Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano"

Transcrição

1 1 Ambev (E-13050) Uberlândia Fornecimento de uma planta de tratamento de efluentes líquidos industriais (capacidade de 612 m³/h), composta por: Elevatória de efluente bruto; - Peneiras estáticas; - Tanque de equalização; - Tanque de neutralização; - Reator anaeróbio de alta taxa com circulação externa; - Flare para queima de metano. Sistema de Tratamento Complementar Aeróbio - Tanques de Aeração; - Decantadores Secundários; - Adensador; - Sistema de desidratação de lodo. 2 Petrobras / UO-RNCE (E-12212) Mossoró (RN) Fornecimento de casca de noz granulada de 12 a 20 Mesh e 20 a 30 Mesh, para aplicação no sistema de filtragem. 3 Petrobras / UFN III Consórcio Queiroz Galvão / Sinopec) (E-11102) Três Lagoas (MS) Fornecimento de equipamentos para os sistemas de tratamento de água, efluentes industriais e esgotos sanitários, compostos por: - Filtros autolimpantes; - Trocadores aniônicos; - Trocadores catiônicos; - Leitos mistos; - Sistema de dosagem de metabissulfito de sódio; - Sistema de dosagem de ácido sulfúrico; - Sistema de dosagem de soda cáustica; - Unidade de potabilização; - Sistema de dosagem de hipoclorito de sódio; - Separador de água e óleo; - Elevatória de esgoto sanitário; - Sistema de tratamento de efluentes sanitários. O fornecimento inclui a integração dos equipamentos, assistência técnica, comissionamento e partida. 4 Petrobras / UFN III Consórcio Queiroz Galvão / Sinopec) (E-12192) 5 Petrobras / RPBC Consórcio Tomé / Technip (E-10283) Três Lagoas (MS) Fornecimento de serviços de projeto de engenharia, supervisão e assistência técnica à montagem, comissionamento e partida dos sistemas de tratamento de água e efluentes. Cubatão Fornecimento de 02 filtros de celulose com pressão de projeto 6,9 Kgf/cm² e itens auxiliares que são parte integrante do sistema de condicionamento de condensado. 6 OSX Brasil (E-11002) São João da Barra Central de utilidades fornecida em modalidade B.O.T., com operação durante 15 anos, composta por: - Estação de tratamento de água (cap. 130 m³/h); - Estação de tratamento de efluentes Sanitários (cap. 130 m³/h); - Estação de tratamento de efluentes Industriais (cap. 70 m³/h); - Unidade de gerenciamento de resíduos da unidade industrial para atender a capacidade instalada de todo estaleiro.

2 7 MPX Geração de Energia S.A. (E-12080) São Luis (MA) Execução de serviços de operação assistida e manutenção da Planta de clarificação de água e estação de bombeamento. 8 Petrobras / UTE Baixada Fluminense Skanska (E-11194) Seropédica Fornecimento de equipamentos, engenharia e supervisão de montagem do sistema de tratamento de água e sistema de desmineralização. O sistema é composto por: - Estação de tratamento de água com vazão de 750 m³/h - Filtro de areia com vazão de 30 m³/h - Desmineralização por troca iônica com vazão de 25 m³/h 9 Petrobras / Reduc (E-12019) Execução de serviços de operação assistida da estação de tratamento de água da PLANGÁS (U-1326) na Refinaria. 10 Gerdau Açominas (E L) Ouro Branco Fornecimento do projeto, fabricação, equipamentos, materiais, construção civil e montagem eletromecânica do Sistema de Desidratação do Lodo da Estação de Tratamento de Águas em regime Turn-Key. 11 Petrobras Comperj Consorcio TUC Construções S.A. (E-09170) Itaboraí Fornecimento de materiais, equipamentos e serviços de elaboração do projeto básico e do projeto executivo, comissionamento, supervisão a construção civil e montagens eletromecânicas, assistência a pré-operação, partida e ainda treinamento à operação e manutenção do sistema de tratamento de águas da Central de Utilidades da COMPERJ, o qual compreende: Estação de Tratamento de Água - U-5122 Unidade de Pré-tratamento e Sistema de Osmose Reversa; - U-5123 Unidade de Tratamento de Água Desmineralizada; - U-5124 Unidade de Reservação de Água. Estação de Tratamento de Efluentes - U-5331 Unidade de Tratamento Primário de Efluentes (SAO); - U-5332 Unidade de Tratamento Secundário de Efluentes Biológicos. 12 Petrobras / RPBC Consorcio Tomé / Technip (E-10267) Cubatão Fornecimento de equipamentos, engenharia e supervisão de montagem do sistema de desmineralização por troca iônica com vazão de 200 m³/h com uso de trocadores do tipo leito compacto. O sistema é composto por: Trocadores catiônicos; - Torres descarbonatadoras; - Trocadores aniônicos; - Leitos mistos; - Dosagem de químicos. 13 Vale Alpa Paul Wurth (10111) Marabá (PA) Fornecimento de engenharia básica para WTP, planta de tratamento da água de lavagem dos gases do Alto Forno 1, incluindo tanque de desgaseificação, clarificador, filtros a vácuo, torre de resfriamento e conjunto de bombas, bombas dosadoras de produtos químicos e conjunto de instrumentação/automação do pacote. 2011

3 14 Vale Alpa Paul Wurth (10111) Marabá (PA) Fornecimento de engenharia básica do sistema de detecção, alarme e combate a incêndio nas salas elétricas e púlpitos de comando, bem como o fornecimento da engenharia básica para o sistema de ventilação e ar condicionado para as salas Hidráulicas, salas elétricas e púlpitos de comando da área do alto forno Vale Alpa SMS (11009) Marabá (PA) Fornecimento de engenharia básica para fornecimento do Intensive Slab Cooling System, planta de resfriamento dos slabs formados no lingotamento, separando as carepas, condicionando a água, com filtros e torre de resfriamento para reuso ArcelorMittal Monlevade Monlevade Fornecimento de equipamentos e engenharia de todos os sistemas de tratamento de água no projeto de duplicação da Usina de João Monlevade com capacidade indo de 1,2 Milhões de toneladas de aço por ano para 2,4 Milhões de toneladas de aço por ano. Fornecimento composto de: - Sistema de recirculação da água de lavagem de gás da aciaria LD; - Sistema de recirculação de água com contato da nova máquina de lingotamento contínuo; - Sistema de recirculação de água com contato do novo trem de laminação; - Sistema de recirculação da água de lavagem de gás do Alto Forno B; - Sistema de recirculação de água sem contato da Aciaria LD; - Sistema de recirculação de água sem contato da nova máquina de lingotamento contínuo; - Sistema de recirculação de água sem contato do novo trem de laminação; - Sistema de resfriamento secundário LD; - Sistema de reposição de água desmineralizada; - Estação de recuperação de águas; - Sistema de fornecimento de água industrial para a sinterização; - Sistema de make-up (reposição de água) de água filtrada para toda a usina Rio Turbio (E-10100) Santa Cruz (Argentina) Sistema de Desmineralização de Água para Caldeira por Osmose Reversa e Eletrodeionização e Sistema de Tratamento de Efluente Industriais para a Central Termoelétrica Rio Turbio (2 x 120 MW) MPX Geração de Energia S.A. (E-09280) São Luis (MA) Sistema de Clarificação de Água do Mar com vazão de m 3 /h e com teor de Sólidos Suspensos de 700 mg/l para resfriamento de Caldeira de Termoelétrica (360 MW PORTO DE ITAQUI) composto por: Clarificadores; - 2 Centrífugas; - Peneira; - Sistema de Dosagem de Produtos Químicos.

4 19 Petrobras / Rnest (E-08239) Ipojuca (PE) Fornecimento de materiais e equipamentos e execução dos serviços de elaboração de projeto básico, detalhamento de projeto, construção civil, montagem eletromecânica, preservação, condicionamento, testes, pré-operação, partida, operação assistida, assistência técnica e treinamentos para a implantação da Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Condensado (ETA U-51 / ETC), para a Refinaria do Nordeste Abreu e Lima RNEST. ETA - Flotofiltro; - Sistema de Desaguamento de Lodo. REUSO - Clarificação; - Sistema de Filtração em Carvão Ativado; - Eletrodialise Reversa; - Sistema de Desmineralização por Troca Iônica. ETC - Filtros Coalescedores; - Filtros de Pré-Capa; - Filtros de Carvão Ativado; - Leito Misto Petrobras / Repar (E-07170) Araucária Fornecimento de materiais, equipamentos e serviços relativos a análise de consistência do projeto básico, elaboração do projeto executivo, construção, montagem eletromecânica, condicionamento e assistência à pré-operação, partida, operação e apoio à manutenção das Unidades de Tratamento de Águas e Tratamento de Condensado (UTRA/UTC) e sistemas auxiliares das Carteiras de Gasolina e Coque/HDT, para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas UN- REPAR: 2008 UTRA 1 - Flotofiltro; - Sistema de Desaguamento de Lodo. UTRA 2 e 3 (Reuso) - Flotofiltro; - Sistema de Filtração em Carvão Ativado; - Eletrodialise Reversa; - Sistema de Desmineralização por Troca Iônica. UTC - Filtros Coalescedores; - Filtros de Pré-Capa; - Filtros de Carvão Ativado; - Leito Misto.

5 21 Petrobras / Revap (E-06147) São José dos Campos Serviços de Projeto de Detalhamento de Engenharia, fornecimento de equipamentos e materiais, construção civil, fabricação e montagem eletromecânica, testes, pré-comissionamento, assistência ao comissionamento, à partida e à operação destinada à ampliações das Unidades Auxiliares da Modernização da REVAP: ETA - Estação de Tratamento de Água (U-514): - Clarificação por Sistema de Flotação por Ar Dissolvido; - Sistema de Filtração em Filtros de Areia e Carvão Ativado; - Unidade de Ultrafiltração; - Sistema de Desmineralização por Osmose Reversa; - Sistema de Polimento por Leitos Mistos. UTC Unidade de Tratamento do Condensado (U-530): - Resfriamento do Condensado em Trocadores de Calor; - Sistema de Filtragem em Filtros Pré-Capa, Carvão Ativado e Filtro Cartucho; - Sistema de Polimento por Leitos Mistos Petrobras / Reduc (E-07010) Contratação de serviços de projeto, fornecimento de materiais e equipamentos, construção civil, montagem eletromecânica, instrumentação e automação, teste, condicionamento, pré-operação e apoio à operação assistida da estação de tratamento de águas (U- 1326), respectiva subestação (SUB-326) e interligações com a adutora para atender ao PLANGÁS na refinaria UN-REDUC: Clarificador com Lamelas; - Unidade de Ultrafiltração; - Sistema de Desmineralização por Troca Iônica; - Subestação KVA. 23 Thyssen Krupp CSA (E-06018) Santa Cruz Tubulações de Utilidades dos Altos Fornos # 1 e # 2, no limite da área 24 Thyssen Krupp CSA (E-06018) Santa Cruz Sistema de Água de Emergência dos Altos Fornos # 1 e # 2 Vazão: m³/h 25 Thyssen Krupp CSA (E-06018) Santa Cruz Sistema de Tratamento e Recirculação de Água de Lavagem Gases dos Altos Fornos # 1 e # 2. Capacidade: m³/h 26 Thyssen Krupp CSA (E-06018) Santa Cruz Sistema de resfriamento dos Altos Fornos # 1 e # 2, composto por: - Torre de Resfriamento; - Trocadores de calor; - Bombeamentos Completos (Média tensão) 27 Thyssen Krupp CSA (E-06018) Santa Cruz Sistema de interligação da tubulação de resfriamento para: carcaça dos Altos Fornos, Copper e Cast Iron Staves, Stoves, Fundo Refrigerado (Cadinho) e Topo. 28 Petrobras / Refap UTE CANOAS (E-06012) Canoas (RS) Projeto e Fornecimento de 1 Unidade de Tratamento de Água e Desmineralização composta de 1 Sistema de Adução, 1 Clarificação para 520 m³/h de vazão, Sistema de Filtração, 2 Centrifugas e 1 Sistema completo de Desmineralização para 150 m³/h de vazão.

6 29 ArcelorMittal (E-06052) Juiz de Fora Fornecimento de um Filtro do tipo UHR, Laminação Sistema Direto Destinado a Laminação. 30 ArcelorMittal (E-06048) Juiz de Fora Fornecimento 01 Conjunto Separador de Partículas Grosseiras referentes ao Projeto de Recapacitação Aciaria 130 t. 31 Petrobras / Reduc TERMORIO (E-05016) Fornecimento da Ampliação da Estação de Tratamento de Água em regime turnkey completa com Sistema de Desidratação e Secagem de Lodo utilizando vapor. Visando o atendimento das condições exigidas, considera o fornecimento de: Clarificador com lamelas; - Unidade de Ultrafiltração; - Centrífuga para desidratação de lodo; - Sistema de Secagem de Lodo Turbo Dryer. 32 Petrobras / Regap (E-05133) Betim Sistema de Eletrodialise Reversa. (EDR) Capacidade: 60 m³/h Klabin S/A (E-05062) Telêmaco Borba Contrato de Fornecimento, em regime turnkey sem construção civil da Planta de Desmineralização de Água e Polimento de Condensado: Filtração (Capacidade 89 m³/h por cadeia); - Osmose Reversa (Capacidade 89 m³/h por Skid); - Leito Misto (Capacidade 100 m³/h por cadeia); - Polimento de Condensado (Capacidade: 140 m³/h por cadeia). 34 ArcelorMittal Tubarão (E-04104) Serra Expansão da Estação de Tratamento de Lama da Aciaria. Vazão: 42 m³/h ArcelorMittal Tubarão (E-04034) Serra Expansão da Estação de Tratamento de Água da Aciaria (CRACIA). Expansão: 7,5 MTPA. Capacidade: 700 m³/h Gerdau / Açominas SMS DEMAG (E-04158) Ouro Branco Fornecimento da Estação de Tratamento de Água e Recirculação Sistema Direto e Indireto Destinados a Máquina de Lingotamento Contínuo de Blocos e Beam Blank. Sistema Direto, composto basicamente por: - Scale Pit com bombeamentos; - Sedimentador; - Filtração; - Torre de Resfriamento. - Desidratação de Lama, com espessador, dosagem de polímero e filtro prensa Sistema Indireto, composto basicamente por: - Torre de Resfriamento e bombeamentos; - Trocadores de Calor; - Abrandamento; - Tanques de Armazenagem.

7 37 Petrobras / Repar (E-03049) Araucária Sistema de tratamento de água por osmose reversa. Capacidade: 60 m³/h Endesafortaleza (E-02033) Fortaleza (CE) Sistema composto por: Estação Tratamento de água, desmineralização por troca iônica, sistema de dosagem de químicos, água potável e sistema de desidratação de lama ArcelorMittal Tubarão Consórcio Ferrostaal / Voest Alpine / Paul Wurth (E-03068) Serra Sistema de tratamento de água de lavagem dos gases do alto forno no 3. Expansão: 7,5 MTPA. Capacidade: 900 m³/h ArcelorMittal Tubarão (E-03043) Serra Estudo de engenharia para adequação/ampliação da ETL (Estação de Tratamento de Lama). Fase 7,5 mt/a ArcelorMittal Tubarão (E-03118) Serra Estudo de engenharia básica da estação de tratamento de água do resfriamento primário da aciaria Rio Polímeros (E-01120) Fornecimento de sistema de desmineralização por troca iônica composto por duas cadeias de filtros de areia, trocador de cátions, trocador de ânions e leito misto. Fornecimentode sistema de polimento de condensado por leito misto e filtros de carvão ativado. Capacidade: 2 x 7 5m³/h Rio Polímeros (E-02029) Fornecimento de sistema de filtragem de água potável por fitro de carvão ativado. Capacidade: 6 m³/h Rio Polímeros (E-02023) Fornecimento de sistema de tratamento de água industrial. Capacidade: 900 m³/h ArcelorMittal Tubarão (E-02098) Serra Estudo para a implementação do sistema de lama dos lingotamentos contínuos 1, 2 e 3 e equipamentos de desgaseificação à vácuo e sistema de água de condensado do RH Petrobras / Refap (E-01058) Canoas (RS) Tratamento de água por microfiltração e osmose reversa com 6 cadeias de 100 m³/h. 47 CSN Cia. Siderúrgica Nacional (E-20006) Volta Redonda Sistema de melhorias para a estação de tratamento de efluentes do alto-forno 3. Capacidade: m³/h. Sistema de tratamento físico-químico da purga. Capacidade: 60 m³/h

8 48 Cesan (E-01066/01076/01078) Vitória Estação de tratamento de efluentes (ETE) domésticos destinada às localidades: Cariacica. Capacidade: m³/h para atender a uma população de habitantes. Guarapari. Capacidade: m³/h para atender a uma população de habitantes. Vila Velha. Capacidade: m³/h para atender a uma população de habitantes. Capacidade: m³/h para atender a uma população de habitantes. 49 Caema Cia. de Água e Esgoto do Maranhão (E-20003) São Luís (MA) Sistema de polimento final e desinfecção de efluente doméstico, composto por 4 unidades de geração de ozônio com capacidade de 156kg/dia (produção 6,5kg O3/h). Sistema de bombeamento e supervisão/controle de elevatória. 50 Aracruz Celulose S.A. (E-01080) Aracruz Sistema de potabilização de água. Capacidade: 60 m³/h 51 Aracruz Celulose S.A. (E-01051) Aracruz Sistema de filtragem água de selagem. Capacidade: 222 m³/h 52 Aracruz Celulose S.A. (E-01009) Aracruz Sistema de desmineralização por osmose reversa composto por 3 cadeias de 115 m³/h; filtros de areia, abrandamento (prétratamento), OR (osmose reversa) e leito misto (polimento). Capacidade: 450 m³/h (total) e 345 m³/h (líquido) 53 Alunorte (E-01068) Barcarena (PA) Duplicação do sistema de clarificação e filtração água industrial e potável. Capacidade: 540 m³/h e 60 m³/h 54 Alunorte (E-01068) Barcarena (PA) Sistema de clarificação e filtração água industrial e potável. Capacidade: 540 m³/h e 60 m³/h 55 Sabesp Saneamento Básico do Estado de SP (E-20005) São Sebastião Estação de tratamento de água (ETA) compacta. Capacidade: 180 m³/h Sabesp Saneamento Básico do Estado de SP (E-20004) Ilhabela Estação de tratamento de água (ETA) compacta. Capacidade: 180 m³/h Gerdau / Açominas NSC Nippon Steel Corporation (PRE-0040) Ouro Branco Sistema de resfriamento para stave coolerdo alto-forno 1. Capacidade: m³/h ArcelorMittal Tubarão (PR-1023) Vitória Sistema de filtragem e resfriamento de água de recirculação da coqueria. Capacidade: 550 m³/h Usiminas Ipatinga Tratamento de água de recirculação do lingotamento contínuo. Capacidade: m³/h

9 60 Usiminas Ipatinga Tratamento de água de resfriamento e recirculação aciaria 2. Capacidade: m³/h 61 Suzano Suzano Tratamento de efluente líquido por aeração mecânica 36 unidades 25 CV. 62 Solvay (F-3784) Santo André Tratamento físico-químico de efluente para a fábrica PVC. Capacidade: m³/h 63 Siderúrgica Mendes Jr. Juiz de Fora 64 Santa Terezinha Gov. Valadares 65 Santa Terezinha Bragança Paulista Sistema de resfriamento, tratamento e recirculação de água da laminação (ultra high rate filtration). Capacidade: m³/h. Sistema de resfriamento, tratamento e recirculação de água da aciaria (ultra high rate filtration). Capacidade: 500 m³/h Tratamento de efluente líquido por lagoa de aeração, decantação. Capacidade: 500 m³/h Tratamento de efluente líquido por aeração e sedimentação. Capacidade: 400 m³/h 66 Ripasa (F-3622) Embu Tratamento de efluente líquido biológico. Capacidade: 400 m³/h 67 Riocell Guaíba (RS) Duas cadeias de abrandamento automático de 150m3/h cada. Capacidade: 300 m³/h 68 Riocell (F-2919 / F-2920) Guaíba (RS) Desmineralização automática e dosagem. Capacidade: 120 m³/h 69 Petrobras / Reduc Tratamento de água oleosa por separação lamelar, pressurização e dosagem. Capacidade: 500 m³/h 70 Petrobras / Reduc (F-2217) Filtração a gravidade automática: Capacidade: 400 m³/h Desmineralização e decloração automáticas: Capacidade: 300 m³/h Polimento final automático: Capacidade: 600 m³/h 71 Petrobras / Enchova Campos 72 Petrobras / Cotebig Angra dos Reis 73 Petrobras / Cofen Araucária Tratamento de água oleosa plataforma Enchova, por pressurização, dosagem e separação lamelar (três unidades). Capacidade: 3x197 m³/h Tratamento de águas oleosas por flotação. Capacidade: m³/h Desmineralização automática. Capacidade: 115m3/h. Polimento de condensado automático. Capacidade: 210 m³/h

10 74 Petrobras / Cherne Campos Tratamento de água do mar com dosagem e filtração. Capacidade: m³/h 75 Petrobras (F-3310) Campos Seis unidades completas de dessalinização de água do mar, tipo osmose reversa, skid mounted, com seis sistemas para ajuste do ph e dosagem de cloro da água dessalinizada plataformas de Pargo I, Vermelho I/II e III e Carapeba I e II. Capacidade: 6x10 m³/h 76 Petrobras (F-3252) Campos Tratamento de água para injeção: três filtros finos, skid mounted plataforma de Pargo I. Capacidade: 217 m³/h 77 Petrobras (F-3231) Vitória Tratamento de injeção de água, para filtração grossa, fina, desaeração, skid mounted plataforma de Cação III. Capacidade: 250 m³/h 78 Klabin (IKPC) Monte Alegre 79 Klabin (IKPC) Monte Alegre Desmineralização automática. Capacidade: 3x150 m³/h Polimento de condensado. Capacidade: 3x150m³/h Clarificação. Capacidade: m³/h 80 Inpacel (F-3704) Arapoti Tratamento de efluente líquido por lodo ativado, duplo estágio. Capacidade: 470 m³/h 81 Inpacel (F-3705) Arapoti Dosagem, clarificação e filtração. Capacidade: 800 m³/h 82 ArcelorMittal Tubarão Vitória 83 ArcelorMittal Tubarão Vitória Desmineralização automática com 2 cadeias 140 m³/h, vazão unitária. Capacidade: 280 m³/h Tratamento de água potável. Capacidade: 550 m³/h. Clarificação e filtração. Capacidade: m³/h. Secagem de lodo por filtros, prensa e a vácuo. Capacidade: 200 m³/h 84 CSN Cia. Siderúrgica Nacional Volta Redonda Tratamento de água de recirculação do laminador de tiras a quente. Capacidade: m³/h 85 CSN Cia. Siderúrgica Nacional Volta Redonda Tratamento de água para gerador de vapor de baixa pressão por desmineralização. Capacidade: 250 m³/h 86 Cosipa Cia. Siderúrgica Paulista Cubatão Tratamento de água dos altos-fornos 1 e 2, classificação e remoção de grossos, aeração, dosagem, floculação, desidratação a vácuo. Capacidade: m³/h

11 87 Cosipa Cia. Siderúrgica Paulista Cubatão Tratamento de água e sistema de recirculação do lingotamento contínuo. Capacidade: m³/h 88 Cosipa Cia. Siderúrgica Paulista Cubatão Sistema de resfriamento, tratamento e recirculação de água do laminador de tiras a quente. Capacidade: m³/h 89 Cosipa Cia. Siderúrgica Paulista Cubatão Desmineralização automática, cátion/ânion/mixed bed. Capacidade: 260 m³/h 90 Copesul Triunfo (RS) Tratamento dos efluentes orgânicos do pólo petroquímico sul, com homogeneização, aeração mecânica, secagem de lodos, dosagem, tratamento terciário e land farming. Capacidade: m³/h 91 Copene Petroquímica do Nordeste S.A. (F-3710) Camaçari (BA) Equipamentos para ampliação da unidade de pré-tratamento de água, abrangendo clarificação, filtração, dosagem e polimento. Capacidade: m³/h 92 Copene Petroquímica do Nordeste S.A. (F-3500) Camaçari (BA) Ampliação da unidade de desmineralização existente. Capacidade: 600 m³/h 93 Cinal Marechal Deodoro (AL) 94 Cia. Suzano de Papel Suzano 95 ArcelorMittal João Monlevade Tratamento de efluente líquido com aeração, bombeamento, grades, decantação e adensamento, incluindo land farming. Capacidade: 300 m³/h Clarificação e filtração: Capacidade: m³/h Desmineralização: Capacidade: 120 m³/h Tratamento de água de lavagem de gases da aciaria. Capacidade: 600 m³/h 96 Champion (F-3988) Mogi-Guaçu Tratamento de efluentes lagoa aerada, 22 aeradores Aqua-jet 25 CV 97 Champion Mogi-Guaçu Peneiras travelling water screen (TWS), tratamento de efluente com desarenamento, decantação e aeração mecânica. Capacidade: m³/h 98 Cetrel (F-1983) Camaçari (BA) Tratamento de esgoto industrial e doméstico com aeração mecânica. Capacidade: m³/h 99 Cenibra (F-3316) Belo Oriente Clarificação e filtração: Capacidade: m³/h Desmineralização automática. Capacidade: 185 m³/h Tratamento primário de efluentes líquidos: Capacidade: m³/h Abrandamento automático: Capacidade: 200 m³/h

12 100 Celpav Cia. Celulose e Papel Votorantim Luís Antônio Dosagem, clarificação e filtração semi-automática. Capacidade: m³/h 101 Celpav Cia. Celulose e Papel Votorantim (F-3597) 102 Bahia Sul Celulose (F-4003) Luís Antônio Mucuri (BA) Tratamento de efluente líquido por lodo ativado, duplo estágio. Capacidade: m³/h Tratamento de efluente líquido biológico, por aeração mecânica. Capacidade: m³/h 103 Aracruz Celulose S.A. (F-3617) Aracruz Tratamento de efluente líquido por lagoa aerada 14 aeradores Filstar 40 CV e acessórios. Capacidade: m³/h 104 Aracruz Celulose S.A. Aracruz 105 Aracruz Celulose S.A. Aracruz Tratamento de efluente líquido, gradeamento, decantação, tratamento de lodo. Capacidade: m³/h Clarificação e filtração: Capacidade: m³/h Desmineralização automática: Capacidade: 3 x 115 m³/h Polimento de Condensado: Capacidade: 2 x 250 m³/h 106 Alunorte (F-4229) Barcarena (PA) Desmineralização manual 2x70. Capacidade: 140 m³/h 107 Alcoa / Alumar São luiz (MA) 108 Gerdau / Açominas Ouro Branco 109 Gerdau / Açominas Ouro Branco 110 ArcelorMittal Timóteo Clarificação e filtração. Capacidade: m³/h Sistema de recirculação de água da coqueria e tratamento biológico. Capacidade: m³/h Tratamento de água e sistema de recirculação da coqueria e sopragem dos altos-fornos. Capacidade: m³/h Tratamento de água de resfriamento do alto-forno. Capacidade: 120 m³/h

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1. Technip (E-16020) Cubatão Serviço de supervisão para comissionamento por 30 dias. 2016 2. Cia de Água e Esgotos de Brasília CAESB (E-15258) Brasília (DF) Execução das obras/serviços do Sistema de Adução

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 ArcelorMittal Monlevade Monlevade Fornecimento de Equipamentos e Engenharia de todos os sistemas de tratamento

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 Petrobras / RPBC Consorcio Tomé / Technip (E-10267) Fornecimento de equipamentos, engenharia e supervisão de

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES

TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 OSX Brasil (E-11002) São João da Barra Central de utilidades fornecida em modalidade BOT, com operação durante

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 Sabesp (E-13173) Bertioga Fornecimento com instalação de sistema de ultrafiltração por membranas com capacidade de até 100 l/s para a ETA Indaiá/Bertioga na Unidade de Negócio Baixada Santista - RS 2013

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 Companhia Siderúrgica Nacional CSN (E-15004) Volta Redonda Montagem eletromecânica para sistema de coleta de águas do pátio de matéria prima (PMP). 2015 2 Companhia Siderúrgica Nacional CSN (E-14237)

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 Enfil S/A (Gerdau Açominas) (E-11101) Ouro Branco Serviços de Obras Civis e Montagem Eletromecânica de Planta de Tratamento de Água e Lodo. 2013 2 Enfil S/A (Petrobras COMPERJ) (E 12130) Itaboraí Serviço

Leia mais

CONSTRUÇÕES E MONTAGENS

CONSTRUÇÕES E MONTAGENS CONSTRUÇÕES E MONTAGENS Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 Schenck Process (E-11030) Carajás (PA) Serviços de Montagem Eletromecânica e Apoio ao Comissionamento, Start-up e Operação

Leia mais

A EMPRESA. Uma empresa que trabalha para um mundo melhor.

A EMPRESA. Uma empresa que trabalha para um mundo melhor. A EMPRESA A UPE Universal Process Equipamentos Industriais Ltda. é uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos e sistemas completos nas áreas de tratamento de água, efluentes e controle atmosférico.

Leia mais

Quem Somos. Localizada em Brasília, a empresa dispõe de toda a estrutura necessária para atender seus clientes em todo o território nacional.

Quem Somos. Localizada em Brasília, a empresa dispõe de toda a estrutura necessária para atender seus clientes em todo o território nacional. Quem Somos A empresa vem se consolidando no mercado brasileiro de forma concisa e progressiva, oferecendo soluções de alta qualidade, funcionalidade e tecnologia. Formada por uma equipe de profissionais

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 PQS (E-13140) Recife (PE) Serviços técnicos e locação de equipamentos para apoio ao comissionamento das plantas de Poy-Pet. 2013 2 HPB / International Papel (E-10194) Mogi Guaçu Montagem eletromecânica

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 1 REDUC (E-13249) Fornecimento de bens e prestação de serviços relativos à complementação do projeto básico, detalhado, construção civil, montagem eletromecânica, comissionamento, partida e operação assistida

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 01 Petrobras - ORSUB (E-14176) Itabuna/Jequié Execução dos Serviços de adequação das instalações das bases do ORSUB, para atendimento à qualidade futura dos combustíveis. 02 Citepe - PQS (E-14230) Ipojuca

Leia mais

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano

Nº Cliente (Encomenda) Local Descrição do Fornecimento Ano 01 Petrobras RNEST (E-14481) Serviços de operação assistida das caldeiras a óleo combustível (GV-50001 A/B) do empreendimento de construção de refinaria Abreu e Lima, prazo 90 dias 2015 02 Klabin Telemaco

Leia mais

Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES

Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES Estação de Tratamento e Reúso de Água (ETRA) do CENPES German-Brazilian Environment Seminar - Water Efficiency for Industries Painel II Cases Sílvia Lima Touma 09/11/2017 PRGE/ENG/CIUT/TAE Torres de Resfriamento

Leia mais

, ou

, ou 11 2781-9270, 2781-2854 ou 2359-8015 novaera@novaeraambiental.com.br Nova Era Ambiental Mais de 100 projetos executados; 50 E.T.E e E.T.A implementadas; 20 contratos de operação e manutenção; >10.000 m3/dia

Leia mais

milhões 68% São Paulo. Petroquímico 22% Alimentício 16% 10% Rio de Janeiro. Automobilístico 16% 6% Bahia Aeroespacial 13% Bebidas

milhões 68% São Paulo. Petroquímico 22% Alimentício 16% 10% Rio de Janeiro. Automobilístico 16% 6% Bahia Aeroespacial 13% Bebidas A EP Engenharia do Processo, desde 1974, redimensiona, projeta, constrói e opera sistemas de tratamento de água e efluentes. Seu maior diferencial é o atendimento personalizado dado a cada cliente por

Leia mais

EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS

EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS 1 UNIDADES GERADORAS DE EFLUENTES NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA Unidades de Produção; Manutenção; Caldeira e Torres de Resfriamento; Refeitório; Áreas Administrativas; Controle

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr.

GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr. 18 de agosto de 2010, Rio de Janeiro GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - GALEÃO. Pedro Masiero Jr. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Dados

Leia mais

Soluções de Tratamento de Água e Efluentes para o Setor de Geração de Energia.

Soluções de Tratamento de Água e Efluentes para o Setor de Geração de Energia. Soluções de Tratamento de Água e Efluentes para o Setor de Geração de Energia. Soluções de Tratamento de Água e Efluentes para o Setor de Geração de Energia Aplicações A Veolia Water Technologies é especialista

Leia mais

www. ecologic.eco.br

www. ecologic.eco.br www.ecologic.eco.br EMPRESA A ECOLOGIC É UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NO DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA E EFLUENTES. EFICIÊNCIA BENEFÍCIO SATISFAÇÃO IMPLANTAÇÃO

Leia mais

, ou

, ou 11 2781-9270, 2781-2854 ou 2359-8015 vendas@novaeraambiental.com.br Centro Tecnológico de Operações de grande Banco Nacional Moóca, São Paulo Segmento Edifícios Comercias E.T.E. com REUSO Torre de resfriamento

Leia mais

VIBROPAC UNIDADE COMBINADA

VIBROPAC UNIDADE COMBINADA VIBROPAC UNIDADE COMBINADA As unidades combinadas de pré-tratamento podem ser instaladas em plantas novas ou nas já existentes, integrando etapas do processo de pré-tratamento em apenas um equipamento

Leia mais

Purificação das águas: tratamento de esgoto

Purificação das águas: tratamento de esgoto Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química das Águas (Parte 3b) Purificação das águas: tratamento de esgoto Estagiário:

Leia mais

www. ecologic.eco.br

www. ecologic.eco.br www.ecologic.eco.br EMPRESA A ECOLOGIC É UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NO DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA E EFLUENTES. EFICIÊNCIA BENEFÍCIO SATISFAÇÃO IMPLANTAÇÃO

Leia mais

ETE Sustentável COPASA MG

ETE Sustentável COPASA MG ETE Sustentável COPASA MG 09 de junho de 2015 ETE Sustentável Valorização do Esgoto Baixa percepção da sociedade quanto à importância; Dificuldades de adesão; Resistência para pagar a tarifa; Alto custo

Leia mais

Paul Anthony Woodhead e David Charles Meissner Centroprojekt do Brasil Outubro 2008

Paul Anthony Woodhead e David Charles Meissner Centroprojekt do Brasil Outubro 2008 A aplicação do sistema de lodos ativados de baixa carga combinado com um seletor aeróbico para atender aos rigorosos padrões de emissão de efluentes tratados na indústria de papel e celulose. Paul Anthony

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DISCIPLINA Código: ENS 5160 Nome: Tratamento de Águas de Abastecimento Carga Horária: 108 horas/aula

Leia mais

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016

Sistemas de Esgotamento Sanitário. Ernani de Souza Costa Setembro de 2016 Sistemas de Esgotamento Sanitário Ernani de Souza Costa Setembro de 201 S.A.C. Sistema de Antecipação de Coleta Decantadores Primários x SAC As comportas do SAC tornarão os rios grandes decantadores primários

Leia mais

CC-MD-18 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO ETE Escola Lygia Maria

CC-MD-18 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO ETE Escola Lygia Maria CC-MD-18 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO ETE Escola Lygia Maria 1- INTRODUÇÃO Este memorial descreve e especifica os requisitos mínimos para contratação de empresa especializada (PROPONENTE)

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

Saneamento Urbano II TH053

Saneamento Urbano II TH053 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano II TH053 O Sistema de Esgoto Sanitário Parte II Profª Heloise G. Knapik 1 Escolha dos processos de tratamento Depende de uma série

Leia mais

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina Petróleo e Gás Prof. Sabrina 1 2 3 4 5 6 7 8 TRATAMENTO DE ÁGUAS Petróleo e Gás Prof. Sabrina 9 10 FLUXOGRAMA DA ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 11 12 Oxidação Oxidar os metais presentes na água, principalmente

Leia mais

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões Tratamento de água e efluentes: do convencional ao sistema avançado O papel das membranas PARTE 1 TRATAMENTO FÍSICO QUÍMICO CONVENCIONAL Profa. Dr. ElisângelaMoraes 02 de dezembro de 2010 TRATAMENTO DE

Leia mais

Experiência de Campinas- SP na Produção de Água de Reúso EPAR Capivari II - SANASA

Experiência de Campinas- SP na Produção de Água de Reúso EPAR Capivari II - SANASA Experiência de Campinas- SP na Produção de Água de Reúso EPAR Capivari II - SANASA Espaço Consórcio PCJ 8º Fórum Mundial da Água Painel 7 Sistemas de Tratamento e Reúso de Água SANASA Sociedade de economia

Leia mais

G A N A I N D S O L U Ç Õ E S A M B I E N T A I S C A T Á L O G O D E P R O D U T O S

G A N A I N D S O L U Ç Õ E S A M B I E N T A I S C A T Á L O G O D E P R O D U T O S S O L U Ç Õ E S A M B I E N T A I S C A T Á L O G O D E P R O D U T O S ETE - ESTAÇÕES DE TRATAMENTO PARA ESGOTO As Estações de tratamento para esgoto da Ganaind possuem alto padrão e rigorosidade na fabricação,

Leia mais

EPAR - ESTAÇÃO PRODUTORA DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS

EPAR - ESTAÇÃO PRODUTORA DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS EPAR - ESTAÇÃO PRODUTORA DE ÁGUA DE REÚSO CAPIVARI II SANASA - CAMPINAS IX SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL ASSEMAE Novas Tecnologias para o Saneamento Básico 09 a 11 de dezembro de 2015

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DOS SISTEMAS DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS PRESTADOR: SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA Relatório R4 Continuação do Diagnóstico e Não Conformidades

Leia mais

Endereço: Rua Irmã Flávia Borlet, 435 Sobrado 2. Cidade: Curitiba-PR / Brasil CEP:

Endereço: Rua Irmã Flávia Borlet, 435 Sobrado 2. Cidade: Curitiba-PR / Brasil CEP: Dados Pessoais Nome: Mario Celso Meller Data de Nascimento: 27/07/1966 Idade: 49 Endereço: Rua Irmã Flávia Borlet, 435 Sobrado 2 Sexo: Masculino Estado civil: Casado Bairro: Hauer Cidade: Curitiba-PR /

Leia mais

AMBIENTAL MS. Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo

AMBIENTAL MS. Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo AMBIENTAL MS Transparência e Tecnologia a Serviço do Mundo AMBIENTALMS Estudos, Serviços e Projetos Especiais A Ambiental MS, do Grupo Metalsinter, é uma empresa de Engenharia e Consultoria, prestadora

Leia mais

16 Tratamento e disposição de lodos

16 Tratamento e disposição de lodos 16 Tratamento e disposição de lodos 16.1 Produção de lodo de uma ETE Lagoas de estabilização Grandes áreas acumulação pequena de lodo Lagoas aeradas Lagoas de sedimentação Acumulação por 1 a 2 anos necessidade

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 20 O Sistema de Esgoto Sanitário

Saneamento Ambiental I. Aula 20 O Sistema de Esgoto Sanitário Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 20 O Sistema de Esgoto Sanitário Profª Heloise G. Knapik 1 Primeiro módulo: Dimensionamento de redes de distribuição de água

Leia mais

TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO

TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATAMENTO DE LODO GERADO EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO TRATAMENTO DE LODO TRATAMENTO DE ESGOTOS PRODUÇÃO DE LODO NECESSIDADE DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL PRODUÇÃO DE LODO EXEMPLOS:

Leia mais

Projeto Águas Novas. Alexandre Pontes

Projeto Águas Novas. Alexandre Pontes Projeto Águas Novas Alexandre Pontes de lavagem dos filtros e decantadores e tratamento do lodo da ETA Alexandre Barboza Pontes, Thiago Augusto Maziero, Silvana Andrea Pérez Echude Prolagos Objetivo O

Leia mais

Contaminação das águas subterrâneas

Contaminação das águas subterrâneas Contaminação das águas subterrâneas i Infiltração de efluentes, irrigação de efluentes líquidos i Depósito de resíduos i Acidentes i Vazamentos em áreas de estocagem e dentro de processos produtivos i

Leia mais

8 Tratamento de efluentes líquidos

8 Tratamento de efluentes líquidos 8 Tratamento de efluentes líquidos 8.1-Introdução Ex.: Efluente doméstico Esgoto Bruto Efluente Seguro MO N P Patogênicos MO N P Patogênicos O quê remover? COMO REMOVER? Quanto remover? ETE Custo de implantação

Leia mais

Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL. Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO. Palestrante: MARCELO STEPHANES

Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL. Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO. Palestrante: MARCELO STEPHANES I ENCONTRO DAS S 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel: GESTÃO TÉCNICA E OPERACIONAL Título da Palestra: CASE GALEÃO/REUSO Palestrante: MARCELO STEPHANES Empresa: CDN SERVIÇOS

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 15 Flotação e Filtração Profª Heloise G. Knapik 1 Conteúdo Módulo 2 Parâmetros de qualidade de água - Potabilização Coagulação

Leia mais

APLICAÇÕES DE MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO E MBR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES

APLICAÇÕES DE MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO E MBR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES APLICAÇÕES DE MEMBRANAS DE ULTRAFILTRAÇÃO E MBR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES 16º ENCONTRO TÉCNICO DE ALTO NÍVEL : REÚSO DE ÁGUA SÃO PAULO, SP - 7 e 8 de Novembro de 2016 Associação

Leia mais

Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos

Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos Palestrante: Eng Josuel Batista dos Santos INSTITUCIONAL A Wüstenjet Engenharia atua há mais de 30 anos na prestação de serviços de serviços técnicos em engenharia e na área de saneamento básico, atendendo

Leia mais

II-165 DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DAS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS E DE BEBIDAS

II-165 DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DAS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS E DE BEBIDAS II-165 DIAGNÓSTICO DA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO DOS EFLUENTES LÍQUIDOS DAS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS E DE BEBIDAS Sara Bursztejn (1) Engenheira Civil, formada pela Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS 03 - EFLUENTES LÍQUIDOS EFLUENTES LÍQUIDO INDUSTRIAL Despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo efluentes de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais

Leia mais

DADOS PESSOAIS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

DADOS PESSOAIS EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: 1/5 DADOS PESSOAIS Nome: ACÁCIO BISCO Data de nascimento: 15 de Janeiro de 1961 Estado civil: Casado Formação Profissional: Técnico Mecânico Residência atual: Americana/SP Contato: E-mail-acaciobisco@hotmail.com

Leia mais

MOGI MIRIM RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE

MOGI MIRIM RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE MOGI MIRIM PRESTADOR: SESAMM - SERVIÇOS DE SANEAMENTO DE MOGI MIRIM S.A. Relatório R7 Diagnóstico e Verificação de Não

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EM SANEAMENTO BÁSICOB. Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EM SANEAMENTO BÁSICOB. Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA APLICAÇÕES DO DIÓXIDO DE CLORO EM SANEAMENTO BÁSICOB Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Introdução SUMÁRIO Concepção de

Leia mais

MANUTENÇÃO E REGIME DE PARADAS

MANUTENÇÃO E REGIME DE PARADAS MANUTENÇÃO E REGIME DE PARADAS anos 2002-2017 Mais de R$350 milhões faturados nos últimos 5 anos. 39mi 48mi 115mi 71mi 50mi Previsão 90mi 2012 2013 2014 2015 2016 2017 ISO 9001 OHSAS 18001 MANUTENÇÃO

Leia mais

Apresentação geral, serviços prestados e trabalhos realizados

Apresentação geral, serviços prestados e trabalhos realizados Apresentação geral, serviços prestados e trabalhos realizados - 2018 Apresentação A EQMA Engenharia & Consultoria Ltda-ME atua nas áreas de Engenharia, Química & Meio Ambiente desde 2012 e conta atualmente

Leia mais

Aula 5: Química das Águas Parte 3b

Aula 5: Química das Águas Parte 3b QUÍMICA AMBIENTAL 2S 2015 Aula 5: Química das Águas Parte 3b Purificação de águas: tratamento de esgotos Thalles Pedrosa Lisboa Departamento de Química UFJF Recapitulando... Dados relativos ao estado de

Leia mais

Aula 4: Química das Águas

Aula 4: Química das Águas QUÍMICA AMBIENTAL 2S 2015 Aula 4: Química das Águas Parte 3a Purificação e Águas: Tratamento de água para abastecimento Thalles Pedrosa Lisboa Departamento de Química UFJF Água Apesar de 75% da superfície

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Campo Mourão. Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Engenharia de Alimentos BERGER EQUIPAMENTOS ENEFICIAMENTO E CARA CTERIZAÇÃO DE DA INDÚSTRIA DE NA RAGIÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL: APROVEITAMENTO

Leia mais

WORKSHOP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS MESA REDONDA O DESAFIO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES LIQUIDOS

WORKSHOP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS MESA REDONDA O DESAFIO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES LIQUIDOS WORKSHOP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS MESA REDONDA O DESAFIO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES LIQUIDOS Eng. Elso Vitoratto engenharia@novaeraambiental.com.br TABELA Variação da composição do lixiviado para 25 aterros

Leia mais

Balanço Energético Global 2016

Balanço Energético Global 2016 Balanço Energético Global 2016 Usina Ouro Branco/MG Gerência de Utilidades Balanço Energético Global 2016 (1) Eder Quental de Araújo (2) RESUMO É apresentado o Balanço Energético Global da Gerdau Ouro

Leia mais

Programa Temático 2022 Combustíveis

Programa Temático 2022 Combustíveis Programa Temático 2022 Combustíveis Objetivo 0054 Expandir e modernizar o parque nacional de refino e adequar a infraestrutura industrial no exterior, de modo a buscar atender integralmente o mercado interno

Leia mais

David Charles Meissner, Karina Vazquez Soares e Paul Anthony Woodhead Centroprojekt do Brasil S/A

David Charles Meissner, Karina Vazquez Soares e Paul Anthony Woodhead Centroprojekt do Brasil S/A Caracterização dos efluentes setoriais numa fábrica integrada do tipo Kraft e estudos da viabilidade do reuso e de processos de tratamento diferenciados destes efluentes visando a melhora da performance

Leia mais

Tratamento de Efluentes Sanitários em Regiões Turísticas: alternativas para alta e baixa temporada

Tratamento de Efluentes Sanitários em Regiões Turísticas: alternativas para alta e baixa temporada Tratamento de Efluentes Sanitários em Regiões Turísticas: alternativas para alta e baixa temporada P A L E S T R A N T E : NATÁLIA MARQUES TEIXEIRA 49 MUNICÍPIOS EM 11 ESTADOS 68.31% 21.80% 5.28% 4.61%

Leia mais

Reuso de água. Uma estratégia para gestão de consumo. IGE Gerência de Produção de Energia Junho 2017

Reuso de água. Uma estratégia para gestão de consumo. IGE Gerência de Produção de Energia Junho 2017 Reuso de água Uma estratégia para gestão de consumo IGE Gerência de Produção de Energia Junho 2017 0 ArcelorMittal Tubarão ÁREA TOTAL: 13 MILHÕES E 500 MIL m² ÁREA CONSTRUÍDA: 7 MILHÕES m² PRODUTOS: PLACAS

Leia mais

Química das Águas - parte 3b

Química das Águas - parte 3b QUI 163 - QUÍMICA AMBIENTAL (2018/2) Química das Águas - parte 3b - Purificação de águas poluídas (Tratamento de esgoto) - Entrega da Lista de exercícios Prof. Rafael Sousa Departamento de Química UFJF

Leia mais

BIOFIBER. ETEs COMPACTAS VERTICAIS

BIOFIBER. ETEs COMPACTAS VERTICAIS BIOFIBER ETEs COMPACTAS VERTICAIS APRESENTAÇÃO O tratamento de efluentes nos centros urbanos tem sido um desafio, em função da área requerida para a implantação das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs),

Leia mais

Serviços Móveis de Água

Serviços Móveis de Água Serviços Móveis de Água Qualidade e segurança com mobilidade disponíveis FILTRAÇÃO Com capacidades a partir de 5m³/h. Remoção de sólidos suspensos, odor e sabor. ABRANDAMENTO Com capacidades a partir de

Leia mais

Balanço Energético Global 2013

Balanço Energético Global 2013 Balanço Energético Global 2013 Usina Ouro Branco/MG Gerência de Suporte Industrial Balanço Energético Global 2013 (1) Eder Quental de Araújo (2) RESUMO É apresentado o Balanço Energético Global da Gerdau

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Estação de Tratamento de Efluentes Depotce Base 1

Procedimento Operacional Assunto: Estação de Tratamento de Efluentes Depotce Base 1 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 31/03/04

Leia mais

Faimport Projetos, produtos e Serviços. Portfólio: Tratamento de água. Pag. 2. Sistemas de Desinfecção. Pag. 5.

Faimport Projetos, produtos e Serviços. Portfólio: Tratamento de água. Pag. 2. Sistemas de Desinfecção. Pag. 5. Faimport Projetos, produtos e Serviços. Portfólio: Tratamento de água. Pag. 2. Sistemas de Desinfecção. Pag. 5. Insumos, Sensores e Válvulas especiais. Pag. 6. 1 Controle de estabilidade e salas limpas.

Leia mais

Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento

Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento Esgoto Doméstico: Sistemas de Tratamento TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Saneamento Ambiental Prof: Thiago Edwiges 2 INTRODUÇÃO Qual o objetivo do tratamento? Qual o nível de tratamento almejado? Qual o

Leia mais

Tubulações Industriais. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Tubulações Industriais. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Tubulações Industriais Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. TUBULAÇÕES E VASOS DE PRESSÃO São equipamentos vitais nas plantas industriais das mais diversas áreas da engenharia. Generalidades e Classificação

Leia mais

Histórico, Panorama e Cenários Futuros do Reúso de Água na Petrobras. Andréa dos Santos Julião Silvia Lima Touma

Histórico, Panorama e Cenários Futuros do Reúso de Água na Petrobras. Andréa dos Santos Julião Silvia Lima Touma Histórico, Panorama e Cenários Futuros do Reúso de Água na Petrobras Andréa dos Santos Julião Silvia Lima Touma Agenda 1. Introdução a) Contextualização b) Uso da água no refino c) Uso da água em geração

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS vendas@mediafilter.com.br +55 19 3935-7320 APRESENTAÇÃO MEDIAFILTER A Mediafilter é uma empresa voltada a fabricação de filtros industriais, contamos com diversas soluções para os

Leia mais

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto Sistemas de Tratamento de Esgoto Aracruz, junho de 2006 1 1. Tecnologias de tratamento O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica

Leia mais

Programa Temático 2022 Combustíveis

Programa Temático 2022 Combustíveis Programa Temático 2022 Combustíveis Objetivo 0054 Suprir o mercado interno de combustíveis, por meio da expansão e modernização do parque nacional de refino e possibilitar o comércio de petróleo e derivados

Leia mais

Tratamento e disposição de lodo de esgoto. TH029 - Saneamento Ambiental II - Prof. Regina Tiemy Kishi

Tratamento e disposição de lodo de esgoto. TH029 - Saneamento Ambiental II - Prof. Regina Tiemy Kishi Tratamento e disposição de lodo de esgoto - Prof. Regina Tiemy Kishi Conceito O lodo é caracterizado como resíduo semisólido e de natureza predominantemente orgânica gerado pelo processo de tratamento

Leia mais

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases.

A diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas é o número de fases. Separação de misturas e saneamento RESUMO Vamos descrever os diversos processos de separação das misturas heterogêneas e homogêneas. Esses processos são de grande importância e largamente empregados nas

Leia mais

Alexandre Pontes& Wagner Carvalho

Alexandre Pontes& Wagner Carvalho 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro Águas Novas Reuso e tratamento de lodo de ETA Alexandre Pontes& Wagner Carvalho Apresentação - Prolagos - Concessionária de abastecimento público de água e tratamento

Leia mais

A EMPRESA PROPÓSITOS DIFERENCIAIS

A EMPRESA PROPÓSITOS DIFERENCIAIS A EMPRESA A A&E Equipamentos e serviços Ltda foi fundada em 1999, por uma equipe de profissionais com vasta experiência na fabricação de produtos em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV). Ela conta

Leia mais

II-005 TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS POR PROCESSO DE LODOS ATIVADOS: CUSTOS OPERACIONAIS

II-005 TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS POR PROCESSO DE LODOS ATIVADOS: CUSTOS OPERACIONAIS II-005 TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS POR PROCESSO DE LODOS ATIVADOS: CUSTOS OPERACIONAIS Rui César Rodrigues Bueno, Químico Industrial, formado pela Escola Superior de Química Osvaldo Cruz São Paulo,

Leia mais

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA RIO MANSO

AMPLIAÇÃO DO SISTEMA RIO MANSO OBJETIVO Execução das obras e serviços de ampliação e melhorias do sistema Rio Manso, etapas de 5m³ e 6m³ e construção da Central Geradora Hidrelétrica com capacidade de 1.000kW, incluindo o correspondente

Leia mais

Tecnologia e Inovação

Tecnologia e Inovação Tecnologia e Inovação Sr. Valdir Folgosi Presidente SINDESAM Maio/2015 Índice ABIMAQ / SINDESAM Tecnologia dos associados: Água / Esgoto Reuso Tipos de Reuso Exemplos de Reuso Legislação para reuso indireto

Leia mais

PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3203 ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Imperador Amarelo (Huang Di) (2700-2600 a.c.): é mais importante prevenir a doença que curá-la quando ela

Leia mais

Apresentação: Experiência com reuso de água na Usina Barreiro. Palestrante: Lucas Meira Eng. De Processos de águas e efluentes

Apresentação: Experiência com reuso de água na Usina Barreiro. Palestrante: Lucas Meira Eng. De Processos de águas e efluentes Apresentação: Experiência com reuso de água na Usina Barreiro APRESENTAÇÃO DO GRUPO VALLOUREC 2013 Palestrante: Lucas Meira Eng. De Processos de águas e efluentes A VallourecTubos do BRASIL S.A. Fundada

Leia mais

Sistemas Prediais de Águas Cinzas. Prof. Daniel Costa dos Santos

Sistemas Prediais de Águas Cinzas. Prof. Daniel Costa dos Santos Sistemas Prediais de Águas Cinzas Prof. Daniel Costa dos Santos A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA NAS EDIFICAÇÕES ESTADO DA ARTE Economia: Uso Racional, Fontes Alternativas. Preservação, Recuperação: Tratamento de

Leia mais

Química Ambiental Aula 5 Química das águas Parte 3b Antonio Pedro Guimarães Departamento de Química

Química Ambiental Aula 5 Química das águas Parte 3b Antonio Pedro Guimarães Departamento de Química Química Ambiental Aula 5 Química das águas Parte 3b Antonio Pedro Guimarães Departamento de Química O esgoto, sem tratamento, provoca dois efeitos negativos na água em que é lançado: I. Diminuição do O

Leia mais

Apresentação Institucional Por Vitor Bruno

Apresentação Institucional Por Vitor Bruno Apresentação Institucional 2013 Por Vitor Bruno Definição do Negócio Água sempre limpa para um ecossistema auto-sustentável. Visão Ser empresa líder e inovadora em soluções para tratamento e purificação

Leia mais

Aula 5: Química das Águas Parte 3b

Aula 5: Química das Águas Parte 3b Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Química Aula 5: Química das Águas Parte 3b Purificação de águas: tratamento de esgotos Vinícius da Silva Carvalho 1 Na última aula... Tratamento de

Leia mais

APRESENTAÇÃO PLANICON ENGENHARIA LTDA.

APRESENTAÇÃO PLANICON ENGENHARIA LTDA. APRESENTAÇÃO PLANICON ENGENHARIA LTDA. PROJETO E OBRA INTEGRADOS 1 Principais Projetos Saneamento 1.1 Obras do entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte Projeto básico e executivo de obras para atendimento

Leia mais

ARGAL QUÍMICA DESDE Especializada em serviços e programas relacionados ao tratamento de águas e processos industriais;

ARGAL QUÍMICA DESDE Especializada em serviços e programas relacionados ao tratamento de águas e processos industriais; ARGAL QUÍMICA DESDE 1960 Especializada em serviços e programas relacionados ao tratamento de águas e processos industriais; Certificada ISO 9001/2008; Instalada em São Caetano do Sul; Laboratório de controle

Leia mais

BALANÇO ENERGÉTICO GLOBAL USIMINAS Usina de Ipatinga MG Usina de Cubatão SP. Classificação da Informação: Pública

BALANÇO ENERGÉTICO GLOBAL USIMINAS Usina de Ipatinga MG Usina de Cubatão SP. Classificação da Informação: Pública BALANÇO ENERGÉTICO GLOBAL 2013 USIMINAS Usina de Ipatinga MG Usina de Cubatão SP Classificação da Informação: Pública Balanço Energético Global da USIMINAS - 2013 Resumo Luciano Nogueira Cardoso 1 Moisés

Leia mais

FECHAMENTO DE CIRCUITO SOLUÇÃO INTELIGENTE. Redução do Consumo de Água e Efluentes

FECHAMENTO DE CIRCUITO SOLUÇÃO INTELIGENTE. Redução do Consumo de Água e Efluentes FECHAMENTO DE CIRCUITO SOLUÇÃO INTELIGENTE Redução do Consumo de Água e Efluentes Alberto Carvalho de O. Filho - Aracruz Celulose S.A. Agosto de 2003 A EMPRESA Base Territorial Área Plantada ES BA Reservas

Leia mais

Saneamento I Tratamento de Esgotos

Saneamento I Tratamento de Esgotos Saneamento I Tratamento de Esgotos Prof Eduardo Cohim edcohim@gmail.br 1 QUALIDADE DAS ÁGUAS E USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA OBJETIVOS DO TRATAMENTO DOS ESGOTOS Remoção de matéria orgânica

Leia mais

Aula 5: Química das Águas Parte 3b

Aula 5: Química das Águas Parte 3b Química Ambiental- 1 semestre 2016 Aula 5: Química das Águas Parte 3b Purificação de águas:tratamento de esgoto Taimara Polidoro Ferreira Departamento de Química- UFJF Importância do tratamento de esgoto

Leia mais

Execução das obras e serviços de ampliação e melhorias do Sistema Rio Manso

Execução das obras e serviços de ampliação e melhorias do Sistema Rio Manso Execução das obras e serviços de ampliação e melhorias do Sistema Rio Manso 1 OBJETIVO Execução das obras e serviços de ampliação e melhorias do Sistema Rio Manso, para 6m³/s e construção da Central Geradora

Leia mais