Química 1ª Daniella / Marcelo 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade conhecimento químico, incluindo Reagentes, produtos e suas propriedades H1. Identificar uma substância, mistura, reagente ou produto, por algumas de suas propriedades (temperatura de fusão e de ebulição; densidade, solubilidade, condutividade térmica e elétrica, cor, sabor etc.). H2. Classificar os sistemas e as substâncias pelo aspecto visual ou pela composição (homogêneo e heterogêneo, pura e mistura, simples e composta). H3. Correlacionar propriedades físicas com o grau de pureza de uma substância, a fim reconhecer ou caracterizar materiais em seus contextos de aplicação. H4. Correlacionar propriedades de substâncias e/ou misturas com o seu comportamento nas transformações (mecânicas, químicas e físicas), reconhecendo ou caracterizando materiais em seus contextos de aplicação. conhecimento químico, incluindo Representação de transformações químicas H5. Interpretar informações experimentais referentes às propriedades das substâncias e das misturas em tabelas e gráficos. H6. Interpretar procedimentos experimentais baseados nas propriedades dos materiais, objetivando a separação de uma ou mais substâncias presentes em um sistema. H7. Representar as substâncias e as transformações químicas e físicas a partir dos códigos, símbolos e expressões próprias da Química. H8. Reconhecer as transformações que ocorrem com a matéria por meio de evidências experimentais (físicas e químicas, reversíveis e irreversíveis, endotérmicas ou exotérmicas). Competência 3: Trabalhar com modelos explicativos para a representação de fenômenos ou sistemas. Energia e estrutura das substâncias H36. Relacionar a energia e a desordem das partículas de um sistema com os estados de agregação que caracterizam sistemas sólidos, líquidos e gasosos da matéria. H37. Caracterizar os estados de agregação das partículas de uma substância em termos da energia e suas variações nos processos de mudança de estado.
Competência 7: Compreender a Química e as tecnologias associadas como conhecimento científico socialmente construído e como parte integrante da cultura humana contemporânea, percebendo seu papel nos processos produtivos e no desenvolvimento econômico da sociedade. Os materiais fósseis e seus usos, e as perturbações na biosfera H55. Compreender as ideias que explicam a origem do petróleo, carvão mineral e gás natural. H56. Compreender o processo de destilação fracionada do petróleo. Competência 8: Construir uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo da Química, estabelecendo conexões entre seus diferentes temas e conteúdos. Composição da hidrosfera e o ciclo da água na natureza H58. Comparar as propriedades da água, enquanto substância pura, tais como capacidade de dissolução, temperatura de solidificação e de ebulição, densidade e condutibilidade térmica e elétrica, com as de águas naturais. H59. Conhecer o ciclo da água na natureza, identificando os processos físicos de mudança de estado. Competência 3: Trabalhar com modelos explicativos para a representação de fenômenos ou sistemas. Competência 8: Construir uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo da Química, estabelecendo conexões entre seus diferentes temas e conteúdos. Primeiras ideias ou modelos sobre a constituição da matéria Composição e ciclos biogeoquímicos na atmosfera Constituição atômica, estrutura atômica e Tabela Periódica H21. Compreender as ideias de Dalton para explicar as transformações químicas e suas relações de massa. H22. Utilizar as características dos modelos atômicos para compreender fenômenos (elétricos, nucleares e outros). H23. Reconhecer as limitações de cada modelo atômico na compreensão de fenômenos (elétricos, nucleares e outros). H24. Compreender os modelos explicativos como construções humanas num dado contexto histórico e social. H57. Compreender a composição da atmosfera considerando a constituição molecular dos principais gases, por meio de modelos explicativos. H9. Conhecer as características das partículas subatômicas e a estrutura atômica. H10. Relacionar as características das partículas subatômicas com as propriedades dos átomos, ou íons, dos elementos químicos.
conhecimento químico, incluindo Competência 5: Identificar informações ou variáveis relevantes em uma situação problema que envolva diferentes dados de natureza química, e elaborar possíveis estratégias para equacioná-la ou resolvê-la. Transformações químicas do dia a dia Representação das transformações químicas e físicas Produção e consumo de energia térmica e elétrica nas transformações químicas H15. Reconhecer as transformações que ocorrem com a matéria por meio de diferenças entre os seus estados iniciais e finais, seja em situações do cotidiano, em processos naturais ou industriais. H16. Interpretar as transformações em diferentes linguagens e representações, ocorridas e observadas no cotidiano, em processos naturais ou industriais. H17. Compreender a conservação de massa nas transformações químicas e aplicar a lei da conservação de massa. H39. Reconhecer transformações que absorvem ou liberam energia, por meio de evidências experimentais. H40. Prever a absorção ou produção de energia, sob a forma de calor, a partir de informações pertinentes obtidas em tabelas, gráficos ou outras fontes. Relações quantitativas envolvidas nas transformações químicas H18. Interpretar a representação de uma transformação, em termos das quantidades de matéria envolvidas, e relacionar quantitativamente as grandezas, como massa, energia, volume, etc. H19. Calcular as relações quantitativas de massa e de quantidade de matéria nos materiais e nas transformações químicas.
Distribuição de pontos Avaliações 26 pontos Laboratório 4 pontos Dicas de aprofundamento BROWN, W. H.; BURSTEN, B. E.; LEMAY, H. E. Química: a Ciência Central. Pearson Education. 2005 Roteiro do Trabalho da Etapa Assunto/tema Projeto de Investigação Proporcionar a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico, de forma significativa, a partir do planejamento e execução de um projeto investigativo de Ciências. Objetivos Oferecer condições materiais (vidraria, soluções, espaço físico, etc.) para que os alunos busquem a solução de problemas reais, analisando dados e interpretando resultados experimentais, mobilizando, por meio das habilidades desenvolvidas na Matriz de Química, os objetos de aprendizagem da 1ª Série do Ensino Médio. Favorecer a interação com os pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, respeitando e dialogando sobre a diversidade de opiniões para a construção de um projeto de grupo. Habilidades Os alunos, divididos em grupos, poderão escolher quaisquer das habilidades de 1 a 64, da Matriz de Química da 1ª Série.
Desenvolvimento Aulas com grupo fixo e com momentos diferentes para orientar a elaboração, o desenvolvimento, a apresentação e a entrega de uma pesquisa teórica dentro das normas estabelecidas. Os trabalhos serão coordenados pelos professores de laboratório, Marcelo e Ronaldo. Critérios de avaliação Cronograma do trabalho Nota individual resultante da pontuação obtida no comprometimento durante as aulas, na participação efetiva nas fases de planejamento e apresentação e no trabalho escrito. Aulas quinzenais no laboratório ao longo da etapa. Datas específicas para laboratório de Biologia e Química divulgadas na aula inaugural, no mural e publicadas no Magnum-SOL.