A Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMACRS) lhe dá as boas-vindas ao Clube de Colecionadores do MACRS.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMACRS) lhe dá as boas-vindas ao Clube de Colecionadores do MACRS."

Transcrição

1

2 Prezado(a) Colecionador(a) A Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMACRS) lhe dá as boas-vindas ao Clube de Colecionadores do MACRS. Este projeto visa difundir e aproximar o artista visual contemporâneo gaúcho do grande público e, principalmente, oportunizar a todos a possibilidade de iniciar ou ampliar sua coleção de arte com obras de dez importantes artistas representados na coleção do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Limitada a 100 exemplares titulados, assinados e datados, as edições serão acompanhadas de certificado de autenticidade. Para esta primeira edição foram convidados artistas que criarão obras de arte exclusivas para o clube, múltiplos de uma tiragem limitada (10 exemplares de cada artista), comercializadas em cinco parcelas de R$ 200,00 ao mês. As obras dos artistas convidados são em técnicas diversificadas entre escultura, terracota, fotografia, objeto e gravura. Todas as obras têm o mesmo valor final de R$ 1.000,00, porém o colecionador deverá optar no ato da compra pelo carnê de qual artista gostará de adquirir. Os carnês personalizados com o nome de cada artista, poderão ser pagos mensalmente até o vencimento, preferencialmente, em qualquer agência do Banco do Brasil. O colecionador se torna, automaticamente, amigo e membro do Clube de Colecionadores do MACRS. Acompanhando o exemplo dos clubes de colecionadores existentes nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, ao estimular o colecionismo, o projeto da AAMACRS colabora com 50% da renda arrecadada (os outros 50% são para financiamento das obras dos artistas participantes) para manutenção da programação cultural do MACRS. Além disso, o Museu de Arte Contemporânea Rio Grande do Sul MACRS guardará em sua coleção uma prova de artista de cada série de obras comercializadas pela Associação. Todos os múltiplos são obras originais, assinadas, numeradas e datadas. As edições serão acompanhadas do certificado de procedência e autenticidade.

3 Artistas convidados Carlos Tenius Escultura Dulce Helfer Fotografia Eleonora Fabre Objeto Fábio Del Re Fotografia Fredy Vieira Fotografia Jorge Menna Barreto Objeto Luiz Antônio Felkl Terracota Luiz Carlos Felizardo Fotografia Marilice Corona Gravura Nara Amélia Gravura Nelson Wilbert Gravura Teresa Poester Gravura Equipe do Clube de Colecionadores Bina Monteiro Diretora Cultural AAMACRS André Venzon, Bina Monteiro e Zetti Neuhaus Comitê de Organização do Clube de Colecionadores Diretoria AAMACRS Flávio Sarmento Leite do Couto e Silva Presidente Ricardo Russowsky Diretor de Captação e Finanças Carlos Alberto Carvalho Filho Diretor de Comunicação e Marketing Bina Monteiro Diretora Técnica Fernanda Campos Sirena Diretora de Relações Sociais Carla Macedo Diretora de Relações Institucionais

4 CARLOS TENIUS (Porto Alegre/RS, 1939) Escultor graduado no Instituto de Artes da UFRGS, onde foi professor até Desde a década de 60 tem participado de inúmeras exposições individuais e coletivas, nas quais recebeu várias premiações, entre as quais se destaca a VII Bienal Internacional de São Paulo e a XII Exposição de Arte Moderna de São Paulo, na qual recebeu o Segundo Prêmio Aquisição. Possui trabalhos em importantes coleções privadas e praças públicas de vários Estados do Brasil. Entre as mais conhecidas está o Monumento aos Açorianos, na Praça dos Açorianos, e o Monumento a Castello Branco, no Parque Moinhos de Vento, ambas em Porto Alegre. Em 2013, recebeu a Homenagem Especial do 7º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

5 DISCUS Duralumínio fundido Relevo Ø 17 cm Porto Alegre 2013

6 DULCE HELFER (Santa Cruz do Sul/RS, 1954 ) Trabalhou no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, de 1985 a 2011 e na Secretaria de Cultura do RS de 1985 a 1990, onde participou com Tabajara Ruas e Carlos Urbim, do jornal O Continente, do qual foi editora de fotografia. Fez dezenas de exposições individuais e coletivas e recebeu 24 prêmios, entre os quais, três em caráter internacional da Sociedad Interamericana de Prensa, dois Prêmios Press, como melhor fotógrafa do RS, e o Prêmio de Fotografia do Banco Itaú. Em 2009, inaugurou a mostra Paris...Paris..., no foyer do Theatro São Pedro. Em 2012, realizou a exposição Amazônia Tão Perto, Tão Longe, resultado de dois meses de viagem navegando pelo Rio Solimões. Em 2013 apresenta a Exposição Luis Fernando Muito Verdadeiro, sobre Verissimo, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre.

7 Sem título Fotografia 30 x 50 cm Porto Alegre 2013

8 ELEONORA FABRE (Sobradinho/RS, 1951) Mestre em Artes visuais pelo PPG da UFRGS Porto Alegre. Graduação Arquitetura 1984 e Artes Visuais 1976, Pós-graduação em Artes Visuais Suportes Científicos e Práxis, Participou em mais de 40 exposições coletivas e Salões no Brasil e no exterior, entre elas: 54º Salão do Paraná, IIª Bienal de esculturas Efêmeras - Fortaleza CE- IV Bienal de Havana- CRO- MO AMUSEU, MARGS RS - Do Atelier ao Cubo Branco, MARGS RS. Realizou mais de 15 exposições individuais em galerias e Museus principalmente no Sul do Brasil. Possui obras em Espaços Públicos,( Praça Frederico Ernesto Belve, Santa Casa de misericórdia PA), coleções privadas e Museus: MAC RS, MAC PR, Museu da Arte do Rio Grande do Sul-MARGS, Pinacoteca da UNICAMP Campinas, SP- Museu de Arte Ruth Schneider, Passo Fundo RS, Centro Wifredo Lan Havana, Cuba.

9 Sem Título Chapa de poliéster vergada e colada (maquete para ser executada em folha de lata ou alumínio) 70 x 30 x 13 cm Porto Alegre 2013

10 FÁBIO DEL RE (Porto Alegre/RS,1960) Estudou fotografia na New England School of Photography ( ), em Boston (EUA). No período de estudos foi distinguido com os prêmios School Honors e Honors in Black and White (1989). Desde então, tem fotografado para instituições públicas e privadas, dedicando-se também, a trabalhos autorais e experimentais com exposições individuais e coletivas.

11 Sem título Imagem digital impressa em papel Hahnemühle com pigmento mineral a partir de fotograma de negativo x 50 cm Porto Alegre 2013

12 FREDY VIEIRA (Porto Alegre, 1976) Cursou jornalismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É repórter-fotográfico do Jornal do Comércio e colaborador das agências FolhaPress, da Folha de São Paulo, e Getty Images. Trabalhou no Jornal O Sul como fotógrafo da Coluna Paulo Gasparotto durante nove anos. Exposições: 20x20 da Associação Chico Lisboa. Bolsa de Arte. Edições 2009, 2010, 2011, 2012, Leilão de Arte Contemporânea em solidariedade a São Lourenço do Sul. Palacinho - Abril 2011, Leilão de fotografia contemporânea em prol do acervo do MACRS. Galeria Mascate - Junho 2011, Perecíveis (primeira exposição individual do artista). 72 NY Gallery - julho 2011, Semana de Arte Stemmer Rodrigues - Maio 2012, Coleção 2012 da Galeria DaVera Arte e Cultura - Maio 2012, Águas em Movimento. MAC-RS - Setembro 2012.

13 VERTIGO Fotografia digital impressa com dispersão de pigmento mineral sobre papel Photo Rag 60 x 40 cm Porto Alegre 2013

14 JORGE MENNA BARRETO (Porto Alegre/RS, 1970 ) Formado em Artes Plásticas pela UFRGS, mestre e doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Artista conceitual, pesquisador, tradutor e crítico, o texto ocupa uma posição central em sua produção. Herdeiro da Poesia Concreta Brasileira, constrói, desconstrói, ou funde, a palavra, estirando seus sentidos e propondo outros novos. O relacionamento com o verbal encontra-se acentuado com a criação e adaptação as especificidades do lugar de exposição.entre as exposições coletivas estão a Bienal de Havana [2000]; Projeto Rumos Itaú Cultural [2002]; Bienal do Mercosul [2001 e 2009] e Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP [2011]. Entre as individuais, destacamse o Projeto Matéria no Centro Cultural São Paulo [2004], Lugares Moles no Paço das Artes-SP [2007] e Poemas de Chão na Bolsa de Arte, Porto Alegre [2012].

15 CARTE BLANCHE Grafite sobre papel 30 x 21 cm São Paulo 2013

16 LUIZ ANTÔNIO FELKL (Porto Alegre/RS, 1952) Graduado no curso de Artes Plásticas em Desenho no Instituto de Artes da UFRGS em A partir da década de 80 realiza diversas exposições individuais entre as quais se destacam: Esculturas e Pinturas. Mostra individual nas Salas Negras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Sintaxe da Figura 3 Ensaios Visuais no Espaço Cultural da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Sintaxe da Figura 2 Ensaios Visuais, mostra individual na Galeria Bolsa de Arte, Sintaxe da Figura Ensaios Visuais. também na Galeria Bolsa de Arte. Porto Alegre. Possui obras em acervos públicos das seguintes instituições: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Santa Maria, Pinacoteca Aldo Locatelli do Acervo Artístico Municipal, Secretaria Municipal de Cultura de Rio Grande, Acervo do Grupo RBS.

17 Sem título Duas figuras, masculina e feminina em terracota com pintura em tinta acrílica 40 x 20 x 10 cm Porto Alegre 2013

18 LUIZ CARLOS FELIZARDO (Porto Alegre/RS, 1949) Fotógrafo reconhecido nacionalmente, com exposições em quase todo o Brasil. No âmbito internacional, participou de mostras na Argentina, no Uruguai, nos Estados Unidos, em Portugal, na Alemanha e na França. Tornou-se conhecido em especial pelas fotografias de paisagem, em preto e branco, obtidas com câmeras de grande formato. Desde 2010, trabalha com meios digitais. A fotografia que Felizardo selecionou para essa iniciativa da AAMACRS foi feita em 1987, no interior do município de Benedito Novo (SC). Embora já exposta e publicada, o que só a valoriza, nunca antes foi editada em fine prints. As cópias medirão 33 x 40 cm e serão feitas em papel Hahnemülle de algodão, impressas com tintas alta durabilidade.

19 Sem título Fotografia 33 x 40 cm Porto Alegre 2013

20 MARILICE CORONA (Porto Alegre/RS, 1964) Artista plástica. Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/ Instituto de Artes da UFRGS. Graduada em Pintura e Desenho pelo Instituto de Artes da UFRGS. Professora de pintura do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Desde os anos 80 vem participando de mostras coletivas no Brasil e no exterior, dedicando-se principalmente à linguagem da pintura. Realizou, nos últimos 7 anos, exposições individuais para espaços expositivos destacando-se as exposições Espaço de Exposição no Palácio das Artes em BH/MG, 2006; Espaço de Exposição no Museu do Trabalho, Porto Alegre/RS,2007; Méthodes et Mesures em Paris/França, 2008 e En Abyme, em 2010 no Espaço Cultural ESPM em Porto Alegre/RS. Em 2008 obteve o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas com Destaque em Pintura.

21 ABSTRAÇÕES Gravura em metal 30 x 90 cm Porto Alegre 2013

22 NARA AMELIA (Três Passos/RS 1982) Doutoranda em Poéticas Visuais pelo PPGAV, Instituto de Artes da UFRGS. Recentemente recebeu os prêmios: Prêmio FU- NARTE de Arte Contemporânea, 2012, Ocupação dos Espaços Funarte, Sala Nordeste de Artes Visuais - Recife; Prêmio Aquisitivo 18º Salão Unama de Pequenos Formatos, 2012; I Prêmio Ibema de Gravura, 2011; Prêmio Aquisitivo Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, 2010; Prêmio Aquisitivo Salão de Artes de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/ MS, Realizou as exposições individuais: O melhor dos mundos possíveis!, Sala Nordeste de Artes Visuais, Recife/PE, 2013; O Mundo é uma fábula, Santander Cultural, Porto Alegre/RS, 2012; O melhor dos mundos possíveis!, Goethe Institut, Porto Alegre/RS, 2011; Sob a natureza, Centro Cultural São Paulo - Edital de Exposições, São Paulo/SP, 2010; Um céu feito de abismo, Galeria Arlinda Corrêa Lima, Edital de Exposições Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte/MG, 2009.

23 Ec 1, 14 Água-forte e ponta-seca sobre papel Fabriano Rosaspina 30 x 37 cm Porto Alegre 2013

24 NELSON WILBERT (São José do Ouro/RS, 1969) Bacharel em pintura pelo Instituto de Artes da UFRGS. Realizou importantes exposições individuais na Galeria Bolsa de Arte, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MAR- GS. Entre as coletivas se destaca a recente mostra Idades Contemporâneas, com curadoria de Paula Ramos no MA- CRS. Em 2010 participa da exposição Pintura: da matéria à representação na Fundação Vera Chaves Barcellos. Desde de 2005 é dos idealizadores do projeto 3x4 exposição conjunta com Laura Fróes, Helena d Ávila e Carlos Krauz.

25 Da série ENSAIOS Técnica mista sobre papel 90 x 90 cm Porto Alegre 2013

26 TERESA POESTER (Bagé/RS, 1954) Teresa Poester é artista plástica e professora de desenho no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Expõe seu trabalho desde Obteve premiações nacionais em desenho e realizou mostras individuais no Brasil, Espanha, França e Bélgica. Entre 1986 e 1989 estuda pintura em Madri. De 1998 a 2002 vive em Paris onde realiza a pesquisa de doutora: Fronteiras da paisagem: janelas e grades. Em licença da UFRGS, volta a viver na França, Eragny sur Epte, entre 2006 e 2009, período no qual se dedica exclusivamente à prática artística. Em agosto de 2009, de volta a Porto Alegre, retoma suas atividades como professoras do IA onde coordena a pesquisa do atelier d43, coletivo que investiga a relação do desenho com outras linguagens de expressão. Mantém um trabalho individual sempre explorando as possibilidades do desenho.

27 SEM TÍTULO (desenho/ gravura/ fotografia) Fotogravura impressa a jato de tinta sobre Enchanced Matte Paper 250g 80 x 80 cm Porto Alegre 2013

28 facebook.com/contemporanears macrs.blogspot.com.br

Graduação em Artes Plásticas - Habilitação em Artes Plástica - Gravura - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte MG, Brasil

Graduação em Artes Plásticas - Habilitação em Artes Plástica - Gravura - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte MG, Brasil Nasceu em Itanhém-BA, 1960 Vive e trabalha em Vitória-ES, Formação 1982-1987 Graduação em Artes Plásticas - Habilitação em Artes Plástica - Gravura - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte

Leia mais

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL

MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT AVENIDA 25 DE ABRIL, Nº672, LOJA F 2750-512 CASCAIS PORTUGAL MI - NEW ART CONCEPT A Galeria MI (Magia Imagem) iniciou a sua actividade em 1996, junto à Av. de Roma, em Lisboa, onde

Leia mais

2014 O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil. 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil

2014 O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil. 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil marcelo silveira 1962 nasceu em gravatá vive e trabalha em recife exposições individuais O Guardião das coisas inúteis, MAMAM, Recife, Brasil 2012 Chronos, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil 2008

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil

2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brasil arthur lescher 1962 nasceu em são paulo vive e trabalha em são paulo exposições individuais 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, 2014 La nostalgia del ingeniero, Corredor Cultural Roma

Leia mais

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens.

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens. Edital SEDAC nº 11/2013 Desenvolvimento da Economia da Cultura FAC - Sociedade Civil Programa de Oficinas do Atelier Subterrânea: do desenho à arquitetura Flávio Gonçalves Oficina: Desenho como Estratégia

Leia mais

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia

CURRICULUM VITAE EDUCAÇÃO. 1992 Bacharel em Geologia Universidade Federal da Bahia Salvador BA Brasil 1994 Mestre em Geologia CURRICULUM VITAE Rommulo Vieira Conceição Nome Artístico: Rommulo Vieira Conceição Nascido em Salvador BA Brasil. Data de nascimento: 13/09/1968 Mora e trabalha em Porto Alegre RS e Salvador BA, Brasil

Leia mais

Textual Assunto Sub-assunto

Textual Assunto Sub-assunto Descrição do : LISTA DE ARTISTAS POR PAÍS E POR ESPAÇO APLUB MARGS 002 : PLANTA DO PRÉDIO DA APLUB (ORIGINAL) APLUB MARGS 002 : PLANTA USINA DO GASÔMETRO (ORIGINAL) APLUB MARGS 003 CORRESPONDÊNCIA ENTRE

Leia mais

Marcus André. Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil. Exposições Coletivas

Marcus André. Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil. Exposições Coletivas Marcus André Rio de Janeiro, 1961 Vive e trabalho no Rio de Janeiro, Brasil Exposições Coletivas 2009 Museu de Arte Contemporânea de Paraná 63 o. Salão Paranaense de Arte. Curitiba PR 2008 Durex Arte Contemporânea

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil artur lescher n. b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2015 Afluentes, Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, Brazil

Leia mais

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos

15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE CULTURA DEPARTAMENTO DE ATIVIDADES CULTURAIS SEÇÃO ADMINISTRATIVA DE ARTES VISUAIS 15º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos Regulamento O Secretário de Cultura,

Leia mais

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil

TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná, Brasil, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, Brasil TONY CAMARGO nasceu em Paula Freitas, Paraná,, 1979 vive e trabalha em Curitiba, Paraná, educação 2001 Bacharelado em Artes Visuais, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, exposições individuais

Leia mais

ELWYN LOURENÇO CORREIA

ELWYN LOURENÇO CORREIA DESIGN DE MODA AM1DM COORDENADOR: ELWYN LOURENÇO ELWYN LOURENÇO CORREIA COORDENADOR DO CURSO Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho (1986) Pós-Graduação

Leia mais

- data limite para envio dos projetos: 02 de fevereiro de 2015 (não serão aceitas propostas enviadas após esta data)

- data limite para envio dos projetos: 02 de fevereiro de 2015 (não serão aceitas propostas enviadas após esta data) SP ESTAMPA 2015 EDITAL PARA INSCRIÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DO SP ESTAMPA O SP ESTAMPA é um evento organizado pela Galeria Gravura Brasileira que reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay

exposições individuais / solo exhibitions Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery, Punta Del Este, Uruguay artur lescher n./b. 1962 -- sao paulo, brazil vive e trabalha em/lives and works in sao paulo, brazil exposições individuais / solo exhibitions 2016 Artur Lescher: Inside-Out, Piero Atchugarry Gallery,

Leia mais

25º SALÃO JOVEM ARTE MATO GROSSENSE 2016 REGULAMENTO

25º SALÃO JOVEM ARTE MATO GROSSENSE 2016 REGULAMENTO Diário Oficial Número: 26706 Data: 27/01/2016 Título: EXTRATO DO TERMO DE CONVÊNIO N 060/2015/SEC, ref. ao processo n 676976/2015 Categoria:» PODER EXECUTIVO» SECRETARIAS» CULTURA» EXTRATO Url para acesso

Leia mais

Umbelina Barreto P O R T F O L I O

Umbelina Barreto P O R T F O L I O Umbelina Barreto P O R T F O L I O EXPOSIÇÃO EM CAXIAS DO SUL PADRÕES DE CONTROLE CIDADE DAS ARTES/2008 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PADRÕESDECONTROLE SEMSAÍDA I PADRÕESDECONTROLE SEMSAÍDA PADRÕESDECONTROLE

Leia mais

ANAIS DO XXXII COLÓQUIO CBHA 2012 ISSN 2236-0719

ANAIS DO XXXII COLÓQUIO CBHA 2012 ISSN 2236-0719 ISSN 2236-0719 ANAIS DO XXXII COLÓQUIO CBHA 2012 Organização Ana Maria Tavares Cavalcanti Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Maria de Fátima Morethy Couto Marize Malta Universidade de Brasília Outubro

Leia mais

Portfólio Ueliton Santana. 2014. BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA:

Portfólio Ueliton Santana. 2014. BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA: BREVE HISTÓRICO DO ARTISTA: Ueliton Santana dos Santos nasceu em 25 de outubro de 1981, em Sena Madureira-Ac, com um ano veio morar em Rio Branco, aos cinco anos teve seu primeiro contato com o desenho,

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O presente projeto tem por objetivo a concessão do título honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Paulo César Brasil do Amaral, nos termos da Lei nº 9.659, de 22 de dezembro

Leia mais

Almandrade. (Antônio Luiz M. Andrade)

Almandrade. (Antônio Luiz M. Andrade) (Antônio Luiz M. Andrade) Artista plástico, arquiteto, mestre em desenho urbano, poeta e professor de teoria da arte das oficinas de arte do Museu de Arte Moderna da Bahia e Palacete das Artes. Participou

Leia mais

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo

RODRIGO ANDRADE. 1962, São Paulo, Brasil Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo RODRIGO ANDRADE 1962, São Paulo, Vive e trabalha em São Paulo / Lives and works in São Paulo EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS / SELECTED SOLO EXHIBITIONS 2014 Pinturas de onda, mato e ruína, Galeria

Leia mais

ALÉM DA IMAGEM E DO VERBO Rogerio Ghomes

ALÉM DA IMAGEM E DO VERBO Rogerio Ghomes ALÉM DA IMAGEM E DO VERBO Rogerio Ghomes Ângela Magalhães & Nadja Peregrino curadoria > Incrível como um distúrbio afeta a credibilidade. 2007-2010 C-print sobre metacrilato > Dimensões variáveis aprox.

Leia mais

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte.

ELIZABETH JOBIM. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil Celma Albuquerque Galeria de Arte. ARTE CONTEMPORÂNEA RUA PAULO BARRETO 77, BOTAFOGO 22280-010 RIO DE JANEIRO RJ BRASIL TF +55 (21) 2541 4935 WWW.LURIXS.COM ELIZABETH JOBIM Exposições individuais 2013 Blocos Celma Albuquerque Galeria de

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Marco Garaude Giannotti São Paulo, Brasil, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP),

Leia mais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais

Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais Penteado, Darcy (1926-1987) Outros Nomes: Darci Penteado, Darcy Penteado, Darcy Penteado Biografia Darcy Penteado (São Roque SP 1926 - idem 1987). Pintor, ilustrador, desenhista, cenógrafo, figurinista,

Leia mais

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo.

NEWMAN SCHUTZE. Adamantina SP, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. NEWMAN SCHUTZE Adamantina, 1960 Vive e trabalha em São Paulo. Atividades Didáticas 1996 1001 Olhares SESC Pompéia São Paulo 1992 Oficina Cultural da Água Fria Jacob Schick 1992 Oficina Experimental Espaço

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARTES VISUAIS PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO CENTRO CULTURAL BOULEVARD LONDRINA SHOPPING Regulamento editado pelo Boulevard Londrina Shopping, inscrito sob CNPJ 09.191.802/0002-81,

Leia mais

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos

WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos VERÃO 2011 WORKSHOPS Jovens dos 12 aos 15 anos Oficina de BD Neste workshop não se faz apenas banda desenhada: faz-se um fanzine de banda desenhada! Vamos criar uma história com base no teu imaginário

Leia mais

MARLI TAKEDA A estética da tolerância

MARLI TAKEDA A estética da tolerância MARLI TAKEDA A estética da tolerância 1. Não há nada como a liberdade IV - Nelson Mandela, 2014 Técnica mista s/ tela, 40x40 cm Marli Takeda A ESTÉTICA DA TOLERÂNCIA A arte de Marli Takeda tem como um

Leia mais

Conclusão do Curso de Bacharel em Direito - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte-MG, Brasil

Conclusão do Curso de Bacharel em Direito - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte-MG, Brasil Nasceu em Paraisópolis-MG, - 1920 Faleceu em Belo Horizonte-MG, - 2002 Formação 1945 Conclusão do Curso de Bacharel em Direito - Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte-MG,

Leia mais

ESCOLA DE ARTES VISUAIS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA RECIBO

ESCOLA DE ARTES VISUAIS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA RECIBO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA DE ARTES VISUAIS RECIBO Recebi da Escola de Artes Visuais 3(três) gr uras do minha autoria e propriedade cjue fizeram parte da exposição "Gravura Brasileira

Leia mais

Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015

Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015 Expectativas da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015 PRESIDENTE: Marciano Gianerini Freire EQUIPE TÉCNICA: Coordenação: Mariana Nery Pesquisadores: Heike Duske César Melo

Leia mais

1990 OFICINA DE PAPEL ARTESANAL

1990 OFICINA DE PAPEL ARTESANAL CURRICULUM VITAE Rommulo Vieira Conceição Nome Artístico: Rommulo Vieira Conceição Nascido em Salvador BA - Brasil. Data de nascimento: 13/09/1968 Mora e trabalha em Porto Alegre-RS e Salvador-BA, Brasil

Leia mais

karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre

karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre karin lambrecht n./b. 1957 -- porto alegre, brazil vive e trabalha em/lives and works in porto alegre exposições individuais / solo exhibitions 2015 Pintura e desenho, Galeria do Instituto Ling, Porto

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades A Associação Riograndense de Artes plásticas Francisco Lisboa e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul apresentam o regulamento para seleção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA SECRETARIA DE MUNÍPIO DA CULTURA MUSEU DE ARTE DE SANTA MARIA MASM XIII SALÃO LATINO-AMERICANO DE ARTES PLÁSTICAS DE SANTA MARIA Santa Maria 2014 REGULAMENTO DESCRIÇÃO:

Leia mais

2014 Futebol no Campo Ampliado, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil

2014 Futebol no Campo Ampliado, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil eduardo coimbra 1955 born in rio de janeiro lives and works in rio de janeiro solo exhibitions 2015 Fatos Arquitetônicos, Galeria Nara Roesler, Rio de Uma Escultura na Sala, curadoria de Glória Ferreira,

Leia mais

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART EDITAL RED BULL HOUSE OF ART 1 - Denominação e Finalidade O que é a Red Bull House of Art? A Red Bull House of Art é uma residência artística para artistas brasileiros com sede em São Paulo. Red Bull House

Leia mais

xposição Pintura "outras formas de olhar" outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

xposição Pintura outras formas de olhar outubro2008 galeria municipal exposição colectiva Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço exposição colectiva "outras formas de olhar" Maria Emília Milheiro Teresa Rodarte xposição Pintura Lucinda Barrinha Manuela Reis outubro2008 galeria municipal Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

Leia mais

I BIENAL C - CHICO LISBOA 2015 I BIENAL DA CHICO LISBOA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TRABALHOS, OBRAS E PROJETOS

I BIENAL C - CHICO LISBOA 2015 I BIENAL DA CHICO LISBOA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TRABALHOS, OBRAS E PROJETOS I BIENAL C - CHICO LISBOA 2015 I BIENAL DA CHICO LISBOA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TRABALHOS, OBRAS E PROJETOS A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, apresenta o regulamento para seleção

Leia mais

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil

exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo, Brazil fabio miguez n.b. 1962-- sao paulo, brazil vive e trabalha em / lives and works in são paulo exposições individuais / solo exhibitions 2015 Horizonte Deserto Tecido Cimento, Galeria Nara Roesler São Paulo,

Leia mais

Currículo. Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP. 2006 Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP

Currículo. Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP. 2006 Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP Marcelo Moscheta Currículo Nascido em São José do Rio Preto, 1976. Vive e trabalha em Campinas, Brasil Formação 2000 Formado em Artes Plásticas pela UNICAMP Mestre em Artes Visuais pela UNICAMP Residências

Leia mais

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL por Bruna Fetter

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL por Bruna Fetter GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL por Bruna Fetter Fluxo Escola de Fotografia Expandida Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL Desde a criação das leis

Leia mais

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285

284 AUTORES palíndromo Teoria e História da arte 2010 / no3 285 284 AUTORES apresentação dos autores Almerinda da Silva Lopes é doutora em Comunicação e Semiótica (1997, PUC/SP), com pós-doutorado (2002) na Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), na área de Linguística,

Leia mais

CRIATIVIDADE E DESIGN

CRIATIVIDADE E DESIGN CRIATIVIDADE E DESIGN Para enfrentar um mercado altamente competitivo é preciso muito mais que boas ideias. A propaganda de hoje não se destina mais a um formato especifico ou a um modelo preconcebido

Leia mais

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA

MERCEDES VIEGAS ARTE CONTEMPORÂNEA Martinho Patrício Martinho Patrício Leite, 1964. Vive em João Pessoa, PB. Brasil. FORMAÇÃO 1993 Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

Leia mais

PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia

PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia Antropologia, Arte e Imagem Nºs. 5-6 (Nova Série) 2009 Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa PAÑUELOS Fernando de Tacca Prémio Pierre Verger de Fotografia 2006 da Associação Brasileira de Antropologia

Leia mais

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL MANUAL DO CANDIDATO

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL MANUAL DO CANDIDATO GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218 1400

Leia mais

VERA WILDNER Currículo Artístico

VERA WILDNER Currículo Artístico VERA WILDNER Currículo Artístico Porto Alegre, RS/Brasil Professora do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre durante no período de 1981 a 2005. Fundadora e professora do Atelier Galeria

Leia mais

1970 - VI Salão de Arte Contemporânea de Campinas - Museu de Arte Contemporânea - Campinas - SP

1970 - VI Salão de Arte Contemporânea de Campinas - Museu de Arte Contemporânea - Campinas - SP Ana Vitória Mussi Ana Vitória Mussi nasceu em Laguna SC e vive no Rio de Janeiro. Estuda arte com Ivan Serpa de 1968 a 1971 e fotografia com Kaulino e Ricardo Holanda no SENAC (RJ) de 1972 a 1973. Trabalha

Leia mais

universidade estadual de campinas

universidade estadual de campinas UNICAMP universidade estadual de campinas GALERIA DE ARTE» UNICAMP GALERIA DE ARTE < UNICAMP ODILLA MESTRINER AQUARELAS E DESENHOS SETEMBRO/85 APRESENTAÇÃO A primeira característica impressionante na personalidade

Leia mais

É uma ação permanente de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram;

É uma ação permanente de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram; Pesquisa da 13ª Semana Nacional de Museus Período de aplicação: 25 de maio a 30 de junho de 2015 Coordenação de Estudos Socioeconômicos e Sustentabilidade Ceses Departamento de Difusão, Fomento e Economia

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA EDITAL SUMAV 01/2015 A Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, com apoio acadêmico do Centro de Estudos Shakespeareanos CESh, torna público, para

Leia mais

RELEASE DO LIVRO INTERVALO, RESPIRO, PEQUENOS DESLOCAMENTOS AÇÕES POÉTICAS DO PORO

RELEASE DO LIVRO INTERVALO, RESPIRO, PEQUENOS DESLOCAMENTOS AÇÕES POÉTICAS DO PORO RELEASE DO LIVRO INTERVALO, RESPIRO, PEQUENOS DESLOCAMENTOS AÇÕES POÉTICAS DO PORO O Poro é uma dupla de artistas que atua desde 2002 realizando ações poéticas, irônicas e/ou de cunho político. As intervenções

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA BN5AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil

2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães, Recife, Brasil angelo venosa 1954 nasceu em são paulo vive e trabalha no rio de janeiro exposições individuais 2014 Retrospectiva, Palácio das Artes, Belo Horizonte, ; Museu de Arte Moderna Retrospectiva, Aloísio Magalhães,

Leia mais

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA

DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA Curso Intensivo DESIGN GRÁFICO E INFOGRAFIA COORDENADOR: PEDRO SEGRETO SETEMBRO/2016» 2017 240 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS Pedro Segreto é diretor da Caos! Vídeo & Design, estúdio

Leia mais

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014

CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014 CASA DA CULTURA DA AMÉRICA LATINA CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS 2014 A Casa da Cultura da América Latina do Decanato de Extensão da UnB (CAL/DEX/UnB) comunica aos artistas que atuam no campo

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA A Associação Riograndense de Artes plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Estadual de Artes Visuais apresentam o regulamento para seleção de

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A Comenda Pedro Weingärtner é conferida ao artista plástico cujo conjunto de sua obra e atividade tenha efetivamente contribuído para o desenvolvimento das artes plásticas. Nossa homenageada

Leia mais

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012

Pesquisa da 10ª Semana. Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Pesquisa da 10ª Semana de Museus Coordenação de Estudos Sócioeconômicos CESES Departamento de Difusão Fomento e Economia de Museus DDFEM Ibram, 2012 Panorama geral - Pesquisa da 10ª Semana Nº entradas

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS.

ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS. ESPAÇO CULTURAL BRDE SANTA CATARINA Espaço Cultural Governador Celso Ramos REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE ARTES VISUAIS Calendário 2010 1. OBJETO O presente Regulamento estabelece normas

Leia mais

EXPRESSÕES GRÁFICAS. muba / SP ESTAMPA 2012

EXPRESSÕES GRÁFICAS. muba / SP ESTAMPA 2012 EXPRESSÕES GRÁFICAS EXPRESSÕES GRÁFICAS muba / SP ESTAMPA 2012 O SP ESTAMPA é um projeto realizado pela Galeria Gravura Brasileira que reúne galerias, ateliês, instituições e artistas que trabalham com

Leia mais

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012

FERNANDO AUGUSTO. Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 FERNANDO AUGUSTO Desenho, pintura, fotografia, livro de artista... Alguns projetos realizados. UMBIGO MUNDO 2002-20012 Conjunto de 100 fotografias de umbigos feitos ao longo de 10 anos em várias partes

Leia mais

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas

COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas COMUNICAÇÃO I-D-E-N-T-I-D-A-D-E-S e Outros Olhares Inclusão social de jovens infratores através das artes plásticas PORFIRO, André Luiz 1 Palavras-Chave: Ensino de arte, Inclusão social e Ressignificação

Leia mais

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar

EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar EMMANUEL NASSAR Figura 1 Foto de Emmanuel Nassar. Acervo pessoal de Emmanuel Nassar Acho que criatividade não é uma qualidade exclusiva dos artistas. Viver é um exercício de criatividade. Por Marialba

Leia mais

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS

ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS ARTEBR EXPOSIÇÃO DE FERNANDO VILELA CIDADES GRÁFICAS A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria

Leia mais

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMAS E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA ENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União nº 30, de 12 de fevereiro de 2014. INFORMAÇÕES

Leia mais

Museu Nacional da Arte Antiga

Museu Nacional da Arte Antiga Museu Nacional da Arte Antiga Índice 1. Horários e localização: 2. Ingresso 3. História do museu 4. Informações acerca do museu 5. As 10 obras de referência do MNAA 6. Coleções 1 - Horário e Localização

Leia mais

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999).

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). JÚLIO TIGRE Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Doutorado no programa: Lenguages y Poéticas en el Arte Contemporâneo na Universidad de Granada, Espanha desde

Leia mais

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio

Residência para coletivos na Casa do Povo. Inscrições até 15 de maio Residência para coletivos na Casa do Povo Inscrições até 15 de maio Sobre a Casa do Povo A Casa do Povo começou a ser construída logo após a Segunda Guerra Mundial por meio de um esforço coletivo da comunidade

Leia mais

ESCULTOR ADÃO BARBOSA

ESCULTOR ADÃO BARBOSA São Francisco do Sul SC 2011 ESCULTOR ADÃO BARBOSA Portifólio CONTATO:(47) 9677-6374 / 3444-2017 ÍNDICE ADÃO BARBOSA... 3 EXPOSIÇÕES... 4 INDIVIDUAIS... 4 COLETIVAS... 4 PREMIAÇÕES... 5 DOAÇÕES... 5 PRINCIPAIS

Leia mais

EDITAL/ INFORMAÇÕES ÓRGÃO FINANCIADOR DATA LIMITE DE ENVIO QUEM PODE PROPOR

EDITAL/ INFORMAÇÕES ÓRGÃO FINANCIADOR DATA LIMITE DE ENVIO QUEM PODE PROPOR MINC O Edital Mais Cultura Microprojetos Rio São Francisco foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 10 de novembro. O Programa integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Fundação

Leia mais

ODILLA MESTRINER. Dois momentos / Um espaço. Sala Especial do 27 SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

ODILLA MESTRINER. Dois momentos / Um espaço. Sala Especial do 27 SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo ODILLA MESTRINER Dois momentos / Um espaço Sala Especial do 27 SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo Série: Bonanol I, 1 999, acrílica sobre tela, 80 x TI cm. 08 Série: Bananal

Leia mais

fernando vilela catálogo de obras

fernando vilela catálogo de obras fernando vilela catálogo de obras Índice gravuras esculturas cadernos fotos 4 132 166 190 gravuras 1. instalações 2. foto gravuras 3. xilogravuras sobre papel 4. ações em espaços públicos 5. primeiras

Leia mais

Eixo Tecnológico. Dados.cultura.gov.br Vocabulários.cultura.gov.br Publicações.cultura.gov.br Indicadores.cultura.gov.br Mapas.cultura.gov.

Eixo Tecnológico. Dados.cultura.gov.br Vocabulários.cultura.gov.br Publicações.cultura.gov.br Indicadores.cultura.gov.br Mapas.cultura.gov. Eixo Programático Catálogo de Indicadores Monitoramento do PNC Conta Satélite da Cultura e indicadores econômicos Qualificação da gestão pública cultural Mapeamento Colaborativo Governo como plataforma

Leia mais

1995/1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Imagem Multipla com George Kornis.

1995/1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Imagem Multipla com George Kornis. Ileana Hochmann Currículum Vitae Ileana Hochmann 1996 - EAV. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Teoria da Arte com Fernando Cocchiaralle; Teoria da Arte com Reynaldo Roels Jr. 1995/1996 - EAV. Escola

Leia mais

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL LISTA DE MATERIAL PARA 2016 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL O Colégio Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho desenvolvido nas diversas áreas. Esses cadernos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea

Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea Prefeitura Municipal de Jataí Secretaria de Cultura Museu de Arte Contemporânea 1- DOS OBJETIVOS EDITAL 2016 15º SALÃO NACIONAL DE ARTE JATAÍ - GO REGULAMENTO 1.1- O 15º Salão Nacional de Arte é uma realização

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL. Ingresso Janeiro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL Ingresso Janeiro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão e produção cultural Desde a criação das leis de incentivo à cultura nas esferas federal

Leia mais

Encontro #5 Tecnologias sociais: arte colaborativa e intervenção urbana

Encontro #5 Tecnologias sociais: arte colaborativa e intervenção urbana Encontros AVLAB São Paulo Encontro #5 Tecnologias sociais: arte colaborativa e intervenção urbana Coordenado e apresentado por Felipe Brait Mediação virtual de Rosa Aplabaza Sábado, 11 de setembro às 17

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO Arquitetura Oculta no Centro Histórico da Cidade de São Paulo CACCAU

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO Arquitetura Oculta no Centro Histórico da Cidade de São Paulo CACCAU CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO Arquitetura Oculta no Centro Histórico da Cidade de São Paulo CACCAU CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE

Leia mais

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO REGULAMENTO DO 44º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO O Secretário de Cultura e Turismo no uso de suas atribuições legais e considerando as disposições da Lei Municipal nº 5.901/82 e posteriores

Leia mais

RESENHA. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

RESENHA. SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. 1 RESENHA Mónica Santos Pereira Defreitas 1 SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005. O livro de Lúcia Santaella, Por que as comunicações e as artes estão

Leia mais

Estudo da demanda turística internacional 2007-2013

Estudo da demanda turística internacional 2007-2013 Departamento de Estudos e Pesquisas Secretária Nacional de Políticas de Turismo Ministério do Turismo Estudo da demanda turística internacional 2007-2013 Brasília, novembro de 2014 Sumário 1 Perfil da

Leia mais

Aulas expositivas, interativas, e práticas.

Aulas expositivas, interativas, e práticas. Muito mais difícil do que aprender a manejar uma câmera é aprender a ver. Saber porque ideias e imagens não existem em separado, e como podemos produzir resultados expressivos e significativos através

Leia mais

Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte

Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte Salão de Arte Contemporânea de Campinas S.P. 1965 66 67 68 Salão do Trabalho S. P. 1962 64 Salão de Arte de Macaé Rio de Janeiro 1959 Salão de Arte de Jaboticabal S.P. 1965 66 1 0 Salão de Pesquisa Operacional

Leia mais

RÁDIO ESCOLAR: UMA AÇÃO MULTIDISCIPLINAR COM ARTE E ENGENHARIA

RÁDIO ESCOLAR: UMA AÇÃO MULTIDISCIPLINAR COM ARTE E ENGENHARIA RÁDIO ESCOLAR: UMA AÇÃO MULTIDISCIPLINAR COM ARTE E ENGENHARIA Área Temática: Tecnologia e Produção Prof. Reginaldo da Nóbrega Tavares 1 (Coordenador da Ação de Extensão) Prof. Reginaldo da Nóbrega Tavares

Leia mais

A Refiguração do Banal

A Refiguração do Banal A Refiguração do Banal As pinturas de Pedro Meyer são talvez um caso, senão único, raro do que identificaríamos hoje como uma pintura figurativa. Essa palavra surge aqui de propósito: indica que elas não

Leia mais

Exposições individuais

Exposições individuais Sérgio Romagnolo São Paulo,, 1957 Graduado em Pintura, Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), São Paulo-SP, 1967. Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Paulo (USP), São Paulo-PR,

Leia mais

EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE

EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE EDITAL - REGULAMENTO DO I CONCURSO CULTURAL UM OLHAR SOBRE O PARQUE ESTADUAL CAMPOS DO JORDÃO A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo- FUNDAÇÃO FLORESTAL, entidade vinculada

Leia mais

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO

DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO DOMINANDO A LUZ E CRIANDO UM ESTILO Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Dominando a Luz e Criando um Estilo Identificar os diferentes equipamentos de iluminação

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. 001/2012 4º PRÊMIO SES-MG DE JORNALISMO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL END: RODOVIA PREFEITO AMÉRICO GIANETTI, S/Nº - BAIRRO SERRA VERDE CEP: 31630-901 -

Leia mais

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões As oportunidades de trabalho e as novas profissões ligadas à arte contemporânea têm crescido muito nos últimos anos, impulsionadas

Leia mais

ELIZABETH JOBIM. Oi Futuro. Rio de Janeiro, Brasil

ELIZABETH JOBIM. Oi Futuro. Rio de Janeiro, Brasil ARTE CONTEMPORÂNEA RUA PAULO BARRETO 77, BOTAFOGO 22280-010 RIO DE JANEIRO RJ BRASIL TF +55 (21) 2541 4935 WWW.LURIXS.COM ELIZABETH JOBIM Exposições individuais 2015 Bloco B 2013 Blocos Oi Futuro. Rio

Leia mais

d) ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do INEP;

d) ampliar a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à educação, a partir das bases de dados do INEP; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP EDITAL n o 001/2006/INEP/CAPES

Leia mais

PROGRAMA CONJUNTO DE B O L S A S DE D O U T O R A D O na República Federal da Alemanha 2007/2008 DAAD - CAPES CNPq

PROGRAMA CONJUNTO DE B O L S A S DE D O U T O R A D O na República Federal da Alemanha 2007/2008 DAAD - CAPES CNPq 1 PROGRAMA CONJUNTO DE B O L S A S DE D O U T O R A D O na República Federal da Alemanha 2007/2008 DAAD - CAPES CNPq I. DEFINIÇÃO E OBJETIVO As bolsas do programa conjunto de doutorado na Alemanha são

Leia mais

Artistas Convidados exposição 2014 30

Artistas Convidados exposição 2014 30 Artistas Convidados exposição 2014 30 Daniel Antunes Pinheiro Nascido em Moçambique, vive e trabalha em Lisboa. É professor auxiliar da Escola de Belas Artes da Universidade de Lisboa na graduação de arte

Leia mais