ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG. Ano de 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG. Ano de 2012"

Transcrição

1 . ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ano de REUNIÃO ORDINÁRIA Nº 01-03/2012 DA ASSOCIAÇÃO Realização da primeira reunião ordinária da Entidade no exercício de Data de realização e local: 26/03/2012, no Auditório da Mútua-RS (Rua Dom Pedro II, nº 864, 5º andar, Porto Alegre, RS) Figura 1 Ata da primeira reunião ordinária da APSG no exercício de 2012.

2 2. SEMANA DE GEOLOGIA PALESTRAS NO REGAES REUNIÃO DE GEOLOGIA E ENGENHARIA ANUAL DO EXTREMO SUL - UFPEL Evento com palestras comemorativas aos 50 anos de promulgação da Lei que regulamenta o exercício profissional dos Geólogos. Título: PALESTRAS no REGAES Reunião de Geologia e Engenharia Anual do Extremo Sul, parte integrante do evento denominado Semana de Geologia, promovido pela APSG em comemoração aos 50 anos da promulgação da Lei Federal nº 4.076/62. a) palestra 01: Aspectos legais da atuação profissional, o papel das entidades de classe e o campo de trabalho do Engenheiro Geólogo e do Geólogo; b) palestra 02: Agregados para Construção Civil. Objetivo da atividade: a) palestra 01: Discutido com os alunos dos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia do Petróleo da UFPEL a legislação que envolverá o exercício profissional dos futuros profissionais (Lei Federal nº 4.076/62; Lei Federal nº 5.194/66; Resoluções e Decisões Normativas do Confea, com ênfase na Resolução nº 1.010/2005), atribuições profissionais/exercício ilegal da profissão, a importância do registro profissional e da ART, o papel e a importância das entidades de classe (APSG, Sindicatos, Federações) e o que é, importância e as funções do Sistema Confea/Crea; b) palestra 02: Em palestra-aula foram transmitidos conhecimentos sobre os agregados para construção civil: definições; uso durante a evolução da humanidade; cenários mundial e nacional; especificações técnicas para os diversos usos na construção civil; tipologias de jazimentos; métodos de prospecção e lavra; impactos e controle ambiental da mineração de agregados; exemplos de minerações e recuperação ambiental. Data de realização e local: 22/05/2012, no Auditório do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (Rua Antônio dos Anjos n 296, Pelotas, RS). Nome do palestrante: Geólogo Ivam Luis Zanette Presidente da APSG e Vice-Presidente da Febrageo.

3 Figura 2 Palestra proferida pelo Geol. Ivam Luis Zanette aos alunos dos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da UFPEL, em Pelotas, RS. Figura 3 Alunos dos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da UFPEL que participaram da palestra proferida pelo Geol. Ivam L. Zanette, em Pelotas, RS. Figura 4 Palestra proferida pelo Geol. Ivam Luis Zanette aos alunos dos cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo da UFPEL, em Pelotas, RS.

4 3. SEMANA DE GEOLOGIA - PALESTRA PLANO NACIONAL DE MINERAÇÃO 2030 POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR MINERAL Evento com palestra comemorativa aos 50 anos de promulgação da Lei que regulamenta o exercício profissional dos Geólogos. Objetivo da Atividade: Apresentação e discussão do Plano Nacional de Mineração 2030, que envolve as diretrizes gerais do Ministério Minas e Energia para as áreas de geologia, recursos minerais, mineração e transformação mineral para os próximos 20 anos, com enfoque no Novo Marco Regulatório da Mineração (Novo Código Mineral Brasileiro). Data de realização e local: 30/05/2012, no antigo Plenário do Crea-RS (Rua Guilherme Alves, nº 1010, 5º andar, Porto Alegre, RS). Nome do palestrante: Geólogo Télton Élber Correa Diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). Figura 5 Palestra proferida pelo Geol. Télton Élber Correa acerca do PLANO NACIONAL DE MINERAÇÃO 2030 Políticas para o Desenvolvimento do Setor Mineral no antigo Plenário do Crea-RS, em Porto Alegre, RS.

5 Figura 6 Participantes da palestra realizada pelo Geol. Télton E. Correa, em Porto Alegre, RS. 4. PALESTRA GEODIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Como parte das atividades da Associação Sul Brasileira de Geólogos (APSG) a Geóloga MSc Ana Claudia Viero apresentou palestra sobre o tema Geodiversidade do Rio Grande do Sul, onde abordou a sistemática e os resultados do projeto de mesmo nome, executado pela CPRM/Superintendência de Porto Alegre. A palestra contou com a presença de vários colegas geólogos que atuam no RS. Após a palestra foi realizada a reunião ordinária de Diretoria da APSG, aberta aos associados e estudantes. Data de realização e local: 05/11/2012, na Sede da CPRM/POA, Porto Alegre, RS. Nome da palestrante: Geóloga MSc Ana Claudia Viero CPRM/POA. Figura 7 Palestra Geodiversidades do Rio Grande do Sul realizada pela Geol. Ana Claudia Viero na Sede da CPRM/POA, em Porto Alegre, RS.

6 5. CURSO AEROFOTOGEOLOGIA: AEROFOTOINTERPRETAÇÃO APLICADA Á GEOLOGIA GESTÃO DE ÁREAS DE RISCO O curso teve por objetivo contribuir com o aperfeiçoamento dos profissionais da área de geologia. Por meio de atividades teóricas e práticas foram apresentadas técnicas de fotointerpretação, com uso de anaglifos, como ferramentas para gestão de áreas de risco, gestão territorial, mapeamento geológico e na prospecção hidrogeológica. Datas de realização e local: 27/11, 04/12, 11/12 e 13/12, na Sala de Aula da CVIST Centro de Treinamentos (Rua Frei Germano, nº 275, sala nº 301, Partenon, Porto Alegre, RS). Nome do ministrante: Geólogo Prof. Dr. Nelson Amoretti Lisboa Graduado em Geologia (1964), Mestrado (1977) e Doutorado (1996) pela UFRGS, na área de Geociências. Professor titular da UFRGS. Figura 8 Curso de Aerofotogeologia: Aerofotointerpretação aplicada à Geologia Gestão de Áreas de Risco ministrado pelo Geol. Nelson Amoretti Lisboa, em Porto Alegre, RS. 6. PALESTRA NA ULBRA COMEMORATIVA AOS 50 ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI QUE REGULAMENTA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS GEÓLOGOS Palestra inserida no circuito de comemorações aos 50 anos de promulgação da Lei que regulamenta o exercício profissional dos Geólogos. Título: Palestra Agregados Minerais. Objetivo da Atividade: Em palestra-aula foram transmitidos conhecimentos sobre os agregados minerais, amplamente utilizados na construção civil, com a seguinte pauta: definições; uso durante a evolução da humanidade; cenários mundial e nacional; especificações técnicas para os diversos

7 usos na construção civil; tipologias de jazimentos; métodos de prospecção e lavra; impactos e controle ambiental da mineração de agregados; exemplos de minerações e recuperação ambiental. Data de realização e local: 28/11/2012, no Auditório I da Universidade Luterana do Brasil (Av. Farroupilha, nº 8.001, Bairro São José, Canoas, RS). Nome do palestrante: Geólogo Ivam Luis Zanette Presidente da APSG e Vice-Presidente da Febrageo. Figura 9 Palestra proferida pelo Geol. Ivam Luis Zanette aos alunos da ULBRA, em Canoas, RS. Figura 10 Palestra proferida pelo Geol. Ivam Luis Zanette aos alunos da ULBRA, em Canoas, RS.

8 7. MANUTENÇÃO DO REGISTRO DE DOMÍNIO NA INTERNET SITE DA APSG Manutenção administrativa do Domínio da APSG ( na internet (Registro.br), possibilitando a divulgação de notícias sobre cursos, simpósios, congressos, palestras e outros, bem como disponibilizando informações aos associados e público em geral (estatuto, composição da diretoria, tabela de honorários profissionais, legislação profissional). Período de renovação: 28/12/2012 a 27/12/ PALESTRA AGREGADOS O MAIOR SEGMENTO MINERAL DO MUNDO Objetivo da Atividade: Transmitir aos associados conhecimentos sobre os agregados para construção civil: definições; uso durante a evolução da humanidade; cenários mundial e nacional; especificações técnicas para os diversos usos na construção civil; tipologias de jazimentos; métodos de prospecção e lavra; impactos e controle ambiental da mineração de agregados; exemplos de minerações e recuperação ambiental. Data de realização e local: 10/12/2012, no Auditório da Mútua-RS (Rua Dom Pedro II, nº 864, 5º andar, Porto Alegre, RS). Nome do palestrante: Geólogo Ivam Luis Zanette Presidente da APSG e Vice-Presidente da Febrageo. Figura 11 Palestra proferida pelo Geol. Ivam Luis Zanette no Auditório da Mútua, em Porto Alegre, RS. 9. HOSPEDAGEM DO SITE DA ASSOCIAÇÃO NA INTERNET Hospedagem do site da Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos APSG ( em provedor da internet. Período da contratação: 10/12/2012 a 09/12/2013.

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG. Ano de 2013

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG. Ano de 2013 . ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG RELATÓRIO DE ATIVIDADES Ano de 2013 1. CRIAÇÃO DO NOVO SITE DA APSG Elaboração da nova homepage da Associação (janeiro/2013), divulgando notícias

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG . ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL SUL-BRASILEIRA DE GEÓLOGOS - APSG RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2014 Objetivo Sistematizar as principais ações desenvolvidas pela Associação Profissional Sul-

Leia mais

A Chapa 1 - RENOVAÇÃO é formada pelos Geólogos e Engenheiros Geólogos: PRESIDENTE: FÁBIO AUGUSTO VIEIRA REIS (SP) Prof.

A Chapa 1 - RENOVAÇÃO é formada pelos Geólogos e Engenheiros Geólogos: PRESIDENTE: FÁBIO AUGUSTO VIEIRA REIS (SP) Prof. A Chapa 1 - RENOVAÇÃO é formada pelos Geólogos e Engenheiros Geólogos: DIRETORIA EXECUTIVA: PRESIDENTE: FÁBIO AUGUSTO VIEIRA REIS (SP) Prof.UNESP RIO CLARO VICE-PRESIDENTE: ANTONIO PEDRO VIERO (RS) Prof.

Leia mais

As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS

As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS Adotar valores e trabalhar com transparência Valorizar os colaboradores Fazer sempre mais pelo meio ambiente Envolver parceiros e fornecedores

Leia mais

WORKSHOP DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS (CCEGM)

WORKSHOP DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS (CCEGM) WORKSHOP DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS (CCEGM) CARTA CCEGM REFERENTE AO PROJETO GOVERNAMENTAL DO NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO COORDENADORIA NACIONAL

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL CREA-RS

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL CREA-RS CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL CREA-RS Relatório de Atividades 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. COMPOSIÇÃO DA CEEF NO ANO DE 2014... 4 3. ATIVIDADES REALIZADAS... 5 4. REPRESENTAÇÃO DA

Leia mais

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA Barragem de Itaipu, uma das maiores obras de engenharia do mundo Breve Histórico do Sistema Confea/Crea Principais razões que motivaram

Leia mais

Introdução à Engenharia

Introdução à Engenharia Introdução à Engenharia gandhiferrari@gmail.com http://www.facebook.com/profgandhiferrari http://www.twitter.com/gandhiferrari http://profgandhiferrari.wordpress.com O que é o Sistema CONFEA / CREA / MÚTUA

Leia mais

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA

NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA NIVELAMENTO INSTITUCIONAL 1 ROTEIRO DINÂMICA 1. Abertura 2. Nivelamento Institucional (1) 3. Nivelamento de Conceitos e objetivos - CEP /CNP (2) 4. Início dos trabalhos Quem é quem NO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES Submission Date Relativo ao ano Núcleo Programa de Trabalho - Principais Pontos 18-04-2018 00:10:05 2017 Rio de Janeiro - Como ponto central da Gestão 2017-2018, trabalhar para

Leia mais

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C 1 PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1930 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2010 (ORDINÁRIA) DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE C 58 C-0814/10 Crea-SP Entendimento quanto a aplicabilidade do

Leia mais

Chapa Febrageo: Renovação

Chapa Febrageo: Renovação Chapa Febrageo: Renovação DIRETORIA EXECUTIVA - Presidente: Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (SP) - Vice-Presidente: Antonio Pedro Viero (RS) - Secretário Geral: Celso de Almeida Bairão (SP) - Tesoureiro:

Leia mais

ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018

ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018 ATIVIDADES DO DECONCIC 16 DE JULHO A 06 DE SETEMBRO DE 2018 10/09/2018 30 de julho Reunião conjunta do Consic e Deconcic, com a presença do presidente da Fiesp em exercício, José Ricardo Roriz Coelho,

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências.

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. ATO NORMATIVO Nº 05-98 - CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO, em sua

Leia mais

SÚMULA DA 382ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

SÚMULA DA 382ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS Data: 23 de setembro de 2013 Local: Auditório Rebouças - Edifício "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão" Av. Rebouças, 1028 2º andar Jardim Paulista São Paulo / SP Coordenação: Geólogo Fábio Augusto Gomes

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI

COMISSÃO ESPECIAL DE MINERAÇÃO DA CNI 5ª reunião ordinária da Comissão Especial de Mineração da CNI. Data: 03/9/2009 Atualização das ações da CNI: Área jurídica atualização sobre ações judiciais e apresentação de parecer da Superintendência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP PAUTA COMPLEMENTAR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP PAUTA COMPLEMENTAR SESSÃO PLENÁRIA Nº 2038 (ORDINÁRIA) DE 08 DE MARÇO DE 2018 PAUTA COMPLEMENTAR Item VIII. Ordem do dia Item 1 Julgamento dos processos constantes na pauta Item 1.1 Processos de ordem C PAUTA Nº: 217 PROCESSO:

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

ANEXO I - PÁGINA 61 CARGO PADRÃO ATRIBUIÇÕES GERAIS

ANEXO I - PÁGINA 61 CARGO PADRÃO ATRIBUIÇÕES GERAIS Lei n.º 658, de 29 de julho de 2011. DÁ NOVA REDAÇÃO ÀS ATRIBUIÇÕES GERAIS DO DE BIÓLOGO, CRIA S DE GEÓLOGO E ENGENHEIRO AMBIENTAL NO QUADRO DOS S DE PROVIMENTO EFETIVO DOS SERVIDORES E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.

Leia mais

CURRÍCULO PROFISSIONALIZANTE PARA OS CURSOS DE GEOLOGIA

CURRÍCULO PROFISSIONALIZANTE PARA OS CURSOS DE GEOLOGIA 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA Rio de Janeiro, dezembro de 2013 CURRÍCULO PROFISSIONALIZANTE PARA OS CURSOS DE GEOLOGIA LUIZ FERREIRA VAZ TALITA DE OLIVEIRA MUZZI Artigo original apresentado

Leia mais

As profissões de geólogo e geofísico. Luiz Alberto Santos

As profissões de geólogo e geofísico. Luiz Alberto Santos As profissões de geólogo e geofísico Luiz Alberto Santos Índice Introdução O que é geociência Geologia O que é e o que faz o geólogo Universidades Geofísica O que é e o que faz o geofísico Universidades

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 08 de janeiro a 12 de abril de 2015 08 de janeiro Cerimônia de transmissão do cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo A solenidade realizada

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DA QUARTA SESSÃO PÚBLICA DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018

ATA DE REUNIÃO DA QUARTA SESSÃO PÚBLICA DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 ATA DE REUNIÃO DA QUARTA SESSÃO PÚBLICA DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 Às dez horas do dia 02 de agosto de 2018, foi dada a abertura da Quarta Reunião do Chamamento Público nº 001/2018, com a presença

Leia mais

Plano Anual de Trabalho 2018

Plano Anual de Trabalho 2018 Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho Plano Anual de Trabalho 2018 (anexo da Decisão CEEST/SP nº 22 de 27/02/18) CEEST 1 Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho

Leia mais

XV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários FNOU Dias 30/09, 01 e 02/10/2015 Gramado - RS

XV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários FNOU Dias 30/09, 01 e 02/10/2015 Gramado - RS XV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários FNOU Dias 30/09, 01 e Gramado - RS PROGRAMAÇÃO E ROTEIRO DE TRABALHO DAS OFICINAS TEMÁTICAS Data Horário Tema (4ª feira) 16h (4ª feira) 17h (4ª

Leia mais

Geólogo Waldir Duarte Costa Filho é indicado pela AGP como conselheiro do CREA/PE.

Geólogo Waldir Duarte Costa Filho é indicado pela AGP como conselheiro do CREA/PE. Boletim Informativo Edição de 05 de Março de 2015. Geólogo Waldir Duarte Costa Filho é indicado pela AGP como conselheiro do CREA/PE. A cada ano um terço dos conselheiros encerram seu mandato e as entidades

Leia mais

EDITAL 01/2016-CREA-MS

EDITAL 01/2016-CREA-MS EDITAL 01/2016-CREA-MS REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ORIUNDOS DAS ENTIDADES REGIONAIS COM REGISTRO REGULAR NO CREA-MS, HOMOLOGADO PELO CONFEA. O Conselho

Leia mais

Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015

Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015 Atividades do DECONCIC Período de 13 de abril a 07 de junho de 2015 13 de abril Reunião Plenária do Deconcic A reunião do departamento teve como pauta principal o planejamento das ações relativas ao 11º

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP PAUTA DA CONP - SESSÃO PLENÁRIA 1.384 ARQUIVAMENTO DELIBERAÇÃO: 097/2011-CONP REFERÊNCIA: PC CF-0672/2011 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea ASSUNTO: Criação de comissão permanente de relações internacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS COORDENAÇÃO DE CURSOS LATU SENSU

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS COORDENAÇÃO DE CURSOS LATU SENSU UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS COORDENAÇÃO DE CURSOS LATU SENSU Prof. Dr. Marcio Dias Santos Coordenador acadêmico do Geominas Belém

Leia mais

ORDEM DOS TRABALHOS I QUORUM; II LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA SÚMULA DA REUNIÃO

ORDEM DOS TRABALHOS I QUORUM; II LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA SÚMULA DA REUNIÃO Ao sétimo dia do mês de agosto de dois mil e dezoito, reuniram-se na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-PA, os Conselheiros da Comissão de Renovação do Terço deste Regional, para

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas NORMA DE FISCALIZAÇÃO n.º 1/2018 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição

COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I. Natureza, Finalidade e Composição COLÉGIO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SISTEMA CONFEA/CREA - CIE-MG ESTATUTO CAPÍTULO I Natureza, Finalidade e Composição Art. 1º - O Colégio Estadual de Instituições de Ensino do CREA-MG (CIE-MG)

Leia mais

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009

ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 ATIVIDADES DA DIRETORIA DA SARGS GESTÃO/2009 Janeiro/2009 10 - O presidente da SARGS, Dr. Daniel Volquind, participou do evento de posse da Diretoria 2009 da SBA, no Rio de Janeiro. 26 Assembleia Extraordinária

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas NORMA n.º 1/2015 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA PA U T A 07 de Agosto de 2013 I - ABERTURA E EXPEDIENTES 1. 14:00 h - Cerimonial de Abertura e Informes Políticos Institucionais 1.1 Presidente do CONFEA 1.2 Presidente da MÚTUA 1.3 Presidente CREA-ES

Leia mais

Relatório de Progresso do Projeto PROJETO DA ÉTICA DAS PROFISSÕES. Gerência de Programas e Projetos - GPP

Relatório de Progresso do Projeto PROJETO DA ÉTICA DAS PROFISSÕES. Gerência de Programas e Projetos - GPP Relatório de Progresso do Projeto PROJETO DA ÉTICA DAS PROFISSÕES Período: Maio/2011 EQUIPE DO PROJETO DA ÉTICA DAS PROFISSÕES Gestor(a): Igor de Mendonça Fernandes Coordenador(a): Edison Flavio Macedo

Leia mais

NORMA nº 01/ CEGM

NORMA nº 01/ CEGM NORMA nº 01/2009 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas,

Leia mais

SÚMULA DA 421ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

SÚMULA DA 421ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS Data: 10 de abril de 2017. Local: Auditório Rebouças - Edifício "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão" Av. Rebouças, 1028 2º andar Jardim Paulista São Paulo / SP. Início: 14:00 horas Termino: 16h30 min. PRESENTES:

Leia mais

CM Comissão Especial do Mérito. A Comissão foi constituída pelo Plenário do CREA-SP, em reunião ordinária nº 1950, Decisão PL/SPN nº 302/2012.

CM Comissão Especial do Mérito. A Comissão foi constituída pelo Plenário do CREA-SP, em reunião ordinária nº 1950, Decisão PL/SPN nº 302/2012. CM Comissão Especial do Mérito A Comissão foi constituída pelo Plenário do CREA-SP, em reunião ordinária nº 1950, Decisão PL/SPN nº 302/2012. Conforme disposto na Seção IV, art. 157 do Regimento Interno

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO (CONSEP Resolução /03/2005)

CURSO DE EXTENSÃO (CONSEP Resolução /03/2005) Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Extensão Diretoria de Programas e Projetos CURSO DE EXTENSÃO (CONSEP Resolução 3298-07/03/2005) Título: Estudos Ambientais Módulo I: Mineração e Meio Ambiente

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 649, DE 11/11/2011, 18:00 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 649, DE 11/11/2011, 18:00 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA Nº 648,

Leia mais

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Seminário Novo Marco Regulatório da Mineração Os interesses em jogo na hora da verdade POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas NORMA DE FISCALIZAÇÃO nº 8/2017 - CEGM Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos serviços técnicos exigidos pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH/SEMA). A CÂMARA ESPECIALIZADA

Leia mais

SESSÃO PLENÁRIA Nº 1971 (ORDINÁRIA) DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013

SESSÃO PLENÁRIA Nº 1971 (ORDINÁRIA) DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013 SESSÃO PLENÁRIA Nº 1971 (ORDINÁRIA) DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013 III. Discussão e aprovação da Ata da Sessão Plenária nº 1970 (Ordinária) de 17 de outubro de 2013. PAUTA Nº: 1 PROCESSO: 0/1980 Interessado:

Leia mais

Cada qual vê o que quer,

Cada qual vê o que quer, Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar Porque eu sou do tamanho do que vejo E não do tamanho da minha Altura (Fernando Pessoa) ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS Eng. Civil e Advogado JOSÉ TADEU DA

Leia mais

Informações de Apoio ao Usuário Para a Solicitação do Trabalho de Tradução e Interpretação Libras/ Português.

Informações de Apoio ao Usuário Para a Solicitação do Trabalho de Tradução e Interpretação Libras/ Português. Informações de Apoio ao Usuário Para a Solicitação do Trabalho de Tradução e Interpretação Libras/ Português. T E X T O E L A B O R A D O P O R : S I M O N E C A L D E I R A A L E N C A R i n t é r p r

Leia mais

Tributo a Ely Borges Frazão

Tributo a Ely Borges Frazão 1 Tributo a Ely Borges Frazão Maria Heloisa Barros de Oliveira Frascá Inicialmente quero dizer que me é uma grande honra ter sido convidada pela ABGE para ser porta-voz do nosso carinho e respeito ao colega

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA CEEQ PLANO ANUAL DE TRABALHO 2018 1. Objetivos e Fundamentação: Apresentação do Plano Anual de Trabalho contemplando as metas, ações, calendário, cronograma de

Leia mais

Plano Anual de Trabalho 2018

Plano Anual de Trabalho 2018 Plano Anual de Trabalho 2018 1 - Objetivos e Fundamentação: Apresentar à Diretoria do CREA/SP, o Plano Anual de Trabalho, nos termos do Inciso II do Artigo 101 do Regimento Interno do CREA/SP, contendo

Leia mais

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR

PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR PROGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA CRM-PR - 2013 1. Apresentação Estão programadas atividades técnico-científicas médicas e atividades éticas, dirigidas a todos os médicos do

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017)

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017) INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO 2 REGIMENTO INTERNO DO INSTITUTO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA DO CEARÁ IBRAENG TÍTULO I DOS ASPECTOS GERAIS Art 1º O IBRAENG-CE,

Leia mais

SÚMULA DA 373ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

SÚMULA DA 373ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS Data: 22 de outubro de 2012 Local: Auditório Rebouças - Edifício "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão" Av. Rebouças, 1028 2º andar Jardim Paulista São Paulo / SP Coordenação: Técnico em Mineração José Barbosa

Leia mais

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo;

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo; 1 PROJETO DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre as atividades, atribuição de títulos e competências profissionais para os diplomados nos campos profissionais abrangidos pelas diferentes Modalidades das Categorias

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 4796, DE (Da Sra. Jandira Feghali) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI Nº 4796, DE (Da Sra. Jandira Feghali) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI Nº 4796, DE 2005. (Da Sra. Jandira Feghali) Regula o exercício profissional de Geofísico. O Congresso Nacional decreta: I- É livre, em todo o território nacional, o exercício da profissão

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

PHA3101 Introdução à Engenharia Ambiental

PHA3101 Introdução à Engenharia Ambiental PHA3101 Introdução à Engenharia Ambiental Aulas 1 e 2 A Engenharia Ambiental, sua regulamentação e atribuições. Preparação para a carreira de Engenheiro. Definição de Engenharia O que é engenharia? Utilização

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP 9.42-9 Fone: (51) 3273.193 Considerações Iniciais:

Leia mais

SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA. Seminário de Ética Profissional _BSB, 29/05/2014 1

SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA. Seminário de Ética Profissional _BSB, 29/05/2014 1 SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA Seminário de Ética Profissional _BSB, 29/05/2014 1 SUMÁRIO 1. PRELIMINARES - Sistema Confea/Crea: o modelo - Sistema Confea/Crea: a dimensão - Quem é quem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2019-DRI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO COMISSÃO DE SELEÇÃO A Comissão de Seleção do Edital de Chamamento Público 001/2019-DRI, no uso das atribuições que lhe são conferidas através

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra Centro de Estudos do Mar Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra Centro de Estudos do Mar Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra Centro de Estudos do Mar Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária Regulamento das Atividades Formativas do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira)

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira) - Colégio de Presidentes - CP, Colégio de Entidades Nacionais - CDEN, Coordenadorias de Eng. Florestal, Geologia e Minas, Química, Industrial, Agrimensura e Elétrica terão suas reuniões realizadas no Bloco

Leia mais

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1923 DE 10 DE JUNHO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C

PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1923 DE 10 DE JUNHO DE 2010 (ORDINÁRIA) ORDEM DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE ORDEM C 1 PAUTA COMPLEMENTAR DA SESSÃO PLENÁRIA N 1923 DE 10 DE JUNHO DE 2010 (ORDINÁRIA) DO DIA ITEM 1 JULGAMENTO DOS PROCESSOS I PROCESSOS DE C RELATOR PROPOSTA 52 C-0081/10 Crea-SP Composição do Plenário do

Leia mais

Considerando o disposto no Estatuto e Regimento Geral da UFCG;

Considerando o disposto no Estatuto e Regimento Geral da UFCG; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 14/2010 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Engenharia de

Leia mais

Foram protocolados e aceitos os projetos das seguintes entidades de classe:

Foram protocolados e aceitos os projetos das seguintes entidades de classe: ATA DA SESSÃO PÚBLICA DO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2018 Às dez horas do dia doze de junho de dois mil e dezoito, foi dada a abertura da Sessão Pública do Chamamento Público nº 001/2018, com a presença

Leia mais

, , , , ,00

, , , , ,00 A EMPRESA Constituída em 2005 a DRILLGEO é especializada em Sondagem Rotativa Diamantada com Testemunhagem Contínua. Criada por acionistas oriundos da Congel, tradicional empresa do ramo de sondagem brasileira

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 1.070, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 Dispõe sobre os procedimentos para registro e revisão de registro das instituições de ensino e das entidades de classe de profissionais nos Creas e dá outras

Leia mais

CHAMAMENTO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO JOVEM ENGENHEIRO SENGE-RS

CHAMAMENTO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO JOVEM ENGENHEIRO SENGE-RS CHAMAMENTO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO JOVEM ENGENHEIRO SENGE-RS O SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SENGE-RS anuncia abertura de vagas remanescentes e cadastro reserva para composição

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas CAGE Plano de Fiscalização

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas CAGE Plano de Fiscalização Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas CAGE Plano de Fiscalização - 2019 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Conforme previsto no artigo 45, e alínea e do artigo 46 da Lei nº 5.194/66 e do artigo

Leia mais

PORTARIA IGCE/DTA nº 159/2017, de 14 de setembro de 2017.

PORTARIA IGCE/DTA nº 159/2017, de 14 de setembro de 2017. PORTARIA IGCE/DTA nº 159/2017, de 1 de setembro de 2017. Dispõe sobre a sequência aconselhada para o cumprimento da estrutura curricular do Curso de Graduação em Geologia. O Vice-Diretor no exercício da

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO 2018

CHAMAMENTO PÚBLICO 2018 CHAMAMENTO PÚBLICO 2018 TERMO DE FOMENTO TERMO DE FOMENTO Instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pelo CREA-SP com as Entidades e Instituições de Ensino para consecução

Leia mais

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

MODELO DE ESTATUTO. ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE MODELO DE ESTATUTO ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA INTENSIVA DA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º - A LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA INTENSIVA DA, doravante denominada LIGAMI, fundada no dia de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ENEGE CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO DA ENEGE CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA PROGRAMAÇÃO Sumário APRESENTAÇÃO DA ENEGE... 3 CONSELHO DAS ESCOLAS DE GEOLOGIA... 4 PROGRAMAÇÃO... 5 Dia 22 de Janeiro... 5 Divulgação da ENEGE... 5 Apresentação da situação jurídica e planejamento financeiro 2015...

Leia mais

Carta de Manaus Seminário de Mineração Desenvolvimento Sustentável e sua Importância para o Brasil

Carta de Manaus Seminário de Mineração Desenvolvimento Sustentável e sua Importância para o Brasil 2018 Carta de Manaus Seminário de Mineração Desenvolvimento Sustentável e sua Importância para o Brasil CCEGM Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Geologia e Minas 16/10/2018 Manaus, AM, 19 de outubro

Leia mais

Resolução Confea

Resolução Confea Resolução 1.010 - Confea Uma Nova Concepção para o Exercício das Profissões da Engenharia e da Agronomia Prof. Paulo Roberto da Silva Assessor do Confea 6º Congresso de Educação Agrícola Superior ABEAS

Leia mais

PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza

PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza PROJETO Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza OBJETIVO: O projeto Inserção da Comunidade Tecnológica no Combate à Fome e à Pobreza visa posicionar o Sistema Confea/Crea perante

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

08 SETEMBRO Domingo Missa em Ação de Graças-Igreja de São Pedro-Gramado Alusiva ao Início da 70ª Soea e 8ºCNP

08 SETEMBRO Domingo Missa em Ação de Graças-Igreja de São Pedro-Gramado Alusiva ao Início da 70ª Soea e 8ºCNP PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 70ª SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA SOEA E 8º CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSSIONAIS - CNP *ESTA PROGRAMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES 10h00 14h00-18h00 08 SETEMBRO Domingo

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - CREA-RS APÊNDICE 1 TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Versão Janeiro/2017 DESCRIÇÃO DO TIPO DE PROCESSO NOME DO TIPO DE PROCESSO: SOLICITAÇÃO DE EVENTO Modalidades: Protocolares Técnicos Capacitação Feiras

Leia mais

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. Conselheiro Federal Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais.

PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO. Conselheiro Federal Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais. PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO Conselheiro Federal Marcelo Gonçalves Nunes de Oliveira Morais. PC CF-0894/2012 Interessado: Lucas Indústria e Comércio de Evaporadores Ltda. Pedido de reconsideração da Decisão

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

Atribuição e Titulação

Atribuição e Titulação Atribuição e Titulação 1.1 Legislação Federal Lei n. 2.800, de 18 de junho de 1956 Cria os Conselhos Federais e Regionais de Química dispõe sobre a profissão do químico e dá outras providências. Lei n.

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Vitória, 10 de abril de 2017. A Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Local Vitória ES, no uso de suas atribuições legais e com base em seu regulamento

Leia mais

SEMINÁRIO TEMÁTICO: GERÊNCIA DA FISCALIZAÇÃO EM 2016 CONFEA FISCALIZAÇÃO NA ÁREA DE GEOLOGIA E ENG. DE MINAS

SEMINÁRIO TEMÁTICO: GERÊNCIA DA FISCALIZAÇÃO EM 2016 CONFEA FISCALIZAÇÃO NA ÁREA DE GEOLOGIA E ENG. DE MINAS SEMINÁRIO TEMÁTICO: GERÊNCIA DA FISCALIZAÇÃO EM 2016 CONFEA FISCALIZAÇÃO NA ÁREA DE GEOLOGIA E ENG. DE MINAS Brasília, 20 de abril de 2016 Geól. Prof. Antonio Pedro Viero. Coordenador Nacional das Câmaras

Leia mais

XI ENGMINAS 2015 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHERIO DE MINAS INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL

XI ENGMINAS 2015 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHERIO DE MINAS INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL XI ENGMINAS 2015 ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHERIO DE MINAS INOVAÇÃO E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL Realização: APEMI ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ENGENHEIROS DE MINAS Data: 18 a 21 de agosto de 2015. Apoio

Leia mais

Eng. Jovanilson Freitas

Eng. Jovanilson Freitas Palestrante: Eng. Jovanilson Freitas Coordenador Nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica- CCCEE / 2016; Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas

Leia mais

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento COMO DESENVOLVER AS PLANILHAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O NOVO SINAPI 26,27 e 28 de Abril SÃO PAULO - SP Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 Destaques deste

Leia mais

RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS

RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS CARTA DE SERVIÇOS RESOLUÇÕES E DECISÕES NORMATIVAS As resoluções e as decisões normativas são normas editadas pelo Confea que regulamentam a fiscalização e o exercício profissional no âmbito do Sistema

Leia mais

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social O que é o CREA? Missão do CREA Objetivos e Metas do CREA Números do Sistema CONFEA/CREA Ações do CREA Ações de Interesse Social Proposições das Parcerias e Convênios O que é o Crea? O que é o Crea? O Conselho

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 70ª SEMANA OFICIAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA SOEA E 8º CONGRESSO NACIONAL DE PROFISSSIONAIS - CNP *ESTA PROGRAMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES 10h00 14h00-18h00 08 SETEMBRO Domingo

Leia mais

PROPOSTAS APROVADAS NO 9º CEP 10 a 11/06/2016

PROPOSTAS APROVADAS NO 9º CEP 10 a 11/06/2016 PROPOSTAS APROVADAS NO 9º CEP 10 a 11/06/2016 Título da Proposição: Criação da Câmara de Mediação e Arbitragem Propõe que o Plenário do CONFEA estabeleça a obrigatoriedade da efetivação de Câmara de Mediação

Leia mais

SESSÃO PLENÁRIA Nº 2009 (ORDINÁRIA) DE 07 DE ABRIL DE 2016 PAUTA COMPLEMENTAR

SESSÃO PLENÁRIA Nº 2009 (ORDINÁRIA) DE 07 DE ABRIL DE 2016 PAUTA COMPLEMENTAR SESSÃO PLENÁRIA Nº 2009 (ORDINÁRIA) DE 07 DE ABRIL DE 2016 PAUTA COMPLEMENTAR Item VI. Ordem do dia Item 1 Julgamento dos processos constantes na pauta Item 1.1 Processos de ordem C PAUTA Nº: 54 PROCESSO:

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS JULGAMENTO DE PROCESSOS REUNIÃO ORDINÁRIA DE 04/06/ N.º 434

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS JULGAMENTO DE PROCESSOS REUNIÃO ORDINÁRIA DE 04/06/ N.º 434 NÚMERO DE ORDEM : 1 PROCESSO DE VISTA PROCESSO Nº: F-4874/2017 ASSUNTO: REQUER REGISTRO INTERESSADO: A.H.M ROCCI EPP ORIGEM: UGI - JUNDIAI VISTOR: EDILSON PISSATO. DO RELATOR: Este processo, que trata

Leia mais

PORTARIA IGCE/DTA nº 085/2018, de 12 de junho de 2018.

PORTARIA IGCE/DTA nº 085/2018, de 12 de junho de 2018. PORTARIA IGCE/DTA nº 085/2018, de 12 de junho de 2018. Dispõe sobre a sequência aconselhada para o cumprimento da estrutura curricular do Curso de Graduação em Geologia. O Diretor do Instituto de Geociências

Leia mais

Histórico e Situação atual do Acordo Confea DNPM

Histórico e Situação atual do Acordo Confea DNPM Histórico e Situação atual do Acordo Confea DNPM 1. Histórico A proposta de um convênio entre o Confea e o Departamento Nacional da Produção Mineral - DNPM foi reiterada em agosto de 1998 quando da reunião

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais