Página 1 de 6 HE TI Revisar envio do teste: Trabalho Individual I (2015/2) Revisar envio do teste: Trabalho Individual I (2015/2) Usuário Curso ERONILSON DE SOUSA SILVA Estudos Disciplinares I Teste Trabalho Individual I (2015/2) Iniciado 22/09/15 13:10 Enviado 22/09/15 13:29 Status Resultado da tentativa Tempo decorrido Completada 10 em 10 pontos 18 minutos Instruções ATENÇÃO: esta avaliação segue as seguintes configurações: possui número de tentativas limitadas; não apresenta as alternativas corretas, apenas informa quantos foram seus acer erros; não apresenta as justificativas corretas; não soma pontos de tentativa em andamento (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas); possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico), send impossível o seu acesso após esse prazo; pode apresentar as questões de forma randômica; a NÃO realização prevê nota 0 (zero). Pergunta 1 Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem, próximo, portanto, da modalidade oral: Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?! a. Pergunta 2 Considerando o conceito de elisão da sílaba fraca nas palavras proparoxítonas, veja a afirmação abaixo: O uso de "teto" em lugar de tétano não deve ser considerado desconhecimento da íngua
Página 2 de 6 Em qual alternativa ocorre o mesmo fenômeno citado no exemplo? I. "figo" - "fígado". II. "estombo" - "estômago". III. "tremo" - "trêmulo". Está correto o que se afirma apenas em I, II e III. d. Pergunta 3 Considerando o conceito de elisão da sílaba fraca nas palavras proparoxítonas, analise o seguinte enunciado. O uso de "teto" em lugar de tétano não deve ser considerado desconhecimento da língua PORQUE esse uso revela a gramática interna da aluna. Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. b. As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Pergunta 4 A oralidade e a escrita apresentam características distintas. São marcas da modalidade escrita da língua, exceto: c. A dimensão visual e espacial da escrita, articulada a sua materialidade e inserção num suporte externo, tornaram-na estanque e conservável, permitindo guardar as informações durante um tempo indeterminado.
Página 3 de 6 Pergunta 5 O conhecimento de categorias e processos fonológicos pode ser útil para o professor conduzir a alfabetização porque alguns desses processos se refletem na escrita. Sempre que o estudante toma como referencial a sua variedade de fala, formas como contá e fuçá podem surgir tanto nas fases iniciais como em momentos mais avançados da alfabetização. Qual a categoria fonológica afetada no fenômeno que essas formas exemplificam? d. A sílaba e, no seu interior, o fonema de travamento, cuja queda resulta no padrão silábico CV. Pergunta 6 Os processos sensíveis ao contexto ocorrem quando um dado segmento fonológico é substituído em função do contexto de uso. A reduplicação e a assimilação são exemplos desse processo. Qual alternativa apresenta reduplicação? mimi no lugar de dormir. b. Pergunta 7 Quanto aos aspectos fônicos e ao seu estatuto sociolinguístico, é correto afirmar que o falar da senhora entrevistada, de acordo com o texto exposto: é... eu veju contá qui u... a mulher tava isfreganu ropa... i quanu ea istendeu ropa nu secadô veiu um leitãozim... i pegô a fuçá a ropa dela... ea foi... cua mão chuja di sabão ea deu um tapa assim nu... nu... nu... nu fucim du leitão... u leitão sumiu... quanu ea veiu i chegô dentru di casa... ea tinha dexadu u mininu nu berçu... quanu ea chegô u mininu tava choranu... eli tava cua marca di sabão. (Adaptado de E. T. R. Amaral. "A transcrição das fitas: abordagem preliminar") e. registra alterações presentes em distintas variedades do Português do Brasil - como a harmonização vocálica em mininu - e uma alteração específica - a assimilação de ponto de articulação em chuja, frequentemente estigmatizada na língua. Pergunta 8
Página 4 de 6 No poema Aula de Português, de Carlos Drummond de Andrade, há referências aos usos da língua. Aula de Português A linguagem na ponta da língua tão fácil de falar e de entender. A linguagem na superfície estrelada de letras, sabe lá o que quer dizer? Professor Carlos Góis, ele é quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorância. Figuras de gramática, esquipáticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. Já esqueci a língua em que comia, em que pedia para ir lá fora, em que levava e dava pontapé, a língua, breve língua entrecortada do namoro com a priminha. O português são dois; o outro, mistério. Fonte: ANDRADE, C. D. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. Em qual das alternativas faz-se uma referência à variedade padrão da língua? b. A linguagem / na superfície estrelada de letras.
Página 5 de 6 Pergunta 9 Com base no texto abaixo, responda à questão. O trecho é parte da transcrição de uma entrevista oral, concedida por uma senhora de 84 anos, moradora de Barra Longa (MG). Pertence ao corpus de uma pesquisa realizada na cidade, envolvendo pessoas idosas com pouca ou nenhuma escolaridade e que não habitaram outros lugares. A entrevistada fala sobre a existência da figura folclórica do lobisomem. é... eu veju contá qui u... a mulher tava isfreganu ropa... i quanu ea istendeu ropa nu secadô veiu um leitãozim... i pegô a fuçá a ropa dela... ea foi... cua mão chuja di sabão ea deu um tapa assim nu... nu... nu... nu fucim du leitão... u leitão sumiu... quanu ea veiu i chegô dentru di casa... ea tinha dexadu u mininu nu berçu... quanu ea chegô u mininu tava choranu... eli tava cua marca di sabão. (Adaptado de E. T. R. Amaral. "A transcrição das fitas: abordagem preliminar") O procedimento de inserção, comum na construção do texto falado, vem exemplificado, no trecho: ea [ela] tinha dexadu u mininu nu berçu... Do ponto de vista da produção desse texto, a inserção caracteriza I. um truncamento que, não aceitável em textos escritos, impede que essa produção oral seja associada à noção de autoria. II. um movimento típico de autoria, realizado por meio do retorno ao próprio discurso para dar ao ouvinte informações que direcionam a interpretação da sequência narrativa, de modo semelhante ao que ocorre com os índices que solucionam ou antecipam fatos pendentes nas narrativas escritas. III. um acréscimo que, assinalado por uma quebra de fronteiras prosódicas, fornece informação indispensável para a explicitação da relação entre as personagens "leitão" e "menino" e se constitui em uma marca de autoria. Está correto o que se afirma APENAS em II e III. e. Pergunta 10 No tocante à oralidade e à escrita, a perspectiva que se preocupa com o papel da escrita e da fala em contextos de ensino formal é:
Página 6 de 6 I. dicotômica. II. sociointeracionista. III. variacionista. IV. culturalista. Está correto o que se afirma em III. c. Terça-feira, 22 de Setembro de 2015 13h30min29s BRT ъ O.