Projetos de I&D em consórcio Objetivos Apoiar o conhecimento e internalização do conhecimento e tecnologias de novos (ou significativamente melhorados) produtos, processos ou serviços; Promover a valorização económica de resultados de I&D e promover a transferência de tecnologia do SCT para a indústria; Estimular o desenvolvimento de projetos de I&D entre empresas.
I&D em Consórcio Âmbito 1. Projetos promovidos entre empresas ou entre empresas e o SCT; 2. Partilham objetivos/interesses comuns em alavancar resultados de I&D no mercado (na presença de competências complementares); 3. Caucionados legalmente por um contrato de consórcio que determina responsabilidades/sinergias e estabelece partilha de custos e riscos; 4. O promotor líder é uma empresa Os projetos compreendem desenvolvimentos de maior e menos proximidade ao mercado, definidos de acordo com um plano que sustenta a prossecução dos objetivos propostos atingir (novos produtos e/ou serviços)
I&D em Consórcio Características de financiamento Natureza Despesas elegíveis minimas Duração do projeto Consórcios entre empresas e/ou empresas e entidades do SCT incentivo não reembolsável até 1MEURO/0,5 MEURO 100.000,00 Até 3 anos * a atribuir quando o projeto verificar cumulativamente as seguintes condições: i) Envolver uma cooperação efetiva entre empresas autónomas umas das outras ii) Nenhuma empresa suportar mais de 70 % das despesas elegíveis do projeto iii) Envolver uma cooperação com pelo menos uma PME ou envolver atividades de I&DT em pelo menos dois Estados membros. Taxa base máxima 25% Majoração «Investigação industrial» Majoração «Tipo de empresa» Majoração «Cooperação entre empresas»* 25 p.p. - atividades de I&DT classificadas como Investigação industrial 10 p.p. - médias empresas 20 p.p. - pequenas empresas 15 p.p. - Cooperação entre empresas ** a atribuir quando se verifiquem cumulativamente as seguintes condições: i) A participação das entidades do SCT representa pelo menos 10% das despesas elegíveis do projeto. ii) As entidades do SCT têm o direito de publicar os resultados do projeto de investigação que resultem da I&DT realizada por essa entidade. Majoração «Cooperação com entidades do SCT»** Majoração «Divulgação ampla dos resultados»*** 15 p.p. - Cooperação com entidades do SCT 15 p.p. - Divulgação ampla dos resultados *** Divulgação ampla dos resultados A atribuir apenas a atividades de investigação industrial, desde que os seus resultados sejam objeto de divulgação ampla através de conferências técnicas e científicas ou publicação em revistas científicas ou técnicas ou armazenados em bases de dados de acesso livre, ou seja, às quais é livre o acesso aos dados de investigação brutos ou através de um software gratuito ou público.
I&D em Consórcio Alguns números em 11 chamadas... 1108 Candidaturas Submetidas (excluindo desistências) 505 Elegíveis para financiamento - > 1477 promotores Investimento Total: 374.373.394 Euro Financiamento Total: 245.150.548 Euro
Avaliação das candidaturas 1. Inovação e qualidade do projeto (45%) Desafios na perspetiva de desenvolvimentos I&D face ao estado da arte; Caráter Inovador vs Amplitude de mercado; Efeitos de demonstração e disseminação dos resultados ; Plano de trabalhos e metodologia; adequação dos recursos envolvidos 2. Aderência à estratégia e contributo para a competitividade das empresas promotoras (25%) 3. Adequação da composição do consórcio (20%) competências de cada promotor per se, e do consórcio como um todo 4. Contributo para a competitividade territorial (10%)
Avaliação dos projetos de I&D em Consórcio Revisão por peritos Avaliações Individuais Painel Cientifico e Tecnológico suportado nas contribuições individuais visando estabelecer uma hierarquia Apuramento do orçamento e financiamento Projetos Elegíveis para financiamento/ Não Elegíveis para Financiamento/ Não Aprovados