PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES BLOG: PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES BLOG: PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM"

Transcrição

1 OS PERSAS PROFESSOR:TÁCIUS FERNANDES

2 LOCALIZAÇÃO Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar Irã.

3

4 Os persas formaram o maior império do Oriente Antigo, unificando vários povos do Crescente Fértil, suas fronteiras se estendiam do Mar Mediterrâneo até o Oceano Índico. Habitavam o planalto do Irã, situado a leste da Mesopotâmia, uma região semi-árida, com montanhas, ricas em minerais, desertos e poucos vales férteis, de clima seco, com grandes oscilações de temperatura.

5 Origem do Império Persa A partir de 2000 a.c., a região foi ocupada por povos de pastores e agricultores, vindos do sul da atual Rússia, que invadiram o planalto. Os medos fixaram-se ao norte do planalto do Irã, enquanto os persas se estabeleceram na parte sudeste, próxima ao golfo Pérsico.

6 Formação No século VIII a.c., os medos possuíam um reino com exército organizado, que dominava povos iranianos e persas, obrigando-os a pagar impostos.

7

8 Em 550 a.c. (séc. VI a.c.), Ciro, do clã persa dos aquemênidas, liderou uma rebelião contra os medos, vitorioso, reuniu sob seu domínio todas as tribos que habitavam o planalto iraniano. A partir daí, começou a formação do Império Persa. Ciro conduziu a Pérsia à expansão, conquistando várias regiões, solucionando o problema do aumento da população e da pequena produção agrícola na região.

9 Em 539 a.c., conquistou a Mesopotâmia. Por sua ordem, nesse mesmo ano, os judeus retornaram à Palestina, terminando assim o cativeiro da Babilônia.

10

11 Ciro morreu em combate, em 529 a.c., e foi sucedido pelo filho, Cambises, que com um grande exército conquistou o Egito, em 525 a.c., na batalha de Pelusa. Ao voltar para a Pérsia, Cambises morreu assassinado em uma revolta interna. Foi sucedido por Dario I ( a.c.).

12 Administração O sistema administrativo persa foi um dos mais eficientes da Antiguidade Oriental. O Império Persa era governado por uma monarquia absoluta teocrática. Possuía quatro capitais: Susa, Persépolis, Babilônia e Ecbátana.

13 A fim de combater as rebeliões, Dario I dividiu o Império Persa em 20 províncias denominadas Satrápias, e nomeou sátrapas, altos funcionários reais, para administrá-las.

14 O sátrapa era responsável pela arrecadação dos impostos em seu território. Uma parte dos tributos ele usava para manter a administração e o exército, a outra, ele enviava para o rei.

15 Para evitar traições, Dario I, enviava fiscais reais às Satrápias, conhecidos como os olhos e os ouvidos do rei, para fiscalizá-los.

16 Para garantir o controle do império, o rei possuía um poderoso exército e mandou construir uma rede de estradas ligando os grandes centros, que lhe permitiram mandar seus funcionários ou o exército de um extremo ao outro com relativa facilidade.

17 Ele organizou um eficiente sistema de correios e instituiu uma moeda, o dárico, cunhada em prata ou ouro, para facilitar as atividades comerciais.

18 O governo de Dario I não só marcou o apogeu do império (período compreendido entre o final do século VI a.c. e o início do século V a.c), mas também o início de sua decadência. O grande objetivo de Dario I era conquistar a Grécia; mas, em 490 a.c., foi derrotado pelas cidades gregas sob o comando de Atenas.

19 Xerxes, filho de Dario que o sucedeu no poder, também foi derrotado pelos gregos. Em 330 a.c., o Império Persa caiu sob o domínio de Alexandre, da Macedônia.

20 XERXES REI PESA

21 Economia e sociedade Baseava-se na agropecuária, com irrigação pela água das montanhas, na criação de gado e na exploração de minérios. A moeda era o dárico, cunhada em ouro, que estimulou o comércio e consequentemente o artesanato.

22

23

24 O comércio impulsionou a indústria de tecidos de luxo, jóias, mosaicos e tapetes de rara beleza. A sociedade persa era dividida em rígidas camadas sociais. No topo da sociedade estava o rei, abaixo do rei estavam os aristocratas (sacerdotes, nobreza e os grandes comerciantes). Depois, a camada média da população (pequenos comerciantes, artesãos e soldados).

25 Religião O profeta Zoroastro ou Zaratustra criou uma religião dualista, que afirmava ser o universo dividido entre um deus mau, Arimã; e um deus bom, Ormuz, que lutam até a vitória final do bem. Zoroastro viveu entre 628 e 551 a. C. Seus princípios estão contidos no livro sagrado denominado Zend-Avesta.

26 Os persas aceitavam a existência de duas divindades opostas, que estavam sempre em luta: Aura-Mazda (o Bem) era o deus da luz e criador das coisas boas da Terra e Arimã (o Mal) era o responsável pelas doenças e pelas desgraças do mundo, sendo o deus das trevas.

27 Reflexão e Ação

28 1- Quais as ações adotadas por Dário para manter unidas em um único império cerca de 10 milhões de pessoas?

29 2- Escreva um texto comentado a influência do zoroastrismo sobre o cristianismo.

30 3- Explique a expressão: olhos e ouvidos do rei.

31 4- Qual a função dos sátrapas?

32 5- Explique com suas palavras o termo: Guerras Médicas.

33 6- O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o a) império dos persas durante o reinado de Dario. b) império babilônico durante o governo de Hamurabi. c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops. d) reino de Israel sob o comando de Davi. e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.

34 7- Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao: a) Egito. b) Irã. c) Iraque. d) Libano. e) Israel.

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital FENÍCIOS ISRAEL EGITO IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IMPÉRIO PERSA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL

Leia mais

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA IDADE ANTIGA Fenícios e Persas Dentre os diversos povos que viveram na mesopotâmia e arredores, destacamos nessa aula o povo que chegou a formar um verdadeiro império sobre o Mar Mediterrâneo, os fenícios,

Leia mais

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus

Persas, fenícios e hebreus. Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus OS PERSAS Profa. Schirley Pimentel Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização:

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

História MARCOS ROBERTO

História MARCOS ROBERTO História MARCOS ROBERTO Persas, fenícios e hebreus Objetivos - Identificar aspectos políticos, sociais e culturais dos povos: - persas - fenícios - hebreus 1. O império persa - Localização: planalto do

Leia mais

Hebreus, Fenícios e Persas

Hebreus, Fenícios e Persas Hebreus, Fenícios e Persas Os hebreus são antepassados do povo Judeu; Os estudos sobre sua história se baseiam em textos da primeira parte da Bíblia, chamado por eles de Torá; A Torá Composta por 5 livros

Leia mais

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente

HISTÓRIA. aula Civilizações do Antigo Oriente HISTÓRIA aula Civilizações do Antigo Oriente Primeiras Civilizações Revolução Neolítica Domesticação de plantas e animais Nova dieta alimentar e início do sedentarismo Uso de metais e início de disputas

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos (séc. VII a.c.);

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 3

HISTÓRIA GERAL AULA 3 HISTÓRIA GERAL AULA 3 Nesta aula... Hebreus; Fenícios; Persas. Os Hebreus Povo de origem semita; Considerados antepassados dos judeus; Principais informações encontradas no Antigo Testamento; Fundadores

Leia mais

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina?

R.: b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: 02- Por que através da mumificação os egípcios desenvolveram a medicina? PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Heródoto, o principal historiador

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Teerã - capital EGITO FENÍCIOS ISRAEL IRAQUE Mesopotâmia REINO DA PÉRSIA IRÃ A PÉRSIA, ATUAL IRÃ, LOCALIZAVA-SE A LESTE DA MESOPOTÂMIA, Á MARGEM DO CRESCENTE FÉRTIL Reino da Média

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS CAPÍTULO 5 HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS Hebreus n Os hebreus eram semitas originários da Mesopotâmia. n Por volta de 2000 a.c., estabeleceram-se na Palestina. n Eram monoteístas: acreditavam em apenas um

Leia mais

A estabilidade das conquistas de Ciro foi possível mediante uma política de respeito aos costumes das populações conquistadas.

A estabilidade das conquistas de Ciro foi possível mediante uma política de respeito aos costumes das populações conquistadas. Persas Aspectos iniciais... Durante a Antiguidade, a região da Mesopotâmia foi marcada por um grande número de conflitos. Após uma série de dominações sofridas o rei Ciro II conduz os persas a uma de reviravolta.

Leia mais

Revisão Antiguidade Oriental

Revisão Antiguidade Oriental Revisão Antiguidade Oriental A hidrografia foi um fator fundamental para a SEDENTARIZAÇÃO e foi nas margens de rios que se desenvolveram as primeiras civilizações, isto é, formas de organização social

Leia mais

Pérsia, fenícia e palestina

Pérsia, fenícia e palestina Pérsia, fenícia e palestina Região desértica Atuais estados de Israel e Palestina Vários povos (semitas) estabelecidos no curso do Rio Jordão Palestina Hebreus (Palestina) Um dos povos semitas (cananeus,

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

Fenícios: o povo do mar. Persas. Aula 6A. Prof. Alexandre Cardoso

Fenícios: o povo do mar. Persas. Aula 6A. Prof. Alexandre Cardoso Fenícios: o povo do mar. Persas Aula 6A Prof. Alexandre Cardoso Organizados politicamente em Cidades-Estado Ruínas de Ugarit, Sídon e de Tiro Cidades Fenícias Cidades Fenícias Cidades Fenícias problemas...

Leia mais

Geografia Bíblica. De Adão a Ararate

Geografia Bíblica. De Adão a Ararate Geografia Bíblica De Adão a Ararate Geografia Bíblica O mundo antigo Geografia Bíblica Localize-se Geografia Bíblica Voltando a Ararate: Encontra-se na Armênia entre os lagos Vã e Urmia Descendentes de

Leia mais

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel DANIEL 11.1-35 QUADRO CRONOLÓGICO Daniel 9.24-27 11.1-35 Eternidade Passada 445 a.c. a.d.32 69 semanas 2 a vinda de Jesus Anticristo se revela Arrebatamento 1948 3 1/2 anos 3 1/2 anos Milênio 70 a semana

Leia mais

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas.

DATA: 03 DE JULHO. Fenícios e Persas. DATA: 03 DE JULHO Conteúdo: Civilizações Antigas Fenícios e Persas. Egito, Hebreus, - Localizar, no tempo e no espaço, as civilizações antigas; - Identificar os principais momentos da história dessas civilizações;

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos

Leia mais

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES 04. PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Crescente Fértil: localização e importância Entre o nordeste da África e parte da Ásia ocupada por diversos povos desde tempos remotos destaque para os egípcios e mesopotâmicos

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª.Série: (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª.Série: (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª.Série: (Ensino Médio) Professor: Barros Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera você

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza Sociedade: questões ambientais. Aula 13 Revisão e avaliação da unidade II 2 Hebreus Sua principal fonte de informações é a Bíblia Sagrada,

Leia mais

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Antiguidade Oriental Parte 2. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Mesopotâmicos Mesopotâmia "terra entre rios A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades oriundos de diversas localidades. A terra fértil

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

As Civilizações Antigas do Oriente II

As Civilizações Antigas do Oriente II As Civilizações Antigas do Oriente II PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS Prof. Alan Carlos Ghedini Os Persas ENTRE CIRO, DARIO E XERXES A Origem Persas e Medos, um povo de origem indo-europeia (árias), estabeleceram-se

Leia mais

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA

HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO. PARTE 1 Mesopotâmia CAPÍTULO MESOPOTÂMIA CAPÍTULO 3 MESOPOTÂMIA Terra entre rios n A palavra tem origem grega e significa terra entre rios. Mesos: meio, entre. n A corresponde à região entre os rios Tigre e Eufrates, nos atuais territórios do

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

"Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." Paulo Freire.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire. Aula 1: Pré História e Antiguidade Oriental Pré História PALEOLÍTICO ( +/- 2 000 000-10 000 a. C ) Pedra Lascada Australopithecus Centro Sul do Continente Africano ( 1000 000 500 000 a.c Pitecantropus

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL:

ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: ANTIGUIDADE ORIENTAL 1 -O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOSde REGADIO; -Líder = Deus

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Aula 06 - Os Persas Prof. Dawison Sampaio

Aula 06 - Os Persas Prof. Dawison Sampaio FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO Aula 06 - Os Persas Prof. Dawison Sampaio Mosaico representando os exércitos persas. Características gerais 1. Origem: Planalto Iraniano (o nome Irã originou-se de Aryanam

Leia mais

A depender do período, variou entre um sistema tribal (de Clãs) e a Monarquia Absoluta Teocrática

A depender do período, variou entre um sistema tribal (de Clãs) e a Monarquia Absoluta Teocrática GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEED DEPARTAMENTAMENTO DE APOIO AO SISTEMA EDUCACIONAL DASE POLO DE LAGARTO HISTÓRIA Prof. Ivan Paulo CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS (resumo equemático extremamente

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

UECEVEST TD HISTÓRIA GERAL DATA: PROF. ISAAC SANTOS

UECEVEST TD HISTÓRIA GERAL DATA: PROF. ISAAC SANTOS UECEVEST TD HISTÓRIA GERAL DATA: 18-03-17 PROF. ISAAC SANTOS 1- (Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

OS HEBREUS: Atual ISRAEL ou PALESTINA; Agricultores e pastores (Rio Jordão); Principal fonte de estudo: Bíblia (Antigo Testamento); Patriarcas:

OS HEBREUS: Atual ISRAEL ou PALESTINA; Agricultores e pastores (Rio Jordão); Principal fonte de estudo: Bíblia (Antigo Testamento); Patriarcas: OS HEBREUS: Atual ISRAEL ou PALESTINA; Agricultores e pastores (Rio Jordão); Principal fonte de estudo: Bíblia (Antigo Testamento); Patriarcas: Abraão condução dos hebreus para Canaã (Monoteísmo Iavé);

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam

Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam ilwyzx Nas sociedades hidráulicas apenas as categorias sacerdotais, militares e burocratas têm controle dos saberes letrados. Os textos em geral sacralizam a natureza, ritualizam as relações humanas meio

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

Persas, Fenícios e Hebreus

Persas, Fenícios e Hebreus Persas, Fenícios e Hebreus Além de egípcios e mesopotâmios, a região do Crescente Fértil foi ocupada por inúmeros outros povos. Dentre eles destacaram-se os persas, os fenícios e os hebreus. Poucas semelhanças

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete as frases. a) A cultura fenícia desenvolveu-se por volta do século. b) Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de

Leia mais

História Prof. Iair Grinschpun - iair@pop.com.br

História Prof. Iair Grinschpun - iair@pop.com.br ANTIGÜIDADE ORIENTAL 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula:

Objetivos: - Recursos: Imagens e Vídeos. - Conteúdo para próxima aula: Conteúdo: Civilizações Antigas Mesopotâmia. Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais; Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;

Leia mais

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS HEGEMÔNICAS Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS MÉDICAS GUERRA DO PELOPONESO Externa = gregos e persas Interna = Esparta X Atenas GUERRAS MÉDICAS Chamam-se

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL:

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

Características gerais

Características gerais 06. HEBREUS Características gerais Povo seminômade originário da cidade Ur, Mesopotâmia Crença em um único deus Peregrinação à uma terra prometida estabelecidos na antiga terra de Canaã, região da Palestina

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais

Pré Universitário Uni- Anhanguera

Pré Universitário Uni- Anhanguera Pré Universitário Uni- Anhanguera Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Disciplina: História (p1,1ª,chamada, 2º. Bimestre) prova dia 21 de maio de 2016

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007)

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) História no Cinema para Vestibulandos Ano 10 (2013) Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) Odir Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: Lição 01: Língua hebraica Professor: João Marcos Brandet 1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura

Leia mais

Mesopotâmia, região entre rios

Mesopotâmia, região entre rios Mesopotâmia, região entre rios Rio Eufrates Rio Tigre Muito do que consideramos natural no mundo moderno tem suas origens nessa civilização: os alimentos, os tijolos para a construção, os veículos de rodas

Leia mais

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia

Antiguidade Oriental. Egito e Mesopotâmia Antiguidade Oriental Egito e Mesopotâmia As principais civilizações As principais civilizações da Antigüidade oriental são a suméria, assíria, acadiana, egípcia, hebraica, fenícia, hitita e persa. Civilização

Leia mais

Antiguidade Oriental. Prof. Helder Carneiro

Antiguidade Oriental. Prof. Helder Carneiro Antiguidade Oriental Prof. Helder Carneiro Impérios Teocráticos de Regadio Desenvolveram-se próximos de grandes rios; Teocracia = Governo de Deus; Obras Hidráulicas; Modo de Produção Asiático: O Estado

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Período clássico (V a.c. e IV a.c.) Marcado por violentas lutas dos gregos contra povos invasores (persas) e entre si. Apogeu da civilização grega

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas

2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas 2A aula 04 Hebreus, Fenícios, Persas Histórica política dos hebreus 3 fases Patriarcas, Juízes e reis Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se

Leia mais

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA GEOGRAFIA Aula 3 Terras Bíblicas Sul da Europa Oriente Médio Ásia Menor Norte da África Impor tantancientlands Terras Bíblicas Importantes Terras da Antigüidade Roma Macedônia

Leia mais

Atenas e Esparta. Prof. Filipe Carota

Atenas e Esparta. Prof. Filipe Carota Atenas e Esparta Prof. Filipe Carota 1)Respeitar Regras de Sala 2) Pedir 3) Cumprir Objetivos para aula 1 Exposição do conteúdo pelo professor e realizar as atividades pelos alunos. 2 Identificar o papel

Leia mais

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS

HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS 2A aula 05 Os Hebreus HISTÓRICA POLÍTICA DOS HEBREUS 3 FASES PATRIARCAS, JUÍZES E REIS Os hebreus eram pastores nômades da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

- Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.

- Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4

Mesopotâmia. Berço de grandes impérios Unidade 4 Mesopotâmia Berço de grandes impérios Unidade 4 Primeiras civilizações surgem entre os rios Tigre e Eufrates. Região era chamada pelo Gregos antigos de Mesopotâmia Terra entre rios Grupos humanos desenvolvem

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS

CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS CULTURAS URBANAS HISTÓRICAS MESOPOTÂMIA A Bíblia (V.T.) descreve as primeiras cidades do mundo surgidas na Mesopotâmia: Erek (Uruk), Acad, Babilônia, Ur (Abrão), Niníve entre outras; Aglomerados urbanos

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

HISTÓRIA REVISAO 1 REVISAO 2. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito.

HISTÓRIA REVISAO 1 REVISAO 2. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito. Vídeo - Moisés Príncipe do Egito. Os hebreus Foram os primeiros povos monoteístas da história. Seus reis mais famosos foram Davi e Salomão. A Bíblia é uma fonte importante para o conhecimento sobre a história

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS

VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS VII. GRÉCIA: ORGANIZAÇÃO DAS CIDADES-ESTADOS Página 28 à 41. Atenas Sul da Península Balcânica; Não foi ocupada pelos dórios, predominavam os eólios e os jônios; Formou-se da união de tribos na planície

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade II Natureza-Sociedade: questões ambientais 2 Aula 8.1 Conteúdo Hebreus, Fenícios e Persas. 3 Habilidade Identificar as principais características físicas,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 08/05/2017 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais:

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno: Nº Série: 1º Turma: Data: Nota: Professora: ÉLIDA Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

A Administração na História

A Administração na História A Administração na História As primeiras organizações - Egito A administração é praticada desde que existem os primeiros agrupamentos humanos; Na História Antiga o exemplo melhor documentado são as pirâmides

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais