UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano/ Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO Nome do Subprojeto: O PIBID COMO INSTRUMENTO DIRECIONADOR NA FORMAÇÃO DE DOCENTRS BASEADO NA REFLEXÃO-AÇÃO-TRANSFORMAÇÃO DE CONCEITOS E PROCESSOS BIOLÓGICOS Coordenador: CLÓVIS ROBERTO GURSKI Prof. supervisora: ELIS CRISTINA SLOMP Nome da Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANTÓNIO GONZAGA Licenciandos Bolsitas Nome E-mail Curso de licenciatura Ângela Tavares Martins an_gesinha@hotmail.com Ciências Biológicas Cristiane Wisnienski Ribeiro crisribeiro928@gmail.com Ciências Biológicas Fernando Diego Kaziuk fdkaziuk@gmail.com Ciências Biológicas Gabrielle Gan gabigan95@gmail.com Ciências Biológicas Mateus Maurer mateusmaurer_10@hotmail.com Ciências Biológicas DATA: término 17/07/14 DURAÇÃO: 3 semanas PARTICIPANTES/SÉRIE: Bolsistas PIBID
1. TEMA: Modelo didático célula bacteriana 2. OBJETIVO GERAL: O objetivo foi criar um modelo didático de célula bacteriana para auxiliar o ensino. 2.1 Objetivos Específicos: Representar de forma clara as estruturas da célula; Criar um material permanente para que possa ser utilizado também no futuro; Estimular o interesse dos alunos; 3. CONTEÚDO: Célula Procariótica Bacteriana. 3.1 Conteúdo Descrito: A utilização de recursos didáticos em sala de aula proporciona aos alunos uma aula dinâmica e interativa, sendo assim há várias técnicas que podem ser trabalhadas pelo educador. Na área de Biologia a utilização de modelos didáticos é essencial, pois se trata de estruturas microscopias o qual só pode ser observado no microscópico óptico, muitas vezes de difícil acesso ao professor. Amaral (2010) cita em seu trabalho que o manuseio do modelo de uma célula tridimensional pelos estudantes proporciona grande interesse e curiosidade. Essa forma lúdica de aprendizagem aproxima os estudantes dos conceitos aprendidos na teoria de forma prazerosa e significativa. A utilização de modelos didáticos complementa o estudo, de forma que conduzirá o educando a novas descobertas de forma prazerosa e acessível. Segundo Bizzo (2002), o livro didático pode e deve ser utilizado como um dos materiais de apoio, porém não ser o único material. Cabe ao professor, selecionar o melhor material disponível diante de sua própria realidade, onde as informações devem ser apresentadas de forma adequada à realidade dos alunos e utilizadas da melhor maneira possível.
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Confeccionamos um modelo didático usando como base uma garrafa PET cortada ao meio, revestida de biscuit, com estruturas também de biscuit. Passamos também uma camada de verniz para que aumentasse a durabilidade do modelo. 4.1.Recursos materiais e humanos: Bolsistas do PIBID; Massa de biscuit; Corantes de várias cores; Garrafa PET; Verniz; Tesoura. 5. RESULTADOS ESPERADOS: Pretendemos contribuir com a escola deixando um modelo didático permanente para que possa ser usado no futuro para facilitar o ensino do tema. Além de contribuir com o ensino dos alunos deixando-o mais compreensível. 6. CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO DOCENTE É inquestionável a necessidade do professor de biologia trabalhar seu conteúdo de forma prática para que o educando relacione o conteúdo dado com o seu cotidiano. Nesse quesito, modelos didáticos facilitam a compreensão por parte dos alunos na maioria dos temas. É um recurso didático que pode ser facilmente utilizado em sala de aula.
7. REFERÊNCIAS AMARAL, S. R.; COSTA, F. G. Estratégias para o ensino de ciências: Modelos tridimensionais uma nova abordagem no ensino do conceito de célula. Universidade Estadual de Maringá, 2010. Disponível em:<www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1864-8.pdf>. Acesso em: 04 jul. 14. BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2002. 8. ANEXOS (Fotos, vídeos, etc).
Porto União, 17 de Julho de 2014. ELIS CRISTINA SLOMP Professor Supervisor CLÓVIS ROBERTO GURSKI Coordenador Subprojeto