Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers Versão 2.1
Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento deve ser reproduzida sem a permissão por escrito do desenvolvedor.
Sumário 3 Sumário Capítulo 1 Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers 5 Procedimento... de Testes 7 Teste Teste Teste Teste de aterram... ento nos pinos 7 de curto... entre as linhas 8 autom... ático de continuidade com carga 14 de... Com andos da Frente ( CABINE ) 16
Capítulo Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers 1
5 Capitulo 1 Equipamento de Teste de Circuito de Baixa e Jumpers O equipamento foi desenvolvido com o propósito de testar os dois cabos jumpers ; a interligação entre o cabo jumper com tomada fixa de pinos macho ; testar os comandos da console ; identificar falhas e rompimento dos cabos da locomotiva (teste de carga ) que vão aos contactores/reles e as linhas de comandos que são interligados aos cabos jumpers. 1) Testar os cabos jumper bem como os cabos de interligação instalados nas locomotivas entre as tomadas fixas buscando curtos circuitos nos cabos (25); entre os cabos e o negativo da locomotiva ; entre os cabos e o positivo da locomotiva e entre os cabos e o aterramento da locomotiva. 2) Testar o circuito de comando operacional atestando assim o bom funcionamento dos circuitos de ligações da locomotiva, através de cabos que interligam os pontos frontais para os pontos traseiros. 3) Testar os comandos da console : Reversora ; Pontos de aceleração ; Freio dinâmico ; Farol ; Areeiro ; Campainha e Testar o SAI (se houver). São executados os seguintes testes ( quatro diagnósticos de falhas) : Curto circuito de aterramentos entre os cabos e o terra da locomotiva. Curto circuito para o positivo. Curto circuito para o negativo. Curto circuito entre os pinos das linhas do circuito do jumper. O equipamento é dividido em dois módulos e um cabo ( fornecido sem as tomadas fêmeas que serão fornecidas pela MRS ). Veja as figuras a seguir : 1) Módulo Emissor do Teste de Jumper (METJ) Figura 1 - Módulo Em issor do Teste de Jum per
6 2) Módulo Receptor do Teste de Jumper (MRTJ ) Figura 2 - Módulo Receptor do Teste de Jum per 3) Cabo Jumper Extensor de 7 metros ( fornecido sem as tomadas fêmeas que serão fornecidas pela MRS ). Fig 3 - Cabo Jum per Extensor de 7 m etros
7 Procedimento de Testes Antes de iniciar os testes assegure-se de que a Locomotiva esteja desligada, o ar esteja completo e a chave da bateria esteja ligada. Os testes tem de ser executados na sequência descrita neste manual. Teste de aterramento nos pinos 1 ) Conecte o Módulo Receptor do Teste de Jumper ( MRTJ ) no cabo de jumper na parte frontal da Locomotiva. Caso seja necessário usar a tomada auxiliar conecte o cabo extensor do Teste Jumper ao Módulo Receptor do Teste de Jumper ( MRTJ ). Não se deve ligar o Módulo Transmissor. 2 ) Deve-se checar se a tensão nas linhas que estiverem com led s acesos não estão com a mesma tensão medida no aterramento. Para fazer esta verificação deve-se selecionar a linha a ser inspecionada através da chave de alavanca SETA ACIMA ou SETA ABAIXO. 3 ) Se o valor mostrado no display for igual a tensão medida no pino, existe um indício de curto para o aterramento. Para confirmar o erro basta acionar a chave de alavanca "TESTE/CORRENTE" para a posição "CORRENTE". Fig 4 - Exem plo de leitura de teste na posição CORRENTE 3.1 ) A Primeira leitura exibida no display ( PINO 06 ) é o numero do pino testado. A Segunda leitura exibida no display ( 21,6 V ) é a tensão lida entre o negativo e o pino testado. A Terceira leitura exibida no display ( 23,6V ) é a tensão lida do negativo para terra. A figura 4 demonstra um caso de teste sem problema.
8 3.2 ) Verifique os valores no display. Se os dois valores tenderem a zero realmente existe um problema no pino em teste. Fig 5 - Tensões tendendo a zero, com a chave em posição CORRENTE. 3.3 ) A Primeira leitura exibida no display ( PINO 06 ) é o numero do pino testado. A Segunda leitura exibida no display ( 00,8 V ) é a tensão lida entre o negativo e o pino testado. A Terceira leitura exibida no display ( 00,8V ) é a tensão lida do negativo para terra. A figura 5 demonstra um caso de teste com problema no pino que está sendo testado. 4 ) Caso não haja nenhum pino com problema, siga para o próximo teste. Teste de curto entre as linhas 1 ) Conecte o cabo de jumper da parte posterior da Locomotiva ao Módulo Emissor do Teste de Jumper (METJ). 2 ) Ligue o disjuntor do Módulo Emissor do Teste de Jumper ( METJ ) e pressione o botão START para iniciar o teste de curto entre linhas.
9 Fig 6 - Botão START e Disjuntor do Módulo Fig 6.1 - Tela de inicio do teste. 2.1) Caso deseje iniciar o teste com retardo de 30 segundos ligue o disjuntor com o botão START pressionado e depois o solte; confirme o inicio com retardo pressionando o botão "START" novamente e será habilitada a função de retardo de 30 seg.
10 Fig 7 - Tela de inicio do teste com opção do retardo 3 ) Caso haja curto entre linhas, mais de um led acenderá simultaneamente no Módulo Receptor do Teste de Jumper ( MRTJ ) durante o teste. Observação : Se o teste for executado com a indicação de motor ligado acenderá a linha 16 e se o reservatório de ar estiver vazio acenderá a linha 22. Em algumas locomotivas pode-se desligar a indicação de motor ligado, que quando possível deverá ser feito. Estas linhas energizadas falsearão o teste indicando curto circuito inexistente logo os testes devem ser feitos com o reservatório de ar cheio. Fig 8 - Exem plo de leds acesos sim ultaneam ente
11 4 ) Após a conclusão do teste o display do Módulo Emissor do Teste de Jumper ( METJ ) informará a quantidade de erros (curtos encontrados). Pressione o botão START por 2 segundos para acessar a lista de erros. Fig 9 - Tela indicando quantidade de erros encontrados Após esse processo pressione e solte o botão "START" para avançar pela sequência de erros armazenados. Fig 10 - Exem plo de m ensagem indicando o curto entre duas linhas
12 5 ) Caso haja um curto entre linhas com negativo, o disjuntor poderá desligar o Módulo Emissor do Teste de Jumper ( METJ ). Caso o Módulo Emissor do Teste de Jumper ( METJ ) desligue, religue o disjuntor e no display será exibida a informação da linha em curto com negativo. Fig 11 - Mensagem após o provável desligam ento por curto no negativo Fig 11.1 - Detalhe do disjuntor que desarm a caso haja algum curto 6 ) Caso não haja curto entre linhas, o display informará "+72v TODAS AS LINHAS" por 10 segundos. Todos os Led's se acenderão e permanecerão energizados até a finalização do teste automático de continuidade com carga.
13 Fig 12 - Mensagem " +72V TODAS AS LINHAS " 7 ) Após esse tempo o display mostrará a mensagem "FIM DO TESTE RESULTADO OK" no Módulo Emissor do Teste de Jumper (METJ) e todos os led s que indicam as linhas do jumper estarão energizados ( led's permanecerão acesos ) no Módulo Receptor do Teste de Jumper (MRTJ). Fig 13 - Mensagem " FIM DE TESTE RESULTADO OK " Fig 14 - Todos os leds acesos após o teste.
14 Teste automático de continuidade com carga 1 ) Para iniciar o teste assegure-se de que todas as sinaleiras estejam acesas ( Teste de curto entre as linhas foi bem sucedido ). 2 ) Mova a chave de alavanca "TESTE/CORRENTE" para a posição TESTE para que se inicie o teste automático de continuidade com carga. Será colocada em cada linha sequencialmente uma carga de 1 A para medir a tensão em cada pino do circuito. Ao término do teste, o display do Módulo Receptor do Teste de Jumper ( MRTJ ) informará a tensão com o pino aberto e a tensão com o pino em carga. Fig 15 - Detalhe da chave TESTE / CORRENTE Fig 16 - Detalhe dos indicadores no display 3 ) Navegando com a chave de alavanca SETA ACIMA ou SETA ABAIXO será informado no display a condição elétrica de cada pino do jumper com exceção do pino 4 que é o negativo e o pino 13 que é o positivo e que são testados quando há carga em cada pino do jumper.
15 Fig 17 - Exem plo da m ensagem para um pino ( teste de carga do pino 1 ) 4 ) Caso queira fazer o teste de continuidade com carga de modo manual, selecione a linha desejada através da chave de alavanca SETA ACIMA ou SETA ABAIXO e mova a chave de alavanca "TESTE/CORRENTE" para a posição "CORRENTE". OBS. NUNCA DEIXAR PRESSIONADO POR MAIS DE 3 SEGUNDOS. ( PODE DANIFICAR O EQUIPAMENTO ) Após ter executado estes passos você deve executar o teste dos comandos da console da cabine que é o próximo teste. Veja na próxima página as rotinas para o teste.
16 Teste de Comandos da Frente ( CABINE ) Serão realizados os testes dos comandos abaixo descritos: Reversora avante e reversora ré Pontos de aceleração. Os leds numerados no receptor deverão acender conforme a logica de aceleração. Preparação para o dinâmico. Aplicação do freio dinâmico apresentando a variação da voltagem no display proporcional a aplicação, variando também a luminosidade do led. Farol Areeiro Campainha Testar o SAI (se houver). DESLIGAR CHAVE DO CAMPO DO GERADOR PUNHO REVERSOR CENTRADO CHAVE DO FAROL NA POSIÇÃO COMANDADA CAPOTA CURTA FREIO INDEPENDENTE APLICADO ACELERAÇÃO PINOS DO JUMPER o PONTO 2 ( 15 ) o PONTO 3 (7) o PONTO 4 (15, 7 ) o PONTO 5 ( 7, 3,12 ) o PONTO 6 (15, 7, 3, 12 ) o PONTO 7 ( 7, 12 ) o PONTO 8 ( 15, 12, 7 ) o VAZIO (só habilita para sair da função ACELERAÇÃO nesta opção) TRAÇÃO o FRENTE PONTO 1 o NEUTRO nesta opção) o RÉ - PONTO 1 PINOS DO JUMPER (8,6 ) (só habilita para sair da função TRAÇÃO (9,6) FREIO DINÂMICO PINOS DO JUMPER o REVERSÃO RÉ (9) o PREPERE DINÂMICO ( 9, 17 ) o POSIÇÃO 8 B ( 9, 17, 21, 24 ) o RETORNE PARA VAZIO (só habilita para sair da função FREIO DINÂMICO nesta opção) PATINAÇÃO o CIRCUITO DE PATINAÇÃO ACIONADO o CIRCUITO DE PATINAÇÃO DESACIONADO PINOS DO JUMPER ( 10 )
17 ALTA AMPERAGEM EM DINÂMICO PINOS DO JUMPER o CIRCUITO DE PROTEÇÃO DE DINÂMICO ACIONADO ( 20 ) o CIRCUITO DE PROTEÇÃO DE DINÂMICO DESACIONADO AREEIRO o REVERSÃO FRENTE o AREEIRO ACIONADO o AREEIRO DESACIONADO PINOS DO JUMPER (8) (5,8) CAMPAINHA o CAMPANHA ACIONADA o CAMPAINHA DESACIONADA PINOS DO JUMPER (2) FAROL o FAROL ACIONADO o FAROL DESACIONADO PINOS DO JUMPER ( 25 )
18 TESTE DO SAI DESLIGAR CHAVE DO CAMPO DO GERADOR FREIO INDEPENDENTE APLICADO PUNHO REVERSOR CENTRADO POSICIONAR SAI COMANDADA GRUPO 2 o PONTO 3 (7 ) o GRUPO 2 EM VAZIO ( 7, 11 ) o GRUPO 3 EM VAZIO ( 7, 18 ) o VAZIO (só habilita para sair da função nesta opção) POSICIONAR SAI COMANDADA GRUPO 3 o PONTO 3 (7 ) o GRUPO 2 EM VAZIO ( 7, 11 ) o GRUPO 3 EM VAZIO ( 7, 18 ) o VAZIO (só habilita para sair da função nesta opção) POSICIONAR SAI COMANDADA GRUPO 2 o GRUPO 3 DESLIGAR MD ( 19, 18 ) o GRUPO 2 DESLIGAR MD ( 11, 14 ) o VAZIO (só habilita para sair da função nesta opção) POSICIONAR SAI COMANDADA GRUPO 3 o GRUPO 2 DESLIGAR MD ( 11, 14 ) o GRUPO 3 DESLIGAR MD ( 19, 18 ) o VAZIO (só habilita para sair da função nesta opção)