DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

Documentos relacionados
DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

DIREITO DO TRABALHO II material 05. (Lázaro Luiz Mendonça Borges)

ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego. Conteúdo Programático desta aula

DIREITO DO TRABALHO II. - Aula 3 Estabilidade x Garantia de Emprego - DECENAL - GESTANTE E ACIDENTADO. Conteúdo Programático desta aula

AVISO-PRÉVIO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIÇO - LEI Nº /2011 IMPLICAÇÕES TRABALHISTAS

Estabilidade e. Direito do Trabalho. Garantias Provisórias do Emprego


Direito do Trabalho p/ TRT-CE Prof. Antonio Daud

INDENIZAÇÃO ADICIONAL - DEVIDA NA DESPEDIDA ANTES DA DATA-BASE

ESTABILIDADE PROVISÓRIA Prof. Me. Adeilson Freitas

Parecer Consultoria Tributária Segmentos. Quando o empregado é demitido no período de 30 (trinta) dias que antecede a data-base

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

SUMÁRIO AGRADECIMENTOS... 5 APRESENTAÇÃO VERBAS DEVIDAS NO TÉRMINO DO CONTRATO...11

SÚMULAS DO TST EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO. Questões essenciais relativas aos contratos de emprego. Estabilidade e garantias provisórias no emprego. Prof.

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

PARECER Nº, DE RELATORA: Senadora LÍDICE DA MATA I RELATÓRIO

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios.

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (5ª Turma) GMCB/ean

ESTABILIDADE DO EMPREGO X ESTABILIDADE NO EMPREGO

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

PRINCIPAIS ESTABILIDADES PREVISTAS NO DIREITO DO TRABALHO:

VI Exame de Ordem (OAB ) Comentários à prova de Direito do Trabalho

DIREITO DO TRABALHO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Aviso Prévio Misto

A ESTABILIDADE DA APRENDIZ GESTANTE E

O professor Douglas Caetano comentou as questões de Direito do Trabalho do concurso TST Confira abaixo e pratique!

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

NOVO TRCT Portaria 2.685/2011;

3ª Vara do Trabalho de Taguatinga - DF QNC 4, TAGUATINGA NORTE (TAGUATINGA), BRASILIA - DF - CEP:

GESTANTE. AVISO PRÉVIO INDENIZADO. PROJEÇÃO. GARANTIA DE EMPREGO.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO. Férias. Prof. Hermes Cramacon

O reclamante iniciou a prestação de serviços em favor da primeira reclamada em 02/01/2012. No entanto, mesmo trabalhando sob

Disciplina: Direito e Processo do Trabalho 3º Semestre Professor Donizete Aparecido Gaeta Resumo de Aula. 16º Ponto Estabilidade

ESTUDO DIRIGIDO 9 RESPOSTAS

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO. Direitos Trabalhistas que Surgem com o. Acidente do Trabalho. Professor: Dr.

EMPREGADO (ART. 3) EMPREGADOR (ART. 2) Lei /16 Proíbe revista íntima do empregador em funcionários e clientes.

Confira a autenticidade no endereço

DIREITO DO TRABALHO. Cessação do contrato de emprego. Extinção do contrato de emprego: modalidades. Prof. Cláudio Freitas

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL

SISTEMA DE INDENIZAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) DIREITO DO TRABALHO II. Aula 2 Indenização do tempo de serviço. Conteúdo Programático desta aula

Transcrição:

DIREITO DO TRABALHO II AVISO PRÉVIO

CLT ART. 487 PRÉVIO Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de: I - oito dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.

AVISO PRÉVIO caráter meramente receptivo não pode negar a receber; dação cabível tanto pelo empregador e empregador; possível rescisão indireta CLT art. 487 4º.;

AVISO PRÉVIO CONCEITO: ART 487

AVISO PRÉVIO

FORMAS DEVE SER EXPRESSO Na dispensa = Trabalhado ou Indenizado opção do empregador; No pedido de demissão = Trabalhado

IRRENUNCIABILIDADE AVISO PRÉVIO É IRRENUNCIÁVEL O empregador não pode deixar de pagá-lo sob alegação que empregado pediu dispensa do prazo. Exceção novo emprego (Súmula 276 C.TST)

Súmula 276 TST AVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego.

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL

AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL CF art. 7º.XXI-aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei; MÍNIMO 30 MÁXIMO 90 DIAS Lei 12.506/2011-Art. 1 o O aviso prévio, (...) será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa. Parágrafo único. Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias

NT 184/2012

NT 184/2012 A proporcionalidade do aviso prévio se aplica exclusivamente em benefício do trabalhador. (NT 184/2012 ITEM II e Conclusão 2) EX : Empregado com 20 anos de casa-quantos dias de aviso? No pedido de demissão = 30 DIAS. Na dispensa = 90 DIAS.

CONTAGEM SÚMULA 380 TST AVISO PRÉVIO. INÍCIO DA CONTAGEM. ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 - Aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento. (ex-oj nº 122 da SBDI-1 - inserida em 20.04.1998)

EFEITOS 1- Redução de Jornada: duas horas por dia ou 7 (sete) dias corridos (na dispensa/iniciativa do empregador).art. 488 único CLT 2- Integração ao Contrato contado para todos efeitos legais (valores e direitos mesmo que indenizado)

SÚMULA 73 TST DESPEDIDA. JUSTA CAUSA A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória.

SÚMULA 371 TST AVISO PRÉVIO INDENIZADO. EFEITOS. SUPERVENIÊNCIA DE AUXÍLIO-DOENÇA NO CURSO DESTE: A projeção do contrato de trabalho para o futuro, pela concessão do aviso prévio indenizado, tem efeitos limitados às vantagens econômicas obtidas no período de pré-aviso, ou seja, salários, reflexos e verbas rescisórias. No caso de concessão de auxílio-doença no curso do aviso prévio, todavia, só se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefício previdenciário. (ex-ojs nº s 40 e 135 da SBDI-1 inseridas, respectivamente, em 28.11.1995 e 27.11.1998)

GESTANTE CLT ART. 391-A. Art. 391-A. A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

SÚMULA 244 TST GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISÓRIA (redação do item III alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - O desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade (art. 10, II, "b" do ADCT). II - A garantia de emprego à gestante só autoriza a reintegração se esta se der durante o período de estabilidade. Do contrário, a garantia restringe-se aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade. III - A empregada gestante tem direito à estabilidade provisória prevista no art. 10, inciso II, alínea b, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, mesmo na hipótese de admissão mediante contrato por tempo determinado.

SÚMULA 348 TST AVISO PRÉVIO. CONCESSÃO NA FLUÊNCIA DA GARANTIA DE EMPREGO. INVALIDADE (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 É inválida a concessão do aviso prévio na fluência da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos.

o Empregado pratica falta grave no curso do aviso? R. Incide em Justa Causa - Súmula 73 o Empregado entra em auxílio doença no curso do aviso? R. Suspende o aviso volta a contar no término da licença - Súmula 371 o Empregada fica grávida no curso do aviso? R. Adquire estabilidade gestante Súmula 244 o Empregado é detentor de estabilidade e foi dispensado. Qual efeito? R. Aviso inválido Súmula 348.

CLT ART. 489 Art. 489 - Dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar ou não a reconsideração. Parágrafo único - Caso seja aceita a reconsideração ou continuando a prestação depois de expirado o prazo, o contrato continuará a vigorar, como se o aviso prévio não tivesse sido dado.

BAIXA NA CTPS OJ 82 SDBI I AVISO PRÉVIO. BAIXA NA CTPS ) A data de saída a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado.

CLT arts. 487 1º. e 2º. CLT art. 487 1º - A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço. 2º - A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.