CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019"

Transcrição

1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019

2 CONDOMÍNIO URBANO SIMPLES

3 Art. 61. Quando um mesmo imóvel contiver construções de casas ou cômodos, poderá ser instituído, condomínio urbano simples, respeitados os parâmetros urbanísticos locais, e serão discriminadas, na matrícula, a parte do terreno ocupada pelas edificações, as partes de utilização exclusiva e as áreas que constituem passagem para as vias públicas ou para as unidades entre si. Parágrafo único. O condomínio urbano simples será regido por esta Lei, aplicando-se, no que couber, o disposto na legislação civil, tal como os arts a da Lei n o , de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil).

4 Art. 62. A instituição do condomínio urbano simples será registrada na matrícula do respectivo imóvel, na qual deverão ser identificadas as partes comuns ao nível do solo, as partes comuns internas à edificação, se houver, e as respectivas unidades autônomas, dispensada a apresentação de convenção de condomínio. 1 o Após o registro da instituição do condomínio urbano simples, deverá ser aberta uma matrícula para cada unidade autônoma, à qual caberá, como parte inseparável, uma fração ideal do solo e das outras partes comuns, se houver, representada na forma de percentual. 2 o As unidades autônomas constituídas em matrícula própria poderão ser alienadas e gravadas livremente por seus titulares. 3 o Nenhuma unidade autônoma poderá ser privada de acesso ao logradouro público. 4 o A gestão das partes comuns será feita de comum acordo entre os condôminos, podendo ser formalizada por meio de instrumento particular.

5 1º O administrador exercerá, além daquelas previstas no instrumento de instituição e na convenção de condomínio em multipropriedade, as seguintes atribuições: I - coordenação da utilização do imóvel pelos multiproprietários durante o período correspondente a suas respectivas frações de tempo; II - determinação, no caso dos sistemas flutuante ou misto, dos períodos concretos de uso e gozo exclusivos de cada multiproprietário em cada ano; III - manutenção, conservação e limpeza do imóvel; IV - troca ou substituição de instalações, equipamentos ou mobiliário, inclusive: a) determinar a necessidade da troca ou substituição; b) providenciar os orçamentos necessários para a troca ou substituição; c) submeter os orçamentos à aprovação pela maioria simples dos condôminos em assembleia; V - elaboração do orçamento anual, com previsão das receitas e despesas; VI - cobrança das quotas de custeio de responsabilidade dos multiproprietários; VII - pagamento, por conta do condomínio edilício ou voluntário, com os fundos comuns arrecadados, de todas as despesas comuns.

6 DUAS OU MAIS CASAS EM UM TERRENO COMODOS DISTINTOS DAS CASAS MATRÍCULAS PRÓPRIAS INSTRUMENTO PARTICULAR DE GESTÃO DO CONDOMINIO

7 REURB

8 LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie". E assim foi. Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

9 Perguntou-lhe Abrão: "Ó Soberano Senhor, como posso saber que tomarei posse dela?" Gênesis 15:8 Que ele dê a você e a seus descendentes a bênção de Abraão, para que você tome posse da terra na qual vive como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão". Gênesis 28:4 Eu os expulsarei aos poucos, até que vocês sejam numerosos o suficiente para tomarem posse da terra. Êxodo 23:30 Apoderem-se da terra e instalem-se nela, pois eu dei a vocês a terra para que dela tomem posse. Números 33:53

10 LOCUÇÃO ANTIGA BEATI POSSIDENTIS

11 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

12 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

13 ARTIGOS 182 E 183 CF POLÍTICA SOCIAL URBANA E RURAL

14 Lei de 11 de julho de 2017 Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal; institui mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União; altera as Leis n os 8.629, de 25 de fevereiro de 1993,13.001, de 20 de junho de 2014, , de 25 de junho de 2009, , de 28 de setembro de 2016, 8.666, de 21 de junho de 1993, 6.015, de 31 de dezembro de 1973, , de 14 de outubro de 2011, , de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), , de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), , de 7 de julho de 2009, 9.514, de 20 de novembro de 1997, , de 16 de junho de 2005, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, , de 10 de julho de 2001, , de 25 de maio de 2012, , de 30 de dezembro de 2015, 9.636, de 15 de maio de 1998,8.036, de 11 de maio de 1990, , de 26 de junho de 2015, , de 31 de maio de 2007, e a , de 30 de agosto de 2012, a Medida Provisória n o 2.220, de 4 de setembro de 2001, e os Decretos-Leis n os 2.398, de 21 de dezembro de 1987, 1.876, de 15 de julho de 1981, 9.760, de 5 de setembro de 1946, e 3.365, de 21 de junho de 1941; revoga dispositivos da Lei Complementar n o 76, de 6 de julho de 1993, e da Lei n o , de 10 de outubro de 2016; e dá outras providências.

15 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /

16 Fontes distintas: entre 40% e 70% da população urbana nas grandes cidades dos países em desenvolvimento vivem em imóveis informais. Brasil: possui mais de 50% dos seus imóveis urbanos com alguma irregularidade fundiária. Resultado: aproximadamente 100 milhões de pessoas moram em imóveis irregulares e estão privadas de algum tipo de equipamento urbano ou comunitário.

17 A primeira ação do Ministério das Cidades foi a criação, do Grupo de Trabalho "Rumos da Política Nacional de Regularização Fundiária", com a finalidade de: Debater propostas de alteração da legislação federal existente sobre regularização fundiária; Definir diretrizes e metas para a Política Nacional de Regularização Fundiária

18 Lei Federal de 11/07/2017 desburocratiza, simplifica, agiliza e destrava os procedimentos da regularização fundiária urbana; Amplia a possibilidades de acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda; promove o resgate da cidadania, aquece o mercado imobiliário, com novos registros de imóveis e o crescimento econômico do Município.

19 Partindo de um novo marco legal o Governo Federal constrói uma nova política de regularização fundiária urbana alicerçada na articulação interfederativa, na atuação em larga escala e na adoção desta ação como base das políticas de habitação e infraestrutura do país.

20 Desenvolvimento de novas ferramentas para auxilio aos municípios; Capacitação dos atores responsáveis pela política de regularização; Apoio técnico, jurídico e administrativo a Estados e Municípios; Repasse de recursos; Trabalho conjunto com a SNH e SNSA para melhorias habitacionais e implantação de infraestrutura nos núcleos urbanos regularizados; Formação de parcerias e acordos de cooperação técnica, Ações conjuntas MCidades, INCRA, SPU e SERFAL.

21 NOVA LEGISLAÇÃO LEI Nº /17 REURB: conceito / instrumentos Reurb-S Reurb-E Gratuidade do Registro Ato Único de Registro Legitimação Fundiária Legitimação de Posse Direito Real de Laje Condomínio de Lotes Condomínio Urbano Simples Loteamentos /Acesso Controlado Arrecadação de Imóveis

22 Amplia-se o alcance da Regularização ao se considerar todos os núcleos informais com usos e características urbanas, ainda que situados em zonas rurais; Diversos núcleos, vilas e povoados estão fora do perímetro urbano ou de expansão urbana; A nova lei permite que milhares de domicílios, principalmente os da Amazônia Legal, possam ser regularizados.

23 Altera-se o conceito de assentamento irregular para núcleo urbano informal, contemplando os núcleos clandestinos, irregulares ou aqueles nos quais, atendendo à legislação vigente à época da implantação ou regularização, não foi possível realizar a titulação de seus ocupantes, sob a forma de parcelamentos do solo, de conjuntos habitacionais ou condomínios, horizontais, verticais ou mistos.

24 Simplifica Município a classificação da Reurb dando ao a competência para determinar a modalidade de regularização, se de Interesse Social - Reurb-E. Reurb-S ou de Interesse Específico

25 São isentos de custas e emolumentos os atos registrais relacionados à Reurb-S; Os cartórios que não cumprirem a gratuidade, que retardarem ou não efetuarem o registro de acordo com as normas previstas nesta Lei ficarão sujeitos às sanções previstas no art. 44 da Lei nº /2009, sem prejuízo da extinção da delegação, observado o disposto no art. 30, 3º-A e 3º-B da Lei nº 6.015/ 73.

26 registro da CRF e do projeto de regularização fundiária, com abertura de matrícula individualizada para cada unidade imobiliária regularizada; primeiro registro da legitimação fundiária; primeiro registro do título de legitimação de posse e conversão em título de propriedade; o primeiro registro do direito real de laje; e o primeiro registro da aquisição do direito real aos beneficiários, através de outros instrumentos previstos. sua

27 Instrumento criado pela nova legislação, que a critério do ente público possibilita a aquisição de direito de propriedade, àquele que detiver área pública ou possuir área privada, integrante de núcleo urbano informal existentes até 22 de dezembro de Por ser ato único de registro e aquisição originária, a unidade imobiliária restará livre e desembaraçada de quaisquer ônus, direitos reais, gravames, não incidindo tributos de transferência como o ITBI e ITCMD.

28 As alterações no instrumento já existente ampliam as possibilidades de conversão de propriedade para além dos limites trazidos pela usucapião urbana (250m² e 05 anos de posse imóvel residencial). Imóveis residenciais ou não, com áreas superiores à 250m², deverão seguir os requisitos das demais modalidades da usucapião, não estando mais excluídos da legitimação de posse; Simplifica o procedimento existente, retirando a obrigação prévia da demarcação urbanística. Em suma: permitiu-se o reconhecimento administrativo da usucapião.

29 Regulamenta o artigo do Código Civil, que trata do abandono de imóvel urbano. O Município poderá arrecadar e transferir para seu patrimônio os imóveis urbanos privados abandonados quando o proprietário, cessados os atos de posse sobre o imóvel, não adimplir os ônus fiscais, por 05 anos. O instrumento permite que o Município dê uma destinação para aqueles prédios abandonados e terrenos baldios que, muitas vezes, causam problemas de saúde e segurança pública.

30 classificar as modalidades da Reurb (S ou E) processar, analisar, aprovar os projetos de regularização fundiária e encaminha-los ao registro; notificar os proprietários, loteadores, incorporadores, confinantes e terceiros eventualmente interessados, para, querendo, apresentar impugnação no prazo de 30 dias, contados da data de recebimento da notificação.

31 requerimento dos legitimados; elaboração do projeto de regularização fundiária; processamento administrativo do requerimento, classificação da modalidade e notificações; análise e saneamento do processo administrativo; aprovação do projeto de regularização; expedição da Certidão de Regularização Fundiária - CRF; registro da CRF e projeto aprovado com abertura de matrículas individualizadas.

32 levantamento planialtimétrico cadastral com georreferenciamento; planta do perímetro com demonstração das matrículas ou transcrições atingidas, quando possível; projeto urbanístico de regularização e memoriais técnicos; estudo técnico para situação de risco, quando for o caso; estudo técnico ambiental, quando for o caso; cronograma físico de obras e serviços de implantação da infraestrutura essencial e compensações urbanísticas e ambientais, termo de compromisso assinado pelos responsáveis, públicos ou privados, pelo cumprimento do cronograma físico.

33 Documento expedido pelo Município quando da aprovação da Reurb, constituído de: projeto de regularização fundiária aprovado cronograma físico de implantação da infraestrutura essencial e compensações urbanísticas e ambientais; termo de compromisso relativo a execução do cronograma; no caso de Legitimação Fundiária e da Legitimação de Posse, listagem dos ocupantes do núcleo urbano com a devida qualificação e os direitos reais que lhes foram conferidos. a

34 E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Os Municípios poderão criar câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos, no âmbito da administração local, com competência para dirimir conflitos relacionados à Reurb, mediante solução consensual; O modo de composição e funcionamento das câmaras será estabelecido em ato do Poder Executivo Municipal.

35 Ficam a União, as suas autarquias e fundações autorizadas a transferir aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal as áreas públicas federais ocupadas por núcleos urbanos informais, para que estes promovam a Reurb nos termos desta Lei, observado o regulamento quando se tratar de imóveis de titularidade de fundos.

36 Uma alteração que causa grande impacto é a previsão expressa da dispensa de desafetação, da autorização legislativa, da avaliação prévia e de licitação para alienação de unidades imobiliárias provenientes da Reurb executada sobre área pública.

37 Alienação de unidade imobiliária pela administração pública diretamente aos seus ocupantes, dispensados os procedimentos exigidos pela Lei 8.666/93; Na Reurb S a aquisição de direitos reais pelo particular poderá ser feita de forma gratuita, a critério do ente público titular do domínio, Na Reurb-E, a aquisição de direitos reais pelo particular ficará condicionada ao pagamento do justo valor da unidade imobiliária, a ser apurado na forma estabelecida em ato do Poder Executivo titular do domínio.

38 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Silvio Figueiredo Diretor Fone: (61) Cel: (61)

39 DISTRATO DE IMOVEL NA PLANTA

40 Art. 1º Esta Lei altera as Leis nos 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente de unidade imobiliária em incorporação imobiliária e em parcelamento de solo urbano. Art. 2º A Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 35-A, 43-A e 67-A: Art. 35-A. Os contratos de compra e venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de unidades autônomas integrantes de incorporação imobiliária serão iniciados por quadro-resumo, que deverá conter:

41 Art. 43-A. A entrega do imóvel em até 180 (cento e oitenta) dias corridos da data estipulada contratualmente como data prevista para conclusão do empreendimento, desde que expressamente pactuado, de forma clara e destacada, não dará causa à resolução do contrato por parte do adquirente nem ensejará o pagamento de qualquer penalidade pelo incorporador. 1º Se a entrega do imóvel ultrapassar o prazo estabelecido no caput deste artigo, desde que o adquirente não tenha dado causa ao atraso, poderá ser promovida por este a resolução do contrato, sem prejuízo da devolução da integralidade de todos os valores pagos e da multa estabelecida, em até 60 (sessenta) dias corridos contados da resolução, corrigidos nos termos do 8º do art. 67-A desta Lei. 2º Na hipótese de a entrega do imóvel estender-se por prazo superior àquele previsto no caput deste artigo, e não se tratar de resolução do contrato, será devida ao adquirente adimplente, por ocasião da entrega da unidade, indenização de 1% (um por cento) do valor efetivamente pago à incorporadora, para cada mês de atraso, pro rata die, corrigido monetariamente conforme índice estipulado em contrato. 3º A multa prevista no 2º deste artigo, referente a mora no cumprimento da obrigação, em hipótese alguma poderá ser cumulada com a multa estabelecida no 1º deste artigo, que trata da inexecução total da obrigação.

42 Art. 67-A. Em caso de desfazimento do contrato celebrado exclusivamente com o incorporador, mediante distrato ou resolução por inadimplemento absoluto de obrigação do adquirente, este fará jus à restituição das quantias que houver pago diretamente ao incorporador, atualizadas com base no índice contratualmente estabelecido para a correção monetária das parcelas do preço do imóvel, delas deduzidas, cumulativamente: I - a integralidade da comissão de corretagem; II - a pena convencional, que não poderá exceder a 25% (vinte e cinco por cento) da quantia paga. 1º Para exigir a pena convencional, não é necessário que o incorporador alegue prejuízo.

43 2º Em função do período em que teve disponibilizada a unidade imobiliária, responde ainda o adquirente, em caso de resolução ou de distrato, sem prejuízo do disposto no caput e no 1º deste artigo, pelos seguintes valores: I - quantias correspondentes aos impostos reais incidentes sobre o imóvel; II - cotas de condomínio e contribuições devidas a associações de moradores; III - valor correspondente à fruição do imóvel, equivalente à 0,5% (cinco décimos por cento) sobre o valor atualizado do contrato, pro rata die; IV - demais encargos incidentes sobre o imóvel e despesas previstas no contrato.

44 Art. 64-A. 13. Poderão as partes, em comum acordo, por meio de instrumento específico de distrato, definir condições diferenciadas das previstas nesta Lei.

45 Art. 26-A. Os contratos de compra e venda, cessão ou promessa de cessão de loteamento devem ser iniciados por quadro-resumo, que deverá conter, além das indicações constantes do art. 26 desta Lei: I - o preço total a ser pago pelo imóvel; II - o valor referente à corretagem, suas condições de pagamento e a identificação precisa de seu beneficiário; III - a forma de pagamento do preço, com indicação clara dos valores e vencimentos das parcelas; IV - os índices de correção monetária aplicáveis ao contrato e, quando houver pluralidade de índices, o período de aplicação de cada um; V - as consequências do desfazimento do contrato, seja mediante distrato, seja por meio de resolução contratual motivada por inadimplemento de obrigação do adquirente ou do loteador, com destaque negritado para as penalidades aplicáveis e para os prazos para devolução de valores ao adquirente; VI - as taxas de juros eventualmente aplicadas, se mensais ou anuais, se nominais ou efetivas, o seu período de incidência e o sistema de amortização; VII - as informações acerca da possibilidade do exercício, por parte do adquirente do imóvel, do direito de arrependimento previsto no art. 49 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), em todos os contratos firmados em estandes de vendas e fora da sede do loteador ou do estabelecimento comercial; VIII - o prazo para quitação das obrigações pelo adquirente após a obtenção do termo de vistoria de obras; IX - informações acerca dos ônus que recaiam sobre o imóvel; X - o número do registro do loteamento ou do desmembramento, a matrícula do imóvel e a identificação do cartório de registro de imóveis competente; XI - o termo final para a execução do projeto referido no 1º do art. 12 desta Lei e a data do protocolo do pedido de emissão do termo de vistoria de obras.

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 junho 2017 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759/2016 XLIV ENCONTRO DOS OFICIAIS DE

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759

Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana MP / PLV 759 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310

A NOVA LEI. Lei Congresso Audiências Seminários. MP 759: Política Nacional Dezembro/16. GT - REURB MCidades. Decreto 9.310 A NOVA LEI GT - REURB MCidades Agosto/16 MP 759: Política Nacional Dezembro/16 Congresso Audiências Seminários Lei 13.465 Novo Paradigma Julho/17 Decreto 9.310 Março/18 Dez/18 NOVO MARCO Lei Federal 13.465

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17

Regularização Fundiária Urbana Lei Federal /17 MINISTÉRIO DAS CIDADES SECRETARIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS FUNDIÁRIOS URBANOS Regularização Fundiária Urbana Lei Federal 13.465/17 2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - ESTATÍSTICAS

Leia mais

Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e

Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e REURB LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie".

Leia mais

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal

Lei Federal n /17 Novo Marco Legal Lei Federal n 13.465/17 Novo Marco Legal NOVO MARCO LEGAL Foi publicada no dia 11 de julho de 2017 a Lei Federal n 13.465/17 que converteu a MP 759/2016, e altera 28 dispositivos legais, entre eles: Código

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 1.220-A DE 2015 Altera as Leis nºs 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente

Leia mais

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 1.267 (SF) Brasília, em 28 de novembro de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO JANEIRO DE 2019 MULTIPROPRIEDADE REVISTA TAM NAS NUVENS Edição de Julho de 2011 Página 61 Odebrecht Quintas Private Residence http://www.tamnasnuvens.com.br/revista/site/zoom.html?path=content

Leia mais

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse

Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Registro de imóveis na MP 759: regularização fundiária, direito de laje e legitimação de posse Alexandre Junqueira Gomide alexandre@junqueiragomide.com.br www.civileimobiliario.com.br MP 759/2016 Relevância

Leia mais

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017)

SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017) SEMANA DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO (ALTERAÇÕES DA LEI 13465/2017) Semana de atualização em direito imobiliário (alterações da Lei 13465/2017) LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres

Leia mais

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal

A regularização fundiária urbana e o novo marco legal A regularização fundiária urbana e o novo marco legal 1 O processo para aprovação de parcelamentos PROJETO DE PARCELAMENTO APROVAÇÃO NA PREFEITURA E ÓRGÃOS AMBIENTAIS REGISTRO NO CARTÓRIO COMERCIALIZAÇÃO

Leia mais

Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e

Deus os abençoou e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e REURB LIVRO DO GÊNESIS E disse Deus: "Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie".

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018.

LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. LEI MUNICIPAL N. 481, de 21 de novembro de 2018. Dispõe sobre a regularização fundiária de imóveis localizados no Município de Caravelas, Bahia, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CARAVELAS,

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS

Regularização Fundiária Urbana (Reurb) - Aspectos Práticos REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB ASPECTOS PRÁTICOS REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB Lei Federal nº 13.465/2017. - Revoga a Lei nº 11.977/2009. Conceito (art. 9º) A Reurb abrange medidas jurídicas,

Leia mais

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana Seminário: Regularização Fundiária a nova lei, seus avanços e desafios Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana FAMURS Porto Alegre, 16 de abril de 2018 Contextualização 11.977 Lei Federal n.

Leia mais

NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curitiba, 01 de junho de 2017. NOVAS FERRAMENTAS DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (À LUZ DA MP N. 759/2016) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Consultor Jurídico INOVAÇÕES PROPOSTAS PELA MP 759/2016 Novo

Leia mais

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 36º ENCONTRO REGIONAL DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS São Paulo, 26 de outubro de 2017 CONDOMÍNIOS URBANOS (À LUZ DA LEI N. 13.465/2017) RODRIGO NUMERIANO DUBOURCQ DANTAS Doutor em Direito Tributário

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS SOBRE COISAS ALHEIAS Conceito Espécies MBA - IMOBILIÁRIO DIREITOS REAIS DE USO E GOZO a) Superfície a.1. Conceito a.2. Objeto a.3. Extinção

Leia mais

Regularização Fundiária na Lei Federal n /17. Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch

Regularização Fundiária na Lei Federal n /17. Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch Regularização Fundiária na Lei Federal n 13.465/17 Kleide Fiamoncini Fabiana Meurer Gustavo Wloch A Lei 13.465/17 - resultante da conversão legal da Medida Provisória 759/16 - instituiu novo marco legal

Leia mais

Jurídica e Transparência nos

Jurídica e Transparência nos A LEI 13.786/2018 Os Distratos: Segurança Jurídica e Transparência nos Contratos Imobiliários JULIANA CORDEIRO DE FARIA Professora Associada da FDUFMG. Mestre e Doutora em Direito Civil. Advogada O MERCADO

Leia mais

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 7 de janeiro de 2011. Lei 11.331,

Leia mais

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

LEI /2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS LEI 13.786/2018 SEGURANÇA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/ 1990 Leis especiais contratos imobiliários Decreto-lei 58, de 1937 Lei 4.591, de

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A MP 759/2016 A META PALESTRA Lei 11.977/09 MP 759/2016 redação original MP 759/2016 redação final (PLV 12/2017) O estranho caso do país que não sabe a lei que está em vigor A

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 13 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 13 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA Em regra, o princípio

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS GRADUAÇÃO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO LEGALE Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel;

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirante publica:

Prefeitura Municipal de Mirante publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2104 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº322, de 18 de junho de 2018-Fica o Poder Executivo Municipal autorizado, por intermédio da Secretaria de Administração a instituir

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE (Autoria do Projeto: Poder Executivo) LEI COMPLEMENTAR Nº DE DE DE 2.013 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural

Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural Novos Parâmetros para a Regularização Fundiária urbana e rural A Lei nº 13.465/17 e suas PerverCidades Rosane Tierno - São Paulo - 10/10/17 PerverCidade 0 Cidade Mercado x Cidade Direito Cidade propriedade

Leia mais

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo)

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre loteamento fechado edá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, Faço saber que a Câmara Legislativa do Distrito

Leia mais

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade

Leia mais

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS

LEI /17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS LEI 13.465/17 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ETAPAS, HIPÓTESES E CASOS PRÁTICOS III Encontro Estadual CORI-MG Belo Horizonte dezembro de 2017 Ana Cristina de Souza Maia Oficial RI Mariana Michely Freire Oficial

Leia mais

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos

O CONDOMÍNIO DE LOTES. Francisco José Rezende dos Santos O CONDOMÍNIO DE LOTES Francisco José Rezende dos Santos TIPOS DE OCUPAÇÃO URBANA Na sistemática atual que trata dos tipos de ocupação urbana, existem espécies que devemos analisar de forma diferenciada,

Leia mais

Regularização Fundiária em São Mateus

Regularização Fundiária em São Mateus Regularização Fundiária em São Mateus Legislações Pertinente: Lei 6.015/73 Lei 6.766/79 Lei 9.785/99 Lei 10.257/01 Lei 11.977/09 Lei 12.424/11 Legislações Municipais Regularização Fundiária Conceito -

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016

LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 LEI COMPLEMENTAR Nº. 088/2016 DISPÕE SOBRE ISENÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU PARA LOTEAMENTOS APROVADOS, REGULARIZADOS E REGISTRADOS NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO

Leia mais

TABELA DE EMOLUMENTOS DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS

TABELA DE EMOLUMENTOS DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTROS TABELA V - ATOS DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS I ABERTURA DE MATRÍCULA Descrição do 181 a) abertura de matrícula 89,50 II REGISTRO EM GERAL E DE ESCRITURAS DE INVENTÁRIO, PARTILHAS, SEPARAÇÃO E DIVÓRCIOS

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO

DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO fevereiro de 2016 a 04 de março de 2016. PALÁCIO RIO BRANCO, 22 de fevereiro de 2016. Ailton Cardozo de Araujo : Presidente Poder Executivo PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA - PMC DECRETO Nº 140 Regulamenta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Usucapião: Previsão está no art. 6º da CF. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação,

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA RESOLUÇÃO CONJUNTA SEA/INEA Nº 638, de 08 de novembro de 2016 ESTABELECE PROCEDIMENTOS PARA A CELEBRAÇÃO DE TERMOS DE COMPROMISSO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL TCCA PARA CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO REFERENTE À

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 Dispõe sobre a aprovação de projetos de condomínio horizontal de lotes no perímetro urbano do município de São Felipe/BA, através da Secretaria Municipal de Obras,

Leia mais

REURB na Lei /17. José Celso Vilela

REURB na Lei /17. José Celso Vilela REURB na Lei 13.465/17 José Celso Vilela Lei aplicável a procedimentos em curso: Art. 75. As normas e os procedimentos estabelecidos nesta Lei poderão ser aplicados aos processos administrativos de regularização

Leia mais

1. Registro com valor declarado

1. Registro com valor declarado TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2018 ISS = 2,000000% UFESP 25,70 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.543,00 104,40 29,67 20,31 5,49 7,17 5,01 2,09 174,14 b 1.543,01 Até 3.854,00 167,52 47,61

Leia mais

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.505,00 101,84 28,94 14,92 5,36 6,99 4,89 162,94 b 1.505,01 Até 3.759,00 163,41 46,45 23,94 8,60 11,22 7,84 261,46 c 3.759,01 Até 6.266,00 293,16 83,32 42,96 15,43 20,12

Leia mais

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$)

1. Registro com valor declarado DISCRIMINAÇÃO (R$) TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Em vigor a partir de 8 de janeiro de 2014. Lei 11.331,

Leia mais

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP

Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Daniela Rosario Rodrigues Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Monte Mor/SP Regularização Fundiária Regulamentação Normativa Lei nº 11.977/2009 à Lei nº 13.465/2017 Altera-se o objeto núcleo urbano

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE MBA IMOBILIÁRIO LEGALE MBA IMOBILIÁRIO Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente

Leia mais

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB

O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB XXVII CONGRESSO ESTADUAL DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE MINAS GERAIS O NOVO PAPEL DO CORI EM REURB LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG Aurélio Buarque

Leia mais

PREFÁCIO IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI /17 (ARTS. 9º A 54)...

PREFÁCIO IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI /17 (ARTS. 9º A 54)... SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 1. IMPRESSÕES PRÁTICAS SOBRE O SISTEMA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA IDEALIZADO PELA LEI 13.465/17 (ARTS. 9º A 54)... 19 alberto gentil de almeida PedRoso 1.1. Introdução... 19

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes

Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes Regularização Fundiária Urbana e sua difusão no meio jurídico Renato Guilherme Góes REGULARIZAÇÃO É o ato ou efeito de regularizar, de resolver, de tonar regular, tornar razoável. FUNDIÁRIA É um adjetivo

Leia mais

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$)

Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 Publicação: 25 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) Diário do Judiciário Eletrônico/TJMG Disponibilização: 24 de janeiro de 2019 TABELA 4 (R$) ATOS DO OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS 1 - Averbação (com todas as anotações e referências a outros livros): Emolumentos

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ANO XXIX - 2018 3ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 47/2018 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT N 202, de 13.11.2018 (DOU de 19.11.2018) - Contribuições Sociais Previdenciárias

Leia mais

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO

FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO FACULDADES LEGALE MBA IMOBILIÁRIO MBA IMOBILIARIO CAPÍTULO III DA POLÍTICA AGRÍCOLA E FUNDIÁRIA E DA REFORMA AGRÁRIA Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária,

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO RENDA GARANTIDA

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO RENDA GARANTIDA REGULAMENTO DA PROMOÇÃO RENDA GARANTIDA ARTHUR LUNDGREN INVESTIMENTOS, INCORPORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO LTDA., pessoa jurídica com sede nesta Capital, na Rua da Consolação, nº 2.411, 7º Andar, CEP 01301-909,

Leia mais

Sumário Executivo de Medida Provisória

Sumário Executivo de Medida Provisória Sumário Executivo de Medida Provisória Medida Provisória nº 759, de 2016. Publicação: DOU de 23 de dezembro de 2016. Ementa: Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de

Leia mais

LEI Nº , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

LEI Nº , DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 LEI Nº 12.348, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre o limite de endividamento de Municípios em operações de crédito destinadas ao financiamento de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo Fifa

Leia mais

TABELA 2008 Registro de Imóveis

TABELA 2008 Registro de Imóveis TABELA 2008 Registro de Imóveis Lei Estadual 11.331/02 2008 - Ufesp = R$ 14,88 1. Registro com valor declarado a Mais de até 893,00 60,44 17,19 12,72 3,18 3,18 96,71 b 893,00 até 2.231,00 96,99 27,58 20,42

Leia mais

Lei Estadual , de 2008

Lei Estadual , de 2008 1 Lei Estadual 13.290, de 2008 ENUNCIADOS sobre a aplicação dos novos itens da tabela de custas introduzidos pela Lei n 13.290/08. ENUNCIADO 1 Item 14.1 Sendo o registro do parcelamento de solo ou da instituição

Leia mais

Tabela II. Registro de Imóveis

Tabela II. Registro de Imóveis G~~ Tabela II Registro de Imóveis Em vigor a partir de 6 de janeiro de 2006. Lei 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicada no DOE-SP em 27 de dezembro de 2002. Decreto 47.589, de 14 de janeiro de 2003,

Leia mais

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos.

Altera a Lei nº ,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação LEI Nº 16.653, DE 23 DE JULHO DE 2009 Altera a Lei nº 13.569,de 27 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Agência

Leia mais

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989.

LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989. LEI Nº 7.787, DE 30 DE JUNHO DE 1989. Dispõe sobre alterações na legislação de custeio da Previdência Social e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (18/06/2018) Uso. Conceito trata-se de um direito real sobre a coisa alheia, no qual a concedente

Leia mais

MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA. Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB

MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA. Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB MICHELY FREIRE FONSECA CUNHA Manual de REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA REURB 2019 2 ATO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL (INCISO I DO ART. 13 DA LEI Nº 13.465/18; INCISO I DO ART. 5º E PARÁGRAFO ÚNICO DO ART.

Leia mais

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE

Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE Sumário PARTE I ESTATUTO DA CIDADE CAPÍTULO I ESTATUTO DA CIDADE E A ORDEM URBANA... 17 1. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O DIREITO DE PROPRIEDADE... 17 2. DIREITO URBANÍSTICO... 18 2.1. Conceito e princípios...

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO Lei nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.063/82 Lei n 6.063/82 - Dispõe sobre o parcelamento do Solo Urbano e dá

Leia mais

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS

TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS TABELA II DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS Tabela elaborada sob responsabilidade da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo - ARISP. Em vigor a partir de 8 de janeiro de 2010. Lei 11.331,

Leia mais

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV

CAPÍTULO I DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA - PMCMV DECRETO Nº 6.962, DE 17 DE SETEMBRO DE 2009 (DOU 18/09/2009). Regulamenta as Seções I, II, III e IV do Capítulo I e o Capítulo II da Lei n o 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispõe sobre o Programa Minha

Leia mais

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica.

DOE-ES de Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. DOE-ES de 09.06.15 LEI Nº 10.376 Institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, nas condições que especifica. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembleia Legislativa

Leia mais

Lei Complementar nº 4.284, de 22 de setembro de 2015.

Lei Complementar nº 4.284, de 22 de setembro de 2015. Lei Complementar nº 4.284, de 22 de setembro de 2015. Institui o Programa de Recuperação Fiscal REFIS do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga SAAET, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

O NOVO DIREITO IMOBILIÁRIO

O NOVO DIREITO IMOBILIÁRIO O NOVO DIREITO IMOBILIÁRIO DISTRATO DE IMOVEL NA PLANTA Art. 1º Esta Lei altera as Leis nos 4.591, de 16 de dezembro de 1964, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, para disciplinar a resolução do contrato

Leia mais

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj.

DO SISTEMA REGISTRAL. Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação Suj. Prof. Marcus Vinicius Kikunaga TURMAS 14 e 04 (on-line) 10/05/2018 DO SISTEMA REGISTRAL. Necessário relembrar do DIREITO REAL: Direito Pessoal Direito Real Suj. Suj. Erga omnes Ativo Passivo Sujeição Subordinação

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE PROPRIEDADE IMÓVEL Modalidades Fundamento jurídico Extensão do direito de propriedade Restrições ao direito de propriedade CONDOMINIO EM GERAL CONCEITO COMUNHÃO FONTES NATUREZA JURÍDICA TIPOS 1

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 402 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº808/2017, de -Institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal de Créditos da Fazenda Municipal e dá outras providências.

Leia mais

Tabela 11 REGISTRO DE IMÓVEIS

Tabela 11 REGISTRO DE IMÓVEIS ~no[~gsp Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo Rua Quintino Bocaiúva, n0107-8 andar - CEP 01004-010 - São Paulo - SP. Telefax: (11) 3105-8767 / 3106-3176 / 3478-234 www.anoregsp.org.br

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016.

PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016. PROJETO DE LEI Nº 091/16, de 06 de dezembro de 2016. Institui a contribuição para o custeio do serviço de Iluminação Pública e dispõe sobre providências correlatas. O PREFEITO MUNICIPAL DE ALPESTRE, Estado

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de subsidiar seus filiados de instrumentos e argumentos para a segura e adequada qualificação dos títulos;

CONSIDERANDO a necessidade de subsidiar seus filiados de instrumentos e argumentos para a segura e adequada qualificação dos títulos; Publicado em: 15/07/2009 NOTA TÉCNICA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Associação dos Notários e Registradores do Brasil ANOREG/BR CONSIDERANDO a edição da Medida Provisória nº 459/2009, que dispõe sobre

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 915, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 ASA SUL (REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 766 DE 19 DE JUNHO DE 2008).

LEI COMPLEMENTAR Nº 915, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 ASA SUL (REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 766 DE 19 DE JUNHO DE 2008). LEI COMPLEMENTAR Nº 915, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 ASA SUL (REGULAMENTAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR 766 DE 19 DE JUNHO DE 2008). (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Altera a Lei Complementar nº 766, de 19

Leia mais

SIGEF: COBRANÇA DOS TÍTULOS ONEROSOS DO PROGRAMA TERRA LEGAL. Superintendência Nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal

SIGEF: COBRANÇA DOS TÍTULOS ONEROSOS DO PROGRAMA TERRA LEGAL. Superintendência Nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal SIGEF: COBRANÇA DOS TÍTULOS ONEROSOS DO PROGRAMA TERRA LEGAL Objetivo Um dos desafios enfrentados no âmbito da Subsecretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal - SERFAL está na

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado Gestão do Território e Habitação SEGETH PARCELAMENTO DO SOLO URBANO SEGETH URBANO PROCEDIMENTOS CONPLAN 30/04/2015 TEREZA LODDER COORDENADORA DE URBANISMO - / URBANO Sob o ponto de vista legal, o parcelamento do solo é o processo físico-jurídico pelo qual o proprietário

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N 26/2009 Cria a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro CDURP e dá outras providências. Autor : Poder Executivo A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades -

Regularização Fundiária Urbana - Generalidades - 34º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis Belém do Pará - 2 a 9 de maio de 2015 - João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto gre Regularização Fundiária Urbana -

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO Disciplina - Função Socioambiental da Propriedade Pública e Privada - 2016 Professor: Doutor Wallace Paiva Martins Júnior Seminário 25/08/2016 Usucapião individual

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica:

Prefeitura Municipal de Ibicoara publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1340 Prefeitura Municipal de publica: Lei N 266/2018 de 26 março de 2018 - Dispõe sobre as medidas de identificação, demarcação, cadastramento, registro e regularização

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA. O Custo-benefício para o Município na Prática REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA O Custo-benefício para o Município na Prática LUCIANO MATHEUS ROCHA CHAGAS Escrevente Substituto Registro de Imóveis de Inhapim-MG BRASIL População (1900): 17.438.434 habitantes

Leia mais

1. Registro com valor declarado. Secretaria da Fazenda. Registro Civil. a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99

1. Registro com valor declarado. Secretaria da Fazenda. Registro Civil. a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99 TABELA II - DOS OFÍCIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS 2019 ISS = 5,000000% UFESP 26,53 1. com valor declarado a 0,01 Até 1.592,00 107,77 30,63 20,96 5,67 7,40 5,17 5,39 182,99 b 1.592,01 Até 3.978,00 172,93 49,15

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 700 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015. Altera o Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, que dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, e a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de

Leia mais

CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento)

CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) LEI Nº 15.413, DE 20 DE JULHO DE 2011 (Projeto de Lei nº 288/11, do Executivo, aprovado na forma de Substitutivo do Legislativo) Dispõe sobre a concessão

Leia mais

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 15 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 15 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA (CONT.) DIREITO DE LAJE

Leia mais

SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL

SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL SERVIÇOS DE REGISTROS PÚBLICOS COMARCA DE SAPUCAIA DO SUL Nota Técnica n 01/2009 Assunto: procedimento a ser observado pelo Registro de Imóveis desta Serventia para concessão das isenções e reduções de

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº

DECRETO Nº , DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 1 DECRETO Nº 44.703, DE 4 DE MAIO DE 2004 Regulamenta a outorga onerosa de potencial construtivo adicional, nos termos dos artigos 209 a 216 da Lei nº 13.430, de 13 de setembro de 2002, que aprovou o Plano

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS - FGC

REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS - FGC REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS - FGC ANEXO II À RESOLUÇÃO Nº 4.688, DE 25 DE SETEMBRO DE 2018. CAPÍTULO I - Da Garantia Ordinária Art. 1º São beneficiários da garantia ordinária prestada pelo

Leia mais

DELPHOS INFORMA INTEIRO TEOR DA RESOLUÇÃO. Resolução nº 217, de 14 de maio de 1996

DELPHOS INFORMA INTEIRO TEOR DA RESOLUÇÃO. Resolução nº 217, de 14 de maio de 1996 DELPHOS INFORMA ANO 2 - Nº 11 - MAIO / 96 DIVULGAÇÃO DA RESOLUÇÃO Nº 217/96 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO EM 14

Leia mais

Decreto Nº , de 22 de abril de 1998

Decreto Nº , de 22 de abril de 1998 1 Decreto Nº 43.048, de 22 de abril de 1998 Altera a Tabela de Custas, Emolumentos e Contribuições, referente aos Serviços de Registro de Imóveis MÁRIO COVAS, Governador do Estado de São Paulo, no uso

Leia mais

Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes

Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes Regularização Fundiária Urbana e Cidades Inteligentes Como iniciar um case de sucesso JOSÉ CELSO VILELA REGISTRADOR DE IMÓVEIS EM ITABIRA-MG DIRETOR DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO CORI-MG Por que promover

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA. Instrução Normativa nº 17, de 15 de Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA. Instrução Normativa nº 17, de 15 de Maio de 2015. Instrução Normativa nº 17, de 15 de Maio de 2015. Dispõe sobre os procedimentos de lançamento e exigência do Imposto sobre a Transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de Bens Imóveis,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.058, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014. Altera as Resoluções nº 479, de 2003; 524, 528, 529 e 530, de 2011 e revoga a Resolução nº 1049, de 2013. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA Confea,

Leia mais

Legislação JusPODIVM. Atualização legislativa periódica De até Diploma. Texto atualizado

Legislação JusPODIVM. Atualização legislativa periódica De até Diploma. Texto atualizado Legislação JusPODIVM Atualização legislativa periódica De 26.10.2018 até 28.02.2019 Código Civil Art. 1.063. 1º Tratando se de sócio nomeado administrador no contrato, sua destituição somente se opera

Leia mais