CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE CURSO DE DIREITO EMENTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE CURSO DE DIREITO EMENTAS"

Transcrição

1 Curso: DIREITO - BACHARELADO Disciplina Matriz/Fase Ementa Atual Ementa Proposta Ciência Política. Sociedade. Estado. Estado: conceito, origem, elementos, evolução histórica. Teorias do Estado. Estado e Direito. Estado e Governo. Formas de Estado e formas de governo. Poder Político. Regimes e Sistemas Fase: 1ª Políticos de Governo. Ciência Política e Carga Horária Formação Política Brasileira. Teoria do Estado Ideologia. Aspectos das principais ideologias contemporâneas. Estado contemporâneo. Estado liberal democrático. Socialismo e Estado Socialista. Marxismo. Geopolítica. Imperialismo. Blocos econômicos e políticos. Revolução. Filosofia Geral e Jurídica História das Instituições Jurídicas Introdução ao Estudo do Direito Linguagem Jurídica Fase: 1ª Fase: 1ª Fase: 1ª Fase: 1ª Introdução à Filosofia. Filosofia Política. Filosofia da Ciência. Lógica. Teoria do Conhecimento. Correntes Filosóficas Contemporâneas. Instituições jurídicas nos impérios da antigüidade. Instituições jurídicas gregas, romanas e medievais. Instituições jurídicas modernas e contemporâneas. Evolução das instituições no Brasil. A sociedade. Direito e ordem jurídica. Conceito de justiça. Direito e moral. Fontes do Direito. Direito Positivo. Direito objetivo e subjetivo. Direito Público e Privado. Capacidade das pessoas. Leitura analítica e crítica. Gêneros textuais. Interpretação e organização do texto científico. Estruturação do texto acadêmico com ênfase nos aspectos de argumentação, coesão, coerência e correção gramatical. Desenvolvimento das habilidades linguísticas. Oralidade. Estudo da Ciência Política. Poder, Estado e Sociedade. Teorias do Estado. Formas de Estado. Formas e Sistemas de Governo. Regimes Políticos. Formação Político Brasileira. A linguagem filosófica, o mito e a ciência. Filosofia da Ciência. Filosofia Política. Filosofia do Direito. Epistemologia Jurídica. Instituições jurídicas romanas e medievais. Instituições jurídicas modernas e contemporâneas. Evolução das instituições no Brasil. Teoria Geral do Direito. Direito Natural, Direito Positivo e sua Estrutura Tridimensional. Fontes do Direito. Norma e Ordenamento Jurídico. Gêneros textuais. Semântica jurídica. Estruturação do texto acadêmico e do texto jurídico. Oratória.

2 Metodologia Científica Antropologia Jurídica Economia Política Direito Civil Parte Geral Direito Constitucional I Fase: 1ª Fase: 1ª Fase: 2ª Fase: 2ª Fase: 2ª Universidade e ciência. Produção e Natureza do conhecimento científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Estrutura, normatização e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. Diretrizes institucionais para a formação. Antropologia geral: conceituação, objeto, métodos da antropologia - Evolucionismo, Difusionismo, Culturalismo e Estruturalismo - Teorias da cultura - Formas de Organização Social - Parentesco, familia e direito - Relações Interétnicas, Alteridade e a questão do Outro - O Direito nas Sociedades Tradicionais e Industriais - Direito Comparado. Conceito. Divisão do estudo da economia. Valor e Riqueza. Sistema monetário. Formação de preços. Relações econômicas com o exterior. Crescimento econômico. Liberalismo econômico. Economia marxista. Blocos econômicos. Direito civil. Lei de introdução ao código civil. Pessoas naturais e jurídicas. Domicílio. Vínculo jurídico. Bens. Fatos e atos jurídicos. Defeitos. Modalidades e formas dos atos jurídicos. Provas. Atos nulos e anuláveis. Atos ilícitos. Decadência e prescrição. Prazos prescricionais. Suspensão e interrupção dos prazos prescricionais. Conceitos de Direito Constitucional. Constitucionalismo. Conceito de constituição. Poder constituinte. Formação Constitucional do Brasil. Participação política. Partidos políticos. Separação dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A produção do conhecimento científico. Métodos e técnicas de pesquisa. Estrutura, normatização, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos, segundo diretriz institucional. Antropologia cultural: evolucionismo, funcionalismo e estruturalismo. A interferência cultural na organização das leis, sanções e regras. Antropologia do direito e antropologia jurídica. Elementos de economia: escolas e pensadores. Micro e macroeconomia. Introdução ao Direito Econômico. Desenvolvimento econômico. : Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Das pessoas. Dos bens. Fato, ato e negócio jurídico. Prescrição e decadência. Constitucionalismo e Poder Constituinte. Constituição. Interpretação e aplicação constitucional. Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais. Organização dos Poderes.

3 Teoria Geral do Processo Fase: 2ª Ação. Jurisdição. Processo. Princípios gerais de Direito Processual. Princípios gerais de Direito Processual. Ação. Jurisdição. Métodos de solução de conflitos. Processo e Procedimento. Sujeitos do Processo. Litisconsórcio, assistência e intervenção de terceiros. Psicologia Jurídica Sociologia Geral e Jurídica Direito Civil Obrigações Fase: 2ª Fase: 2ª Fase: 3ª Contexto histórico da Psicologia enquanto ciência. Processos psicológicos. Consciência e subjetividade. Relações interpessoais. A construção da dimensão psicológica no social. Introdução ao pensamento sociológico. Cultura e sociedade. Ideologia. Sociologia do trabalho. Características da Sociedade Moderna e Pós-Moderna. Racismo, preconceito e relações étnico-raciais. Redes Sociais. Teoria Geral das Obrigações. Das Modalidades das Obrigações. Da Transmissão das Obrigações: cessão de crédito e assunção de dívidas. Do adimplemento e Extinção das Obrigações. Psicologia Jurídica. Legalidade e Subjetividade. Desenvolvimento da Personalidade Humana. Introdução ao pensamento sociológico. Aspectos clássicos e contemporâneos da sociologia. Sociologia Jurídica no Brasil. Racismo, preconceito e relações étnicoraciais. Teoria Geral das Obrigações. Modalidades e transmissão das obrigações. Adimplemento, inadimplemento e extinção das obrigações. Civil I Parte Geral Direito Constitucional II Fase: 3ª Fase: 3ª Do litisconsórcio e da assistência. Da intervenção de terceiros. Da competência. Das modificações da competência. Do juiz. Dos auxiliares da justiça. Dos atos processuais. Do tempo e lugar dos atos processuais. Das nulidades processuais. De outros atos processuais. Da formação, da suspensão e da extinção do processo. Direitos individuais. Estrutura do Estado brasileiro. Controle da constitucionalidade. Direitos sociais e econômicos. Estado de sítio. Ordem econômica e social. Família, educação e cultura. Direitos e garantias fundamentais. Estado Federal. Competências. Tipos de Processos e Procedimentos. Competência. Do juiz, do Ministério Público e dos Auxiliares da Justiça. Atos processuais. Formação, suspensão e extinção do processo. Procedimento Sumário. Da Organização do Estado. Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas. Organização Tributária, Econômica e Social. Controle de Constitucionalidade.

4 Direito Penal Parte Geral I Criminologia Direito do Consumidor Direito Civil Responsabilidade Civil Direito Civil Família Fase: 3ª Fase: 3ª Fase:3ª Fase: 4ª Fase: 4ª Propedêutica penal. Estudo da lei penal. O crime como fenômeno jurídico: teoria do crime. Ilicitude jurídico-penal e causas de exclusão. Culpabilidade penal e causas de exclusão. A criminologia como ciência. A moderna criminologia científica e os diversos modelos explicativos do comportamento criminal. A prevenção do delito, sua repressão. A ressocialização do delinqüente. Relações com o Direito Penal e Processual Penal. Direitos básicos do consumidor. Política nacional das relações de consumo. Responsabilidade por vício. Qualidade dos produtos e serviços. Oferta. Publicidade. Práticas abusivas. Proteção contratual. Contratos de Adesão. Infrações Penais. Ações Coletivas. Convenção Coletiva de Consumo. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Do inadimplemento das Obrigações. Responsabilidade Civil. Teoria Geral dos Contratos: características específicas de certos contratos, da formação do contrato, da estipulação em favor de terceiro, da promessa de fato de terceiro, dos vícios redibitórios, da evicção, dos contratos aleatórios, do contrato preliminar, do contrato com preço a declarar. Da extinção do contrato. Casamento. Efeitos jurídicos, regime de bens. Separação judicial. Divórcio. União Estável. Relações de parentesco. Alimentos. Adoção. Tutela e curatela. Introdução ao Direito Penal. Aplicação da Norma Penal. Teoria do crime. Concurso de agentes. A moderna criminologia científica e os diversos modelos explicativos do comportamento criminal. A prevenção do delito e sua repressão. A ressocialização do delinquente. Direitos do consumidor e a política nacional das relações de consumo. Responsabilidade civil do fornecedor de produtos e serviços por vícios e defeitos. Práticas comerciais e a defesa do consumidor em Juízo. Responsabilidade Civil: pressupostos e elementos essenciais. Responsabilidade Civil Contratual e Extracontratual. Responsabilidade Civil Subjetiva e Objetiva. Indenização. Os meios de defesa e as excludentes de Ilicitude. Casamento. Regime de bens. Divórcio. União Estável. Relações de parentesco. Filiação. Adoção. Alimentos. Tutela e curatela. Bem de Família.

5 Direito Penal Parte Geral II Fase: 4ª Teoria geral da pena. Aplicação da pena. Medidas de segurança. Concurso de pessoas. Concurso de crimes. Aspectos materiais da ação penal. Punibilidade e causas de extinção. Teoria da Pena e Aplicação da Pena. Concurso de Crimes. Suspensão da Pena. Livramento Condicional. Efeitos da Condenação. Reabilitação. Medidas de Segurança. Ação Penal. Extinção da Punibilidade. Civil II Processo de Conhecimento Fase: 4ª Do processo e do procedimento. Petição inicial. Resposta do réu. Revelia. Providências preliminares. Do julgamento conforme o Estado do processo. Prova judiciária. Audiência. Sentença e coisa julgada. Processo de conhecimento. Petição inicial. Resposta do réu. Revelia. Providências preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Prova judiciária. Audiência. Sentença. Coisa julgada. Direito Administrativo I Fase: 4ª Direito administrativo. Administração pública no Brasil. Atos administrativos. Contratos administrativos. Serviços públicos. Introdução ao Direito Administrativo. Administração Pública. Serviços Públicos. Atos e Poderes Administrativos. Licitações e Contratos Administrativos Direito Administrativo II Fase: 5ª Serviços públicos. Domínio público. Intervenção na propriedade. Controle da administração pública. Agentes Públicos. Intervenção do Estado na Propriedade Privada e no Domínio Econômico. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Domínio Público. Bens Públicos. Controle da Administração Pública. Direito Comercial I Parte Geral Fase: 5ª Evolução histórica do Comércio. Conceito. Teoria da empresa. Empresário. Registro de Empresa: órgãos do registro, atos, procedimentos e conseqüências. Livros empresariais: espécies, escrituração, exibição, eficácia probatória, conseqüências. Estabelecimento empresarial. Nome empresarial. Propriedade Industrial: Patentes de Invenção, Modelo de utilidade e Registro de desenho industrial. Teoria da Empresa. Registro de Empresa. Escrituração contábil e sua eficácia probatória. Estabelecimento, ponto e nome comercial. A Propriedade Industrial e a proteção jurídica dos bens incorpóreos.

6 Direito Penal Parte Especial I Civil III Recursos Medicina Legal Direitos Humanos Estágio Orientado de Prática Jurídica I Fase: 5ª Fase: 5ª Fase: 5ª Fase: 5ª Fase: 5ª 75h Créditos: 05 Dos crimes em espécie. Dos crimes contra a pessoa. Dos crimes contra o patrimônio. Dos crimes contra a propriedade imaterial. Dos crimes contra a organização do trabalho. Dos crimes contra o sentimento religioso e o respeito aos mortos. Processos de execução. Conceito. Execução em geral. Espécies de execução. Execução fiscal. Procedimentos. Incidentes. Embargos à execução. Outros embargos. Procedimentos não codificados. Deontologia médica e medicina profissional. Medicina legal. Traumatologia geral. Tanatologia. Sexologia. Psicologia forense. Infortunística. Clínica médica legal. Técnica e laboratório. Fundamentos e desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos. Os grandes valores éticojurídicos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Cidadania enquanto fenômeno jurídico - direitos humanos e Constituição. Cidadania, direitos humanos e democracia. Cidadania na sociedade contemporânea. Ética e cidadania. Cidadania e meio ambiente. Pluralismo, tolerância e cidadania. Direitos humanos no Brasil. Prática de Escritório I Noções prático-processuais gerais. Técnicas de elaboração de petições iniciais e contestações. Técnicas de atuação profissional na área civil. Prática Forense I Acompanhamento de audiências (Fórum). Crimes contra a pessoa. Crimes contra o patrimônio. Crimes contra a propriedade imaterial. Crimes contra a organização do trabalho. Crimes contra o sentimento religioso e o respeito aos mortos. Recursos civis. Teoria geral dos recursos civis. Recursos em espécie previstos no código de processo civil. Ordem dos processos nos tribunais. Ação rescisória. : Introdução à Medicina legal. Traumatologia geral. Tanatologia. Sexologia. Infortunística. Clínica médica legal. Fundamentos históricos e significado contemporâneo dos Direitos Humanos. Cidadania enquanto fenômeno jurídico: Direitos Humanos e Constituição. Sistemas internacionais de proteção dos Direitos Humanos. Manter.

7 Penal I Direito Civil Contratos Direito Comercial II Títulos de Crédito Direito Penal Parte Especial II Civil IV - Execução Fase: 6ª Fase: 6ª Fase: 6ª Fase: 6ª Fase: 6ª Procedimentos preparatórios. Auto de prisão em flagrante. Ação penal. Relação entre ação penal e ação civil. Jurisdição e competência. Questões prejudiciais e incidentes. Provas. Prisão e liberdade provisória. Chamamento a juízo. Sentença. Das várias espécies de contrato: contrato de compra e venda; troca ou permuta; do contrato estimatório; da doação; da locação de coisas; do empréstimo; da empreitada; do depósito; do mandato; da Comissão; do transporte; do seguro; da constituição de renda; do jogo e da aposta; da fiança; da transação; do compromisso. Teoria Geral dos Títulos de Créditos. Características, conceitos, natureza jurídica. Classificação dos títulos de Crédito. Atos cambiais. Letras de Cambio. Nota promissória. Cheque. Duplicata. Títulos de Crédito comerciais, Industriais, rurais e à exportação. Conhecimento de transporte e depósito. Warrant. Cartões de Crédito. Sistema escritural e boleto bancário Representativos de Crédito. Crimes contra os costumes. Crimes contra a família. Crimes contra a incoluminidade pública. Crimes contra a paz pública. Crimes contra a administração pública. Medidas cautelares. Conceito. Disposições gerais. Procedimentos cautelares específicos. Outras medidas provisionais. Procedimentos. Incidentes. Procedimentos especiais não codificados. Processos especiais e recursos. Conceito. Disposições gerais. Procedimentos específicos codificados. Inquérito policial. Ação penal e ação civil. Competência. Questões e processos Incidentes. Provas. Sujeitos do processo. Prisão e liberdade provisória. Teoria Geral dos Contratos. Espécies de Contratos. Os contratos nominados no Código Civil. Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Títulos Cambiais e cambialiformes. Sistema escritural. Crimes contra a dignidade sexual. Crimes contra a família. Crimes contra a incolumidade pública. Crimes contra a paz pública. Crimes contra a fé pública. Crimes contra a administração pública. Processo de execução. Execução em geral. Espécies de execução. Cumprimento de sentença. Execução fiscal. Embargos do devedor. Impugnação ao cumprimento da sentença.

8 Hermenêutica e Análise de Jurisprudência Estágio Orientado de Prática Jurídica II Direito Civil Sucessões Fase: 6ª Fase: 6ª 75h Créditos: 05 Fase: 7ª Conceito de hermenêutica jurídica. Sistema de hermenêutica e de aplicação do Direito. Escolas e doutrinas hermenêuticas. Fatores sociais. A ação. A sentença. O acórdão. Antinomias jurídicas. Panorama da jurisprudência nacional. A jurisprudência. Sua uniformização. Do pronunciamento dos tribunais. Jurisprudência e recursos. Da ordem dos processos nos tribunais. Súmulas do STF e outros. Prática de Escritório II Técnicas de atuação profissional na área trabalhista e criminal, com respectiva elaboração de peças processuais. Exercícios simulados de audiência. Prática Forense II Acompanhamento a audiências (Fórum). Conceito. Sucessões em geral. Sucessão legítima. Sucessão testamentária. Liquidação da herança. Estudos de Hermenêutica Jurídica e aplicação do Direito. Jurisprudência e sua uniformização. A Política Jurídica e os valores de Justiça e Segurança Jurídica. Manter. Sucessão em geral. Sucessão legítima. Sucessão testamentária. Liquidação da herança. Direito Comercial III - Sociedades Civil V Cautelares e Procedimentos Especiais Fase: 7ª Fase: 7ª Sociedade Personificada e não Personificada: conceito, noções gerais, espécies, características, constituição, administração. Extinção, Fusão, Incorporação e Transformação. Responsabilidades e direitos dos sócios. Sociedades regidas por legislações especiais. Lei das Sociedades Anônimas. Mercados de capitais. Valores Imobiliários. RECURSOS - Noções Gerais; Conceito; Características; Princípios Recursais; Pressupostos intrínsecos e extrínsecos - Efeitos dos Recursos; Dos Recursos em espécie previstos no Código de Processo Civil. Jurisdição Contenciosa e Voluntária. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa codificados. Teoria Geral do Direito Societário. Sociedades personificadas e não personificadas. Fusão, incorporação e transformação. Tipos de sociedades regidas por legislações especiais. Juizados Especiais Cíveis. Procedimentos especiais codificados. Tutelas de urgência. Tutela antecipada e processo cautelar.

9 Direito do Trabalho I Fase: 7ª Conceito. Teoria das normas jurídicas. Estrutura da relação de emprego. Proteção ao trabalho. Direito individual do trabalho. Contrato de trabalho. Duração do trabalho. Remuneração. Alteração de contrato de trabalho. Proteção ao trabalho das mulheres e dos menores. Introdução ao Direito do Trabalho. Sujeitos da relação de emprego: o empregado e o empregador. Contrato individual de trabalho. Remuneração e salário. Jornada de trabalho e descansos trabalhistas. Proteção ao trabalho da mulher e do menor. Penal II Estágio Orientado de Prática Jurídica III Direito Civil Posse e Propriedade Fase: 7ª Fase: 7ª 75h Créditos: 05 Fase: 8ª Processo e procedimento. Instrução criminal. Procedimento comum. Procedimento do júri. Procedimento sumário. Procedimentos especiais. Nulidades. Recursos. Noções de execução Penal. Prática de Escritório III Atendimento à clientela com elaboração de peças processuais. Elaboração de acordos e contratos. Elaboração de peças mais complexas. Serviços forenses. Prática Forense III Acompanhamento, com relatório, de Inquérito Policial, audiências cíveis, criminais e trabalhistas. Funcionamento de um escritório de advocacia. Direito das coisas. Posse: classificação, aquisição, efeitos e perda. Propriedade: uso, perda, ocupação. Usucapião. Condomínio. Conceito de direitos reais sobre coisas alheias. Modalidades: penhor, hipoteca, caução e anticrese. Direitos reais de gozo ou fruição. Direitos reais de garantia e aquisição. Citações e intimações. Sentença. Processos em espécie. Nulidades e recursos. : Manter. Posse. Propriedade. Função Social. Propriedade resolúvel e propriedade fiduciária. Direitos de vizinhança. Condomínio. Direitos Reais.

10 Direito Comercial IV Falência e Recuperação Empresarial Direito da Infância e Adolescência Fase: 8ª Fase: 8ª Modulo Primeiro Abordagem histórica sobre a falência. Elementos essenciais do estado de falência. Legitimidade ativa e passiva. Juízo Universal. Setença denegatória e declaratória. Recursos. Efeitos da falência. Arrecadação de bens. Continuidade negocial. Restituição. Embargos. Habilitação de Créditos. Classificação dos Créditos. Liquidação e pagamento dos credores. Encerramento e extinção das obrigações do falido. Aspectos gerais sobre concordata. Concordata Preventiva e Suspensiva. Inquérito Judicial. Crimes Falimentares. Liquidação das Instituições financeiras, cooperativas e consórcio. Empresas não sujeitas à falência. Modulo Segundo Objetivos da Lei de Recuperação Empresarial. Ultratividade da Lei anterior. Extinção das Concordatas. Hipótese de decretação da falência. Administração. Resposta na falência. Ordem de preferência. Créditos extra concursais. Recuperação Judicial lato sensu. Recuperação judicial de microempresas e empresas de pequeno porte.recuperação extra Judicial. Crimes concursais sob nova óptica. Lei Penal no tempo. Direito da criança e do adolescente no Brasil e no plano internacional. A doutrina da proteção integral. Estatuto da Criança e do Adolescente. Teoria Geral do Instituto da Falência. A recuperação extrajudicial e judicial. Os órgãos da falência e da recuperação. A Falência. Cumprimentos das obrigações falimentares e do plano de recuperação empresarial. Direito da criança e do adolescente no Brasil e no plano internacional. A doutrina da proteção integral. Estatuto da Criança e do Adolescente :

11 Direito Ambiental Direito do Trabalho II Pesquisa em Ciência Jurídica - Projeto Estágio Orientado de Prática Jurídica IV Direito Tributário I Fase: 8ª Fase: 8ª Fase: 8ª Fase: 8ª 75h Créditos: 05 Fase: 9ª Direito ambiental. Evolução histórica do direito ambiental. A ecologia. Direito antipoluição. A defesa do ambiente e das formas de vida e da paisagem. As cidades. Conceito de direito urbanístico. O direito de morada. O planejamento urbano. A reforma urbana. Aviso prévio. Indenização de rescisão contratual. Modos de extinção do contrato de trabalho. Direito administrativo do trabalho. Direito coletivo do trabalho. Justiça do trabalho. Ministério público do trabalho. Direito internacional do trabalho. Estrutura de trabalho acadêmico. Apresentação gráfica. Estilo de redação. Áreas de conhecimento jurídico e temas possíveis de serem abordados dentro de cada uma delas. Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Elaboração do Projeto de Monografia. Prática Jurídica: Atendimento à clientela com elaboração de peças processuais. Elaboração de acordos e contratos. Elaboração de peças mais complexas. Serviços forenses. Acompanhamento de audiências e seções de julgamento do Tribunal de Justiça. Prática Forense. Acompanhamento, com relatório, de Inquérito Policial, audiências cíveis, criminais e trabalhistas. Atividade financeira do Estado. Tributo. Direito Tributário. Sistema constitucional tributário. Legislação tributária. Obrigação tributária. Crédito tributário. Infrações. Processo tributário. Teoria Geral do Direito Ambiental e Sustentabilidade. Direito Ambiental Constitucional. Política Nacional de Meio Ambiente PNMA. A tutela dos recursos ambientais. Responsabilidade Civil e Administrativa em Direito Ambiental. Aviso prévio. Alteração e cessação do contrato de trabalho. Direito Administrativo do Trabalho. Organização sindical e instrumentos normativos negociados. Formas autônomas e heterônomas de solução dos conflitos coletivos. Greve no Direito do Trabalho. Segurança e saúde no trabalho. Estrutura e norma metodológica institucional. Estilo de redação. Elaboração do projeto de pesquisa. Manter. Sistema tributário nacional. Receitas públicas. Obrigação tributária. Crédito tributário. Planejamento tributário. Infrações. Processo tributário.

12 Legislação Especial Penal e Processual Penal I do Trabalho Direito Internacional Fase: 9ª Fase: 9ª Fase: 9ª Aspectos conceituais. Execução penal. Assistência ao presidiário. Direitos e deveres do condenado. Órgão de execução penal. Execução das penas e medidas de segurança. Princípio da individualização da pena. Proibição de penas cruéis. Tribunal popular do Juri. Princípios da personalidade da pena. As regras mínimas da ONU. Justiça do Trabalho; composição e funcionamento. Jurisdição e competência. Disposições Gerais sobre o Processo do Trabalho. Princípio da Oralidade. Atos, termos a prazos processuais. Distribuição. Custas e despesas judiciais. Partes no processo. Nulidade. Exceções. Conflitos de Jurisdição. Petição Inicial. Resposta. Audiência. Publicidade. Instrução. Fase Probatória. Objeto da Prova. Procedimentos probatórios. Valoração da prova. Ônus da prova. Justiça Gratuita Assistência. Ações, declaratória, constitutiva e condenatória. Procedimentos Especiais: Cautelares, possessória, consignação em pagamento, mandado de segurança, inquérito para apuração de falta grave. Sentença e acórdão. Recursos. Admissibilidade. Pressupostos. Efeitos. Espécies. Direito internacional público: sujeitos de direito internacional público. Fontes. Mecanismos de solução de conflitos. Responsabilidade internacional. Direito internacional privado: fontes. Conflitos interespaciais. Conflito de normas. Conflito de jurisdição. Nacionalidade. Condição jurídica do estrangeiro. Execução Penal. Juizados Especiais Criminais. Lei Maria da Penha. Crimes Ambientais. Lei de Drogas. Crimes Hediondos. Justiça do Trabalho. Processo do Trabalho. Fases processuais. Aplicabilidade dos procedimentos especiais. Recursos. Execução. Direito Internacional Público: Tratados, Estados e Organizações Internacionais. Tribunais Supranacionais. Introdução ao Direito Comunitário. Direito Internacional Privado: condição Jurídica do estrangeiro e o conflito de leis no espaço. Homologação de sentença estrangeira.

13 Direito Urbanístico Fase: 9ª Fundamentos e Princípios Constitucionais do Direito Urbanístico. Instrumentos de Controle Urbanístico. Estatuto das Cidades. Parcelamento do Solo. Trabalho de Conclusão de Curso TCC I Estágio de Prática Jurídica V Direito Tributário II Fase: 9ª 90h Créditos: 06 Fase: 9ª 75h Créditos: 05 Fase: 10ª Aspectos formais: acompanhamento e avaliação pelo professor orientador. Monografia: elaboração e entrega da versão final. Apresentação da monografia perante a banca examinadora. Prática de Escritório V Prática Jurídica: Atendimento à clientela com elaboração de peças processuais junto ao Juizado Especial. Elaboração de acordos e contratos. Elaboração de peças mais complexas. Serviços forenses. Acompanhamento de audiências e seções de julgamento do Tribunal de Justiça. Prática Forense. Acompanhamento, com relatório, de Inquérito Policial, audiências cíveis, criminais e trabalhistas. O Tributo como gênero. Impostos e suas espécies. Conceito e características de Impostos de exportação e importação; rendas e proventos de quaisquer natureza; produtos industrializados; operações financeiras; propriedade urbana e rural; Grandes fortunas, extraordinários, transmissão causa mortis, doação e direito, circulação de mercadorias e serviços, propriedade de Veiculos automotores, imposto de renda adicional, predial, territorial e urbano, transmissão inter vivos,combustíveis líquidos e gasosos. Serviços de qualquer natureza. Contribuição de Melhoria. Contribuições Sociais. Empréstimos compulsórios. Manter. Manter. Tributos e suas espécies. Impostos. Taxas. Contribuição de melhoria. Empréstimo Compulsório Contribuições sociais. :

14 Direito da Seguridade Social Processo Constitucional Fase: 10ª Fase: 10ª Sistema de seguridade social: previdência, saúde e assistência social no atual Estado Contemporâneo brasileiro, pós-carta de 88. Os benefícios previdenciários (relação jurídica previdenciária) e suas fontes de custeio. Estrutura administrativa do sistema de Seguridade Social. Direito processual previdenciário. Órgãos administrativos e sua competência judiciária. Técnica de elaborar peça inicial e contestatória. Sistema de Seguridade Social Brasileiro. Custeio da Seguridade Social. Previdência Social: benefícios previdenciários do regime geral da previdência social. Previdenciário. Tutela jurisdicional de direitos coletivos. Ações constitucionais. Súmula vinculante. Legislação Especial Penal e Processual Penal II Ética Geral e Profissional Fase: 10ª Fase: 10ª Crimes contra a economia popular. Crimes contra a ordem econômica. Crimes contra a ordem tributária. Crimes contra o mercado de capitais. Crimes contra o sistema financeiro. Crimes de Preconceito de Raça ou Cor. Crimes de Responsabilidade. Crimes de Tortura. Crimes Hediondos. Contravenções Penais. Crimes Falimentares. Crimes Ambientais. Delitos de Trânsito. Tóxicos. Crimes Hediondos. Organizações Criminosas. Remoção de Órgãos. Porte de Arma. Crimes na Licitação. Lavagem de Dinheiro. Lei de Imprensa. Estatuto do Idoso. Genocídio. Estrangeiros. Abuso de Autoridade. Crimes no Estatuto da Criança e Adolescência. Crimes contra a segurança nacional. Introdução ao estudo da Ética. Principais correntes éticas. Relação entre ética e sociedade. Ética Profissional. Direito Penal Econômico. Organizações Criminosas. Interceptação das Comunicações Telefônicas. Crimes de Tortura. Crimes de Trânsito. Crimes de Preconceito. Estatuto do Desarmamento. Abuso de Autoridade. Contravenções Penais. Ética geral. Ética e Direito. Ética Profissional. :

15 Trabalho de Conclusão de Curso TCC II Atividades Complementares Fase: 10ª 150h Créditos: h Aspectos formais: acompanhamento e avaliação pelo professor orientador. Monografia: elaboração e entrega da versão final. Apresentação da monografia perante a banca examinadora. Manter.

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Ementário do curso de A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade das pessoas. Filosofia

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Fase: I Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04 A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade

Leia mais

Ementário do curso de Direito

Ementário do curso de Direito Introdução ao I Fase: I Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04 A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do direito. positivo. objetivo e subjetivo. público e privado. Pessoa física

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 1 V CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ DIREITO CIVIL Anexo I PROGRAMA DO CONCURSO 1 DAS PESSOAS. DA PERSONALIDADE. CAPACIDADE JURÍDICA E DE FATO. DA PESSOA NATURAL

Leia mais

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione 9 Sumário Autores... 5 Nota à 3ª Edição... 17 Apresentação DA obra... 19 Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione Princípios do Direito Administrativo... 23 Poderes

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA Estágio Supervisionado I (Prática Processual Civil) Processual Civil II Processual Civil I Civil VI Civil V Civil IV Civil III Civil I ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL Pessoa

Leia mais

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema %

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema % INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual Penal Crimes contra o patrimonio 10,29 Causas de extinção da punibilidade 5,88 Tipicidade 5,88 Estatuto do desarmamento 4,41 Maria da Penha 4,41 Concurso

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Delegado Federal Administrativo Organização-Administração Pública 15,79 Ato Administrativo 15,79 Improbidade Administrativa 15,79 Princípios 10,53 Licitação 10,53 Serviço Público

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00- DIR.00.00.00- ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00-0 DIR.00.00.00-0 ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Introdução ao Estudo do Direito 1º PERÍODO Direito e perfil da Introdução ao Estudo do Direito. Direito, Estado

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso:

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso: 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 DIT101 - Introdução ao Direito - Ativa desde: Atividade Pedagógica DIT102 - Filosofia - Ativa desde: DIT103 - Metodologia Científica - Ativa desde: DIT104 - Ciência

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 08 (OITO)

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 Língua Portuguesa e Comunicação Leitura, análise, interpretação

Leia mais

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 Sumário Prefácio... 11 Apresentação dos autores... 13 Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 1. Para entender a lei... 26 2. Aspectos gerais... 28 2.1 Fundamento constitucional... 28 2.2 A Lei dos

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA.

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 2014.1. 1º PERÍODO DISCIPLINAS Metodologia da Pesquisa Científica 40

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 2014.1. 1º PERÍODO DISCIPLINAS Metodologia da Pesquisa Científica 40 1º PERÍODO Metodologia da Pesquisa Científica 40 Português Jurídico I 40 Introdução ao Estudo do Direito 80 Filosofia 60 Sociologia 60 Ciência Política e Teoria Geral do Estado 40 Antropologia Jurídica

Leia mais

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49 Nota do autor, xv Parte I - Teoria Geral da Empresa, 1 1 Introdução ao Direito de Empresa, 3 1.1 Considerações gerais, 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa, 4 1.3 Fontes

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA 2012 1º PERÍODO

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA 2012 1º PERÍODO EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA 2012 1º PERÍODO Direito Civil I (60horas) EMENTA: Introdução ao Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Das Pessoas: das Pessoas Naturais;

Leia mais

lumario PARTE 1 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 3 1.1 Noções Preliminares 3

lumario PARTE 1 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 3 1.1 Noções Preliminares 3 lumario PARTE 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 3 1.1 Noções Preliminares 3 1.2. Distinção entre Moral e Direito 4 1.3. Os Diversos Usos da Palavra Direito 5

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

4.ª SÉRIE 5.ª SÉRIE (***) DISCIPLINAS EM REGIME DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DREC

4.ª SÉRIE 5.ª SÉRIE (***) DISCIPLINAS EM REGIME DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DREC Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM DIREITO SERIADO ANUAL NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013 PONTO 1 Direito Penal Conceito de Direito Penal. História do Direito Penal. História do Direito Penal Brasileiro, Doutrinas e Escolas Penais. Sistemas Penitenciários. Direito Processual Penal Princípios

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

Nota do autor, xix. 5 Dissolução e liquidação, 77 1 Resolução da sociedade em relação a um sócio, 77

Nota do autor, xix. 5 Dissolução e liquidação, 77 1 Resolução da sociedade em relação a um sócio, 77 Nota do autor, xix 1 Empresa, 1 1 Empreender, 1 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 3 4 Registro, 8 4.1 Redesim, 10 4.2 Usos e práticas mercantis, 14 4.3 Empresário rural, 15 5 Firma individual,

Leia mais

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL. Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único)

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL. Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único) Carga Horária Período Semestre (único) SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único) A dicotomia do Direito

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

Curso. Engenharia. Código GH2

Curso. Engenharia. Código GH2 Departamento Curso Formação Geral Engenharia Disciplina Código Engenharia Legal GH2 Docentes Alexandre Belmonte Siphone (Prof. Responsável) Leonardo Henriques da Silva Matéria Ciências Humanas Carga Horária

Leia mais

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Unidade I - Democracia, Representação e Interesse Público: Democracia; A democracia direta e indireta; A democracia liberal; Virtudes e vícios da democracia; Conteúdo

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Ponto 1 - Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Direitos da personalidade. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Do domicílio. - Princípios e conceitos gerais do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

Natureza - Obrigatória Teórica 72

Natureza - Obrigatória Teórica 72 1 de 5 Nível: Bacharelado 01 - - DIR101 - Introdução ao Direito DIR102 - Filosofia Natureza - Obrigatória Teórica 36 DIR103 - Metodologia Científica Natureza - Obrigatória Teórica 36 DIR104 - Ciência Política

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Humanas de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Humanas de Itabira Renovação de Reconhecimento - Portaria Nº 46 de 14/02/13 - DOU - Nº 31 de 15/02/13 - Seção 1, p.17. Emissão: 06/01/15 11:12 Página: 1/5 0 GDIR083 s Humanos () 0 GDIR084 da Criança e do Adolescente () 0

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO... 15

Sumário APRESENTAÇÃO... 15 Sumário APRESENTAÇÃO... 15 Capítulo 1 DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Evolução histórica... 17 2. Evolução do Direito Comercial no Brasil... 18 3. Fontes... 21 4. Conceito e autonomia... 22 5. Questões...

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1. MEIOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E JUIZADOS ESPECIAIS** **Optativa Ementa:

MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1. MEIOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E JUIZADOS ESPECIAIS** **Optativa Ementa: MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1 METODOLOGIA DA PESQUISA (Esmesc Virtual)* *Obrigatória para o curso em nível de pós-graduação Ementa: O ato de pesquisar. Redação Técnica. Procedimentos Metodológicos. Projeto

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME...

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME... SUMÁRIO ORIENTAÇÕES AO EXAMINANDO...13 1. PROVIMENTO 136/09: O NOVO EXAME DE ORDEM...13 2. PONTOS A SEREM DESTACADOS NO EDITAL DO EXAME...16 2.1. MATERIAIS/PROCEDIMENTOS PERMITIDOS E PROIBIDOS...16 2.2.

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Análise de Jurisprudência II 40 2. Ciência Política I 40 2. Direito Civil I - Parte Geral I 40 2. História do Direito 40 2

PRIMEIRO SEMESTRE. Análise de Jurisprudência II 40 2. Ciência Política I 40 2. Direito Civil I - Parte Geral I 40 2. História do Direito 40 2 MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFERE-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE Análise de Jurisprudência I 40 2 Ciência Política I 40 2 Direito

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS)

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO (A CARGA HORÁRIA APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE Análise de Jurisprudência I 40 2 Ciência Política I 40 2 Direito

Leia mais

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Í N D I C E Código Disciplina Página DIR 04-00153 Direito Comercial I 2 DIR 04-00323 Direito Comercial II 3 DIR 04-00494 Direito Comercial III 4 DIR 04-00842 Direito Comercial

Leia mais

I Das vagas abertas para seleção:

I Das vagas abertas para seleção: A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec/RJ torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de professor horista para o Curso de Graduação em Direito. I Das vagas abertas para seleção:

Leia mais

CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22

CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22 CAPÍTULO 1 - TRIBUTOS 1.1 CONCEITO DE TRIBUTO...16 1.2 ESPÉCIES DE TRIBUTOS...20 1.3 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...22 1.3.1 CARACTERÍSTICAS DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...25 1.3.1.1 INDELEGABILIDADE...25 1.3.1.2

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07

RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUN-CaEn/07 RESOLUÇÃO N.º 172/CONSUNCaEn/07 Aprova a alteração da matriz curricular (novo currículo) do Curso de Direito Cejurps, no âmbito da UNIVALI. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, da Universidade

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7 CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7 Reconhecido pelo Decreto nº. 50.355, de 18.03.61, D.O.U. nº 67 de 22.03.61. Renovação de Reconhecimento Decreto n 2039, de 20.07.2011

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 O, pessoa jurídica de direito público interno, por seu Prefeito Municipal Sr. CLAIRTON WEGMANN, no uso de suas atribuições legais e tendo

Leia mais

1º JOGOS ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADES MULTIVIX. Conteúdo Das Perguntas Direcionadas As Turmas De 5º Período.

1º JOGOS ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADES MULTIVIX. Conteúdo Das Perguntas Direcionadas As Turmas De 5º Período. 1º JOGOS ACADÊMICOS DE DIREITO DA FACULDADES MULTIVIX. O Centro Acadêmico de Direito Alexandre Martins de Castro Filho CADAM, no uso de suas atribuições, no Estatuto do CADAM, vem por deste anexo disponibilizar

Leia mais

24º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS D I R E I T O P E N A L

24º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS D I R E I T O P E N A L MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA SECRETARIA DO CONSELHO SUPERIOR E COLÉGIO DE PROCURADORES E PROMOTORES 24º CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA EMBED CorelDRAW.Graphic.12 Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001.

Leia mais

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA 1.

Leia mais

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13. 7. Nacionalidade...40

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13. 7. Nacionalidade...40 SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13 1. Direito Constitucional 15 1. Poder Constituinte...15 2. Teoria Da Constituição e Princípios Fundamentais...16 3. Hermenêutica Constitucional e Eficácia das Normas

Leia mais

Direito Ambiental: - Princípios fundamentais de Direito Ambiental. Fontes do Direito Ambiental.

Direito Ambiental: - Princípios fundamentais de Direito Ambiental. Fontes do Direito Ambiental. Direito Constitucional: - Direitos e Garantias Fundamentais: direitos e deveres individuais, sociais e coletivos. - Direito de ação, devido processo legal, habeas corpus, mandado de segurança, mandado

Leia mais

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE Introdução ao Estudo do Direito Ciência Política e Teoria Geral do Estado Filosofia Redação e Linguagem Jurídica Direito, Pessoa e Sociedade Introdução ao Estudo do Direito

Leia mais

Sumário. Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18

Sumário. Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18 Parte I - CAP 01 - Tributo Conceitos e Espécies Parte I - CAP 02 - Competência Tributária 2.1 Repartição das receitas tributárias 18 2.2 Exercício da competência tributária 20 Parte I - CAP 03 - Princípios

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO DISCIPLINA: Ciência Política A Ciência Política. Métodos e técnicas. As relações entre Poder, Direito e Estado. Origem e evolução do poder e do Estado.

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2013.1 Atualizado em 7 de agosto BRUSQUE de 2013 pela Assessoria (SC) de Desenvolvimento 2013 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Processo falimentar: Fases do processo de falência. Administração

Leia mais

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002 TABELA DE CORRESPONDÊNCIA CÓDIGO CIVIL/1916 E CÓDIGO CIVIL/2002 PARTE GERAL DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º............. sem correspondência LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DA DIVISÃO DAS PESSOAS DAS PESSOAS

Leia mais

Sumário. Resumo Direito Constitucional

Sumário. Resumo Direito Constitucional Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1 Dos direitos e garantias fundamentais 1.1.1 Dos direitos e deveres individuais e coletivos 1.1.1.1 Extradição 1.1.2 Dos direitos sociais 1.1.3 Da nacionalidade 1.1.4

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 11 CAPÍTULO I DIREITO TRIBUTÁRIO, TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES... 13 1. Breve introdução ao Direito Tributário...13 2. Tributo...14 3. Espécies

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) Atualizado em 15 de janeiro de 2015 pela 2015 Assessoria

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 60/09-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 60/09-CEPE RESOLUÇÃO Nº 60/09-CEPE Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Direito, do Setor de Ciências Jurídicas, O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matriz curricular 2012.01

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matriz curricular 2012.01 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Matriz curricular 2012.01 FASE CÓD. DISCIPLINA PRÉ- REQUISITOS (Observação) CARGA HORÁRIA

Leia mais

EDITAL Nº. 004/2011- SMA

EDITAL Nº. 004/2011- SMA EDITAL Nº. 004/2011- SMA ANEXO I PROGRAMA DO CONCURSO PARA PROCURADOR /VR 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1. Constituição: conceito e conteúdo. Poder constituinte original e derivado. 1.2. Eficácia, aplicação

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13 CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CIVIL... 15

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13 CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CIVIL... 15 Sumário 5 Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 13 CAPÍTULO I NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CIVIL... 15 QUESTÕES... 15 1. Aspectos das Codificações de 1916 e 2002... 15 2. Estrutura Organizacional do

Leia mais

TJ/RJ. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO

TJ/RJ. Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO Edição 1ª 7 8 9 8 4 8 1 9 2 4 2 9 7 Inclui questões gabaritadas! TJ/RJ Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ANALISTA JUDICIÁRIO Data de fechamento desta edição: 08/08/2011 O conteúdo desta apostila é

Leia mais

417-1 DIREITO Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

417-1 DIREITO Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 DIREITO PENAL 417-1 DIREITO 0 CARGA HORÁRIA 3960 1 1701 INTRODUCAO AO ESTUDO DO DIREITO 90 OBRIGATORIA 1 1702 ECONOMIA POLITICA 60 OBRIGATORIA 1 1703 SOCIOLOGIA GERAL 60 OBRIGATORIA 1 1704 FILOSOFIA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação Lista de Abreviaturas

SUMÁRIO. Apresentação Lista de Abreviaturas SUMÁRIO Apresentação Lista de Abreviaturas PARTE 1 - VADE MECUM Índice da Constituição da República Constituição da República Ato das Disposições Transitórias Índice do Código Civil Lei de introdução ao

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROCESSO SELETIVO PARA A FUNÇÃO DE JUIZ LEIGO NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMARCA

Leia mais

SUMÁRIO. I. Sistema tributário nacional. 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12

SUMÁRIO. I. Sistema tributário nacional. 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12 SUMÁRIO I. Sistema tributário nacional 1. Introdução ao estudo do direito tributário atual - p. 12 2. Linguagem, direito tributário e ciência do direito tributário - p. 17 3. Noções acerca do sistema tributário

Leia mais

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$ PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO Outros Procedimentos Atos e expedientes Habilitação para Casamento 2 214 23 239 Art. 20, II Lei 9.94/13 ISENTO Instrução de Rescisória 240 SEM CUSTAS - Já abrangidas nas custas

Leia mais

IMPORTANTE: Consulte o edital e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos.

IMPORTANTE: Consulte o edital e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA GABINETE DA REITORIA EDITAL DE INCLUSÃO Nº 36 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista

Leia mais

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$ PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO Outros Procedimentos Atos e expedientes Habilitação para Casamento 2 214 237 239 Art. 20, II Lei 9.974/13 ISENTO Instrução de Rescisória 240 Já abrangidas nas custas da ação

Leia mais

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio...

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio... ÍNDICE Alguns estudos do autor................... Prefácio..................................... 5 11 Capítulo I - CONCEITO DE DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito financeiro e direito tributário........ 23 2.

Leia mais

Disciplinas de Cada Eixo

Disciplinas de Cada Eixo DETALHAMENTO DO CURRÍCULO PLENO PROPOSTO Eixos Definidos na Res. 09/2004 Eixo de Formação Fundamental Eixo de Formação Profissional Eixo da Vocação Regional (Direito do Agronegócio) Eixo de Formação Prática

Leia mais

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA Titulação conferida: Aprimoramento Supervisora: Dra. Solange Gonçalves Roja Potecasu Características: (duração 12

Leia mais

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios;

Reconhecer as diversas espécies de tributos cobrados pela União, pelos Estados e pelos Municípios; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-45 PERÍODO: 9 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Impostos.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2010/1

Leia mais

DIREITO CONTRATUAL. Uma proposta de ensino aos acadêmicos de Direito. EDITORA LTr SÃO PAULO. 347.44(81) K39d

DIREITO CONTRATUAL. Uma proposta de ensino aos acadêmicos de Direito. EDITORA LTr SÃO PAULO. 347.44(81) K39d GILBERTO KERBER Professor e advogado. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Curso de Graduação e de Pós-Graduação de Direito da Universidade Regional Integrada do

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Direito Penal IV EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO Dos crimes contra a pessoa (crimes contra a vida; lesões corporais; periclitação da vida e da saúde; crimes contra a honra; crimes

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO CURSO DIREITO DISCIPLINA DIREITO EMPRESARIAL IV PROFESSOR Ms. TATYANE KAREN DA SILVA

Leia mais

Grade Curricular. Código Disciplina Créditos Carga TR101 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA 4 04/00 TR109 DIREITO CONSTITUCIONAL II 4 04/00

Grade Curricular. Código Disciplina Créditos Carga TR101 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA 4 04/00 TR109 DIREITO CONSTITUCIONAL II 4 04/00 Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : DIREITO - TRÊS RIOS CÓD. REGISTRO INEP: Contato: coord.dir.itr@yahoo.com.br Telefone: (24) 2255-3677 VAGAS 1º Sem.: 45 2º Sem.: 0 TEMPO (Períodos)

Leia mais

DISCIPLINAS DE DIREITO USP

DISCIPLINAS DE DIREITO USP DISCIPLINAS DE DIREITO USP DES0571 Administração Indireta DES0581 Atos Administrativos DMF0413 Comportamento Humano Forense I DMF0532 Comportamento Humano Forense II DMF0551 Criminologia I DPN0541 Criminologia

Leia mais

1 - AÇÕES DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA OU QUE ASSUMAM ESTE CARÁTER

1 - AÇÕES DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA OU QUE ASSUMAM ESTE CARÁTER Tabela de honorários de advogados dativos - 2013 (Resolução-Conjunta TJMG/AGE/ OAB 001/2013) ANEXO I - PARTE ESPECIAL 1 - AÇÕES DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA OU QUE ASSUMAM ESTE CARÁTER Salvo outra disposição

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL B Código: DV 450

PLANO DE ENSINO. Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL B Código: DV 450 PLANO DE ENSINO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL B Código: DV 450 Pré-requisito: Direito Civil A, B. Carga horária: 90 (noventa) horas aula Créditos: 6 (seis) Natureza: anual Docente: EMENTA Sociedades

Leia mais

Concursos de. cartório. 2 a edição 2.000. questões 18 disciplinas

Concursos de. cartório. 2 a edição 2.000. questões 18 disciplinas Concursos de cartório 2.000 questões 18 disciplinas 2 a edição 3 Sumário 1. Língua Portuguesa 11 1. Interpretação de textos... 11 2. Redação... 25 3. Semântica / ortogra fia / acentuação gráfica...35 4.

Leia mais

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD Ementas das Disciplinas de Direito PRIMEIRO PERÍODO 0 Atividades Complementares 1 Ciência Política A Ciência Política Métodos e técnicas As relações entre Poder, Direito e Estado Origem e evolução do poder

Leia mais

Conteúdo programático do curso OAB

Conteúdo programático do curso OAB Conteúdo programático do curso OAB Disciplinas Carga Horária ( 30 min.) No. Aulas (noite) Estatuto da Criança e do Adolescente 6 horas/aulas 01 Histórico e Visão Geral do Estatuto Direitos Fundamentais

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Turma: DID101-20152 DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS ÉTICA PROFISSIONAL DIREITO EMPRESARIAL III DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO DIREITO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: Engenharia Química CÓDIGO: GEQ

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

DIREITO. COORDENADORA Roberta Freitas Guerra robertaguerra@ufv.br

DIREITO. COORDENADORA Roberta Freitas Guerra robertaguerra@ufv.br DIREITO COORDENADORA Roberta Freitas Guerra robertaguerra@ufv.br 314 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional com conhecimentos

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCH UFV DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires gabriel@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCH UFV DIREITO. COORDENADOR Gabriel Pires gabriel@ufv.br 364 DIREITO COORDENADOR Gabriel Pires gabriel@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 365 Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharel em Direito formado por este curso é um profissional com conhecimentos gerais nas diversas

Leia mais