Guia para uso do Programa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia para uso do Programa"

Transcrição

1 Guia para uso do Programa Este guia explica sobre como utilizar o programa. Para instruções sobre a instalação, consulte o file Leia do CD Merck Veterinária. Este guia em português é uma adaptação livre dos textos Help de Acrobat Reader e Search, criado pela ROCA Multimídia. Não é um documento oficial Adobe. Clique um assunto abaixo para navegar sobre a seção relacionada. Procedimento para consultas neste guia Janela do programa de leitura Ferramentas e botões Barra de estado Visualizar os documentos em tela inteira Preferências Utilizar as conexões (Hiperlink) Ler o artigo Visualizar mais de um volume Pesquisar (Search)

2 Como utilizar este Guia Clique o texto evidenciado em verde para ativar a conexão. Barra de ferramentas Volta à página anterior. Vai à página sucessiva. Vai à primeira página do documento. Área de controle Clique o texto de um ícone para ativar a conexão. Clique o triângulo à esquerda do ícone para exibir ou esconder os temas subordinados.

3 Janela do Programa de Leitura A janela de leitura compreende uma área de controle à esquerda do documento onde são visualizados o Índice Geral, o Índice Remissivo e os documentos interligados ou ainda as miniaturas das páginas dos documentos. Na parte superior da janela se encontra a barra de ferramentas. Na parte inferior, a barra de estado. À direita da janela há uma barra de deslocamento vertical do texto. A barra de deslocamento da esquerda serve para ver os demais ícones ou as miniaturas da área de controle. Consulte também os seguintes assuntos: Controle e campos de barra de estado Ferramentas e botões

4 Ferramentas e Botões Para selecionar uma ferramenta clique o botão. Para esconder ou exibir a barra de ferramentas escolha Hide Toolbar ou Show Toolbar do menu Window. A barra de ferramentas contém os seguintes botões: Fecha a área de controle da janela. Visualiza os ícones na área de controle. Clique o texto de um ícone para passar à página correspondente. Visualiza as miniaturas das páginas do documento na área de controle. Clique uma miniatura para passar à página correspondente. Sobre a miniatura da página ativa, uma moldura indica a parte da página visualizada, na janela principal. Para modificar a área do documento visualizada, selecione a moldura mantendo o mouse apertado e arraste-a para outra área da miniatura. Para mudar o tamanho da moldura, selecione um ângulo da mesma mantendo o mouse apertado e arraste-o.

5 Mão Serve para mover o documento na tela. Mantenha apertado o mouse e desloque a página para a posição desejada. Zoom Clique sobre a página para aumentar ou reduzir a área visualizada com um fator 2. Você pode também selecionar uma zona que queira ver aumentada usando o mouse. Clique um ponto de partida mantendo o mouse apertado e arraste-o diagonalmente para selecionar uma determinada área da página. Seleção de texto Permite selecionar partes do texto de um documento que pode ser copiado no Clipboard com o comando Command+C (Mac) ou Control+C (Windows). Para selecionar imagens escolha Select Graphics do menutools. Atenção, nos documentos protegidos o instrumento de seleção de texto, cópia e cola não estão ativos.

6 Próxima página- Vai à página seguinte do documento. Página anterior Vai à página anterior do documento. Última página Vai à última página do documento. Primeira página Vai à primeira página do documento. História Repetem os seus passos durante a leitura do documento ou grupo de documentos, retornando a cada página na ordem inversa à que foram consultadas. Dimensões reais Visualiza página a 100%. Adapta página Dimensiona a página para que caiba inteira na janela.

7 Adapta largura Dimensiona a página para adequá-la à largura da janela. Selecionada contemporaneamente a tecla Options (Mac) ou Control (Windows), ignora os demais elementos da página, adaptando o texto e as ilustrações à largura da janela. Instrumento procura Procura parte de uma palavra completa ou frase em um documento, mostrando-as na seqüência em que se apresentam no documento a partir da página ativa. Browser WEB Ativa o Browser que você usa. Se este já estiver ativado passará a ser a aplicação ativa. Se o botão não aparecer na barra dos instrumentos, certifique-se de ter instalado o Plug-in Weblink e que seja selecionada a opção Edit/Preferences/Weblink/Show Toolbar Button.

8 Cursor e Campos da Barra de Estado Cursor de divisão de janelas Regula a largura da área de controle e da área do documento. Arrasteo na direção que quiser. Campo de número de página Visualiza o número da página atual. Clique o campo e abrir-se-á uma janela de diálogo que permite passar a uma página específica. Campo de visualização Mostra a proporção de visualização atual do documento. Clique este campo e abrir-se-á a janela de diálogo que permite escolher outras proporções. Campo de tamanho de página Mostra o tamanho da página na unidade de medida especificada em Edit/Preferences/General.

9 Visualizar os Documentos na Tela Inteira Selecione View/ Full Screen para visualizar o documento na tela inteira. Ver Preferences/Full Screen para as opções de visualização. O ponteiro continua ativo nesta modalidade para seleção das interligações (Links). As miniaturas e os ícones não estão presentes na opção Tela Inteira. Os seguintes comandos estão disponíveis com o uso do teclado: Menu visualiza Todos os comandos, menos apenas página, ícone e página, e miniatura e página. Menu ferramentas Apenas mão e Zoom. Para sair da modalidade Tela Inteira, digite a tecla ESC ou continue após a última página.

10 Preferências No menu Edit/Preferences existem as seguintes opções: General (Preferências gerais) Default Magnification É a proporção de visualização usada pelo programa quando os documentos são abertos. Max Fit Visible Magnification Aumento máximo para Dimensão Visível, ou seja, visualização dos textos e gráfica de um documento, ignorando os demais elementos da página. Display Larger Images Visualiza imagens grandes. Uma imagem de grandes dimensões é uma imagem que precisa de muita memória e muito tempo para ser visualizada. Esta opção evita que as imagens de grandes dimensões sejam substituídas por quadros cinzentos. Use Page Cache Utiliza cache da página. Reduz a quantidade de tempo necessária para esconder um documento página a página.

11 Greek Text Below Simula texto inferior a ( ) pixel. Indica o tamanho dos caracteres abaixo do qual o programa visualiza-os como linhas acinzentadas. Pode ser um instrumento que acelera a visualização da página quando o computador dispõe de pouca memória. Substitution Fonts Font de substituição. Controla quais são os Font Multiple Master que o programa Acrobat Reader utiliza para substituir os Font Type 1 que não estão disponíveis no seu sistema. Page units Unidades de medidas utilizadas pelo programa. Full Screen (Preferências/Tela inteira) Change Pages/ With Keyboard (Muda página/ com o teclado) Quando escolhida a opção Full Screen para visualização do documento, as páginas suceder-se-ão com o uso do teclado (setas) ou do mouse.

12 Change Pages / Every ( ) Second (muda página/cada ( ) segundos) Muda as páginas automaticamente, segundo o intervalo determinado. A opção Loop volta à primeira página depois da última. Background Color (cor de fundo) Muda a cor do fundo da tela em modalidade Tela Inteira. Ver também: Visualizar os documentos na tela inteira. Conexões (Link) As conexões de hipertexto unem duas partes de um documento ou ainda dois documentos. Podem unir também um documento PDF com documentos Internet. Usando uma conexão Clique qualquer texto evidenciado em verde, ou ícone e miniatura da área de controle. O ponteiro, quando posicionado sobre uma área de Link toma a forma de uma mão com o indicador apontado. Se o ponteiro está sobre um Link WEB, no seu interior aparece um W. Para retornar à página ou documento de onde partiu a conexão, clique o botão História ou escolha View/Go Back. Voltar de uma conexão WEB Torne ativa a janela de Acrobat Reader Programa de leitura.

13 Ler um Artigo Nos volumes de Figuras e Tabelas os artigos guiam automaticamente o leitor através de cada capítulo. Para ler um artigo selecione View/Article e aparecerá uma janela de diálogo. Selecione o Artigo que quiser ler, da lista dos Títulos e clique o botão View. Quando o ponteiro é posicionado sobre uma página que tem as propriedades de artigo, transforma-se em mão com uma flecha e a barra de estado exibe um campo que indica a posição do texto em relação ao total do artigo. Clique sobre a página do artigo e este se adaptará à medida da tela, e cada vez que clicar irá à próxima parte do artigo. Para retornar à seção anterior do artigo clique o mouse apertando também Shift. Para voltar ao início do artigo clique digitando Option/Control. Visualizando mais de um Volume Para visualizar mais de um documento ao mesmo tempo escolha no menu Window. Cascade Mostra todos os documentos abertos em forma de cascata, visualizando os títulos. Tile Horizontally Divide o espaço da tela horizontalmente. Tile Vertically Divide o espaço da tela verticalmente.

14 Pesquisar (Search) Search é um instrumento de pesquisa. Ao contrário da ferramenta Procura (Find), que procura palavras lendo cada página, Search pesquisa um Index de todas as palavras do Manual Merck de Veterinária sem precisar abrir os diversos capítulos e volumes. É, portanto, muito mais rápido e completo. Realizar uma pesquisa Botões da barra de ferramentas Opções de pesquisa Critérios de relevância Restringir a pesquisa Word Assistant Pesquisa combinações de palavras Usar fragmentos de termos

15 Realizar uma Pesquisa 1. Clique o botão de pesquisa ou escolha Tools>Search>Query do menu. 2. Escolha uma opção de pesquisa. 3. Escreva uma palavra, frase ou expressão. 4. Clique Search (pesquisa). Na janela de Resultados aparecerá uma lista de todos os volumes do Index em que foram encontrados os termos pesquisados. 5. Avalie o resultado da pesquisa. Os volumes estão listados segundo o Nível de Relevância. Escolha um documento e dê dois cliques sobre o seu título. Na janela principal aparecerá a primeira página desse documento que contém o termo pesquisado. 6. Use os pulsantes Procure o Próximo ou Procure o Anterior para ver todos os termos encontrados pela pesquisa. Clicando os pulsantes junto com a tecla Shift visualiza-se a primeira ocorrência do termo pesquisado no próximo volume do Index ou anterior, respectivamente. 7. Se os volumes ou termos encontrados forem muito numerosos você pode restringir a pesquisa usando Refine Search, que limita uma segunda pesquisa aos volumes selecionados pela pesquisa anterior.

16 Botões da Barra de Ferramentas / Menus Pesquisa / Tools > Search > Query Procura o Próximo / Tools > Search > Next Procura o Anterior / Tools > Search > Previous (+ Shift) Próximo Volume / Tools > Search > Next Document (+ Shift) Volume Anterior /Tools > Search > Previous Document Mostra janela de resultados / Tools > Search > Results

17 Critérios de Relevância Os resultados da pesquisa são acompanhados de índices de relevância, representados em ordem crescente pelos seguintes ícones: A princípio, o nível de relevância indica a freqüência com que o termo aparece em um volume do Index. Em pesquisas de mais de um termo separado por OR, os documentos que contêm ambos os termos têm maior índice de relevância. Em pesquisas de mais de um termo separado por AND, com a opção Proximity selecionada, quanto mais próximos estão os termos presentes em um documento maior o índice de relevância.

18 Opções de Pesquisa As opções de pesquisa expandem e restringem os resultados das pesquisas. Para visualizar as opções na janela de pesquisa, escolha no menu Edit>Preferences>Search>Show Options. Word Stemming Encontra palavras com o mesmo radical do termo inserido. Escolha Tools>Search>Word Assist para ver as palavras encontradas. Sounds Like Encontra as palavras que começam com a mesma letra e têm alguma semelhança fonética com o termo pesquisado. Use Word Assistant para ver as palavras encontradas. Match Case Encontra apenas palavras idênticas ao termo pesquisado, considerando também o uso de maiúscula e minúscula. Proximity Altera a pesquisa tipo AND de modo que os dois termos pesquisados tenham no máximo 4 páginas de distância. Esta opção altera o critério de relevância dos documentos encontrados. Ver Também: Critérios de relevância Restringir a pesquisa Word Assistant

19 Restringir a Pesquisa Restringir a próxima pesquisa àqueles volumes encontrados por uma pesquisa anterior e listados na janela de resultados. 1. Com um ou mais volumes listados na janela de resultados, clique o botão de pesquisa para abrir a janela. 2. Escreva uma nova palavra ou termo e escolha a opção de pesquisa. 3. Digite Ctrl (Windows) ou Option (Macintosh) e clique o botão Refine. Na janela de resultados permanecerão apenas os documentos, dentre os anteriores, que vão de encontro aos novos critérios de pesquisa.

20 Word Assistant A janela de Word Assistant mostra como as opções Sounds Like e Word Stemming modificam a pesquisa. 1. Para ver quais palavras, além do termo pesquisado, serão encontradas como resultado da pesquisa, escolha Tools > Search > Word Assist. 2. Escolha a opção de pesquisa. 3. Escreva o termo de pesquisa. 4. Clique Look up Todas as palavras encontradas serão listadas. Para reduzir a pesquisa a algumas palavras da lista: 1. Clique 2 vezes a palavra da lista que você escolheu. Ela aparecerá no campo de pesquisa. 2. Clique 2 vezes a palavra selecionada no campo de pesquisa e copie-a, Ctrl + C (Windows) ou Cmd + C (Macintosh). 3. Cole a palavra na janela de pesquisa, Ctrl + V (Windows) ou Cmd + V em Macintosh. 4. Repita a operação para cada palavra da lista a ser pesquisada, separando-as com OR.

21 PESQUISAR COMBINAÇÕES DE PALAVRAS As seguintes palavras e símbolos são considerados operadores de pesquisas e servem para construir expressões de pesquisas: AND ou & Use AND ou & para especificar 2 ou mais termos que um documento deve conter. Exemplo: Vírus AND Lesão Encontra apenas os documentos que contenham tanto Vírus quanto Lesão. Usando a opção Proximity, os termos encontrados estarão próximos (no máximo 4 páginas de distância). Senão, a pesquisa considerará também os volumes do índice que tenham por exemplo Vírus na primeira página e Lesão na última. OR ou (, ) ou ( I ) Use OR ou (, ) ou ( I ) para especificar 2 ou mais termos de pesquisa independentes entre eles. Exemplo: Vírus OR Lesão Encontrará todos os documentos em que estiver presente Vírus e todos os com Lesão. NOT Use NOT para excluir um documento que contenha um certo termo. Exemplo: Not Vírus Encontrará todos os documentos que não contenham a palavra Vírus.

22 Combinar Operadores É possível combinar operadores e construir uma expressão de pesquisa mais complexa. Siga os seguintes critérios: AND e OR AND é considerado antes que OR. Exemplo: Vírus OR Lesão AND Dor Encontrará todos os documentos que contenham Vírus, Lesão e Dor. AND, OR e NOT NOT é considerado antes que os demais. Exemplo: Vírus AND NOT Lesão Encontra todos os documentos que contenham Vírus menos aqueles com Lesão. Usar Parênteses Para mudar a ordem de importância dos operadores. Exemplo: (Vírus OR Lesão) AND Dor Encontra todos os documentos que contenham ambos, Vírus e Dor, mais todos os documentos com Lesão e Dor.

23 USAR FRAGMENTOS DE PALAVRAS Você pode usar os seguintes caracteres para pesquisar palavras incompletas ou fragmentos de termos: * (asterisco) Substitui zero, um ou mais caracteres.? (interrogação) Substitui um único caracter. Exemplos: dist* Encontra distúrbio, distrofia, disfunção. *fia Encontra distrofia, radiografia.?ato Encontra gato, fato, carrapato. 555-???? Encontra todas seqüências de números compostas por 7 dígitos que começam por 555. d?en* Encontra doença, doente, dreno.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Os arquivos no CD são os seguintes: Volume 1 - Introdução Volume 2 - Formação Pessoal e Social Volume 3 - Conecimento de mundo : Utilizando o

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word

INFORMÁTICA WORD. TELA DO WORD Nome do Arquivo que esta sendo editado: Botão Office Diversos Textos Barra de Títulos Nome do programa: Microsoft Word WORD INTRODUÇÃO O MS Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim, tudo aquilo que se relaciona a texto. Até mesmo páginas

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Iniciando o MySQL Query Brower

Iniciando o MySQL Query Brower MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL SBC SUMÁRIO 1 - Tela de Login...03 2 - Caixa de Entrada...04 3 - Escrever Mensagem...06 4 - Preferências...07 4.1 - Configurações Gerais...07 4.2 - Trocar Senha...07 4.3

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Manual do utilizador Studio

Manual do utilizador Studio Manual do utilizador Studio Flexilab... 2 Introdução... 4 Terminar sessão... 4 Utilizar a Ajuda... 5 Página principal... 6 Texto de introdução... 6 Testes suspensos... 7 Resultados... 8 O teste... 10 Perguntas...

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Esta adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10 abrange novas funcionalidades e outras alterações específicas ao ZoomText 10.1. Para obter instruções

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas

Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Aula 05 - Elementos e Organização de janelas Sumário Os elementos de uma Janela Menu de Controle Título da Janela Guias Barras de Rolagem Botões de Acesso Rápido Barra de Status Movendo e Dimensionando

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA

GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA GERENCIANDO SUA BIBLIOTECA ORGANIZANDO SUA BIBLIOTECA Os livros da sua biblioteca são ordenados alfabeticamente pelo título. Clique em ORDENAR POR, na parte superior da página, para alterar a forma como

Leia mais

Como usar a Ajuda on-line. Sobre os recursos internos da ajuda Como usar a Ajuda Como usar a janela Como...? Como usar outros recursos de assistência

Como usar a Ajuda on-line. Sobre os recursos internos da ajuda Como usar a Ajuda Como usar a janela Como...? Como usar outros recursos de assistência Como usar a Ajuda on-line Sobre os recursos internos da ajuda Como usar a Ajuda Como usar a janela Como...? Como usar outros recursos de assistência Sobre os recursos internos da ajuda O Adobe Reader 6.0

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Instruções de trabalho

Instruções de trabalho Navegação Básica SAP R/3 - Versão 4.7 Instruções de trabalho Objetivo Use estas instruções de trabalho para aprender a navegação básica do sistema SAP R/3, versão 4.7. Procedimento Fazer Logon no Sistema

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Manual Virtual Keyboard

NAPNE / RENAPI. Manual Virtual Keyboard NAPNE / RENAPI Manual Virtual Keyboard Abril de 2009 Sumário 1 Introdução... 3 2 Objetivos... 4 2.1 Vídeo... 4 2.1.1 Performance de Aprendizagem e previsão... 4 3. Escrita... 4 4 Download... 5 4.1 Realizar

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300

Este tutorial está publicado originalmente em http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=30405&z=300 WinRAR: Conheça este excelente compactador de arquivos Introdução: É fato que a Internet está mais rápida com a popularização da banda larga, mas os compactadores de arquivos ainda apresentam muita utilidade

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Actividades de exploração Objectivo Explorar as funcionalidades essenciais do Programa, na perspectiva da construção/actualização

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno

http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno 1. Introdução http://www.blender.org/ Curso de extensão em Blender Prof. Luiz Gonzaga Damasceno Damasceno www.damasceno.info - damasceno12@hotmail.com Google: Blender 3D: Guia de sobrevivência 1. Introdução

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Introdução ao Tableau Server 7.0

Introdução ao Tableau Server 7.0 Introdução ao Tableau Server 7.0 Bem-vindo ao Tableau Server; Este guia orientará você pelas etapas básicas de instalação e configuração do Tableau Server. Em seguida, usará alguns dados de exemplo para

Leia mais

Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5. Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6. Como classificar a sua biblioteca...

Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5. Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6. Como classificar a sua biblioteca... Kobo Desktop Manual Do Utilizador Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Mac... 6 Como

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada.

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada. Editor de Ladder para VS7 Versão Teste O editor de ladder é um software de programação que permite que o VS7 e o µsmart sejam programados em linguagem de contatos. Esse editor está contido na pasta Público

Leia mais

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos

FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos FCT Faculdade de Ciências e Tecnologia Serviço Técnico de Informática STI SGCD Sistema Gerenciador de Conteúdos Dinâmicos Manual do Usuário Presidente Prudente, outubro de 2010 Índice 1. Introdução e Instruções

Leia mais

GASweb - Usabilidade Parte 1-3

GASweb - Usabilidade Parte 1-3 GASweb - Usabilidade Parte 1-3 Nível Básico Por: Lucas Bruno O GASweb - Application Generator é um produto que oferece aos seus usuários o grande aumento de produtividade. Entretanto, assim como as demais

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01

Tutorial: Webmail. Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015. Versão 01 Tutorial: Webmail Dicas de Uso e Funcionalidades 02/2015 Versão 01 Conteúdo Tutorial: Webmail 2015 Descrição... 2 Possíveis problemas... 5 Criando Regras de Mensagens (Filtros Automáticos)... 11 A partir

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais