Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO"

Transcrição

1 Tecnologias utilizadas na agricultura de precisão. Os sensores Energia eletromagnética e a teoria da onda Onda eletromagnética e espetro eletromagnético O Sol a atmosfera e a energia radiante. As janelas atmosféricas.

2 Objetivos do desenvolvimento dos sensores: - implementar sistemas capazes de obter e armazenar informação para posterior interpretação e utilização (modulação com cartas de predição); - implementar sistemas para determinar, em tempo real, a variabilidade intraparcelar, e que permitam dar uma resposta imediata - tempo real (modulação com cartas de intervenção). Sensores eletromagnéticos - sensores que permitem quantificar a energia eletromagnética, energia radiante ou radiação eletromagnética. Radiação é a propagação da energia por ondas no espaço ou por meio de partículas. Radiação (energia) eletromagnética - é forma de energia que se move à velocidade da luz ( km/s), seja em forma de ondas ou de partículas eletromagnéticas, e que não necessita de um meio material para se propagar. A quantidade de energia transmitida do objecto ao sensor permite gerar informação. Sensores óticos (visível / IR); radar (microondas); LiDAR (basicamente ondas NIR)

3 Sensores eletromagnéticos (cont) A radiação pode ser identificada pelo elemento condutor de energia que, para a radiação eletromagnética, são os fotões. A radiação emitida pelo Sol é constituída pelas ondas elétricas e magnéticas, por isso a radiação se chama eletromagnética. Radiação eletromagnética é uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é uma das partes da radiação eletromagnética. Todo o corpo com temperatura acima de 0º Kelvin (-273 ºC) emite energia eletromagnética. Espetro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioletas, o raio X, até a radiação gama; é a representação contínua da radiação eletromagnética, em termos de comprimento de onda, frequência ou energia. O espetro eletromagnético representa a distribuição da radiação nos vários comprimentos de onda. Outros sensores - da condutividade elétrica do solo, de produção, de temperatura por infravermelhos, etc.

4 Energia eletromagnética - Modelo Ondulatório

5 Modelo Ondulatório Onda eletromagnética : - Campo elétrico (E) perpendicular ao campo magnético (M) - Viaja à velocidade, c (3x10 8 ms -1, no vácuo) movimento sinusoidal/harmónico velocidade da luz, v (m/s) comprimento de onda, (m) frequência, f (s -1 or Hz) v f v = cte (3*10 8 m/seg) Distância de um pico da onda ao seguinte Número de picos que passam num ponto fixo do espaço, por unidade de tempo Propriedades de uma onda: - periódicas (frequência, comprimento de onda e velocidade) - polarização; - interferência e difração: formação de imagens

6 Teoria da onda - o comprimento das ondas e sua frequência A energia eletromagnética (EEM), radiação eletromagnética (RE), ou energia radiante (ER), é definida pela frequência (Hz) e comprimento de onda (nm). Velocidade da luz (constante) = frequência * comprimento de onda O conceito de comprimento e frequência das ondas é muito importante para se perceber o efeito Doppler que explica como é que as ondas do som e da luz são comprimidas ou expandidas à medida que os objetos que as produzem se aproximam ou afastam dos sensores. À medida que um comboio se aproxima os nossos ouvidos tendem progressivamente a ouvir os sons mais altos (menores comprimentos de onda mais energia) até que ele chega até nós. À medida que o comboio se afasta as frequências originais diminuem (maiores comprimentos de onda menor energia) e o som vai-se tornando cada vez mais baixo. Este princípio, aplicado à aproximação - afastamento do som, aplica-se igualmente à luz e é utilizado pelos astrónomos para determinar a velocidade de afastamento das estrelas da terra.

7 Quando a corda se movimenta lentamente para cima e para baixo produzem-se poucas ondas na corda. Estas ondas são compridas porque a corda tem movimento lento e as ondas têm pouca energia. Quando se aumenta a velocidade dos movimentos da corda, produzem-se ondas mais curtas mas com mais energia.

8 O Sol a atmosfera e a energia radiante. As janelas atmosféricas.

9 O Sol a atmosfera e a energia radiante Reações nucleares que acontecem na superfície do Sol produzem ondas de alta energia que incluem os raios gama, raios X e muita da radiação ultravioleta que é irradiada em direção à Terra. Muita da radiação de baixa energia que é emitida pelo Sol é produzida próximo da sua superfície. Isto inclui a radiação das regiões do ultravioleta, visível e infravermelho. Parte da ondas emitidas pelo Sol, ao atingir a superfície terrestre, são refletidas permitindo a sua deteção remota.

10 As radiações do visível e do infravermelho são as mais utilizadas em deteção remota. (± 50% da radiação total do Sol chega até às plantas) Os comprimentos de onda de menor energia são emitidos pela própria Terra e incluem as regiões do infravermelho termal, microondas e ondas de rádio.

11 Interação da REM Solar x Atmosfera Qualquer radiação, independente da fonte de energia utilizada, interage com a atmosfera. A REM Solar é perturbada pela atmosfera - antes de atingir o sensor (satélite ou aeronave) deve passar 2 vezes pela atmosfera. Atmosfera modifica as intensidades da REM: - até à superfície terrestre - da superfície ao equipamento sensor A maior parte da REM não pode ser utilizada pela deteção remota.

12 Interações da radiação com a atmosfera. SOL (1) Interacções com a atmosfera Dispersão (Scattering) Absorção Refração

13 Interacções da energia com a atmosfera terrestre A atmosfera terrestre pode ter um efeito enorme sobre a intensidade e composição espetral da energia que está disponível para um determinado sensor. Os efeitos da atmosfera terrestre sobre a REM dependem : - da distância percorrida - da magnitude do sinal a medir - das condições atmosféricas - do comprimento de onda As causas do efeito da atmosfera sobre a REM devem-se, principalmente, aos mecanismos físicos da dispersão (1) e absorção

14 Interação da REM Solar x Atmosfera Atenuação Atmosférica = Dispersão + Absorção - Dispersão atmosférica (total/parcial) - Obstrução da REM (muda de direção-difusa) - Função: tamanho de partículas (d) - Tipos: - seletivo - molecular ou Rayleigh (d < i ) (névoa) - seletivo - MIE (d = i ) (neblina) - não seletivo (d > i ) Seletivo (1) (Molecular/Rayleigh) Explica o céu limpo (azul) e o pôr de Sol (vermelho) Seletivo (1) (Mie), Explica o arco iris - Absorção atmosférica - REM é transformada em e re-emitida - Função: gases e aerossóis - pequena - desprezada Não Seletivo (2) Explica nuvens e neblina (brancas)

15 Interações da radiação com a atmosfera. Dispersão (difusão, espalhamento, Scattering) atmosférica é uma dispersão (difusão, espalhamento, Scattering) aleatória de radiação por partículas na atmosfera. Dispersão Rayleigh ou molecular (dispersão seletiva) Ocorre quando a radiação interage com moléculas atmosféricas e outras partículas minúsculas que são muito menores em diâmetro do que o comprimento de onda da radiação. A dispersão de Rayleigh (em homenagem a Lord Rayleigh) é a dispersão da luz ou qualquer outra radiação eletromagnética por partículas muito menores que o comprimento de onda dos fotões dispersados. Ocorre quando a luz viaja por sólidos e líquidos transparentes, mas se observa com maior frequência nos gases. A dispersão de Rayleigh da luz solar na atmosfera é a principal razão pela qual o céu é azul. Se o tamanho das partículas é maior que o comprimento de onda, a luz não se separa e todos os comprimentos de onda são dispersados, como quando ao atravessar uma nuvem, esta se vê como branca, o mesmo ocorre quando atravessa os grãos de sal e de açúcar. Na ausência de scatter o céu seria preto. O efeito do dispersão Rayleigh é inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda. Existe uma tendência mais forte a este tipo de espalhamento para os comprimentos de onda menores do que para os maiores, ou seja, os mais curtos (azuis) são mais difundidos (dispersos) do que os outros visíveis - céu azul.

16 Interações da radiação com a atmosfera. Dispersão Mie - Dispersão Seletiva (diferente para os vários comprimentos de onda) Ocorre quando o diâmetro das partículas atmosféricas é essencialmente igual ao comprimento de onda da radiação. Vapor de água (1) e poeira são as maiores causas do espalhamento Mie. Este tipo de dispersão tende a influenciar comprimentos de onda maiores do que o espalhamento Rayleigh. Dispersão Não-Seletiva (semelhante para os vários comprimentos de onda) Ocorre quando o diâmetro das partículas atmosféricas são muito maiores do que os comprimentos de onda da radiação. Gotas de água, por exemplo, causam este tipo de espalhamento por possuírem diâmetros entre 5 e 100 m e espalharem todos os comprimentos de onda do visível e do infravermelho próximo e médio. (ver explicação em rodapé) A dispersão da radiação depende da dimensão das partículas que atravessa.

17 Mecanismos da dispersão (ᴓ das partículas < λ, dispersão seletiva) Nesta situação há uma maior tendência para a dispersão dos comprimentos de onda menores, em relação aos comprimentos de onda maiores. Corresponde à existência do céu azul. As partículas muito pequenas de poeira cósmicas e as moléculas de azoto e oxigénio são responsáveis pela dispersão de Rayleigh. É o mecanismo de dispersão dominante na atmosfera a maior altitude. Ao nascer e pôr do Sol, a dispersão é muito intensa, pelo que apenas se visualiza a radiação de maior comprimento de onda (verde e vermelho). Ao nascer e ao pôr do sol, a energia atravessa um caminho mais longo do que ao meio dia: a difusão (e absorção) dos curtos é + completa que só vemos os menos difundidos, ou seja, as ondas de maior comprimento - vermelho e laranja.

18 Mecanismo de absorção Consiste numa perda de energia para os elementos constituintes da atmosfera terrestre. Vapor de água, dióxido de carbono e ozono são os gases absorventes mais eficientes. (1) É importante conhecer este problema, pois influencia a decisão em relação à zona do espetro eletromagnético que vai captar REM. Ozono: absorve a radiação mais nociva para os seres vivos, ou seja, a radiação UV que provoca queimaduras na pele, cegueira, etc.; Dióxido de carbono: absorve energia na zona do infravermelho térmico (efeito de estufa); Vapor de água: absorve a radiação com maior intensidade, com comprimentos de onda entre 22 µm e 1 m. A presença de vapor de água (humidade) varia de local para local em zonas da atmosfera de baixa altitude.

19 Brilho verde, raio verde ou anel verde Quando o ar está limpo e o Sol está a pôr-se perto do horizonte, têm uma cor amarelada porque apenas a radiação de maior comprimento de onda do visível atravessa a atmosfera e chega aos nossos olhos; a radiação azul e violeta devido ao seu menor comprimento de onda (maior energia) é dispersa antes, ou seja, não atravessa a atmosfera. As pequenas partículas de sal (sobre o mar) ou de poeira (natural ou resultante da poluição), são as responsáveis pela dispersão pelo que só as ondas de maior comprimento (verde, amarelo e vermelho) é que atravessam a atmosfera e chegam até nós.

20 Absorção - específica de um, há perda de energia para os constituintes da atmosfera Ex: vapor de água, CO 2 e ozono Janelas atmosféricas são as zonas do espetro eletromagnético permissivas à radiação (REM); correspondem às zonas de passagem da radiação, especialmente a radiação visível, infravermelha e microondas.

21 Janelas atmosféricas Fontes primárias de energia eletromagnética Janelas atmosféricas: a energia pode ser transmitida para e da Terra Sensibilidade espetral dos sensores para detetar e registar a energia deteção REMOTA Janelas atmosféricas Zonas do espetro da radiação (energia) EM nas quais a radiação atravessa a atmosfera sem sofrer alterações significativas.

22 Máximo de energia disponível (1) - faixa de 0,4 a 0,7 m (visível). Interação da REM Solar x Superfície Terrestre Absorção Atmosférica - regiões do espetro que não permitem a passagem da energia (opaca). Principais responsáveis: - ozono (O 3 ), oxigénio (O 2 ), vapor d água (H 2 O), gás carbónico (CO 2 ) Janelas Atmosféricas - regiões do espetro que permitem a passagem da energia Principais: - faixas do visível, infravermelho e microondas < 0,3 metros não ultrapassam a atmosfera

23 Janelas atmosféricas ( zonas do espetro eletromagnético permissivas à radiação )

24 Janelas atmosféricas ( zonas do espetro eletromagnético permissivas à radiação ) Visível IV Microondas A transmissividade resulta da passagem da energia radiante através das janelas atmosféricas Os gases referidos absorvem a radiação evitando que esta chegue à superfície da terra 0.4 µm µm ; banda espetral do visível; 0.7 µm - 14 µm ; banda espetral do infravermelho

25 O espetro eletromagnético Espetro eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X e raios gama.

26 Ondas eletromagnéticas vs energia eletromagnética (teoria ondulatória) O Sol, que é a maior fonte de energia, emite radiações de comprimentos de onda < que 0.1 nm (nanómetros) até às centenas de metros, sendo ± 99% dessa energia emitida entre µm ( nm). A parte absorvida pela Terra é emitida entre 4-14 µm (14 µm - infravermelho afastado). Ondas eletromagnéticas vs bandas espetrais utilizadas na deteção remota: µm µm ; banda espetral do visível. As três componentes mais usadas são o azul (0.4 a 0.5 µm ), o verde (0.5 a 0.6 µm ) e o vermelho (0.6 a 0.7 µm ) µm - 14 µm ; banda espetral do infravermelho (IV). Abrange grande parte da energia solar que atinge a terra, nos comprimentos de onda até aos 4 µm, com a quase totalidade da energia emitida pela superfície da terra, especialmente em torno dos 10 µm. IV próximo (0.7 a 1.3 µm ) - IV médio (ótico) (1.3 a 3 µm) - IV afastado (termal) (3 a 14 µm ) - 1 mm - 1 m; microondas (RADAR). Não são influenciadas pelas condições atmosféricas. As bandas espetrais utilizadas na deteção remota são, principalmente, as correspondentes ao ótico e infravermelho. Nanómetro (nm) = do micra (µm), do mm; 1.0 x 10-9 m

27 Bandas (faixas) espetrais mais utilizadas na deteção remota (bandas correspondentes ao ótico e infravermelho). Comprimentos de onda óticos Refletido Termal ou emissivo Emitido Visível IV Próximo IV Médio IV Distante Comprimento de onda ( m) A faixa µm corresponde ao IV refletido e a µm corresponde ao IV emitido

28 Onda eletromagnética e espetro eletromagnético

29 Espetro eletromagnético Violet: m ( m) Blue: m Green: m Yellow: m Ultravioleta próximo Infra-vermelho Orange: m Red: m (1 nm) visível (1 mm) (1 m) comprimento de onda ( m)

30 Frequências (Hz) e comprimentos de onda (nm) da radiação eletromagnética.

31

32 Source:

33 Espetro eletromagnético Banda do espetro utilizada em deteção remota

34 NIR (near infrared - infravermelho próximo) Spectra Radio Cosmic Gamma X UV IR Micro UHF Short Medium Long Ultra violet Vis Infrared Near Mid Far nm The NIR spectrum extends from 800 nm nm.

35 Espetro eletromagnético

36

37 Radiação Eletromagnética O comprimento de onda ( ) é inversamente proporcional à frequência (f).

38 Raios γ: Os raios γ são tão penetrantes na matéria que destroem as células vivas, por isso são usados na medicina na destruição dos tumores malignos e na esterilização de materiais. São os raios mais penetrantes das emissões de substâncias radioativas. Não existe, em princípio, limite superior para a frequência das radiações gama, embora ainda seja encontrada uma faixa superior de frequência para a radiação conhecida como raios cósmicos.

39 Raios X: Os raios X, muito penetrantes na matéria, são usados na medicina em radiografias e TAC. Também se usam no controlo das bagagens nos aeroportos. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 nm) até centenas de angströns (1 nm). São gerados, predominantemente, por paragem ou desacelaração de eletrões de alta energia. Por se constituirem de fotões de alta energia, os raios-x são altamente penetrantes, sendo uma poderosa ferramenta em pesquisa sobre a estrutura da matéria. Como toda a energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos.

40 Radiação ultravioleta: As radiações ultravioleta são emitidas pelo Sol, mas poucas chegam à Terra pois são absorvidas nas camadas superiores da atmosfera. As radiações ultravioleta de menor energia bronzeiam a pele. É necessário ter cuidado com estas radiações porque provocam queimaduras e cancro de pele (1). São usadas como desinfetante da água da rede pública. Extensa faixa do espetro (10 nm a 400 nm). As películas fotográficas são mais sensíveis à radiação ultravioleta do que à luz visível. Uso para deteção de minerais por luminescência e poluição marinha. A grande atenuação atmosférica nesta faixa é um grande obstáculo à sua utilização.

41 Radiação visível: A radiação visível é emitida pelo Sol, pelas lâmpadas de incandescência e fluorescentes, pelas lâmpadas de néon e lâmpadas de poupança de energia. Radiação capaz de produzir a sensação de visão para o olho humano normal. Pequena variação de comprimento de onda (380 a 750 nm). Importante para a deteção remota pois as imagens obtidas nesta faixa apresentam, geralmente, excelente correlação com a experiência visual do intérprete. Banda espetral do visível 0.4 µm µm: - o azul (0.4 a 0.5 µm); - o verde (0.5 a 0.6 µm); - o vermelho (0.6 a 0.7 µm).

42 A visão é um processo biológico que possibilita diversas categorias de animais de perceberem o mundo à sua volta através da perceção e da interpretação de imagens. Através da visão o ser humano é capaz de processar e interpretar, em frações de segundos, inúmeros estímulos e imensa quantidade de informações. A visão, como dom da natureza, motiva e desafia o homem na busca de técnicas e de dispositivos capazes de ampliar ainda mais esta capacidade. A utilização da imagem na forma digital torna possível o seu processamento computacional e a melhoria da sua qualidade.

43 Os três tipos de espetros do visível. - o espetro contínuo não contém interrupções (riscas negras), - o espetro de absorção é interrompido pelas riscas negras. - o espetro de emissão é negro excepto em certos comprimentos de onda, onde existem riscas de emissão. As riscas negras no espetro de absorção do hidrogénio têm o mesmo comprimento de onda que as riscas coloridas no espetro de emissão do hidrogénio. (1)

44 Espetro continuo: é um espetro de luz emitida que contém todos os comprimentos de onda das cores que compõem a luz branca (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) se formos dos comprimentos de onda mais longos para os mais curtos. Os espetros contínuos são emitidos por sólidos incandescentes, líquidos, ou gases comprimidos. Várias estrelas, como, por exemplo, o nosso Sol, emitem espetros contínuos, o que faz com que na faixa do visível as cores se fundam umas nas outras, estando a cor vermelha numa das extremidades e a cor azul na outra extremidade. O termo luz refere-se apenas às porções do espetro relativas aos λ das regiões do ultravioleta próximo, do visível, do IV próximo e IV médio.

45 O Sol é um emissor de luz visível cujo espetro é contínuo, no entanto a sua cor pode variar com a temperatura: - se a temperatura da estrela for muito elevada, cerca de 7000 K, a luz emitida é azulada, pois a intensidade das radiações que a constituem é maior na zona do violeta e azul. - quando a temperatura da estrela é de cerca de 6000 K como a da superfície do Sol, a luz emitida é amarelada, pois as radiações que a constituem são mais intensas na zona do verde e do amarelo. - quando a temperatura da estrela é menos elevada, cerca de 5000 k, a luz emitida é alaranjada, pois as radiações que a constituem são mais intensas na zona do laranja ou vermelho.

46 A dispersão (decomposição) da luz é a separação da luz branca (luz policromática) nas diversas cores (feixes monocromáticos) (1) A dispersão na ótica é o fenómeno que causa a separação de uma onda em várias componentes espetrais com diferentes frequências, por causa da dependência da velocidade da onda com sua frequência (1) Ao mudar a densidade do meio as ondas de diferentes frequências tomam diversos ângulos na refração.

47 Espetro eletromagnético da luz visível O efeito da dispersão da luz A velocidade da luz na matéria varia de uma cor para a outra. Quanto menor o comprimento de onda (+ energia) maior será o desvio na sua propagação azul > desvio e vermelho < desvio

48 Espetro da emissão da radiação de uma lâmpada Os espetros da luz visível emitida por sólidos, líquidos incandescentes e gases a alta pressão são espetros contínuos. Um prisma decompõe a luz branca em diferentes comprimentos de onda formando um espetro contínuo.

49 Luz visível A radiação visível vai de ± 384 x Hz (vermelho) até ± 769 x Hz (violeta) Os comprimentos de onda no intervalo da luz visível transmitem uma sensação de cor associada a cada um deles.

50 Radiação infravermelha: As poeiras cósmicas emitem radiação infravermelha o que permite localizá-las. As câmaras ocultas de videovigilância detetam a presença de pessoas captando a radiação infravermelha que emitem. As resistências eléctricas ao rubro e o carvão em brasa emitem muita radiação infravermelha de elevado efeito térmico, sendo utilizadas no aquecimento e para cozinhar alimentos.

51 Os infravermelhos passam facilmente através do saco de plástico preto, que é opaco à luz visível Os infravermelhos permitem saber a temperatura a que se encontram as diferentes zonas da máquina de fazer café

52 Microondas: As radiações de microondas são utilizadas nas comunicações via satélite, na localização de obstáculos e na deteção da velocidade dos veículos (RADAR). Estas ondas são muito utilizadas para aquecer os alimentos nos fornos de microondas. Faixa de 1 m (0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHF, SHF e EHF. Podem gerar feixes de radiação eletromagnética altamente concentrados, chamados radares. Por serem pouco atenuados pela atmosfera, ou por nuvens, permitem o uso de sensores de microondas em qualquer condição de tempo.

53 Ondas de rádio: As estrelas emitem ondas de rádio que são detetadas por radiotelescópios e permitem identificar a sua composição (janelas atmosféricas) As estações de rádio e televisão emitem ondas de rádio, que são captadas pelos aparelhos receptores. Baixas frequências e grandes comprimentos de onda são utilizadas para comunicação a longa distância.

54 A cor dos objetos vs sensores óticos (espetro do visível e infravermelho)

55 A cor dos objetos vs sensores óticos A cor dos objetos ( visível / infravermelho ) As propriedades espetrais das plantas são uma ferramenta fundamental para estimar a produção e biomassa das culturas. A refletância espetral é uma poderosa ferramenta para estimar várias caraterísticas fisiológicas das plantas. Definição - a refletância é a relação entre o fluxo de radiação refletido pelo alvo dividido pelo fluxo de radiação eletromagnética incidente. Quando a radiação atinge a superfície das plantas uma parte da energia (espetro) é absorvida, outra parte transmitida através das plantas e a restante refletida. O princípio básico que traduz a refletância da copa é que determinadas caraterísticas desta estão associadas com a absorção de determinados comprimentos de onda do espetro.

56 A cor dos objetos vs sensores óticos (cont.) Os sensores óticos são unidades de medição constituídas por um sensor de radiação e uma unidade de leitura com indicador digital (ex. termómetro de infravermelhos). Podem ser sensores de radiação solar global (piranómetro), sensores de radiação PAR que mede a radiação fotossinteticamente ativa (radiação fisiologicamente ativa - RFA), sensores de radiação UV, etc. Os espetroradiómetros permitem medir o espetro da radiação na banda do visível e do IV próximo, que atravessa uma superfície (folha). SpetraSuite - Trabalho prático A banda do espetro da radiação que permite caraterizar os principais constituintes da folha está compreendida entre nm. Nos espetroradiómetros portáteis a folha é posicionada entre a fonte de energia e o sistema de receção, sendo os valores do espetro medidos neste último, relativos à transmissão, reflexão e absorção, função das caraterísticas da folha. O espetroradiómetro está ligado a um computador onde é visualizado o gráfico do espetro e seus valores, que podem ser gravados num computador. Estes tipos de equipamentos portáteis permitem, juntamente com um computador, efetuar medições, não destrutivas, no campo.

57 Modelo Simples de Imagem Função bivariada de intensidade luminosa = f(x,y) f ( x, y) 0 r( x, y) i( x, y) 0 r( x, y) 1 i( x, y) Refletância, r (adm) Iluminação, i (lux e fonte) 0,93 neve 900 dia ensolarado 0,80 parede branca 100 dia nublado 0,85 aço inoxidável 10 iluminação escritório 0,01 veludo preto 0,001 noite de lua cheia

58

59 Representação da Cor Cores aditivas (primárias). Todas as outras cores são produzidas pelas várias combinações dos seus comprimentos de onda. O branco é o somatório de todas elas Cores subtrativas Ciano = azul + verde Magenta = azul + vermelho Amarelo = verde + vermelho

60 (1)

61 (1) (2)

62 Luz branca vs luz negra Bananas maduras e imaturas sob luz branca ( nm) e sob luz negra ( nm) As cores de um objecto dependem dos comprimentos de onda refletidos por eles

63 Os nossos olhos vêm a cor ou cores refletidas pelos objetos. A folha reflete duas vezes mais verde que a radiação azul. A casca da banana reflete o vermelho e o verde (dá amarelo), mas não a radiação azul. Para além da radiação visível por deteção remota é possível identificar outros comprimentos de onda que não são detetados pelos olhos, mas que são importantes. Radiação Cor imagem Infravermelho > vermelho Vermelho > verde Azul + verde > ciano

64 Perceção das cores

65 Interação da radiação com o dossel Dossel: reunião de todos os componentes da vegetação acima da superfície do solo; apresenta interações complexas com a REM. A estrutura do dossel resulta da distribuição das plantas no terreno, IAF, densidade espacial foliar e distribuição angular das folhas.

66 Interpretação das imagens CIR obtidas por deteção remota (CIR color infrared - visível e infravermelho) Vermelho vivo: Vegetação saudável Rosa: Vegetação em stress ou imatura Verde escuro: Solos escuros ou com elevados teores de humidade Verde claro: Solos ligeiros ou solos delgados (shallow topsoil) Negro: Água limpa Branco: Areia, argila ou copas em floração (canola in bloom) Por limitações físicas e tecnológicas, a gama de comprimentos de onda captados por sistemas de deteção remota é aproximadamente de 0.4 a 1.2 µm (visível e infravermelho), correspondentes a frequências entre 20 e 60 GHz e 30 a 300 µm (microondas), correspondentes a frequências entre 1 e 10 GHz. (1)

67 Infravermelhos vs. Luz visível (A imagem de infravermelhos permite uma maior diferenciação da informação) Os sensores remotos utilizam a energia das ondas refletidas e emitidas pelos objetos e não detetáveis pelo olho humano no espetro do infravermelhos (imagem da esquerda) e a energia das ondas refletidas e emitidas pelos objetos no espetro do visível (imagem da direita) (1) Nas imagens de infravermelhos qto + vermelha for a vegetação mais saudável é. Os sensores remotos indicam variações de radiação CIR que correspondem a diferentes tipos de solo, estádios de desenvolvimento das culturas, bordaduras dos campos, estradas, cursos de água, etc.

68 Os sensores remotos para a agricultura tiram vantagens da radiação infravermelha próxima que é a mais útil para diagnosticar o estado das plantas. As plantas são boas refletoras dos infravermelhos próximos de origem solar. Quando as plantas são saudáveis dispersam (scattering) a radiação infravermelha próxima em todas as direções. Quando as folhas começam a secar, devido a stress hídrico, doenças, pragas, etc., tornamse menos refletivas, pelo que as imagens obtidas a partir dos infravermelhos próximo podem apresentar manchas que são identificáveis antes do olho humano as poder detetar.

69 Fotografia aérea multiespetral Vermelho, azul e as faixas do NIR Resolução espacial de 0.75 m (1) Combinações das cores (2) Rebentação branca Lawrence, Kansas, EUA

70 Utilização de imagens CIR para monitorizar uma cultura de soja (1) Junho 8th Julho 8th Agosto 3rd Setembro 12th

71 Fotografia obtida no espetro do visível As plantas vêm-se como verdes porque refletem mais radiação verde do que qualquer outra radiação do espetro do visível Fotografia obtida no espetro CIR Ao detetar a radiação do infravermelho próximo, verificávamos que as plantas refletem muito mais radiação no infravermelho do que na região do verde. A refletância da vegetação no infravermelho próximo é mostrada com a cor vermelha

72 Muitos instrumentos são concebidos para recolher radiação infravermelha e visível. Utilizando ambas as bandas do espetro capta-se informação que é impossível de obter se utilizarmos somente os nossos olhos. Conhecendo como a radiação interage com as feições da Terra e especialmente como é refletida, pode-se obter informação acerca dessas feições através da recolha e análise da radiação refletida.

73 NIR -> R R -> G G -> B Lillesand, T.M. and Kiefer, R.W. (1994) Remote Sensing and Image Interpretation (1)

74 Deteção remota no mapeamento das culturas Mapa de Índice de Diferença Normalizada da Vegetação (NDVI)

75 Imagem aérea dos infravermelhos refletidos As imagens obtidas a partir do NDVIs são por uma cultura no USDA. formadas por duas imagens. A clorofila (azoto), a água e os componentes As plantas com stress devido à falta de do solo têm diferentes refletâncias. nutrientes, seca, ataques por doenças ou insetos são facilmente identificáveis. Site para obter valores de NDVI: Fonte: LisaAdelaidePiresTosteSilva2012.pdf

76 Ficheiros relacionados: 06FisicaTodosBarthem - O que é a luz 08AP-03 - Introduction to Remote Sensing 08AP-08 - The European Approach to Augmented Satellite Based Positioning Systems and Application in Precision Agriculture 09formaggio_aula2 - Sensoriamento remoto agrícola 09Intelli tech FLC eastern shore - Developing The Use of Unmanned Aerial Vehicles in Precision Agriculture 09Introd_SR_Comp_Espectral - Sensoriamento Remoto 10aulas_3_4_ Sensoriamento remoto: introdução, princípios físicos, espectro eletromagnético 10DR2 - Detecção remota: fundamentos. Interação da radiação electromagnética com a matéria 10PriceKU_RemoteSensing - Using remote sensing to measure vegetation charactheristics in natural and agroecosystems 10Remote_Sensing - Remote sensing. Introto Precision Ag Fall SR_Eletromagnetismo_AULA Espectro electomagnético 11bas_intro_p - Introdução ao sensoriamento remoto por radar 11Breeding01 - PRECISION AGRICULTURE IN PLANT BREEDING 11c1_introd_v1a - Fundamentos sobre processamento de imagens

77 Ficheiros relacionados (cont): 11crager_xmastree1 - Geospatial Technologies and Agriculture. How GPS and GIS are Helping to Improve the Ag Industry 11Dr_GrupoI - Detecção remota 11Imagens_digitais_na_AP - Imagens Digitais na Agricultura de Precisão 11Processamento v2 - Detecção remota 13NIRinVineyards-Wineries - Using Near-Infrared Spectroscopy as an Analytical Tool in Vineyards and Wineries 13processamento_de_imagens_digitais - Processamento de imagens digitais na AP 13Sensoriamento_remoto - Sensoriamento remoto 13SensoriamentoRemotoMarisa - Sensoriamento remoto e geoprocessamento nos estudos da vegetação 13TeoricaDadosMatriciais - Representação espacial 2: dados matriciais 14Apresentacao_espectros_radiacao_e_energia - Espectros, radiação e energia 14Aquisicao_atributos_plantas - Aquisição de atributos das culturas 14Aula 2 - SR - Definição de Sensoriamento Remoto 14Aula-1b - Introdução ao Sensoriamento Remoto Geológico 14Aula2_RadSolar - Monitorização de sistemas ambientais

78 Ficheiros relacionados (cont):

Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Departamento de Agronomia UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Tecnologias utilizadas na agricultura de precisão. Os sensores Interacção da EEM com os objetos. Assinaturas espetrais. A cor dos objetos vs sensores óticos Sensores óticos vs deteção remota Caraterização

Leia mais

Fundamentos de Sensoriamento Remoto

Fundamentos de Sensoriamento Remoto UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: Geoprocessamento para aplicações ambientais e cadastrais Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profª. Adriana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Dr. Richarde Marques Satélite Radiação solar refletida Atmosfera

Leia mais

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DE ALVOS COMPORTAMENTO ESPECTRAL O que é? DE ALVOS É o estudo da Reflectância espectral de alvos (objetos) como a vegetação, solos, minerais e rochas, água Ou seja: É o estudo do da interação da REM com as substâncias

Leia mais

CONCEITOS RADIOMÉTRICOS

CONCEITOS RADIOMÉTRICOS CONCEITOS RADIOMÉTRICOS Irradiância: intensidade do fluxo radiante, proveniente de todas as direções, que atinge uma dada superfície. EXCITÂNCIA fluxo deixando a superfície em todas as direções CONCEITO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011

DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011 DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011 1 Na figura ao lado encontra-se representada a fração de luz dispersa em função do comprimento de onda. Note que, no eixo dos xx, se encontram

Leia mais

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Interações Energia-Matéria na Atmosfera Energia Radiante Ao contrário

Leia mais

Bacharelado em Engenharia Agronômica AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA. Prof. Samuel Silva. Radiação Solar. IFAL/Piranhas

Bacharelado em Engenharia Agronômica AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA. Prof. Samuel Silva. Radiação Solar. IFAL/Piranhas Bacharelado em Engenharia Agronômica AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Prof. Samuel Silva Radiação Solar IFAL/Piranhas Diâmetro Sol: 1.392.684 km Terra: 12.742 km Estratificação da Atmosfera Terrestre

Leia mais

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016

Sensoriamento remoto 1. Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Sensoriamento remoto 1 Prof. Dr. Jorge Antonio Silva Centeno Universidade Federal do Paraná 2016 Súmula princípios e leis da radiação eletromagnética radiação solar conceito de corpo negro REM e sensoriamento

Leia mais

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia. Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Sensoriamento Remoto Aplicado à Geografia Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Qual é a nossa principal fonte de energia? ( SOHO ) Solar and Heliospheric Observatory Image of the Sun Obtained on September

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira

CLIMATOLOGIA. Radiação solar. Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira CLIMATOLOGIA Radiação solar Professor: D. Sc. João Paulo Bestete de Oliveira Sistema Solar Componente Massa (%) Sol 99,85 Júpiter 0,10 Demais planetas 0,04 Sol x Terra massa 332.900 vezes maior volume

Leia mais

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

RADIAÇÃO. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética

SOLAR E TERRESTRE RADIAÇÃO O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA. 2. Radiação Eletromagnética. 1. Introdução. Características da Radiação Eletromagnética O O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE 1. Introdução RADIAÇÃO Radiação = Modo de transferência de energia por ondas eletromagnéticas única forma de transferência de energia sem a presença

Leia mais

Espetros contínuos e descontínuos

Espetros contínuos e descontínuos Miguel Neta, novembro de 2018 [Imagem: www.hdwallpapersinn.com] Espetro visível Espetro = decomposição/separação Com um prisma de vidro é possível observar a divisão da luz branca em várias cores. Este

Leia mais

O CLIMA DA TERRA: Processos, Mudanças e Impactos

O CLIMA DA TERRA: Processos, Mudanças e Impactos O CLIMA DA TERRA: Processos, Mudanças e Impactos Prof. TÉRCIO AMBRIZZI Professor Titular ambrizzi@model.iag.usp.br E Profa. Dra. MARCIA A. YAMASOE Professora Associada akemi@model.iag.usp.br Departamento

Leia mais

Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Elisabete Caria Moraes

Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Elisabete Caria Moraes Fundamentos de Sensoriamento Remoto Elisabete Caria Moraes bete@dsr.inpe.br Login: guestuser Senha: 5554DZ9M Sensoriamento Remoto Adquirir informações a distância Sensoriamento Remoto Sensoriamento

Leia mais

Caracterização de uma radiação electromagnética

Caracterização de uma radiação electromagnética Caracterização de uma radiação electromagnética Todas as radiações electromagnéticas são caracterizadas pela sua frequência e comprimento de onda. A frequência é o número de vezes que uma onda se repete

Leia mais

Avaliação Parcial 01 - GABARITO Questões Bate Pronto. As questões 1 a 23 possuem apenas uma alternativa correta. Marque-a.

Avaliação Parcial 01 - GABARITO Questões Bate Pronto. As questões 1 a 23 possuem apenas uma alternativa correta. Marque-a. Avaliação Parcial 01 - GABARITO Questões Bate Pronto. As questões 1 a 23 possuem apenas uma alternativa correta. Marque-a. 1) A água reflete muita radiação no infravermelho próximo. (5 pontos) 2) A radiação

Leia mais

Interações com a Atmosfera. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Interações com a Atmosfera. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Interações com a Atmosfera Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Interação com a Atmosfera A energia eletromagnética proveniente do sol, deve atravessar a atmosfera antes de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO FUNDAMENTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO Elisabete Caria Moraes DSR/INPE bete@dsr.inpe.br Introdução O Sensoriamento Remoto pode ser entendido como um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 23 2 MEDIÇÃO DE TEMPERATURA COM TERMÔMETRO DE RADIAÇÃO CONTATO INDIRETO 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

Fundamentos do Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Fundamentos do Sensoriamento Remoto. Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Fundamentos do Sensoriamento Remoto Disciplina: Sensoriamento Remoto Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Fundamentos do Sensoriamento Remoto Procedimentos destinados a obtenção de imagens mediante o registro

Leia mais

Interação da radiação com a atmosfera

Interação da radiação com a atmosfera Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Interação da radiação com a atmosfera Professora Valéria Peixoto Borges COMPONENTE B : Processos de atenuação da radiação

Leia mais

Aula 2 - Sensoriamento Remoto: Espectro eletromagnético; principais sensores. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.

Aula 2 - Sensoriamento Remoto: Espectro eletromagnético; principais sensores. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Aula 2 - Sensoriamento Remoto: Espectro eletromagnético; principais sensores Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Espectro eletromagnético É o intervalo de todos os possíveis

Leia mais

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES EXERCÍCIOS 1 TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS I 1. Completa os espaços da figura com termos relacionados

Leia mais

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante CONCEITOS GERAIS 01. LUZ Onda eletromagnética Energia radiante c = 300.000 km/s c = velocidade da luz no vácuo (01) Um raio laser e um raio de luz possuem, no vácuo, a mesma velocidade OBSERVAÇÕES Todas

Leia mais

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica 1.0 Definições Raios de luz Linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Conjunto de raios de luz Feixe

Leia mais

A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS

A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS A LUZ PRECIOSO BEM PARA OS ASTRÔNOMOS A Astronomia vive quase que exclusivamente da luz captada dos objetos celestes. É através da luz por eles emitida, refletida ou absorvida que tiramos informações sobre

Leia mais

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. O que é a luz? Como se propaga? Objetivos. Unidade 1 Som e Luz

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. O que é a luz? Como se propaga? Objetivos. Unidade 1 Som e Luz Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade Unidade 1 SOM E LUZ Como se propaga? Objetivos Concluir que a visão dos objetos implica a propagação da luz, em diferentes meios, desde a fonte de luz

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

Aulas 1 a 3. Introdução à Ótica Geométrica

Aulas 1 a 3. Introdução à Ótica Geométrica Aulas 1 a 3 Introdução à Ótica Geométrica Ótica Geométrica Análise de um fenômeno óptico: Fonte de Luz emite Luz Que se propaga em um Meio óptico E atinge um Sistema óptico Que é responsável Formação da

Leia mais

Refração da luz. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física

Refração da luz. Prof.: Luiz Felipe. Ciências da Natureza Física Refração da luz Fenômeno que ocorre quando há a passagem da luz de um meio de propagação para outro, necessariamente mudando de velocidade. Incidência oblíqua: refração com desvio; Incidência perpendicular:

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

4.ª Conferência de Professores EspAciais

4.ª Conferência de Professores EspAciais Pretende-se com esta atividade demonstrar como funcionam os satélites e como são importantes não só no estudo de outros mundos mas também na observação da Terra, chamando a atenção para o que se faz hoje

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ONDAS: Interferência construtiva e destrutiva Onda 1 Onda 2 Onda composta a b c d e A luz apresenta interferência: natureza ondulatória: O experimento de Young (~1800) Efeito

Leia mais

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 O sensor ADS40 (Airborne Digital Sensor) é um Sensor Digital Linear de alta resolução geométrica e radiométrica desenvolvido pela Leica Geosystems. O sensor

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Agronomia

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Agronomia Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Agronomia NOTAS DE AULA PRINCÍPIOS DE RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. Introdução A radiação eletromagnética

Leia mais

Fenómenos Ondulatórios

Fenómenos Ondulatórios Fenómenos Ondulatórios Fenómenos Ondulatórios a) Reflexão b) Refração c) Absorção Reflexão da onda: a onda é devolvida para o primeiro meio. Transmissão da onda: a onda continua a propagar-se no segundo

Leia mais

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem.

As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. Radiação As ondas ou radiações eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagarem. O espetro eletromagnético é o conjunto de todas as radiações eletromagnéticas. Radiação A transferência

Leia mais

Os seres humanos percebem as cores em alguns comprimentos de onda específicos.

Os seres humanos percebem as cores em alguns comprimentos de onda específicos. Os seres humanos percebem as cores em alguns comprimentos de onda específicos. Comprimento de Onda Transmissão Ondas curtas FM Televisão Radar Infravermelho Luz Visível Ultravioleta Raios-X Raios-γ Vermelho

Leia mais

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica

Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Conceitos Básicos de Óptica Geométrica FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 Introdução Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA CONCEITOS BÁSICOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA FRENTE 2 MÓDULOS 1, 2 E 3 INTRODUÇÃO Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

Definição de sensoriamento remoto. Professor: Enoque Pereira da Silva

Definição de sensoriamento remoto. Professor: Enoque Pereira da Silva Definição de sensoriamento remoto Professor: Enoque Pereira da Silva Definição de sensoriamento remoto Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção

Leia mais

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS

RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONOMICOS INFORMAÇÕES QUE SE DISPÕE SOBRE O UNIVERSO: ANÁLISE DIRETA: meteoritos que caem na Terra, amostras

Leia mais

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções.

LUZ. A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. LUZ A luz é uma forma de energia, que tem origem nos corpos luminosos e que se propaga em todas as direções. CORPOS LUMINOSOS São corpos que emitem luz. CORPOS ILUMINADOS São corpos que recebem luz e a

Leia mais

A luz propaga-se em linha reta e em todas as direções. - Formação de sombras; - Eclipses.

A luz propaga-se em linha reta e em todas as direções. - Formação de sombras; - Eclipses. A luz propaga-se em linha reta e em todas as direções. - Formação de sombras; - Eclipses. Quando as ondas incidem numa superfície de separação entre dois meios, verifica-se que parte da sua energia é refletida,

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 2- Comunicação de informação a longas distâncias. 2.2- Propriedades das ondas. - Reflexão e refração de ondas. - Leis da reflexão e da refração. - Índice de refração de um meio.

Leia mais

Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Elisabete Caria Moraes (INPE) Peterson Ricardo Fiorio

Fundamentos de Sensoriamento Remoto. Elisabete Caria Moraes (INPE) Peterson Ricardo Fiorio Fundamentos de Sensoriamento Remoto Elisabete Caria Moraes (INPE) Peterson Ricardo Fiorio Processos de Transferência de Energia Corpos com temperatura acima de 0 K emite energia devido às oscilações atômicas

Leia mais

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores

Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores Cor.doc Página 1 de 5 Teoria das Cores As imagens formadas na retina são planas, entretanto, conseguimos enxergar o volume dos objetos, uma das razões disto ocorrer é devido à iluminação nas diferentes

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO. Daniel C. Zanotta

INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO. Daniel C. Zanotta INTRODUÇÃO AO SENSORIAMENTO REMOTO Daniel C. Zanotta O que é Sensoriamento Remoto? Arte e ciência da obtenção de informação sobre um objeto sem contato físico direto com o objeto. É a tecnologia científica

Leia mais

Fundamentos do. Sensoriamento Remoto. Metodologias de Aplicação. Mauricio A. Moreira -INPEe

Fundamentos do. Sensoriamento Remoto. Metodologias de Aplicação. Mauricio A. Moreira -INPEe Fundamentos do Sensoriamento Remoto Mauricio A. Moreira mauricio@dsr.inpe.br -INPEe Metodologias de Aplicação Que importância tem o Sensoriamento Remoto nos dias atuais? * A Terra é um planeta finito e

Leia mais

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva

Espectrofotometria UV-Vis. Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Espectrofotometria UV-Vis Química Analítica V Mestranda: Joseane Maria de Almeida Prof. Dr. Júlio César José da Silva Juiz de Fora, 1/2018 1 Terminologia Espectroscopia: Parte da ciência que estuda o fenômeno

Leia mais

Curso de Extensão: Noções de Sensoriamento

Curso de Extensão: Noções de Sensoriamento UFBA Curso de Extensão: Noções de Sensoriamento IPF Institut für Photogrammetrie und Fernerkundung Mauro Alixandrini Universität Karlsruhe (TH) Universität Karlsruhe (TH) www.kit.edu 04.08 Noções de Sensoriamento

Leia mais

Velocidade. v= = t tempo necessário para completar 1 ciclo. d distância necessária para completar 1 ciclo. λ T. Ou seja

Velocidade. v= = t tempo necessário para completar 1 ciclo. d distância necessária para completar 1 ciclo. λ T. Ou seja Velocidade d distância necessária para completar 1 ciclo v= = t tempo necessário para completar 1 ciclo Ou seja f 1 λ v= = λ f = = T k kt No S.I. a velocidade de propagação da onda mede-se em m/s. Exercicios

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO 1 Tema 3: Energia Térmica Tópicos / Habilidades 7 Transferência de calor por radiação 7.1 Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situações

Leia mais

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Fundamentos sobre Processamento de Imagens Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/1033 Sumário do Curso Introdução Ambientação com o MatLab Aquisição

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2013

Leia mais

Comunicação de informação a longas distâncias

Comunicação de informação a longas distâncias APSA Fenómenos ondulatórios Questão 1: Considere as seguintes superfícies onde incide a luz: espelho, parede, vidro muito polido, folha de papel. Indique em qual predomina a reflexão especular e a reflexão

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 19 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS II RESSONÂNCIA Para entendermos esse fenômeno vamos exemplificá-lo. O aparelho de microondas funciona com esse princípio. Ao liberar um

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS SABEMOS Que a temperatura das estrelas está relacionada com a sua cor As estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando

Leia mais

Detecção Remota. Aquisição de dados. Sistema Modelo de Detecção Remota ICIST. Energia Electromagnética. Interacções com a Atmosfera

Detecção Remota. Aquisição de dados. Sistema Modelo de Detecção Remota ICIST. Energia Electromagnética. Interacções com a Atmosfera Aquisição de dados Como recolher informação geográfica? Fotografia Aérea Métodos topográficos GPS Processo que permite extrair informação de um objecto, área ou fenómeno, através da análise de dados adquiridos

Leia mais

Jorge Gustavo Bandeira dos Santos. Unidade: 3 de março de 2013

Jorge Gustavo Bandeira dos Santos. Unidade: 3 de março de 2013 Introdução à Óptica Geométrica 3 de março de 2013 Introdução à Óptica Geométrica 1 / 31 Sumário 1 Motivação 2 Introdução 3 Capítulo 1 Introdução à Óptica Geométrica 2 / 31 Sumário 1 Motivação 2 Introdução

Leia mais

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO

A NATUREZA DA LUZ. c=3x10 Fig. 1.1 Sir Isaac Newton PROF. TONHO AULA 19 NATUREZA DA LUZ APOSTILA 7 FSC-D ÓPTICA GEOM MÉTRICA TEORIA CORPUSCULAR A NATUREZA DA LUZ Em 1672, o físico inglês Isaac Newton apresentou uma teoria conhecida com modelo corpuscular da luz. Nessa

Leia mais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais

Tópicos em Métodos Espectroquímicos. Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química Tópicos em Métodos Espectroquímicos Aula 2 Revisão Conceitos Fundamentais Julio C. J. Silva Juiz de For a, 2015

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Refração na Propagação Fenômenos de Propagação Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo

Leia mais

O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA. José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita

O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA. José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita O DESAFIO DOS SENSORES REMOTOS NO INVENTÁRIO DE BIOMASSA SÓLIDA José Rafael M. Silva; Adélia Sousa; e Paulo Mesquita 1 A Detecção Remota e uma técnica que nos permite obter informação sobre um objecto

Leia mais

Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01

Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01 Física 3 Óptica Geométrica Livro 1 Aula 01 MENU 1 Introdução 2 Características da luz 3 Espectro eletromagnético 4 Dispersão da luz branca 5 Conceitos básicos 6 Classificação das fontes de luz 7 Classificação

Leia mais

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina: Climatologia I. Radiação Solar

Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina: Climatologia I. Radiação Solar Universidade de São Paulo Departamento de Geografia Disciplina: Climatologia I Radiação Solar Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Na aula anterior verificamos que é

Leia mais

Sensoriamento Remoto Hiperespectral PPGCC. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente

Sensoriamento Remoto Hiperespectral PPGCC. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente Sensoriamento Remoto Hiperespectral PPGCC Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente 2014 Conceitos Radiométricos Básicos Uma breve revisão 1. Energia

Leia mais

Radiação Solar e a Produção Vegetal Parte 2

Radiação Solar e a Produção Vegetal Parte 2 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ" DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 306 Meteorologia Agrícola 1 o Semestre de 2018 Radiação Solar e a Produção Vegetal

Leia mais

Princípios da Óptica Geométrica

Princípios da Óptica Geométrica Princípios da Óptica Geométrica Caderno 2 Frente 2 Módulo 2 Introdução Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento se deu com a publicação da Teoria Corpuscular

Leia mais

PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2

PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2 PROFESSOR: CAIO BRENO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: ONDAS ELETROMAGNÉTICAS AULA 2 2.1 ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO 2 2.1.1 ONDAS DE RÁDIO São ondas eletromagnéticas usadas para comunicação entre dois pontos

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO E ÍNDICES DE VEGETAÇÃO Paulo Guilherme Molin, MSc Prof. Silvio F. de Barros Ferraz Prof. Carla Cassiano Laboratório de Hidrologia Florestal Departamento de Ciências Florestais

Leia mais

2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler

2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler 2.7. Difração, bandas de frequência e efeito Doppler Difração de ondas A difração de uma onda é o fenómeno que ocorre quando a onda contorna um obstáculo, orifício ou fenda. Este fenómeno observa-se quando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I Unidade II Controle primário do tempo e clima parte 2 Patricia

Leia mais

Sensoriamento Remoto: características espectrais de alvos. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.

Sensoriamento Remoto: características espectrais de alvos. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Sensoriamento Remoto: características espectrais de alvos Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Vegetação Novo, 2010. No visível a reflectância é baixa em função da absorção

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre

Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre Exercícios de Revisão Global 3º Bimestre 1. Um aluno está olhando de frente para uma superfície metálica totalmente polida. Explique como o aluno se enxerga e qual o nome deste fenômeno? A explicação está

Leia mais

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia

Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Nome: Jeremias Christian Honorato Costa Disciplina: Materiais para Engenharia Por propriedade ótica subentende-se a reposta do material à exposição à radiação eletromagnética e, em particular, à luz visível.

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

O olho humano permite, com o ar limpo, perceber uma chama de vela em até 15 km e um objeto linear no mapa com dimensão de 0,2mm.

O olho humano permite, com o ar limpo, perceber uma chama de vela em até 15 km e um objeto linear no mapa com dimensão de 0,2mm. A Visão é o sentido predileto do ser humano. É tão natural que não percebemos a sua complexidade. Os olhos transmitem imagens deformadas e incompletas do mundo exterior que o córtex filtra e o cérebro

Leia mais

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE ACTIVIDADE PRÁCTICA DE SALA DE AULA FÍSICA 10.º ANO TURMA A Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro Zoom escala do eixo das ordenadas 1ª PARTE Cor do corpo Definir temperatura do corpo

Leia mais

Luz e Visão. Prof. César Bastos

Luz e Visão. Prof. César Bastos Luz e Visão Prof. César Bastos Introdução ao estudo de Luz e Visão Como você explicaria o que é luz? Você seria capaz de explicar a Luz para uma pessoa que não enxerga? Durante muitos anos, desde a Grécia

Leia mais

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 21 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 3361 Processos de Transferência de Calor 180 AULA 1 INTRODUÇÃO À RADIAÇÃO TÉRMICA A radiação térmica é a terceira e última forma de transferência de calor existente. Das três formas,

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO O que é a cor? ? O que é a cor? O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina,

Leia mais

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Objetivos. O que é a luz? Como se propaga? O que é a luz?

Unidade 1 SOM E LUZ. Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade. Objetivos. O que é a luz? Como se propaga? O que é a luz? Ciências Físico-químicas - 8º ano de escolaridade Unidade 1 SOM E LUZ Objetivos Como se propaga? Concluir que a visão dos objetos implica a propagação da luz, em diferentes meios, desde a fonte de luz

Leia mais

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt

Ondulatória. Onda na ponte. Onda no mar. Exemplos: Som Onda na corda. Prof. Vogt 2. Classificação das ondas a) Natureza I. Onda mecânica: necessita de um meio material para se propagar (é a oscilação das moléculas do meio) Onda na ponte Onda no mar Exemplos: Som Onda na corda 2. Classificação

Leia mais

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP

Luz & Radiação. Roberto Ortiz EACH USP Luz & Radiação Roberto Ortiz EACH USP A luz é uma onda eletromagnética A figura acima ilustra os campos elétrico (E) e magnético (B) que compõem a luz Eles são perpendiculares entre si e perpendiculares

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física Departamento de Física. FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física Departamento de Física. FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Física FIS01184 Física IV-C Área 1 Lista 1 1.A luz do Sol no limite superior da atmosfera terrestre tem uma intensidade de

Leia mais

Radiação Electromagnética

Radiação Electromagnética 1- DEFINIÇÃO Radiação Electromagnética As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A luz visível é

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS. Maria do Anjo Albuquerque RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS Maria do Anjo Albuquerque 19.Outubro.2010 Tínhamos visto que as estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando uma escala

Leia mais

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS

VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS 2 VALORES DE CONSTANTES E GRANDEZAS FÍSICAS - aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 - calor específico da água c = 1,0 cal/(g o C) = 4,2 x 10 3 J/(kg o C) - carga do elétron (em módulo) e = 1,6 x 10 19

Leia mais

1 Conceitos iniciais. 2 Índice de refração absoluto. 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração. 5 1ª lei da refração. 6 2ª lei da refração

1 Conceitos iniciais. 2 Índice de refração absoluto. 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração. 5 1ª lei da refração. 6 2ª lei da refração 1 Conceitos iniciais 2 Índice de refração absoluto 3 Dioptro plano (conceito) 4 Elementos da refração 5 1ª lei da refração 6 2ª lei da refração 7 Simulador 8 Análise do desvio do raio incidente (n 2 >

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais