Bairro Natal Data: 29/04/2015
Nomes: - Rialdo -Roberto -Heric -William Turma: 101
Descrição: O bairro conhecido como Vila Natal se encontra com muitos problemas graves. Existe acúmulo de lixo em vias públicas e muitos bueiros abertos, algumas ruas sem asfalto e com muitos buracos. Não existem hospitais ou postos de saúde por perto e muitos moradores reclamam disso e também reclamam da falta de segurança e com a falta de água na região. Muitas ruas ainda precisam ser asfaltadas.
Conclusão: Falando com os morados descobrimos que o bairro não tem segurança nenhuma. Alguns dos moradores falaram que tem medo de abrir a casa, pois já foi assaltada varias vezes. Muitas pessoas pediram para que criem posto de saúde e crianças pediram alguma área de lazer. Existe uma associação para reivindicar melhorias no bairro. Eles que conseguiram fazer com que a prefeitura asfaltasse as ruas e conseguiram com muito esforço a iluminação na rua. Muitos moradores se juntaram para tentar fazer melhorias e isso esta ajudando muito. Existem também muitos mercados que não estão abertos totalmente, as pessoas comprar através de uma grade.
Perguntas da entrevista: A) Nome, idade e ocupação. B) Há quanto tempo vive na região C) O que você mais admira no seu bairro (região)? Por quê? D) O que você não mudaria em hipótese alguma em seu bairro (região)? Por quê? E) O que você acredita que deva mudar em seu bairro (região)? Por quê? F) Os moradores estão organizados de alguma forma para reivindicar melhorias em prol na região (agremiação, associação, lideranças comunitárias, equipes esportivas, etc.)? Caso sim, quais (-is)? 1º Entrevista: a) Euri, 46 anos, administrador de ONG. b) 17 anos. c) Admira a tranquilidade do bairro. d) Não mudaria a tranquilidade do bairro. e) Deveria existir mais segurança, iluminação e asfalto. f) Tem, mas não funciona muito bem. 2º Entrevista: a) Edison D Ávila, 58 anos, aposentado. b) 13 anos. c) Admira mais os moradores. d) Não mudaria nada. e) Poderiam existir postos médicos, assistência social, etc. f) Os moradores não estão organizando nada. 3º Entrevista: a) Thiago, 13 anos, estudante. b) 13 anos. c) Admira a tranquilidade d) Não soube dizer. e) Asfaltar as ruas. f) Sim, há uma associação para reivindicar melhorias. 4º Entrevista: a) Maria Catarina, 48 anos, cozinheira. b) 8 anos. c) Não admira, pois há muitos assaltos e violência no bairro. d) Nada e) Segurança, pois há muita violência. f) Não.
Fotos: No bairro são encontradas muitas ruas sem asfalto, sem calçada e com pouca iluminação. Nesta rua existem muitas árvores dificultando a passagem na calçada. Como pode ver na foto, já esta sendo construídas as calçadas, mas falando com os moradores, eles disseram que a obra esta parada. Nesta imagem esta representada uma rua com asfalto e a outra sem asfalto. A maioria dos moradores reclamam disto. Nesta imagem uma rua com asfalto em ótima qualidade, com iluminação e com bastante espaço para andar na calçada. Segundo os moradores essa rua é a única com essas qualidades. Essa é uma rua sem asfalto, mas com uma boa calçada em algumas partes, com boa iluminação.
Essa é uma das calçadas que encontramos no bairro, com pouca mobilidade. Falando com o morador ele falou que essa calçada esta assim por causa dos carros que estacionam em cima da calçada. Neste local encontramos muito lixo e sem calçada. Nesta parte da rua os moradores tem que arriscar ir para o meio da rua para passar. Uma das moradoras que entrevistamos era dona de uma ONG de doações para pessoas pobres. Nesta foto podemos encontrar um bueiro aberto e em péssimas condições. Mais uma parte da rua que os moradores tem que arriscar a sair da calçada para passar. Nesta rua encontramos um asfalto em péssima condição. Podemos também encontrar um carro em cima da calçada mesmo não sendo proibido estacionar na rua.