COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA 82º REUNIÃO EXECUTIVA DA CIGB- ICOLD 1. A 82 a reunião executiva da Comissão Internacional de Grandes Barragens (CIGB- ICOLD) ocorreu em Bali, Indonésia, entre os dias 1 e 6 de junho de O programa geral foi o seguinte: dia 1, inscrições; dia 2, reunião da Diretoria da CIGB, reunião dos Presidentes de Comitês Técnicos e Workshops de alguns comitês selecionados sobre o andamento de seus trabalhos; dia 3, reuniões dos Comitês Técnicos (até as 17 horas) e reuniões de grupos regionais incluindo a INCA (Grupo das nações americanas membros do ICOLD); dia 4, simpósio; dia 5, visitas técnicas a obras; dia 6, assembleia geral da CIGB- ICOLD. 2. Participaram dos trabalhos da reunião executiva da CIGB os seguintes membros do CBDB: Brasil P. Machado Fábio de G. Castro Carlos Henrique Medeiros Cássio Viotti Miguel Sória Joaquim Pimenta de Ávila Sérgio Pimenta Brasil Machado e Fábio Castro, respectivamente Presidente e Vice- Presidente do CBDB foram os representantes oficiais com poder de voto na Assembleia Geral. São, além disso, membros de Comitês Técnicos. Carlos H. Medeiros apresentou o único trabalho brasileiro selecionado para o Simpósio. Cássio Viotti, Miguel Sória, Joaquim P. Ávila e Sérgio Pimenta são membros de Comitês Técnicos do ICOLD. 3. Reunião dos Presidentes de Comitês Técnicos com a Diretoria da CIGB Esta reunião que ocorre sempre na véspera das reuniões de trabalho dos Comitês Técnicos, tem por objetivo a coordenação de assuntos administrativos relevantes para os CT como normas para preparação de boletins, problemas com extensão dos textos, da tradução para o francês ou para o inglês (dependendo em que língua foi escrito), a necessidade de extensão de prazo de alguns comitês e as dúvidas sobre a novidade da realização de Workshops. O único participante brasileiro que é Presidente de um CT é Brasil P. Machado, presidente do CT- C Comitê Técnico de Hidráulica de Barragens. Ele participou da reunião sem levantar problemas específicos de seu CT.

2 4. Reuniões dos Comitês Técnicos. Estas reuniões ocorreram ao longo do dia 3 de junho em salas amplas e individuais para cada comitê, todas equipadas com dispositivos de projeção e com atendimento contínuo de pessoal técnico para solução de problemas eventuais. Atualmente existem 25 comitês técnicos em operação. De acordo com os registros do ICOLD são os seguintes os representantes oficiais do Brasil (CBDB) e sua presença ou ausência (P/A) na reunião de Bali; COMITÊ TÉCNICO REPRESENTANTE DO CBDB P/A CT- C Hydraulics of Dams Brasil P. Machado (Chairman) P CT- D Concrete Dams José Marques Filho A CT- E Embankment Dams Cássio Viotti P CT- G Environment Antonio Coimbra A CT- H Dam Safety Fábio de Gennaro Castro P CT- K Integrated Operation of Hydro Plants L. Barretto A CT- L Tailing Dams & Waste Lagoons Joaquim Pimenta de Ávila P CT- M Operation, Mainten. & Rehabilitation of Dams J. Silveira A CT- N Public Awareness and Education Miguel Sória P CT- O World Register of Dams and Documentation Sérgio Pimenta P CT- S Flood Evaluation and Dam Safety Dimitry Zamnevsky A CT- T New Challenges for Dams and Reservoirs Flávio Miguez A CT- U Dams and River Basin Management Erton Carvalho A Os relatórios específicos dos participantes nas reuniões de Bali devem estar sendo recebidos pelo escritório central do CBDB e serão disponibilizados para os membros. Os seguintes comitês técnicos, em operação em 2014 (alguns encerram seu prazo este ano), não tem representante brasileiro indicado, na maior parte dos casos por não tratar de assuntos específicos de interesse nacional e por incorrer em custos adicionais sem benefícios proporcionais. Esta situação poderá ser revista antes da reunião do próximo ano. COMITÊ TÉCNICO VIGÊNCIA CT- A Computational Aspects of Analysis and Design of Dams CT- B Seismic Aspects of Dam Design CT- F Planning Processes for Water Resources Projects CT- I Public Safety around Dams CT- J Sedimentation of Reservoirs CT- P Cemented Material Dams CT- Q Dam Surveillance CT- R Multipurpose Water Storage CT- V Hydromechanical Equipment CT- X Financial and Advisory Ad- hoc Committee CT- Y Climate Change CT- Z Capacity Building Ad- hoc Committee

3 O Comitê Técnico CT- V Hydromechanical Equipment, tem registrada a participação brasileira. Isto deve- se a que inicialmente houve a indicação do Eng. Paulo Erbisti para presidente deste comitê. Entretanto o Eng. Erbisti declinou da indicação deixando aberta a necessidade de indicação de outro profissional, mas não mais para a presidência do comitê. 5. REUNIÃO DA INCA Os representantes dos países americanos fizeram reunião do grupo no final da tarde do dia 3 de junho. Representado o Brasil compareceram Brasil Machado, Fábio Castro, Cássio Viotti e Carlos H. Medeiros. A reunião foi dirigida pelo Presidente da INCA, José Armenteros. Nesta reunião estava presente Camilo Marulanda, Colômbia que a partir desta data assume a presidência da organização. Discutiu- se na reunião um possível programa de eventos nos quais poderiam haver reuniões da INCA. Os representantes brasileiros informaram a realização do XXX Seminário Nacional de Grandes Barragens em Foz do Iguaçu, em 2015 e deixaram implícito o convite para que membros da INCA participassem deste evento. O mesmo foi feito pelos representantes do Canadá sobre evento da Canadian Dam Assossiation, a realizar- se em outubro. Marulanda ficou de preparar e enviar aos representantes dos países americanos, um programa de atividades para a INCA ao longo do próximo ano. 6. SIMPÓSIO Como normalmente ocorre nas reuniões executivas quando não há congresso, os promotores do evento organizaram um simpósio de um dia de duração com o tema Dams in Global Environmental Challenges, com os seguintes sub- temas: Social and environmental aspects of dam Engineering issues in dam development Challenges in tailing dam (TD) project Dams and water quality management Catchment area management for sustainable dam development Challenges in dam safety policy and implementation Dam operation in connection with climate change O Eng. Carlos Henrique Medeiros apresentou um trabalho que foi selecionado para exposição oral, o que ocorreu no dia 4 de manhã. A apresentação foi muito bem considerada. O trabalho apresentado tinha o título seguinte: THE USE OF GEOPHYSICAL METHOD GPR - GROUND PENETRATION RADAR IN THE QUALITY ASSESSMENT OF EMBANKMENT DAMS.

4 7. VISITAS TÉCNICAS Poucos participantes brasileiros participaram das visitas técnicas. As obras visitadas foram de pequena altura e consideradas sem muito interesse técnico. 8. ASSEMBLEIA GERAL Participam do ICOLD 96 países cujos representantes constituem os membros votantes da Assembleia Geral da organização. Em Bali alguns representantes não compareceram. Participam também da Assembleia Geral, porém sem direito a voto, os ex- presidentes do ICOLD e os presidentes dos comitês técnicos. Representado o Brasil compareceram ao longo de toda a duração da Assembleia, o Presidente do CBDB, Brasil Machado, o Vice- Presidente Fábio Castro e o Diretor Técnico, Cargos H. Medeiros. Os principais assuntos tratados e resolvidos pela Assembleia Geral, com votação aberta (não secreta) foram: Extensão de prazo de vigência de comitês técnicos cujo prazo terminaria em 2014 mas que não concluíram os trabalhos definidos nos seus termos de referência: CT- A, CT- E, CT- F, CT- L, CT- O e CT- Y. Aprovação de novos membros de diversos comitês técnicos segundo solicitação de comitês nacionais. Aprovação de recondução para novo período de três anos a contar de janeiro de 2015, do Secretário Geral do ICOLD, Michel De Vivo. Aprovação das contas financeiras e balanço econômico- financeiro da organização e do orçamento para Aprovação de inclusão no Estatuto do ICOLD de proposição formulada pelo Vice- Presidente Anton Schleiss, que torna obrigatória, para os novos comitês técnicos, a realização prévia de um Workshop sobre o estado- da- arte correspondente ao tema a ser tratado pelo comitê. A resolução também requer que outro Workshop seja feito pelos comitês que estão em processo de conclusão de seus trabalhos, neste caso sobre os resultados alcançados. Ambos os Workshops devem ser organizados pelos presidentes dos comitês e destinam- se a um público amplo formado por todos os participantes de congressos ou reuniões executivas. Os seguintes assuntos foram tratados e resolvidos com votação secreta: Eleição do Vice- Presidente para o 6º Posto, em substituição ao VP Alejandro PUJOL da Argentina que encerra seu mandato. Foi eleito o representante da Noruega, Leif LIA, candidato único. Eleição do Vice- Presidente da região Asia- Australásia, em substituição ao atua VP que encerra seu mandato. Dois candidatos concorreram: Jianping ZHOU, da China e YUM Kyun- Taek da Coreia. O candidato coreano foi eleito.

5 Seleção do local de realização da 85º Reunião Executiva no ano A Índia e a República Checa propuseram sediar este evento. A Assembleia elegeu Praga, na República Checa para sediar a reunião. Seleção do local de realização da 86º Reunião Executiva e 26º Congresso de Grandes Barragens, em A Índia, o Irã e a Áustria propuseram sediar estes eventos. Depois de três rodadas de votação (necessário maioria absoluta) a Assembleia elegeu Viena, na Áustria para sediar os eventos. Além destes assuntos, as seguintes informações relevantes foram prestadas aos presentes: Os seguintes países manifestaram interesse em eventualmente associar- se ao ICOLD: Benin, Butão, Equador, Gabão, Guiné, Laos, Mianmar e Togo. Entretanto somente Mianmar enviou em maio solicitação formal que já foi analisada pelo Secretário Geral e será submetida à apreciação da Assembleia Geral em O Secretário Geral comunicou que o Dicionário Técnico de Barragens será colocado on line para uso geral. O Presidente Nombré comunicou a realização do 7º Water World Forum na Coréia, em CONCLUSÕES A participação brasileira na 82º Reunião Executiva do ICOLD em Bali pode ser considerada eficiente na medida em que houve uma ação efetiva dos membros do CBDB presentes em Bali, tanto nas comissões técnicas como na Assembleia Geral. Além disso, cabe salientar que um dos mais importantes resultados da participação de nossos membros na Reunião são os contatos profissionais com participantes estrangeiros (networking), e isso foi efetivamente praticado no evento. Brasil P. Machado Presidente do CBDB

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GRANDES BARRAGENS (CIGB- ICOLD).

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GRANDES BARRAGENS (CIGB- ICOLD). RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DO CBDB NA 83 a REUNIÃO EXECUTIVA E NO 25 o CONGRESSO INTERNACIONAL DE GRANDES BARRAGENS (CIGB- ICOLD). 1. A 83 a reunião executiva da Comissão Internacional de Grandes Barragens

Leia mais

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DO CBDB NA 84 a REUNIÃO EXECUTIVA DO CIGB- ICOLD. 1. A 84 a reunião executiva da Comissão Internacional de Grandes Barragens (CIGB- ICOLD) ocorreu em Johannesburg, África do Sul

Leia mais

CBDB realiza assembleia ordinária e reunião do Conselho Deliberativo durante simpósio

CBDB realiza assembleia ordinária e reunião do Conselho Deliberativo durante simpósio Newsletter CBDB CBDB realiza assembleia ordinária e reunião do Conselho Deliberativo durante simpósio Avaliação das atividades, aprovação de contas e participação em evento na Indonésia foram alguns dos

Leia mais

2- A Comissão designada de : Tailings Dams and Waste Lagoons reuniu- se nos dias 12, 13 e 14/06.

2- A Comissão designada de : Tailings Dams and Waste Lagoons reuniu- se nos dias 12, 13 e 14/06. RELATÓRIO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOAQUIM PIMENTA DE AVILA NA COMISSÃO: TAILINGS DAMS AND WASTE LAGOONS 1- INTRODUÇÃO O presente relatório tem por objetivo informar ao CBDB sobre a reunião da Comissão

Leia mais

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB

COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DATA: 11/05/2015 LOCAL: Hotel Bourbon Cataratas em Foz do Iguaçu (XXX SNGB). PARTICIPANTES Brasil Pinheiro Machado, Fabio De Gennaro Castro, Erton Carvalho, Flavio Miguez,

Leia mais

COMITE BRASILEIRO DE BARRAGENS PARTICIPAÇÃO NA 82ª. REUNIÃO ANUAL DO ICOLD TECHNICAL COMMITTTEE ON TALINGS DAMS AND WASTE LAGOONS

COMITE BRASILEIRO DE BARRAGENS PARTICIPAÇÃO NA 82ª. REUNIÃO ANUAL DO ICOLD TECHNICAL COMMITTTEE ON TALINGS DAMS AND WASTE LAGOONS COMITE BRASILEIRO DE BARRAGENS PARTICIPAÇÃO NA 82ª. REUNIÃO ANUAL DO ICOLD TECHNICAL COMMITTTEE ON TALINGS DAMS AND WASTE LAGOONS BALI, INDONÉSIA, JUNHO DE 2014 Representante: Joaquim Pimenta De Avila

Leia mais

Relatório de viagem. The 79th ICOLD Annual Meeting in Lucerne 78ª Reunião Anual ICOLD. Committee G Noris Costa Diniz delegada CBDB

Relatório de viagem. The 79th ICOLD Annual Meeting in Lucerne 78ª Reunião Anual ICOLD. Committee G Noris Costa Diniz delegada CBDB Relatório de viagem The 79th ICOLD Annual Meeting in Lucerne 78ª Reunião Anual ICOLD Committee G Noris Costa Diniz delegada CBDB 29/05 a 03/06 de maio de 2010 Lucerne Suiça SUMÁRIO Página I INTRODUÇÃO

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 Tema 6.2 da Agenda Provisória

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD BALI, INDONÉSIA, JUNHO DE 2014

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD BALI, INDONÉSIA, JUNHO DE 2014 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD BALI, INDONÉSIA, JUNHO DE 2014 Representante: Brasil Pinheiro Machado GERAL A Comissão de Hidráulica de Barragens do

Leia mais

Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC Versão 2017

Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC Versão 2017 Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC Versão 2017 I. Composição da CESI e seu Comitê Gestor a. A Comissão Especial de Sistemas de Informação, doravante denominada CESI, é integrante

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD LUCERNA, SUIÇA, 31 MAIO 2011

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD LUCERNA, SUIÇA, 31 MAIO 2011 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE HIDRÁULICA DE BARRAGENS DO ICOLD LUCERNA, SUIÇA, 31 MAIO 2011 GERAL A Comissão de Hidráulica de Barragens do ICOLD reuniu-se em Lucerna, Suíça, na manhã

Leia mais

Assembleia Geral Extraordinária

Assembleia Geral Extraordinária PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 12.03.2019 1 ÍNDICE I. ELEGER MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PARA O RESTANTE DO MANDATO ATÉ A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Leia mais

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 28 a CONFERÊNCIA SANITÁRIA PAN-AMERICANA 64 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de setembro de 2012 Tema 6.1 da agenda

Leia mais

Comitê O - WORLD REGISTER OF DAMS AND DOCUMENTATION PROGRESS REPORT Meeting in Stavanger, 14 June 2015 MEMBERSHIP / LISTE DES MEMBRES COUNTRIES PAYS

Comitê O - WORLD REGISTER OF DAMS AND DOCUMENTATION PROGRESS REPORT Meeting in Stavanger, 14 June 2015 MEMBERSHIP / LISTE DES MEMBRES COUNTRIES PAYS DATA: 09/07/2015 RELATÓRIO DE VIAGEM CBDB Assunto Referência : ICOLD 83 rd - REUNIÃO ANUAL DAS COMISSÕES TÉCNICAS : Comissão de Registro e Documentação de Barragens WRD Reunião no dia 14/06/2015 no período

Leia mais

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA SUMMARY PROGRAMMING

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA SUMMARY PROGRAMMING PROGRAMAÇÃO RESUMIDA SUMMARY PROGRAMMING CENTRO DE CONVENÇÕES MAESTRA MAESTRA CONVENTION CENTER (60 & 3rd International Dam World) CENTRO DE CONVENÇÕES MAESTRA (MAESTRA CONVENTION CENTER) Mapa Esquemático

Leia mais

Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC I. Composição da CESI e seu Comitê Gestor

Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC I. Composição da CESI e seu Comitê Gestor Regimento da Comissão Especial de Sistemas de Informação CESI SBC I. Composição da CESI e seu Comitê Gestor a. A Comissão Especial de Sistemas de Informação, doravante denominada CESI, é integrante da

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL REGIMENTO

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL REGIMENTO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA NACIONAL REGIMENTO SEÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes âmbitos: I Diocesano; II Regional ou

Leia mais

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DATA: 08/04/2013 LOCAL: ENOTEL, Porto de Galinhas XXIX SNGB. PARTICIPANTES Erton Carvalho, Fabio De Gennaro Castro, Paulo Coreixas, Brasil Pinheiro Machado, Aurélio Vasconcelos,

Leia mais

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DE LUCERNA

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DE LUCERNA RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DE LUCERNA Participante: Cássio B. Viotti O evento foi um sucesso com a participação de mais de 1000 pessoas, entre delegados e acompanhantes. Foi bem organizado

Leia mais

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO REGIMENTO INTERNO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CmPOS) da Escola Paulista de Política, Economia

Leia mais

Esforço Embrapa para "benchmarking" de. foresights em agricultura

Esforço Embrapa para benchmarking de. foresights em agricultura Esforço Embrapa para "benchmarking" de foresights em agricultura Relatório de monitoramento das atividades, 03 de abril de 2013 1 Contexto Em março de 2013, a Embrapa deu início a uma importante etapa

Leia mais

REGIMENTO INTERNO F A C T E. Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação. Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010

REGIMENTO INTERNO F A C T E. Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação. Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010 REGIMENTO INTERNO Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação F A C T E Para aprovação em reunião a ser realizada em: 06/05/2010 Araraquara-SP 1 A Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS RUA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, 01 - CENTRO. TEL./ FAX (75) /1261 CNPJ:

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS RUA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, 01 - CENTRO. TEL./ FAX (75) /1261 CNPJ: EDITAL Nº 03/2018 Edital de convocação de Assembléia Geral de Entidades de LENÇÓIS BA para Eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. MARCOS AIRTON ALVES DE ARAÚJO, Prefeito

Leia mais

Estrategia Financeira Integrada (EFI) Para a Gestão Sustentável das Terras na Jordania

Estrategia Financeira Integrada (EFI) Para a Gestão Sustentável das Terras na Jordania Estrategia Financeira Integrada (EFI) Para a Gestão Sustentável das Terras na Jordania Dai um peixe a um homem, e ele não passará fome por um dia. Ensine-o a pescar, e ele nunca mais terá fome. Provérbio

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA Capítulo 1: das disposições gerais O Congresso Brasileiro de Patologia (CBP), de acordo com o estatuto vigente da SBP, é evento científico da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), bienal, que congrega

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 056/2013 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA

EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA Edital de Convocação para a 26º Reunião Ordinária da Assembleia Nacional a ser realizada em 27 de abril de 2019. O Conselho de Administração Nacional buscando

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ TÍTULO I Do Conselho de Representantes Art. 1º O Conselho de Representantes é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da Associação de Docentes

Leia mais

COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO COMGÁS C.N.P.J./M.F.: / N.I.R.E.: Companhia Aberta Categoria A

COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO COMGÁS C.N.P.J./M.F.: / N.I.R.E.: Companhia Aberta Categoria A COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO COMGÁS C.N.P.J./M.F.: 61.856.571/0001-17 N.I.R.E.: 35.300.045.611 Companhia Aberta Categoria A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA Mapa Final de Votação Sintético

Leia mais

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL

SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL PORTUGUÊS (PT) SELEÇÃO DO REPRESENTANTE DISTRITAL Conteúdo (clique para ir à sessão) Representante Elegibilidade Obrigações Idioma Seleção Situações especiais Prazo para seleção Apresentação de nomes ao

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO BANCO DAYCOVAL S.A. DE 30 DE ABRIL DE 2019 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO BANCO DAYCOVAL S.A. DE 30 DE ABRIL DE 2019 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO BANCO DAYCOVAL S.A. DE 30 DE ABRIL DE 2019 PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO A Administração do BANCO DAYCOVAL S.A. ( Companhia ou Banco Daycoval ) submete à apreciação de seus acionistas

Leia mais

CONGRESSOS LEMBRETES

CONGRESSOS LEMBRETES CONGRESSOS LEMBRETES SOB O OLHAR DO GUIA DO TRABALHO DAS SOCIEDADES INTERNAS DA IPB Com enfoque nos Congressos da Sociedade Auxiliadora Feminina SAF ORGANIZAÇÃO DOS CONGRESSOS Art. 95 Os Congressos (Federação,

Leia mais

PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA /1

PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA /1 PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA - 2017/1 Edital de eleição para o centro acadêmico do curso de Biomedicina para o mandato de 2017 do Centro Universitário Luterano de

Leia mais

Município de Santo Antônio de Jesus

Município de Santo Antônio de Jesus EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ELEIÇÃO DAS ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA COMPOR O CMDCA - 2017/ 2019. CAPITULO I O CMDCA, no uso de suas Atribuições legais instituído pela Lei Municipal nº 887 de 16 de agosto

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE ROBÓTICA - CER. Aprovado na plenária da CER, em Fortaleza, em 19/10/2012. Da função e missão da CER

REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE ROBÓTICA - CER. Aprovado na plenária da CER, em Fortaleza, em 19/10/2012. Da função e missão da CER REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE ROBÓTICA - CER Aprovado na plenária da CER, em Fortaleza, em 19/10/2012 Da função e missão da CER Artigo 1º : A principal função da CER Comissão Especial de Robótica é

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA MS TÍTULO I

REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA MS TÍTULO I REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA MS TÍTULO I Art. 1º - A Associação do Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária de Mato Grosso do Sul ATEFFA/MS, através deste regimento estabelece os procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Transportes

Leia mais

Tutorial Cadastro Nacional de Barragens. Tutorial para acesso ao Cadastro Nacional de Barragens (CNB)

Tutorial Cadastro Nacional de Barragens. Tutorial para acesso ao Cadastro Nacional de Barragens (CNB) Tutorial para acesso ao Cadastro Nacional de Barragens (CNB) Apresentação do Sistema de Cadastro de Barragens Um Pouco de História Em 1932, na 2ª Reunião Anual da Comissão Internacional de Grandes Barragens

Leia mais

Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA

Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA Estatuto do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri DA CAPÍTULO I DA ENTIDADE Art. 1º. O Diretório Acadêmico do

Leia mais

Conselho Nacional Das Guardas Municipais

Conselho Nacional Das Guardas Municipais EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS O Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais - CNGM, faz saber pelo presente edital, em conformidade com o que dispõe

Leia mais

Regimento da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN)

Regimento da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) Regimento da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) Art. 1º (Da função e missão da CE-PLN). CE-PLN são As principais funções da I promover e representar a área de Processamento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA/MS 2018 TÍTULO I

REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA/MS 2018 TÍTULO I REGIMENTO INTERNO DAS ELEIÇÕES DA ATEFFA/MS 2018 TÍTULO I Art. 1º A Associação dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária de Mato Grosso do Sul ATEFFA/MS através deste regimento, estabelece os procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho

Leia mais

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DISCENTES CONSEC 2019 COMISSÃO ELEITORAL - CONSEC/2019 EDITAL Nº. 002/2019

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DISCENTES CONSEC 2019 COMISSÃO ELEITORAL - CONSEC/2019 EDITAL Nº. 002/2019 ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES DISCENTES CONSEC 2019 COMISSÃO ELEITORAL - CONSEC/2019 EDITAL Nº. 002/2019 O DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CAMPUS DE JI-PARANÁ da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) designa a

Leia mais

Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14

Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14 Ranking Mundial de Juros Reais OUT/14 O Ranking Mundial de Juros Reais é um comparativo entre as taxas praticadas em 40 países do mundo e os classifica conforme as taxas de juros nominais determinadas

Leia mais

REGULAMENTO DA CPN 2 ESTATUTOS

REGULAMENTO DA CPN 2 ESTATUTOS REGULAMENTO CPN REGULAMENTO DA CPN CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Objecto O presente regulamento estabelece o regime de funcionamento da Comissão Politica Nacional. Artigo 2º Abreviaturas Para

Leia mais

Relatório de viagem. 24 Th ICOLD Congress The 80 TH ICOLD Annual Meeting in KYOTO 80ª Reunião Anual ICOLD

Relatório de viagem. 24 Th ICOLD Congress The 80 TH ICOLD Annual Meeting in KYOTO 80ª Reunião Anual ICOLD Relatório de viagem 24 Th ICOLD Congress The 80 TH ICOLD Annual Meeting in KYOTO 80ª Reunião Anual ICOLD Committee G Environment Noris Costa Diniz delegada CBDB 01 a 08 de junho de 2012 Kyoto Japão SUMÁRIO

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADE. Contexto da atividade: Segunda reunião do FONARI com a coordenação da cidade de São Paulo.

REGISTRO DE ATIVIDADE. Contexto da atividade: Segunda reunião do FONARI com a coordenação da cidade de São Paulo. REGISTRO DE ATIVIDADE Título da atividade: Reunião do FONARI Data: Hora: Local: 20/05/2014 14:00 São Paulo, SP Contexto da atividade: Segunda reunião do FONARI com a coordenação da cidade de São Paulo.

Leia mais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais

Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais Atualizado em 06.12.2013 Proposta de elaboração de Regimento Interno para as Comissões Especiais CAPITULO I Da Natureza e Finalidade Com o intuito de contribuir com os coordenadores de Comissões Especiais

Leia mais

Actas da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social Maljoga de Proença-a- ova

Actas da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social Maljoga de Proença-a- ova ACTA DA ELEIÇÃO DOS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL DA MALJOGA PROENÇA-A-NOVA TRIÉNIO DE 2010-2012 ---- Aos dezasseis dias do mês de Agosto de dois mil e nove, reuniu-se

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO. 1 CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL III REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO Organização Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes níveis:

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS - CEGRAPI

PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS - CEGRAPI PROPOSTA DE REGIMENTO DA COMISSÃO ESPECIAL DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA E PROCESSAMENTO DE IMAGENS - CEGRAPI Submetida à plenária da CEGRAPI, realizada no Hotel Praia Mar, em Natal, RN, em 10/10/2005 Artigo 1º

Leia mais

REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES 2017 RESOLUÇÃO N 003/2017 COMISSÃO ELEITORAL COSEMS REGIONAL POUSO ALEGRE

REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES 2017 RESOLUÇÃO N 003/2017 COMISSÃO ELEITORAL COSEMS REGIONAL POUSO ALEGRE REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES 2017 RESOLUÇÃO N 003/2017 COMISSÃO ELEITORAL COSEMS REGIONAL POUSO ALEGRE A Comissão Eleitoral, nomeada nos termos do 6º Art. 16 do Estatuto do COSEMS, através do Edital de Convocação

Leia mais

Seção Bahia - Região 9 do IEEE

Seção Bahia - Região 9 do IEEE Seção Bahia - Região 9 do IEEE CAPÍTULO I - NOME E PROPÓSITO Art.1º - Esta organização será denominada como Ramo Estudantil IEEE UNIFACS ou IEEE Student Branch UNIFACS, devidamente identificada e representada

Leia mais

Assembleia Geral Ordinária

Assembleia Geral Ordinária COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS - CBDB Assembleia Geral Ordinária Local: Hotel Majestic em Florianópolis (X SPMCH). Data: 28/ 04/ 2016 Às 17:00 horas em primeira convocação e 17:15 em segunda convocação

Leia mais

Ata da Reunião Plenária da Comissão Especial de Interação Humano Computador (CEIHC ) durante o IHC 2010

Ata da Reunião Plenária da Comissão Especial de Interação Humano Computador (CEIHC ) durante o IHC 2010 Ata da Reunião Plenária da Comissão Especial de Interação Humano Computador (CEIHC ) durante o IHC 2010 A reunião plenária da Comissão Especial de Interação Humano Computador da SBC (CEIHC) foi realizada

Leia mais

Regulamento para o Recrutamento do Diretor do Agrupamento de Escolas Ovar Sul

Regulamento para o Recrutamento do Diretor do Agrupamento de Escolas Ovar Sul AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OVAR SUL DGEstE Direção de Serviços Região Centro Sede: Escola Secundária Júlio Dinis Regulamento para o Recrutamento do Diretor do Agrupamento de Escolas Ovar Sul Artigo 1.º

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS DA DATAPREV (ANED) 2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS DA DATAPREV (ANED) 2016 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS EMPREGADOS DA DATAPREV (ANED) 2016 A Associação Nacional dos Empregados da Dataprev (Aned), por meio de Comissão Eleitoral especialmente nomeada

Leia mais

Regimento Interno do Grupo de Pesquisa/Estudos <identificação do grupo>

Regimento Interno do Grupo de Pesquisa/Estudos <identificação do grupo> Regimento Interno do Grupo de Pesquisa/Estudos Apresentação Texto introdutório que, no mínimo, contenha: (1) identificação; (2) departamento de origem, da Escola de Comunicações

Leia mais

Estatutos da Musikarisma Associaça o

Estatutos da Musikarisma Associaça o Estatutos da Musikarisma Associaça o SECÇÃO I DA ASSOCIAÇÃO Artigo 1º A Musikarisma é uma Associação Cultural, Sem Fins Lucrativos, tendo a sua sede na Rua José Estêvão, com o número cento e treze, na

Leia mais

Normas para eleições do Conselho de Administração

Normas para eleições do Conselho de Administração CA-032/03 São Paulo, 17 de outubro de 2003 Prezado(a) Associado(a) Assunto: Eleições gerais para renovação de 1/3 (um terço) e recomposição de 3 (três) vagas do Conselho de Administração e para a Diretoria

Leia mais

FÓRUM ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DO MARANHÃO-FEDHMA

FÓRUM ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DO MARANHÃO-FEDHMA FÓRUM ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS DO MARANHÃO-FEDHMA REGULAMENTO DO PROCESSO DE ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL NO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DO MARANHÃO O Fórum Estadual

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO,

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, EDITAL 03/2018 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO, Stricto Sensu, MESTRADO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE A Comissão

Leia mais

MENSAGEM AOS MEMBROS ELEIÇÃO DE AUTORIDADES PARA AS INSTÂNCIAS DA OUI PARA O PERÍODO

MENSAGEM AOS MEMBROS ELEIÇÃO DE AUTORIDADES PARA AS INSTÂNCIAS DA OUI PARA O PERÍODO MENSAGEM AOS MEMBROS ELEIÇÃO DE AUTORIDADES PARA AS INSTÂNCIAS DA OUI PARA O PERÍODO 2017-2019 Quebec, 19 de junho de 2017 Prezados membros da Organização Universitária Interamericana (OUI), Nos próximos

Leia mais

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO CAPITULOI TÍTULO, FINALIDADES, SEDE E ORGANIZAÇÃO. Art. 1º - Este Regimento Geral regula o funcionamento da Sociedade

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO. DO MANDATO ARTIGO 2: A nova diretoria exercerá mandato de 12 (doze) meses a partir da data da posse.

EDITAL DE ELEIÇÃO. DO MANDATO ARTIGO 2: A nova diretoria exercerá mandato de 12 (doze) meses a partir da data da posse. EDITAL DE ELEIÇÃO A COORDENAÇÃO GERAL DO DIRETÓRIO ACADÊMICO MARINA ANDRADE RESENDE, (DAMAR), NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, PREVISTAS NO ARTIGO 45 DO ESTATUTO DESTE DIRETÓRIO, VEM A PÚBLICO DAR ABERTURA

Leia mais

WATER STORAGE AND HYDROPOWER DEVELOPMENT FOR AFRICA

WATER STORAGE AND HYDROPOWER DEVELOPMENT FOR AFRICA WATER STORAGE AND HYDROPOWER DEVELOPMENT FOR AFRICA CAPAPACITY BUILDING IN MOZAMBIQUE FOR WATER RESOURCES DEVELOPMENT AND MANAGEMENT SESSION 7: Capacity building DINIS JUÍZO EDUARDO MONDLANE UNIVERSITY/ACADEMY

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E DA ORGANIZAÇÃO Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Dança / Escola de Teatro Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação em Artes Cênicas REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS

Leia mais

UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2017 CONSULTA PARA INDICAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA

UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2017 CONSULTA PARA INDICAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2017 CONSULTA PARA INDICAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA O Colegiado do Curso de Licenciatura em História da Universidade do

Leia mais

TABELA 1 Protocolos do Mercosul

TABELA 1 Protocolos do Mercosul Protocolo Protocolo para Solução de Controvérsias Protocolo de Brasília (promulgado no Brasil pelo Decreto n. 922, publicado em 13-09-1993) Protocolo de Cooperação Jurisdicional em Matéria Civil, Comercial,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA Resolução no. 002/2007 Ementa: Regulamenta a Eleição dos Representantes

Leia mais

Regulamento Eleitoral da SPOT. (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012)

Regulamento Eleitoral da SPOT. (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012) Regulamento Eleitoral da SPOT (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012) Artigo 1º O presente regulamento estabelece as regras pelas quais se regerá o processo eleitoral e a eleição dos órgãos

Leia mais

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos relativos ao processo de eleição

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL 4 REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL 4 REGIMENTO SEÇÃO I CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO 1 CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PASTORAL CARCERÁRIA REGIONAL SUL 4 REGIMENTO SEÇÃO I DA ORGANIZAÇÃO Art.1º. A Pastoral Carcerária está organizada nos seguintes níveis: I Diocesano; II Regional

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO TRIÊNIO 2018/2020

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO TRIÊNIO 2018/2020 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE MATO GROSSO TRIÊNIO 2018/2020 A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, conferidas

Leia mais

Regimento para as Eleições das Diretorias Executiva Nacional e dos Capítulos Biênio 2013/2015

Regimento para as Eleições das Diretorias Executiva Nacional e dos Capítulos Biênio 2013/2015 Regimento para as Eleições das Diretorias Executiva Nacional e dos Capítulos Biênio 2013/2015 Introdução No próximo dia 30 de abril, de conformidade com os artigos 10 Item a, 12 Itens 2 e 3 e 34-2 Item

Leia mais

SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE

SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE PARLAMENTO NACIONAL DE TIMOR-LESTE Dia 1 - Sessão 4 SEMINÁRIO DE ALTO NÍVEL SOBRE FISCALIZAÇÃO LEGISLATIVA DO CICLO ORÇAMENTAL & CONTROLO EXTERNO DAS CONTAS PÚBLICAS NOS PALOP E EM TIMOR-LESTE Cidade da

Leia mais

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Desporto de Rio Maior REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO TÉCNICO-CIENTIFICO Considerando os Estatutos do Instituto Politécnico do Santarém, conforme Despacho normativo n.º 56/2008, publicado no Diário da Republica

Leia mais

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014 PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014 I - A IF e sua Escola A IF, Federação das Associações dos Fóruns

Leia mais

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Novembro de 2012

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Novembro de 2012 PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN Novembro de 2012 I - A IF e sua Escola A IF, Federação das Associações dos Fóruns do Campo Lacaniano, cria sua

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ CNPJ/MF

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ CNPJ/MF SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ CNPJ/MF 49.353.568/0001-85 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS I FUNDAMENTOS PARA REVISÃO ESTATUTÁRIA O Estatuto Social da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, atualmente vigente,

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Agrupamento de Escolas José Estêvão Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos

Leia mais

UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 01/2017

UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 01/2017 UNIDADE DE DIVINÓPOLIS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL Nº 01/2017 CONSULTA PARA INDICAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA TURMA / SALA Artigo 1º - Conteúdo O presente Regimento regula a actividade dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação (RPEE)

Leia mais

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO - 2016.1 Edital de eleição para o centro acadêmico do curso de Sistemas de Informação para o mandato de 2016/1 a 2016/2 do

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 38/2015 Aprova o Regimento Interno do Fórum de Pedagogia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO ELEITORAL DA ABS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS.

REGIMENTO INTERNO ELEITORAL DA ABS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS. REGIMENTO INTERNO ELEITORAL DA ABS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS. I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regimento Interno Eleitoral estabelece normas a serem observadas na eleição para a Diretoria

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E ESTADUAL 2017 DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL PCdoB, SECÇÃO MATO GROSSO

NORMATIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E ESTADUAL 2017 DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL PCdoB, SECÇÃO MATO GROSSO NORMATIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E ESTADUAL 2017 DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL PCdoB, SECÇÃO MATO GROSSO O Comitê Estadual do PCdoB-MT, no uso de suas atribuições conforme o Estatuto partidário,

Leia mais

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE DOCENTES - TITULARES

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Freixo

Agrupamento de Escolas de Freixo Agrupamento de Escolas de Freixo Regulamento do procedimento concursal prévio à eleição do (a) Diretor (a) Artigo 1.º Objeto 1. O presente regulamento define as regras a observar no procedimento concursal

Leia mais

Via Washington Luiz, km Caixa Postal 676. Fone: (16) São Carlos - SP Brasil.

Via Washington Luiz, km Caixa Postal 676. Fone: (16) São Carlos - SP Brasil. EDITAL E NORMAS PARA O PROCESSO ELEITORAL PARA PREENCHIMENTO DOS CARGOS DE CHEFE E VICE-CHEFE DEd GESTÃO 2017-2019 A Comissão responsável pelo processo eleitoral para o preenchimento dos cargos de Chefe

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA Nº 005/2016, de 28 de junho de 2016.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA Nº 005/2016, de 28 de junho de 2016. 1 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA Nº 005/2016, de 28 de junho de 2016. Dispõe sobre a criação do Comitê Científico, órgão suplementar vinculado à Diretoria Executiva do CLAEC. O DIRETOR-PRESIDENTE DO

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA A COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO PPGF/UFPR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA A COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO PPGF/UFPR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ELEIÇÕES PARA A COORDENAÇÃO E VICE-COORDENAÇÃO DO PPGF/UFPR A comissão eleitoral, designada pelo colegiado, no uso das suas atribuições, considerando a Resolução 32/17-CEPE, a Resolução

Leia mais

Desafios Ambientais e de Sustentabilidade em Engenharia Environmental and sustainability challenges in engineering

Desafios Ambientais e de Sustentabilidade em Engenharia Environmental and sustainability challenges in engineering Desafios Ambientais e de Sustentabilidade em Engenharia Environmental and sustainability challenges in engineering Mestrado em Engenharia Civil / Masters on Civil Engineering 4º Ano, 1º Semestre 2011-2012

Leia mais

UNIDADE DIVINÓPOLIS CURSO DE FISIOTERAPIA EDITAL Nº 01/2019 CONSULTA PARA COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA

UNIDADE DIVINÓPOLIS CURSO DE FISIOTERAPIA EDITAL Nº 01/2019 CONSULTA PARA COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA UNIDADE DIVINÓPOLIS CURSO DE FISIOTERAPIA EDITAL Nº 01/2019 CONSULTA PARA COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA O Colegiado do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade

Leia mais