China o Império do Meio
* Em mais ou menos 3000 a.c. Rios Yangtse-Kiang (Rio Azul) e Hoang-ho (Rio Amarelo); * Agricultura, pecuária e artesanato; * Canais de irrigação, diques Grande Canal com mais de 2000 km de comprimento;
* Plantações nas montanhas - Terraços
Em mais ou menos 1500 a.c. o território era governado por vários reis cada rei queria dominar mais territórios mais riqueza e gente para explorar. Comandantes militares nobres apoiavam o rei, mas também poderiam derrubá-lo gerando insegurança política. Em 221 a.c. o rei Ying Zheng submeteu a todos e tronou-se o chefe supremo Imperador da China. Imperador = Filho do Céu Impôs sistema de escrita, unificou pesos e medidas. Deu nome de China ao grande país O Império do Centro (se achavam o centro do mundo). Ampliou exércitos.
A Muralha da China
Curiosidades: 1. A Grande Muralha da China começou a ser construída em 215 a.c. O imperador Qin Shihuang a ergueu para proteger a região da invasão de nômades vindos do norte. 2. Os últimos trechos da obra foram erguidos por volta de 1568. A obra demorou 20 séculos para ser finalizada. 3. A Muralha da China foi apelidada de "o maior cemitério do mundo" devido à quantidade de pessoas que morreram durante sua construção. Foram contabilizadas mais de um milhão de mortes decorrentes das obras do monumento. 4. Ela se estende por 5.000 quilômetros, atravessando 9 províncias e 100 condados. 5. Possui 7,8 metros de altura. Seu topo tem em média 5,8 metros de largura.
6. Em algumas partes da construção, as pedras marrons foram substituídas por gesso calcário. A medida faz parte da política das províncias de modernizar a obra. 7. A Muralha da China não é um muro único e contínuo - foi feito em segmentos. A erosão destruiu boa parte da muralha. Em determinados pontos, ela chegou a ser soterrada pela areia. 8. Em 7 de julho de 2007, a muralha foi eleita uma das novas 7 Maravilhas do Mundo. O monumento foi o mais votado. 9. Em 2009, um novo estudo concluiu que a Grande Muralha da China tem 8.850 quilômetros de comprimento - até então, o tamanho oficial da muralha era de 5.000 quilômetros. É a mais longa estrutura já construída pelo homem. A pesquisa foi feita pela Administração Estatal de Patrimônio Cultural e pela Administração Estatal de Topografia e Cartografia, e levou 2 anos para ser feita. 10. Ao contrário do que diz a crença popular, a Muralha da China não pode ser avistada da Lua. Quem primeiro publicou o boato foi a revista norte-americana The Century, em 1893. E quem desmentiu o fato foi Yang Liwei, o primeiro chinês a viajar para o espaço.
* Em 1215 Gengis Khan conquistou a China e passou a dominar a Ásia Central e parte da Pérsia. Seu neto Khubilai Khan completou a conquista tornando-se senhor de toda a China, Mesopotâmia e Pérsia seu gigantesco império ia da Ásia até a Europa. Os dominadores absorveram grande parte da cultura da China.
Economia e sociedade: Plantavam arroz, sorgo, frutas e verduras. Amoreiras nas terras do Estado ou em latifúndios dos nobres criavam o bicho-da-seda.
Rota da Seda: A seda é feita por uma lagarta se enrola num casulo fios finíssimos, que trançados, viram a seda. A partir do ano 100 a.c. os chineses começaram a vender seus tecidos por uma rota que atravessava a Ásia Central, o norte da Índia, a mesopotâmia e chegava até a Síria (Mediterrâneo).
* Faziam objetos de bronze, osso, porcelana e jade.
Camponês entregava grande parte da produção ao Estado ou ao nobre. Moravam em cabanas de palha e barro. Eram convocados para as obras do Estado e nada recebiam. Luxo e requinte para os nobres: palácios adornados com ouro, vasos de porcelana, cortinas de seda, enfeites de pedras preciosas...tinha alimentação variada, enquanto o povo passava fome a História é repleta de revoltas.
Inventores: papel, bússola, estribos de cavalo, carrinho de mão, carimbo... Amavam poesia, o teatro, a dança e a música.
Escrita: * Não utilizavam o alfabeto, mas símbolos ideogramas Cada ideograma transmite uma ideia como um desenho.
Tao: O princípio de todas as coisas Século VI a.c. Lao-Tsé escreveu o livro Tao-te Ching afirmando que o Universo é feiro por dois princípios fundamentais: YIN e YANG são princípios opostos: YIN é o feminino (frio, molhado, escuro, ódio, estático) e o YANG é o masculino (quente, seco, claro, amor, dinâmico). Ele ensinou que todas as coisas tem YIN e YANG bem dosados = equilíbrio harmonia YIN e YANG são o TAO (vale para tudo na vida, da comida até uma batalha).
Medicina: Século XVI d.c. encontrados escritos em 42 volumes sobre ervas, descrevendo dois mil remédios (ex. flor de Artemísia para vermes, caulim para diarreia e ópio para dor. Preparados químicos: sulfato de sódio como purgante e ferro para anemia). Massagem: Do-in
Acupuntura: agulhas nos meridianos
Artes Marciais: * Em 520 a.c. Kung-Fu luta inspirada nos movimentos dos animais para a defesa.
Confucionismo: * Kung-fu Tsé (Confúcio) século V a.c. foi Mandarim (nobre com função no governo recebia educação especial) escreveu muitos livros com ideias que os nobres fizeram questão de divulgar entre a massa trabalhadora a harmonia só seria alcançada quando toda a população fosse educada para obedecer às tradições: o filho deve obedecer ao pai, o aluno ao mestre, os homens ao imperador, o camponês ao nobre em silêncio, sem resistência (o povo não pensar em se revoltar contra a injustiça social).
Horóscopo chinês: * O Ano Novo chinês é baseado no calendário lunar - é uma data móvel. A tradição do horóscopo chinês é ter um animal simbolizando cada ano.