A PELE E OS CUIDADOS
O QUE É BELEZA PARA VOCÊ? Muito além de uma característica, beleza é estado de espírito, que parte de dentro para fora, que nos agrada e se faz ver nos olhos, no sorriso, na pele. Cuidar da beleza não é somente vaidade, é tirar uns minutos para renovar seu compromisso de amor próprio. Cuidando do corpo, você percebe todos os seus pontos positivos, aceita os negativos, percebe o quanto é um ser único e especial e não estamos falando somente de estética!
O QUE É BELEZA PARA VOCÊ? Maior órgão do corpo humano, a pele é o que primeiro mostramos para os outros. Através dela sentimos, tocamos, abraçamos, é o nosso primeiro contato com as coisas e as pessoas. A pele também é a primeira e mais importante proteção contra agentes externos, como fungos, bactérias e outros micro-organismos presentes no ar, produtos químicos, físicos e fatores ambientais. Além de funcionar como uma barreira protetora, a pele possui função excretora, de relação, termorreguladora e metabólica. Por isso, manter a pele hidratada e saudável é muito mais que uma questão estética.
O QUE É BELEZA PARA VOCÊ? A PELE QUERATINA EPIDERME DERME GLÂNDULA SUDORÍPARA CÉLULAS DE GORDURA FOLÍCULO PILOSO GLÂNDULA SEBÁCEA MÚSCULO ERETOR
TIPOS DE PELE NORMAL SECA OLEOSA MISTA Com oleosidade e elasticidade A pele seca é caracterizada Peles oleosas são mais É o tipo mais comum. ideal, a pele normal possui pela falta de viço, podendo brilhantes e espessas, Apresenta um pouco poucos poros, quase invisíveis. apresentar até pequenas apresentam poros bastante mais de oleosidade na Costuma apresentar tons fissuras, descamação e dilatados e visíveis e maior zona T (testa, nariz e rosados e baixa propensão a vermelhidão, causadas produção de sebo, por queixo) e é mais seca nas desenvolver cravos e espinhas. principalmente pela isso são mais suscetíveis a bochechas e extremidades. É o tipo menos comum de perda excessiva de água. terem cravos e espinhas. A Pode apresentar rugas pele. Alguns fatores hormonais e oleosidade pode aumentar precocemente e tendência à ambientais podem agravar um por alterações hormonais, descamação. quadro de ressecamento, por alimentação rica em gordura e exemplo, ventos, frio, radiação, excesso de sol. banhos quentes.
TIPOS DE PELE Segundo a Dra Glayce Josy Sasaki Sedrez, dermatologista (CRM 14625 / RQE 12663), os cuidados com a pele devem iniciar ainda na adolescência, quando as mudanças hormonais podem causar problemas como oleosidade, acnes e estrias. É importante saber que cada fase da vida requer cuidados específicos, e o dermatologista é o profissional capacitado para avaliar e indicar os melhores tratamentos conforme as queixas e necessidades em cada faixa etária. Nos 20 e 30 anos, as maiores preocupações são as manchas e a hidratação da pele. Aos 40, geralmente se inicia a busca pelos cremes e procedimentos antienvelhecimento. A partir 50, costumam aparecer os tumores cutâneos (benignos ou malignos), pelo efeito acumulativo da exposição ao sol durante toda a vida, e os cuidados devem ser no sentido de diagnosticar precocemente qualquer a doença.
CUIDADOS Para uma pele saudável e bonita, dedique alguns minutos do dia para os cuidados básicos.
CUIDADOS HIGIENE Limpe a pele duas vezes ao dia (pela manhã e à noite), com sabonete específico para o seu tipo de pele, de preferência líquido, a fim de controlar a oleosidade e retirar resíduos de maquiagem e sujeira, evitando o entupimento dos poros. Pessoas com pele oleosa ou mista devem optar por produtos com ingredientes adstringentes com alfahidroxiácidos e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas. Para peles secas e normais, sabonetes com ph neutro e maior cremosidade.
CUIDADOS FOTOPROTEÇÃO A radiação ultravioleta (UV) penetra profundamente na pele e tem efeito cumulativo, podendo provocar diversas alterações ao longo dos anos, como pintas, manchas, rugas e até tumores (benignos ou malignos). Por essa razão, proteger a pele com protetor solar (FPS 30 ou maior) é fundamental. Além disso, barreiras físicas, como chapéus, camisas de mangas compridas e óculos escuros completam a proteção quando necessário.
CUIDADOS HIDRATAÇÃO Manter a pele hidratada não auxilia somente na manutenção do viço e da beleza, é fundamental para prevenir envelhecimento precoce, irritações, infecções, ressecamento e descamação. Uma boa hidratação começa com a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água, e deve ser mantida com uso diário de cremes hidratantes no corpo inteiro. O creme hidratante tem a função de formar uma barreira de proteção contra perda de água pela pele, mantendo a elasticidade e o vigor do tecido.
CUIDADOS Embora nossa pele toda mereça cuidados diários, algumas partes exigem um pouco mais de atenção. ROSTO Segundo a Dra Glayce Josy Sasaki Sedrez, os cuidados com a pele do rosto devem iniciar com a limpeza, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com sabonete adequado ao seu tipo de pele, preferencialmente líquido, para remover a oleosidade, resíduos de maquiagem e poluentes. Para finalizar, um hidratante, indicado pelo seu dermatologista manterá a pele macia e protegida contra ressecamento e descamações. Fazer uma esfoliação por semana também é importante, pois remove células mortas, promovendo a renovação cutânea.
CUIDADOS JOELHOS E COTOVELOS Por apresentarem menos glândulas sebáceas e serem mais sujeitos ao atrito e à fricção, joelhos e cotovelos costumam ter a pele mais grossa, ressecada e, algumas vezes, até escurecidas. Esfoliação e hidratação são muito importantes para manter a pele dessas áreas macia e bonita.
CUIDADOS MÃOS E PÉS A pele das mãos é fina, possui poucas glândulas sebáceas e merece cuidados especiais para prevenir rachaduras, pontos de asperezas e envelhecimento precoce. A pele dos pés sofre agressões constantes de atrito, peso, abafamento etc., por isso a pele dos pés costuma ser mais grossa e resistente a cremes hidratantes comuns. Tanto para as mãos quanto para os pés, o ideal é investir em um creme com ureia na fórmula. Essa substância é emoliente e estimula a produção de colágeno, garantindo maciez e evitando ressecamento e fissuras na pele.
A PELE E OS CUIDADOS FONTE: Sociedade Brasileira de Dermatologia COLABORAÇÃO: Dra Glayce Josy Sasaki Sedrez, dermatologista CICLO COSMÉTICOS CRM 14625 / RQE 12663