O Livro dos Espíritos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Livro dos Espíritos"

Transcrição

1 O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. IV Pluralidade das existências Encarnação nos diferentes mundos q. 172 a 179.

2 [ ] a encarnação não é uma punição para o Espírito, conforme pensam alguns, mas uma condição inerente à inferioridade do Espírito e um meio de ele progredir. [ ]. (KARDEC, A Gênese, cap. XI, item 26)

3 172. As nossas diversas existências corpóreas se realizam todas na Terra? Nem todas; vivemo-las em diferentes mundos. As que passamos na Terra não são as primeiras, nem as últimas, embora sejam das mais materiais e das mais distantes da perfeição.

4 173. A cada nova existência corpórea, a alma passa de um mundo para outro ou pode ter várias existências no mesmo globo? Pode reviver muitas vezes no mesmo globo, se não avançou bastante para passar a um mundo superior.

5 173-a. Podemos então reaparecer muitas vezes na Terra? Certamente. 173-b. Podemos voltar à Terra depois de termos vivido em outros mundos? Seguramente. É possível que já tenhais vivido em outros mundos e na Terra.

6 174. Tornar a viver na Terra constitui uma necessidade? Não, mas, se não progredistes, podereis ir para outro mundo que não seja melhor e que pode até ser pior.

7 Tendo o bem que reinar na Terra, é preciso que dela sejam excluídos os Espíritos endurecidos no mal e que possam trazer-lhe perturbações. [ ] chegado o momento em que, pelo progresso moral de seus habitantes, o globo terráqueo tem de ascender na hierarquia dos mundos, ele será interdito, como morada, a encarnados e desencarnados que não hajam aproveitado os ensinamentos que uns e outros se achavam em condições de aí receber. [ ] vindo substituí-los Espíritos melhores. [ ]. (KARDEC, A Gênese, cap. XVII Juízo final, item 63) (Este texto é bem semelhante ao do item 2, cap. XVIII, item 27, que vemos mais à frente)

8 175. Haverá alguma vantagem em voltar a habitar a Terra? Nenhuma vantagem particular, a menos que seja em missão, caso em que aí se progride, como em qualquer outro mundo. 175-a. Não se seria mais feliz permanecendo na condição de Espírito? Não, não! Estacionar-se-ia e o que se quer é avançar para Deus.

9 Em A Gênese, lemos: [ ] Como, porém, [o Espírito] age em virtude do seu livre-arbítrio, pode ele, por negligência ou má vontade, retardar o seu avanço; prolonga, conseguintemente, a duração de suas encarnações materiais, [ ] por falta sua, ele permanece nas categorias inferiores, obrigado a recomeçar a mesma tarefa. Depende, pois, do Espírito abreviar, pelo trabalho de depuração executado sobre si mesmo, a duração do período das encarnações. (KAR- DEC, A Gênese, cap. XI, item 26)

10 176. Depois de terem encarnado em outros mundos, os Espíritos podem encarnar na Terra, sem que aqui jamais tenham estado? Sim, do mesmo modo que vós em outros globos. Todos os mundos são solidários: o que não se faz num faz-se noutro. 176-a. Assim, há homens que estão na Terra pela primeira vez? Há muitos, e em diversos graus.

11 176-b. Pode-se reconhecer, por um sinal qual quer, quando um Espírito está pela primeira vez na Terra? Isso não teria nenhuma utilidade.

12 177. Para chegar à perfeição e à suprema felicidade, objetivo final de todos os homens, o Espírito deve passar pela série de todos os mundos que existem no Universo? Não, porque há muitos que estão no mesmo grau da escala evoutiva, nos quais o Espírito nada aprenderia de novo.

13

14 177-a. Como se explica, então, a pluralidade de suas existências em um mesmo globo? De cada vez o Espírito pode encontrar-se em posições bem diferentes das anteriores, que serão outras tantas ocasiões de adquirir experiência.

15 Depois que os Espíritos realizaram a soma de progresso que o estado desse mundo comporta, deixam-no para encarnar em outro mais adiantado, onde possam adquirir novos conhecimentos e assim por diante, até que, não lhes sendo mais de proveito algum a encarnação em corpo materiais, passam a viver exclusivamente da vida espiritual, na qual continuam a progredir em outro sentido e por outros meios. Chegados ao ponto culminante do progresso, gozam da suprema felicidade. [ ]. (KARDEC, A Gênese, cap. Xl Gênese espiritual, item 28)

16 178. Os Espíritos podem renascer corporalmente num mundo relativamente inferior àquele em que já viveram? Sim, quando têm uma missão a cumprir para auxiliar o progresso. Aceitam, então, com alegria as tribulações de tal existência, porque lhes fornecem os meios de se adiantarem.

17 178-a. Isso não pode ocorrer também por expiação, e Deus não pode enviar Espíritos rebeldes para mundos inferiores? Os Espíritos podem permanecer estacionários, mas não retrogradam; sua punição, neste caso, consiste em não avançarem, em recomeçarem, no meio conveniente à sua natureza, as existências mal-empregadas.

18 178-a. Isso não pode ocorrer também por expiação, e Deus não pode enviar Espíritos rebeldes para mundos inferiores? Os Espíritos podem permanecer estacionários, mas não retrogradam; sua punição, neste caso, consiste em não avançarem, em recomeçarem, no meio conveniente à sua natureza, as existências mal-empregadas. Tornar a viver na Terra não constitui uma ne cessidade, mas, se não progredistes, podereis ir para outro mundo que não seja melhor e que pode até ser pior. (q. 174)

19 Em A Gênese, no tópico A geração nova : Para que os homens sejam felizes na Terra, é preciso que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que só se dediquem ao bem. Havendo chegado o tempo, grande emigração se verifica dos que a habitam: a dos que praticam o mal pelo mal, ainda não tocados pelo sentimento do bem, os quais, já não sendo dignos do planeta transformado, serão excluídos, visto que, se assim não fosse, lhe ocasionariam de novo perturbação e confusão e constituiriam obstáculo ao progresso. ]=>

20 Irão expiar o endurecimento de seus corações, uns em mundos inferiores, outros em raças terrestres ainda atrasadas, equivalentes a mundos inferiores, aos quais levarão os conhecimentos que hajam adquirido, tendo por missão fazê-las avançar. Serão substituídos por Espíritos melhores, que farão reinem em seu seio a justiça, a paz e a fraternidade. (KARDEC, A Gênese, cap. XVIII Os tempos são chegados, item 27)

21 178-b. Quais os que têm de recomeçar a mesma existência? Os que faliram em suas missões ou em suas provas.

22 179. Os seres que habitam cada mundo alcançaram todos o mesmo grau de perfeição? Não; é como na Terra: há seres mais e menos adiantados.

23 Referências bibliográficas: KARDEC, A. A Gênese. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Rio de Janeiro: FEB, Imagens Mundos: _n.jpg Mundos habitados: sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=imgres&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0 ahukewjd1vma5vttahufjiykhd27aooqjrwibw&url=https%3a%2f %2Fpt.slideshare.net%2FEduardoopithan%2Fprogresso-dos-mundos-edos-espritos-h-muitas-moradas-na-casa-demeu&psig=AFQjCNGjy2LBOKuHIxrkTHfWYhE78ZzSvg&ust= Mundos primitivo/provas e expiações: 2pthtIL2YFc/Tatx58lBPAI/AAAAAAAAC_g/nGbWcPn2o5w/s320/mundos_ha bitados1.jpg Mundos habitados: phpapp02/95/a-influncia-do-processo-educativo-natransio-do-planeta jpg?cb=

24 Site:

Claudio C. Conti

Claudio C. Conti Percepção do Sofrimento Claudio C. Conti www.ccconti.com ESE, Cap. III Há muitas moradas - Kardec Diferentes Categorias de Mundos Habitados 6....mundos primitivos, destinados às primeiras encarnações da

Leia mais

REENCARNAÇÃO: DIVINO PROJETO DE LUZ

REENCARNAÇÃO: DIVINO PROJETO DE LUZ CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS REENCARNAÇÃO: DIVINO PROJETO DE LUZ As nossas diversas existências corporais se verificam todas na Terra? Não; vivemo-las em diferentes mundos. As que aqui passamos não são as

Leia mais

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15

SEE 3 de Outubro. 15/mar/15 SEE 3 de Outubro 15/mar/15 O fortalecimento dos laços de família em defesa da vida Marco Milani Quem ficou procurando diferentes configurações familiares na imagem anterior? A época, o local, os costumes,

Leia mais

Transição Planetária. 13/Maio/2018

Transição Planetária. 13/Maio/2018 Transição Planetária 13/Maio/2018 PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. - Há muitas moradas na casa de meu pai. Se

Leia mais

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO

ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO ESPÍRITO CONHECENDO O ESPÍRITO SOB A ÓTICA DO ESPIRITISMO AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE ESPÍRITO As concepções materialistas não aceitam a alma, ou entendem que o que se atribui a ela não passa de propriedades

Leia mais

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI PLURALIDADE DOS MUNDOS HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Palestrante - PLURALIDADE DOS MUNDOS O Universo O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas,

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 3ª. parte 11º. ENCONTRO REENCARNAÇÃO

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS PROGRESSO E MATURAÇÃO DO SENSO MORAL 2º. ENCONTRO PROGRESSO

Leia mais

PROFETAS DO FIM DO MUNDO

PROFETAS DO FIM DO MUNDO PROFETAS DO FIM DO MUNDO Eliseu Mota Júnior motajunior@uol.com.br Os historiadores atestam que em todos os finais de séculos surgiram profetas do pessimismo, predizendo acontecimentos catastróficos para

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 8 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E CAUSA E EFEITO EM NOSSAS VIDAS O SIGNIFICADO DAS PROVAS E

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 9º. ENCONTRO Objetivo refletir

Leia mais

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S

C R U SO O NOÇ O Õ Ç E Õ S BÁ B SICA C S CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOUTRINA ESPÍRITA Mundos Habitados EDITORA 1 1 / 10 2 2 / 10 São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim, e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro

Leia mais

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018

Pluralidade dos Mundos. 6/Mai/2018 Pluralidade dos Mundos 6/Mai/2018 HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. - Há muitas moradas na casa de meu pai. Se assim não fosse, eu vo-lo

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

Classificação dos Espíritos

Classificação dos Espíritos Classificação dos Espíritos A classificação dos Espíritos funda-se no seu grau de desenvolvimento, nas qualidades por eles adquiridas e nas imperfeições de que ainda não se livraram. (ESE-100) Atanásio

Leia mais

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap.

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. 46 Os castigos não são eternos Agosto Cap. 47 Liberdade de pensamento

Leia mais

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam

Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. CEEFA.2017_Roberto Sabatella Adam Pensamento e Ação - Reflexões. Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer

Leia mais

Espiritismo e Política

Espiritismo e Política AYLTON PAIVA Espiritismo e Política Contribuições para a evolução do ser e da sociedade MEUS AGRADECIMENTOS A Maria Eny Rossetini Paiva, amada esposa, pelas apreciações e sugestões doutrinárias. Karen

Leia mais

Pluralidade das existências (Reencarnação)

Pluralidade das existências (Reencarnação) Pluralidade das existências (Reencarnação) Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. (Jesus, em João 3,3) O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap.

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Domingues Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Thiago de Vasconcelos Borges Copidesque Jade Coelho Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 9 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE PROGRESSO E TRABALHO EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DAS LEIS DE PROGRESSO E DE TRABALHO 1º.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 10/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 10/11/17 21/07/11 A Gênese (Manoela) Ciclo de Estudos (André de Paula) Revoluções gerais ou parciais Cap. IX, itens 1 a 5 O suicídio e a loucura ESE, cap. V, itens 14 a 17 Pureza doutrinária Esperar e alcançar

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar o significado destas palavras

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VIII Emancipação da alma O sono e os sonhos q. 400 a 402 [ ] Todavia mencionarei as visões [ ] um homem em Cristo [ ] foi arrebatado ao terceiro céu se em seu corpo,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO QUINTA ATUALIZADO EM 08/11/17 01/09/11 A Gênese (Lícia) Ciclo de Estudos (André de Paula) União do princípio espiritual à matéria Cap. XI, itens 10 a 16 Os tormentos voluntários ESE, cap. V, item 23 Voluntariado A exemplo do Cristo

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 2ª. parte 10º. ENCONTRO REENCARNAÇÃO

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes

Relações humanas. Reforma Íntima. Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Relações humanas Reforma Íntima Grupo Espírita Guillon Ribeiro Escola de Evangelização de Pacientes Necessidade da vida social Homem nenhum possui faculdades completas. Mediante a união social é que elas

Leia mais

O Livro dos Espíritos. Livro Segundo Cap. VI Vida espiritual Espíritos errantes q. 223 a 227.

O Livro dos Espíritos. Livro Segundo Cap. VI Vida espiritual Espíritos errantes q. 223 a 227. O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VI Vida espiritual Espíritos errantes q. 223 a 227. Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. (Jesus, em Mateus 5,48) Em O Livro dos Médiuns,

Leia mais

Esquecimento do passado. 30/Set/2018

Esquecimento do passado. 30/Set/2018 Esquecimento do passado 30/Set/2018 LIVRO DOS ESPÍRITOS 218. O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores? -- Resta-lhe

Leia mais

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am

9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am 9:30am Abertura das Portas 9:45am Música ao Vivo 10:00am Prece Inicial 10:05am Leitura de uma página edificante 10:10am Inicio dos Estudos 11:00am Inicio dos Passes 11:15am Prece Final e Água Fluidificada

Leia mais

QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM

QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM QUEM SOMOS NÓS. CONSEQUENCIAS DOS VICIOS, DEFEITOS E VIRTUDES C.E.S. JOVEM ESTUDOS E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA OBRA, PARA AQUELE

Leia mais

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea

O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea V Congresso Espiritismo O Céu e o Inferno de Platão e Dante à Kardec O Céu e o Inferno e a Ciência Contemporânea Agosto de 2015 Claudio C. Conti www.ccconti.com Qual a melhor receita para uma vitamina

Leia mais

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno

Examinai Tudo. FEIRA DE SANTANA Novembro de Julio Damasceno Examinai Tudo FEIRA DE SANTANA Novembro de 2009 Julio Damasceno Do Método Supressões Sucessivas Do Método CONTINUIDADE e COMPLEMENTARIEDADE CONTINUIDADE = REDUNDÂNCIA COMPLEMENTARIEDADE = NOVIDADE A REVELAÇÃO

Leia mais

VISÃO SINTÉTICA DA DOUTRINA ESPÍRITA

VISÃO SINTÉTICA DA DOUTRINA ESPÍRITA Grupo Espírita Aura Celeste VISÃO SINTÉTICA DA DOUTRINA ESPÍRITA VISÃO DE CONJUNTO DOS FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS DO ESPIRITISMO São Lourenço, MG maio de 2019 Por Antônio Carlos Guimarães Elaboração e apresentação

Leia mais

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos

Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos. I- Origem e Natureza dos Espíritos Livro Segundo cap. 1 Mundo Dos Espíritos I- Origem e Natureza dos Espíritos Como podemos definir os Espíritos? Eles são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo Os Espíritos são seres distintos

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo I Aprendendo com as Profecias Objetivos Explicar a sentença do Cristo de que

Leia mais

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I

PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO I Introdução ao Estudo do Espiritismo ROTEIRO 4 Pontos principais da Doutrina Espírita Objetivo específico Apresentar os pontos principais da Doutrina Espírita, de acordo com

Leia mais

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO

1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 SUMÁRIO 1º. ANO DO CURSO DE OBRAS BÁSICAS 2017 CURSO REDIGIDO SOB A RESPONSABILIDADE DO DEPARTAMENTO DE ENSINO DO CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES DE CATANDUVA DIRIGENTE NAZIK BAUAB DE ALMEIDA SILVA SUMÁRIO

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70

O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 O Livro dos Espíritos A vida e a morte Questões 68 a 70 Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. [ ]. (Eclesiastes 3,1-2) Gênese 2,16-17:

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS COMO ACONTECE O PROCESSO DA REENCARNAÇÃO 2ª. parte 8º. ENCONTRO

Leia mais

Aula 9 Há muitas moradas na casa de meu Pai e Reencarnação HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

Aula 9 Há muitas moradas na casa de meu Pai e Reencarnação HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI Aula 9 Há muitas moradas na casa de meu Pai e Reencarnação Objetivo: Compreender a pluralidade dos mundos e a Vida Futura; Há muitas moradas na casa de meu pai; Diferentes categorias de mundos habitados;

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Leis Morais Cap. II Lei do Trabalho Necessidade do trabalho q. 674 a 681 Senhor! [ ] concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis [ ]. (Bezerra de Menezes, Oração

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNÇÃO EM NOSSAS VIDAS OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO 1º. ENCONTRO OBJETIVO DA ENCARNAÇÃO Objetivo

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VI Vida espiritual Lembrança da existência corpórea q. 309 a 314. [ ] o Espírito recobra a lembrança do seu passado; então poderá julgar do caminho que seguiu e

Leia mais

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna.

C & Q. Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Uma abordagem da cura e autocura à luz do Espiritismo e da Ciência Moderna. C & Q Claudio C. Conti www.ccconti.com CURA & QUÂNTICA ESTUDO 3 - MUITAS MORADAS ESE_Cap. 3 C & Q C & Q Datas das aulas

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. XI Os três reinos Os animais e o homem q. 592 a 610. [ ] A Doutrina não é ambígua em nenhuma de suas partes; ela é clara, precisa, categórica em seus menores detalhes;

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

Centro Espírita Maria Angélica

Centro Espírita Maria Angélica Centro Espírita Maria Angélica Claudio C. Conti www.ccconti.com A Criação Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC

CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA - CEIC Programa Fundamentos III Das Esperanças e Consolações Ano 2017 Pré-requisitos: ter participado de Fundamentos I e II no CEIC. Módulo 01 - Paternidade Divina Programa

Leia mais

Reencarnação. 18/Mar/2018

Reencarnação. 18/Mar/2018 Reencarnação 18/Mar/2018 Nascer, morrer, renascer de novo e progredir sem cessar. Tal é a Lei. POSTULADOS BÁSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA IMORTALIDADE DA ALMA COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS PLURALIDADE DAS

Leia mais

RETORNO À VIDA CORPORAL

RETORNO À VIDA CORPORAL RETORNO À VIDA CORPORAL Os Espíritos só entram na vida corpórea para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. (KARDEC, LE, q. 385) O Livro dos Espíritos Cap. VII RETORNO À VIDA CORPORAL Prelúdio da volta

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 10 O SIGNIFICADO DAS LEIS DE DIVINAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS A IGUALDADE PERANTE ÀS LEIS DIVINAS 2º. ENCONTRO A IGUALDADE

Leia mais

Ecologia Social Para um mundo de regeneração

Ecologia Social Para um mundo de regeneração Aula IV- Ano 2013 Ciência Espírita A GRANDE TEIA Ecologia Social Para um mundo de regeneração Claudio C. Conti www.ccconti.com A BARBÁRIE NA CIVILIZAÇÃO. Horrível suplício de um Negro. Revista Espírita

Leia mais

Seria uma ideia nova?

Seria uma ideia nova? Seria uma ideia nova? Há muitos séculos, amigos se reuniam para comer, beber e conversar em locais ao ar livre na Grécia... Esses filósofos estavam em moda em 400 a.c. quando Demócrito [460-370 a.c.] ensinava

Leia mais

22 DE JULHO DE 2010 REFLEXÕES ESPÍRITAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE VIDAS FORA DA TERRA

22 DE JULHO DE 2010 REFLEXÕES ESPÍRITAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE VIDAS FORA DA TERRA 22 DE JULHO DE 2010 REFLEXÕES ESPÍRITAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE VIDAS FORA DA TERRA O astrofísico Carl Sagan(1) encarou o assunto da pluralidade dos planetas habitados sem estardalhaço e com muita seriedade.

Leia mais

Vamos falar sobre desencarnes coletivos. Durante nossos bate papos durante as Palestras as segundas, temos falado a vocês que o Espiritismo tem

Vamos falar sobre desencarnes coletivos. Durante nossos bate papos durante as Palestras as segundas, temos falado a vocês que o Espiritismo tem Vamos falar sobre desencarnes coletivos. Durante nossos bate papos durante as Palestras as segundas, temos falado a vocês que o Espiritismo tem explicação para a maioria de nossas perguntas. Só não tem

Leia mais

A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL NO PLANETA TERRA

A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL NO PLANETA TERRA Casa Espírita Francisco de Paula Vítor A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL NO PLANETA TERRA Lambari, MG junho de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo uma doutrina de estudos Espiritismo uma doutrina de estudos

Leia mais

therezinha oliveira A Questão do destino CAmpinAs sp 2014

therezinha oliveira A Questão do destino CAmpinAs sp 2014 Therezinha Oliveira A Questão do Destino Campinas SP 2014 Sumário 1. Os Espíritos e sua destinação...7 2. A progressão dos Espíritos...13 3. Provas e expiações...19 4. A escolha das provas...27 5. Apagando

Leia mais

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap.

Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. Março Cap. 43 As vidas sucessivas são solidárias Abril Cap. 44 A vida das múltiplas vidas Junho Cap. 45 O mal é criação do homem Julho Cap. 46 Os castigos não são eternos Agosto Cap. 47 Liberdade de pensamento

Leia mais

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre

Objetivos. FEB EADE Livro IV Módulo IV Roteiro 5 A transição evolutiva da humanidade terrestre Roteiro 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Citar as características

Leia mais

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti

AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS. Claudio C. Conti AME NOVA FRIBURGO Agosto de 2014 O HOMEM E DEUS Claudio C. Conti www.ccconti.com Objetivo Analisar a nossa relação com a divindade. O estudo será dividido em duas partes: 1. Deus e o espírito; 2. Deus

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 25/02/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 25/02/17 07:00 07:30 Bem aventurados os aflitos ESE, cap. V 02/12/10 Quinta (LE) / O Livro dos Médiuns (LM) A nova era ESE, cap. I, itens 9 a 11 Mediunidade e missão Questões 573 a 584 (LE) / Cap. XVII, item 220

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 04/10/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 04/10/17 O Segundo o Moisés (Cap. I, itens 1 e 2) 13/11/10 Sábado 18:30 Introdução O Segundo o Estudo do livro "Jesus Terapeuta" Volume II 15/11/10 Segunda Série André Luiz Estudo do livro "Missionários da Luz"

Leia mais

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA

CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA CEIC CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA AS LEIS MORAIS BIBLIOGRAFIA 01. Intervenção dos Espíritos no Mundo Corporal I Faculdade de penetrar nossos pensamentos Influência oculta Afeição a certas pessoas

Leia mais

Ecologia Social Para um mundo de regeneração

Ecologia Social Para um mundo de regeneração AME Nova Friburgo Ecologia Social Para um mundo de regeneração Claudio C. Conti www.ccconti.com Ecologia Social Estudos Interdisciplinares de Psicossociologia e Ecologia Social www.eicos.psycho.ufrj.br

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS A PROGRAMAÇÃO DA REENCARNAÇÃO 3ª. parte 6º. ENCONTRO A PROGRAMAÇÃO

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

ROTEIRO 5. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Diferentes categorias de mundos habitados. específicos. Conteúdo básico

ROTEIRO 5. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Diferentes categorias de mundos habitados. específicos. Conteúdo básico PROGRAMA FUNDAMENTAL MÓDULO VII Pluralidade dos Mundos Habitados ROTEIRO 5 Diferentes categorias de mundos habitados Objetivos Relacionar o ensino dos Espíritos sobre as diferentes categorias de mundos

Leia mais

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA

PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA PERCORRER A ESCALA ESPIRITA C.E.S. PERCORRER A ESPIRITA C.E.S. ESTUDO E DISSERTAÇÕES EM TORNO DOS LIVROS BÁSICOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS C.E.S. DEDICATÓRIA DEDICAMOS ESTA

Leia mais

LIVRE ARBÍTRIO. Profa. Jacira Abranches Silva Leite

LIVRE ARBÍTRIO. Profa. Jacira Abranches Silva Leite LIVRE ARBÍTRIO Profa. Jacira Abranches Silva Leite William Shakespeare Ser ou não ser, esta é a questão: será mais nobre suportar na mente as flechadas da trágica fortuna, ou tomar armas contra um mar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019

INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 INTRODUÇÃO AO ESPIRITISMO CASA DE RECUPERAÇÃO E BENEFÍCIOS BEZERRA DE MENEZES - RJ, 2019 NOSSA AGENDA AULA 01: Origem Divina da Revelação Espírita As Revelações Divinas através dos tempos Parte 1 ORIGEM

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS COMO ACONTECE O PROCESSO DA REENCARNAÇÃO 7º. ENCONTRO COMO ACONTECE

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2017 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2017 Dia 02/10/17 CAMINHOS PARA A FELICIDADE 1) O Evangelho Segundo

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. www.espiritizar.com.br

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS. www.espiritizar.com.br ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 6 O SIGNIFICADO DA LEI DA REENCARNAÇÃO EM NOSSAS VIDAS REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO ESPIRITUAL 4ª. parte 12º. ENCONTRO REENCARNAÇÃO

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

D ia da ins pi r aç ão

D ia da ins pi r aç ão I D ia da ins pi r aç ão Enigmas e soluções..indd 11 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e soluções..indd 12 19/11/2015 12:54:08 Enigmas e Soluções 13 Na Revista Espírita de maio de 1865 (KARDEC), encontramos

Leia mais

Palestra Virtual. Tema: São chegados os tempos. Palestrante: Sérgio Rodrigues. Promovida pelo IRC-Espiritismo

Palestra Virtual. Tema: São chegados os tempos. Palestrante: Sérgio Rodrigues. Promovida pelo IRC-Espiritismo Palestra Virtual Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: São chegados os tempos Palestrante: Sérgio Rodrigues Rio de Janeiro 04/03/2005 Organizadores da Palestra: Moderador:

Leia mais

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela?

De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? Talvez você já tenha feito perguntas como estas: De onde vim ao nascer? Para onde irei depois da morte? O que há depois dela? 1 / 7 Por que uns sofrem mais do que outros? Por que uns têm determinada aptidão

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2018 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2018 Dia 01/10/18 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2015 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2015 Dia 01/10/15 SIMPATIA E BONDADE 1) O Evangelho Segundo o

Leia mais

d) Material didático: 1 A Terra com os cinco continentes; 2 Fotografia tirada por astrônomos, da Via-Láctea; 3 Narração de uma viagem a Marte.

d) Material didático: 1 A Terra com os cinco continentes; 2 Fotografia tirada por astrônomos, da Via-Láctea; 3 Narração de uma viagem a Marte. ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 23 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO A IDADES 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Pluralidade dos Mundos Habitados. 2. OBJETIVO:

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Segundo Cap. VI Vida espiritual Relações de além-túmulo q. 285 a 290. [ ] ao regressarem à erraticidade, reúnem-se novamente como amigos na volta de uma viagem. [ ]. (KARDEC,

Leia mais

VER A VIDA COMO ESPÍRITA

VER A VIDA COMO ESPÍRITA Seara Espiritual Bezerra de Menezes VER A VIDA COMO ESPÍRITA A VISÃO ESPÍRITA DO UNIVERSO, DO MUNDO E DA VIDA Lambari, MG Julho de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo uma doutrina de estudos

Leia mais

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos

O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos O que é Deus? Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Livro dos Espíritos Paulo - Nós vivemos e nos movemos em Deus. André Luiz - Vivemos no hálito Divino. LE Poderíamos dizer

Leia mais

O mar na gota de água

O mar na gota de água O mar na gota de água! O mar na gota de água, Página 1 Há uma pergunta que tem de ser feita: seja o que for que esteja a acontecer na minha vida, em qualquer altura, em tempos de alegria, em tempos de

Leia mais

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Curso de Formação de Monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Estrutura dos Roteiros Programa Fundamental Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita

Leia mais

ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO

ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO Casa Espírita Francisco de Paula Vítor ESPIRITISMO E VISÃO DE FUTURO OLHANDO O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO COMO ESPÍRITA Lambari, MG fevereiro de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo uma doutrina

Leia mais

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões ESTRUTURA O EVANGELHO

Leia mais

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE

Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE Sumário PRIMEIRA PARTE A PRÁTICA ESPÍRITA DA MEDIUNIDADE 1. Mediunidade e Espiritismo...9 2. Kardec e a mediunidade...15 3. Intercâmbio mediúnico na casa espírita...21 4. As reuniões mediúnicas...29 5.

Leia mais