Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões"

Transcrição

1 Questionando o sentido de algumas ações: bullying, vício em tecnologias e outras questões

2 QUAL É O SENTIDO DO BULLYNG? O Bullyng é uma forma de preconceito que consiste na prática de atos violentos (físicos ou verbais), intencionais e repetidos contra uma pessoa, com o objetivo de humilhá-la, resultando em danos físicos e psicológicos. QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING? Pesquisa envolvendo crianças de 7 aos 11 de idade, publicada no American Journal of Psychiatry e realizada pelo Instituto de Psiquiatria do King s Colege London mostrou que o bullying possui efeitos na saúde mental e física devastadores sobre os jovens que sofreram bullying e que o efeito continua na vida adulta. Os efeitos do bullying acompanharam as crianças estudadas por mais de 40 anos. Foi verificado que o bullyng possui impacto negativo, no curto, médio e longo prazo: - Sobre a vida social do indivíduo (bullyng gera insegurança, que leva o indivíduo a evitar exposição aos outros por medo de sofrer novas hostilidades, e incentiva também o compotamento introvertido, que dificulta sua capacidade de inserção em grupos sociais).

3 QUAL É O SENTIDO DO BULLYNG? - Diminuição das funções cognitivas: vítimas de bullyng envelhecem com menores capacidades cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas) do que outros indivíduos. -Aumento da possibilidade de desenvolverem pensamentos suicidas, bem como de desenvolverem depressão e ansiedade. - Resultados acadêmicos menos expressivos, no médio e longo prazos. - Apresentam níveis menores de suporte social, bem-estar pessoal e contentamento geral com a vida.

4 GERAÇÃO MILLENIALS A geração de jovens nascidos entre os anos 1980 e 2000 é conhecida como geração millenials. Dentre outros fatores, é característico que essa geração, desde seu nascimento, possui algum contato com a tecnologia e a mídia virtual. Nos EUA, totalizam cerca de 80 milhões de pessoas. No Brasil, são cerca de 60 milhões de jovens adultos. CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS ASSOCIADOS AOS MILLENIALS: -Os Millenials são a geração mais bem informada, ou com maior acesso à informação, que já existiu. -É uma geração mais preguiçosa do que gerações anteriores. Isto é, é uma geração menos ativa na busca de seus objetivos. -É uma geração mais alienada do que as outras, demonstrando menor engajamento social e consciência coletiva. Possuem poucos conhecimentos sociais, passados ou atuais. - O alto volume de informação que recebem dos meios de comunicação e da internet compromete a sua capacidade de fazerem reflexões sérias e profundas, uma vez que estão habituados à velocidade das informações.

5 GERAÇÃO MILLENIALS CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS ASSOCIADOS AOS MILLENIALS: -Apresentam índices maiores, em comparação ao passado, de narcisismo. De fato, pesquisas indicam que há um número três vezes maior de jovens de 20 anos de idade com transtorno de personalidade narcisita do que em comparação com algumas gerações anteriores. O narcisismo consiste, em linhas gerais, em um egoísmo excessivo, associado às crenças injustificadas de que se é melhor ou superior aos outros, mais merecedor de sucessos do que outros, mais bonito, digno ou importante. Resulta, com frequência, em um comportamento arrogante e desrespeitoso com outros indivíduos. Contudo, o narcisista tem, também, uma necessidade excessiva de aprovação e admiração. Por isso ele tenta, a todo momento, chamar atenção. - As redes sociais e os novos meios de comunicação de modo geral resultaram, para os s, não em uma geração que ouve e aprende sobre pontos de vista diferentes dos seus, mas em uma geração que busca se comunicar apenas com aqueles que possuem as mesmas crenças, valores e ideais que os seus, vivendo, assim, numa realidade altamente personalizada, correndo o risco de tornarem-se mais intolerantes.

6 QUAL É O SENTIDO DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA? O uso excessivo da tecnologia tem consquências importantes, vejamos algumas delas: NOMOFOBIA: A nomofobia é o medo de ficar sem acesso a um celular, sobretudo ao uso da internet via celular. NARCISIMO, TWITTER E FACEBOOK. Pesquisa revela que as pessoa que mais utilizam o Facebook e o Twitter são, de modo correspondente, mais narcisitas. CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA: -Pesquisas indicam que pessoas que usam muito os seus aparelhos eletrônicos (celulares, tablets ou notebooks) apresentam problemas de gestão de tempo, organização e concentração. - O uso excessivo do celular está vinculado à problemas de relacionamentos, sobretudo de relacionamentos familiares. Isso se deve à falta de concentração e interesse pelas conversas com as pessoas presentes em razão da preocupação com o celular. - Pesquisas indicam que, quanto maior o tempo gasto com celulares, videogames, computadores, televisão ou tablets, pior será a qualidade do sono.

7 QUAL É O SENTIDO DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA? CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA: -O uso de aparelhos eletrônicos dentro das duas horas anteriores ao horário do sono já produzem efeitos consideráveis sobre o indivíduo (estudo da Rensselaer Polythecninc Institute, Nova York). -O comportamento repetitivo do uso excessivo de tecnologias e suas consequências para o sono tem como consequência posterior o mal desempenho acadêmico, em função da sensação de cansaço e da baixa capacidade de concentração devido à falta de sono adequado (pesquisa da BMC Public Health). -Um estudo com 40 indivíduos entre 8 e 22 anos de idade revelou que aqueles que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos está associado a: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizado, dores no corpo e insônia. (Pesquisa do JFK Medical Center, EUA).

8 QUAL É O SENTIDO DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA? CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA: -O uso excessivo da internet funciona como uma automedicação ou como fuga da realidade: segundo o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu (Universidade de São Paulo), muitas pessoas utilizam a internet como uma maneira de anestesiarem suas preocupações. - Contudo, Abreu destaca que fugir dos seus problemas e dificuldades naõ é resolvêlos. O problema é que, com isso, problemas são acumulados e uma atitude negativa de fuga é cultivada, estimulando também a preguiça. Uma atitude próativa, de persistência e enfrentamento das dificuldades deixa de ser cultivada, nesse caso. - Ainda segundo Abreu, o uso excessivo aparelhos eletrônicos e da internet podem ser sinais de baixa autoestima, depressão ou vício em internet.

9 QUAL É O SENTIDO DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA? CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA: FEAR OF MISSING OUT, FOMO (MEDO DE ESTAR PERDENDO ALGO): - O uso excessivo das tecnologias pode ter mais uma consequência importante. O sentimento de não estar acompanhando integralmente a vida alheia, sobretudo no mundo virtual quando estamos desconectados tem contribuído muito para o aumento dos da ansiedade entre os jovens. Esse sentimento tem sido chamado, por alguns psicólogos, de medo de estar perdendo algo ( Fomo, em inglês). - Indivíduos que possuem esse medo possuem mais ansiedade, são mais suscetíveis à depressão, possuem maior sensação de exclusão social, são mais sensíveis à pressão de grupo e, finalmente, possuem mais chances de viciarem em tecnologias.

10 Próxima aula: consumismo!

Ética Cristã & Redes Sociais

Ética Cristã & Redes Sociais Ética Cristã & Redes Sociais - Cerca de 10% dos brasileiros já são viciados digitais, segundo uma pesquisa realizada no primeiro trimestre de 2013 pela Navegg (empresa de análise de audiência online).

Leia mais

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon

(Lopes Neto, 2005) Manual adaptado por Prof. Ms. Maria Lucia Dondon BULLYING O Bullying pode ser entendido como um balizador para um nível de tolerância da sociedade com relação à violência. Portanto, enquanto a sociedade não estiver preparada para lidar com Bullying,

Leia mais

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO

AUTOR(ES): REGIANE DE MORAIS SANTOS DE ASSIS, EDNADJA CARVALHO DO NASCIMENTO GALDINO 16 TÍTULO: AS CONSEQUÊNCIAS DO BULLING PARA APRENDIZAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO - UNIAN-SP AUTOR(ES):

Leia mais

Depressão, vamos virar este jogo?

Depressão, vamos virar este jogo? 1 2 Olhar diferenciado para a possibilidade do diagnóstico de depressão em idosos: sintomas depressivos e o processo do envelhecimento Idade: maior prevalência em jovens Sexo: Mulheres liberdade para

Leia mais

matando está você americanos estão estressados com seu trabalho, e 75% das pessoas Um estudo da universidade everest mostrou que mais de 80% dos

matando está você americanos estão estressados com seu trabalho, e 75% das pessoas Um estudo da universidade everest mostrou que mais de 80% dos Um estudo da universidade everest mostrou que mais de 80% dos americanos estão estressados com seu trabalho, e 75% disseram que o aspecto mais estressante é o chefe imediato. está matando você Ainda que

Leia mais

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva

2 Ansiedade / Insegurança Comportamento de busca de atenção, medo / ansiedade, roer unhas, fala excessiva Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo Characterization of the demands of child psychodiagnosis in a school clinic in São Paulo Tabela 1. Distribuição

Leia mais

MILLENIAL O COMPLEXO NÃO SÃO ELES, É VOCÊ

MILLENIAL O COMPLEXO NÃO SÃO ELES, É VOCÊ O COMPLEXO NÃO SÃO ELES, É VOCÊ MILLENIAL F * rustrado. Espantado. Confuso. Essas são algumas das palavras que gestores e supervisores em todo o mundo geralmente usam para descrever seus sentimentos em

Leia mais

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Dislexia e TDAH. Profa. Dra. Marilene T. Cortez Universidade do Estado de MG

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Dislexia e TDAH. Profa. Dra. Marilene T. Cortez Universidade do Estado de MG Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Dislexia e TDAH Profa. Dra. Marilene T. Cortez Universidade do Estado de MG O QUE É O TDAH? Se enquadra no DSM-5 (APA, 2014) como uma condição do neurodesenvolvimento.

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2.

BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1. Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. BULLYING NA ESCOLA: UM OLHAR DA PSICOLOGIA 1 Jaqueline Tatiane Welke Hasper 2. 1 Artigo apresentado para aprovação na disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado

DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado DEPENDÊNCIA DIGITAL ATÉ QUE PONTO A TECNOLOGIA É BOA OU RUIM? Dr. Rodrigo Menezes Machado INTRODUÇÃO População total estimada em 7 bilhões, sendo que 6,29 bilhões já possuem acesso à tecnologia móvel.

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo.

GRAVE. DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? A depressão grave é uma condição médica comum e afeta 121 MILHÕES de pessoas em todo o mundo. APRESENTA GRAVE DEPRESSAo O QUE É A DEPRESSAO GRAVE? Indivíduos com depressão grave geralmente apresentam pelo menos 4 destes sintomas por pelo menos 2 semanas: Estado de ânimo depressivo; * Movimento,

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR

BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR BULLYING: UM COTIDIANO DE TERROR Andrew Breno Silva Marcolino * Resumo: O terrorismo psicológico, também denominado de bullying ou assédio psicológico, é o tema central deste artigo e será problematizado

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Bullying. Psiquilíbrios

Bullying. Psiquilíbrios Psiquilíbrios Bullying Cada vez mais conhecido entre crianças e adultos, o bullying é um fenómeno que merece especial atenção. Muitos alunos já estiveram envolvidos em incidentes de bullying, quer como

Leia mais

Cyberbullying: a violência virtual

Cyberbullying: a violência virtual CYBERBULLYING Cyberbullying: a violência virtual Beatriz Santomauro (novaescola@fvc.org.br) Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

4 hábitos ruins no trabalho e como lidar com eles

4 hábitos ruins no trabalho e como lidar com eles 4 hábitos ruins no trabalho e como lidar com eles São Paulo Pense no perfil de um excelente profissional. Provavelmente, ele não é preguiçoso ou sem foco, sem certo? Tampouco excessivamente competitivo

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO. Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M. 7 Opinião INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UMA PRIMEIRA VERSÃO Fausto Eduardo Menon Pinto (1) Nos últimos anos, vêm-se fomentando uma série de estudos preliminares (Pinto, F. E. M., 2008, 2009), no

Leia mais

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil

Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil Cenário atual da Qualidade do Sono no Brasil 73 milhões de brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono 1 a cada 3 brasileiros não dormem bem Distúrbios do Sono mais frequentes Insônia Apneia Ronco

Leia mais

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO

REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO REVISÃO PARA P2 LINGUAGENS PROF. ANTONIO QUESTÃO 1) Sobre a essência da ética Quando pensamos em ética, em todos os seus sentidos, partimos da premissa de que estamos abordando a característica fundamental

Leia mais

A Revista do aluno moderno

A Revista do aluno moderno A Revista do aluno moderno Carta Teen Esta primeira edição da nossa revista Escola Teen é voltada para você, adolescente, que adora estar interado no que rola no mundo, e inclusive na sua escola. Teremos

Leia mais

Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil

Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil Desde a morte do pai, em 2013, *Mariana lutou contra a depressão e viu o quadro piorar ao mergulhar por horas a fio no Facebook. "Era como uma fuga, uma anestesia para esquecer problemas". Significava

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo.

Estresse. Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. Estresse Saiba identifi car o excesso de preocupação e nervosismo. EsTREssE O estresse é uma reação física e mental diante de estímulos que podem ser positivos ou negativos. As pessoas não reagem da mesma

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

IMPACTOS DO DESEMPREGO NA SAÚDE, EMOÇÕES E RELACIONAMENTOS FEVEREIRO 2018

IMPACTOS DO DESEMPREGO NA SAÚDE, EMOÇÕES E RELACIONAMENTOS FEVEREIRO 2018 IMPACTOS DO DESEMPREGO NA SAÚDE, EMOÇÕES E RELACIONAMENTOS FEVEREIRO 2018 DESEMPREGO GERA CONSEQUÊNCIA NA SAÚDE E EMOÇÕES O trabalho é uma das ocupações humanas que mais dão sentido à vida em sociedade.

Leia mais

STJ Marcelo Rodrigues Prata ASSEDIO MORAL. SOB NOVO ENFOnUE. Cyberbullying, "Indústria do Dano Moral", Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC

STJ Marcelo Rodrigues Prata ASSEDIO MORAL. SOB NOVO ENFOnUE. Cyberbullying, Indústria do Dano Moral, Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC Marcelo Rodrigues Prata, ASSEDIO MORAL NO TRABALHO SOB NOVO ENFOnUE Cyberbullying, "Indústria do Dano Moral", Carga Dinâmica da Prova e o Futuro CPC Curitiba Juruá Editora 2014 Visite nossos sites na Internet

Leia mais

Cenário e perfil dos desempregados no Brasil

Cenário e perfil dos desempregados no Brasil Cenário e perfil dos desempregados no Brasil OBJETIVOS DO ESTUDO Compreender os impactos causados pelo desemprego nas esferas sociais, emocionais e na saúde. DEFINIÇÃO DOS DESEMPREGADOS O ponto de partida

Leia mais

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho

Síndromes Psíquicas. Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Prof: Enfermeiro Diogo Jacintho Síndromes Psíquicas Transtornos de Ansiedade Síndrome Depressiva Ansiedade: normal x patológica ADAPTATIVA - permite o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais.

O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA. Dificuldades nas relações sociais e emocionais. O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO APRESENTA AUTISMO? O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)? Indivíduos com transtorno do espectro do autismo muitas vezes apresentam: Meninos em idade escolar

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Transtornos Ansiosos (TA)

Leia mais

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem

Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Estudos de Psicologia Fatores associados à depressão relacionada ao trabalho de enfermagem Marcela Luísa Manetti Maria Helena Palucci Marziale Universidade de São Paulo Ribeirão Preto Resumo ao trabalho

Leia mais

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO

CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO CURSO DE PSICOPATOLOGIA PSICOPATOLOGIA 3º MÓDULO PROF. DR. JEFFERSON CABRAL AZEVEDO ATENÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES: Módulo 3 CURSO DE PSICOLOGIA PROF. Dr. Jefferson Cabral Azevedo ATENÇÃO DEFINIÇÃO: é a direção

Leia mais

CUIDAR E SER CUIDADO. Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga

CUIDAR E SER CUIDADO. Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga CUIDAR E SER CUIDADO Palestrante: Rossandra Sampaio Psicóloga A DEMANDA DE CUIDADO O QUE É CUIDAR? CUIDAR A palavra cuidar de acordo com um Dicionário da Língua Portuguesa: cuidar origina-se do latim cogitare

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

BULLYING NO TRABALHO: IMPACTO NA VIDA PESSOAL DOS ENFERMEIROS

BULLYING NO TRABALHO: IMPACTO NA VIDA PESSOAL DOS ENFERMEIROS BULLYING NO TRABALHO: IMPACTO NA VIDA PESSOAL DOS ENFERMEIROS Antónia Ribeiro Teixeira Prof.ª Doutora Teresa Rodrigues Ferreira Prof.ª Doutora Elizabete Borges Coimbra Fevereiro 2014 JUSTIFICAÇÃO TEMÁTICA

Leia mais

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP)

Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) Doutoranda (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.com.br Venha se especializar com

Leia mais

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1)

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE III (Parte 1) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental TEMAS Psicopatologia geral. Transtornos psicológicos, cognitivos, relacionados ao uso

Leia mais

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência

Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência Recomendação de políticas Inclusão de pessoas com deficiência A oportunidade A computação em nuvem oferece benefícios significativos para pessoas de todas as idades e habilidades. Ela pode capacitar as

Leia mais

LER A DOENÇA DO SÉCULO

LER A DOENÇA DO SÉCULO LER A DOENÇA DO SÉCULO Introdução Muitas vezes sofremos lesões que procedem de comportamentos cotidianos que não nos damos conta de ser danosos a nossa saúde até começarmos a sentir a dores que são ocasionadas

Leia mais

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA

PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA PSICÓLOGO - ÁREA CLÍNICA LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de texto Aulas Cursos VIP 100% em Vídeo Aulas (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos,

Leia mais

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE

1 O EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE 1 O trabalhador precisa ficar atento ao estresse. Portanto, quanto mais cedo identifica-lo melhor. Nesta cartilha você vai saber quais são os sintomas

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

Bullying e Cyberbullying

Bullying e Cyberbullying Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Departamento de Química DEQUI Bullying e Cyberbullying Franciele Martins de Queiroz Diamantina, 22 de Outubro de 2016 1 Brincadeira X Bullying/Cyberbullying

Leia mais

Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir?

Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir? Cyberbullying na adolescência: quais as consequências e como prevenir? Sara H. Pires (1), Maria Castello Branco (1), Rita Costa (2), Cátia Felgueiras (1) (1) Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

Leia mais

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO

Capacitação Multidisciplinar Continuada. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO Capacitação Multidisciplinar Continuada TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA-TDAH) e NEURODESENVOLVIMENTO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Os conflitos que começam a surgir quando uma criança não consegue

Leia mais

DETOX DIGITAL. por. Luciana Nunes Psicóloga, Mestre em Ciências Instituto Psicoinfo

DETOX DIGITAL. por. Luciana Nunes Psicóloga, Mestre em Ciências Instituto Psicoinfo DETOX DIGITAL por Luciana Nunes Psicóloga, Mestre em Ciências Instituto Psicoinfo CONCEITO DETOX DIGITAL O conceito é de desintoxicação digital, ou seja, quando se desliga todos os celulares, smartphones,

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Capacitação Coordenadores municipais VIOLÊNCIA SEXUAL Capacitação Coordenadores municipais Fórum catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil Regional Alto Vale do Itajaí VIOLÊNCIA Uma ação direta ou indireta, concentrada

Leia mais

IMPACTOS DO ENDIVIDAMENTO NO ESTADO EMOCIONAL DO BRASILEIRO

IMPACTOS DO ENDIVIDAMENTO NO ESTADO EMOCIONAL DO BRASILEIRO IMPACTOS DO ENDIVIDAMENTO NO ESTADO EMOCIONAL DO BRASILEIRO Agosto 2015 1. INTRODUÇÃO Termômetro inédito indica que endividamento traz desconforto para quatro em cada dez consumidores inadimplentes Os

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor

(KOTLER, 2007) Fatores que influenciam o comportamento do consumidor Comportamento do consumidor Parte 03 Marketing e outros estímulos Marketing Produto Preço Praça Promoção Outros Econômico Tecnológico Político Cultural Modelo do comportamento do comprador Caixa preta

Leia mais

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE?

O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? APRESENTA O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE? TDAH infância hiperatividade déficit de atenção falta de atenção comportamento O QUE É O TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇAO E HIPERATIVIDADE

Leia mais

Ansiedade de Separação: O que é isso???

Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de Separação: O que é isso??? Ansiedade de separação: o que é? A ansiedade de separação é um estado emocional desagradável e negativo que ocorre quando a criança se separa das figuras cuja vinculação

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio Biblioteca Escolar O que caracteriza o actual momento histórico é o predomínio da tecnologia, do novo, das mudanças constantes, do desenvolvimento contínuo do

Leia mais

(27) /dayaneteixeiracoaching

(27) /dayaneteixeiracoaching Neurocoach, Escritora, Programadora Mental, Palestrante e Facilitadora de Metas e Objetivos. Especialista em Inteligência Emocional, Praticante da Técnica de Thetahealing Experiência no Autodesenvolvimento

Leia mais

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO

EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA DIEGO TINOCO EBOOK SINTOMAS DEPRESSÃO DA INTRODUÇÃO O Transtorno depressivo é uma doença que acomete várias pessoas em todo o mundo. Estima-se que só nos EUA, 7% da população em um período de 12 meses apresentou um

Leia mais

Mas porque é importante tratar a ansiedade?

Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Mas porque é importante tratar a ansiedade? Porque a ansiedade excessiva, sem tratamento, é um fator de risco para o desenvolvimento de infarto do coração, aumentando

Leia mais

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS

CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS / e CAMARA MUNICIPAL DE VALINHOS ESTADO DE SÃO PAULO, aos 12 de novembro de 2013. Indicação n 3 80 13 Senhor Prefeito. Atendendo parecer da Comissão de Justiça e Redação e nos termos da Resolução n 09

Leia mais

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA JARDIM, G. 1; SALLES, C. 2; COUTINHO, M. 3; WEINHEIMER, G. 4 1. Apresentadora e autora, aluna do Instituto Estadual Couto de Magalhães. Arroio dos Ratos, RS: g- jardim@hotmail.com;

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola

Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Bullying: Brasil cria lei para lidar com a violência na escola Gorda, feio, esquisito, cabelo ruim, sardenta. Você já zombou um colega repetidamente? Ou teve prazer em ver aquele menino no colégio andar

Leia mais

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga

Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Anaí Machado Resende- Psicóloga Elizene dos Reis Oliveira - Psicóloga Marnia Santos Muniz- Psicóloga Forma como construímos a nossa imagem a partir de conceitos que temos de nós mesmos, e de como os outros

Leia mais

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo. II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH

Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo. II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo II Simpósio Terapia Cognitivo Comportamental Instituto Brasileiro de Hipnose IBH - 2014 Modelo atual do DSM-5, Os transtornos de personalidade são caracterizados

Leia mais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais

BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS. Eixo Temático: Temas Transversais ISSN 2359-1277 BULLYING E CYBRBULLYING: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NAS ESCOLAS Lueni Alves Porto, lueniporto2@gmail.com; Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino professormarcelino@hotmail.com DIDÁTICA DO ENSINO

Leia mais

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente

3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.8 Tristeza e depressão na criança e no adolescente Introdução Os sentimentos de tristeza, desapontamento, desvalorização e culpa, surgem pontualmente

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS

LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS LIDERANÇA SINDICAL e suas REDES SOCIAIS Contexto Crise econômica Crise de representatividade institucional Classe dominante com unidade mínima Classe trabalhadora fragmentada Por idade 16 a 24 anos:

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Estresse O estresse é um conjunto de sinais que o corpo usa para mostrar que a pessoa está num estado que não corresponde ao que ela realmente

Leia mais

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Seminário Empresarial de Segurança e Saúde no Trabalho Porto Alegre, Novembro/2010 Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela USP, Diretora

Leia mais

A tristeza e os Florais de Bach. Kent A. Vásquez V. VZP A

A tristeza e os Florais de Bach. Kent A. Vásquez V. VZP A A tristeza e os Florais de Bach Kent A. Vásquez V. VZP-2011-0330A A tristeza Tristeza é um sentimento e condição típica dos seres humanos, caracterizado pela falta da alegria, ânimo, disposição e outras

Leia mais

Dependência Patológica de Internet

Dependência Patológica de Internet Marcos Roberto Gehring¹ Resumo Os problemas relacionados ao uso das tecnologias como computador, celular e internet são novos e demandam novas reflexões. Embora seja lícito que se use tais recursos, os

Leia mais

V I V E N D O A Q U I E A G O R A

V I V E N D O A Q U I E A G O R A MINDFULNESS V I V E N D O A Q U I E A G O R A Saúde nas EMPRESAS INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Aprenda! Respiração CONSCIENTE P A G. 1 P A G. 4 P A G. 8 w w w. f l o w o f l i f e. c o m. b r P A G. 1 PRESENÇA

Leia mais

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias 5 milhões são administradores

Leia mais

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI

GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA GRAZIELA BARON VANNI Psicóloga clínica Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CPCS Diretora da Clínica Qualidade de Vida R. Dom Pedro II, 2066 F. 16 3376-1129

Leia mais

Influenciado por particularidades individuais. Determinado pela forma de inserção dos indivíduos / grupos sociais no processo de produção

Influenciado por particularidades individuais. Determinado pela forma de inserção dos indivíduos / grupos sociais no processo de produção Processo complexo e dinâmico regido por leis biológicas e sociais Saúde e doença não possuem limites precisos são inseparáveis Não se pode definir saúde absoluta doença completa / absoluta GRAU DE SAÚDE

Leia mais

DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO

DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO DEPRESSÃO OLIVEIRA. E. N. P. 1 RIBEIRO. T. C 2 FARIA. M.C. C. 3 RESUMO A Depressão é um sentimento exagerado da tristeza, ou seja, um transtorno mental. É uma doença que causa um grande desânimo, cansaço,

Leia mais

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng

Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Seminário IRC Tema: Cyberbulliyng Professor: Carlos Rocha Alunos: Elias Junior Emerson Max Cyberbullyng Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o Para entender o Cyberbullyngé preciso entender o

Leia mais

Transtorno de Jogo Compulsivo pela Internet

Transtorno de Jogo Compulsivo pela Internet Compartilhe conhecimento: Como identificar o vício por jogos eletrônicos? Analisamos uma recente revisão sobre jogadores compulsivos e os efeitos desse transtorno no desenvolvimento dos jovens. O artigo

Leia mais

Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 2. Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade)

Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 2. Perspectivas teóricas (a eterna busca da realidade) Sumário 1. As funções mentais superiores (a Síndrome de Pirandello) 1.1 Corpo, cérebro e mente 1.2 Sensação e percepção 1.2.1 Características das sensações 1.2.2 Fatores que afetam a percepção 1.2.3 Fenômenos

Leia mais

Critério B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (para adultos, antes dos 12 anos).

Critério B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (para adultos, antes dos 12 anos). Se os itens de desatenção da parte A (1 a 9) E/OU os itens de hiperatividade-impulsividade da parte B (1 a 9) tiver várias respostas marcadas como Freqüentemente ou Muito Freqüentemente, existem chances

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO

A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO Compartilhe conhecimento: Pesquisa envolveu mais de 4 mil crianças e aponta melhoras cognitivas em usuários moderados de games. Uso baixo ou demasiado indica problemas. Muitos pais acreditam que jogos

Leia mais

Por Padre John Flynn, L.C.

Por Padre John Flynn, L.C. Por Padre John Flynn, L.C. Quem disse que a Igreja não está caminhando para o mundo moderno? Em sua recente mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, Bento XVI anima os sacerdotes a se comunicarem

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR

ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR CAFÉ COM INFORMAÇÃO ATENÇÃO PLENA PARA PRODUZIR MAIS E VIVER MELHOR PSICÓLOGA VIVIAN KRATZ CRP 07/27822 NOVEMBRO 2017 Mindfulness Mindfulness = Atenção Plena Prática Estado mental Forma de ver e viver

Leia mais

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas

Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente a qualidade de vida das pessoas Ruídos urbanos são a causa de estresse, depressão, insônia, hipertensão entre outros danos à saúde hu Pesquisa realizada pela UFPR revela que poluição sonora não causa danos somente à audição, mas principalmente

Leia mais

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS O resultado é importante para mim. ANSIEDADE STRESS PRESSÃO O resultado é incerto. Eu sou responsável pelo que faço, serei julgado

Leia mais

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS

GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO em PROJETOS Gerenciamento de Projetos A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO: Uma boa comunicação no ambiente de Projeto resultará em uma equipe motivada; Ampliam-se as chances de sucesso

Leia mais

Como programas de computador e realidade virtual estão virando armas no combate à depressão e outros transtornos mentais

Como programas de computador e realidade virtual estão virando armas no combate à depressão e outros transtornos mentais Como programas de computador e realidade virtual estão virando armas no combate à depressão e outros transtornos mentais g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/21/como-programas-de-computador-e-realidade-virtual-estao-virando-armasno-combate-a-depressao-e-outros-transtornos-mentais.ghtml

Leia mais

As descobertas da primeira infância

As descobertas da primeira infância As descobertas da primeira infância Uma característica natural dos seres humanos é o prazer pela descoberta. Ao nos depararmos com o novo, imediatamente sentimos o desejo de nos apropriarmos da novidade,

Leia mais

MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA. Prof.ª Suzane Maranduba AULA 4. Freire e mandella

MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA. Prof.ª Suzane Maranduba AULA 4. Freire e mandella MENSUTE 2014 PSICOPEDAGOGIA AULA 4 Prof.ª Suzane Maranduba Freire e mandella 1 A MINHA PRÁTICA PESSOAL REFLETE A MINHA PRÁTICA PROFISSIONAL Suzane Maranduba sumário SUMÁRIO 1. Anamnese 2. Desenvolvimento

Leia mais

Seja um Líder Transformacional

Seja um Líder Transformacional Seja um Líder Transformacional Paulo Abreu, Ph.D. Master Trainer Coach Aquilo que você não sabe sobre Liderança Transformacional pode estar aprisionando o seu potencial Um Perfil de (meus) clientes Sofrem

Leia mais