Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng

Documentos relacionados
O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying

O Bullyingno contexto das escolas brasileiras. Professora Cíntia

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

Bullying e Cyberbullying

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

Cyberbullying: a violência virtual

Conceito e definição

LEI /2015 COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYING)

O bullying no ambiente escolar e a forma de tratamento por parte do governo

Crimes Digitais.

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

Os desafios de combater o Bullyng na escola. Prof. Diego Moreira PUCSP

Bullying. Iniciativa:

O ser humano é singular.

Atualmente essa nova geração do século XI vem se tornando cada vez mais moderno e avançado, a cada dia que se passa tem várias informações por todos

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

INFORMATIVO 07 / 2016 INÍCIO DE VIGÊNCIA EM 09/02/2016 DE LEI FEDERAL CONTRA BULLYING

Em vigor a partir de fevereiro/2016

Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões

Nos dias atuais questões referentes à violência escolar, comportamento

TITLE Bullying preconceito e inclusão. ÁREA DE ENFOQUE: Paz e Prevenção e Resolução de Conflitos! Projeto da Coordenadoria Distrital

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

O INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL E O PROGRAMA DE COMBATE À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (LEI N /2015)

Mundo conectado. A influência da internet no comportamento da criança e do adolescente. Melissa Mangueira Diretora Educacional

O que é o Cyberbullying?

Bullying. Psiquilíbrios

O "BULLYING" Sandra Diogo, Carlos Vila Estudantes do curso de Psicologia do Instituto Superior Miguel Torga (Portugal)

TEXTO DO DIA. "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23)

CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E REPERCUSSÕES NA FAMÍLIA

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

Depressão: Os Caminhos da Alma... (LÚCIA MARIA)

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

Gabinete do Deputado Samuel Malafaia

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ COLÉGIO UNIDAVI REGIMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO UNIDAVI

Sinttel-DF RESPEITA AS MINA. Assedio Sexual e caso de policia. Denuncie

CARTILHA PROMOVE CONTRA O BULLYING

Do P.L. nº 10/11 - Autógrafo nº 29/11 Proc. nº 173/11-CMV

STJ Marcelo Rodrigues Prata ASSEDIO MORAL. SOB NOVO ENFOnUE. Cyberbullying, "Indústria do Dano Moral", Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC

CRIMES VIRTUAIS. Conceito Exemplos

PROJETO. BULLYING Vamos mudar de atitude!

BULLYING VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir?

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR

Bullying danos físicos psicológicos bully tirano brigão valentão bulir tocar bater socar zombar tripudiar ridicularizar intimidar, humilhar agredir

Lei Maria da Penha completa 12 anos em agosto, porém, políticas públicas ainda são ineficientes e muitas cidades

PROJETO DE COMBATE AO BULLYING DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. Introdução

Como os diversos segmentos sociais podem contribuir para o rompimento da dinâmica Bullying? Ministério Público contra o Bullying

Capacitação para Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil. Por Viviane Vaz

TEXTO COMPLEMENTAR PARA LEITURA DA AULA 03 PROFESSORA ANDRÉA ZELAQUETT - CURCEP ENTREVISTA COMPLETA COM MARIA DA PENHA

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

Escola Profissional Fialho de Almeida - Vidigueira

Violência na Escola: O bullying e a prática educativa

Chestnut Global Partners do Brasil

Relacionamento Abusivo

BULLYING NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Camila Righi Medeiros Camillo. Suzete Benites. UNIFRA - Centro Universitário Franciscano

Bullying Expressão de Preconceito e Discriminação: educação para a prevenção e educação para o respeito e dignidade humana.

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

Transcrição:

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Professor: Carlos Rocha Alunos: Elias Junior Emerson Max

Cyberbullyng

Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o conceito de bullying.

Bullying Conceito: Bullyingé a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa que podem causardanos físicosepsicológicosàs vítimas. O termo surgiu a partir do inglêsbully, palavra que significatirano,brigãoouvalentão, na tradução para o português.

Bullying Bullyngé o ato de bulir, tocar, bater, socar, zombar, tripudiar, ridicularizar e colocar apelidos humilhantes. Obullyingpode serpraticado em qualquer ambiente, como na rua, na escola, na igreja, em clubes, no trabalho, etc. Em muitos casos é praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima, ou seja, pelos seus próprios familiares. Para a justiça brasileira, obullyingestá enquadrado em infrações previstas no Código Penal, como injúria, difamação e lesão corporal. Ainda não existe uma lei que puna os agressores com o devido merecimento.

Cyberbullying Conceito: É um tipo deviolênciapraticadacontra alguématravés da internetou de outras tecnologias relacionadas. Etimologicamente, o termo é formado a partir da junção das palavras cyber, palavra de origem inglesa e que é associada a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet, ecom o termo bullying.

Diferença entre Bullyinge CyberBullying Bullying Acontece em um ambiente restrito como escola, ambiente de trabalho. O agressor não se oculta. A vítima se sente segura longe do ambiente onde foi praticado o Bullying. Cyberbullying Acontece o tempo todo. A vítima é mais exposta pois o alcance da tecnologia é amplo. O agressor se oculta na tecnologia. A vítima não se sente segura em lugar algum.

Exemplos de Cyberbullying A vitima é bombardeado por emails anônimos ameaçadores e assustadores, e não sabe quem envia. Fofocas e rumores sobre a vítima são espalhados pela internet e a maioria acredita ser verdade. Criação de perfis falsos nas redes sócias para denegrir a imagem da vítima.

Personagens do Cyberbullyng O Cyberbulyingengloba 3 tipos de personagens que são: Agressor; Vítima; Espectador ou Plateia.

Agressor Éaquele que quer se sentir superior e poderoso, sentido-se bem com a reação da vítima. Usa o meio tecnológico sem ser submetido a julgamento se escondendo a atrás do anonimato que a tecnologia permite.

Agressor Desenvolve ao longo dos anos várias tendências que podem se caracterizar como comportamentos de risco. Destacamos as seguintes: Tem uma falsa sensação de poder, consome exageradamente álcool e/ou drogas; Assim como a vítima, também pode tentar ou cometer suicídio; Desenvolve comportamentos antissociais.

Vitima Costuma ser tímida ou pouco sociável e o agressor pratica esse tipo de ação em relação a (raça, altura, peso). A vítima geralmente é insegura e quando agredida fica retraída, o que a torna um alvo ainda mais fácil.

Vitima A vítima pode desenvolver vários problemas como pouca autoestima, medo, angústia, pesadelos, ansiedade, insônia. Não consegue buscar ajuda de colegas; Possui dificuldade nos relacionamentos interpessoais; Pode tentar ou cometer suicídio, automutilação, abuso de álcool e/ou drogas.

Plateia ou espectador Nem sempre reconhecido como personagem atuante em uma agressão. É fundamental para a continuidade do conflito. O espectador típico é uma testemunha dos fatos: Não sai em defesa da vítima nem se junta aos agressores. Quando recebe uma mensagem não repassa. Essa atitude passiva ocorre por medo de também ser alvo de ataques ou por falta de iniciativa para tomar partido. Também há os que atuam como uma plateia ativa ou uma torcida, reforçando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo. Esses retransmitem imagens ou fofocas, tornando-se co-autores ou corresponsáveis.

Como identificar o Cyberbullying A vitima apresenta ter os seguintes sintomas: Déficit de atenção; Falta de concentração; Desmotivação; Falta de vontade; Timidez; Exclusão social; Insegurança; Ansiedade ou pânico; Mudança repentina de comportamento.

Como identificar o Cyberbullying Ficar triste ou assustado ao receber algum e-mail ou SMS; Evita o celular; Evita mexer no computador; Abandono das redes sociais; Medo ou pavor o tempo todo.

Casos de Cyberbullying

Julia Rebbeca Ela teve um vídeo íntimo vazado do whatsapppara as redes sociais, quando tinha 17 anos, após isso entrou em depressão após sofrer com a divulgação e anunciou sua morte utilizando o twiter.

Ryan Halligan Ryan Patrick Halligancometeu suicídio aos 13 anos, ele vivia em Vermont, nos Estados Unidos. Ele foi vítima de bullyinge cyberbullyingde seus colegas da escola. Ele teve problemas de aprendizado na escola durante a sétima série. Mais tarde, os pais de Ryan entraram em contato com a escola para tentar coibir esse problema. No fim, um garoto que maltratava Ryan se tornou seu amigo, mas apenas para saber mais informações do garoto e espalhar boatos de que ele era homossexual. Durante as férias, Ryan começou a usar serviços de mensagens instantâneas AIM, os colegas começaram a atacar e perguntar de sua sexualidade. Inclusive, uma garota que Ryan gostava e que ele se declarou para ela, então ela utilizou as mensagens para humilhá-lo. Quando eles se encontraram pessoalmente, ela o chamou de perdedor e ele disse que são garotas como você que me fazem sentir vontade de me matar. Ryan se matou em outubro de 2003.

Como combater o Cyberbullying Em toda a pesquisa feita percebeu-se que a melhor forma de tratar o cyberbullyingé não silenciar. Ao se deparar com o assedio, só não compartilhar não basta, se for nas redes sociais temos que reportar abuso. Participar e incentivar campanhas de conscientização digital. No caso de crianças sempre se atentar a mudança de comportamento, orientar, acolher e incentivar a não se calar diante do abuso.

LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015 No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Há intimidação sistemática na rede mundial de computadores (cyberbullying), quando se usarem os instrumentos que lhe são próprios para depreciar, incitar a violência, adulterar fotos e dados pessoais com o intuito de criar meios de constrangimento psicossocial.

LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015 A lei não caracteriza punição como reclusão de acordo com inciso VIII do art. 4º deve evitar, tanto quanto possível, a punição dos agressores privilegiando mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil.

Cyberbullyingé crime? Existe duas vertentes uma que informa que na legislação brasileira é muito vago sobre o assunto sendo assim a melhor forma de tratar seria a conscientização digital. A outra vertente afirma que o mesmo é crime e que não precisa de mudanças na legislação pois o mesmo caracteriza crime de honra.

Como denunciar? Existe varias ONG que trabalha em função disso a mais renomada no Brasil é a SAFERNET, na qual é possível obter ajuda de psicólogos online. Em toda rede social como Facebook, Twiter, Instagramfoi possível encontrar formas de denunciar o abuso, ajuda e orientações para esses casos. No Brasil a denuncia pode ser feita na Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos no Paraná: Nuciber Núcleo de Combate aos CibercrimesRuaJosé Loureiro, 376 1º andar, sala 1 Curitiba (PR)Telefone: (41) 3323-9448E-mail: cibercrimes@pc.pr.gov.br

Amanda Todd

Para Pensar Meme é Cyberbullying? Eu pratico Cyberbullying? Conheço Alguém que está sofrendo?