JAMILE ROSA RAMPINELLI
|
|
|
- Augusto Pais Santarém
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Química Geral JAMILE ROSA RAMPINELLI Bacharel em Química Ind. UNIVILLE Mestre em Engenharia de Alimentos UFSC Doutora em Engenharia Química UFSC
2 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 1 Introdução: matéria e medida David P. White
3 O estudo da química A perspectiva molecular da química A matéria é o material físico do universo massa, ocupa lugar no espaço. Exemplos de matéria: A matéria é constituída de relativamente poucos elementos. No nível microscópico, a matéria consiste de átomos e moléculas. Os átomos se combinam para formar moléculas. As moléculas podem consistir do mesmo tipo de átomos ou de diferentes tipos de átomos.
4 O estudo da química A perspectiva molecular da química
5 O estudo da química Por que estudar química A química é essencial para a nossa compreensão de outras ciências. A química também é encontrada em nossa vida diária. Linguagem científica universal
6 Classificações da matéria Estados da matéria A matéria pode ser um gás, um líquido ou um sólido. Os gases não têm forma nem volume definidos. Os gases podem ser comprimidos para formarem líquidos. Os líquidos não têm forma, mas têm volume. Os sólidos são rígidos e têm forma e volume definidos.
7 O estado sólido possui forma e volume constantes, pois apresenta grande ordem molecular.
8 O estado líquido possui volume constante e forma variável, pois apresenta desordem molecular.
9 O estado gasoso possui forma e volume variáveis, pois apresenta grande agitação e e espaçamento entre suas moléculas.
10 Classificações da matéria Substâncias puras e misturas Os átomos consistem de apenas um tipo de elemento. As moléculas podem consistir de mais de um tipo de elemento. As moléculas podem ter apenas um tipo de átomo (um elemento). As moléculas podem ter mais de um tipo de átomo (um composto). Se mais de um átomo, elemento ou composto são encontrados juntos, então a substância é uma mistura.
11 Classificações da matéria Substâncias puras e misturas
12 Classificações da matéria Substâncias puras e misturas Se a matéria não é totalmente uniforme, então ela é uma mistura heterogênea. Se a matéria é totalmente uniforme, ela é homogênea. Se a matéria homogênea pode ser separada por meios físicos, então ela é uma mistura. Se a matéria homogênea não pode ser separada por meios físicos, então ela é uma substância pura. Se uma substância pura pode ser decomposta em algo mais, então ela é um composto.
13 Classificações da matéria Elementos Se uma substância pura não pode ser decomposta em algo mais, então ela é um elemento. Existem 114 elementos conhecidos. A cada elemento é dado um único símbolo químico (uma ou duas letras). Os elementos são a base de constituição da matéria. A crosta terrestre consiste de 5 elementos principais. O corpo humano consiste basicamente de 3 elementos principais.
14 Classificações da matéria Elementos
15 Classificações da matéria Elementos Os símbolos químicos com uma letra têm aquela letra maiúscula (por exemplo, H, B, C, N, etc.) Os símbolos químicos com duas letras têm apenas a primeira letra maiúscula (por exemplo, He, Be).
16 Classificações da matéria Compostos A maioria dos elementos se interagem para formar compostos. As proporções de elementos em compostos são as mesmas, independentemente de como o composto foi formado. Lei da Composição Constante (ou Lei das Proporções Definitivas): A composição de um composto puro é sempre a mesma.
17 Classificações da matéria Compostos Quando a água é decomposta, sempre haverá duas vezes mais gás hidrogênio formado do que gás oxigênio. As substâncias puras que não podem ser decompostas são elementos.
18 Classificações da matéria Misturas As misturas heterogêneas não são totalmente uniformes. As misturas homogêneas são totalmente uniformes. Misturas homogêneas = soluções.
19
20 Propriedades da matéria Mudanças físicas e químicas Quando uma substância sofre uma mudança física, sua aparência física muda. O derretimento do gelo: um sólido é convertido em um líquido. As mudanças físicas não resultam em uma mudança de composição. Quando uma substância muda sua composição, ela sofre uma alteração química: Quando o hidrogênio puro e o oxigênio puro reagem completamente, eles formam água pura. No frasco contendo água não há sobra de oxigênio nem de hidrogênio.
21 Propriedades da matéria Mudanças físicas e químicas
22
23 Pb (s) Pb (L) - indica que o chumbo sólido está sendo transformado em líquido, o que indica uma fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido); H 2 O (L) H 2 O (s) - indica que a água líquida está sendo transformada em sólido (gelo), o que indica uma solidificação (passagem do estado líquido para o estado sólido); CO 2(s) CO 2(G) - indica que gás carbônico sólido (gelo seco) está sendo transformada em gasoso, o que indica uma sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso).
24 Uma mudança de estado pode ser representado através de um gráfico:
25 Podemos ter também uma tabela com substâncias desconhecidas (A, B, C, D e E) e teremos que descobrir o seu estado físico em determinada temperatura. Observe o exemplo: - Qual o estado físico das substâncias desconhecidas a 20ºC?
26 Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contém, separadamente, os líquidos seguintes: Frasco Líquido Ponto fusão (ºC) Ponto ebulição (ºC) 1 Anilina Benzeno Etanol Pentano Ácido acético Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório, um estampido produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada a rolha?
27 Propriedades da matéria Separação de misturas As misturas podem ser separadas se suas propriedades físicas são diferentes. Os sólidos podem ser separados dos líquidos através de filtração. O sólido é coletado em papel de filtro, e a solução, chamada de filtrado, passa pelo papel de filtro e é coletada em um frasco.
28 Propriedades da matéria Separação de misturas As misturas homogêneas de líquidos podem ser separadas através de destilação. A destilação necessita que os diferentes líquidos tenham pontos de ebulição diferentes. Basicamente, cada componente da mistura é fervido e coletado. A fração com ponto de ebulição mais baixo é coletada primeiro.
29 Separação de misturas
30 Propriedades da matéria Separação de misturas A cromatografia pode ser utilizada para separar misturas que têm diferentes habilidades para aderirem a superfícies sólidas. Quanto maior a atração do componente pela superfície (papel), mais lentamente ele se move. Quanto maior a atração do componente pelo líquido, mais rapidamente ele se move. A cromatografia pode ser utilizada para separar as diferentes cores de tinta de uma caneta.
31 Unidades de medida Unidades SI Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI.
32 Unidades de medida Unidades SI As potências de dez são utilizadas por conveniência com menores ou maiores unidades no sistema SI.
33 Unidades de medida Unidades SI
34 Unidades de medida Unidades SI Observe que a unidade SI para comprimento é o metro (m), enquanto a unidade SI para massa é o quilograma (kg). 1 kg tem 2,2046 lb. Temperatura Existem três escalas de temperatura: Escala Kelvin Usada em ciência. Mesmo incremento de temperatura como escala Celsius. A menor temperatura possível (zero absoluto) é o zero Kelvin. Zero absoluto: 0 K = - 273,15 o C.
35 Unidades de medida Temperatura Escala Celsius Também utilizada em ciência. A água congela a 0 o C e entra em ebulição a 100 o C. Para converter: K = o C + 273,15. Escala Fahrenheit Geralmente não é utilizada em ciência. A água congela a 32 o F e entra em ebulição a 212 o F. Para converter: 5 9 C F - 32 F C
36 Unidades de medida Temperatura
37 Unidades de medida Volume As unidades de volume são dadas por (unidades de comprimento) 3. A unidade SI de volume é o 1 m 3. Normalmente usamos 1 ml = 1 cm 3. Outras unidades de volume: 1 L = 1 dm 3 = 1000 cm 3 = 1000 ml.
38 Unidades de medida Volume
39 Unidades de medida Unidades de medida Densidade Usada para caracterizar as substâncias. Definida como massa dividida por volume: Unidades: g/cm 3. Originalmente baseada em massa (a densidade era definida como a massa de 1,00 g de água pura).
40 A incerteza na medida A incerteza na medida Todas as medidas científicas estão sujeitas a erro. Esses erros são refletidos no número de algarismos informados para a medida. Esses erros também são refletidos na observação de que duas medidas sucessivas da mesma quantidade são diferentes. Precisão e exatidão As medidas que estão próximas do valor correto são exatas. As medidas que estão próximas entre si são precisas.
41 A incerteza na medida Precisão e exatidão
42 Fim do Capítulo 1 Introdução: matéria e medida
2005 by Pearson Education. Capítulo 01
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 1 Introdução: matéria & medida David P. White O estudo da química A perspectiva molecular da química A matéria é o material físico do universo. A matéria é
GERAL. Unidade 1. Princípios. Elementares
QUÍMICA GERAL Unidade 1 Princípios Elementares em Química O estudo da química A perspectiva molecular da química A matéria é constituída de relativamente poucos elementos. No nível microscópico, a matéria
QUÍMICA GERAL I. Fonte de consultas: Telefone:
QUÍMICA GERAL I Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos Email: [email protected] Telefone: 3159-5017 QUÍMICA GERAL I Ementa QUÍMICA GERAL I Referências Bibliográficas 1) BROWN, LEMAY & BURSTEN,
https://edsonnossol.wordpress.com
https://edsonnossol.wordpress.com [email protected] Classificação da matéria Química Fundamental I Prof. Edson Nossol Uberlândia, 12/04/2017 Matéria: é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa Química: estudo
GERAL I. Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos. Email: [email protected]. Telefone: 3159-5142
QUÍMICA GERAL I Fonte de consultas: http://dequi.eel.usp.br/domingos Email: [email protected] Telefone: 3159-5142 QUÍMICA GERAL I Unidade 1 Princípios Elementares em Química O estudo da química
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à
PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS
QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações
Substâncias e Misturas
ESTADO DE SANTA CATARINA EEB DR JORGE LACERDA Substâncias e Misturas Profª Luiza P. R. Martins Química 1º ano Estados físicos (de agregação) da matéria Vapor Características microscópicas 2 Ebulição, Vaporização
Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas
Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação
Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional
Unidades de Medidas e as Unidades do Sistema Internacional Metrologia é a ciência da medição, abrangendo todas as medições realizadas num nível conhecido de incerteza, em qualquer dominio da atividade
Módulo inicial Materiais: Diversidade e Constituição. Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008
Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária José Saramago Marta Paulino e Ângela Patrício O que é um Material? É algo que tem massa e ocupa espaço. Classificação Materiais: Componentes Origem
Composição Densidade (g/mol) Carvão 0,3 0,6 Ossos 1,7 2,0 Areia 2,0 2,4 Solo 2,6 2,8 Pedras 2,6 5,0
QUÍMICA Arqueologistas usam diferenças de densidade para separar as misturas que eles obtêm por escavação. Indique a opção correta para uma mostra que contém a seguinte composição: Composição Densidade
LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL
Professor: Cassio Pacheco Aluno (a) Disciplia Química 1 Ano LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H 2, P 4, H 2 O, O 2 b)
Apostila de Química 12 A Matéria
Apostila de Química 12 A Matéria 1.0 Átomo x Elemento Átomo é uma partícula fundamental que compõe toda a matéria. Elemento químico é um conjunto de átomos quimicamente iguais (com o mesmo número atômico).
A Matéria. Profº André Montillo
A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes
9 o EF. Jeosafá de P. Lima
9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias
Química. Prof. Willyan Machado Giufrida
Matéria é o material físico do universo; é tudo que tem massa e ocupa espaço. Matéria em nosso planeta origina-se de uma combinação de aproximadamente apenas cem substâncias básicas ou elementares chamadas
A Matéria. Profº André Montillo
A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes
Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas
Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma
QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA
QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 1. (1,0) Estime a ordem de grandeza do numero de passos que um atleta dá durante uma prova de maratona, sabendo que seu deslocamento é cerca de 42km e que um passo de um atleta
QUÍMICA TECNOLÓGICA I
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG QUÍMICA TECNOLÓGICA I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira [email protected] Alquimia
GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental
Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química
Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do
EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1- Considere o sistema e responda as questões: A) Quantos átomos estão representados? B) Quantos elementos químicos há no sistema? C) Quantas moléculas estão representadas
Professora : Elisângela Moraes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA -EEL Professora : Elisângela Moraes 02/03/2012 PROGRAMA RESUMIDO 1. Gases Ideais; 2. Gases Reais; 3. Termodinâmica; 4. Termoquímica; 5. Entropia;
INTRODUÇÃO À QUÍMICA
INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender
SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA
SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar
2.1 Breve história da termodinâmica
2.1 Breve história da termodinâmica TERMODINÂMICA calor força, movimento No início, estudava os processos que permitiam converter calor em trabalho (força e movimento). 2.1 Breve história da termodinâmica
AULA 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MISTURAS
AULA 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MISTURAS Para podermos adentrar no mundo da química existem alguns conceitos fundamentais que devemos saber para compreendermos corretamente os fenômenos. Conceitos como matéria,
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso
2. Ao afirmarmos que o gelo seco sublima, estamos nos referindo à:
1. Observe as figuras a seguir, onde os átomos são representados por esferas e cada tamanho representa um átomo diferente. Depois, assinale a alternativa VERDADEIRA: ( A ) Nas figuras 1 e 2 encontramos
AULA DE QUÍMICA Professor Wladimir Muller FÓRMULA é a representação gráfica da MOLÉCULA de uma SUBSTÂNCIA QUÍMICA em que são utilizados os símbolos dos ELEMENTOS QUÍMICOS, e os índices numéricos, que indicam
Profa. Dra. Ana Maria Pereira Neto
Universidade Federal do ABC BC1309 Termodinâmica Aplicada Profa. Dra. Ana Maria Pereira Neto [email protected] Bloco A, torre 1, sala 637 Conceitos Fundamentais 1 Conceitos Fundamentais Termodinâmica:
IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade de vida das pesso
REVISÃO DE QUÍMICA QUÍMICA A e B 1ª SÉRIES PROFESSORA CIBELI TAQUES IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA Promover transformações químicas; Produzir novas substâncias; Descobrir novos elementos; Melhorar a qualidade
FÍSICA PROFº JAISON MATTEI
FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,
1ª QUESTÃO Valor 1,0 = 1. Dados: índice de refração do ar: n 2. massa específica da cortiça: 200 kg/m 3. 1 of :36
1ª QUESTÃO Valor 1,0 Uma lâmpada é colocada no fundo de um recipiente com líquido, diretamente abaixo do centro de um cubo de cortiça de 10 cm de lado que flutua no líquido. Sabendo que o índice de refração
Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:
Disciplina: Química Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Rodrigo Xavier Querido (a) aluno
Química B Intensivo V. 1
1 Química B Intensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) B a) Falsa. O leite in natura é uma mistura heterogênea e não apresenta as mesmas propriedades em toda a extensão da amostra. b) Verdadeira. A gelatina é
O Que é Química? Pra que serve a Química?²
O Que é Química? Ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis que regem as suas combinações e decomposições ¹ Pra que serve a Química?² 1 Dicionário Michaelis 2 Figuras retiradas da Web
SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS
SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea
DIAGRAMA DE FASES. 4) (ITA) Considere as seguintes afirmações relativas aos sistemas descritos a seguir, sob
DIAGRAMA DE FASES 1) O gráfico abaixo apresenta a variação das pressões de vapor do sulfeto de carbono, metanol, etanol e água em função da temperatura. De acordo com o gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos
Estados de agregação da matéria sólido líquido gasoso Mudanças de estado Fenômenos físicos químicos Sistemas Interação Aspecto Composição aberto isolado substância mistura fechado homogêneo heterogêneo
BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE
BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:
III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017
III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),
Química B Extensivo V. 1
Química B Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 Aula 3 1.01) O açúcar se divide e preenche os espaços vazios existentes na água. 3.01) C 1.0) Plástico. 1.03) Acidez. Aula.01) C I Condensação II Fusão S III Ebulição
Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a
1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:
1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo
Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas
Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido
FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR
FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR TEMPERATURA Grandeza Fundamental do S.I. Medida aproximada de agitação média de moléculas Unidade Principal: (Kelvin)
9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:
Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2015 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:
Substâncias e Transformações
Substâncias e Transformações PAESPE 2018 Aula: Mariany Fernandes O QUE É UM SISTEMA? É uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. Homogêneo Heterogêneo Homogêneo:
CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental
CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema
Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida
Química Fascículo 01 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Substâncias e Misturas...1 Evolução do Modelo Atômico...3 Tabela Periódica...4 Exercícios...5 Gabarito...7
Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa.
Matéria Tem massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser sólida, líquida ou gasosa. Substância Pura Matéria com composição química cte. e propriedades caracteristicas. Mistura Matéria formada por duas ou mais
CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA QUÍMICA. Unidade I. Introdução ao estudo da química e estrutura do átomo.
Unidade I Introdução ao estudo da química e estrutura do átomo. Aula 3.1 Conteúdo: Substância química I. Habilidades: Valorizar os progressos da química e suas aplicações como agentes do bem-estar humano.
Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.
9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.
Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas
Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido
2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:
LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão
Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é
Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem
QUÍMICA. Forças Intermoleculares
Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 4R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Forças Intermoleculares DEFINIÇÃO: As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas,
Professor Marco Antonio
Professor Marco Antonio observações macroscópicas interpretações microscópicas Termologia Quente ou frio? Termologia Temperatura é uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um
ESTO Termodinâmica Aplicada I
Universidade Federal do ABC ESTO010-13 Termodinâmica Aplicada I Prof. Dr. Gilberto Martins [email protected] Bloco A, Torre 1, 6 o andar, sala 636 Conteúdo Conceitos Básicos: Sistema e Volume
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 9º ano Separações de Misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Podem ser para separar
Exercícios de Recuperação
Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: Ciências Data: 1º e 2º Período Aluno(a): Nº Turma: 1-9 Professor: Ana Cristina D Azevedo Visto: Nota: Exercícios de Recuperação Fenômenos 1. As transformações
EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.
EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.
Resoluções das Atividades
Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Substâncias puras, misturas e sistemas Análise imediata... 1 Módulo 2 Cálculos químicos... 3 Módulo 3 úmero de oidação (o) idação e redução (redo)... 6 Módulo
LISTA B QUÍMICA TONI ATITUDE
LISTA B QUÍMICA TONI ATITUDE Site: www.sosprofessor.xpg.com.br Lei da conservação (lei de Lavoisier)= em um sistema fechado a massa total não varia Lei da proporção constante (lei de Proust)= os elementos
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos
NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA
Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 20/ 04/2017 Tema da aula: Modelo Atômico de Bohr e Distribuição Eletrônica O desenvolvimento da teoria atômica NOVOS AVANÇOS NA TEORIA ATÔMICA - Ao longo
Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Método Científico OBSERVAÇÕES PROBLEMA HIPÓTESE(S) EXPERIMENTOS CONCLUSÕES CIÊNCIA:
SIMPLES SUBSTÂNCIA PURA COMPOSTA HOMOGÊNEO MISTURA HOMOGÊNEA SISTEMA SUBSTÂNCIA PURA HETEROGÊNEO MISTURA HETEROGÊNEA
Sistemas materiais HOMOGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA? SIMPLES MISTURA HOMOGÊNEA? COMPOSTA SISTEMA? HETEROGÊNEO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA HETEROGÊNEA Sistema É parte do universo físico que contenha ou não matéria,
Dr. Tiago P. Camargo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia
Dr. Tiago P. Camargo Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Química moderna Estudar a química e ciência básica...? Aplicações : medicina, ciência de materiais,
SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
SUBSTÂNCIAS PURAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS. CAPÍTULOS 6 E 7 Prof.ª Tatiana Lima Substâncias Puras * Conceito Toda matéria cuja fusão e ebulição ocorrem a uma temperatura constante. SIMPLES * Tipos
Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.
Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.
GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 I Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente
02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?
2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2017 1º ano Nome Nº Turma Data 15/12 Nota 08 Disciplina QUÍMICA TRABALHO Prof. ORLANDO Valor 30 ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO 01) Na química temos
LOGO. Classificação da matéria. Profa. Samara Garcia
LOGO Classificação da matéria Profa. Samara Garcia Classificação da matéria Substância pura: matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas, e assim apresentam propriedades químicas
LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano
LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 1 Ano Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1-. Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas: a) H2, P4, H2O, O2 b) Cl2, CO2, H2,
Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a
Disciplina: Sistemas Térmicos
Disciplina: Sistemas Térmicos Definição de Substância Pura Equilíbrio de Fases Líquido-Vapor de uma Substância Pura Diagrama de Temperatura versus Volume Específico Título de uma Substância com Fases Líquida
Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:
Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s
Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção. Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli
Física Geral e Experimental II Engenharia Ambiental e de Produção Prof. Dr. Aparecido Edilson Morcelli TERMOLOGIA A termologia é uma parte da Física que estuda as diversas manifestações de calor. A parte
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos Orientações
26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu)
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENO FÍSICO: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudança de estado Físico); passagem de corrente elétrica por um Fio de cobre;
LISTA DE EXERCÍCIOS: TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS ESTEQUIOMETRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL D ESTAD D RI DE JANEIR (UNIRI) INSTITUT DE BICIÊNCIAS DEP. DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INRGÂNICA 2/2015 PRFª.: CLAUDIA JRGE D NASCIMENT LISTA DE EXERCÍCIS: MATÉRIA
TERMODINÂMICA. Aula 2 Introdução à Termodinâmica Sistema Fase Substância Equilíbrio
TERMODINÂMICA Aula 2 Introdução à Termodinâmica Sistema Fase Substância Equilíbrio INTRODUÇÃO Ampla área de aplicação: organismos microscópicos aparelhos domésticos até veículos sistemas de geração de
RESOLUÇÃO SIMULADO 1ª SÉRIE A2 1º BIMESTRE Temperatura de Ebulição ( C)
Resposta da questão 1: Análise das afirmações: RESOLUÇÃO SIMULADO 1ª SÉRIE A2 1º BIMESTRE 2016 I. Correta. À temperatura de 25 C, os materiais C e D estão no estado líquido. Materiais A B 25 C sólido 25
Índice de figuras. Figura 1 - Diferentes escalas de temperatura...4
Sumário Temperatura Escalas termométricas...4 Termômetros...4 As escalas termométricas...4 Escala Celsius...5 Escala Fahrenheit...5 Escala Kelvin...5 Algumas comparações entre as escalas...6 Índice de
Avenida Lourival Alfredo, 176, Poeira, Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil,
1 ESTUDO DOS GASES 1 INTRODUÇÃO Vários processos que ocorrem na natureza e nos organismos vivos são fenômenos pertinentes aos gases, como, por exemplo: o metabolismo nos animais exige a presença de oxigênio,
Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Temperatura Parte 1
Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos Mensuração da Temperatura Parte 1 Matéria e Energia Todos os corpos na natureza são formados de matéria: MATÉRIA é tudo aquilo que ocupa lugar
Ana Elisa Comanini Ana Karla Agner Felipe Gollino
Ana Elisa Comanini Ana Karla Agner Felipe Gollino 2º ano Bacharelado 2008 Filtração Remover impurezas sólidas de um líquido ou de uma solução Coletar um produto sólido de uma solução na qual ele tenha
