CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa
A CÉLULA
1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações químicas.
2 CITOESQUELETO Função: movimentação e resistência. Atuação Manutenção da Forma Celular Movimentos Celulares Microfilamentos de actina: contração e movimentação celular. Microtúbulos: centríolos, cílios, flagelos e fibras do fuso. Filamentos intermediários: queratinizados.
Filamentos 2 - CITOESQUELETO
3 - RIBOSSOMOS Consistem em grânulos de RNA ribossômico. Função: realizar a leitura da molécula de RNAm e promover a ligação de aminoácidos durante a síntese proteica.
3 - RIBOSSOMOS Podem ser encontrados livres ou aderidos ao retículo endoplasmático ou carioteca. Pode ocorrer a formação de Polirribossomos (Polissomo).
4 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO Consiste num sistema de membranas duplas lipoproteícas dispersas no citosol. Pode formar cisternas, vacúolos, túbulos e/ou vesículas de acordo com a necessidade celular. Tipos R.E. Liso (Agranular) R.E. Rugoso (Granular)
4.1 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO Constituído apenas por membranas, atuando na produção e transporte de substâncias. Função: síntese de lipídios e carboidratos em função de enzimas associadas.
4.2 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO Possuí Ribossomos aderidos a face externa das membranas. Função: síntese de proteínas. Associado a regiões de intensa função secretora (produção de enzimas digestivas e/ou anticorpos).
5 SISTEMA GOLGIENSE (COMPLEXO DE GOLGI) Organela subdividida em Dictiossomos, o qual é formado por um numero variável de cisternas dispostas de forma regular. Função: Secreção celular; Armazenamento e processamento de substâncias Lisossomos (ação interna). Vesículas de secreção (exocitose Membrana Plasmática).
Função: 5 SISTEMA GOLGIENSE (COMPLEXO DE GOLGI) Forma lamela média; Formação do Acrossomo; Formação do Lisossomo
5 SISTEMA GOLGIENSE (COMPLEXO DE GOLGI)
5 SISTEMA GOLGIENSE (COMPLEXO DE GOLGI) Atuam, por exemplo, em células acinopancreáticas (saco pancreático) e na secreção de muco de células caliciforme intestino e traqueia.
6 LISOSSOMO Consiste em vesículas de membrana lipoproteica que contém enzimas digestivas de todos os tipos.
7 PROXISSOMO Vesículas que atuam em substâncias tóxicas presentes na célula. Ocorre formação de resíduos (peróxido de hidrogênio), que sofre ação da enzima catalase. Local de ação: rim e fígado
8 Mitocôndria Função: Respiração Celular.
8 Mitocôndria Possuí DNA circular e Ribossomos próprios. ATPsintase: síntese de moléculas de ATP.
9 PLASTO Organela pigmentada ou não (leucoplasto) com funções distintas, sendo essas de acordo com o pigmento. CLOROPLASTO Função: Fotossíntese
9.1 CLOROPLASTO
TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA Diz que Cloroplastos e Mitocôndrias seriam resultado de uma associação simbiótica estabelecida inicialmente entre células eucarióticas e procarióticas (bactérias e cianobactérias).
TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA
TEORIA ENDOSSIMBIÓTICA Evidências: DNA próprio e circular; Divisão semelhante a organismos procariotos; Ribossomos próprios; Membrana dupla.
10 CENTRÍOLOS, CÍLIOS E FLAGELOS Centríolos: formados por uma rede de microtúbulos proteicos, os quais atuam em conjunto na formação do citoesqueleto. Atuam na formação de cílios e flagelos Cílios: curtos e numerosos. Flagelos: longos e escassos. Função: locomoção de organismos e do meio sobre os organismos.
11 - VACÚOLOS Consistem em cavidades delimitadas por membranas lipoproteicas. Tipos: Vacúolos de digestão intracelular; Vacúolos contráteis (pulsáteis); Vacúolos vegetais.
Diferenças entre células (Animal e Vegetal) ORGANELA CÉLULA ANIMAL CÉLULA VEGETAL PAREDE CELULAR AUSENTE PRESENTE CENTRÍOLO PRESENTE AUSENTE VACÚOLO AUSENTE (menor quantidade) PRESENTE LISOSSOMOS PRESENTE AUSENTE PLASTÍDIOS AUSENTE PRESENTE