O LIVRO NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA 21

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LIVRO NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA 21"

Transcrição

1 1 O LIVRO NA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA 21 Documento final aprovado pelo Fórum Nacional de Pós-Graduação da Área 21 (Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO LIVRO Beatriz C. Novaes (PUC-SP), Yara M. Carvalho (USP), Valter Bracht (UFES), Edison J. Manoel (USP), Rinaldo J. Guirro (UNIMEP) Rio Claro SP 26 de outubro de 2007

2 2 INTRODUÇÃO Esse documento apresenta os critérios de qualificação do livro no âmbito da avaliação da produção intelectual dos programas de pós-graduação da Área 21, dada sua importância na formação de recursos humanos de nível superior e produção de conhecimento. A produção intelectual publicada no formato de livro será considerada a partir dos livros enviados pelos programas de pós-graduação e incluídos no Coleta CAPES. A comissão de consultores será indicada a partir de acordo entre as representações de área, as associações científicas da Área 21 e o Fórum Nacional de Pós-Graduação da Área 21 com vistas a contemplar as especificidades das áreas e garantir a escolha de pessoas que tenham experiência com publicação e avaliação de livros. Neste sentido, sugere-se que a comissão responsável pela avaliação do triênio contemple membros da comissão anterior para não se perder a memória da sistematização, organização e operacionalização dos trabalhos e da proposta. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES 1. A avaliação do livro e do capítulo só é possível com o original em mãos; 2. A avaliação do livro demanda indicadores de qualidade diferentes dos do artigo. A construção de critérios de avaliação para LIVRO é distinta da do ARTIGO. Em síntese, não são produções equivalentes; 3. A avaliação do livro compõe avaliação da produção intelectual do programa sem vinculação com a avaliação do artigo; 4. Dada a ênfase na qualidade da produção para o processo de avaliação do livro solicitase que cada docente, discente e seu respectivo programa indiquem as três produções mias relevantes em livros ou capítulos de livros no triênio por docente/discente. 5. O docente em comum acordo com o programa, é responsável pela indicação das produções mais relevantes do triênio.

3 3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO LIVRO A avaliação dos livros será feita com base nos seguintes critérios: (a) relevância/impacto (sete pontos) e (b) processo editorial (três pontos), totalizando um máximo de dez pontos. A pontuação é definida com base em apreciação qualitativa do livro. a. Relevância/impacto (7 pontos) O material apresentado é ou não pertinente ao formato de livro? Considerando a natureza do livro espera-se que ele instigue o leitor à reflexão e a questões teórico-conceituais e metodológicas que possam subsidiar novas pesquisas, ou ainda que remeta à análise crítica acerca de um tema ou área de investigação. Por essa razão seu tempo de vida tende a ser mais longo se comparado ao artigo em periódico. Considerando essa característica, espera-se que o conteúdo divulgado por meio do livro esteja fundamentado em um projeto claramente definido em termos de conteúdo, objetivo, justificativa (informações geralmente encontradas na apresentação do livro). O espaço que o autor destina à interpretação e reflexão acerca de um tema, ao desenvolvimento de idéias, ou ainda a uma tese determina o formato do texto em livro, diferente do artigo veiculado por meio de periódico impresso ou eletrônico, por exemplo. Não raro encontramos textos que se apresentam no formato de livro, ainda que esse espaço seja reduzido ou até inexistente posto que o autor se ocupa em apresentar um relatório de pesquisa com dados tratados a partir de testes estatísticos cujos resultados subsidiam as interpretações do autor a respeito do comportamento da amostra investigada. Esse seria um exemplo de texto que se apresenta na forma de livro, mas não é pertinente a esse formato. Face à diversidade do material em formato livro é possível identificar duas categorias de produção: PRODUÇÃO FORMATIVA: é aquela caracterizada pela proposição de novas idéias, novas reflexões, novas perspectivas teóricas e metodológicas sobre diferentes temas, tem efeito gerador de teorias e metodologias, além de subsidiar o desenvolvimento de tecnologias. É nessa categoria que se encontra de fato o que se denomina produção de conhecimento acadêmico. Obras nessa categoria são pensadas para ter longo alcance e impacto duradouro. Por essas razões, os materiais dessa categoria vão desempenhar papel preponderante na formação do estudante de pós-graduação. São considerados como produção formativa os livros que forem considerados como pertencentes das seguintes categorias:

4 4 Livro/texto integral (L): obra geralmente de um, eventualmente de dois ou mais autores que apresenta análise crítica acerca de um tema ou área de investigação, de natureza reflexiva ao abordar questões teóricas, conceituais e metodológicas. Tratado (T): obra desenvolvida a respeito de uma ciência ou ramo de uma ciência visando identificar e discutir os seus avanços e consensos em relação a temas e especialidades que a constituem. Pode reunir vários autores, especialistas renomados e reconhecidos pela associação científica que os representa. Coletânea (C): obra com contribuição de diferentes autores que discorrem sobre um ou mais temas. Embora haja grande diversidade de produções nessa categoria têm mais valor aquelas que resultam de um eixo temático norteador a partir do qual são agregados e integrados os capítulos. PRODUÇÃO TÉCNICA: é caracterizada por materiais que resultam da aplicação de idéias, reflexões e teorias para a resolução de problemas imediatos e específicos, ou para a realização de atividades em diferentes contextos (educação, saúde, lazer). Ela fornece ainda ao estudante e ao leigo interessado ferramentas para apreender conceitos básicos de cada área. Dicionário (D): obra que apresenta um conjunto de termos específicos de uma área com respeito aos seus significados. Em forma de verbetes, essa obra é realizada por vários autores responsáveis por um ou mais verbetes. Ela oferece instrumentos conceituais para que o estudante ou qualquer interessado possa ter elementos para se familiarizar com diferentes aspectos de uma área ou campo de conhecimento. Atlas (A): obra similar ao dicionário que traz como especificidade coleção de imagens, figuras, estampas, mapas, ou quadros acompanhados de textos elucidativos. O Atlas instrumentaliza o interessado em sua trajetória por um campo ou por temas específicos. Manual (M): obra que contém noções operacionais acerca de determinada técnica ou conjunto de técnicas. Guia (G): obra que contém instruções preliminares acerca de um campo ou serviço a ele relacionado.

5 5 Programa: obra que traz orientações e subsídios sobre a elaboração e implementação de ações específicas. Compilação de material já publicado (CP): obra que reúne trabalhos, geralmente artigos, já publicados por outro veículo de comunicação/informação, numa encadernação que pode ou não vir acompanhada de uma apresentação. Anais de congresso (AC): textos que resultam das apresentações de conferencistas, debatedores, mediadores e outros participantes de evento científico e são organizados em forma de livro. Esse tipo de produção se contrapõe àquelas Coletâneas que embora resultem de um conjunto de contribuições de um dado evento científico, não se limitam à transcrição do que foi falado. Os textos dessas coletâneas usualmente expandem as falas e agregam reflexões decorrentes dos debates e discussões que as mesmas suscitaram. Suporte didático (SD): texto pontual, quadros, sinopses, com o intuito de servir de apoio ao ensino ou ainda para informar a população sobre determinado tema. Difere do livro texto porque não requer abrangência e profundidade na discussão. O objetivo é apresentar de forma sucinta informações que venham a complementar uma aula, uma palestra ou idéias e conceitos de domínio público. Carta (Ct): comunicação impressa endereçada a uma comunidade com o propósito de orientar acerca de uma atividade, de uma profissão, ou ainda de apresentar o resultado de uma discussão de um grupo. Texto expandido (TE): texto que ultrapassa o número de páginas de um artigo mas não se caracteriza como livro no que se refere a abrangência e profundidade. Catálogo (Ctl): lista organizada de instituições, pessoas, assuntos, etc., sendo cada entrada na lista acompanhada, ou não, de textos descritivos breves. Com base nessa distinção, a avaliação da produção intelectual será realizada para os livros pertencentes à classe da Produção Formativa. No caso de Produção Técnica, os livros deverão ser avaliados com critérios pertinentes a esse tipo de produção.

6 6 O livro resulta da produção de uma linha de pesquisa ou área de conhecimento vinculada a um programa de pós-graduação? A vinculação a uma linha de pesquisa ou área de conhecimento remete a um projeto ou uma política científica institucional. Entretanto, pode acontecer que não exista vínculo entre o livro e a área de concentração ou linha de pesquisa, nesse caso é importante verificar se há vinculação com a proposta do programa de pós-graduação. Deve-se destacar que uma produção que aparentemente é isolada ou independente pode vir a caracterizar o início de uma nova linha de investigação, aspecto que poderá ser avaliado no contexto da produção do pesquisador. No caso do livro apresentar vinculação com o programa a sua pontuação poderá variar da seguinte forma: 2,0 pontos para o vínculo pleno à linha de pesquisa via projeto de pesquisa; 1,5 pontos para o vínculo identificado apenas com a linha de pesquisa; 1,0 ponto para vínculo identificado apenas em relação à área de concentração; e 0,5 ponto para vínculo identificado apenas em relação à área de básica do programa. Qual a natureza do livro? Um livro que emerge de um projeto ou uma política editorial difere de um livro-texto, por exemplo. No primeiro caso, geralmente, é o conselho editorial que assume a autoria do projeto algumas vezes convidando pesquisadores para escreverem a respeito de determinado tema: é o caso dos livros que introduzem um assunto, ou ainda dos denominados Tratados, publicados na Área 21. O que é importante destacar aqui é que o livro vinculado a uma política ou projeto editorial, ou ainda a uma coleção, tem impacto diferente daquele publicado independente. Também freqüentes na Área 21, o livro-texto, assim como o manual, implica em análise distinta já que ele pode ser dirigido à preparação e orientação profissional, ou ser parte de uma estratégia de ação pública, entre outras possibilidades. Livros com essa orientação podem, a partir de análise de contexto, desempenhar papel importante na integração entre a graduação e a pós-graduação, por exemplo, à medida que pode ser um instrumento de mediação entre o estudante e o professor em determinada área do conhecimento e investigação científica. De acordo com a categoria do livro serão atribuídos os seguintes pontos: Livro/Texto Integral Tratado Coletânea até 2,5 pontos até 2,0 pontos até 1,0 ponto

7 7 Qual o impacto do livro? Para um livro recém publicado a análise do impacto carece de indicadores fidedignos. Ainda que se possa utilizar a tiragem, no caso da primeira impressão esse número é bastante questionável porque na maioria das vezes a tiragem é definida pelo caráter comercial do livro que é outra questão cuja natureza não nos cabe aqui. O impacto pode ser avaliado no caso dos livros que permanecem para além da primeira edição, ou reimpressão. A existência de uma segunda, terceira ou mais edições denota a permanência do livro para a comunidade e assim o seu impacto. É importante destacar que a re-edição se difere da reimpressão: a primeira implica na modificação do texto anterior, caracterizando uma nova produção no período em que essas atualizações ocorrem; no caso da reimpressão, o texto continua igual ao texto original. A análise do impacto toma por base, portanto, o poder de difusão do livro, bem como o de sua permanência no âmbito do sistema nacional de pós-graduação. Caberá aos programas mostrar, por meio de formulário específico, a veiculação do livro como bibliografia básica de disciplinas de outros programas; em concursos públicos; nas referências a ele, por meio de outros livros, artigos, teses e dissertações. Nos casos de mais de uma reedição/reimpressão de um mesmo título ao longo do triênio será considerada a última informação. O impacto do livro será pontuado de acordo com as re-edições/reimpressão de acordo com o seguinte quadro: Categoria 2ª. Edição/Reimpressão 3ª. Edição/Reimpressão 4ª. Edição/Reimpressão ou mais Livro 1 ponto 2,5 pontos 3,5 pontos Tratado 1 ponto 2 pontos 3 pontos Coletânea 2 pontos 3 pontos 4 pontos b. Processo Editoral (3 pontos) Há análise de mérito realizada por pares? É desejável que a qualidade do material seja avaliada por consultores ad hoc que integram a comunidade acadêmica. E esse é um dos principais aspectos a serem considerados na avaliação do livro. Livros que fazem parte de coleções, por exemplo, são avaliados pelos diretores de coleção e, muitas vezes, por especialistas externos. Geralmente, esse tipo de

8 8 procedimento está informado nas primeiras páginas do livro indicação do corpo de consultores, denominação da Coleção e nomes dos diretores responsáveis. Há menção de parceria ou financiamento de agências de fomento? Não é raro o pesquisador solicitar auxílio para financiamento de publicações, exemplos podem ser as FAPs, CNPq, departamentos, associações científicas e institutos de pesquisa. Quais as características do projeto gráfico do livro? A forma do livro pode indicar o caminho do livro. Ainda que a definição das características do livro como formato, número de páginas, tipo de papel, impressão, capa, acabamento (costurado ou colado), seja muitas vezes realizada com base em critérios de custo para torná-lo economicamente viável, o projeto gráfico pode estar vinculado ao projeto editorial da coleção onde se situa e ao destino do livro. Por exemplo, um livro com capa dura e costurado tem custo mais elevado, entretanto, essas características são indicadores de que esse material tem estrutura para ser um livro de consulta permanente e prolongada (os Tratados podem ser exemplos). Há o livro-texto, para o aluno de graduação e de pós-graduação, cujo custo final é determinante para o acesso ao livro, nesse caso ele tende a ter capa mole e papel mais barato (algumas vezes jornal). Esse tipo de projeto pode caracterizar um livro de vida mais curta e, nessa perspectiva, o livro pode denotar que o assunto tende a ser atualizado, por meio de outras edições ou outros livros com as mesmas características, na mesma temática. Com base nas respostas às perguntas acima serão atribuídos os seguintes pontos: Análise por pares Compor coleção Fomento e parceria Projeto gráfico até 1,0 pt. ate 1,0 pt. até 1,0 pt. até 0,5 pt. Essas informações podem ser obtidas no prefácio, na apresentação, na nota do editor, na folha de rosto, na quarta capa, ou ainda na orelha do livro.

9 9 ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS A partir da pontuação atribuída a cada livro o mesmo será enquadrado em uma das cinco faixas de conceito conforme o quadro abaixo: Pontuação Conceitos 10,0 a 8,9 Excelente (E) 8,8 a 7,0 Muito Bom (MB) 6,9 a 4,9 Bom (B) 4,8 a 3,9 Regular (R) 3,8 ou menos Fraco (F)

10 10 INSTRUMENTO PARA REGISTRO DE INFORMAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DE PONTOS A avaliação dos quesitos apresentados até aqui será uniformizada a partir do preenchimento de uma súmula que é apresentada a seguir: PROGRAMA: Ano e No. da edição atual: Título: Autor(es): Editora: Ano da Primeira Edição: Local: ISBN: Edição enviada: Número de Re-impressão: PARA USO EXCLUSIVO DA COMISSÃO Relevância e Impacto (7 pontos) 1- O material apresentado é pertinente aos critérios de avaliação desta comissão? SIM /NÃO Se NÃO, motivo da não apreciação pela comissão: 2- O livro resulta da produção de uma linha de pesquisa ou área de conhecimento vinculada a um programa de pós-graduação? SIM/NÃO; Qual a natureza da publicação (livro, tratado, coletânea)? Análise qualitativa/quantitativa 3- Qual o impacto do livro? Análise qualitativa/quantitativa Total de Pontos: Perfil da Editora (3 pontos) 1- A editora tem histórico de envolvimento na produção de livros voltados à formação acadêmica? Quanto tempo? 2- A editora congrega representantes da comunidade científica para definição de política editorial? A editora decide sobre a publicação de um livro com base em análise de mérito realizada por representantes da comunidade científica? 3- No volume apresentado: (a) há menção de parceria ou financiamento de agências de fomento? (b) o volume faz parte de Coleção? 4- Projeto gráfico do livro (Análise qualitativa) Total de Pontos:

11 11 ENCAMINHAMENTO DOS DADOS RELATIVOS À PRODUÇÃO INTELECTUAL DO PROGRAMA PARA A CAPES: 1. Caberá ao docente junto ao programa a decisão sobre a composição da sua produção intelectual: livros e/ou artigos. Isso significa que o programa poderá encaminhar a produção de cada docente no formato de artigos, livros, ou livros e artigos; 2. Cada docente indicará as produções mais relevantes no formato de livro, ou capítulo de livro (é recomendável que esse número não ultrapasse a três); 3. A comissão só avaliará o material original encaminhado até a DATA LIMITE DO COLETA CAPES, acompanhado do formulário devidamente preenchido para cada livro ou capítulo de livro.

12 12 Pontuação do Livro para o Programa Programa - conceito Produção esperada por docente permanente no triênio 6/7 (Excelente) 1 Livro com conceito Excelente ou 2 Capítulos com conceito Excelente ou 3 Capítulos com conceito Muito Bom 5 (Muito Bom) 1 Livro com conceito Muito Bom ou 2 Capítulos com conceito Muito Bom ou 3 Capítulos com conceito Bom 4 (Bom) 1 Livro com conceito Bom ou 2 Capítulos com conceito Bom 3 (Regular) 1 Livro com conceito Regular ou 3 Capítulos com conceito Regular ou 2 (Fraco) 1 Livro com conceito Fraco ou 3 Capítulos com conceito Fraco 1 (Deficiente) Demais situações... Obs.: no caso de livros, coletâneas e tratados

13 13 CONSIDERAÇÕES FINAIS No que concerne à avaliação do livro caberá revisão da atribuição de conceito caso o programa entenda que o conceito atribuído não corresponde ao mérito do livro. Nesse caso, a revisão seguirá os procedimentos operacionais da CAPES em situações similares. Há uma série de situações a serem consideradas na avaliação da produção intelectual, como é discriminado a seguir: 1. Toda produção é em livro vale os critérios do Qualis Livro 2. Toda produção é em artigo vale os critérios do Qualis Periódico 3. A produção é parte em livro, parte em artigo, sendo que cada uma preenche isoladamente os critérios para o artigo e para o livro. Nesse caso, cabe ao docente optar por qual produção ele deseja ser julgado, não havendo essa manifestação, vale o conjunto da produção cujos indicadores levarem a uma melhor avaliação. Nos casos em que o docente apresentar produção em livro e artigo e nenhuma delas atingir os critérios mínimos para cada tipo de produção recomenda-se os seguintes procedimentos: 1º. Passo: olhar o conceito do livro e considerar sua correspondência na faixa de conceitos apresentados acima; 2º. Passo: olhar a qualificação da produção em artigo e verificar sua correspondência na qualificação dos periódicos; 3º. Passo: comparar as proporções para a definição da qualidade da produção. A título de ilustração, apresentamos alguns exemplos: 1º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de Livro BOM que corresponde a 1/3 do conceito 5 no critério de avaliação de livro e dois artigos, um Internacional B e outro Internacional C. De acordo com os critérios de avaliação do artigo, um artigo IB corresponde a 1/3 do conceito 6, enquanto que os dois artigos juntos correspondem a 2/3 do conceito 5. Assim, a produção desse docente seria correspondente ao Conceito 5, ela tem o condicionante de artigo para o conceito 5, um IB, e este corresponde a 1/3 do conceito 6, além disso ele tem um Capítulo BOM que corresponde a 1/3 do conceito 5.

14 14 2º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de livro BOM que corresponde a 1/3 do conceito 5 e a ½ do conceito 4, segundo os critérios do Qualis Livro. O docente também apresenta dois artigos Internacional C que correspondem a 2/3 do conceito 5, de acordo com os critérios de avaliação do artigo. A produção seria equivalente ao Conceito 5. Apesar de não ter o condicionante de artigo para conceito 5 (IA/IB), ela tem dois IC que correspondem a 2/3 do conceito 5 e um Capítulo BOM corresponde a 1/3 do conceito 5. 3º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de livro BOM que corresponde a 1/3 do conceito 5 e a ½ do conceito 4, segundo os critérios de avaliação do livro. O docente também apresenta dois artigos Nacional B que correspondem a 2/3 do conceito 3, de acordo com os critérios de avaliação do artigo. Nesse caso, a produção seria considerada como equivalente ao Conceito 4 já que o Capítulo BOM está próximo do conceito 4 (1/2 do total) e do conceito 5 (1/3 do total), por isso puxa para cima a produção em artigo que é predominantemente correspondente ao conceito 3. 4º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de livro BOM que corresponde a 1/3 do conceito 5 e a ½ do conceito 4, segundo os critérios de avaliação do livro. Ele tem também um artigo Nacional A correspondente a 1/3 para o requisitado no conceito 4 e um artigo Nacional B que corresponde a 1/3 do exigido para o conceito 4. Juntos, os artigos correspondem a 2/3 do exigido para o conceito 3. A produção seria correspondente ao Conceito 4 pois há predomínio de produções nessa faixa de conceito. 5º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de livro REGULAR que equivale a 1/3 do exigido para o conceito 3. Há também dois artigos Nacional B que correspondem a 2/3 do exigido para uma produção com conceito 3. Nesse caso, a produção seria equivalente ao exigido para o Conceito 3 pois as duas produções, em livro e artigo, se agregam nesse conceito.

15 15 6º. Exemplo: O docente apresenta um Capítulo de livro REGULAR que equivale a 1/3 do exigido para o Conceito 3. Há também dois artigos, um Nacional B que correspondem a 1/3 do exigido para uma produção com conceito 3, e Internacional C que equivale a 1/3 do exigido para o Conceito 5. Nesse caso, a produção seria equivalente ao exigido para o Conceito 3 pois a predomínios produções, em livro e artigo, nessa faixa de conceito. Com relação à Produção Técnica: 1. A qualificação da produção não avaliada dependerá da construção de indicadores específicos; 2. A definição desses critérios é premente dada a importância desta produção no quesito inserção social;

ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação

ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação ROTEIRO PARA CLASSIFICAÇÃO DE LIVROS Avaliação dos Programas de Pós graduação Aprovada na 111ª Reunião do CTC de 24 de agosto de 2009 Considerações preliminares O propósito deste roteiro é estabelecer

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS. Revista Interdisciplinaridade NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS Revista Interdisciplinaridade INTERDISCIPLINARIDADE é uma revista de periodicidade anual, cujo volume de cada ano será publicado em outubro e poderão ser realizadas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL O Sesc Unidade Barra Mansa, torna público o Edital referente ao Congresso de Educação Física Sesc 2015,

Leia mais

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CHAMADA INTERNA PROGRAMA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS -1ª. ETAPA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEP/UFAL e a Editora da Universidade Federal de Alagoas EDUFAL tornam público e convocam os

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

REGIME DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

REGIME DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO REGIME DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAPITULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º O programa de iniciação científica voluntária

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Letras e Linguística PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando

Leia mais

CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos

CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos REGULAMENTO GERAL TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Ensino Técnico do Centro Paula Souza CAPÍTULO I - Conceituação e Objetivos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se numa atividade

Leia mais

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - CEUA Estrutura do Projeto de Pesquisa CAPA FOLHA DE ROSTO SUMÁRIO 1. RESUMO 2. PROBLEMA DE PESQUISA OU INTRODUÇÃO 3. REFERENCIAL TEÓRICO (REVISÃO DE

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº 00, DE XX DE XXXXX DE 2015. O CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1 Aprovar as

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2004 Ano Base 2001_2002_2003 SOCIOLOGIA CAPES Período de Avaliação: 2001-2002-2003 Área de Avaliação: SOCIOLOGIA

Leia mais

Programa Estágio de Curta Duração. CAPES/Fundação Carolina

Programa Estágio de Curta Duração. CAPES/Fundação Carolina Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina Edital DRI/CAPES nº. 007/2010 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações

Leia mais

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007

Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil/Argentina - (CAFP/BA) Edital CGCI n. 028 /2007 1 Do programa e objetivo 1.1 O Programa CAFP/BA (Centros Associados para o Fortalecimento

Leia mais

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL

REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação 22.scol@capes.gov.br REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS MESTRADO PROFISSIONAL IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO DO V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI Período de submissão de resumos expandidos: 06/06/2014 a 22/08/2014 (até às 21

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho.

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas:

3.2. Os projetos de pesquisa e de extensão deverão, necessariamente, referir-se ao Poder Legislativo e ser vinculados às seguintes linhas temáticas: CÂMARA DOS DEPUTADOS DIRETORIA-GERAL DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO FORMAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14,

Leia mais

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia.

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia. NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO ON Capítulo 1 Das disposições gerais Capítulo 2 Da constituição do Corpo Docente Capítulo 3 Da orientação do aluno Capítulo 4 Da admissão e matrícula

Leia mais

I - Proposta do Programa

I - Proposta do Programa Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior SERVIÇO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE 04 Ano Base 01_02_03 SERVIÇO SOCIAL / ECONOMIA DOMÉSTICA CAPES Período de Avaliação: 01-02-03 Área

Leia mais

RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica

RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica ERRATAS RELATÓRIO DA DIMENSÃO PESQUISA (volume II e pág. de 100 a 172) 1- Material de referência: Iniciação Científica 1.1- Página 124, tabelas 4b e 5b, onde se lê ( registrado em vermelho): Essa distribuição

Leia mais

No Estágio Curricular Supervisionado em História II a carga horária será de: Teoria- 40h/aula e Prática - 60h: Estágio de regência na escola.

No Estágio Curricular Supervisionado em História II a carga horária será de: Teoria- 40h/aula e Prática - 60h: Estágio de regência na escola. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CURSO DE HISTÓRIA/LICENCIATURA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM HISTÓRIA Apresentação O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED)

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2015/2016 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013

CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 CURSO DE ENFERMAGEM EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Nº 01 /2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem da Faculdade São Salvador, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

2 DA ETAPA DE SELEÇÃO DOS ORIENTADORES

2 DA ETAPA DE SELEÇÃO DOS ORIENTADORES EDITAL 2014 Estabelece inscrições para o Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI. O Diretor Geral da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI, Prof. Clauder Ciarlini

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/IFSP EDITAL N 075/2010 A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM OCEANOGRAFIA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM OCEANOGRAFIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E P E R N A M B U C O P R Ó R E I T O R I A P A R A A S S U N T O S A C A D Ê M I C O S C E N T R O D E T E C N O L O G I A E G E O C I Ê N C I A S D E P A R T A

Leia mais

FACULDADE DE VIÇOSA I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV

FACULDADE DE VIÇOSA I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV I MOSTRA ACADEMICA E CIENTÍFICA DA FDV A Faculdade de Viçosa e os Centros Acadêmicos convidam seus estudantes da graduação, pós-graduação e professores para participarem da Mostra Acadêmica 2008, evento

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA. Política editorial

Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA. Política editorial Universidade Federal do Pará Núcleo de Meio Ambiente Editora Universitária NUMA/UFPA A Editora: histórico e objetivo Política editorial A Editora Universitária NUMA/UFPA foi criada em 2002 para disseminar

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE NORMAS ESPECÍFICAS DA FEA SÃO PAULO I Taxas 1. Não serão cobradas taxas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação desta Faculdade. 2. Não será cobrada dos alunos especiais taxa de matrícula

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE FISIOTERAPIA Junho/2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são prática acadêmicas

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL DE APOIO A PUBLICAÇÃO APUB EDITAL Nº 05/PROP/2015 A Universidade CEUMA, por meio da (PROP), torna público o presente edital e convida docentes a apresentarem propostas no âmbito do programa de Divulgação

Leia mais

Patrimônio Genético - Cadastramento de Instituições e Autorização de Acesso e Remessa

Patrimônio Genético - Cadastramento de Instituições e Autorização de Acesso e Remessa Patrimônio Genético - Cadastramento de Instituições e Autorização de Acesso e Remessa RN-017/2010 O Presidente do CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq, no uso das atribuições

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PRÓ-CIÊNCIA) CAPÍTULO DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) tem por objetivo geral o desenvolvimento

Leia mais

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: COMO PREENCHER O CURRÍCULO LATTES PATRÍCIA AUGUSTA LOCATELLI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA UFRGS

SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: COMO PREENCHER O CURRÍCULO LATTES PATRÍCIA AUGUSTA LOCATELLI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA UFRGS SEMINÁRIO TEMÁTICO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: COMO PREENCHER O CURRÍCULO LATTES PATRÍCIA AUGUSTA LOCATELLI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA UFRGS ETAPAS DA APRESENTAÇÃO 1. O QUE É O LATTES E QUAL SUA FINALIDADE?

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As Atividades Complementares constituem ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI REGULAMENTO NO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEATI NUPEFE Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti FEATI SEÇÃO I Da Natureza e Missão Art. 1 O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FEATI

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 03 DE 30 DE ABRIL DE 2015. A COORDENADORA DO da da, no uso de suas atribuições, torna público o presente edital, para a abertura de inscrições visando a seleção de candidato

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER)

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER) FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER) UBERLÂNDIA 2013 NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: subtítulo do projeto (se houver) Projeto de Pesquisa

Leia mais

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED)

Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) Edital para seleção de projetos de pesquisa para o período 2014 Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), no uso de suas atribuições,

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

PRÓ-EQUIPAMENTOS CAPES/2013

PRÓ-EQUIPAMENTOS CAPES/2013 PRÓ-EQUIPAMENTOS CAPES/2013 EDITAL INTERNO PRPPG/UFRPE A Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), comunica a abertura de Edital Interno

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Edital PIICT / CNPq / Fucapi 2015-2016

Edital PIICT / CNPq / Fucapi 2015-2016 Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica FUCAPI Faculdade Fucapi Instituto de Ensino Superior Fucapi Coordenação de Pesquisa CPESQ Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO REVISTA PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO REVISTA PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA PUBLICAÇÃO REVISTA PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO O Conselho Editorial da Revista Pesquisa e Debate em Educação (RPDE) torna público o presente Edital e convida os interessados a remeter artigos

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades complementares que compõem o currículo pleno dos

Leia mais

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI

EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI SELEÇÃO DE PROJETOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO - ProAEx/IFPI SUBPROGRAMA IFPI EM AÇÃO SOCIAL PROJETOS DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA - PRO-IC EDITAL Nº 061/2014 PROEX/IFPI A Pró-Reitoria

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Ensino PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de Maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO

Leia mais

NORMAS PARA DEFESA DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS PARA DEFESA DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS PARA DEFESA DE PROJETOS DE DISSERTAÇÃO OU TESE Estabelece os procedimentos relativos à defesa de projeto de pesquisa, a serem desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CURSO DE PSICOLOGIA UNIDADE SÃO GABRIEL DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA I E II Considerando os problemas

Leia mais

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FAG CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA FORMULÁRIO 2 FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS/PROGRAMAS DE EXTENSÃO PROCESSO Nº /20 NUPES NUPECHS NUPECET NDCA 1- DADOS DO (A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL TITULAÇÃO MÁXIMA ÁREA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO PARA OS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMEC CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 01/2013/COLDIR/CCJE

RESOLUÇÃO Nº. 01/2013/COLDIR/CCJE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário, CCJE, ED V, Goiabeiras, Vitória ES. Cep.:

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1

ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 1.- Objetivos do Curso de Mestrado: a. Formação de professores para o magistério superior; b. Formação de pesquisadores; c. Capacitação para o exercício

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo

Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo www.tecnologiadeprojetos.com.br Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo Extraído do livro Trabalhando com Projetos - Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais - Moura, D. G e Barbosa,

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013.

Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 13, de 17 de dezembro de 2013. Estabelece o fluxo e os procedimentos para o registro, a análise e o acompanhamento das ações de extensão do IFRS e dá outras providências.

Leia mais

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais:

Linha 2- Desenvolvimento e Conflitos Sociais: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL Edital 01/2014 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011.

EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. EDITAL 2011/ 2012 PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 22/02/2011 a 08/04/2011. INFORMAÇÕES GERAIS: O processo seletivo do Programa de Iniciação Científica da USP na Faculdade de Medicina da USP baseia-se no edital 2011/

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DO I CONGRESSO DE CURSOS DA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS A. INFORMAÇÕES GERAIS Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER ou EXPOSIÇÃO

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida.

ARTIGO CIENTÍFICO. O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. ARTIGO CIENTÍFICO O artigo científico pode ser entendido como um trabalho completo em si mesmo, mas possui dimensão reduzida. O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados

Leia mais

III Edital para Seleção de Projetos. Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli

III Edital para Seleção de Projetos. Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli III Edital para Seleção de Projetos Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli A Associação Fundo Patrimonial Amigos da Poli ( Amigos da Poli ), com o apoio da Escola Politécnica da USP ( EPUSP ), torna

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 2014

CHAMADA PÚBLICA 2014 EDITAL N º 34/PROPPI/2014 CÂMPUS URUPEMA CHAMADA PÚBLICA 2014 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TÉCNICOS COM FINALIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM CURSOS REGULARES NO CÂMPUS URUPEMA EXECUÇÃO:

Leia mais

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação

14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação 14 --------- Como redigir o projeto de pesquisa? 14. 1.2 Identificação Nesta primeira parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, quais sejam: a) título e subtítulo (se houver);

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Relatório Anual de Atividades e Produção Discente NOME: CURSO: ( ) Mestrado ( ) Doutorado BOLSISTA: ( ) Capes ( ) Fapesp ( ) CNPq ( ) Outra: PRODUÇÃO INTELECTUAL Caso

Leia mais

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História 1. Apoio institucional. Clara manifestação de apoio por parte da IES proponente, expressa tanto no provimento da infraestrutura necessária,

Leia mais

CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI

CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2014/2016 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PIBITI DETALHAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional de

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais