Ficha de Actividades/Relatório para o Ensino Secundário Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha de Actividades/Relatório para o Ensino Secundário Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução"

Transcrição

1 Ficha de Actividades/Relatório para o Ensino Secundário Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados Nome: Nº: Turma: Escola: Ano Lectivo: Introdução Olá, hoje vais realizar uma visita de estudo pela Lagoa dos Salgados. Presta bastante atenção ao teu guia ou professor, pois vais poder aprender bastante sobre biologia e geologia na tua região, de uma forma didáctica e certamente diferente da que estás habituado. Para já é conveniente fazermos uma introdução ao local e ao percurso que vais seguir, de modo a que te situes no espaço. A Lagoa dos Salgados apresenta-se como um ecossistema aquático e costeiro, de pouca profundidade, com características essencialmente salobras, instalado numa pequena depressão de terreno que se localiza no troço terminal de uma bacia hidrográfica de reduzidas dimensões. Encontra-se actualmente separada do Oceano Atlântico pela presença de uma barreira arenosa, no entanto é alimentada por duas linhas de água doce (Ribeiras de Espiche e de Vale Rabelho). O percurso proposto, divide-se em cinco estações (0,1,2,3,4) com a duração total de cerca de duas a três horas a percorrer em passo de passeio. Em cada estação estará prevista uma breve explicação do local em questão em que o teu guia descreverá as características que se evidenciam nessa zona. Posteriormente existem actividades a serem realizadas para a consolidação dos conhecimentos adquiridos.

2 O percurso segue sobre um passadiço, alguns trilhos em terra batida e ainda pela praia que no seu conjunto não apresentam dificuldades para os pedestres. Deves seguir sempre pelos trilhos sugeridos e marcados no terreno, de modo a evitar o pisoteio de zonas dunares contribuindo para a sua preservação. Vais necessitar do material que preparaste incluindo os binóculos, uma máquina fotográfica e/ou ainda uma lupa. O Ponto 0, é o ponto de encontro. Localiza-se entre o estacionamento e a ponte, no inicio do percurso. O Ponto 1, e a tua primeira paragem, encontra-se logo após esta mesma ponte, onde poderás ter uma primeira ideia sobre o local que irás observar. Podes aproveitar para tirar algumas fotos, e claro, alguns apontamentos. O Ponto 2 é um ponto de observação, com uma incrível vista sobre toda a Lagoa e onde se encontra um modesto observatório de aves. Ponto 1

3 Assim que chegares à praia estarás no Ponto 3, onde o teu guia te irá falar sobre a geologia desta zona algarvia e das estruturas mais interessantes que poderás observar neste local. Finalmente, no ponto 4 encontras a última etapa da tua visita. Irás encontrar um afloramento de uma rocha com características importantes, que te revelará mais sobre o paleoambiente do local que encontrarás. Ponto 4 O roteiro é realizado de forma circular, pelo que no final da visita deverás regressar ao Ponto 0 para regressar à escola. Ponto I Ponto de Observação e introdução ao roteiro: 1. Observa as espécies de aves e plantas halófitas. Podes também tirar fotos. 2. Tendo em conta o ambiente em que te encontras define o que são plantas halófitas. 3. Observa as dunas e esquematiza-as.

4 4. As dunas são importantes para a estabilização de zonas litorais, explica porquê. 5. Que função possuem as plantas halófitas nesta zona? 6. Que justificação encontras para a existência do passadiço por onde caminhas? Ponto II - Ponto de observação onde é possível ter uma perspectiva geral da Lagoa 1.Emobra não pareça, existem problemas de poluição associados á Lagoa dos Salgados. Identifica quais. 2.A Lagoa dos Salgados tem um papel fulcral para o grande número de espécies que para lá migram. Explica esta evidência. Ponto III Ponto de abordagem às seguintes temáticas da geologia: rochas locais e estruturas típicas 1. Caracteriza os líquenes.

5 2.Já sabes fazer um crivo? Descobre como e constrói um. Materiais necessários para a construção de um crivo (peneira rudimentar): 1- Rede de medida adequada para a filtração de areias. 2- Suporte de plástico circular previamente retirado de uma embalagem de plástico cilíndrica/ taparoeres de sopa/ outras embalagens de plástico cilíndricas. 3- Um elástico e fita-adesiva. 4- Material de corte. 5- Um prato de enchimento das areias filtradas sem oríficios. Procedimento de montagem de um crivo: Com os materiais de fabricação de um crivo rudimentar que são: a rede de filtração de areias, suporte de plástico circular, um elástico, fita-adesiva e um material de corte podemos começar a construir. o No suporte de plástico circular coloca-se por cima da abertura circular de circunferência menos cortante a rede de filtração. Depois adequa-se a rede à abertura e com auxílio de um colega coloca-se um elástico por cima de forma a prender o elástico ao suporte. Agora coloca-se a fita-adesiva na parte lateral do suporte de plástico com o objectivo de cobrir as extremidades da rede de filtração e o elástico também. Concluída a cobertura da parte lateral e dos seus elementos com a fita-adesiva cortase a restante fita com objecto de corte e completa-se a construção de um crivo para areia. 3. A Escala de Wentworth consiste numa escala logarítmica de classificação de sedimentos em função do tamanho dos fragmentos, dos mais finos para os mais grosseiros, criado em 1922 por C. K. Wentworth. Esta escala é bastante utilizada pelos geólogos para classificar as rochas detríticas não consolidadas. Da granulação mais fina, para a de maior tamanho, temos: a argila (< 4 µm) - o silte (> 4 µm < 64 µm) - a areia (>64 µm <2mm) - o grânulo (>2mm - <4mm) - o seixo (>4mm - <64mm) - o bloco ou calhau (>64mm - <256mm) - e o matacão (>256mm). Como classificas os sedimentos que obtiveste?

6 4. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. As rochas são formadas a partir de detritos de rochas pré-existentes, e constituem o principal tipo de rocha no Algarve. Ocupam 80% da área dos continentes e podem conter que possibilitam aplicar um princípio da estratigrafia, que permite relacionar rochas de diferentes regiões. (A) magmáticas fósseis (B) sedimentares cristais (C) sedimentares fósseis (D) magmáticas cristais Ponto IV Observação de uma rocha que fornece informações importantes sobre o ambiente em que se formou. 1.Retira numa pequena amostra de areia na praia e da duna. Que diferenças encontras? 2.Descreve o estado em que se encontram os fósseis? 3.O que podes concluir sobre o ambiente em que a rocha se formou? 4. Através das tuas observações no campo e dos conhecimentos que já possuis, demonstra a importância dos fósseis para o estudo do passado geológico da Terra. A organização espera que tenhas desfrutado da visita! A informação apresentada foi recolhida e compilada por alunos da Turma A, do 12º ano (2010/2011) da Escola Secundária de Albufeira, supervisionados pela Professora Mª Paula Abreu.

Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução

Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados Nome: Nº: Turma: Escola: Ano Lectivo: Introdução Olá, hoje vais realizar uma visita de estudo pela Lagoa dos Salgados.

Leia mais

Ficha de Actividades/Relatório para o 2º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução

Ficha de Actividades/Relatório para o 2º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução Ficha de Actividades/Relatório para o 2º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados Nome: Nº: Turma: Escola: Ano Lectivo: Introdução Olá, hoje vais realizar uma visita de estudo pela Lagoa dos Salgados.

Leia mais

Ficha de Actividades/Relatório para o 1º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução

Ficha de Actividades/Relatório para o 1º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução Ficha de Actividades/Relatório para o 1º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados Nome: Nº: Turma: Escola: Ano Lectivo: Introdução Olá, hoje vais realizar uma visita de estudo pela Lagoa dos Salgados.

Leia mais

Um olhar Sobre a Lagoa

Um olhar Sobre a Lagoa Caracterização Biológica A Lagoa dos Salgados, um património regional do Algarve, apresenta um grande interesse científico ao nível geológico e biológico, não só pela sua capacidade de albergar uma grande

Leia mais

Proposta de um guia de campo Serra do Caramulo

Proposta de um guia de campo Serra do Caramulo Proposta de um guia de campo Serra do Caramulo A Serra do Caramulo como recurso didático Ciências Naturais 5º ano de escolaridade O Rio de Castelões da nascente à foz Setembro-Novembro 2012 Formadora:

Leia mais

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011

A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO ÀS ABAS DA SERRA DE SINTRA Geologia no Verão 2011 10.00 h Restaurante Muchaxo - Guincho Introdução Regresso +/- 16.00 h no mesmo local Ida e volta aprox. 8 km Ingredientes:

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga ANEXO 1 GLOSSÁRIO Vegetação de Restinga Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis FICHA (IN)FORMATIVA Nº 1 Biologia e Geologia Módulo 6 Minerais e Rochas sedimentares Professora Ana Cristina Andrade Página 1 de 10 As rochas sedimentares

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Bandeira Azul 2018 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma importante biodiversidade, com fauna e flora característica dos substratos rochoso

Leia mais

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013

GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 GEOLOGIA NO VERÃO A HISTÓRIA DAS PEDRAS, DO GUINCHO À SERRA DE SINTRA 2013 Introdução 10:00 Restaurante Muchaxo - Guincho Regresso +/- 16.00 no mesmo local Ingredientes: botas e vestuário adequado, água,

Leia mais

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação:

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva.

Leia mais

Informação sobre Ecossistemas Locais

Informação sobre Ecossistemas Locais Informação sobre Ecossistemas Locais Processo de candidatura Bandeira Azul 2013 1. Biodiversidade local O litoral de Vila Nova de Gaia apresenta uma considerável biodiversidade, com fauna e flora característica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA. Biologia e Geologia 10ºAno Ficha de Trabalho Nº2. Nome: Nº: T: Data

ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA. Biologia e Geologia 10ºAno Ficha de Trabalho Nº2. Nome: Nº: T: Data ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA Biologia e Geologia 10ºAno Ficha de Trabalho Nº2 Nome: Nº: T: Data Assunto: Módulo Ciência, Inicial: Tecnologia, A Geologia, Sociedade os geólogos e Ambiente e

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ESTRATIGRAFIA

PRINCÍPIOS DE ESTRATIGRAFIA PRINCÍPIOS DE ESTRATIGRAFIA Datação relativa de sequências sedimentares Prof. Ana Rita Rainho Estratigrafia Ramo da Geologia que se ocupa do estudo, descrição, correlação de idades e classificação das

Leia mais

As rochas sedimentares

As rochas sedimentares Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras A ocupação antrópica levou a grandes alterações paisagísticas, o que tem levado à deterioração ambiental. Nuno Correia 10/11 2 A ocupação antrópica

Leia mais

Planeamento da visita de estudo ao maciço de Sintra e zonas limítrofes

Planeamento da visita de estudo ao maciço de Sintra e zonas limítrofes Planeamento da visita de estudo ao maciço de Sintra e zonas limítrofes Esta saída de campo destina-se a alunos do 7º ano de escolaridade e deve ser efectuada no âmbito da disciplina de Ciências Naturais,

Leia mais

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a.

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Compreender que a datação relativa depende de informações

Leia mais

O meu Caderno de Campo

O meu Caderno de Campo Guia de Actividades O meu Caderno de Campo Hoje vieste explorar a Praia Manuel Lourenço. O tempo O céu está O Sol A temperatura O mar Vais iniciar a tua visita à Praia Manuel Lourenço, nela vais poder

Leia mais

1.1. O risco resultante da ocorrência de cheias é maior em pois existe uma maior ocupação do.

1.1. O risco resultante da ocorrência de cheias é maior em pois existe uma maior ocupação do. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Março 2018 Tema 4 Geologia: Ocupação Antrópica, Minerais, Rochas Sedimentares, Deformações Leia atentamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas À Beira Douro Escola Básica e Secundária À Beira Douro

Agrupamento de Escolas À Beira Douro Escola Básica e Secundária À Beira Douro Agrupamento de Escolas À Beira Douro Escola Básica e Secundária À Beira Douro Disciplina: Ciências Naturais Trabalho realizado por: Ana Mafalda,nº4 Marisa, nº21 Este trabalho, cujo o tema é À descoberta

Leia mais

Importância dos oceanos

Importância dos oceanos AMBIENTE MARINHO Importância dos oceanos Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transpor-tadores tadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem

Leia mais

Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET

Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais basta olhar à nossa volta para avaliar a diversidade de ambientes

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book.

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book. Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns GEO 11 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 http://netxplica.com 1. Ocupação antrópica

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 6 Rochas Sedimentares Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Ciclo das Rochas Rochas Sedimentares Rochas

Leia mais

Considerações gerais sobre a hidrogeologia do continente

Considerações gerais sobre a hidrogeologia do continente Considerações gerais sobre a hidrogeologia do continente Três grandes unidades geológicas i) - o Maciço Hespérico (Paleozóico) ii) - As Orlas Mesozóicas iii) - As Bacias Terciárias do Tejo e do Sado O

Leia mais

Tipos de Ecossistemas Aquáticos

Tipos de Ecossistemas Aquáticos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS INTERDISCIPLINA FENÔMENOS DA NATUREZA II Tipos de Ecossistemas Aquáticos Dr. Cleber Palma Silva Dra. Edélti Faria Albertoni Lab. Limnologia Para

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado.

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. A classificação dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimensão. b) a forma do seu limite. c) o seu

Leia mais

Solos Transportados (Sedimentares): Solo Aluvial, Solo Lacustre, Solo Coluvial, Solo Eólico e Solo Marinho

Solos Transportados (Sedimentares): Solo Aluvial, Solo Lacustre, Solo Coluvial, Solo Eólico e Solo Marinho Formação dos Solos Solos Transportados (Sedimentares): Solo Aluvial, Solo Lacustre, Solo Coluvial, Solo Eólico e Solo Marinho Bibliografia: Notas de aula (apostila) de Geotécnica, Prof. Reno Reine Castello

Leia mais

CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO:

CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO: CAPÍTULO 4: ROCHAS SEDIMENTARES 4.1. INTRODUÇÃO: As rochas sedimentos podem ser definidas como tipo rochoso derivado de outras rochas, depositado na forma de fragmentos ou precipitado quimicamente, que

Leia mais

PROJETOS EDUCATIVOS 2017/2018

PROJETOS EDUCATIVOS 2017/2018 2017/2018 Público-alvo: 1º ciclo (4º ano) e 2º e 3º ciclo Objetivos: reconhecer diversidade de espécies associadas aos espaços naturais do concelho compreender dinâmica dos ecossistemas e adaptações das

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano fev. 2016

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia 11º ano fev. 2016 Estruturas Pedagógicas Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Área disciplinar de Biologia e Geologia Ano letivo 2015/2016 Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2)

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 2) Ano Lectivo: 2007/2008 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: / /2008 Docente: Catarina Reis 1- A figura seguinte representa uma região imaginária, onde

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

1.2. A zona da figura de maior sedimentação está assinalada pela letra, enquanto a de maior erosão é a da letra. Página 1 de 5

1.2. A zona da figura de maior sedimentação está assinalada pela letra, enquanto a de maior erosão é a da letra. Página 1 de 5 Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Tema 4 Geologia: Ocupação antrópica; Minerais; Rochas Sedimentares Nas questões de escolha múltipla

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 7º Ano de escolaridade 2013/2014 Tema Organizador: TERRA NO ESPAÇO AGRUPAMENTO

Leia mais

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva. Grupo

Leia mais

Geologia para Ciências Biológicas

Geologia para Ciências Biológicas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Geologia para Ciências Biológicas

Leia mais

O meu Caderno de Campo

O meu Caderno de Campo Guia de Actividades O meu Caderno de Campo Hoje vieste explorar a Praia Manuel Lourenço. O tempo O céu está O Sol A temperatura O mar Vais iniciar a tua visita à Praia Manuel Lourenço, nela vais poder

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES Prof. Ana Rita Rainho CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES rochas sedimentares Tendo em conta o tipo de sedimentos que deram origem à fracção dominante de uma rocha podemos considerar: Tipo de sedimentos

Leia mais

DOCUMENTO 1 (Teste 1)

DOCUMENTO 1 (Teste 1) DOCUMENTO 1 (Teste 1) Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Civil Relatório Complementar de Mineralogia e Geologia Tema: A ocupação antrópica e o mau ordenamento do território como condicionantes

Leia mais

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008.

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008. GERÊNCIA DE RECURSOS NATURAIS - GRN SUBGERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ZONA COSTEIRA - SUCOST Aspectos práticos da linha de costa: experiências, desafios e problemas na gestão costeira do ES. Pablo

Leia mais

MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA

MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA MODIFICAÇÕES SEDIMENTARES NA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE AO PORTO DE SINES Este estudo insere-se no projeto Caracterização ambiental da área de expansão marítima do porto de Sines e região envolvente,

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra O que nos contam as rochas sedimentares sobre o passado da Terra? http://aegsrv2.esci.keele.ac.uk/earthlearningidea/flash/ee_sr.html

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS

CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo CARACTERÍSTICAS DOS RESERVATÓRIOS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo

Leia mais

MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional

MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional 1 Mário Talaia & Rui Silva Departamento de Física, Universidade de Aveiro, 3810-193, Aveiro Portugal A costa litoral

Leia mais

Hidrogeologia vs. Engª do Ambiente

Hidrogeologia vs. Engª do Ambiente Hidrogeologia vs. Engª do Ambiente Hidrogeologia - Ramo das Geociências (Ciências da Terra) que se ocupa do estudo das águas subterrâneas. Geologia: Leis relativas à existência e circulação das águas subterrâneas

Leia mais

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Bacias Hidrográficas Rios ou Ribeiros cursos de água superficiais e regulares que podem desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacia hidrográfica área

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

1 Cristais de sal E1-1

1 Cristais de sal E1-1 1 Cristais de sal E1-1 o que necessitas uma proveta graduada ou simplesmente um copo que pode ser substituída por um copo medidor de cozinha vareta ou colher marcador de tinta insolúvel em água água do

Leia mais

O Sistema de Deposicão

O Sistema de Deposicão O Sistema de Deposicão O sistema de deposição é acumulação de detritos num determinado local, transportados pelas águas, ventos, erosão, glaciares, etc.; Os resultados do ambiente deposicional actual são

Leia mais

764,16 km 2, maior município da região do Algarve; habitantes cerca de 15% população algarvia; Duas cidades: Loulé e Quarteira; 11 Freguesias

764,16 km 2, maior município da região do Algarve; habitantes cerca de 15% população algarvia; Duas cidades: Loulé e Quarteira; 11 Freguesias 30 de Novembro de 2012 ENQUADRAMENTO NQUADRAMENTO / C / CARACTERIZAÇÃO DO CONCELHO DE LOULÉ CONCELHO DE LOULÉ 764,16 km 2, maior município da região do Algarve; 70 260 habitantes cerca de 15% população

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento 2ª parte Zonas costeiras Aula nº62 e 64 11 e 16 de Março 09 Prof. Ana Reis Zonas Costeiras Praia Arriba Utilização

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês.

O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. O uso dos fósseis para datação relativa das rochas iniciou-se no século XIX, por William Smith, um engenheiro inglês. Este engenheiro inglês verificou que rochas com localizações geográficas distintas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUTURO

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUTURO ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUTURO GEOLOGIA 12º ANO Nome: Nº Data 26/05/2025 VISITA DE ESTUDO AO CABO ESPICHEL E SERRA DA ARRÁBIDA OBJECTIVOS GERAIS 1. Fomentar o gosto pela disciplina Geologia ; 2. Observar

Leia mais

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações

é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações é a herança para os nossos filhos e netos com a sua atmosfera rica em oxigénio, permite-nos respirar com a camada de ozono, protege-nos das radiações ultravioletas com a água evita a desidratação com as

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EXAME LOCAL EXAME DE GEOLOGIA Nome: Duração do exame: 1 hora e 30 minutos RESPONDA NA FOLHA DO ENUNCIADO AVISO: Não serão consideradas respostas sem justificação quando esta seja solicitada COTAÇÕES: Grupo I (14,50 valores): 1: 1,00;

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período

ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período ESCOLA E.B. 2,3 PEDRO DE SANTARÉM Ano lectivo 2010 / 2011 Ciências Naturais 7º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Objectivos / Competências Compreender que a pertence a um sistema planetário dependente

Leia mais

Difratometria por raios X

Difratometria por raios X 57 A amostra 06 foi coletada no fundo de um anfiteatro (Figura 23), em uma feição residual de um degrau no interior da voçoroca, este material, aparentemente mais coeso, também consiste em areia muito

Leia mais

Sedimentação e Processos Sedimentares

Sedimentação e Processos Sedimentares Sedimentação e Processos Sedimentares Celso Dal Ré Carneiro DGAE-IG, Universidade Estadual de Campinas Campinas, 2008 Dunas de areia e lagoa à beira-mar, Genipabu, Natal, RN Principais fontes Press F.,

Leia mais

Como utilizar este livro de actividades 2 Localização geográfica 3 Carta geológica 3 Paragem 1 4 Paragem 2 10 Paragem 3 15 Paragem 4 21

Como utilizar este livro de actividades 2 Localização geográfica 3 Carta geológica 3 Paragem 1 4 Paragem 2 10 Paragem 3 15 Paragem 4 21 ÍNDICE 1 Pág. Como utilizar este livro de actividades 2 Localização geográfica 3 Carta geológica 3 Paragem 1 4 Paragem 2 10 Paragem 3 15 Paragem 4 21 2 COMO UTILIZAR ESTE LIVRO DE ACTIVIDADES Ao longo

Leia mais

FICHA DE CAMPO Nº1. Equipamentos X Nº Equipamentos X Nº

FICHA DE CAMPO Nº1. Equipamentos X Nº Equipamentos X Nº FICHA DE CAMPO Nº1 Nome da Freguesia Nº de Habitantes Localização Geográfica (coordenadas) Altitude Locais da Freguesia Equipamentos Equipamentos X Nº Equipamentos X Nº Escolas Bancos Parque Infantis Supermercado

Leia mais

TROÇO J - PINHAL NOVO OBRAS DE ARTE VIADUTO DE LIGAÇÃO ENTRE A E.M.575 E A E.M ESTUDO GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO...

TROÇO J - PINHAL NOVO OBRAS DE ARTE VIADUTO DE LIGAÇÃO ENTRE A E.M.575 E A E.M ESTUDO GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO ÍNDICE GERAL 1. INTRODUÇÃO... TROÇO J - PINHAL NOVO OBRAS DE ARTE VIADUTO DE LIGAÇÃO ENTRE A E.M.575 E A E.M.533-1 ESTUDO GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO ÍNDICE GERAL RELATÓRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. GEOLOGIA LOCAL... 1 3. PROGRAMA DE PROSPECÇÃO...

Leia mais

Foto 1 Material escuro Material bege

Foto 1 Material escuro Material bege Comentários sobre as fotos com exposições passíveis de interpretações do ponto de vista da geologia das formações superficiais M. Cristina M. de Toledo 30/03/14 Foto 1 a exposição mostra material muito

Leia mais

COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO

COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO 1. Sobre o maciço representado na Figura 1 vai ser construído um aterro ( at. = kn/m ) com uma altura de 8 m e que ocupará uma área de aproximadamente 10 hectares.,0 m,0

Leia mais

Relatório da campanha do projecto Coastwatch 2008/2009

Relatório da campanha do projecto Coastwatch 2008/2009 Coordenador Nacional Relatório da campanha do projecto Coastwatch 2008/2009 Ficha técnica: Elaborado por Coordenador Regional Participantes: Alexandre Vu, Cristina Lebre, João Hélder, Nhgia Vu, Sandra

Leia mais

Programa Ciências Naturais. Elenco Modular

Programa Ciências Naturais. Elenco Modular Curso Vocacional RAI (Restauro, Administração e Informática) Programa Ciências Naturais Elenco Modular Número Designação Duração de referência (horas) Duração de referência (tempos letivos 1 As rochas

Leia mais

LAMA DE PRAIA CASSINO

LAMA DE PRAIA CASSINO LAMA DE PRAIA CASSINO Publicado no site em 18/09/2014 Euripedes Falcão Vieira* Os estuários são áreas de intensa movimentação de sedimentos produzidas pelas correntes que nelas atuam. A natureza dos sedimentos,

Leia mais

Ficha de Avaliação de Ciências Naturais 7º Ano

Ficha de Avaliação de Ciências Naturais 7º Ano Ficha de Avaliação de Ciências Naturais 7º Ano Nome: Turma: Nº: Classificação: Professor: Data: / / Nota: Lê atentamente todas as questões antes de começares a responder. Bom trabalho. 1 - Observa as imagens

Leia mais

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências Biológicas Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Flaviana Lima

Leia mais

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre.

Relacionar os vários tipos de limites de placas com zonas de destruição, conservação e construção da crusta terrestre. Identificar e compreender os princípios do raciocínio geológico (catastrofismo, uniformitarismo e actualismo). Reconhecer o contributo das várias ciências e a influência da cultura social no desenvolvimento

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes

Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Bacias Hidrográficas Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Mas primeiro alguns conceitos!! Rio

Leia mais

Guião. E por isso se chama à volta do pátio em oito passos, pois tudo se pode fazer no pátio da escola ou num jardim perto da escola.

Guião. E por isso se chama à volta do pátio em oito passos, pois tudo se pode fazer no pátio da escola ou num jardim perto da escola. Guião Introdução O projecto Este projecto propõe um conjunto de actividades para alunos do pré-escolar e do 1ª ciclo do ensino básico que permitem desenvolver as seguintes competências: - Observar - Recolher

Leia mais

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase:

Turma: 2. Responda à seguinte questão. 3. Com as opções, pequena, Big Bang, grande, Universo complete correctamente a frase: Escola Secundária Anselmo de Andrade 1º teste de Biologia / Geologia do 10º ano Nome: Data: Turma: Nº: 1 Complete correctamente a frase com as seguintes opções: Opções: radioactividade, impactismo, acreção,

Leia mais

REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ

REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ Notas sobre a REN Bruta desenvolvida com data de setembro de 2013 Reunião de Trabalho de 14/03/2018 A maior parte das tipologias de REN delimitadas

Leia mais

Caracterização Das pistas de atletismo do Algarve COBERTAS E descobertas

Caracterização Das pistas de atletismo do Algarve COBERTAS E descobertas Projecto Caracterização Das pistas de atletismo do Algarve COBERTAS E descobertas Actividade referente 4 Data: 15 de Abril de 2010 Realizado por: Priscila Domingos Nº18 Disciplina: Organização e Desenvolvimento

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares

IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET. Rochas Sedimentares IDENTIFICAÇÃO MACROSCÓPICA. LEC. LET Rochas Sedimentares CICLO LITOLÓGICO Rochas sedimentares Formam-se em ambientes geológicos superficiais basta olhar à nossa volta para avaliar a diversidade de ambientes

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 17 Ação Geológica do Vento Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Stanley Breeden/DRK Ação Geológica

Leia mais

Capítulo I INTRODUÇÃO

Capítulo I INTRODUÇÃO 1. A Física e a Geologia Capítulo I INTRODUÇÃO Geologia é o estudo da Terra como um todo, da sua origem, estrutura e composição, da sua história (incluindo o desenvolvimento da vida) e dos processos que

Leia mais

Uma visita geoturística às praias de Catembe

Uma visita geoturística às praias de Catembe Uma visita geoturística às praias de Catembe José Tomá s Olivéirá; Rubén Péréirá Diás; Adriáno Sé nváno; Aurété Péréirá 1. Breve introdução à Geologia A Carta Geológica de Catembe mostra que a região por

Leia mais

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação

Meteorização Erosão Etapas Sedimentogénese Transporte Sedimentação Ø Inclui a formação de materiais a partir de rochas preexistentes, ou de restos de seres vivos, o seu transporte e a sua deposição. Meteorização + Erosão + Etapas da Sedimentogénese Transporte + Sedimentação

Leia mais

ESQUEMA NACIONAL DE REFERÊNCIA

ESQUEMA NACIONAL DE REFERÊNCIA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL ESQUEMA NACIONAL DE REFERÊNCIA Nuno Neves (Prof. Auxiliar do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento) Marco Freire (Bolseiro de doutoramento) Nuno Guiomar (Bolseiro

Leia mais

ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9. Total:94

ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/9. Total:94 ANO: 11º NÍVEL: Biologia e Geologia ANO LECTIVO: 008/009 p.1/9 1º PERÍODO APRESENTAÇÃO TESTE DIAGNÓSTICO BIOLOGIA UNIDADE 5 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR 1 CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO CELULAR DNA e síntese

Leia mais

OSSOS VIVOS, OSSOS FORTES

OSSOS VIVOS, OSSOS FORTES Missão X Treinar como um Astronauta OSSOS VIVOS, OSSOS FORTES Nome do aluno Esta lição ajudar-te-á a identificar as formas de manter os ossos saudáveis e a observar os efeitos da gravidade reduzida nos

Leia mais

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos

Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Gestão sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos Trabalho realizado por: -Ana Santos nº1; -Ana Almeida nº2; -Beatriz Silva nº3; -Daniela Fernandes nº6; -Marta Santos nº11. 1 2 Índice Introdução Portugal

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA ANÁLISE GRANULOMÉTRICA O objetivo de uma análise granulométrica é medir o tamanho de partículas individuais, ou seu equivalente hidráulico, determinar sua distribuição de frequência, e calcular uma descrição

Leia mais

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas.

Salvar os oceanos. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. A. Lê Conhecer o Oceano princípio 1 e completa as palavras cruzadas. Componente física dominante no nosso planeta (10) Uma das bacias do Oceano (7) Tipo de planícies que o relevo das bacias oceânicas contém

Leia mais

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos. Viana do Castelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo O mar na escola explorando diferentes recursos didáticos Braga, 24 de janeiro de 2014, semin+ario nacional eco-escolas APRESENTAÇÃO DA

Leia mais

MAQUETE GEOLÓGICA DE UM CORTE DA REGIÃO DE SINTRA

MAQUETE GEOLÓGICA DE UM CORTE DA REGIÃO DE SINTRA MAQUETE GEOLÓGICA DE UM CORTE DA REGIÃO DE SINTRA CONSTRUÇÃO DA MAQUETE MATERIAIS Fig. 1 Tesoura e X-ato Fig. 2 Esferovite Fig. 3 Baldes Fig. 4 Cola acrílica Fig. 5 Placa de madeira e acrílico Fig. 6 Gesso

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA

TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA TESTE DE AVALIAÇÃO HISTÓRIA DA TERRA / TECTÓNICA Ciências Naturais 7º ano Nome n.º Turma Data: Classificação: Professor(a): Enc. Educação Lê com atenção cada uma das questões que te são propostas e responde

Leia mais

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos

À descoberta do Ambiente Natural. À descoberta dos materiais e objetos pré-escolar À descoberta do Ambiente Natural À descoberta dos materiais e objetos À descoberta das interrelações entre espaços À descoberta das interrelações natureza sociedade 1º ciclo 1º ao 4º ano Estudo

Leia mais

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS

CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS Texto para estudo CIÊNCIAS O CICLO DAS ROCHAS A Terra é um planeta vivo e seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta. A geologia é a ciência que

Leia mais