Arquitectura de Informação
Saul Wurman, criou o termo em 1976. Foi usado para design impresso: mapas guias e atlas. Posteriormente para layouts e outros campos do design.
Morville e Rosenfeld, autores do livro Information Architecture for the Word Wide Web, aplicaram o conceito ao desenvolvimento web.
Informação: Resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
O que é Arquitectura da Informação?
Arquitectura de Informação é... A combinação dos esquemas de organização, de sistemas de rótulos de pesquisa e de navegação dentro de sites e intranets.
Arquitectura de Informação é... A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usability e a findability.
Arquitectura de Informação é... Uma disciplina focada em trazer princípios do design e da arquitectura para os artefactos digitais.
Componentes da Arquitectura da Informação: - Organização; - Navegação; - Sistema de rótulos; - Sistema de pesquisa.
Rosenfeld e Morville, dividem a Arquitetura de Informação de um site em quatro grandes sistemas interdependentes, cada um composto por regras próprias e suas aplicações.
Sistemas da Arquitectura de Informação Sistema de Organização (Organization System) Determina o agrupamento e a categorização do conteúdo.
Sistemas da Arquitectura de Informação Sistema de Navegação (Navigation System) Especifica a forma de navegar na interface.
Sistemas da Arquitectura de Informação Sistema de Rotulagem (Labeling System) Estabelece as formas de representação e apresentação da informação, definindo signos visuais a usar.
Sistemas da Arquitectura de Informação Sistemas de pesquisa (Search System) Determinam as perguntas que o utilizador pode fazer e as respostas que poderá obter.
Para o que é que serve? a Arquitectura de Informação
A Arquitectura de Informação serve para: Facilitar a realização de tarefas e o acesso intuitivo a contextos e conteúdos. Peter Morville & Louis Rosenfeld (Information Architecture for the Word Wide Web)
A Arquitectura de Informação serve para: Tornar claro o que é complexo. Wurman (1997)
(A Arquitectura de Informação resulta da relação entre: utilizadores, conteúdo e contexto)
A Arquitectura de Informação: - Implica o planeamento da estrutura da interface; - Define a forma e as possibilidades de interacção da interface; - Permite o acesso optimizado à informação por parte dos utilizadores; - Permite a anulação de ambiguidades na utilização da interface.
A arquitectura de Informação implica: 1- Planeamento; 2- Organização da informação; 3- Navegação; 4- Usabilidade; 5- Interactividade.
O que faz um arquitecto de informação: 1- Pensa o site (tendo em conta os utilizadores); 2- Constrói o Mapa de Navegação; 3- Desenha os Wireframes (esboços); 4- Participa da definição do design; 5- Interage com a equipa de desenvolvimento tecnológico.
O arquitecto de informação tem que ter em conta: - As necessidades do utilizador (porque uma interface é feita para os utilizadores); - A informação disponibilizada; - A forma como a informação é disponibilizada; - No processo de interacção, evidenciar as informações relevantes em desfavor das que não são necessárias; - O contexto no acesso e na manipulação dessa informação.
Actividades da Arquitectura de Informação
Actividades da Arquitectura de Informação: Organizar (lista completa da informação que deve estar presente no site)
Actividades da Arquitectura de Informação: Analisar (Ajuda a determinar o sistema de navegação)
Actividades da Arquitectura de Informação: Distingir (agrupar e hierarquizar a informação de acordo com a sua importância )
Actividades da Arquitectura de Informação: Classificar Ter presente a: - Permissão (visível para todos ou com restrições); - Formato (flv, swf,.mov, etc.); - Redundância.
Fluxo simplificado da produção de um site
> 1-Briefing > 2-Planeamento > 3-Arquitectura de informação > 4-Conteúdo > 5-Criação > 6-Produção > 7-Tecnologia > 8-Publicação
1- Pesquisa do público-alvo; definições de objectivos.
2- Análise do mercado (concorrência); macro-estrutura; fluxograma do site.
3- Teste de usabilidade; macro e micro-arquitectura.
Macro-arquitectura (definem-se os principais ecrãs e fluxos e navegação ) Micro-arquitectura (definem-se com mais pormenor) todos os ecrãs e sistemas de navegação)
4- Redacção de arquitectura; Estrutura da informação; SEO(search engine optimization).
5- Análise da hierarquização da informação; visão global do projecto.
6- Produção e processo de montagem.
7- Usabilidade dos sistemas; processo de programação.
8- Validação da pré-publicação; análise da pós-publicação.
Desenvolvimento da interface
Design de interface Envolve um conhecimento aprofundado de como os utilizadores irão interagir com a interface. Permite decidir sobre os problemas e encontrar soluções.
As pessoas necessitam de se relacionar com as coisas de forma emocional. A interface é o que permite essa relação.
O que é que constitui a interface? - Layout e grelhas; - Tipografia; - Cor; - Textura e ritmo; - Motivos visuais e metáforas; - Imagens; - Referências culturais; - Interacção.
No desenvolvimento de uma interface considerar: Qual é o propósito do site? Qual é o público-alvo? Qual é a experiência emocional desejada?
Interface para uma experiência interactiva que: - Informa; - Ajuda na realização de tarefas; - Entretém; - Cria desejo.
Fim