EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA º PERÍODO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA 2012 1º PERÍODO"

Transcrição

1 EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO ESTRUTURA º PERÍODO Direito Civil I (60horas) EMENTA: Introdução ao Direito Civil. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Das Pessoas: das Pessoas Naturais; das Pessoas Jurídicas; do Domicílio. Dos Bens: das Diferentes Classes de Bens. A Família e a Teoria Geral do Direito Civil. Metodologia Científica (30 horas) EMENTA: Introdução à Metodologia Científica. Como Estudar: Técnicas de Estudo. Métodos na Ciência Jurídica. Métodos e Técnicas de Pesquisa. A Pesquisa Científica. O Trabalho Científico. Normalização do trabalho científico (ISO e ABNT). Sociologia do Direito (60 horas) EMENTA: Conceito de Sociologia. Conceitos básicos da sociologia. Origens históricas do pensamento sociológico. Principais pensadores da Sociologia Moderna. Principais pensadores da sociologia jurídica contemporânea. O direito como um fato social e objeto da análise sociológica. A Sociologia Jurídica. O controle social e o direito. Direito e Justiça. Direito e opinião pública. Aspectos sociológicos da criminologia. Tendências da sociologia do Direito. Sociologia e Relações Familiares. Português e Redação Jurídica (60 horas) EMENTA: Noções básicas de Gramática. Morfologia. Sintaxe. Interpretação de textos. Redação e expressão. O português e o vocabulário jurídicos. Expressões latinas. Antropologia (30 horas) EMENTA: Introdução ao estudo da Antropologia. A Antropologia Cultural. Cultura e Sociedade. A Antropologia Jurídica. A antropologia legal. A Antropologia Jurídica e as Religiões. A Antropologia Jurídica e a Globalização. A Antropologia Jurídica e a Violência Estrutural. A Antropologia e as Relações Familiares. História do Direito (60 horas) EMENTA: Normas de Controle Social. Evolução do Direito. Direito e Justiça. Norma Jurídica. Hermenêutica. Segurança Jurídica. Critérios de Justiça. Direito na Antiguidade. Direito na Sociedade Moderna. Direito no Brasil. Os Direitos Fundamentais na História do Direito.

2 2º PERÍODO Direito Civil II (60 horas) EMENTA: Dos Fatos Jurídicos: do Negócio Jurídico; dos Atos Jurídicos Lícitos; dos Atos Ilícitos; da Prescrição e Decadência; da Prova. Direitos Fundamentais e o Direito Civil: o papel da autonomia privada na teoria dos negócios jurídicos. Economia (30 horas) EMENTA: Bases da Economia. Os Sistemas Econômicos. O Mercado: Estruturas e Mecanismos Básicos. A Oferta e a Demanda. As Variáveis e Funções Macroeconômicas Básicas. Políticas Macroeconômicas. Teoria e Funções da Moeda. Inflação. Produto Interno Bruto. Desemprego. O Comércio Internacional. Tópicos Especiais em Economia. Economia e Direitos Fundamentais. Ciência Política e Teoria Geral do Estado (60 horas) EMENTA: Política e Poder. Os Projetos Políticos da Modernidade. A Teoria do Estado. O Estado. Elementos Constitutivos do Estado. Formas de Governo. Os Sistemas de Governo. A Classificação dos Sistemas de Governo. Estado Democrático. Democracia e Autoritarismo Democracia e Globalização. Problemas e Tendências do Estado Contemporâneo. Direitos Fundamentais e Ciência Política. Psicologia (60 horas) EMENTA: Breve Histórico da psicologia Jurídica. A Psicologia e o Universo das Leis. A Interface Psicologia e Direito. A Psicologia Aplicada ao Direito. A Atuação do Psicólogo Jurídico em Matérias Civil e Criminal. Criminologia e Vitimologia. A Atuação do Psicólogo Jurídico nas Varas de Família. A Psicologia e as Relações Familiares. Direito Penal I (60 horas) EMENTA: Introdução. Relações do Direito Penal. Evolução Histórica das Idéias Penais. História do Direito Penal Brasileiro. As Fontes do Direito Penal. Da Aplicação da lei Penal. Do Crime. Da Imputabilidade Penal. Do Concurso de Pessoas. Direitos Fundamentais: garantias penais fundamentais. Filosofia do Direito (30 horas) EMENTA: Objeto e Método da Filosofia das Ciências Particulares, da Ciência do Direito e da Filosofia do Direito. As disciplinas jusfilosóficas. Evolução histórica da idéia de Justiça. Reflexão crítica sobre a Justiça. Lógica formal e lógica jurídica. Principais correntes do pensamento jurídico. A jurística romana. Os glosadores. O jusnaturalismo. Escolas jurídicas do século XIX. Fronteiras do pensamento jurídico. Filosofia e Direitos Fundamentais: a racionalização da condição humana no estado democrático de direito.

3 3º PERÍODO Direito Civil III (60 horas) EMENTA: Do Direito das Obrigações: das Modalidades de Obrigações, da Obrigação Natural, das Obrigações Propter Rem, das Obrigações Principais e Acessórias, das Obrigações Líquidas e Ilíquidas, das Obrigações Condicionais, Modais e a Termo; da Transmissão das Obrigações. Direitos Fundamentais: as obrigações e a liberdade. Direito Penal II (60 horas) EMENTA: Das Penas: das espécies de pena; da cominação das penas; da aplicação da pena; da suspensão condicional da pena; do livramento condicional; dos efeitos da condenação; da reabilitação. Das Medidas de Segurança. Da Ação Penal. Da Extinção da Punibilidade. Direitos Fundamentais: garantias penais referentes ao cumprimento das penas. Teoria Geral do Processo (60 horas) EMENTA: Sociedade e Tutela Jurídica. Princípios do Processo. Jurisdição. Ação. Processo. Processo Enquanto Mecanismo de Efetivação dos Direitos Fundamentais. Direito Empresarial I (60 horas) EMENTA: Evolução Histórica. Direito Comercial. Direito Empresarial. Lei Civil e Lei empresarial. A empresa. O empresário. Registros Públicos das Empresas Mercantis. Outros Documentos de Interesse dos Empresários. Obrigações dos Empresários. Colaboradores da Empresa. Identificação da Empresa. Elementos do Exercício da Empresa. O Estatuto da microempresa e das Empresas de Pequeno Porte. Direitos Fundamentais e a Atividade Empresária: intervenção estatal e liberdade. Direito Constitucional I (60 horas) EMENTA: Teoria da Constituição. O Direito Constitucional. A Constituição. Direito Constitucional Positivo. CF/1988 Princípios Constitucionais Fundamentais. Direito e Garantias Fundamentais.

4 4º PERÍODO Direito Constitucional II (60 horas) EMENTA: Direitos Sociais. Direitos Políticos. Partidos Políticos. Do Estado e sua Organização. Da Organização dos poderes. Poder Legislativo. Processo Legislativo. Poder Executivo. Poder Judiciário. As Funções Essenciais à Justiça. Ordem Econômica, Financeira e Social. A Tripartição de Funções e Direitos Fundamentais. Direito Processual Civil I (60 horas) EMENTA: Das Partes e dos Procuradores. Do Litisconsórcio e da Assistência. A Intervenção de Terceiros. Competência. Dos Poderes, dos Deveres e da Responsabilidade do Juiz. Dos Auxiliares da Justiça. Dos Atos Processuais. Dos Atos do Juiz. Do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais. Dos Prazos. Das Comunicações dos Atos. Das Nulidades. Formação, Suspensão e Extinção do Processo. A Relação Jurídica Processual e os Direitos Fundamentais. Direito Empresarial II (60 horas) EMENTA: Sociedades. Sociedade não Personificada. Sociedade Personificada. Sociedade em nome coletivo. Sociedade em comandita simples. Sociedade limitada. Sociedade anônima. Sociedade em comandita por ações. Sociedades Cooperativas. Extinção das sociedades. Sociedades dependentes de autorização. Teoria Geral dos Títulos de Crédito. Dos Títulos de Crédito em Espécie: letra de câmbio, duplicata, nota promissória, cheque, outros títulos de crédito. As Sociedades Empresárias e os Direitos Fundamentais. Direito Civil IV (60 horas) EMENTA: Do Direito das Obrigações: do Adimplemento e Extinção das Obrigações; do Inadimplemento das Obrigações. A Extinção das Obrigações, Liberdades e Direitos Fundamentais. Direito Penal III (60 horas) EMENTA: A Dicotomia do Código Penal Brasileiro. Dos Crimes Contra a Pessoa: Dos Crimes Contra a Vida; Das Lesões Corporais; Da Periclitação da Vida e da Saúde; Da Rixa. Dos Crimes Contra a Honra. Dos Crimes Contra a Liberdade Individual: Dos Crimes Contra a Liberdade Pessoal; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade do Domicílio; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade de Correspondência; Dos Crimes Contra a Inviolabilidade dos Segredos. Dos Crimes Contra o Patrimônio: Furto; Do Roubo e da Extorsão; Da Usurpação; Do Dano; Da Apropriação Indébita; Do Estelionato e outras fraudes; Da Receptação; Das Disposições Gerais. A Tutela Penal dos Direitos Fundamentais.

5 5º PERÍODO Direito Penal IV (60 horas) EMENTA: Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual: Dos Crimes Contra a Liberdade Sexual; Dos Crimes Sexuais Contra Vulnerável; Das Disposições Gerais; Do Lenocínio e do Tráfico de pessoa para fim de prostituição ou outra forma de exploração sexual. Do Ultraje Público ao Pudor; Disposições Gerais. Dos Crimes Contra a Família: Dos Crimes contra o Casamento; Dos Crimes contra o estado de filiação; Dos Crimes contra a assistência familiar; Dos Crimes contra o pátrio poder, tutela ou curatela. Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública: Dos Crimes de Perigo; Dos Crimes contra a segurança dos meios de comunicação e transporte e outros serviços públicos; Crimes contra a saúde pública. Dos Crimes Contra a Paz Pública. A Tutela Penal da Família. Direito Processual Civil II (60 horas) EMENTA: Do Processo. Do Procedimento Sumário. Procedimento Ordinário. Do Procedimento Sumaríssimo. Do Processo nos Tribunais. Direito Fundamental à Segurança Jurídica: o procedimento e a segurança jurídica. Direito Empresarial III (60 horas) EMENTA: Falência e Recuperação de Empresa. Disposições Preliminares. Disposições Comuns. À Recuperação Judicial e à Falência. Recuperação Judicial. Viabilidade da Empresa. Meios e Recuperação da Empresa. Órgãos da Recuperação Judicial. Do Administrador Judicial e do Comitê de Credores. Do Processo de Recuperação Judicial. Convolação em Falência. Recuperação Extrajudicial. Falência. Natureza Jurídica. Os Pressupostos do Estado de Falência. O processo Falimentar. A Declaração Judicial da Falência. Efeitos Jurídicos da Sentença Declaratória. A Revogação dos Atos e Contratos Praticados pelo Devedor antes da Falência. Da Administração da Falência. A Arrecadação e Guarda do Patrimônio do Falido. Do Pedido de Restituição e dos Embargos de Terceiros. Verificação dos Créditos. A Classificação dos Créditos. Liquidação do Processo Falimentar. Reabilitação do Falido. Direitos Fundamentais Aplicados ao Processo de Falência e Recuperação Judicial. Direito Administrativo I (60 horas) EMENTA: Noções Preliminares. Administração Pública. Poderes Administrativos. Atos Administrativos. Licitação. Contratos Administrativos. A Administração Pública e Direitos Fundamentais. Direito Civil V (60 horas) EMENTA: Da Teoria Geral dos Contratos: Introdução à teoria dos contratos, Requisitos, Princípios, Interpretação, Classificação, Relatividade dos efeitos, Dos Contratos em Geral; Dos Contratos em espécie: contrato de compra e venda. Direito Fundamental à Liberdade Pressuposto do Direito Contratual.

6 6º PERÍODO Direito Penal V (60 horas) EMENTA. Dos Crimes Contra a Fé Pública: Da moeda falsa; Da falsidade de títulos e outros papéis públicos; Da falsidade documental; De outras falsidades. Dos Crimes Contra a Administração Pública: Dos Crimes praticados por funcionário público contra a administração geral; Dos crimes praticados por particular contra a administração geral; Dos crimes praticados por particular contra a administração pública estrangeira; Dos crimes contra a administração da justiça; Dos crimes contra as finanças públicas. Direitos Fundamentais e Direito Penal. Direito Civil VI (60 horas) EMENTA: Do Direito das Obrigações: das Várias Espécies de Contrato; dos Atos Unilaterais; da Responsabilidade Civil. A Responsabilidade Civil nas Relações Familiares. Direito Processual Civil III (60 horas) EMENTA: Conceito de recurso. Princípios fundamentais dos recursos. Atos processuais sujeitos a recurso. Natureza jurídica dos recursos. Juízo de admissibilidade e juízo de mérito. Pressupostos recursais. Efeitos do recurso. Reexame necessário. Recurso adesivo. Dos recursos em espécie: apelação, agravo, embargos de declaração, embargos infringentes, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, embargos de divergência. Do processo nos tribunais: procedimento nas ações de competência originária, ação rescisória. Direito Fundamental ao Recurso. Direito Administrativo II (60 horas) EMENTA: Serviços Públicos. Servidores Públicos. Processo Administrativo. Bens Públicos. Restrições do Estado Sobre a Propriedade Privada. Direito Municipal. Controle da Administração. Responsabilidade Civil do Estado. Desestatização. Consórcios Públicos. Serviços Públicos e Direitos Fundamentais. Direito Processual Penal I (60 horas) EMENTA: Introdução ao Processo penal. Princípios fundamentais. Integração e interpretação. Aplicação da Lei processual penal. Sujeitos do Processo penal. Inquérito policial. Ação penal. Jurisdição e competência. Questões e processos incidentais. Atos e prazos processuais. Sentença. O Processo Penal e os Direitos Fundamentais do Acusado.

7 7º PERÍODO Direito Processual Civil IV (60 horas) EMENTA: Teoria Geral da Execução. Das diversas espécies de execução. Dos embargos do devedor e suas espécies. Da execução por quantia certa contra devedor insolvente. Insolvência. Da remição de bens. Da suspensão e da extinção do processo de execução. Atividade Executiva e os Limites Impostos Pelos Direitos Fundamentais. Direito Processual Penal II (60 horas) EMENTA: Provas. Prisão. Incidentes de liberdade. Procedimentos criminais. Nulidades. Recursos. Ações autônomas de impugnação. Direitos Fundamentais e as Prisões Processuais. Direito Civil VII (60 horas) EMENTA: Do Direito das Coisas: Da Posse; dos Direitos Reais; da Propriedade. Direito Fundamental à Propriedade. Direito do Trabalho I (60 horas) EMENTA: Formação Histórica do Direito do Trabalho. Definição e Função do Direito do Trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. Princípios. O Direito do Trabalho no Ordenamento Jurídico. Direito Individual do Trabalho. Relação de Emprego. Contrato de Trabalho. O Empregado. O Empregador. Admissão. Efeitos do Contrato de Trabalho. Direitos Fundamentais Sociais Ligados ao Direito do Trabalho. Direito Internacional Privado (30 horas) EMENTA: Formação Histórica Direito Internacional Privado. Introdução ao Direito Internacional Privado. Fundamentos Conceituais do Dipr. Fontes do Dipr. Território, Domicilio e Nacionalidade. Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro. Condições e Situação Jurídica do Estrangeiro no Brasil. Aplicação Prova e Interpretação do Direito Estrangeiro. Ordem Pública, Fraude à Lei, Reenvio, Retorno ou Devolução, Direitos Adquiridos. Direitos do Estrangeiro. Pessoa Jurídica. Aspectos Internacionais do Direito Civil e do Direito Processual Civil. Dipr no Mercosul. A Família e o Direito Internacional Privado. Orientação de Projeto de Monografia (30 horas) EMENTA: Demarcação do tema de pesquisa e da metodologia a ser adotada. Produção do Projeto de Monografia conforme orientação do professor orientador. Apresentação do projeto de monografia. Prática Jurídica Simulada I (30 horas) EMENTA: A ação como instrumento eficaz para o alcance da tutela jurisdicional. Da construção dos processos e suas fases. Breve revisão: do processo de conhecimento;

8 do processo de execução; do processo cautelar; dos procedimentos especiais. Da petição inicial: seus elementos, requisitos e técnica de elaboração nos diversos procedimentos e ritos adequados. Da contestação e das outras modalidades de defesa: seus elementos, requisitos e técnica de elaboração. Estágio Supervisionado I (100 horas) EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

9 8º PERÍODO Direito Civil VIII (30 horas) EMENTA: Do Direito das Coisas: da Superfície; das Servidões; do Usufruto; do Uso; da Habitação; do Direito do Promitente Comprador; do Penhor, da Hipoteca e da Anticrese. A Função Social da Posse: abordagem à Luz do direito fundamental à posse. Direito Processual Civil V (60 horas) EMENTA: Processo cautelar. Teoria Geral do Processo Cautelar. Antecipação de tutela satisfativa genérica e específica. Dos procedimentos cautelares específicos. Dos procedimentos especiais. Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa. As Tutelas de Urgência enquanto Direito Fundamental a um Processo Sem Dilações Indevidas. Direito do Trabalho II (60 horas) EMENTA: Efeitos do contrato de trabalho (continuação). Extinção do contrato de trabalho. Direito Coletivo. Princípios. Sujeitos. Relações coletivas de trabalho. Direito Administrativo do Trabalho. Direito Internacional do Trabalho. Direito Penal Trabalhista. Direitos Fundamentais Sociais na Relação extensão contratual. Ética profissional (30 horas) EMENTA: Conceito de ética; geral e profissional. Teoria ética. Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. Código de Ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Processo Disciplinar. Direito Tributário I (60 horas) EMENTA: A Atividade Financeira do Estado. Direito Financeiro. Despesas Públicas. Receitas Públicas. Orçamento. Controle Orçamentário. Responsabilidade Fiscal. Direito Tributário. Fontes do Direito Tributário. Princípios Constitucionais Tributários. A Norma Tributária. Vigência, Interpretação e Integração da Norma Tributária. Dos Tributos. Domicilio, Capacidade e Responsabilidade Tributária. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Direitos Fundamentais Tributários. Direito Internacional Público (30 horas) EMENTA: Fundamento e Formação Histórica do Direito Internacional Público. Importância do Direito Internacional nos Dias Atuais. Fontes do Direito Internacional. Tratados Internacionais. Relações entre o Direito Interno e o Direito Internacional. Pessoas Internacionais. Estados. Jurisdição do Estado. Representação Internacional. Conflitos Internacionais. Organizações Internacionais. ONU. Organizações Regionais. Direito Comunitário. Domínio Público Internacional. Direito de Guerra e Desarmamento. Direito Internacional, os Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.

10 Orientação de Monografia I (30 horas) EMENTA: Estudo da bibliografia coletada. Orientação presencial com o professor orientador. Produção preliminar do texto monográfico conforme orientação do professor orientador. Prática Jurídica Simulada II (30 horas) EMENTA: Da Análise de Sentenças. Das diversas modalidades de recursos: dos elementos, seus requisitos e técnica de elaboração nos diversos procedimentos e ritos adequados. Estágio Supervisionado II (100 horas) EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

11 9º PERÍODO Direito Tributário II (60 horas) EMENTA: Competência Tributária. Crédito Tributário. Obrigação Tributária. Lançamento do Crédito Tributário. Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Administração Tributária. Garantias e Privilégios do Crédito Tributário. Ilícitos Tributários. Tributário. Processo Tributário Administrativo. Processo Judicial Tributário. Execução Fiscal. Defesa Tributária. Direitos Fundamentais: o crédito tributário e a dignidade humana. Direito Processual Civil VI (30 horas) EMENTA: Dos procedimentos especiais de jurisdição voluntária. Das ações coletivas. Direitos Fundamentais Transindividuais. Direito Processual do Trabalho (60 horas) EMENTA: Autonomia do Direito Processual do Trabalho. Organização da Justiça do Trabalho. Competência da Justiça do Trabalho. As ações trabalhistas. Dissídio individual. Recurso no dissídio individual. Execução no dissídio individual. Dissídio coletivo. Ação de Cumprimento. Tópicos de Direito Penal e Processo Penal (30 horas) EMENTA: Temas Gerais de Direito Penal e de Direito Processual Penal à Luz dos Direitos Fundamentais. Direito Previdenciário (30 horas) EMENTA: Histórico da Seguridade Social. Definição de Seguridade Social. A Seguridade na CF/88. Plano de Custeio e Plano de Benefícios da Previdência Social. Processo Administrativo Previdenciário. Direito Fundamental à Prevenção ao Risco Social. Direito Civil IX (60 horas) EMENTA: Do Direito de Família - do Direito Pessoal: do Casamento; das Relações de Parentesco. Do Direito de Família do Direito Patrimonial: do Regime de Bens entre os Cônjuges; do Usufruto e da Administração dos Bens dos Filhos Menores; dos Alimentos; do Bem de Família. Do Direito de Família da União Estável. Do Direito de família - da Tutela; da Curatela. Orientação de Monografia II (30 horas) EMENTA: Orientação presencial com o professor orientador. Releitura e Revisão do texto monográfico preliminar. Produção do texto monográfico definitivo. Depósito da monografia.

12 Prática Jurídica Simulada III (30 horas) EMENTA: Persecução penal: ação penal, denúncia e queixa-crime, instrução criminal, alegações finais e sentença. Prisão processual e liberdade provisória. Habeas Corpus. Recursos em espécie. Execução penal. Estágio Supervisionado III (100 horas) EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

13 10º PERÍODO Direito do Consumidor (30 horas) EMENTA: Conceito de consumidor. A tutela jurídica do consumidor: tutelas constitucional e infraconstitucional. O surgimento do Direito do Consumidor e sua evolução histórica. Características próprias do contrato de consumo. Responsabilidade civil, penal e administrativa do fornecedor. As tutelas metaindividuais no Código de Defesa do Consumidor. A Proteção Jurídica do Consumidor: um direito fundamental. Direito Civil X (60 horas) EMENTA: Do Direito das Sucessões: da Sucessão em Geral; da Sucessão Legítima; da Sucessão Testamentária; do Inventário e da Partilha. Famílias Plurais e o Direito das Sucessões. Direito Ambiental (30 horas) EMENTA: Teoria geral do Direito Ambiental. Tutela constitucional do meio ambiente. A Política Nacional do Meio Ambiente. Estudo e Relatório de Impacto Ambiental. Licenciamento ambiental. Tombamento. Responsabilidade Ambiental. Tutela processual do meio ambiente. Direito Ambiental internacional. A Proteção ao Meio Ambiente: um direito fundamental transindividual. Legislação Especial (60 horas) EMENTA: Direito Mineral; Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso; Improbidade Administrativa; Noções de Direito Eleitoral. Os Microssistemas e a Unificação do Ordenamento Jurídico à Luz dos Direitos Fundamentais. Legislação Penal Especial (60 horas) EMENTA: Juizado Especial Criminal (Lei 9.099/95). Lei do Abuso de autoridade (Lei 4.898/65). Crimes Eleitorais (Lei 4.737/65). Lei de Tortura (Lei 9.455/97). Crimes Hediondos (Lei 8.072/90). Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). Organizações Criminosas (Lei 9.034/1995). Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Estatuto do Desarmamento (Lei /03). Crimes da Lei /05. Lei Maria da Penha (Lei /06). Lei de Drogas (Lei /06). Os Microssistemas e a Unificação do Ordenamento Jurídico à Luz dos Direitos Fundamentais. Tópicos de Direito Civil e Processo Civil (30 horas) EMENTA: Temas Gerais de Direito Civil e de Direito Processual Civil, à Luz dos Direitos Fundamentais. Prática Jurídica Simulada IV (30 horas) EMENTA: Prática forense no processo de conhecimento trabalhista, desde a instauração, passando pela instrução, sentença, recurso até a fase de execução, com o

14 uso de situações simuladas. Da prática de elaboração de petição inicial trabalhista: elementos, requisitos e técnica de elaboração. Da prática de elaboração das diversas espécies de defesa: elementos, requisitos e técnica de elaboração. Da prática de elaboração das diversas espécies de recursos: elementos, requisitos e técnica de elaboração. Estágio Supervisionado IV (100 horas) EMENTA: Das atividades práticas simuladas: estágio profissional simulado com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e vivência no que diz respeito ao trâmite dos processos administrativos e judiciais, consistindo na análise de casos hipotéticos, comparecimento a audiências simuladas, exercício simulado das várias funções jurídicas e elaboração de peças simuladas. Das atividades práticas reais: estágio profissional real em entidades públicas ou privadas, judiciais, empresariais, comunitárias e sindicais conveniadas com o Núcleo de Prática Jurídica do IESI, consistindo no atendimento de partes, análise de casos reais, comparecimento a audiências, elaboração de peças. Das técnicas e atividades de mediação, conciliação e arbitragem.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 1 V CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAPÁ DIREITO CIVIL Anexo I PROGRAMA DO CONCURSO 1 DAS PESSOAS. DA PERSONALIDADE. CAPACIDADE JURÍDICA E DE FATO. DA PESSOA NATURAL

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...15 DIREITO ADMINISTRATIVO...17 Fernando Ferreira Baltar Neto e Ronny Charles Lopes de Torres 1. Direito Administrativo e o Regime Jurídico-Administrativo...17

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal. Tábua de Abreviaturas. Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal. Tábua de Abreviaturas. Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Índice Geral Índice Sistemático do Código Penal Tábua de Abreviaturas Código Penal Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Referências Bibliográficas Apêndice Índice Alfabético-Remissivo Obras do Autor

Leia mais

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição

SUMÁRIO. Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição SUMÁRIO Questões comentadas dos exames da OAB - 2ª edição Apresentação - Marco Antonio Araujo Junior Sobre os autores 1.1 Introdução princípios e poderes 1.2 Ato administrativo 1.3 Organização da Administração

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matriz curricular 2012.01

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA. Matriz curricular 2012.01 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO Matriz curricular 2012.01 FASE CÓD. DISCIPLINA PRÉ- REQUISITOS (Observação) CARGA HORÁRIA

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Fase: I Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04 A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2010/1

Leia mais

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema %

INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual. Penal. Tema % INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Ministério Público Estadual Penal Crimes contra o patrimonio 10,29 Causas de extinção da punibilidade 5,88 Tipicidade 5,88 Estatuto do desarmamento 4,41 Maria da Penha 4,41 Concurso

Leia mais

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA.

RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. RESOLUÇÃO CAS Nº 34/2010 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo

Leia mais

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione

Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione 9 Sumário Autores... 5 Nota à 3ª Edição... 17 Apresentação DA obra... 19 Direito Administrativo Flávia Cristina Moura de Andrade e Lucas dos Santos Pavione Princípios do Direito Administrativo... 23 Poderes

Leia mais

Ementário do curso de

Ementário do curso de Introdução ao Estudo de I Ementário do curso de A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do. Positivo. objetivo e subjetivo. Público e Privado. Capacidade das pessoas. Filosofia

Leia mais

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil

Administrativo. Atualidades. Política 53,85 Segurança Pública 30,77 Relações Internacionais 7,69 Educação 7,69. Direito Civil INCIDÊNCIA DE QUESTÕES - Delegado Federal Administrativo Organização-Administração Pública 15,79 Ato Administrativo 15,79 Improbidade Administrativa 15,79 Princípios 10,53 Licitação 10,53 Serviço Público

Leia mais

Ementário do curso de Direito

Ementário do curso de Direito Introdução ao I Fase: I Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04 A sociedade. e ordem jurídica. Conceito de justiça. e moral. Fontes do direito. positivo. objetivo e subjetivo. público e privado. Pessoa física

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1. MEIOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E JUIZADOS ESPECIAIS** **Optativa Ementa:

MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1. MEIOS NÃO ADVERSARIAIS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E JUIZADOS ESPECIAIS** **Optativa Ementa: MATRIZ CURRICULAR MÓDULO 1 METODOLOGIA DA PESQUISA (Esmesc Virtual)* *Obrigatória para o curso em nível de pós-graduação Ementa: O ato de pesquisar. Redação Técnica. Procedimentos Metodológicos. Projeto

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS

CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADE DETALHADA DO CURSO COM AS EMENTAS DAS DISCIPLINAS Introdução ao Estudo do Direito 1º PERÍODO Direito e perfil da Introdução ao Estudo do Direito. Direito, Estado

Leia mais

4.ª SÉRIE 5.ª SÉRIE (***) DISCIPLINAS EM REGIME DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DREC

4.ª SÉRIE 5.ª SÉRIE (***) DISCIPLINAS EM REGIME DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DREC Curso: Graduação: Regime: Duração: DIREITO MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM DIREITO SERIADO ANUAL NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13. 7. Nacionalidade...40

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13. 7. Nacionalidade...40 SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 13 1. Direito Constitucional 15 1. Poder Constituinte...15 2. Teoria Da Constituição e Princípios Fundamentais...16 3. Hermenêutica Constitucional e Eficácia das Normas

Leia mais

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial

Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial Tribunal de Justiça do Piauí TJ/PI Área Judiciária Carreira de Escrivão Judicial ÍNDICE VOLUME 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto

Leia mais

ATO (N) N.º 175/99 - CPJ, de 05 de março de 1999 (PT nº 22.779/90)

ATO (N) N.º 175/99 - CPJ, de 05 de março de 1999 (PT nº 22.779/90) ATO (N) N.º 175/99 - CPJ, de 05 de março de 1999 (PT nº 22.779/90) REVOGADO pelo Ato (N) nº 545-PGJ/CPJ de 14/08/2008 Altera a redação de dispositivos do ATO (N) nº 82/96, de 14 de fevereiro de 1996, com

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 03/2013 PONTO 1 Direito Penal Conceito de Direito Penal. História do Direito Penal. História do Direito Penal Brasileiro, Doutrinas e Escolas Penais. Sistemas Penitenciários. Direito Processual Penal Princípios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO. Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Ementário de Disciplinas Matriz curricular 154 Língua Portuguesa e Comunicação Leitura, análise, interpretação

Leia mais

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE

CURSO DE DIREITO PERÍODO NOTURNO 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE 2015-2 HORÁRIO DO 1º SEMESTRE Introdução ao Estudo do Direito Ciência Política e Teoria Geral do Estado Filosofia Redação e Linguagem Jurídica Direito, Pessoa e Sociedade Introdução ao Estudo do Direito

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE CURSO DE DIREITO EMENTAS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE CURSO DE DIREITO EMENTAS Curso: DIREITO - BACHARELADO Disciplina Matriz/Fase Ementa Atual Ementa Proposta Ciência Política. Sociedade. Estado. Estado: conceito, origem, elementos, evolução histórica. Teorias do Estado. Estado

Leia mais

ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA. Edição 2013. Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS. 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS

ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA. Edição 2013. Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS. 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS Edição 2013 ARTHUR TRIGUEIROS e WANDER GARCIA Coordenadores CONCURSOS POLICIAIS 2 a Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Direito Constitucional 13 1. PODER CONSTITUINTE... 13 2. TEORIA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO DISCIPLINA: Ciência Política A Ciência Política. Métodos e técnicas. As relações entre Poder, Direito e Estado. Origem e evolução do poder e do Estado.

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:55. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00- DIR.00.00.00- ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

ATO (N) N.º 148/98 - CPJ, de 15 de julho de 1998 PT. 22.779/90

ATO (N) N.º 148/98 - CPJ, de 15 de julho de 1998 PT. 22.779/90 ATO (N) N.º 148/98 - CPJ, de 15 de julho de 1998 PT. 22.779/90 REVOGADO pelo Ato (N) nº 545-PGJ/CPJ de 14/08/2008 Altera a redação de dispositivos do Ato (N) N.º 82/96, de 14 de fevereiro de 1996, com

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA. Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Goiás

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA. Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Goiás Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Goiás ANEXO II PROGRAMA/CONTEÚDO POR GRUPO DE DISCIPLINAS Grupo I DIREITO PENAL 1- Evolução histórica do Direito Penal: escolas, sistemas

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO

SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO SUMÁRIO NOTA DO AUTOR À TERCEIRA EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo I FLEXIBILIZAÇÃO... 21 1.1. Definição... 21 1.2. Flexibilização da norma... 23 1.3. Flexibilizar a interpretação e

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO. ANEXO EMENTAS (Turma III) CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSO CIVIL E GESTÃO DO PROCESSO CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 390 h/a Seminário de Integração e Motivação SIM () Seminário de imersão. Capacita o aluno a quebrar barreiras

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7 CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO Turno: MATUTINO/NOTURNO Currículo nº 7 Reconhecido pelo Decreto nº. 50.355, de 18.03.61, D.O.U. nº 67 de 22.03.61. Renovação de Reconhecimento Decreto n 2039, de 20.07.2011

Leia mais

24º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS D I R E I T O P E N A L

24º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS D I R E I T O P E N A L MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA SECRETARIA DO CONSELHO SUPERIOR E COLÉGIO DE PROCURADORES E PROMOTORES 24º CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

I Das vagas abertas para seleção:

I Das vagas abertas para seleção: A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec/RJ torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de professor horista para o Curso de Graduação em Direito. I Das vagas abertas para seleção:

Leia mais

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD

SEGUNDO PERÍODO DISCIPLINA EMENTA CRÉD Ementas das Disciplinas de Direito PRIMEIRO PERÍODO 0 Atividades Complementares 1 Ciência Política A Ciência Política Métodos e técnicas As relações entre Poder, Direito e Estado Origem e evolução do poder

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS Direito Penal IV EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO Dos crimes contra a pessoa (crimes contra a vida; lesões corporais; periclitação da vida e da saúde; crimes contra a honra; crimes

Leia mais

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 Sumário Prefácio... 11 Apresentação dos autores... 13 Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 1. Para entender a lei... 26 2. Aspectos gerais... 28 2.1 Fundamento constitucional... 28 2.2 A Lei dos

Leia mais

Sumário. Resumo Direito Constitucional

Sumário. Resumo Direito Constitucional Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1 Dos direitos e garantias fundamentais 1.1.1 Dos direitos e deveres individuais e coletivos 1.1.1.1 Extradição 1.1.2 Dos direitos sociais 1.1.3 Da nacionalidade 1.1.4

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Ponto 1 - Das pessoas naturais. Das pessoas jurídicas. Direitos da personalidade. Desconsideração da Personalidade Jurídica. Do domicílio. - Princípios e conceitos gerais do Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação Lista de Abreviaturas

SUMÁRIO. Apresentação Lista de Abreviaturas SUMÁRIO Apresentação Lista de Abreviaturas PARTE 1 - VADE MECUM Índice da Constituição da República Constituição da República Ato das Disposições Transitórias Índice do Código Civil Lei de introdução ao

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL

PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL EDITAL Nº 14/2008/PGDF/ESAF,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 PMSGP

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 PMSGP CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2015 PMSGP RETIFICAÇÃO Nº 001/2015 PMSGP A Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha (ES) e a G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística tornam pública a RETIFICAÇÃO

Leia mais

PARTE I O DIREITO DA VÍTIMA OU OFENDIDO EM FASE A CONSEQUÊNCIA DA PRÁTICA DO DELITO CAPÍTULO I DOS DIREITOS HUMANOS

PARTE I O DIREITO DA VÍTIMA OU OFENDIDO EM FASE A CONSEQUÊNCIA DA PRÁTICA DO DELITO CAPÍTULO I DOS DIREITOS HUMANOS PARTE I O DIREITO DA VÍTIMA OU OFENDIDO EM FASE A CONSEQUÊNCIA DA PRÁTICA DO DELITO CAPÍTULO I DOS DIREITOS HUMANOS 1, Os Direitos Humanos...,...,...,... 01 2. Comentários sobre Alguns Artigos da Declaração

Leia mais

Questões por Período PERÍODOS DISCIPLINAS NÚMEROS DE QUESTÕES. HERMENÊUTICA (Leocimar) (Myriam) HISTÓRIA DO DIREITO (Fernando) ÉTICA (Tiago Meireles)

Questões por Período PERÍODOS DISCIPLINAS NÚMEROS DE QUESTÕES. HERMENÊUTICA (Leocimar) (Myriam) HISTÓRIA DO DIREITO (Fernando) ÉTICA (Tiago Meireles) Questões por Período PERÍODOS DISCIPLINAS NÚMEROS DE QUESTÕES 1º GERAIS: 03 QUESTÕES HERMENÊUTICA (Leocimar) PSICOLOGIA I (Myriam) HISTÓRIA DO DIREITO (Fernando) ÉTICA (Tiago Meireles) Conceito e definição

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino)

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 14:56. Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Curso: DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências Jurídicas Direito (Matutino) Ano/Semestre: 0/ 0/0/0 : s por Curso DIR.000.00.00- DIR.000.00.00- DIR.00.00.00-0 DIR.00.00.00-0 ECO.0.00.00- PDE.000.00.000-0

Leia mais

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35

DIREITO PENAL ÍNDICE. CAPÍTULO 03... 34 Concurso de Crimes... 34 Concurso Material...34 Concurso Formal...34 Crime Continuado...35 DIREITO PENAL ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Introdução ao Direito Penal e Aplicação da Lei Penal... 7 Introdução ao Estudo do Direito Penal...7 Teoria do Crime...8 Princípio da Legalidade (Anterioridade - Reserva

Leia mais

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA

PROGRAMA DE ESTUDOS. Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA O CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: ASSESSOR JURÍDICO PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA 1.

Leia mais

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA

C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA C- ÁREA PROFISSIONAL DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA DIREITO NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA Titulação conferida: Aprimoramento Supervisora: Dra. Solange Gonçalves Roja Potecasu Características: (duração 12

Leia mais

ÍNDICE VOLUME 1. ATUALIDADES Notícias nacionais e internacionais veiculadas pela imprensa nacional escrita e falada, nos últimos 12 meses...

ÍNDICE VOLUME 1. ATUALIDADES Notícias nacionais e internacionais veiculadas pela imprensa nacional escrita e falada, nos últimos 12 meses... Ministério Público do Estado de São Paulo MPE/SP ANALISTA DE PROMOTORIA I (Assistente Jurídico) ÍNDICE VOLUME 1 LINGUA PORTUGUESA Interpretação de textos... 01 Ortografia... 09 Acentuação... 10 Crase...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO Concurso Público n 01/2010 para provimento do carg o de Juiz do Trabalho Substituto do TRT/3ª Região PROVA ORAL PONTO N 01 Direito Individual e Coletivo do Trabalho Princípios do Direito do Trabalho. Direito

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso:

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR. Emissão: 28/05/2012 14:09 Página: 1 de 6. Colegiado: COLEGIADO DE DIREITO Curso: 1 de 6 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 DIT101 - Introdução ao Direito - Ativa desde: Atividade Pedagógica DIT102 - Filosofia - Ativa desde: DIT103 - Metodologia Científica - Ativa desde: DIT104 - Ciência

Leia mais

A-SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA - ASSUNTOS JURÍDICOS ATO NORMATIVO Nº 627/2010-PGJ-CPJ, de 20 DE JANEIRO DE 2010. (Pt. nº 53.

A-SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA - ASSUNTOS JURÍDICOS ATO NORMATIVO Nº 627/2010-PGJ-CPJ, de 20 DE JANEIRO DE 2010. (Pt. nº 53. A-SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA - ASSUNTOS JURÍDICOS ATO NORMATIVO Nº 627/2010-PGJ-CPJ, de 20 DE JANEIRO DE 2010. (Pt. nº 53.888/09) Revogado pelo Ato (N) nº 676/2011 PGJ/CPJ, de 10/01/2011 Modifica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1. Carga horária. Teórica Prática Total. Carga horária

MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1. Carga horária. Teórica Prática Total. Carga horária MATRIZ CURRICULAR INGRESSANTES: 1º 2011 MATRIZ EM VIGOR DESDE 2009.1 CURSO: DIREITO IES: Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE Carga Horária de Integralização: 4.460 Regime: Semestral Nº de

Leia mais

FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA

FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA FACILUZ / UNIESP ILHA SOLTEIRA EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO 1º SEMESTRE Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Série: 1º SEMESTRE Conceito de Direito: conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes.

Leia mais

1ª Série. 2ª Série. 3ª Série

1ª Série. 2ª Série. 3ª Série Teórica: 3.094 Prática: 68 Estágio Obrigatório: 360 Monografia: 68 Atividade Acadêmica Complementar: 178 Total do Curso: 3.768 1ª Série 5ECO043 Princípios de Economia A 68 68 5FIL064 Lógica B 1S 34 34

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: 1. TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO 2. PARTES NO PROCESSO DE EXECUÇÃO 3. COMPETÊNCIA 4. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR QUALQUER EXECUÇÃO 5. FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA 5.1 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

Leia mais

Edição 2013 CONCURSOS DE MAGISTRATURA ESTADUAL

Edição 2013 CONCURSOS DE MAGISTRATURA ESTADUAL Edição 2013 CONCURSOS DE MAGISTRATURA ESTADUAL SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 15 1. Direito Civil 19 1. LIDB...19 1.1. Eficácia da lei no tempo...19 1.1.1. Vacatio legis...19 1.1.2. Vigência da lei

Leia mais

C0NTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO TROPA DE ELITE POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL

C0NTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO TROPA DE ELITE POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL C0NTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSO TROPA DE ELITE POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL 1. CONHECIMENTOS GERAIS 1.1. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia

Leia mais

Concursos de. cartório. 2 a edição 2.000. questões 18 disciplinas

Concursos de. cartório. 2 a edição 2.000. questões 18 disciplinas Concursos de cartório 2.000 questões 18 disciplinas 2 a edição 3 Sumário 1. Língua Portuguesa 11 1. Interpretação de textos... 11 2. Redação... 25 3. Semântica / ortogra fia / acentuação gráfica...35 4.

Leia mais

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Í N D I C E Código Disciplina Página DIR 05-00188 Direito Penal I 2 DIR 05-00361 Direito Penal II 3 DIR 05-00528 Direito Penal III 4 DIR 0-00684 Direito Penal IV 5 DIR 05-07407

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROFESSOR ALBERTO DEODATO 1º PERIODO CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA

FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROFESSOR ALBERTO DEODATO 1º PERIODO CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA CURSO: FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Carga Horária de Integralização: 4520 h Regime: semestral Nº de Semanas Letivas: 20 semanas Nº de Dias Letivos Semanais: 5 dias Nº de Dias Letivos Semestrais: 100

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

Capítulo I INQUÉRITO POLICIAL E AÇÃO PENAL Seção I REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL (OU NOTITIA CRIMINIS )

Capítulo I INQUÉRITO POLICIAL E AÇÃO PENAL Seção I REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL (OU NOTITIA CRIMINIS ) Manual de Prática Penal Sumário Manual de Prática Penal Capítulo I INQUÉRITO POLICIAL E AÇÃO PENAL Seção I REQUERIMENTO DE INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL (OU NOTITIA CRIMINIS ) Fundamento Legal... 33

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIPÁ SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO ESTADO DO PARA

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIPÁ SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO ESTADO DO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EDITAL DE CONCURSO Nº 002/2014 REALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA ANDERSON BENTO MARIA, Prefeito Municipal de Maripá, Estado do Paraná por meio da Secretaria

Leia mais

VOLUME I CAPÍTULO I. Administrativo

VOLUME I CAPÍTULO I. Administrativo Sumário -~ VOLUME I CAPÍTULO I Administrativo Contestação à reclamação administrativa... Defesa administrativa em notificação por falta de alvará de licença de localização... Defesa administrativa à Secretaria

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 A FACULDADE 7 DE SETEMBRO, através do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA,

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 11. Roteiro simplificado da Falência... 13

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 11. Roteiro simplificado da Falência... 13 Lei de Falência e Recuperação de Empresas Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 11 Roteiro simplificado da Falência... 13 Roteiro simplificado da Recuperação Judicial... 15 Resumo

Leia mais

Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL. Clarissa Marcondes Macéa DIREITO CIVIL. José Carlos Van Cleef de Almeida Santos DIREITO EMPRESARIAL

Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL. Clarissa Marcondes Macéa DIREITO CIVIL. José Carlos Van Cleef de Almeida Santos DIREITO EMPRESARIAL Sumário DIREITO CONSTITUCIONAL Clarissa Marcondes Macéa Capítulo I Direito Constitucional e Constituição Capítulo II Poder Constituinte Capítulo III Nova Constituição e Ordenamento Jurídico Anterior Capítulo

Leia mais

Nota do autor, xix. 5 Dissolução e liquidação, 77 1 Resolução da sociedade em relação a um sócio, 77

Nota do autor, xix. 5 Dissolução e liquidação, 77 1 Resolução da sociedade em relação a um sócio, 77 Nota do autor, xix 1 Empresa, 1 1 Empreender, 1 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 3 4 Registro, 8 4.1 Redesim, 10 4.2 Usos e práticas mercantis, 14 4.3 Empresário rural, 15 5 Firma individual,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS SEÇÃO DE CONCURSOS

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS SEÇÃO DE CONCURSOS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS SEÇÃO DE CONCURSOS 29º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT PROGRAMA DAS DISCIPLINAS GRUPO I DIREITO PENAL

Leia mais

Acompanha a Resolução Consepe nº 18 de 1997

Acompanha a Resolução Consepe nº 18 de 1997 Acompanha a Resolução Consepe nº 18 de 1997 1º Ano Direito Civil I Evolução histórica. Princípios fundamentais. Sujeito de Direitos. Personalidade jurídica. Pessoas naturais. Pessoas jurídicas. Fatos,

Leia mais

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49 Nota do autor, xv Parte I - Teoria Geral da Empresa, 1 1 Introdução ao Direito de Empresa, 3 1.1 Considerações gerais, 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa, 4 1.3 Fontes

Leia mais

Natureza - Obrigatória Teórica 72

Natureza - Obrigatória Teórica 72 1 de 5 Nível: Bacharelado 01 - - DIR101 - Introdução ao Direito DIR102 - Filosofia Natureza - Obrigatória Teórica 36 DIR103 - Metodologia Científica Natureza - Obrigatória Teórica 36 DIR104 - Ciência Política

Leia mais

Conteúdo programático do curso OAB

Conteúdo programático do curso OAB Conteúdo programático do curso OAB Disciplinas Carga Horária ( 30 min.) No. Aulas (noite) Estatuto da Criança e do Adolescente 6 horas/aulas 01 Histórico e Visão Geral do Estatuto Direitos Fundamentais

Leia mais

apresentação... 29 capítulo i - atuação cível do ministério público (tutela coletiva especializada e tutela individual geral)...

apresentação... 29 capítulo i - atuação cível do ministério público (tutela coletiva especializada e tutela individual geral)... Sumário SUMÁRIO sobre o autor leonardo barreto moreira alves... 5 sobre o autor márcio soares berclaz... 7 prefácio... 27 apresentação... 29 capítulo i - atuação cível do ministério público (tutela coletiva

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGU - - Procurador Federal

SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGU - - Procurador Federal AGU - - Procurador Federal SUMÁRIO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 1 Aplicação da lei penal... 17 2 Crime... 27 3 Exclusão de ilicitude... 39 4 Imputabilidade penal... 44 5 Concurso de pessoas... 47 6

Leia mais

Sobre o autor leonardo barreto moreira alves... 5. Sobre o autor márcio soares berclaz... 7. Prefácio... 25. apresentação... 27

Sobre o autor leonardo barreto moreira alves... 5. Sobre o autor márcio soares berclaz... 7. Prefácio... 25. apresentação... 27 Sumário SUMÁRIO Sobre o autor leonardo barreto moreira alves... 5 Sobre o autor márcio soares berclaz... 7 Prefácio... 25 apresentação... 27 capítulo i atuação cível do ministério público (tutela coletiva

Leia mais

EDITAL Nº. 004/2011- SMA

EDITAL Nº. 004/2011- SMA EDITAL Nº. 004/2011- SMA ANEXO I PROGRAMA DO CONCURSO PARA PROCURADOR /VR 1. DIREITO CONSTITUCIONAL 1.1. Constituição: conceito e conteúdo. Poder constituinte original e derivado. 1.2. Eficácia, aplicação

Leia mais

WANDER GARCIA Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País CONCURSOS CESGRANRIO. Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS

WANDER GARCIA Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País CONCURSOS CESGRANRIO. Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS WANDER GARCIA Um dos maiores especialistas em Concursos Públicos do País EM CONCURSOS CESGRANRIO Edição 2013 2.000 QUESTÕES COMENTADAS COMO PASSAR EM CONCURSOS CESGRANRIO SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Língua Portuguesa

Leia mais

Grade Curricular. Código Disciplina Créditos Carga TR101 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA 4 04/00 TR109 DIREITO CONSTITUCIONAL II 4 04/00

Grade Curricular. Código Disciplina Créditos Carga TR101 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA 4 04/00 TR109 DIREITO CONSTITUCIONAL II 4 04/00 Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : DIREITO - TRÊS RIOS CÓD. REGISTRO INEP: Contato: coord.dir.itr@yahoo.com.br Telefone: (24) 2255-3677 VAGAS 1º Sem.: 45 2º Sem.: 0 TEMPO (Períodos)

Leia mais

DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO

DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO DIREITO É UNO E INDIVISÍVEL, contudo sua divisão em direito público e privado é aceita por ser útil e necessária, não só sob o prisma da ciência do direito, mas também

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO... 15

Sumário APRESENTAÇÃO... 15 Sumário APRESENTAÇÃO... 15 Capítulo 1 DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Evolução histórica... 17 2. Evolução do Direito Comercial no Brasil... 18 3. Fontes... 21 4. Conceito e autonomia... 22 5. Questões...

Leia mais

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio...

ÍNDICE. Alguns estudos do autor... Prefácio... ÍNDICE Alguns estudos do autor................... Prefácio..................................... 5 11 Capítulo I - CONCEITO DE DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito financeiro e direito tributário........ 23 2.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 EDITAL DE ABERTURA RETIFICAÇÃO 001/2015 CONCURSO PÚBLICO N 001/2015 O, pessoa jurídica de direito público interno, por seu Prefeito Municipal Sr. CLAIRTON WEGMANN, no uso de suas atribuições legais e tendo

Leia mais

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$ PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO Outros Procedimentos Atos e expedientes Habilitação para Casamento 2 214 23 239 Art. 20, II Lei 9.94/13 ISENTO Instrução de Rescisória 240 SEM CUSTAS - Já abrangidas nas custas

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO

ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO ESTRUTURA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA PROCESSO SELETIVO As Aulas serão no Edf. Metrópole, Auditório do Terraço, R. Dr. José Peroba, no Costa Azul. 18/10 18hs às 22hs (total 4hs) PROFESSOR: JOSINALDO LEAL

Leia mais

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$

CLASSES PROCESSUAIS DO 1º GRAU DA JUSTIÇA ESTADUAL ( % ) VRTEES'S R$ PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO Outros Procedimentos Atos e expedientes Habilitação para Casamento 2 214 237 239 Art. 20, II Lei 9.974/13 ISENTO Instrução de Rescisória 240 Já abrangidas nas custas da ação

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 2014.1. 1º PERÍODO DISCIPLINAS Metodologia da Pesquisa Científica 40

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO 2014.1. 1º PERÍODO DISCIPLINAS Metodologia da Pesquisa Científica 40 1º PERÍODO Metodologia da Pesquisa Científica 40 Português Jurídico I 40 Introdução ao Estudo do Direito 80 Filosofia 60 Sociologia 60 Ciência Política e Teoria Geral do Estado 40 Antropologia Jurídica

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO CIVIL. Técnicas de Estudo...

SUMÁRIO DIREITO CIVIL. Técnicas de Estudo... SUMÁRIO Técnicas de Estudo... DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Noções gerais... 3 2. Constituição... 6 3. Poder Constituinte... 15 4. Eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais... 20 5. Controle de

Leia mais

Procedimentos para a Prova Oral

Procedimentos para a Prova Oral VI CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO Procedimentos para a Prova Oral O Excelentíssimo Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da

Leia mais

Faculdade Batista de Minas Gerais. Curso de Direito. Edital de Monitoria No. 3/2015.2. JUNHO de 2015

Faculdade Batista de Minas Gerais. Curso de Direito. Edital de Monitoria No. 3/2015.2. JUNHO de 2015 Faculdade Batista de Minas Gerais Curso de Direito Edital de Monitoria No. 3/2015.2 JUNHO de 2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE BATISTA DE MINAS

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTOS DA PROVA ESCRITA Estágio Supervisionado I (Prática Processual Civil) Processual Civil II Processual Civil I Civil VI Civil V Civil IV Civil III Civil I ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL Pessoa

Leia mais

Fredie Didier Jr. Ravi Peixoto

Fredie Didier Jr. Ravi Peixoto Fredie Didier Jr. Professor-associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (graduação, mestrado e doutorado). Coordenador do curso de graduação da Faculdade Baiana de Direito, Membro

Leia mais

23º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

23º CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPDFT CARGO: PROMOTOR DE JUSTIÇA ADJUNTO PROGRAMA DAS DISCIPLINAS MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA SECRETARIA DO CONSELHO SUPERIOR E COLÉGIO DE PROCURADORES E PROMOTORES 23º CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Humanas de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Humanas de Itabira Renovação de Reconhecimento - Portaria Nº 46 de 14/02/13 - DOU - Nº 31 de 15/02/13 - Seção 1, p.17. Emissão: 06/01/15 11:12 Página: 1/5 0 GDIR083 s Humanos () 0 GDIR084 da Criança e do Adolescente () 0

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 CAPÍTULO II - DO PROCESSO CIVIL... 39 SUMÁRIO Apresentação da Coleção...15 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO... 19 1. Antecedentes históricos da função de advogado...19 2. O advogado na Constituição Federal...20 3. Lei de regência da

Leia mais

5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015

5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015 5º PROCESSO SELETIVO ANABB PARA A FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA - 08/2015 ASSESSORIA JURÍDICA 27/08/2015 EDITAL 01/2015 A Assessoria Jurídica da ANABB torna público o presente Processo Seletivo para

Leia mais

DISCIPLINAS/VINCULAÇÃO DEPARTAMENTAL TIPO: ELETIVA CURSO: MESTRADO

DISCIPLINAS/VINCULAÇÃO DEPARTAMENTAL TIPO: ELETIVA CURSO: MESTRADO Novas Áreas de Concentração Novas Linhas de Pesquisa Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade. Direito da Cidade Estado, Processo e Sociedade Internacional. Direito Público Direito Internacional

Leia mais