E. M. E. F. PROF. JOÃO GERALDO IORI Secretaria Municipal de Educação Rua Ângelo Servilha Romero 150, Jd. Aritana Fone/Fax (14) 3441-6050 3441-4308 emefiori@tupa.sp.gov.br CEP: 17602-703 Tupã / SP PROJETO # CONEXÃO NOVA GERAÇÃO TUPÃ/SP 2014
APRESENTAÇÃO Este projeto foi elaborado pelos professores dos 5º anos com a supervisão da coordenadora da escola Mara Regina Ramos Lopes. JUSTIFICATIVA Pensando um pouco na história, somente em 1997 foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que incluem pela primeira vez na história do país, a dança em seu rol de disciplinas. Através desde trabalho diferenciado, pretendemos levar ao conhecimento dos alunos dos 5ºs anos, o gênero Bossa Nova. Mas para que seja um trabalho bem participativo, incluiremos juntamente a este gênero musical, o samba, pensando que este segundo, é mais conhecido. Em conversa com os professores e pais de alunos, viu-se necessário aumentar o repertório das crianças sobre gêneros musicais, visto que hoje em dia, o único repertório da maioria deles, principalmente em escolas de periferia, é Fank. Como o trabalho com robôs na escola já é fato, percebemos que, se podemos trabalhar com este recurso em todas as disciplinas, com certeza também poderemos ampliar usando o mesmo para a dança. Melhor ainda, é incluir os robôs neste projeto, porque os alunos de modo geral, usam este recurso, principalmente para a área de matemática e estão melhorando muito seu raciocínio lógico, colaboração, montagem de estratégias e tantos outros. Acreditamos que será um trabalho de muito aprendizado, pois proporcionará aos alunos grandes conhecimentos, porque a dança é uma das formas expressiva mais utilizada pelo ser humano. OBJETIVO GERAL Proporcionar aos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental experiência do trabalho em equipe, contando com a participação de Robôs na apresentação, promovendo vivências na criação de coreografias e apresentação de danças e músicas brasileiras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Propiciar aos alunos conhecimentos sobre Bossa Nova e Samba; Aumentar o repertório das crianças em relação a gêneros musicais de maneira prazerosa; Estimular os alunos na criação da coreografia em conjunto com os Robôs; Desenvolver nos alunos a cooperação e ajuda mútua; Trabalhar na teoria e na prática propostas para o ensino de dança que integrem o fazer e a apreciação, como também relacioná-la a outras disciplinas do currículo. PÚBLICO ALVO Alunos dos 5º anos da Escola EMEF Prof. João Geraldo Iori de Tupã. TEMPO ESTIMADO 1 mês CONTEÚDO Dança Bossa Nova e Samba METODOLOGIA O projeto contemplará pesquisa de campo e bibliográfica e será realizado com 125 crianças na faixa etária entre 10 a 11 anos. Os mesmos são alunos de 5º ano onde 75 estudam no período da manhã e 50 no período da tarde. Este projeto será aplicado na escola em questão, com todos os alunos desta série, mas somente 28 participarão da apresentação fora da escola. A Aplicação será da seguinte forma: Apreciação de danças (bossa nova e samba); Palestras sobre os ritmos musicais escolhido; Discussões sobre a vivência com este gênero;
Leituras sobre os gêneros como subsídio teórico; Incentivo a prática saudável de danças brasileiras; Avaliação através da apresentação final na escola e fora dela. AVALIAÇÃO FINAL A avaliação será através da apresentação final onde os alunos mostrarão o que aprenderam durante as etapas do projeto. Esta apresentação será feita na prática dançando crianças e robôs.
REFERÊNCIAS FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. MARQUES, I. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999..Parâmetros Curriculares Nacionais e a Dança: Trabalhando com os temas transversais. Revista Ensino de Arte., no. 2, ano I, 11-21, 1998. TAYLOR, S. (1994, janeiro/abril). Dança em uma Época de Crise Social: Em direção a uma visão Transformadora de Dança-educação. Revista Comunicações e Artes 17(28), 65-74.