AWARDS FINALIST muito mais do que um PSIM Toda a informação dos seus sistemas de segurança física, energia e operações num único local. muito mais do que um PSIM Imagine toda a informação

Leia mais

Hote de exaustão. Benefícios: Altura variável Otimização e integração em cozinhas profissionais Iluminação encastrada

Hote de exaustão. Benefícios: Altura variável Otimização e integração em cozinhas profissionais Iluminação encastrada 4.6 HOTES PROFISSIONAIS HD Hote de exaustão Aplicação/ Uso: em cozinhas de média dimensão, onde se pretende o controlo dos parâmetros de custo, conforto e higiene. A Hote HD da SODECA será fabricada em

Leia mais

Sustentabilidade dos Serviços de Água e Boas Práticas no Controlo de Perdas GESTÃO DE PRESSÕES. Margarida Pinhão APDA/CESDA

Sustentabilidade dos Serviços de Água e Boas Práticas no Controlo de Perdas GESTÃO DE PRESSÕES. Margarida Pinhão APDA/CESDA Sustentabilidade dos Serviços de Água e Boas Práticas no Controlo de Perdas GESTÃO DE PRESSÕES Margarida Pinhão APDA/CESDA ENQUADRAMENTO Gestão de Pressão - ferramenta para a redução das perdas reais de

Leia mais

Catálogo

Catálogo Catálogo 15 by 01.15 HT Caldeira Tradicional para queima de carvão e madeira, com controlo automático e ventilador de insuflação. A HT é uma de aquecimento central moderna, desenhada para queimar carvão

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EXAUSTOR AT249EX1 BRANDT

MANUAL DE INSTRUÇÕES EXAUSTOR AT249EX1 BRANDT MANUAL DE INSTRUÇÕES EXAUSTOR AT249EX1 BRANDT 2 Caro (a) Cliente; Acabam de adquirir um exaustor BRANDT, o que muito agradecemos. As nossas equipas de pesquisa conceberam para vós uma nova geração de aparelhos

Leia mais

ESPAÇO CONFINADO. Ventilação para trabalhos em VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS

ESPAÇO CONFINADO. Ventilação para trabalhos em VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS TEMA nº22: RESPONSÁVEL: Ventilação para trabalhos em espaços confinados Wanderson Monteiro VENTILAÇÃO EM ESPAÇOS CONFINADOS A ventilação mecânica é a medida mais eficiente para controlar atmosferas perigosas

Leia mais

TTSQL VIEWER WEB DATA MANAGER

TTSQL VIEWER WEB DATA MANAGER Monitorização online das redes WEB DATA MANAGER, a ferramenta web definitiva para a exploração avançada de dados registados nos sistemas de abastecimento e saneamento. Visualização de dados Configuração

Leia mais

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007

7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 7as JORNADAS DE CLIMATIZAÇÃO Lisboa, 8 de Novembro de 2007 1 Se se fecham cozinhas e restaurantes por falta de limpeza, como nos podemos permitir essa falta de limpeza no ar que respiramos todos os dias

Leia mais

Análise de Sistemas e Gestão de Projetos

Análise de Sistemas e Gestão de Projetos 4º Ano MIEEC Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Equipa 4 Smart Rocks CONCEITO DE SISTEMA Análise de Sistemas e Gestão de Projetos Abril 2012 1 2 Índice Conceito do Sistema... 4

Leia mais

O Enquadramento Legal da Manutenção de Sistemas de Proteção Ativa (passiva) contra Incêndio (ANPC)

O Enquadramento Legal da Manutenção de Sistemas de Proteção Ativa (passiva) contra Incêndio (ANPC) O Enquadramento Legal da Manutenção de O Enquadramento Legal da Manutenção de Sistemas de Proteção Ativa (passiva) contra O Enquadramento Legal da Manutenção de Sistemas de Proteção Ativa (passiva) contra

Leia mais

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA

MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO EXEMPLOS TIPO DE REGISTOS DE SEGURANÇA Mapa dos relatórios de Vistorias, Inspeções e Fiscalizações Ref.ª relatório ¹ () Vistorias Inspeções Fiscalizações Outros anexos ² Vistorias/Inspeções/Fiscalizações

Leia mais

Generalidades. Traitement des Cuisines. Cozinha na antiguidade. Há 4000 anos, já os Babilónios e os Sumérios tinham cozinhas

Generalidades. Traitement des Cuisines. Cozinha na antiguidade. Há 4000 anos, já os Babilónios e os Sumérios tinham cozinhas Generalidades Cozinha na antiguidade Há 4000 anos, já os Babilónios e os Sumérios tinham cozinhas Na antiguidade chamavam à cozinha Sala de cheiros nutritivos Aberturas do tamanho de uma janela, por cima

Leia mais

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação

Aquecimento e arrefecimento. Ventilação. Humidificação e desumidificação A generalidade das empresas necessitam de controlar o seu ambiente interior, tanto em termos de condições térmicas como de qualidade do ar, por diferentes motivos como bem estar e segurança das pessoas,

Leia mais

BRAÇOS EXTRATORES TELESCÓPICO STANDARD ORIGINAL NEX MD NEX HD NEX D NEX DX NEX S FX 75 FX 100

BRAÇOS EXTRATORES TELESCÓPICO STANDARD ORIGINAL NEX MD NEX HD NEX D NEX DX NEX S FX 75 FX 100 BRAÇOS EXTRATORES TELESCÓPICO STANDARD ORIGINAL NEX MD NEX HD NEX D NEX DX NEX S FX 75 FX 100 A Nederman tem adotado o conceito de captação na fonte por mais de 35 anos. O princípio é simples e óbvio:

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

Para uma casa de banho. Sistema de torneiras Geberit

Para uma casa de banho. Sistema de torneiras Geberit Para uma casa de banho melhor. Sistema de torneiras Geberit O sistema de torneiras Geberit explora ao máximo os benefícios da utilização das estruturas de instalação Geberit. O que fica à vista na parede

Leia mais

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado

Facilidade de instalação. Ligações localizadas apenas na unidade interior. Redução até 80% do tempo de instalação. Conforto térmico elevado Facilidade de instalação Redução até 80% do tempo de instalação Maior satisfação do utilizador Impacto reduzido na arquitetura do edifício Ideal para novos edifícios e remodelações Ideal para montagem

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS A visão do projetista

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS A visão do projetista Carlos Ferreira de Castro 1 PROJETO DE SEGURANÇA Objetivo do projeto de segurança: Conceber uma solução de segurança integrada que contribua para que a utilização do edifício seja efectuada em condições

Leia mais

Válvula de Controle Inteligente

Válvula de Controle Inteligente 2008 Válvula de Controle Inteligente VCM-01 Principais Aplicações Atualmente, o maior problema das instalações de injeção de produtos químicos existentes nas plataformas de exploração e produção é medir

Leia mais

Regulamento 10 A2 v1

Regulamento 10 A2 v1 Regulamento 10 A2 v1 Concurso para seleção de 10 IPPS s MEDIDA APROVADA NO AMBITO DO PPEC 2017-2018 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLIDÁRIA 1 de março de 2017 Entidade Promotora: Entidades Parceiras: Entidade

Leia mais

Limitadores de Velocidade

Limitadores de Velocidade Limitadores de Velocidade Limitador de Velocidade - Groenveld Segurança ideal com um limitador de velocidade Exceder a velocidade pode representar custos elevados: multas por excesso de velocidade, um

Leia mais

DC Modular Otimizado para consumo mínimo de água

DC Modular Otimizado para consumo mínimo de água DC Modular Otimizado para consumo mínimo de água A água aquecida que retorna do processo ingressa no DryCooler e ao sair é recolhida em um reservatório, sendo bombeada de volta ao processo já na temperatura

Leia mais

Regulamento 10 A2 v1

Regulamento 10 A2 v1 Regulamento 10 A2 v1 Concurso para seleção de 10 IPPS MEDIDA APROVADA NO AMBITO DO PPEC 2017-2018 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLIDÁRIA 1 de março de 2017 Entidade Promotora: Entidades Parceiras: Entidade Promotora:

Leia mais

PETA.STEEL 160EL & PETA.COIF 160EL

PETA.STEEL 160EL & PETA.COIF 160EL PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL PETA.STEEL 160EL & PETA.COIF 160EL Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo

Leia mais

AQUECIMENTO ELÉTRICO

AQUECIMENTO ELÉTRICO AQUECIMENTO ELÉTRICO 112 UMA SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ CALISSIA ONIRIS F17 2012 AQUECIMENTO ELÉTRICO UMA SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ O Groupe Atlantic, fiel ao seu compromisso constante de proporcionar o maior

Leia mais

ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ANO OE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PROGRAMAÇÃO 2018 CONTRIBUTOS DOS ÓRGÃOS NACIONAIS E REGIONAIS BASTONÁRIO Conferência de abertura A mudança do paradigma energético Produção, eficiência, consumos e interconectividade

Leia mais

ELETRICIDADE E ELETRÓNICA

ELETRICIDADE E ELETRÓNICA Neste dossier, dedicado à, fique a conhecer o protocolo KNX, nomeadamente os sistemas de controlo e gestão de Iluminação. : o futuro é cada vez mais inteligente Imagem_Fraunhofer KNX e o controlo de iluminação

Leia mais

ARTRONIC ME 5000 P1 MKC ARTRONIC

ARTRONIC ME 5000 P1 MKC ARTRONIC MKC Modelo - (Caudal - 5000m 3 /h) Estes sistemas modulares são sistemas de filtragem que numa única unidade incluem todos os estágios necessários: - Pré-filtros, filtros electrostáticos e filtros de carvão

Leia mais

EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis

EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis EDIFÍCIOS COM NECESSIDADES QUASE NULAS DE ENERGIA (nnzeb) Exigências para os sistemas de climatização, GTC e energias renováveis ESTRATÉGIAS PARA UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL ESTRATÉGIAS PARA UM EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL

Leia mais

Inovação de Portugal para o Mundo.

Inovação de Portugal para o Mundo. Inovação de Portugal para o Mundo. Made in Portugal. ONLY é uma marca da Enancer Electrónica com sede em Braga, Portugal e faz parte do Grupo Fehst, um negócio familiar à escala global. ONLY é tecnologia

Leia mais

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação

Guia de produto. A escolha do melhor produto para cada aplicação Ventilação Unidades de Tratamento de Ar Difusão Segurança contra Incêndio Chillers e bombas de calor Guia de produto A escolha do melhor produto para cada aplicação Guia de produto A escolha do melhor

Leia mais

4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil

4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil 4Sight2 TM Inteligente, expansível e de utilização fácil Software de calibragem e de gestão de recursos que funciona para si 4Sight2 é a sua solução da próxima geração para calibragem e gestão de recursos.

Leia mais

Controlador RGB Touch Manual de operação

Controlador RGB Touch Manual de operação Controlador RGB Touch Manual de operação Manual de instalação Índice Bem vindo... 2 Cuidados Importantes... 2 Produtos... 3 Características Técnicas... 3 Dimensões do Controle RGB Touch... 4 Dimensões

Leia mais

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética

Casa Eficiente g. Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento e de drenagem que promovam a eficiência energética 1 2 FICHA TÉCNICA Título Coleção Edição Autoria 6.g Intervenção nas redes prediais de abastecimento

Leia mais

Sem data Sheet online DUSTHUNTER SB100 MEDIDORES DE PARTICULADO COM LUZ DIFUSA

Sem data Sheet online DUSTHUNTER SB100 MEDIDORES DE PARTICULADO COM LUZ DIFUSA Sem data Sheet online DUSTHUNTER SB100 DUSTHUNTER SB100 A B C D E F H I J K L M N O P Q R S T 15267 14181 certified certified Informações do pedido Tipo DUSTHUNTER SB100 Nº de artigo A pedido As especificações

Leia mais

O Coração do colector de névoa / sistema recolha fumos

O Coração do colector de névoa / sistema recolha fumos Ventiladores de Alto Rendimento para Processos de Ventilação Inteligente O Coração do colector de névoa / sistema recolha fumos Diferentes tipos de ventiladores para usos diferentes. Ao desenhar e planear

Leia mais

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização.

O DS 01P fornece uma corrente de 100mA ao condutor de sinalização. DS 24P 60P 96P Fonte de Alimentação As fontes de alimentação fornecem uma tensão de 24 VDC e uma corrente de 1A, 2,5A e 4A consoante o tipo da mesma. A quantidade de módulos que podem ser ligados numa

Leia mais

Sotécnica. AVAC e Climatização. Instalações Eléctricas

Sotécnica. AVAC e Climatização. Instalações Eléctricas Accueil ACTIVIDADES As nossas marcas Sotécnica Sotécnica A Sotécnica é especialista nas áreas de AVAC e climatização, instalações eléctricas de baixa tensão, instalações hidráulicas, manutenção e em fabrico

Leia mais

food-retail.danfoss.com Visão Geral ADAP-KOOL Controladores para Evaporador Obtenha a mais alta eficiência energética e segurança alimentar

food-retail.danfoss.com Visão Geral ADAP-KOOL Controladores para Evaporador Obtenha a mais alta eficiência energética e segurança alimentar Visão Geral ADAP-KOOL Controladores para Evaporador Obtenha a mais alta eficiência energética e segurança alimentar Soluções confiáveis com base em 30 anos de experiência food-retail.danfoss.com Do Básico

Leia mais

1x 2x. 2x* 1x. 1x Ø 3,5x9,5 4x Ø 2,9x6,5. 6x 5x45. 2x M6x20. 5x 5x45. 6x 8x40. 5x 8x40 * WHBS 93 F LE X WHBS 63 F LE X WHFG 63 F LE X.

1x 2x. 2x* 1x. 1x Ø 3,5x9,5 4x Ø 2,9x6,5. 6x 5x45. 2x M6x20. 5x 5x45. 6x 8x40. 5x 8x40 * WHBS 93 F LE X WHBS 63 F LE X WHFG 63 F LE X. * 2x* * WHBS 93 F LE X WHBS 63 F LE X WHFG 63 F LE X 2x Ø 3,5x9,5 4x Ø 2,9x6,5 2x M6x20 2x 2x 5x 5x45 5x 8x40 6x 5x45 6x 8x40 2x 2x 4 x Ø 8mm 4 x Ø 8mm Ø 8mm Ø 8mm 9,5cm Ø 16cm > 1cm > 5cm Ø 16cm X cm

Leia mais

LANÇAMENTO. LINHA Aquecedor de Água para Banho. O novo grau de conforto.

LANÇAMENTO. LINHA Aquecedor de Água para Banho. O novo grau de conforto. LANÇAMENTO TRANSFORME SEU BANHO EM UM MOMENTO INESQUECÍVEL. Aquecedor de Água a Gás de Passagem LINHA Aquecedor de Água para Banho O novo grau de conforto. A QUALIDADE QUE VOCÊ EXIGE, COM A FLEXIBILIDADE

Leia mais

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta)

Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta) Válvula Redutora de Pressão Modelo 42 LP (Ação Direta) Reduz perdas por vazamentos Admite vazões extremamente baixas Possui filtro incorporado ao cartucho removível Apresenta baixos níveis de ruído Possui

Leia mais

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN

PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP. Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo a EN PETAPROJ - ENGENHARIA DE SISTEMAS ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO E DESENFUMAGEM NATURAL PETA.STEEL 110 DAP & PETA.COIF 110 DAP Clarabóia de desenfumagem natural, ventilação e iluminação zenital, certificada segundo

Leia mais

Cerca de 30% do consumo eléctrico no Comércio e Serviços

Cerca de 30% do consumo eléctrico no Comércio e Serviços Os motores elétricos apresentam um papel fundamental nas empresas, o que se reflete igualmente num peso elevado nos custos energéticos associados ao seu funcionamento. Cerca de 70% do consumo eléctrico

Leia mais

TERMOGRAFIA: MEIO COMPLEMENTAR DE DIAGNÓSTICO

TERMOGRAFIA: MEIO COMPLEMENTAR DE DIAGNÓSTICO Introdução Em Portugal, embora não exista obrigatoriedade legal para a realização de Análises Termográficas, este diagnóstico está vulgarizado nos planos de Manutenção e é recomendado por diversas Seguradoras,

Leia mais

Robotics FlexArc Células Robotizadas de Soldadura por Arco Soluções modulares para responder aos seus requisitos

Robotics FlexArc Células Robotizadas de Soldadura por Arco Soluções modulares para responder aos seus requisitos Robotics Células Robotizadas de Soldadura por Arco Soluções modulares para responder aos seus requisitos Uma nova dimensão em soldadura por arco robotizada A produtividade ótima requer equipamento que

Leia mais

SIGEI SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES

SIGEI SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES SIGEI SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES Descrição Funcional do SIGEI Junho 2010 ÍNDICE 01 Introdução 02 Principais Motivações 03 Arquitectura do Sistema Diagrama Geral Consola de

Leia mais

Artronic. Série C. Especificações. Artronic Série C

Artronic. Série C. Especificações. Artronic Série C Na área da restauração, como em qualquer outro processo industrial produzem-se contaminantes que prejudicam a saúde e que deterioram o meio ambiente Este equipamento foi concebido para minimizar estes

Leia mais

Com a solução de energia solar EDP que adquiriu já pode utilizar a energia solar para abastecer a sua casa.

Com a solução de energia solar EDP que adquiriu já pode utilizar a energia solar para abastecer a sua casa. A ENERGIA DO SOL CHEGOU A SUA CASA Com a solução de energia solar EDP que adquiriu já pode utilizar a energia solar para abastecer a sua casa. Ao produzir energia renovável na sua casa está a reduzir a

Leia mais

FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4

FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4 BILFINGER WATER TECHNOLOGIES FILTRO PRENSA DE VIGA SUPERIOR GHT 4X4 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS GHT 4X4 - Filtro prensa de tração integral de alta confiabilidade e

Leia mais

Ventilo Convector 42N

Ventilo Convector 42N Ventilo Convector 42N NOVA GERAÇÃO DESIGN, PERFORMANCE, CONFORTO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UM CLARO SUCESSO O IDROFAN encaixa-se perfeitamente na nova visão de edifícios de baixo consumo energético, tendo

Leia mais

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013.

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 0 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico Água Quente agosto 0 ª GERAÇÃO Conforto para a vida Características principais: ª GERAÇÃO Supraeco W Para

Leia mais

Gama R-32. Unidades Multi-Split

Gama R-32. Unidades Multi-Split Gama R-32 Unidades Multi-Split Índice Introdução Bluevolution Unidades Interiores Aplicações Residenciais Aplicações Comerciais 03 04 04 09 Controlador Online Unidade Exteriores Tabelas de combinações

Leia mais

Todos os nossos equipamentos são submetidos a rigorosos ensaios que atestam o bom desempenho e confiabilidade dos produtos.

Todos os nossos equipamentos são submetidos a rigorosos ensaios que atestam o bom desempenho e confiabilidade dos produtos. A Electron Tecnologia Digital produz equipamentos de proteção, supervisão e controle do tipo IED (Intelligent Electronic Device) para transformadores de potência, reatores, subestações de energia, motores

Leia mais

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações

Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Maior Segurança e Produtividade em suas Operações Sejam manuais ou automatizadas, operações de corte a plasma emitem radiação e gases que apresentam riscos ao meio ambiente, saúde e segurança dos trabalhadores

Leia mais

Cozinhas. Índice Cozinhas. Exaustores domésticos. Hottes profissionais. Ventiladores de extracção. Chaminés. Filtragem. Extinção incêndios

Cozinhas. Índice Cozinhas. Exaustores domésticos. Hottes profissionais. Ventiladores de extracção. Chaminés. Filtragem. Extinção incêndios Índice Cozinhas Exaustores domésticos SYGMA Pág.12.10 C Glass Pág.12.10 TF Pág.12.10 Hottes profissionais Hotte - HD Pág.13.2 Hotte - HDC Pág.13.3 Hotte - HDIC Pág.13.4 Ventiladores de extracção Ventilador

Leia mais

Platinum 24 GTA. Comando LMS 14. Instruções de utilização

Platinum 24 GTA. Comando LMS 14. Instruções de utilização Platinum 24 GTA PT Comando LMS 14 Instruções de utilização ÍNDICE 1 Arranque da caldeira 1.1 Descrição das teclas 3 Alarmes 4 Manutenção 4 Informações da caldeira 5 Leitura dos códigos de anomalia 6 Dispositivo

Leia mais

Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX

Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX Segurança, eficiência e conforto com o sistema KNX Segurança Durma bem. Viaje sem preocupações. Confie no KNX. Rede de observação O sistema KNX está sempre alerta durante a noite e quando o utilizador

Leia mais

Linha Gourmet. Tel.: Visite-nos na internet: Curta nossa página: facebook.com/praticabr

Linha Gourmet. Tel.: Visite-nos na internet:  Curta nossa página: facebook.com/praticabr Linha Gourmet A Linha Gourmet apresenta fornos combinados eletrônicos programáveis compactos e se destaca por oferecer o menor forno para 3 GNs 1/1 da categoria, que é o melhor amigo do Chef! Esses equipamentos

Leia mais

SlimBlend retangular - Elevado desempenho, controlo avançado SlimBlend retangular, encastrada

SlimBlend retangular - Elevado desempenho, controlo avançado SlimBlend retangular, encastrada Lighting SlimBlend retangular - Elevado desempenho, controlo avançado Atualmente, existe procura para iluminação conforme às normas de escritório com boa qualidade de luz. Além disso, existe também uma

Leia mais

Heating. bomba de calor 61AF A 6 5 º C

Heating. bomba de calor 61AF A 6 5 º C Heating bomba de calor 61AF Ar Água A Q U E C I M E N T O A L T A T E M P E R A T U R A - Á G U A Q U E N T E A 6 5 º C Tecnologia e sustentabilidade SINCE 1902 Uma marca de confiança Quando Willis Carrier

Leia mais

GESTÃO DE PRODUÇÃO. Entre na era da revolução industrial.

GESTÃO DE PRODUÇÃO. Entre na era da revolução industrial. A Gestão de Produção ARTSOFT é a solução fundamental para empresas que pretendem chegar a níveis de excelência no controlo e gestão de todos os seus processos produtivos. Desenvolvida a pensar no setor

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA NOVA EDIÇÃO DO GUIA TÉCNICO

APRESENTAÇÃO DA NOVA EDIÇÃO DO GUIA TÉCNICO APRESENTAÇÃO DA NOVA EDIÇÃO DO GUIA TÉCNICO Nuno Silva Paulo Gonçalves Comissão Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC COMISSÃO DE GTC DA APIRAC GUIA TÉCNICO 1ª EDIÇÃO Lançamento em 2016 Não

Leia mais

SlimBlend quadrada - Elevado desempenho, controlo avançado SlimBlend quadrada, encastrada

SlimBlend quadrada - Elevado desempenho, controlo avançado SlimBlend quadrada, encastrada Lighting SlimBlend quadrada - Elevado desempenho, controlo avançado Atualmente, existe procura para iluminação conforme às normas de escritório com boa qualidade de luz. Além disso, existe também uma crescente

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Samarone Ruas

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. Samarone Ruas EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Samarone Ruas 1 Introdução O aumento dos preços da energia, a consciência ambiental e o número crescente de regulamentações, têm levado as pessoas do mundo da indústria a cada vez

Leia mais

Excelente relaçao ~ de qualidade - preço

Excelente relaçao ~ de qualidade - preço Automático Tipo 6.04 Excelente relaçao de qualidade - preço Proteçao totalmente automatizada através da filtragem de líquidos com o novo BOLLFILTER Automático Tipo 6.04 A soluçao simplesmente convence

Leia mais

DESCRIÇÃO. Tampão de drenagem. Portinhola de ajuste (opção) Gola de interligação (opção) Painel de junção recto

DESCRIÇÃO. Tampão de drenagem. Portinhola de ajuste (opção) Gola de interligação (opção) Painel de junção recto CLEAN TECH HOTTE TECTO CLEAN TECH Altura=290mm / Altura=mm A hotte tecto CLEAN TECH alia a nossa experiência na fabricação e modularidade das hottes até a eficácia e estética dos tectos filtrantes. A altura

Leia mais

PORTA DE ALUMÍNIO SCHÜCO ADS 70

PORTA DE ALUMÍNIO SCHÜCO ADS 70 CAIXILHARIA, FACHADA, COBERTURA E GRADEAMENTOS PORTA DE ALUMÍNIO SCHÜCO ADS 70 O sistema de janelas e portas de qualidade com grande variedade de soluções. Os novos sistemas de portas Schüco ADS destacam-se

Leia mais

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A

Fonte Full Range Vac/Vdc 24 Vdc/ 3A Descrição do Produto A fonte de alimentação é uma solução para aplicações de uso geral no que se refere a alimentação de controladores programáveis, sensores e comando de quadro elétricos. Tem duas saídas

Leia mais