PRODUÇÃO GRÁFICA Processos de Impressão: Offset
PROCESSO DE IMPRESSÃO OFFSET O nome off-set (fora do lugar) vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície.
PROCESSO DE IMPRESSÃO OFFSET Visita a Gráfica 101
Mecanismo de funcionamento do processo e tipo de matriz utilizada
Impressão Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.
Produção da Chapa As chapas de offset, primeiramente são tratadas de forma que se tornam fotosensíveis. Após este passo elas são expostas de várias formas diferentes à luz e reveladas.
Fotogravura ou CTF Computer to film - A chapa é exposta, através de um fotolito, a uma luz por um determinado tempo. Este processo é similar ao da ampliação de fotografias e está submetido às mesmas limitações. O tempo de exposição precisa ser medido com precisão para não super-expor ou sub-expor a imagem, comprometendo o resultado final.
CTP (Computer-to-Plate) A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser.
Direct-to-Press É um sistema de gravação da matriz offset na qual a "chapa" é gravada diretamente na impressora. A matriz é gravada a Laser, e o sistema usado na impressora é o sistema waterless (impressão sem uso de solução de molha água).
Direct-to-Press
Sistemas de Impressão Impressora plana Impressora rotativa Impressora planetária Sistema de molha Alcoólica Sistema Waterless
Curiosidades... Nas máquinas planas, roda-se folha por folha, e a qualidade é maior. É indicada para confeccionar cartazes, folders, livros, panfletos, folhetos e etc; Já nas máquinas rotativas, utiliza-se papel em bobina. É ideal para trabalhos com tiragens grandes: jornais e revistas.
Vantagens e Desvantagens do OFFSET
OFFSET: VANTAGENS Boa qualidade de impressão; Grande rapidez de impressão; A impressão pode ser feita em praticamente todos os tipos de papéis e em alguns tipos de plásticos (poliestireno), mais flexíveis.
OFFSET: DESVANTAGENS Sistema (ou mecanismo) de impressão frágil e instável. Necessita de reajustes frequentes durante a impressão; Há o perigo da decalcagem, que ocorre quando há o excesso de carregamento de tinta.
OFFSET é para pequenas, médias ou grandes empresas? Na verdade, o que precisa ser analisado é o projeto, ou seja, qual a tiragem que se pretende. O Offset é indicado para médias e grandes tiragens.
Curiosidades... Offset é o processo de impressão mais utilizado na Indústria Gráfica desde a segunda metade do século XX até os dias atuais. Durante o processo de impressão, há intervenção humana no controle de tinta e água.
Suportes que aceitam o OFFSET
Quais os tipos de suporte aceitam OFFSET? O offset suporta todo tipo de papel e alguns tipos de plásticos flexivéis (especialmente o polietileno O papel mais usado para impressão de offset é o que possui muita cola, de superfície plana livre de felpa e penugem Formato do papel: A3 e A4.
Curiosidades... Em uma policromia, são usadas 4 tintas básicas (ciano, amarelo, magenta e preto) que combinadas formam 94.109.400 cores diferentes Programas como Word, Excel, PowerPoint e Publisher são os menos indicados para se enviar arquivos para confecção gráfica;
Custo médio do processo
Oferta e operacionalidade de fornecedores
Chapa (placa de alumínio) Fabricantes: Agfa Gevaert Kodak IBF Indústria Brasileira de Filmes Lastra
Tinta Fabricantes: Cromos Sunchemical Printcor Corcyan Flint Ink Premiata
Papel Fabricantes: Cia Suzano de Celulose e Papel Votorantim Sinacard
Gráfica SENAI - HORTO
Chapa
Fotolito
Gravação/Sensibilização
Impressão monocromática
Cilindro estintador, blanqueta de borracha e cilindro de pressão
Impressora bicromática
Guilhotina
Faca especial
Obrigada pela atenção!