Espaço de Cor Fotografia Digital Prof. Rogério Simões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Espaço de Cor Fotografia Digital Prof. Rogério Simões"

Transcrição

1 Espaço de Cor Prof. Rogério Simões

2 Espaço de Cor Muito antes da invenção dos primeiros monitores coloridos, cientistas, artistas e técnicos já se preocupavam com a maneira de representar cores uniformemente. Por diversos motivos, como a qualidade e natureza dos pigmentos usados na impressão e o tipo do papel que servia de suporte à tinta, materiais que deveriam ser exatamente iguais acabavam tendo aparências completamente diferentes. Com o passar do tempo, modelos foram desenvolvidos para aumentar a fidelidade das cores em diversas aplicações.

3 Espaço de Cor O que é um espaço de cor, então? Um espaço de cor nada mais é do que um modelo matemático usado para descrever cada cor a partir de fórmulas. É certo que ainda existem muitos outros espaços de cor, porém aqui só alguns serão abordados. Além do RGB e do CMYK já comentados, o HSB, o HSL e o CIE-Lab são os mais importantes atualmente.

4 Espaço de Cor Em fotografia utilizaremos basicamente os 3 espaços de cor RGB: srgb Adobe RGB ProPhoto RGB

5 Espaço de Cor srgb Inicialmente desenvolvido para a integração entre equipamentos digitais, o srgb hoje, é o espaço de cores padrão para a fotografia digital, embora sua gama de cores não seja tão ampla quanto o Adobe RGB ou o cielab. Como a maioria dos equipamentos de imagens digitais saem de fábrica com este padrão de espaço, o usuário precisa "calibrar" este equipamento para o espaço de cor específico que seja diferente do srgb.

6 Espaço de Cor srgb Os minilabs digitais usam amplamente este espaço de cores pelo facto de que a maioria dos monitores podem exibir apenas as cores do espaço srgb. Para um tratamento de imagem mais "adequado", é recomendável que primeiro a imagem seja convertida para um espaço de cores mais amplo, como o Adobe RGB, e depois de ter feito as devidas alterações, se retorne ao espaço srgb, evitando que se perca muitas informações de cores.

7 Espaço de Cor cores visíveis srgb

8 Espaço de Cor Adobe RGB O espaço de cores Adobe RGB é um espaço de cor RGB desenvolvido pela Adobe Systems em Ele foi projetado para abranger a maioria das cores alcançáveis em impressoras a cores CMYK, mas usando cores RGB primárias em um dispositivo como o monitor do computador. O espaço de cores Adobe RGB abrange cerca de 50% das cores visíveis especificados pelo espaço de cores Lab, melhorando em cima da gama do espaço de cor srgb principalmente em ciano-verdes.

9 Espaço de Cor

10 Espaço de Cor ProPhoto RGB O ProPhoto RGB é um espaço de cor RGB desenvolvido pela Kodak. Ele oferece uma gama especialmente grande, projetado para uso específico em fotografia. Abrangendo 100% das probabilidades de ocorrência de cores do mundo real. Quando se trabalha em espaços de cores com uma grande gama, recomenda-se a trabalhar em 16 bits de profundidade de cor, para evitar efeitos posterization. Isso ocorrerá com mais frequência em 8-bit, pois as etapas de gradiente são muito maiores.

11 Espaço de Cor

12 Espaço de Cor Qual espaço de cor usar? Para capturar e editar imagens o ideal é usar o maior espaço de cores que a câmera e o editor de imagens oferecer. No entanto no momento de dar a saída dessas imagens, elas devem ser convertidas para o espaço srgb, porque monitores, minilabs e impressoras trabalham com esse espaço de cor.

13 Espaço de Cor Comparativo srgb vs Adobe RGB

14 Espaço de Cor Comparativo ProPhoto RGB vs srgb ProPhoto RGB srgb

15 Espaço de Cor

16 Espaço de Cor

17 Calibragem Se caracteriza por tornar os periféricos capazes de reproduzir cor sob uma condição balanceada. No caso de monitores, a calibração garante um perfeito equilíbrio cromático entre os canais RGB, bem como o ajuste do ponto de branco do monitor.

18 Calibragem Monitor A imagem que aparece na tela dos monitores nem sempre retratam a verdade. O que acontece geralmente são cores distorcidas, com contrastes e níveis de cor que não são realmente reais. Sendo assim, quem trabalha com qualquer profissão gráfica, designer, fotógrafo ou publicitário, por exemplo, acaba por ter problemas no resultado final. Ou seja, na hora de imprimir, as cores no papel são totalmente diferentes daquelas vistas na tela. Em muitos casos, o que parece ser preto é, na verdade, cinza ou verde escuro.

19 Calibragem Porque ocorre isso? Essa diferença nas cores do monitor acontece porque, em primeiro lugar, nem sempre estão corretamente calibrados. Em segundo, alguns monitores realizam contrastes dinâmicos, que alteram as cores visando melhorias. Porém, isso artificializa o resultado e não é indicado para aqueles que procuram fidelidade nas cores.

20 Calibragem Como corrigir? A melhor forma de corrigir este problema é utilizar um calibrador de monitor. É um hardware que, acoplado ao computador, faz a leitura dos tons e os ajusta corretamente, criando um perfil de cor que é acionado sempre que o computador é ligado.

21 Calibragem antes depois

22 Calibragem Impressora Impressoras são calibradas utilizando-se um espectrofotômetro. Basta imprimir um target, que é um arquivo Tiff com vários quadradinhos de cor. Depois o target impresso é lido pelo espectrofotômetro e então é gerado um profile de cor da impressora. Normalmente, as impressoras possuem um desvio de cor para magenta, ciano, amarelo, mais claro, escuro, não importa. Cada vez que for feita uma impressão, o software de calibragem irá verificar qual a característica da impressora e irá compensá-la.

23 Calibragem Target Espectofotômetro

24 Calibragem Scanner Na calibragem de scanner, não é necessário a utilização de nenhum tipo de equipamento. Utiliza-se um target IT8, que é uma foto ou cromo, com uma série de quadrados de cor que serão lidos pelo scanner. Depois o software de calibragem irá analisar a imagem e gerar o profile de scanner. Posteriormente, após cada escaneamento, o profile será aplicado, corrigindo a imagem. A aplicação do profile pode ser feita no Photoshop ou no próprio software do scanner.

25 Calibragem Target IT8

26 Gerenciamento de Cores O que é um perfil ICC? ICC (International Color Consortium), um grupo de fabricantes lideres de produtos para imagem digital (Agfa, Apple, Fuji, Microsoft, Adobe) que desenvolveram especificações para descrever como os dispositivos criam cor. Ele é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Ele deve ser usado para que as cores do monitor se igualem o mais próximo possível da impressão.

27 Gerenciamento de Cores Quanto a sua finalidade de uso, classificaremos alguns tipos de perfis ICC: Perfis RGB: São perfis relacionados a dispositivos que requerem sinais de controle em RGB (vermelho, verde e azul) para produzirem cor. Normalmente são utilizados para caracterizar câmeras digitais, scanners, monitores, projetores multimídia ou impressoras sem RIP ou não PostScript.

28 Gerenciamento de Cores Perfis de edição: São perfis no espaço de cores RGB sem relação direta com nenhum dispositivo. Seu principal objetivo é servir como um espaço de edição, ou seja, intermediário entre o perfil de captura / exibição e o perfil do dispositivo que será reproduzido a imagem em questão. Suas principais características são a extensão do gamut (gama) de cores, o balanceamento cromático e uniformidade da luminosidade.

29 Gerenciamento de Cores Perfis CMYK: São perfis relacionados a dispositivos que requerem sinais de controle em CMYK (cyan, magenta, amarelo e preto) para produzirem cor. São utilizados para caracterizar dispositivos de impressão. Variáveis como tipo de mídia, tintas, processo de impressão, curvas de ganho de ponto e as condições de impressão em geral são de fundamental importância na estrutura de um perfil CMYK.

30 Os 4 C s do Gerenciamento Calibragem Consistência Caracterização Conversão

31 Calibragem Se caracteriza por tornar os periféricos capazes de reproduzir cor sob uma condição balanceada. No caso de monitores, a calibração garante um perfeito equilíbrio cromático entre os canais RGB, bem como o ajuste do ponto de branco do monitor.

32 Consistência Para que o processo de gerenciamento de cores se torne uma realidade, é preciso que o processo tenha consistência, isso é, precisamos garantir que os periféricos ou impressoras mantenham a qualidade de reprodução ou captura. Isso resulta em um fluxo de trabalho previsível, garantindo a menor possibilidade de erros.

33 Caracterização A caracterização dos periféricos é utilizada para descobrir como este periférico reproduz a cor por meio da impressão ou digitalização de alguns targets de caracterização. A caracterização determina como o CMS captura ou reproduz a cor usando um espaço de cor independente (geralmente CIELab) do dispositivo. Esta fase determina a forma com que cada equipamento reproduz a cor e a compara com o espaço independente do CMS. A partir daí, passa a saber como as cores são reproduzidas por cada dispositivo, criando perfis (profiles) que serão comunicados na fase de conversão. Para que a caracterização funcione, precisamos ter a certeza que o periférico foi calibrado corretamente

34 Conversão O processo de conversão de espaços de cor garante que as cores do arquivo original sejam mantidos no periférico de saída. Cada pixel da imagem será avaliado pelos tradutores LAB, e encontrará no ICC do periférico o valor de RGB o CMYK equivalente para se obter resultados semelhantes. Cada dispositivo possui um limite para poder reproduzir as cores, definidos pelas características físicas e químicas. Essa capacidade reprodução nós chamados de gama de cores ou Gamut.

35 Teoria das Cores A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.

36 Teoria das Cores Os sistemas de cores visam organizar e racionalizar o estudo das cores no intuito de se constituir uma teoria das cores, no entanto a harmonia entre as cores não é assim tão objetiva. Hoje sabe-se bem que a cor é um fenômeno subjetivo, pois ela é constituída de ondas eletromagnéticas de uma faixa de frequência tal que as colocam dentro do que denomina-se espectro visível, ou seja, a faixa de frequência daquelas ondas que são captadas pela sensibilidade dos olhos humanos. Animais veem tudo de forma diferente.

37 Síntese Aditiva Podemos formar qualquer cor, inclusive o branco, partindo de três cores fundamentais: o VERMELHO, o VERDE e o AZUL. (Red, Green, Blue, o famoso RGB). Essas cores, misturadas entre si ou duas a duas, em proporções diferentes ou iguais vão resultar em todas as cores possíveis.

38 Síntese Aditiva Esta é a SINTESE ADITIVA, assim chamada porque formamos as cores e o branco pela adição das cores básicas, também chamadas primárias ou fundamentais, ou seja, o vermelho, verde e azul. As cores formadas pela combinação das básicas chamam-se complementares ou secundárias, que, como vimos no caso da síntese aditiva, são o amarelo, o magenta (lilás) e o cian (azul-verde).

39 Síntese Subtrativa Na SÍNTESE SUBTRATIVA, as cores básicas são exatamente o amarelo, magenta e cian (ou ciano), sendo suas complementares, respectivamente, o azul, verde e vermelho. Como na síntese aditiva, as cores básicas podem ser combinadas duas a duas ou todas entre si, em proporções iguais ou diferentes, para se formar todas as cores possíveis.

Computação Gráfica Síntese de Cores

Computação Gráfica Síntese de Cores Computação Gráfica Síntese de Cores Professora: Sheila Cáceres Natureza da cor O ser humano é capaz de visualizar só um subconjunto do espectro de luz solar: desde 380 nanômetros (violeta) a 780 nanômetros

Leia mais

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE Fig. 1 - Espectro de Cores Fig. 1.1 - RGB Aditivo Fig. 1.2 - CMY Subtrativo TEORIA BÁSICA DAS CORES É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Utilização de Cores em HTML Cores primárias Cores secundárias 2 Utilização de Cores em HTML Os comprimentos de onda vermelho, amarelo

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2018 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga Processamento de Imagens Coloridas Prof. Adilson Gonzaga 1 Aparência de um Objeto A aparência de um objeto é o resultado de uma complexa interação da luz incidente sobre este objeto, suas características

Leia mais

Gestão de cor + Normalização = Produtividade

Gestão de cor + Normalização = Produtividade Gestão de cor + Normalização = Produtividade Vitor Pedro Porque precisamos da Gestão de Cor? Porque precisamos da Gestão de Cor? A cor é uma importante ferramenta na comunicação simbólica. Faz vibrar os

Leia mais

Cores em Imagens e Vídeo

Cores em Imagens e Vídeo Aula 05 Cores em Imagens e Vídeo Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Ciência das Cores A cor é fundamentada

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 30 de julho de 2015 Motivações: cor ajuda reconhecimento

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga mvieira@sc.usp.br

Leia mais

Complemento Teórico Treinamento RIPs Flexi e PhotoPRINT

Complemento Teórico Treinamento RIPs Flexi e PhotoPRINT Base Teórica Gerenciamento de Cor - Geral RGB CMYK Grayscale Perfil de Entrada Perfil de Entrada Perfil de Entrada Perfil de Saída (ICC) Ajuste de Densidade Correção de Cor - Espaços de Cor: A- RGB: Um

Leia mais

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. PPI - É a abreviatura de 'pixels per inch' (pixeis por polegada). Refere-se

Leia mais

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I As Cores Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I Apesar de serem o mesmo fenômeno físico, existe duas maneiras de entender as cores. A cor é uma radiação eletromagnética, corresponde à parte do

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Cor

Processamento Digital de Imagens. Cor Processamento Digital de Imagens Cor Em uma descrição física a cor está associada ao seu comprimento de onda. Ao se analisar o espectro eletromagnético na região do visível, os menores comprimentos de

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores explica como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu qualidade Modo

Leia mais

Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Tipos de Originais

Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Tipos de Originais Capítulo 1 - Introdução Luz O que É Luz Espectro Eletromagnético Luz Anárquica Cor Interpretação Espectro Visível Sínteses Aditiva e Subtrativa Síntese Aditiva Cores Opostas e Complementares Síntese Subtrativa

Leia mais

Cor SCC0251 Processamento de Imagens

Cor SCC0251 Processamento de Imagens Cor SCC0251 Processamento de Imagens Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2012/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) Cor 2012/1 1 / 39 Sumário 1 Introdução

Leia mais

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz)

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz) Marcelo Gattass, PUC-Rio Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10 6 10 8 10 10 10 12 10 14 10 16 10 18 10 20 (m) rádioam FM,TV Micro-Ondas Ultra-Violeta Infra-Vermelho RaiosX f (Hertz) 10 6 10 4 10 2 10

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS. Nielsen Castelo Damasceno

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS. Nielsen Castelo Damasceno PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Nielsen Castelo Damasceno Definições A cor é um poderoso descritor que muitas vezes simplifica a identificação do objeto e sua extração de uma cena. Os seres humanos

Leia mais

Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais. Hermes Renato PUCSP 2018

Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais. Hermes Renato PUCSP 2018 Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais Hermes Renato PUCSP 2018 Cor e Comunicação Com o gerenciamento de cores é possível garantir consistência das cores. História da Cor Leonardo da Vinci - 1489. É

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 6 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda os usuários a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida.

Leia mais

Modelo RGB - Aplicações

Modelo RGB - Aplicações Modelo RGB - Aplicações As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao

VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao VISÃO anatomia do olho. Retina: região no fundo do olho onde os estímulos visuais são captados e transmitidos ao cérebro. A Retina é constituída por 2 tipos principais de células: cones, que necessitam

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV Daniel C. Zanotta 13/08/2018 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Fundamentos de Processamento Gráfico. Modelos de cores. Fátima Nunes. Profa. Fátima L. S. Nunes

Fundamentos de Processamento Gráfico. Modelos de cores. Fátima Nunes. Profa. Fátima L. S. Nunes Fundamentos de Processamento Gráfico Aula 10 Modelos de cores Fátima Nunes 1 Introdução Por que usar cor em processamento de imagens? 2 Introdução Por que usar cor em processamento de imagens? Cor: descritor

Leia mais

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1 As As As Dispositivos gráficos Resolução espacial de : pixel - unidade de imagem, usada para medir resolução gráfica; visão humana - cerca de 3000 x 3000 pixels; fotografia - até 8000 x 8000 pixels. 2001

Leia mais

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos Teoria da Cor - Fundamentos Básicos O objetivo desse material de apoio é trazer algumas informações básicas sobre teoria da cor, embora seu estudo seja muito mais amplo e envolve diversos aspectos de percepção,

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO O que é a cor? ? O que é a cor? O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina,

Leia mais

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte AULA 04 Imagem Digital / Pós-Produção Cores & Contrastes Tutorial B (parte

Leia mais

Grandes formatos - aplicações

Grandes formatos - aplicações Boas práticas crescente demanda por impressões digitais em grandes formatos e não há norma ISO de GF é preciso uma ferramenta para a implementação de requisitos técnicos na cadeia de suprimentos (aquisição,

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

Processamento de Imagens Coloridas. 35M34 Sala 3D5 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227

Processamento de Imagens Coloridas. 35M34 Sala 3D5 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227 Processamento de Imagens Coloridas 35M34 Sala 3D5 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227 Introdução Apesar do processo de percepção e interpretação de cores não ser completamente compreendido,

Leia mais

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET.

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. Para um melhor resultado, antes de iniciar seu projeto gráfico, solicite um gabarito. 01 Formato Todo material deve ser enviado com a página já nas

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual.

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual. MANUAL DA MARCA INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de orientar as aplicações da marca ACIAP São José dos Pinhais. Os elementos gráficos que compõem a identidade visual são o logotipo, as cores institucionais

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores

Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores Bruno Teixeira Moreira e Emídio Augusto Arantes Macedo Ciência da Computação 1 o. Período Professor: Rodney Josué Biezuner Disciplina: Geometria Analítica e

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

A evolução dos sistemas de provas

A evolução dos sistemas de provas PROFISSIONAIS EM SISTEMAS GRÁFICOS Sistema de provas contratuais reticuladas digitais Mais de 100 sistemas implantados A evolução dos sistemas de provas Prelo No início o prelo era a prova mais próxima

Leia mais

Representação da Informação Imagem e Vídeo

Representação da Informação Imagem e Vídeo Representação da Informação Imagem e Vídeo José Gustavo de Souza Paiva Gráficos Pixels Bitmaps Mídia Imagem 1 Mídia Imagem Cores O olho humano vê uma única cor quando três cores primárias são apresentadas

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas

Leia mais

MODELOS DE COR. Intensity is radiant power in a particular direction.

MODELOS DE COR. Intensity is radiant power in a particular direction. MODELOS DE COR Terminologias Intensity is radiant power in a particular direction. Radiance is intensity per unit projected area. Luminance is radiance weighted by the spectral sensitivity associated with

Leia mais

Imagens digitais. Armando J. Pinho. Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro.

Imagens digitais. Armando J. Pinho. Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro. Imagens digitais Armando J. Pinho Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro ap@ua.pt http://www.ieeta.pt/~ap IAPS (DETI-UA 2013/14) Armando J. Pinho 1 / 55 Sumário 1 Formação

Leia mais

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor.

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor. Variações de cores entre dispositivos Todo trabalho feito em computação gráfica, mais especificamente com impressão, pode apresentar variações do tipo exibido abaixo. Você vê as cores de um modo na tela,

Leia mais

Produção Gráfica 4 - PAPEL

Produção Gráfica 4 - PAPEL 4 - PAPEL O papel é uma das principais preocupações do designer gráfico, pois, entre a infinita variedade de tipos disponíveis, deve-se saber escolher adequadamente o papel para a produção de seus projetos.

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 O estudo das cores não é peculiar apenas da pintura ou do desenho; é um estudo amplo, que sem dúvida está presente dentro de muitas outras áreas e que estão diretamente interconectados. Veja nesta aula

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Obrigado! Este manual apresenta as normas e orientações para o uso da identidade visual do INEA. No entanto, somente com a sua participação será atingido o objetivo de comunicar

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Representação da Informação José Gustavo de Souza Paiva Introdução Representação é feita na forma digital Por que? Sistemas Computacionais só manipulam dados digitais Dados digitais são mais fáceis de

Leia mais

Scribus e o sistema de cores

Scribus e o sistema de cores Scribus e o sistema de cores Por Nélio Gonçalves Godoi Sistemas de cores Conhecer os sistemas de cores RGB e CMYK, e saber convertê-los, é bastante importante para o designer. O sistema de cores aditivas

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Cartilha de FECHAMENTO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

Cartilha de FECHAMENTO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO Cartilha de FECHAMENTO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO Autoria e diagramação: Willian César de Souza Introdução Esta cartilha foi criada com o objetivo de facilitar e ensinar de maneira didática o processo

Leia mais

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2013/2014 AIB_U4A 1 Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais (red / Green / blue) Modelo CMYK (cyan / magenta / yellow + Black) Modelo

Leia mais

Luz, Cor e Percepção Visual

Luz, Cor e Percepção Visual Luz, Cor e Percepção Visual André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 13 do Foley O que é luz? Luz é uma forma de energia. Tipo de radiação eletromagnética com um comprimento de onda que afeta

Leia mais

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery Fiery Color Server Referência de cores Fiery 2007 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45061760 02 de janeiro

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ELABORAÇÃO

FUNDAMENTOS DA ELABORAÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Sul NUTED - Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação Aluna: Paula Caroline S. Jardim Passos Orientadora: Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Dezembro/2010

Leia mais

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais set-09

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais  set-09 Sistemas de Cores Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto set-09 Sumário Introdução Cores RGB HSV Referências 4-set-09 Leandro

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

Características da cor

Características da cor Características da cor Qualquer cor particular pode ser obtida a partir da combinação de VERMELHO AZUL VERDE (Primárias aditivas) (no caso de transmissão) Isto é, uma fonte de luz vermelha, uma fonte de

Leia mais

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio Luz e Cor por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio (adaptado por Luiz Fernando Martha para a disciplina CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia) Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10

Leia mais

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES Prof Djavan Loureiro 1 COR Elemento para transmissão de idéias, conceitos, sensações e emoções. Utilizada em projetos arquitetônicos, design, gráfico, virtual, cenográfico,

Leia mais

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda

Manual de Identidade Visual Indústria de Impressoras Tecnológicas da Amazônia Ltda Manual de Identidade Visual INTRODUÇÃO Com a importância que a IITA tem conquistado no Brasil, é essencial que a nossa marca seja utilizada seguindo o Manual de Identidade Visual. Uma marca sempre bem

Leia mais

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático

Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Estímulo Visual Luz Física da cor, visão humana e círculo cromático Física da cor Representação da decomposição da luz branca. Experimento de Isaac Newton, 1666 que mostra que um raio de luz branca se

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; Corresponde à parte

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA - RS SET.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CRO-RS 3 //APRESENTAÇÃO A implementação de um sistema integrado de marcas CFO/CRO

Leia mais

Guia de uso Selo de certificação

Guia de uso Selo de certificação Guia de uso Selo de certificação Este guia tem o objetivo de orientar os profissionais certificados sobre o uso dos selos de certificação. Sumário 1. Selos 4 2. Tipos de selo 7 3. Regras de uso 10 4. Exemplos

Leia mais

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12 Representação de cores Computação Gráfica Cores Renato Ferreira Tratados de maneira geral como triplas RGB Um parâmetro alpha opcional Quase todas operações separadas por componente Mas usualmente tratadas

Leia mais

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Luz e Cor Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces 1 Luz Cromática Em termos perceptivos avaliamos a luz cromática pelas seguintes quantidades: 1. Matiz (Hue): distingue entre as várias cores

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 02 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Introdução ao

Leia mais

256 tons de cinza. Por Cesar Barreto

256 tons de cinza. Por Cesar Barreto Dica técnica 256 tons de cinza Por Cesar Barreto Converter uma imagem colorida para impressão em P&B, seja originária de filme ou de captura digital, requer um arquivo com o máximo de informação possível.

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Eduardo Ribeiro

PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Eduardo Ribeiro PROCESSAMENTO DE IMAGENS Eduardo Ribeiro Brilho Em uma imagem em tons de cinza, cada valor de pixel representa um brilho. Brilho é definido formalmente como o atributo de uma sensação visual segundo o

Leia mais

Gabarito dos Exercícios do Capítulo de Cores /1. 1. Complete os pontilhados ou brancos os parágrafos abaixo:

Gabarito dos Exercícios do Capítulo de Cores /1. 1. Complete os pontilhados ou brancos os parágrafos abaixo: Gabarito dos Exercícios do Capítulo de Cores - 2005/. Complete os pontilhados ou brancos os parágrafos abaixo: Valor da Questão: 2.0 - cada resposta completada corretamente: 0, Usando um byte por canal,

Leia mais

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação conteúdos tipos de imagem conceitos base cor em digital formatos de imagem imagem na web Tipos de imagens

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

MANUAL.

MANUAL. MANUAL DOUSUÁRIO Siga as normas para produção de seu material gráfico, respeitando-as sempre, muitos trabalhos não são processados em nosso sistema por pequenos detalhes. VERIFIQUE SEMPRE Dimensões especificadas

Leia mais

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem CONFERENCIA 3 Ing. Yamila Díaz Suárez Revisão de tarefa Realizar um resumo sobre a gestão eletrónica de documentos. Pesquisar quais ferramentas existem. Contéudo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 28/05/2014 Luz e Cor Aluno: Leonardo Henrique Camello do Nascimento Professor: Marcelo Gattass INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é gerar diversos espectros de reflexão.

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Ana Paula Mandelli

COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Ana Paula Mandelli COMPUTAÇÃO GRÁFICA Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Ementa Princípios de Design gráfico. Funcionalidades básicas. Técnicas aplicadas ao Design Gráfico. Ilustrações. Tratamento de Imagens.

Leia mais

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza Revisão para prova 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza 2- Qual e a aplicação para cada modo de cor? Bitmap: Para muitos usuários, o

Leia mais

Imagens Digitais Tratamento de Imagens

Imagens Digitais Tratamento de Imagens Imagens Digitais Imagens de Bitmap Bitmap = Mapa de Bits ou Imagens Raster São as imagens formadas por pixels em oposição às imagens vetoriais. Imagens de Bitmap Imagem de bitmap Imagem vetorial Imagens

Leia mais

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens

Fundamentos sobre. Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE. Antonio G. Thomé Sala AEP/1033. Processamento de Imagens Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Fundamentos sobre Processamento de Imagens Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/1033 Sumário do Curso Introdução Ambientação com o MatLab Aquisição

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues O que é vídeo? Vídeo é uma coleção de imagens discretas exibidas periodicamente ao longo do tempo. Cada imagem é composta por N linhas. 2 3 Como não se percebem

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Utilize o para ajustar a qualidade da impressão e personalizar a impressão colorida. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: 1 Correção de cor Manual Cor Resolução da impressão Tonalidade do

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação 3 Logotipo - versões cromáticas 4 Diagrama de construção, área de reserva e redução 6 Aplicações da marca 7 Aplicações sobre fundos 8 Aplicações

Leia mais

Setembro de P90050

Setembro de P90050 Setembro de 2011 708P90050 Servidor de Impressão Xerox FreeFlow versão 8.0. SP2 Pacote de Boas-vindas ao Cliente para Impressora Xerox Color 550/560 e Impressoras Digitais em Cores Xerox 700 e 770 2011

Leia mais

Processamento de imagem a cores

Processamento de imagem a cores A cor é um poderoso descritor que frequentemente simplifica a identificação e extracção de objectos de uma cena Os humanos podem discernir milhares de cores, mas apenas duas dezenas de cinzentos O processamento

Leia mais

2-) Descreva algumas das diferenças entre mistura de cores de luz e mistura de cores de tintas.

2-) Descreva algumas das diferenças entre mistura de cores de luz e mistura de cores de tintas. Lista cores 1-) Três fontes de luz projetam luz sobre um anteparo como mostrado na figura ao lado. Cada fonte projeta uma região circular de cor diferente. A. Nomeie cada parte do anteparo com a cor apropriada.

Leia mais

Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores. Wellington da Silva Rehder

Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores. Wellington da Silva Rehder Porque as cores mudam? Manual Prático de Cores Wellington da Silva Rehder Foto: www.sxc.hu - John Nyberg Bem vindo! Este manual tem como objetivo explicar e esclarecer aos nossos clientes um pouco sobre

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4 4 - convertendo em curvas

Leia mais

30 DE REALIDADE DE CORES PARA ARTES GRÁFICAS E VÍDEO!

30 DE REALIDADE DE CORES PARA ARTES GRÁFICAS E VÍDEO! 30 DE REALIDADE DE CORES PARA ARTES GRÁFICAS E VÍDEO! Com o ColorEdge CG303W, você tem precisão cromática para qualquer aplicativo gráfico, como pré impressão, fotografia digital, edição de vídeo e pós

Leia mais