INF011 - Seminários de Pesquisa II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INF011 - Seminários de Pesquisa II"

Transcrição

1 INF011 - Seminários de Pesquisa II Doutorando: Erick Toshio Yamamoto Orientador: Prof. Dr. Ricardo Suyama Professor da Disciplina: Prof. Dr. João Henrique Kleinschmidt Santo André, 02 de maio de 2018

2 Agenda Introdução; Machine Learning; Deep Learning.

3 Introdução Doutorando em Engenharia da Informação pela UFABC Mestre em Automação e Controle de Processos pelo IFSP Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo IFSP Histórico Profissional: Professor do Senai Roberto Simonsen; Consultor Técnico e de Vendas Treinamentos/ Produtos da FESTO Brasil Ltda.; Engenheiro de Aplicação na National Instruments Brazil Ltda.; Consultor em Automação para residências e industrias; Consultor em Robótica Educacional. Linhas de Pesquisas: Automação e Controle; Inteligência Artificial; Domótica/ Automação Residencial; UAV s.

4 Graduação

5 Interface de treinamento Graduação Banco de dados de ECG Interface final

6 Mestrado Rolagem (Roll) Esquerda Direita Passos para frente e para trás (Pitch) Guinada (Pitch) Esquerda Direita

7 Ferramentas do Control and Simulation Mestrado Modelo matemático no LabVIEW Interface de simulação

8 Por que aprendizado de máquina? É muito difícil escrever programas que resolvam problemas como reconhecer um objeto tridimensional de um novo ponto de vista em novas condições de iluminação em uma cena desordenada.

9 A abordagem de aprendizado de máquina Definição de Aprendizagem de Máquina é um campo de estudo que dá aos computadores a capacidade de aprender sem estarem programados explicitamente [Arthur L. Samuel, 1959]. Dados Rotulados Algoritmo de Aprendizado de Máquina Treinamento Predição Dados Modelo Aprendido Predição

10 Tipos de tarefas de aprendizagem Aprendizado supervisionado Aprendendo com conjunto de dados rotulados através de um treinamento. Aprendizado não supervisionado Descobrindo padrões em dados não rotulados. Aprendizado por reforço Aprendizagem baseada em feedback ou recompensa.

11 Tipos de problemas Classificação (Supervisionado preditivo) Regressão (Supervisionado preditivo) Agrupamento (Não supervisionado descritivo) Detecção de Anomalia (Não supervisionado descritivo)

12 Mas o que é Deep Learning? Parte do campo de aprendizado de máquina de aprender representações de dados. Eficácia excepcional em padrões de aprendizagem. Utiliza algoritmos de aprendizado que extraem significado de dados usando uma hierarquia de múltiplas camadas que imitam as redes neurais do nosso cérebro. Se você fornecer ao sistema toneladas de informações, ele começará a compreendê-las e a responder de maneira útil.

13 Inspirado pelo cérebro! Julgamentos categóricos, tomada de decisão Coordenação Motora Forma visual simples: bordas, cantos. A primeira hierarquia de neurônios que recebe informações no córtex visual são sensíveis às bordas específicas, enquanto as regiões do cérebro mais abaixo no canal visual Retina Para os músculos dos dedos Alto nível de descrição de objetos: faces, objetos Forma visual intermediária: características, grupos, etc. Medula espinhal são sensíveis às estruturas mais complexas, como rostos.

14 Inspirado pelo cérebro! Nosso cérebro tem muitos neurônios conectados e a força das conexões entre os neurônios representa um conhecimento de longo prazo; Uma hipótese do algoritmo de aprendizado: todos os algoritmos mentais significativos são aprendidos, exceto para o aprendizado e a recompensa do próprio maquinário.

15 Uma breve história A muito tempo atrás 1958 Perceptron 1974 Retropropagação Redes Neurais Convolucionais para Reconhecimento Escrita à Mão 1998 Google Brain Project em núcleos de 16k 2012 Silêncio Perturbador (AI hibernou) 1969 Perceptron criticado 1995 Reino SVM 2006 Restricted Boltzmann Machine 2012 AlexNet ganha a ImageNet

16 Uma breve história O Big Bang conhecido como Uma rede para governar todos eles ImageNet: The computer vision World Cup Fonte:

17 Uma breve história O Big Bang conhecido como Uma rede para governar todos eles IBM: Automatic Speech Recognition (ASR) Fonte: Google s I/O 2017 Fonte:

18 O que mudou? Vinhos antigos em novas garrafas Big Data (Digitalização) Computação (Lei de Moore, GPUs) Progresso do Algoritmo

19 Superstars / Pesquisadores

20 Empresas

21 Startups

22 DeepLearning Noções básicas Não há mais recursos de engenharia. Dados de Entrada Recursos de Engenharia Custa muito tempo Algoritmo Tradicional de Aprendizado Dados de Entrada Algoritmo de Aprendizado Profundo...Os aspecto principal da aprendizagem profundo é que essas camadas não são projetadas por engenheiros humanos: elas são aprendidas com dados, usando um procedimento de aprendizado para fins gerais. Yann LeCun, Yoshua Bengio e Geoffrey Hinton, Nature 2015.

23 DeepLearning Noções básicas Arquitetura Gato Uma rede neural profunda consiste em uma hierarquia de camadas, em que cada camada transforma os dados de entrada em representações mais abstratas (por exemplo, borda -> nariz -> face). A camada de saída combina esses recursos para fazer previsões.

24 DeepLearning Noções básicas O que aprende? Bordas Olhos, Nariz,... Faces

25 DeepLearning Noções básicas Redes Neurais Artificiais Consiste em uma entrada, uma saída e várias camadas ocultas totalmente conectadas entre elas. Cada camada é representada como uma série de neurônios e extrai progressivamente mais e mais recursos da entrada até que a camada final tome uma decisão sobre o que a entrada mostra. Quanto mais camadas a rede tiver, os recursos de alto nível ela aprenderá. Camada de Entrada Camada Oculta 1 Camada Oculta 2 Camada de Saída

26 DeepLearning Noções básicas O neurônio dendritos impulsos transportados em direção ao corpo celular Ramos do axônio núcleo corpo celular axônio impulsos levados do corpo celular Terminais do axônio Um neurônio artificial contém uma função de ativação não linear e possui várias conexões ponderadas de entrada e saída. Os neurônios são treinados para filtrar e detectar características ou padrões específicos (por exemplo, borda, nariz) recebendo entrada ponderada, transformando-a com a função de ativação e passando-a para as conexões de saída.

27 DeepLearning Noções básicas Funções de ativação não-linerares As redes mais profundas usam ReLU - max (0, x) - atualmente para camadas ocultas, uma vez que o treino é muito rápido, é mais expressiva que a função logística e evita o problema do gradiente de fuga. A não linearidade é necessária para aprender representações complexas (não lineares) de dados, caso contrário, o NN seria apenas uma função linear.

28 DeepLearning Noções básicas Processos de treinamento Amostra de Dados Rotulados Encaminhe-o pelo canal da rede para obter previsões Atualiza as conexões dos pesos Retropropague os erros Aprende por gerar um sinal de erro que mede a diferença entre as previsões da rede e os valores desejados e, em seguida, usando este sinal de erro para alterar os pesos (ou parâmetros) para que as previsões fiquem mais precisas.

29 DeepLearning Noções básicas Gradiente descendente O gradiente descendente descobre o (local) mínimo da função de estimação (usado para calcular o erro de saída) e, assim usado para ajustar os pesos.

30 DeepLearning Noções básicas Redes Neurais Artificiais Convolucionais Redes neurais convolucionais aprendem uma representação complexa de dados visuais usando grandes quantidades de dados. Eles são inspirados pelo sistema visual humano e aprendem múltiplas camadas de transformações, que são aplicadas umas sobre as outras para extrair uma representação progressivamente mais sofisticada da entrada. Cada camada de um CNN leva um volume 3D de números e produz um volume 3D de números. Por exemplo. A imagem é um cubo 224 * 224 * 3 (RGB) e será transformada em 1 * 1000 vetor de probabilidades.

31 DeepLearning Noções básicas Redes Neurais Artificiais Convolucionais A camada de convolução é um detector de recursos que aprende automaticamente a filtrar as informações não necessárias de uma entrada usando o kernel de convolução. As camadas de agrupamento compõem o valor máximo ou médio de um recurso específico em uma região dos dados de entrada (redução de tamanho das imagens de entrada). Também ajuda a detectar objetos em alguns locais incomuns e reduz o tamanho da memória.

32 DeepLearning Noções básicas É tudo Open Source

33 DeepLearning Noções básicas Aplicações Jogos Digitais Reconhecimento de Caracteres (PLN) Reconhecimento de Imagem Reconhecimento Objetos

34 Referências Bibliográficas Google s I/O Disponível em : Acesso em: 30 mar IBM: Automatic Speech Recognition (ASR). Disponível em : Acesso em: 30 mar ImageNet: The computer vision World Cup. Disponível em: < >. Acesso em: 30 mar KURENKOV, A. A 'Brief' History of Neural Nets and Deep Learning. Disponível em: Acesso em: 20 mar LI, F.F.; JOHNSON, J.; YEUNG, S. Convolutional Neural Networks. Disponível em:< >. Acesso em: 20 mar MEDINA, A. M. Machine Learning and Optimization f. (Doutorado em Matemática) - Courant Institute of Mathematical Sciences, New York, NY. Medium. A Guide to Receptive Field Arithmetic for Convolutional Neural Networks. Disponível em Acesso em: 20 mar PUGET, J. F. What Is Machine Learning? Disponível em: Acesso em: 19 de fev. de YANN, L., YOSHUA, B., GEOFFREY, H. Deep learning. Disponível em: < Nature. 2015;521: doi: /nature14539.

35 Obrigado!

Roberto Lotufo Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018

Roberto Lotufo Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018 Roberto Lotufo roberto@neuralmind.ai Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018 Classificação dedo falso/dedo vivo Desempenho atual: 200ms Intel I5 99% acurácia LivDet 2015 - Fingerprint Liveness Competition

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.6. Deep Learning 2.6.1. O Problema da Extração de Características

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais

Redes Neurais Convolucionais André Gustavo Hochuli Orientadores: Dr. Luiz E. S. Oliveira/Dr. Alceu Britto Programa de Pós-Graduação em Informática Departamento de Informática UFPR Neurônio Artificial Redes Neurais - Vetor de Caracteristícas

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais

Redes Neurais Convolucionais André Gustavo Hochuli Orientador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Soares de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Informática Departamento de Informática UFPR http://www.inf.ufpr.br/aghochuli/caffe/ Redes Neurais

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Aprendizado de Máquina Principais tópicos Aprendizado profundo André C P L F de Carvalho Posdoutorando: Isvani Frias-Blanco ICMC-USP Introdução Redes profundas Aprendizado profundo Redes autodecodificadoras

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Aprendizagem (Redes Neurais - Complementar) Prof. a Joseana Macêdo

Leia mais

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática Esteban Clua e Cristina Nader Vasconcelos Universidade Federal Fluminense Fundamentos Computação baseada em modelos crisnv@ic.uff.br 2 Computação baseada em aprendizado

Leia mais

Minicurso: Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos

Minicurso: Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos Minicurso: Inteligência Artificial Aplicada a Sistemas Elétricos Introdução a Machine Learning: Teoria, Aplicações e IA na Arquitetura Intel Vitor Hugo Ferreira, DSc - UFF Flávio Mello, DSc UFRJ e Ai2Biz

Leia mais

Workshop de Inteligência Artificial e Redes Neurais

Workshop de Inteligência Artificial e Redes Neurais Workshop de Inteligência Artificial e Redes Neurais Matheus Facure Alves Sumário 1 Introdução 2 Aprendizado de Máquina Essencial 3 Deep Learning 4 Código 5 Considerações Finais Desmistificando Aprendizado

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 22 Redes Neurais Edirlei Soares de Lima Formas de Aprendizado Aprendizado Supervisionado Árvores de decisão. K-Nearest Neighbor (KNN). Support

Leia mais

VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG

VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG Exemplo de Implementação - 16 VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG Edjalma Queiroz da Silva Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS O QUE É UMA REDE NEURAL NEURÔNIOS BIOLÓGICOS CÉREBRO HUMANO E CAPACIDADE DE GENERALIZAÇÃO. Modelo McCulloch e Pitts FUNÇÕES DE ATIVAÇÃO APRENDIZADO APRENDIZADO

Leia mais

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS:

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: Text Detection and Character Recognition in Scene Images with Unsupervised Feature Learning End-to-End Text Recognition with Convolutional Neural Networks Fernanda Maria Sirlene

Leia mais

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 03 Aprendizado Supervisionado / : Modelo MCP e Perceptron Max Pereira Neurônio Booleano de McCulloch- Pitts (Modelo MCP) Proposto em

Leia mais

IA - TensorFlow. Paulo Cotta

IA - TensorFlow. Paulo Cotta IA - TensorFlow Paulo Cotta Jabá Sou voluntário do GDG Trabalho na Stefanini como Engineer ML e DL Tenho à Startup Koffee More Gosto de repassar conhecimento Faço parte do Candangos do Cerrado IA Professor

Leia mais

Introdução à Redes Neurais. Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana

Introdução à Redes Neurais. Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana Introdução à Redes Neurais Artificiais Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana 2 Introdução Redes Neurais Artificiais (RNAs)

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Neurônio Natural Dendritos: recebe os estímulos transmitidos por outros neurônios Soma Sinapse Axônio Soma: coleta e combina informações vindas de outros neurônios Sinapse Dendrito

Leia mais

ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL

ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL IBM RESEARCH NO MUNDO IBM RESEARCH NO MUNDO CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO CIÊNCIA DOS MATERIAIS QUÍMICA MATEMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

Por que Redes Neurais?

Por que Redes Neurais? Redes Neurais Profa. Jaqueline Brigladori Pugliesi Por que Redes Neurais? Utilizar máquinas efetivamente para resolver problemas simples (humanos) Exemplo: distinguir padrões visuais previsão do valor

Leia mais

Aprendizado de Máquinas. Multi-Layer Perceptron (MLP)

Aprendizado de Máquinas. Multi-Layer Perceptron (MLP) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Informática (DInf) Aprendizado de Máquinas Multi-Layer Perceptron (MLP) David Menotti, Ph.D. web.inf.ufpr.br/menotti Redes Neuronais Cérebro humano.

Leia mais

Region Based CNNs. Francisco Calaça Xavier. Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado. Instituto de Informática UFG

Region Based CNNs. Francisco Calaça Xavier. Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado. Instituto de Informática UFG Region Based CNNs Francisco Calaça Xavier Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado Instituto de Informática UFG Prof. Anderson Soares Agenda O problema Estado da arte R-CNN

Leia mais

Redes Neurais Noções Gerais

Redes Neurais Noções Gerais Redes Neurais Noções Gerais Segundo Loesch (apupt Fernandes), Redes Neurais Artificiais são sistemas computacionais, de implementação em hardware e software, que imitam as habilidades computacionais do

Leia mais

Classificação Linear. André Tavares da Silva.

Classificação Linear. André Tavares da Silva. Classificação Linear André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro Introduzir os o conceito de classificação linear. LDA (Linear Discriminant Analysis) Funções Discriminantes Lineares Perceptron

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 11 Aprendizado de Máquina Edirlei Soares de Lima Agentes Vistos Anteriormente Agentes baseados em busca: Busca cega Busca heurística Busca local

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCENS UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 8 Redes Neurais Introdução As redes neurais são um tema da computação altamente inspirada na natureza que nos

Leia mais

Redes Neurais. Motivação. Componentes do neurônio. Cérebro humano. Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem:

Redes Neurais. Motivação. Componentes do neurônio. Cérebro humano. Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem: Motivação M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Redes Neurais Criar máquinas capazes de operar independentemente do homem: Aprenda sozinha; Interagir com ambientes desconhecidos; Possa ser chamada de

Leia mais

3 Redes Neurais Artificiais

3 Redes Neurais Artificiais 3 Redes Neurais Artificiais 3.1. Introdução A capacidade de implementar computacionalmente versões simplificadas de neurônios biológicos deu origem a uma subespecialidade da inteligência artificial, conhecida

Leia mais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais ricardo.kerschbaumer@ifc.edu.br http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Introdução O Cérebro humano Mais fascinante processador

Leia mais

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Ciência da Computação (Machine Learning) Aula 01 Motivação, áreas de aplicação e fundamentos Max Pereira Nem todo conhecimento tem o mesmo valor. O que torna determinado conhecimento mais importante que

Leia mais

Classificação de Padrões. Abordagem prática com Redes Neurais Artificiais

Classificação de Padrões. Abordagem prática com Redes Neurais Artificiais Classificação de Padrões Abordagem prática com Redes Neurais Artificiais Agenda Parte I - Introdução ao aprendizado de máquina Parte II - Teoria RNA Parte III - Prática RNA Parte IV - Lições aprendidas

Leia mais

Informática Parte 19 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 19 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 19 Prof. Márcio Hunecke Informática NOÇÕES DE ALGORITMOS DE APRENDIZADO O aprendizado automático, aprendizado de máquina (em inglês: "machine learning") ou aprendizagem

Leia mais

RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO

RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO Fernanda Maria Sirlene Pio SUMARIO Introdução Trabalhos Relacionados Metodologia Experimentos Conclusão Referências 2 INTRODUÇÃO Reconhecimento de Padrões

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.1. Introdução às Redes Neurais Artificiais (RNAs) 2.1.1. Motivação

Leia mais

Aprendizagem de Máquinas

Aprendizagem de Máquinas Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Aprendizagem de Máquinas DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Heitor Medeiros 1 Aprendizagem de Máquinas

Leia mais

READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING

READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING Fernanda Maria Sirlene READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING NIPS Workshop on Deep Learning and Unsupervised

Leia mais

Multiple Layer Perceptron

Multiple Layer Perceptron Universidade Federal do Paraná (UFPR) Bacharelado em Informática Biomédica Multiple Layer Perceptron David Menotti www.inf.ufpr.br/menotti/ci171-182 Hoje Multiple Layer Perceptron (MLP) Backpropagation

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial Edirlei Soares de Lima INF 1771 Inteligência Artificial Aula 14 Aprendizado de Máquina Agentes Vistos Anteriormente Agentes baseados em busca: Busca cega Busca heurística Busca local

Leia mais

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL REDES NEURAIS Caracterização Intuitiva: Em termos intuitivos, Redes Neurais Artificiais (RNAs) são modelos matemáticos inspirados nos princípios de funcionamento dos neurônios biológicos

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCENS UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Redes Neurais 1. Redes Neurais. cont.) Definição (cont( Definição. Histórico. Características básicas

Redes Neurais 1. Redes Neurais. cont.) Definição (cont( Definição. Histórico. Características básicas Redes Neurais Dalma M. Falcão falcao@nacad.ufr.br http://www.nacad.ufr.br/~falcao/ Redes Neurais Definição Histórico Áreas de aplicação RNs biológicas Modelos de neurônios artificiais Arquiteturas de RNs

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Redes Neurais Artificial Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Histórico 3. Conceitos Básicos 4. Aprendizado em RNA 5. Exemplo de Aprendizado com

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Semana de Eletrônica e Automação 2014 Redes Neurais Artificiais Uma rede neural artificial é um circuito composto por uma grande quantidade de

Leia mais

REDES NEURAIS. Marley Maria B.R. Vellasco. ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada CONTEÚDO

REDES NEURAIS. Marley Maria B.R. Vellasco. ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada CONTEÚDO REDES NEURAIS Marley Maria B.R. Vellasco ICA: Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada PUC-Rio Introdução CONTEÚDO Motivação, Objetivo, Definição, Características Básicas e Histórico Conceitos

Leia mais

Informática. Aprendizado de Máquina. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Aprendizado de Máquina. Professor Márcio Hunecke. Informática Aprendizado de Máquina Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX NOÇÕES DE ALGORITMOS DE APRENDIZADO O aprendizado automático, aprendizado de máquina (em inglês:

Leia mais

Previsão de Vazões utilizando Redes Neurais Artificiais MLP e NSRBN

Previsão de Vazões utilizando Redes Neurais Artificiais MLP e NSRBN Previsão de Vazões utilizando Redes Neurais Artificiais MLP e NSRBN Alan Caio Rodrigues MARQUES 1, Gelson da Cruz JUNIOR 2, Cassio Dener Noronha VINHAL 3 Escola de Engenharia Elétrica e de Computação 1

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.3. Perceptron Multicamadas - MLP 2.3.1. Introdução ao MLP 2.3.2. Treinamento

Leia mais

EEL891 Aprendizado de Máquina Prof. Heraldo L. S. Almeida. Introdução

EEL891 Aprendizado de Máquina Prof. Heraldo L. S. Almeida. Introdução 1 Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Aprendizado de Máquina? 1.2. Por que Machine Learning é o Futuro? 1.3. Algumas Aplicações 1.4. Tipos de Aprendizado 1. Introdução 17 1. Introdução 1.1. O que é Aprendizado

Leia mais

Previsão de consumos a curto prazo

Previsão de consumos a curto prazo Previsão de consumos a curto prazo Cláudio Monteiro Distribuição de Energia II 5º ano da LEEC - ramo de Energia (FEUP) O que são? são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Tópicos 1. Redes Neurais Biológicas 2. Neurônio Artificial 3. Rede Neural Artificial 4. Keras 1 Redes Neurais Biológicas

Leia mais

serotonina (humor) dopamina (Parkinson) serotonina (humor) dopamina (Parkinson) Prozac inibe a recaptação da serotonina

serotonina (humor) dopamina (Parkinson) serotonina (humor) dopamina (Parkinson) Prozac inibe a recaptação da serotonina Redes Neurais O modelo biológico O cérebro humano possui cerca 100 bilhões de neurônios O neurônio é composto por um corpo celular chamado soma, ramificações chamadas dendritos (que recebem as entradas)

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Aprendizagem (Redes Neurais) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Algarve. A2 Aprendizagem Automática ML Machine Learning 7/15/2013

Algarve. A2 Aprendizagem Automática ML Machine Learning 7/15/2013 Preparado para o curso de pós-graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil A2 Aprendizagem Automática ML Machine Learning Julho e Agosto de 2013 José Valente

Leia mais

Introdução às Redes Neurais Artificiais

Introdução às Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução às Redes Neurais Artificiais DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Heitor Medeiros 1 Tópicos

Leia mais

Redes Neurais: MLP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Redes Neurais: MLP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Redes Neurais: MLP DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Heitor Medeiros 1 Tópicos Redes diretas de múltiplas

Leia mais

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática Cristina Nader Vasconcelos Universidade Federal Fluminense CNNs Câmeras estão por toda parte! crisnv@ic.uff.br Aquisição de imagens digitais crisnv@ic.uff.br 3 Representação

Leia mais

Inteligência Artificial Redes Neurais

Inteligência Artificial Redes Neurais Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Universidade Federal do Espírito Santo CCA UFES Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Redes Neurais Artificiais Inteligência Artificial

Leia mais

POLVO-IIDS: Um Sistema de Detecção de Intrusão Inteligente Baseado em Anomalias p. 1/16

POLVO-IIDS: Um Sistema de Detecção de Intrusão Inteligente Baseado em Anomalias p. 1/16 POLVO-IIDS: Um Sistema de Detecção de Intrusão Inteligente Baseado em Anomalias p. 1/16 POLVO-IIDS: Um Sistema de Detecção de Intrusão Inteligente Baseado em Anomalias Paulo Manoel Mafra 1, Joni da Silva

Leia mais

Descritores de Imagens

Descritores de Imagens Descritores de Imagens André Tavares da Silva PPGCA/UDESC Outubro de 2017 André Tavares da Silva (PPGCA/UDESC) Descritores de Imagens Outubro de 2017 1 / 18 Descritores Locais e Frameworks SIFT SURF Viola-Jones

Leia mais

Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional

Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo mjcea@cin.ufpe.br Sumário História Evolução Tipos Aplicações Considerações Finais 2 História Surgiram em 1980

Leia mais

R 1: Se x é A 1 e y é B 1, então f 1 = p 1x + q 1y + r 1 R 2: Se x é A 2 e y é B 2, então f 2 = p 2x + q 2y + r 2

R 1: Se x é A 1 e y é B 1, então f 1 = p 1x + q 1y + r 1 R 2: Se x é A 2 e y é B 2, então f 2 = p 2x + q 2y + r 2 Departamento de Engenharia Elétrica Prof. Adolfo Bauchspiess Faculdade de Tecnologia Laboratório de Automação e Robótica Universidade de Brasília 163848 INTRODUÇÃO AO CONTROLE INTELIGENTE NUMÉRICO - 2

Leia mais

Inteligência artificial aplicada a Mamografia. Richard Martini

Inteligência artificial aplicada a Mamografia. Richard Martini Inteligência artificial aplicada a Mamografia Richard Martini 1 % growth 35% 30% 25% MG scans Em 2010 eram necessários 3,5 anos para dobrar a quantidade de dados médicos. Em 2020 a previsão é de 73 dias.

Leia mais

Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit

Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit 1. Introdução Uma rede neural artificial (NN daqui em diante) é um modelo matemático que consiste de neurônios interconectados que imitam, em uma escala menor,

Leia mais

Paradigmas de Aprendizagem

Paradigmas de Aprendizagem Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Paradigmas de Aprendizagem Redes Neurais Artificiais Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva

Visão computacional. Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Juliana Patrícia Detroz Orientador: André Tavares Silva Visão computacional Tentativa de replicar a habilidade humana da visão através da percepção e entendimento de uma imagem; Fazer

Leia mais

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial. Deep Learning

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial. Deep Learning Tópicos Especiais: Inteligência Artificial Deep Learning Bibliografia Inteligência Artificial Russell & Norvig Site: http://aima.cs.berkeley.edu Inteligência Artificial, Ben Coppin. Online Course: Zero

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL Disciplina Anual Assunto Aula 16 Redes Neurais Artificiais (MLP) 2 de 24 (MLP) Sumário Introdução

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Aprendizado de Máquina A necessidade de inserir aprendizado nas máquinas surgiu após a construção dos Sistemas Especialistas (SEs). Os primeiros SEs não possuíam mecanismo de aprendizado e tornavam-se

Leia mais

Redes Neurais Artificiais. Prof. João Alberto Fabro

Redes Neurais Artificiais. Prof. João Alberto Fabro Redes Neurais Artificiais Prof. João Alberto Fabro Redes Neurais Artificiais Conceitos Básicos Histórico Evolução O lugar das Redes Neurais dentro da IA Características Aplicações Redes Neurais Multicamadas

Leia mais

Introdução a Redes Neurais Artificiais com a biblioteca Encog em Java

Introdução a Redes Neurais Artificiais com a biblioteca Encog em Java Introdução a Redes Neurais Artificiais com a biblioteca Encog em Java Apresentação Graduada em Sistemas de Informação FAP/Parnaíba Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Eletricidade -

Leia mais

Redes Neurais Artificiais. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 9)

Redes Neurais Artificiais. Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 9) Redes Neurais Artificiais Sistemas de Informação/Ciências da Computação UNISUL Aran Bey Tcholakian Morales, Dr. Eng. (Apostila 9) Conceitos 2 Redes Neurais As Redes Neurais Artificias são modelos computacionais

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Horários Aulas Sala 3 CCET [quinta-feira, 8:20 12:00] Atendimento

Leia mais

Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais

Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais Transformação de Imagens Digitais em Código CNC Aprimoradas com Redes Neurais Artificiais Abstract. Jader Teixeira 1, Alex Vinícios Telocken 1 1 Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) jader033139@unicruz.edu.br,

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais

Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Protótipo de Software para Reconhecimento de Impressões Digitais Aluno: Alex Sandro da Silva Orientador: Paulo de Tarso Mendes Luna Semestre - 99/1 Roteiro da Apresentação INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

Rede RBF (Radial Basis Function)

Rede RBF (Radial Basis Function) Rede RBF (Radial Basis Function) André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Roteiro Introdução à rede neural artificial RBF Teorema de Cover da separabilidade de padrões RBF x MLP RBF Função de ativação

Leia mais

Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP

Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP Autor: Adilmar Coelho Dantas 1, Orientador: Márcia Aparecida Fernandes 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do

Leia mais

Deep Learning para Classificação de Imagens

Deep Learning para Classificação de Imagens Deep Learning para Classificação de Imagens Vinicius Eiji Martins 1, Sylvio Barbon Junior 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011 CEP 86057-970 Londrina

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial Redes Neurais Artificial Prática Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Introdução a MLP 2. Base de dados e Pré-Processamento 3. Prática MLP - Introdução Redes

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação em Ciência da Computação Inteligência Artificial Aprendizagem Outras Técnicas Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Aprendizado de Máquina Aula #8.1 EBS 564 IA Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Conhecimento: abstração (modelo) das relações existentes entre as informações contidas nos

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Aplicações em Telecomunicações Prof. João Marcos Meirelles da Silva, D.Sc. Professor Adjunto II do Departamento de Engenharia de Telecomunicações Universidade Federal Fluminense

Leia mais

Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais

Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais Roberto M. Pinheiro Pereira, Lucas Bezerra Maia, Thalles Alencar Silva, Alexandre César P. Pessoa, Geraldo Braz Junior

Leia mais

Regra de Oja. Para taxa de aprendizagem pequena, Oja aproximou. pesos para criar uma forma útil da aprendizagem

Regra de Oja. Para taxa de aprendizagem pequena, Oja aproximou. pesos para criar uma forma útil da aprendizagem Regra de Oja A regra de Hebb necessita da normalização dos pesos para criar uma forma útil da aprendizagem i i i i i i n x n y n w n x n y n w n w 2 1 JDSS-LAC/INPE Para taxa de aprendizagem pequena, Oja

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE DECISÕES FINANCEIRAS

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE DECISÕES FINANCEIRAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE DECISÕES FINANCEIRAS WILSON KENDY TACHIBANA VERIDIANA DE FÁTIMA ORLANDI Resumo: As redes neurais artificiais são modelos baseados no comportamento

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Aprendizado de Máquina Inteligência Artificial Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

Redes Neurais INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Redes Neurais INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1 2 Introdução As redes neurais são um tema da computação altamente inspirada na natureza que nos cerca. Durante anos e anos os homens trabalharam para fazer computadores

Leia mais

Um guia para iniciantes sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação cognitiva

Um guia para iniciantes sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação cognitiva Um guia para iniciantes sobre inteligência artificial, aprendizado M. Tim Jones 01/Jun/2017 Acesse a visão geral do histórico de inteligência artificial, bem como o que há de mais recente sobre as abordagens

Leia mais

4 Redes Neurais Artificiais

4 Redes Neurais Artificiais 4 Redes Neurais Artificiais Inteligência computacional pode ser definida como um conjunto de modelos, algoritmos, técnicas, ferramentas e aplicações em sistemas computadorizados que emulem características

Leia mais

Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real

Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real Felipe Kühne Guilherme Webber Mendes DBLab Laboratório de Inovação DBServer Assessoria em Sistemas de Informação Junho de 2018 Quem somos Felipe

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES NEURAIS ARTIFICIAIS AULA 03 Prof. Dr. André A. P. Biscaro 1º Semestre de 2017 INTRODUÇÃO Aprendizagem é um processo pelo qual os parâmetros livres de uma rede neural são adaptados através de um processo

Leia mais

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann:

A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis que não estão presentes na máquina de von Neumann: Faculdade de Engenharia de Computação Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias PUC-Campinas João Luís Garcia Rosa 2004 2 A evolução natural deu ao cérebro humano muitas características desejáveis

Leia mais

O Algoritmo de Treinamento: Máquina de Aprendizado Extremo (Extreme Learning Machine - ELM)

O Algoritmo de Treinamento: Máquina de Aprendizado Extremo (Extreme Learning Machine - ELM) O Algoritmo de Treinamento: Máquina de Aprendizado Extremo (Extreme Learning Machine - ELM) Thiago Henrique Cupertino SCE5809 - Redes Neurais 23 de Novembro de 2010 Conteúdo Introdução Desvantagens do

Leia mais

Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens

Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens Leandro R. L. Pavão, Tatiana F. M. dos Santos, Carlos O. Rolim Universidade Regional Integrada do Alto

Leia mais

Métodos de Deep Learning Aplicados a Candlestick como Estratégia de Investimento

Métodos de Deep Learning Aplicados a Candlestick como Estratégia de Investimento Métodos de Deep Learning Aplicados a Candlestick como Estratégia de Investimento Maio/2019 Felipe Dias Paiva Carolina M. Roma INTRODUÇÃO A previsão dos retornos das ações é considerada uma das tarefas

Leia mais