ERA DE AQUÁRIO Em qualquer circunstância que a gente se encontra, existem duas orientações básicas: o reconhecimento de onde que a gente se encontra e para onde que a gente quer ir. Vou abordar o tema da Era de Aquário sob essa perspectiva: onde nos encontramos e para onde cada um escolhe ir. Começo com uma visão geral do processo e logo na sequência vou aprofundar na visão. Eu faço parte de uma geração que até uns dez anos atrás olhava para o universo da internet com muitas ressalvas. O ponto de virada para mim foi fazer uma formação muito bem estruturada num curso a distância. Eu trabalho com algumas abordagens, sendo que algumas dessas me possibilitam atender a distância. As mudanças que nos nossos estilos de vida são inegáveis. E são muito rápidas. Isso é Era de Aquário.
Comunicação rápida, olhar para o futuro e defesa da Liberdade com oposição ao autoritarismo: São assinaturas da Era de Aquário Vou explorar esses tópicos, mas vou fazer um contraponto com os con itos gerados que dizem respeito a vida de todos nós. E para isso eu vou fazer a referência aos arquétipos da astrologia, para facilitar a compreensão de onde que a gente está. O Arquétipo Na astrologia a gente estuda que o regente de Aquário é Urano. Urano é o cara que traz inovação, evolução, tecnologia, inteligência superior e uma visão humanitária onde todos tem lugar. O elemento de Aquário é Ar, que é associado a mente, e no caso de Aquário é o terceiro signo de Ar na mandala astrológica, que começa com gêmeos, seguido por Libra e chega a Aquário. Aquário é uma mente mais abrangente que é conectada a uma visão universal. é inteligente e traz o novo: o que ainda não conhecemos nessa realidade. E isso é muito importante de ser entendido: o novo evoca medo. Medo do desconhecido é algo que carregamos no nosso inconsciente. No nível da coletividade, eu observo isso como o ressurgimento do moralismo e como essa propagação acelerada da fé cega, de muitas religiões como uma afirmação do que é conhecido e seguro. Voltando a visão da mandala astrológica: Aquário é o regente da 11ª casa, surgindo depois de Capricórnio na 10ª.
Capricórnio representa as estruturas, a responsabilidade, o comprometimento, o que é estabelecido. O regente Saturno é o cara que ensina sobre estruturas, tempo, formas, e ensina pela disciplina, pela restrição e pela dor. Essa é uma forma de ver Saturno. Outra é como o guardião das chaves da liberdade, e é através dele que alcançamos a liberdade através da auto compreensão. Níveis de Consciência & Mente Coletiva Consciência é a fonte de tudo. E é o nosso nível de consciência que determina a qualidade da nossa realidade pessoal, da nossa interpretação da vida, da nossa percepção do que é possível. Como eu estou falando de uma Era, a visão aqui é a respeito de como a mente coletiva funciona. Dentro dessa visão, a experiência Saturnina acontece através do medo e da fixação nas estruturas conhecidas. O Conflito Pense da seguinte forma: para passar de nível em qualquer processo, a gente precisa ter conhecimento do nível atual. E assim na escola, é assim na escola da vida. Na visão de aprendizado contida na mandala astrológica que eu estou me referindo como um processo evolutivo, a visão de Saturno como um guardião das chaves da liberdade nos levaria a um nível de auto compreensão que seriam o passaporte para uma visão mais expansiva e humanitária que Aquário aponta. Chegamos num ponto ESSENCIAL de ser compreendido aqui. Evolução nesse nível surge em escolhas e esforços individuais.
São indivíduos acordando para os seus potenciais, para as suas contribuições, escolhendo mais consciência, ver mais, compreender mais, contribuindo para os processos coletivos. A partir desse entendimento, a Era de Aquário se torna um verdadeiro maná para a evolução. Nos processos coletivos, o que a gente está vivendo e vai viver muito mais, é o con ito clássico entre as estruturas estabelecidas de poder, o velho status quo (Capricórnio) que não abre mão do seu poder conhecido e toda uma nova forma de viver que envolve a tecnologia (Aquário), que inventa novas formas que descentralizam o poder estabelecido. O Fim da Revolução Industrial e os Tempos da Revolução Tecnológica. A Revolução tecnológica traz uma condição de novos estilos de vida que possibilitam as pessoas maior liberdade em todos os sentidos. Surgem muitos novos empreendedores e uma teia crescente de novas possibilidades. Muitas pessoas estão optando por estilos de vida mais livres e menos xados em papéis sociais, mas com maior signi cado pessoal e maior contribuição social. Voltando aos temas da comunicação rápida, olhar para o futuro e defesa da Liberdade com oposição ao autoritarismo. Nesse ponto, o grande marco da Era de Aquário é a tecnologia. Toda a nossa forma de comunicar ficou mais rápida e mais próxima.
A questão do futuro da vida aqui no Planeta é um dos temas. Estão na pauta, aquecimento global, desgelo dos pólos e das suas conseqüências, super população e sistemas de produção que geram uma quantidade de lixo que destroem recursos de vida necessários para a nossa própria sobrevivência. Como criamos o futuro? Com as escolhas que fazemos hoje. Os movimentos em defesa da Liberdade acontecem por todas as partes, num movimento geral de descentralização do poder estabelecido, como uma nova forma de compartilhar os mesmos espaços. Mudanças, Constatações de Unidade, Novas Possibilidades e Trabalho Interno Um dos marcos desses tempos é o começo da convergência entre ciência e espiritualidade e a disponibilidade das informações. Os estudiosos da física quântica a rmam que a qualidade do observador afeta o que é observado. Sabe aqueles vídeos do Masaru Emoto, que todo mundo já viu, das moléculas de água sendo afetadas pelas palavras projetadas nelas? Então, é disso que eu estou falando. Existem estudos e práticas envolvendo a percepção de algo que muitos de nós sabemos intuitivamente: existe um campo uni cado que é sensível e inteligente. O trabalho das Constelações Familiares, por exemplo, se desenvolve a partir da percepção desse campo que envolve as dinâmicas das gerações familiares. Nota importante: Informação não é conhecimento!
Quando as informações são vivenciadas a ponto de se tornarem a nossa segunda natureza, então ela se torna conhecimento. Para as mudanças evolutivas que estão disponíveis como uma nova consciência, a nossa vida pessoal é o palco onde podemos praticar e desenvolver. Lembra das lições de Saturno? Então. Trabalho interno afeta o mundo externo. Quando a pessoa muda a forma de ver alguma coisa, ela também muda as suas escolhas no mundo e na vida. Essa é a parte óbvia. A outra parte é a seguinte: Quando ela muda um ponto de vista, ela também muda a freqüência da sua presença e isso afeta o todo de forma mais sutil: através da emanação. O trabalho interno é um termo utilizado por um grande mestre do século passado, chamado Gurdjieff. Também chamado o trabalho sobre si mesmo, o trabalho interno requer deslocar a atenção para si mesmo para estar mais consciente do que acontece no seu mundo e portanto, ter mais condições de observar e transformar os conteúdos internos num processo que possibilita maior compreensão de si mesmo e da vida. No caso do que eu estou falando aqui, quando uma pessoa aprende a viver mais plenamente, ela contribui para coletividade por demonstrar que isso é possível. Esse se torna o PRESENTE que cabe a cada um SER e contribuir para a vida.
Por isso eu começo aqui falando a respeito de se localizar onde você está e para onde você quer ir. E se quiser saber mais sobre o meu trabalho, entre em contato. Um abraço!..