INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA
|
|
|
- Ivan Peixoto Guterres
- 6 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA AULA 02: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA ENGENHARIA ELÉTRICA PROFª MAUREN POMALIS ENGENHARIA ELÉTRICA - 1 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2018/2
2 EMENTA Perspectivas Históricas A profissão do(a) Engenheiro(a) Carreiras Técnicas na Engenharia Elétrica Criatividade na Engenharia Pesquisa Tecnológica Projeto em Engenharia Elétrica: Modelagem Especificação Restrições Análise Alternativas de Solução Simulação Otimização Decisão Comunicação Comunicação Técnica Escrita Comunicação Técnica Oral Comunicação Gráfica Marketing Profissional
3 CALENDÁRIO Sema na Data Tema da aula e/ou Conhecimentos e/ou Atividades de ensino e de avaliação e/ou Recursos e/ou Leituras 1 08/ago Introdução Aula Introdutória: Apresentação, apresentação da disciplina, ementa e calendário. 2 15/ago Histórico da Engenharia 3 22/ago Profissão Engenheiro(a) Carreira técnica 4 29/ago Criatividade e Pesquisa 5 05/set Início Apresentações (Preparação de apresentação em grupo - tema: Projeto Eng. Elétrica) 6 12/set Início Apresentações (1 2 3) 7 19/set Apresentações ( 4 5 6) 8 26/set Apresentações (7 8 9) 9 03/out Comunicação Técnica Oral
4 CALENDÁRIO 10 10/out Comunicação Técnica Escrita 11 17/out Finalização Apresentações (entrega Relatório referente às apresentações feitas) Considerações que se fizerem necessárias 12 24/out Confecção trabalho escrito individual (tema: Livre, mas correlatos IEE) Pesquisa na Biblioteca 13 31/out Projeto em Engenharia Elétrica -Entrega trabalho escrito individual (nas normas ABNT) 14 07/nov Comunicação Gráfica 15 14/nov Marketing Pessoal 16 21/nov Mercado 17 28/nov Atualidades/inovações 18 05/dez Recuperação
5 GRUPOS 9 grupos de 5 pessoas Grupo 1: Modelagem em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 2: Especificação em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 3: Restrições em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 4: Análise em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 5: Alternativas de Solução em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 6: Simulação em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 7: Otimização em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 8: Decisão em Projeto de Engenharia Elétrica Grupo 9: Comunicação em Projeto de Engenharia Elétrica
6 GRUPOS: Grupo Alunos Data de apresentação /setembro /setembro /setembro
7 AVALIAÇÃO Seminário + Trabalho Participação em aula (5%) N= S 1 *50 + T 1 *45 + P*5 N >= 60 N=nota da disciplina S 1 =seminário grupo (apresentação e relatório) min 15 pag. total T 1 =trabalho individual (relatório) min 15 pag. Total P = participação e tarefas de aula Recuperação >= 60
8 HISTÓRICO DO TERMO ENGENHEIRO(A)/ENGENHARIA
9 HISTÓRICO DO TERMO ENGENHEIRO(A)/ ENGENHARIA A primeira referência documentada ao termo Engenheiro remonta do início dos tempos Romanos. 27 A.C. Na época, a expressão Latina ingenium era usada sugerindo um atributo engenhoso a algum objeto ou pessoa. Em seguida, o termo foi usado para caracterizar um equipamento engenhoso e útil para propostas importantes.
10 HISTÓRICO DO TERMO ENGENHEIRO(A)/ ENGENHARIA E então seu termo derivado, ingeniator, foi utilizado para pessoas que possuiam uma mente inovadora e mãos hábeis para fabricação de tais equipamentos.
11 HISTÓRICO DO TERMO ENGENHEIRO(A)/ ENGENHARIA Apesar dos romanos darem nome à pessoas inteligentes e hábeis, eles não inventaram a prática de fabricar dispositivos úteis e engenhosos. O instinto primitivo para artefatos inovadores e as habilidades necessárias para suas criações emergiram nos primeiros movimentos da imaginação humana. Desde a pré história
12 HISTÓRICO DO TERMO ENGENHEIRO(A)/ ENGENHARIA Construindo ferramentas a partir de pedras; Vasilhas e cumbucas para acomodação de alimentos; Lanças para a caça; Cabanas para abrigo e moradia; Etc
13 LINHA DO TEMPO DAS DESCOBERTAS DA ENERGIA ELÉTRICA
14 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Também remonta de tempos antigos a história da engenharia elétrica. Os chineses em 2637 A.C. já conheciam a pedra magnetita e suas propriedades. É datado de 1080 D.C. um texto chinês a respeito da bússola magnética. Os gregos conheciam a magnetita e também construíram bússolas em torno de 624 a 558 A.C. Além disso os gregos conheciam as propriedades do âmbar, que ao ser atritada adquiria poder de ímã. Tales de Mileto fez diversos apontamentos a respeito da eletricidade estática. Tales de Mileto (624 a.c a.c.)
15 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Na França, em 1269, Pierre Pèlerin de Maricourt fez experimentos com ímãs e escreveu a Epístola do Magneto, que continha a primeira explicação detalhada da bússola. A base do trabalho sobre o magnetismo desenvolvido por William Gilbert no séc. XVI foi baseado na Epístola de Magneto. Gilbert foi o primeiro a usar os termos de força elétrica, atração elétrica, e pólo magnético. Ele publicou uma obra em 1600, chamado De Magnete, Magneticisque Corporibus, et de Magno Magnete Tellure. Willian Gilbert ( )
16 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA E em 1733 Charles François du Fay verificou que duas porções de um mesmo material poderia repelir-se ou atrair-se de outros materiais, dependendo do carregamento elétrico de cada (carga elétrica) Na mesma época, mas nos EUA, por volta de 1752, Benjamin Franklin conceituou carga elétrica e nomeou em positiva e negativa. Charles Du Fay ( ) Benjamin Franklin ( )
17 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA O Sumérios, povo que vivia próximo dos rios Tigre e Eufrades, trabalhavam com materiais condutores, como o cobre, a prata e o ferro em torno de 2500 A.C. Muitas vezes, utilizaram técnicas de deposição de prata sobre vasos de cobre, vasos estes, utlizados em rituais sagrados. Alguns autores consideram a prática digna de registro na área especializada em Eng. Elétrica, embora a descoberta da eletrodeposição, ou galvanização, tenha sido atribuída a Galvani em Luigi Galvani ( )
18 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Outro povo que conhecia os materiais condutores e além destes, também os isolantes, são os Partias, que viveram no séc. III A.C. em Pártia, atual região do Irã. O betume (tipo de petróleo em rocha, material utilizado na pavimentação de estradas, fabricação de borracha, etc.) e a argila seca foram os materiais isolantes que auxiliaram na construção da, talvez, primeira bateria elétrica, a chamada Bateria de Bagdá.
19 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Esse artefato foi descoberto por arqueólogos numa vila em Bagdá em torno de Porém, em 1801 foi atribuído a Volta o título de inventor da bateria elétrica (pilha). Bateria de Bagdá Bateria de Volta Alessandro Volta ( )
20 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Em 1819, Hans Christian Oersted, descobriu que as correntes elétricas podiam criar campos magnéticos. Esta foi uma grande contribuição para o eletromagnetismo. Hans Oersted ( )
21 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Em torno de 1820, Humphry Davy inventou a lâmpada a arco, largamente utilizada nas ruas após ajustes necessários. Seu assistente era Michael Faraday. Davy (Humphry) ( )
22 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Em 17 de outubro de 1831 demonstrou que era possível converter energia mecânica em energia elétrica. Foi a primeira demonstração de um dínamo, que veio a ser o principal meio de fornecimento de corrente elétrica. Em máquinas elétricas, dínamo é um aparelho que gera corrente contínua (CC), convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética. Se estabeleceram os princípios de geradores e motores. Michael Faraday ( )
23 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Joseph Swan em 1850 começou a trabalhar em uma lâmpada utilizando filamentos de papel carbonizado em um bulbo de vidro evacuado. Em 1860 ele foi capaz de demonstrar um dispositivo de trabalho, e obteve uma patente britânica A lâmpada incandescente era de filamento de carbono. No entanto, a falta de um bom vácuo e uma fonte adequada elétrica resultou em uma lâmpada eficiente com uma vida útil curta. Joseph Swan ( )
24 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Thomas Edison em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas elétricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta. Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública. Thomas Edison ( )
25 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Nikola Tesla é mais conhecido pelas suas muitas contribuições revolucionárias no campo do eletromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência elétrica em corrente alternada (CA), incluindo os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial. Tesla também atuou na invenção de transmissão sem fios (rádio) em Nikola Tesla ( )
26 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA Guerra das correntes Em 1903, houve uma disputa comercial entre Thomas Edison e o inventor Nikola Tesla. Um defendia o uso da corrente alternada e, o outro, da corrente contínua. Edison teve, então, a desumana ideia de eletrocutar animais, dentre eles uma elefanta, para convencer o público dos perigos da corrente alternada. Desta forma, Tesla foi o vencedor da "Guerra das Correntes", e tornou-se largamente respeitado como um dos maiores engenheiros da área.
27 HISTÓRICO DA ENGENHARIA ELÉTRICA
28
29 TAREFA Na área da Engenharia Elétrica, a partir da chamada Guerra das correntes até o presente momento, ou seja, no último século. Pesquise tecnologias, invenções, avanços, etc e discuta, na SUA opinião: 1. Principais (ou mais interessantes) inventos que surgiram em consequência ou concomitantem ente com a eletricidade 2. Principais (ou mais esforçados) nomes de pesquisadores contemporâneos 3. Principais(ou mais reconhecidas) empresas relacionadas com engenharia e/ou energia elétrica 4. Principais mudanças mundiais devido à ela. 5. Principais expectativas futuras devido à tecnologia
30 Se queres dar ordens à natureza primeiro é preciso saber obedecê-la. Francis Bacon ( )
31 Referências Bibliográficas Engineering in Time. Harms, A. A.; Baetz, B. W.; Volti, R. R. Ed. Imperial College Press, London, England, Revisitando a História da Engenharia Elétrica. Battaglin, P. D.; Barreto, G. Revista de Ensino de Engenharia, Vol. 30, n Revisão histórica dos pensadores na área de Engenharia Elétrica.
Eletrostática, Eletrodinâmica e. Eletromagnetismo.
Eletricidade : A Eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas. Ela é dividida em três partes: Eletrostática, Eletrodinâmica e Eletromagnetismo. Eletricidade : Eletrostática
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE Descoberta: Ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, Tales de Mileto observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
CARGAS ELÉTRICAS AULA 01
CARGAS ELÉTRICAS AULA 01 Professor Jocemar Bueno www.maisfisica.com [email protected] http://www.maisfisica.com +AULA 01 Linha do Tempo A história sempre nos ensina como uma série de eventos podem
AULA 01 - COMPLEMENTO LINHA DE TEMPO ELETRICIDADE AUTOR: JOCEMAR F. BUENO
AULA 01 - COMPLEMENTO LINHA DE TEMPO ELETRICIDADE AUTOR: JOCEMAR F. BUENO A história sempre nos ensina como uma série de eventos podem nos levar até o caos ou até a ordem e paz. Na eletricidade é importante
Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões
Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Ao final dessa aula você Conhecerá o início do estudo da eletricidade e magnetismo Saberá de alguns dos cientistas que tiveram um papel no desenvolvimento
Tópicos da História da Física Clássica
Tópicos da História da Física Clássica Eletromagnetismo Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 314 e-mail: [email protected] http://www.fma.if.usp.br/~rivelles
175 anos de Engenharia Elétrica
MOMENTO MAGNÉTICO Semana James Clerk Maxwell 175 anos de Engenharia Elétrica EPUSP Setembro 2006 1 MOMENTO MAGNÉTICO Eletromagnetismo: Uma biografia não autorizada José Roberto Cardoso EPUSP Setembro 2006
Eletricidade e Magnetismo
Eletricidade e Magnetismo De Gilbert à Faraday e Maxwell Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo e-mail: [email protected] http://www.fma.if.usp.br/~rivelles Convite à
O que é a eletricidade?
O que é a eletricidade? Vídeo 1 Esses são fenômenos naturais atualmente conhecidos como manifestação da eletricidade, porém antigamente não se sabia disso. O que era a eletricidade? O âmbar atrai pedaços
Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões
Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Primeiras observações da eletricidade Por volta de 600 a.c. o filósofo grego Tales de Mileto notou que ao se atritar pele animal com o âmbar, ele passava
Transmissão de Energia Elétrica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Transmissão de Energia Elétrica Aula: 02 Considerações sobre SEP P r o f. F l á v i o V a n d e r s o n G o m e s E - m a i l : f l a v i o. g o m e s @ u f j f. e
Eletricidade e Magnetismo I
Eletricidade e Magnetismo I Magnetismo Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 314 e-mail: [email protected] http://www.fma.if.usp.br/~rivelles
INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA AULA 03: PROFª MAUREN POMALIS [email protected] ENGENHARIA ELÉTRICA - 1 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2018/2 A palavra engenheiro vem do latim ingenium, que significa engenho:
História da eletricidade
Miguel Neta, fevereiro de 2019 História da eletricidade [Imagem: thoughtco.com] Eletricidade? Eletricidade da palavra grega élektron (âmbar). História da eletricidade 2 a.c. Tales de Mileto descreveu a
Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo. Essa teoria baseia-se nos seguintes princípios:
Eletromagnetismo Prof. lucasmarqui Quando se fala em magnetismo, logo vem à cabeça a imagem de um ímã, polos positivos e negativos e, é claro, das aulas de Física da escola e os resumos feitos sobre eletromagnetismo.
FORÇAS ELÉCTRICAS E CAMPOS
FÍSICA 12º ANO FORÇAS ELÉCTRICAS E CAMPOS - 2014 HISTÓRIA 2 1 HISTÓRIA Chineses Documentos sugerem que o magnetismo foi observado 200 a.c. Gregos Observaram fenómenos eléctricos com o âmbar (electron)
HISTORIA DA ELETRICIDADE
1 HISTORIA DA ELETRICIDADE RESUMO OS PRIMEIROS PASSOS Grécia Antiga - Tales descobre as propriedades do âmbar. Ásia Menor descobre-se as propriedades de um pedaço de rocha atrair pequenos pedaços de ferro
História da eletricidade
Miguel Neta, fevereiro de 2019 História da eletricidade [Imagem: thoughtco.com] Eletricidade da palavra grega élektron (âmbar). História da eletricidade 2 Tales de Mileto descreveu a atração da palha pelo
História da eletricidade
[Imagem: thoughtco.com] Eletricidade da palavra grega élektron (âmbar). Tales de Mileto descreveu a atração da palha pelo âmbar friccionado e a atração do ferro pela pedra da magnésia (magnetite). Tales
FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS
FÍSICA III PROFESSORA MAUREN POMALIS [email protected] ENG. ELÉTRICA - 3 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2017/1 SUMÁRIO Apresentação pessoal Apresentação da disciplina Revisão: Conceitos básicos e Carga
Eletricidade e Magnetismo I (Eletromagnetismo)
Eletricidade e Magnetismo I (Eletromagnetismo) Histórico 1 Fenômenos elétricos - Eletricidade Inpe: 1.672 pessoas morreram no país atingidas por raios entre 2000 e 2013. Ao menos 30 pessoas morreram atingidas
Eletricidade. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson
Eletricidade Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Eletricidade Ementa Proposta 1. Fundamentos de eletricidade: Histórico; Materiais isolantes, condutores
Bacharelado em Engenharia Civil
Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Física III Prof a.: D rd. Mariana de F. Gardingo Diniz [email protected] EMENTA Carga elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico.
Eletricidade e Magnetismo I
Eletricidade e Magnetismo I Eletrostática Victor O. Rivelles Instituto de Física da Universidade de São Paulo Edifício Principal, Ala Central, sala 314 e-mail: [email protected] http://www.fma.if.usp.br/~rivelles
Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo
Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas
A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb Aula - 1
A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb Aula - 1 Prof. Paulo Krebs Departamento de Física IFM - UFPEL História O estudo da eletricidade e do magnetismo remonta aos gregos antigos e tomou grande impulso no
H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1
H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 Técnico em Eletromecânica - Agosto o de 2009 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 Eletrostática: CONTEÚDO Átomo-Lei
Engenharia: Perspectivas históricas
Engenharia: Perspectivas históricas Discentes: Carine Souza, Igor Cenedese, Luís Terto e Neumuel Silva Docente: André do Amaral Penteado Biscaro Curso: Engenharia Elétrica primeiro semestre Introdução
FÍSICA III FÍSICA III BIBLIOGRAFIA BÁSICA
04/02/2015 FÍSICA III FÍSICA III Estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.
Desenvolvimento Histórico da Eletrostática
Desenvolvimento Histórico da Eletrostática Professoras: Suzana Salem Vasconcelos Valéria Silva Dias Estudante: Guilherme Ventura Bondezan Mas... Qual foi o primeiro registro de eletrostática? Qual foi
Física Geral e Experimental -4 Eletricidade
Física Geral e Experimental -4 Eletricidade Ementa do Curso Introdução: Processos de Eletrização Lei de Coulomb e aplicações Campos Elétricos de distribuições discretas/contínuas de cargas A Lei de Gauss
Prof. Renato M. Pugliese. EME Prof. Vicente Bastos SESI Vila Carrão - CE379. Física 3º ano Aula 1. Apresentação
Aula 1 Apresentação 1. Recepção à escola. 2. Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 3. Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1º ano 2º ano 3º ano Mecânica / Astronomia / Gravitação
Eletricidade Professor Pisciotta
Eletricidade O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.c, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem
Eletromagnetismo aula 01. Maria Inês Castilho
Eletromagnetismo aula 01 Maria Inês Castilho Introdução ao eletromagnetismo Os primeiros registros sobre eletricidade, são de Tales de Mileto (600 a.c). O magnetismo era observado na magnetita. O eletromagnetismo,
HISTÓRIA DA ESCOLHA DA CORRENTE ALTERNADA
HISTÓRIA DA ESCOLHA DA CORRENTE ALTERNADA Joaquim Eloir Rocha 1 Referência https://pt.wikipedia.org/wiki/guerra_das_correntes https://en.wikipedia.org/wiki/utility_frequency Joaquim Eloir Rocha 2 Guerra
INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENG. ELÉTRICA AULA 10 COMUNICAÇÃO ORAL E PESQUISA TECNOLÓGICA PROFª MAUREN POMALIS [email protected] ENGENHARIA ELÉTRICA - 1 PERÍODO UNIR/Porto Velho 2018/2 CALENDÁRIO ATUALIZADO Semana
Eletromagnetismo I. Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de Imãs e Pólos Magnéticos
Eletromagnetismo I Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de 2006 Sumário 1 Magnetismo 1 1.1 Imãs e Pólos Magnéticos....................... 1 1.2 Campo Magnético Terrestre.....................
ELETROMAGNETISMO: da magia da eletricidade e do magnetismo à descoberta das ondas electromagnéticas
ELETROMAGNETISMO: da magia da eletricidade e do magnetismo à descoberta das ondas electromagnéticas Lucília Brito Departamento de Física da Universidade de Coimbra PARTE I Algumas considerações sobre a
DISCIPLINA: FISICA II - Eletricidade e Magnetismo. INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
DISCIPLINA: FISICA II - Eletricidade e Magnetismo http://cursos.if.uff.br/fisica2 INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1. Plano do curso: o que será visto em cada aula 2. As datas de todos exames 3. Os critérios de
Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.
Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. 1 O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; -
ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO
ELETRODINÂMICA E ELETROMAGNETISMO 20/10/2016 1 O QUE ESTUDAMOS AGORA? As causas e os efeitos das cargas elétricas em movimento, fundamentais nos dias de hoje pelo fato de possibilitarem o funcionamento
reduzida, dotadas de carga elétrica negativa e de valor absoluto igual a dos prótons.
Eletricidade História da eletricidade tem seu início no século VI a.c., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron
INTRODUÇÃO À ELETRÔNICA GERAL (Unidade 1)
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA GERAL INTRODUÇÃO
TRANSFORMADOR MONOFÁSICO. Prof. Nelson M. Kanashiro 1. N0ÇÕES DE ELETROMAGNETISMO I I. Densidade de Fluxo Magnético ou simplesmente Campo Magnético,
TRASFORMADOR MOOFÁSCO 1 0ÇÕES DE ELETROMAGETSMO Os materiais magnéticos, denominados como Magnetitas ou Ímãs Permanentes já eram conhecidos pelos gregos a mais de 2500 anos Certas pedras da região da Magnésia
ABORDAGEM HISTÓRICA DO ELETROMAGNETISMO. Palavras-chave: Eletromagnetismo. História. ensino. experimentos.
ABORDAGEM HISTÓRICA DO ELETROMAGNETISMO Wellisson Pires Lima 1, Antonio Luan Ferreira Eduardo 2, Marília Késsia dos Santos Souza 3, João Philipe Macedo Braga 4 Resumo: Na perspectiva de motivar o estudo
Física III IQ (Eletromagnetismo) Professor: José Roberto Brandão de Oliveira (IF/DFN) Ramal
Física III IQ 2014 (Eletromagnetismo) Professor: José Roberto Brandão de Oliveira (IF/DFN) [email protected] Ramal 91-7053 Sala 208 Linac/LAFN/DFN/IF (Portaria Ed. Oscar Sala/Pelletron) Hoje Sobre mim (pesquisa
Aula 1: A carga elétrica e a lei de. Coulomb. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica
Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral III Eletricidade Básica O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao serem atritados, determinados
Curso Técnico em Informática. Eletricidade
Curso Técnico em Informática Eletricidade Eletricidade Aula_01 segundo Bimestre Na aula de hoje... Conceitos básicos de magnetismo Materiais magnéticos e ferromagnéticos Grandezas eletromagnéticas Regras
FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE. Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos
FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ELETRICIDADE Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos [email protected] www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)
9º ano. Eletricidade
9º ano Eletricidade Eletricidade Origem remota (Gregos, âmbar...) Desenvolvimento rápido no século XIX e XX Atualmente é a base energética dos aparelhos tecnológicos comuns Futuro: microcircuitos, nanocircuitos
A estranha atração do magnetismo
A estranha atração do magnetismo Alberto Passos Guimarães Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Por que o magnetismo é um tema que fascina as pessoas? Olimpíada Brasileira de Física 25/03/17 1 Albert
Prof. Renato. ETEC de Vila Formosa ETEC Prof. Camargo Aranha SESI Carrão. Física 1ª. Série. Aula 1
Aula 1 1. Apresentação (Conhecimento / Reconhecimento) 1.1 Pessoal Nome, Formação, Profissão, Residência... 1.2 Disciplina (Levantamento / Classificação) Física 1ª. Série 2ª. Série 3ª. Série Mecânica /
ELETRICIDADE BÁSICA HISTÓRIA 17/06/2013. Eletricidade. Tudo depende do elétron. Professor : Juarez Alves Antunes. Tales de Mileto
ELETRICIDADE BÁSICA Professor : Juarez Alves Antunes Eletricidade Tudo depende do elétron HISTÓRIA O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.c, com o filósofo e matemático
Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi
Magnetismo Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi Tópicos de Física, Eng. Civil 2018 Magnetismo O que é magnetismo? Existem campos magnéticos na natureza? Como e quais são? Do que depende a força magnética? Como
Prof. Thiago Miranda de Oliveira
Prof. Thiago Miranda de Oliveira Dentre todos os fenômenos que ocupavam os físicos, a eletricidade foi o que trouxe mais contribuições fundamentais para a física no século XVIII. Os primeiros registros
Eletromagne tismo. Hans Christian Øersted. Experiencia de Hans Christian Øersted
Hans Christian Øersted Eletromagne tismo Experiencia de Hans Christian Øersted O físico, químico Dinamarquês(14 de agosto de 1777 9 de Março de 1851 77anos) Hans Christian Øersted é conhecido sobretudo
Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade
Unidade 3 Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo Nesta terceira unidade, você estudará os conceitos básicos em relação ao magnetismo e eletromagnetismo. Objetivos da Unidade Definir campo magnético; Definir
PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas
PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:
Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua
Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua Anna Carolina Carvalho Moreira de Oliveira Hugo do Val Freire Fernandes Luiz Cláudio Frederico Fernandez Thiago de Oliveira Silva 1-2 17 de Fevereiro
Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história CORPOS ELETRIZADOS E NEUTROS CARGA ELÉTRICA
Um pouco de história O conhecimento de eletricidade data de antes de Cristo ~ 600 a.c. Ambar, quando atritado, armazena eletricidade William Gilbert em 1600 conseguiu eletrizar muitas substâncias diferentes
Figura 1 - O pente que foi utilizado para pentear os cabelos atrai pequenos pedaços
CAPÍTULO 1 CARGAS ELÉTRICAS, ISOLANTES E CONDUTORES Cargas elétricas Em 1600, William Gilbert publicou um livro sobre eletricidade e magnetismo que é considerado o início da história moderna da eletricidade
FÍSICA III Professora Mauren Pomalis ENGENHARIA ELÉTRICA - 3º PERÍODO UNIR/PORTO VELHO 2017/1
FÍSICA III Professora Mauren Pomalis [email protected] ENGENHARIA ELÉTRICA - 3º PERÍODO UNIR/PORTO VELHO 2017/1 CAMPO MAGNÉTICO Campo Magnético Até o momento foram estudados assuntos relacionados
Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb
Aula : A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral III F-38 º semestre, 04 F38 S04 O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao serem atritados,
Sistema de Ignição e Elétrico do Motor - SEL. Prof. Ribeiro
Sistema de Ignição e Elétrico do Motor - SEL Prof. Ribeiro [email protected] http://eletricidade-no-ar.webnode.com Regras do jogo Carga horária de 8 aulas; Conteúdo elaborado ou/indicado pelo professor;
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS ITAJAÍ PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO Unidade Curricular:
Prof. Igor Dornelles Schoeller
Prof. Igor Dornelles Schoeller Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. Pedaços de magnetita encontradas na
Prof. Renato. EME Prof. Vicente Bastos SESI Carrão. Física 3ª. Série Aula 13
Aula 13 Circuitos Elétricos 1. Resistência dos materiais (R) Qualquer material oferece determinada resistência à fluidez das cargas (corrente elétrica). Bons condutores oferecem menos resistência, enquanto
ELETRICIDADE BÁSICA. 1 Evolução da Eletricidade
1 Evolução da Eletricidade ELETRICIDADE BÁSICA A palavra Eletricidade provém do latim electricus, que significa literalmente produzido pelo âmbar por fricção. Este termo tem as suas origens na palavra
ELETRICIDADE. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 20/10/2016 1
ELETRICIDADE 20/10/2016 1 Eletricidade é dividida em: Eletrostática: parte da Eletricidade que estuda as cargas elétricas em repouso. Eletrodinâmica: parte da Eletricidade que estuda as cargas elétricas
H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1
H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 Técnico em Eletromecânica - Julho de 2010 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 Eletrostática: CONTEÚDO Átomo-Lei
ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA. Estrutura atômica, Carga Elétrica e Eletrização
ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA Estrutura atômica, Carga Elétrica e Eletrização Professor: Danilo Carvalho de Gouveia Slides elaborados a partir da aula do prof. Amaury Menezes e referências complementares
Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo
Disciplina Eletrotécnica Tópico 01: Estudo de circuitos em corrente contínua (CC) Profa.: Ana Vitória de Almeida Macêdo Conceitos básicos Eletricidade Eletrostática Eletrodinâmica Cargas elétricas em repouso
Prof. Marcelo França
Prof. Marcelo França CARGA ELÉTRICA O estudo da Eletricidade remonta à antiga Grécia com as observações de Thales de Mileto (580 a.c. - 546 a.c.). Thales descreve a atração de pequenas sementes pelo (
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE ELETRÔNICA PLANO DE ENSINO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA GERÊNCIA EDUCACIONAL DE ELETRÔNICA PLANO DE ENSINO Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DIGITAIS Unidade Curricular: RETIFICADORES Código:
Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS
ÍMÃS Corpos que atraem Fe, Ni, Co (materiais ferromagnéticos) e suas ligas. Possuem duas regiões especiais: PÓLOS 1 CLASSIFICAÇÃO ímã natural: magnetita (região da magnésia Ásia menor Turquia Irã - Iraque
Após o estudo dos fenômenos elétricos,
Física Aula 7 Magnetismo e Indução Eletromagnética por Luiz Otávio Limurci Após o estudo dos fenômenos elétricos, nos quais a carga corpo tem fundamental importância, vamos analisar os fenômenos eletromagnéticos.
Eletricidade Básica. Eletricidade Básica. Educador Social: Alexandre Gomes. Face:
Educador Social: Alexandre Gomes E-mail: [email protected] Face: www.facebook.com/alexandreg11 História da Eletricidade A origem da palavra electricidade ou eletricidade é de Tales de Mileto,
FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO
FACULDADE PITÁGORAS MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos [email protected] www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE III Magnetismo Características dos imãs (polos)
Figura 1 Configuração do campo magnético de um ímã formado com limalha de ferro Fonte: Sciencepics/Shutterstock.com
FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA CONTEÚDOS Indução eletromagnética Lei de Faraday AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Nos capítulos anteriores deste material impresso, estudamos o comportamento de uma bússola
ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã.
ELETROIMÃ Parte I Shizue Shimizu Introdução Uma bobina quando percorrida por corrente elétrica, constitui um ímã. Portanto, a corrente elétrica tem efeito magnético. Com esta experiência, vamos verificar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ 1. Introdução Um solenoide conduzindo uma corrente elétrica constitui um eletroímã. Um solenoide
Exercícios - Magnetismo e Indução Eletromagnética
Exercícios - Magnetismo e Indução Eletromagnética 1. (Fuvest 2010) Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um soporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ìmã, em direção ao anel: A) Não
2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação
2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação ão: Geração de Corrente Alternada do professor Clóvis Antônio
CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade
Prof. D. Tonidandel (UFOP) Segurança em Eletricidade 04/01/2015 CAT124 Eletrotécnica Geral Segurança em eletricidade Prof. Danny A. V. Tonidandel Noções de segurança 4 de Janeiro de 1903: Para tentar mostrar
? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Mai-09 Dulce Godinho 1
? Para gerar uma corrente eléctrica, precisamos ou não de dispor de uma pilha ou de uma bateria? Mai-09 Dulce Godinho 1 Mai-09 Dulce Godinho 2 INTRODUÇÃO As primeiras observações de fenómenos magnéticos
