Engenharia: Perspectivas históricas Discentes: Carine Souza, Igor Cenedese, Luís Terto e Neumuel Silva Docente: André do Amaral Penteado Biscaro Curso: Engenharia Elétrica primeiro semestre
Introdução Problema: Mostrar para os alunos o contexto histórico Justificativa: Muitos aspectos importantes se misturam nessas descobertas. Objetivos: Conhecer os esforços da profissão e sua relevância social para o futuro.m
O Que é Engenharia? Do Português Engenharia = Ingenium do Latim significa "produzir, gerar, capacidade natural, talento Dicionário: Ciência, técnica e arte da construção de obras de grande porte, mediante a aplicação de princípios matemáticos e das ciências físicas. Curiosidade: A palavra engenheiro apareceu pela primeira vez na língua portuguesa no início do séc XVI.
História da Engenharia Considerações Preliminares: Esse trabalho visa mostrar um pouco da descoberta da engenharia em um contexto histórico, abordando fatos e personalidades que tiveram suma importância para o desenvolvimento da profissão como conhecemos atualmente.
Período Paleolítico Era paleolítica (dois milhões a 10 mil a.c.); Capacidade de criar utensílios (diferencial); Pedra lascadas, ossos, madeira e conchas; Domínio do fogo; Cozimento de alimentos; Dois milhões de anos; Defesa, criação de abrigos, cortar arvores e carnear um animal.
Período neolítico 12 mil a.c. pedra polida Domesticação de animais; Agricultura; Modelagem cerâmica; Descoberta do vinho e da cerveja; Machadinhas de sílex (Grã-Bretanha); Organização social mais consistente.
Pós período neolítico Idade de bronze (3300 a.c.) Utilização de metais, estanho, cobre e bronze. 2000 a.c. Modo de escrita e contagem; Fundição de ferro (Península itálica); Invenção da Roda
Engenharia Depois de Cristo Idade Média (séc. V), Renascença (séc. XIV) e Idade Moderna (séc. XVII); Invenções principais: evolução agricultura, ampulheta, óculos e lentes, relógios mecânicos, tear, prensa de Gutenberg, formalização do método científico; PRENSA DE GUTENBERG
Engenharia Antiga Vs Engenharia Moderna Engenharia Antiga Conhecimento acumulado; Experiências práticas; Artesãos, construção civil e máquinas de guerra; Aperfeiçoamentos feitos de forma empírica; Privilégio ou presente dos deuses; Pouca Fundamentação Teórica;
Exemplos de Construções Empíricas (Engenharia Antiga) Pirâmide do Egito (2630 a.c) Catapulta (Séc IV - a.c)
Engenharia Antiga Vs Engenharia Moderna Engenharia Moderna Fundamentação teórica baseada em técnicas práticas; Conhecimentos científicos aplicado naprática, dando início a engenharia; Sistematização da engenharia; Conhecimento científico é o quediferencia a antiga engenharia damoderna. Civil, mecânica, elétrica, química, aeronáutica, computação, ambiental, alimentos, etc...
Arquimedes É considerado o maior matemático da antiguidade. Uns de seus feitos: Fundou a hidrostática; Descobriu a lei do empuxo e da alavanca; Inventou vários tipos de máquinas. Além de muitos outros.
Exemplo de Conhecimento Científico (Engenharia Moderna) A Invenção do Cálculo Newton Vs Leibniz Derivadas - Integrais Aplicou na Física - Cálculo Atual Escondia seus estudos - Escritos Publicados (descoberto a partir de 1646, entre outras )
Galileu (Pai da Engenharia Moderna) SécXVII (17)- Promoveu a engenharia científica. A engenharia científica só teve início quando conceituada que todas as ações empíricas eram regidas por leis físicas e matemáticas. Somente no Séc XVIII (18)- Foi construído o conjunto de disciplinas como base para as áreas de engenharia.
ENGENHARIA NO BRASIL
Engenharia No Brasil Tem origem em (15/01-1669), quando o rei D. Pedro II sanciona a carta régia, ordenando a criação de aulas de fortificação em vários pontos ultramar português. Objetivo era formar técnicos de engenharia militar nos territórios ultramarinos, para que não dependessem de engenheiros vindo do reino de portugal. O pioneirismo no Brasil resultava da necessidade da coroa portuguesa defender sua colônia. 1699 1792 1839 1858 1500 1718 1795 1809 1874 1549 1603 1648 1808
Real Academia de artilharia, fortificação e desenho. 17 dezembro de 1792 (RJ), criada pela rainha D. Maria I Formação de oficiais do exército português e civis (infantaria e cavalaria) 1808 - Corte real se mudou para o Brasil Instituição mudou de nome quatro vezes. Primeira Escola de Engenharia PIONEIRA NAS AMÉRICAS
O Desenvolvimento da Engenharia Deu origem ao IME E. Militar e Politécnica da UFRJ E. Central 1838 Inaugurado 1997 Entrada de Mulheres 1858 Escola politécnica da UFRJ 1874 As escolas se desligam da finalidade militar. (Civis) Até o Séc XX na maioria dos países o ensino era em institutos. O conceito de Engenharia veio antes do curso bacharel. Muitos exerciam atividades de engenheiros. Séc XVII estava em ascensão.
CONFEA/CREA Surgiu em 11/12/ 1933 por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil. Hoje é regido pela Lei 5.194 de 1966. Na década de 1930, quando era forte a intervenção do Estado na economia, a República contratava engenheiros, criava órgãos para atuar no setor econômico e iniciava a regulamentação da atividade produtiva. 2ª Guerra Mundial, de 1939, Companhia do Vale do Rio Doce, 1945. O processo de modernização modificava os hábitos e o dia a dia da sociedade brasileira. O país, cuja massa trabalhadora era formada basicamente por agricultores, agregava a figura do operário, trazido pela indústria.
CONFEA/CREA Diante da nova realidade em construção, o Confea se deparou com a falta de profissionais de grau superior e médio, se viu diante do surgimento de novos títulos profissionais. e tentou resolver a questão dos técnicos estrangeiros que vieram para o país durante a guerra, questões que exigiram atualização na legislação profissional,
Engenharia elétrica Primórdios Sumérios (2000 a.c.) deposição de prata em vasos de cobre; China (475-221 a.c.) bussola; Gregos (624-558 a.c.) construção de uma bussola;uso do âmbar posto sob atrito para atrair pequenos objetos;
Engenharia elétrica Com o aperfeiçoamento da bussola e com os avanços na imprensa e comunicação, a informação começou a se espalhar com maior facilidade, desencadeando então, uma serie de estudos científicos. Estudos esses que também foram realizados na área da Engenharia Elétrica.
Benjamim Franklin (1706 1790) 1752; Experimento utilizando uma pipa em nuvens carregadas de eletricidade; Chave amarrada a linha da pipa; Inventor do para raios.
Alessandro Volta (1745 1827) 1800; Criador da pilha; Utilizada em novas descobertas.
Hans Christian Oersted (1777 1851) 1820; Conceito do magnetismo; Acidentalmente em uma aula; A força elétrica cria uma força magnética; Atrair ou repelir.
1820; Inicialmente químico; Michel Faraday (1791 1867) Um magneto exerce uma função mecânica sobre um condutor percorrido por uma corrente elétrica; Relação entre eletricidade e magnetismo. 1831 principio da indução eletromagnética; 1832 desenvolveu o dínamo. Primeiro motor eletromagnético.
Michael Faraday (1791 1867) Descobriu o campo elétrico e o campo magnético junto ao pesquisador Heinrich Lenz; 1832 desenvolveu o dínamo. Primeiro motor eletromagnético. Unidades de medida faraday (F) henry (H).
André-Marie Ampère (1775 1836) Relações entre correntes paralelas circulando em condutores próximos; Dois condutores percorridos por correntes elétricas exercem ação um sobre o outro; 18 de novembro de 1820; Princípios científicos do eletromagnetismo; Eletroímã; Unidade de corrente elétrica ampère (A).
George Simon Ohm (1789 1854) 1827; Lei de Ohn; Para um condutor mantido em temperatura constante a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante; Unidade de medida Ohm (Ω).
Samuel Morse (1791 1872) 1837; Inventor do telégrafo; Sistema de comunicação a distancia baseado na emissão de pulsos eletromagnéticos; Criador do código morse; 1844 foi realizada a primeira instalação de linha telegráfica entre as cidades de Washington e Baltimore nos Estados Unidos. Em 1851 foi instalado o primeiro cabo submarino interligando dois países (França e Inglaterra); Em 1866 foi inaugurado o primeiro cabo submarino intercontinental, que interligava a Inglaterra e os Estados Unidos.
Hippolyte Pixxii (1808 1835) 3 de setembro de 1832 realizou a apresentação de seu protótipo na Academia de ciência de Paris; Protótipo de gerador de energia mecânica; Marcou o inicio de invenções na área do eletromagnetismo.
Alexander Graham Bell (1847 1922) Inventor do telefone; 1876; Substituindo o telégrafo.
Thomas Edison (1847 1931) Grande inventor: Lâmpada elétrica incandescente Telégrafo duplex; Fonografo; Preocupado na produção de inventos em massa. Em 1881 constituiu a primeira rede de transmissão elétrica na cidade de Nova York, e em 1882 na cidade de Londres;
Nikola Tesla (1859 1943) Maquina do raio da morte; Corrente elétrica alternada; Instalação do sistema hidroelétrico nas cataratas do Niagra; Inventor do transformador; Desenvolvimento da bobina tesla (1981); Primeiro sistema de energia alternada inaugurado em 1895 pela companhia Westinghouse; Lâmpada fluorescente.
Nikola Tesla
Em 13 de maio de 1884, o AIEE nasceu em Nova York Nikola Tesla, Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Elihu Thomson, Edwin J. Houston, entre outros juntamente com IRE surge o IEEE em 1963
Conclusão Através desse trabalho concluísse que a engenharia possuiu um papel de estrema importância para o desenvolvimento da humanidade, atuando desde a era paleolítica. É possível perceber também seu desenvolvimento marcado por vários nomes, que com suas descobertas colaboraram para a formação da profissão.
Livros: Referências: Bazzo, Pereira; 2006 - Introdução a Engenharia Telles, 1984 - História da Engenharia no Brasil Inep, 2010 Engenharias da área da eletricidade vol. III Battaglin, Barreto; 2011 - Revisitando a história da Engenharia elétrica Artigos: Farias; Sellitto; 2011 - Uso da energia ao longo da história: evolução e perspectivas futuras. Links: Introdução a Engenharia Elétrica Monografia Eng. Elétrica CONFEA IME
OBRIGADO!!!