Projeto OCA- Observatório de Crianças e adolescentes

Documentos relacionados
Redes da Maré O WOW como possibilidade de reunir a força das mulheres na cena contemporânea

Transcrição da Entrevista

BUSCA ATIVA ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO ... VILA PINDARÉ - BURITICUPU MA DEZ 17 A FEV

JUVENTUDE! EDUCOMUNICAÇÃO: PRA CUTUCAR A. O Projeto Ecoar vai te cutucar!

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Transcrição da Entrevista

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO. Edição nº 2

Roteiro: Kelson s, O lugar onde vivo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica. AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação dos Programas Federais de Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas

5º Prêmio Akoni de Promoção da Igualdade Racial Apresentando... Os destaques!

Espaços educativos no século XXI - Representações midiáticas de professores Por Talita Moretto

Relatos de Experiência Bibliotecas para a paz urbana na Colômbia

Intercâmbio Projeto Intercâmbio de Cidadania. Intercâmbio entre jovens mineiros e cariocas 25 a 29 de julho de 2012 no Rio de Janeiro (RJ)

Suelen e Sua História

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

PROJETO FRED PROJETO DE DANÇA CIDADANIA ATRAVÉS DA ARTE

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Projeto Oficinas de Fotografias Comunidade em Foco. Nelson CHINALIA PUC- Campinas

Essa data sempre será inesquecível. Seis de Março, 2016

I ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES REGIONAIS. Defesa de Direitos e Mobilização Social. Informática e Comunicação. Artes

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010

TRANSCRIÇÃO PRÉVIA PROJETO PROFALA TRANSCRITOR(A): Késsia Araújo 65ª ENTREVISTA (J.D.T.S) Cabo Verde

Você Sem Limites TEMAS PARA CULTO DE JOVENS INTRODUÇÃO. Guia para o jovem Cristão guiaparaojovemcristao.com

Participe, seja um colaborador na construção de um Cultura de Paz! A Semana da Paz é uma forma de pensar ações que sejam contínuas e duradouras!

Jorge D. M. Palamussa

GRUPO DE VOLUNTÁRIAS AMIGO DA CRIANÇA DO HOSPITAL MATERNIDADE INTERLAGOS PROJETO CONTAR HISTÓRIAS, A ARTE DE HUMANIZAR

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

SONHO BRASILEIRO BOX 1824 UMA NOVA MANEIRA DE AGIR NO MUNDO

Desperta/ Reflexão. Deixa-te Iluminar/Oração. Bom dia. E boa semana. Hoje é o último dia de outubro. Um mês dedicado às missões e a Nossa Senhora,

HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: ELIMINANDO PARADIGMAS SOCIAIS.

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Amor Pra Valer Tony Sabetta ISRC BR MKP Nunca É Tarde A. Hammond e J. Bettis Versão: Marina de Oliveira ISRC BR MKP

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE

6ª PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

Mostra de Projetos Capoeira - menino Pé no Chão

A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NAS AÇÕES DE FAMÍLIA (PATRÍCIA PANISA)

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

Integração entre Serviços e Benefícios. VI Seminário Estadual de Gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social Santa Catariana/ 2015

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL PROJETO DE VIDA. Professoras: Marcoelis Pessoa e Silvana Castro

FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO.

Política, Identidade e Direitos Humanos

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 6 RELAÇÕES AFETIVAS

O QUE IREMOS APRENDER HOJE?

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER MARTA ROQUE BRANCO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

6º. Prêmio CET de Educação de Trânsito. Projeto Educação de Trânsito. Público alvo do trabalho: Crianças de 3 e 4 anos e a Comunidade da escola.

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Suzy Freitas Anilson Campos Vitor Braga Bruna Motta Zen Dinha

Como Ajudar o Mundo?

POLÍTICAS PÚBLICAS. Profa. Dra. Júnia Mara do Vale

Transcrição:

Projeto OCA- Observatório de Crianças e adolescentes Palavras chave: direito à cidade, direitos da criança e do adolescente, educação de qualidade, orçamento público, observatório de crianças e adolescentes, ECA, direitos humanos, educomunicação e educação popular.

O projeto OCA é uma iniciativa do movimento Nossa Brasília junto com o Instituto de Estudos Socioeconômicos- INESC e Coletivo da Cidade. Acontece na cidade Estrutural há 03 anos, com crianças e adolescentes de 06 a 14 anos de idade.

Nosso objetivo é desenvolver o protagonismo de crianças e adolescentes moradores da cidade Estrutural para que conheçam e se apropriem de seus direitos e a partir daí possam monitorar e entender como funcionam as decisões políticas que influenciam as políticas públicas e o orçamento público.

Ações Há formação de formadores, que multiplicam a formação nas oficinas diárias com as crianças e os adolescentes. Entre estas oficinas, temos como exemplo as de Educomunicação, midiativismo, saídas de campo e pesquisa, arte e educação, diálogo sobre direitos e políticas públicas e ativismo propriamente dito, com a participação dxs adolescentes em espaços de representação.

Oficinas de Educomunicação

Exemplos de ativismo: Marcha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; Marchas contra a redução da idade penal; Evento em bairro da Estrutural vizinho do lixão: Santa Luzia contra o trabalho infantil. Audiência Pública contra o trabalho infantil. Proposta de revitalização de espaço público: Beco da Esperança. Abaixo-assinado com a população para adesão à proposta de revitalização. Diálogos com a comunidade.

Audiência Pública Contra o Trabalho Infantil

Diálogos com a comunidade e abaixo-assinado para revitalizar beco

Continuação: Nossa Brasília na Virada do Cerrado:. IV Vôo Coletivo realizado pelo Coletivo da Cidade. Lançamento da Voz da Quebrada durante o evento, grafitagem, agricultura urbana e oficina de bikes, além das bikes compartilhadas.

Lançamento do Voz da Quebrada

Depoimentos O OCA fez uma coisa muito importante, conseguiu mudar minha vida em apenas três anos, mudou minha forma de pensar sobre a vida por exemplo eu tinha preconceito com quem era gay, hoje não tenho mais esse preconceito. Antes do OCA eu era uma pessoa muito preconceituosa, não podia chegar uma pessoa que gostasse do mesmo sexo que eu já xingava, não percebia que isso era uma coisa ruim pra mim e para as pessoas que eu mal tratava, hoje não tenho mais preconceito. Sou do Coletivo da Cidade e participo do Observatório. (Wesley Matheus de Sousa Conceição) 17 anos, mora na Estrutural desde 2007.

Depoimentos O OCA me fez aprender muitas coisas importantes, como: convivência das pessoas dentro da periferia, me fez aprender também que a cidade Estrutural tem sim vários assuntos para debater com os outros, aprendi também que todos nós temos vários direitos, só que estão sendo cumpridos. O OCA é um projeto que incentiva tod@s nós crianças e adolescentes a começar a pesquisar sobre a cidade em que vivemos, pois vamos ficar sabendo da verdadeira História.

Depoimentos Antes de conhecer o OCA eu não sabia de alguns direitos que temos, não sabia a História da minha quebrada e hoje eu sei tudo isso e mais coisas. Bom só quero dizer que o OCA é muito importante para mim, e tipo, com o OCA aprendi que não é só porque moro na periferia que tenho que me distanciar das coisas de fora, também não preciso ter vergonha de dizer que moro em uma favela, e sim orgulho! Enfim o Observatório da Criança e do Adolescente mudou a minha vida.( Natália dos Santos Freitas, 16 anos, mora na Estrutis desde 2012).

Depoimentos Eu sou o Walisson, também mora na Estrutural e hoje tenho 20 anos. Conheci o projeto OCA na minha escola. Ainda lembro da primeira oficina do projeto, nós falamos de indicadores e o que eles eram. Foram com esses indicadores que eu percebi a importância de observar a comunidade e monitorar políticas públicas, hoje em dia esses indicadores são o meu norte, que me guiam nas transformações que continuo fazendo na minha cidade, espero que no futuro esses indicadores indiquem igualdade, respeito e dignidade da comunidade. Obs: Continuo te observando! Hoje sou educador do Coletivo da Cidade

Depoimentos O OCA foi e é muito importante pra mim, conhecer meus direitos e deveres me ajuda a ver a política de uma forma, como nunca pensei. Em me mostrar, que um menino preto, pé sujo da estrutural, como dizem muitas pessoas de outros lugares ( CIDADES ), tem voz! E que nossa voz, nosso grito e bem mais alto quando estamos, unidos em prol de nossos direitos. Por conta do OCA hoje sou um menino informado de meus diretos! Tudo o que sou hoje foi por conta do " COLETIVO DA CIDADE " e " OCA " Meus cursos meus sonhos, minha cultura meu olhar para a minha cidade, para a política Minha voz, contra a redução da idade penal, contra o trabalho infantil, foi por causa desses projetos. Willian, 15 anos, educando do Coletivo e Educador Jr.

Vídeo do VÔO

Realização: Apoio:

Obrigada, Cleo Manhas - Cleomar@inesc.org.br Rita de Jesus- rita.coletivo@gmail.com www.inesc.org.br www.coletivodacidade.org www.movimentonossabrasilia.org.br/observatorio-dacrianca-e-do-adolescente/