SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9º TURMA(S): A B C D DISCIPLINA: QUÍMICA PROFESSOR (A): ALINY INOCÊNCIO ALUNO (A): Nº C O N T E Ú D O DATA: 16 / 08 / 2016 ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA A Tabela Periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e de mostrar algumas informações sobre eles. Os cientistas foram descobrindo muitos elementos químicos com o passar do tempo. Para você ter uma ideia, em 1850, eram conhecidos cerca de 60 elementos, mas hoje sabemos da existência de 118. Assim, surgiu a necessidade de organizar esses elementos químicos de uma forma que tornasse mais fácil a compreensão de suas propriedades. Esse é o papel da Tabela Periódica dos elementos químicos. A Tabela Periódica que usamos hoje é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico. Você deve consultar a Tabela Periódica como se estivesse lendo um texto normal, ou seja, você sempre começa pela primeira linha e do lado esquerdo para o direito e depois segue descendo para as próximas linhas. Os elementos químicos foram colocados na Tabela Periódica em quadradinhos separados, onde o símbolo do elemento fica no meio e o valor do número atômico fica escrito geralmente na parte de cima, como mostra o exemplo do hidrogênio a seguir: Símbolo do hidrogênio e seu número atômico conforme aparece na Tabela Periódica O número atômico é a quantidade de prótons ou cargas positivas que os átomos do elemento têm. Esse valor é igual ao número de elétrons quando o átomo está em seu estado fundamental. O hidrogênio é um elemento que só tem 1 próton, ou seja, seu número atômico é 1. Por isso, o hidrogênio é o primeiro elemento colocado na Tabela. O próximo elemento que está na mesma linha que o hidrogênio é o hélio, porque ele possui número atômico igual a 2. Passando para a linha de baixo, o primeiro é o Lítio com número atômico igual a 3, ao lado dele tem o Berílio com número atômico 4 e assim por diante. Veja as primeiras linhas da Tabela Periódica mostradas abaixo e veja que a ordem do número atômico vai crescendo certinho. Duas primeiras linhas da Tabela Periódica Existem sete linhas na Tabela Periódica e essas linhas são chamadas de períodos. Veja:
Períodos da Tabela Periódica Existem 18 colunas que são chamadas de famílias ou grupos. Um aspecto importante é que os elementos que pertecem à mesma família são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Famílias ou grupos da Tabela Periódica Vamos ver se você entendeu? Me diga qual é o elemento químico pertencente ao 4º período e à família 16? Se você disse Se (selênio), acertou! Agora me diga qual é o número atômico dele. Isso mesmo, é 34. Em cada quadradinho que vem o elemento também se encontram outras informações importantes, como a massa atômica e os elétrons que estão em cada camada eletrônica dos átomos. Por exemplo, veja na imagem a seguir que o neônio tem como símbolo o Ne, seu número atômico é igual a 10, sua massa atômica é igual a 20,1797 u e seus elétrons estão distribuídos assim nas suas camadas: 2 8, ou seja, na camada mais próxima do núcleo há dois elétrons e na mais afastada há oito elétrons.
Símbolo do neônio na Tabela Periódica e seu átomo Agora observe dois aspectos interessantes: (1) o neônio só possui duas órbitas ou camadas onde ficam seus elétrons, é por isso que ele ocupa o 2º período (2ª linha); e (2) ele possui oito elétrons na última camada, é por isso que ele é da família 18. Isso nos mostra o seguinte: * Os elementos que estão em um mesmo período da tabela periódica possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas, sendo que podem ter no máximo sete; * Os elementos químicos que estão em uma mesma família da tabela periódica possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica: *Família 1: Possuem todos 1 elétron na última camada eletrônica; *Família 2: Possuem todos 2 elétrons na última camada eletrônica; *Família 13: Possuem todos 3 elétrons na última camada eletrônica; *Família 14: Possuem todos 4 elétrons na última camada eletrônica; *Família 15: Possuem todos 5 elétrons na última camada eletrônica; *Família 16: Possuem todos 6 elétrons na última camada eletrônica; *Família 17: Possuem todos 7 elétrons na última camada eletrônica; *Família 18: Possuem todos 8 elétrons na última camada eletrônica. Alguns grupos ou famílias da Tabela Periódica recebem nomes específicos, veja alguns:
Família 1: Metais alcalinos; Família 2: Metais alcalinoterrosos; Família 16: Calcogênios; Família 17: Halogênios; Família 18: Gases Nobres. Organização das famílias da tabela periódica Novamente vamos testar seus conhecimentos. Responda às perguntas a seguir apenas consultando a Tabela Periódica: 1- Qual é o nome da família do cloro? 2- Qual é o seu número atômico e sua massa atômica? 3- Quantas camadas eletrônicas um átomo de cloro possui? 4- Quantos elétrons um átomo de cloro possui na sua última camada eletrônica? Respostas: 1- Halogênios (família 17). 2- O número atômico do cloro é 17 e sua massa atômica é igual a 35,45 u. 3- Um átomo de cloro possui três camadas eletrônicas porque ele pertence ao 3º período da Tabela. 4- Um átomo de cloro possui sete elétrons na camada de valência porque ele pertence à família 17. A tabela está organizada (em ordem crescente de número atômico), quais são as informações que aparecem no quadradinho de cada elemento químico e como os elementos são classificados em famílias (ou grupos) e períodos. Os elementos químicos podem ser classificados de várias formas na Tabela Periódica, mas agora vamos falar da principal, que é uma forma que separa os elementos em grupos de acordo com as propriedades e características das substâncias simples formadas por eles. Desse modo, a classificação dos elementos químicos é em metais, ametais e gases nobres. Existem algumas Tabelas Periódicas que também trazem outro grupo, o dos semimetais, que são elementos que possuem algumas características dos metais e outras dos ametais. Mas essa classificação em semimetais está
ultrapassada, não é mais usada. Os elementos que eram desse grupo devem ser considerados como metais ou como ametais, dependendo de qual característica está sendo estudada. Porém, para você conhecer mais sobre esses elementos, iremos falar um pouco sobre eles também. Além disso, o hidrogênio é um elemento com características totalmente diferentes de todos os outros elementos químicos. Por isso, ele também é considerado de forma separada aos demais grupos. Vamos agora falar sobre cada um desses grupos: * Metais: Esses são a maioria dos elementos da tabela periódica, sendo 87 no total. Classificação dos metais na tabela periódica Você se lembra dos metais que já teve contato no dia a dia? Pense no cobre da moeda de cinco centavos ou no cobre dos fios elétricos. Pense também no ferro dos parafusos, no alumínio das latinhas de refrigerante, na prata e no ouro das joias. Todos esses casos, cobre (Cu), ferro (Fe), alumínio (Al), prata (Ag) e ouro (Au), são exemplos de metais. Já observou que todos eles possuem algumas características parecidas? Veja quais são as propriedades dos metais: - Eles têm a tendência de perder elétrons; - Eles conduzem bem o calor: Já viu que uma panela de alumínio colocada no fogo se aquece rapidinho? Se você colocar a mão nela, irá se queimar. Isso mostra que esses materiais são condutores de calor. - Eles conduzem bem a eletricidade: É por isso que o cobre é usado nos fios de eletricidade; - Eles são brilhantes; - Eles são sólidos: O único que não é sólido em condições ambientes é o mercúrio (Hg). Você pode ver que o mercúrio usado nos termômetros é líquido; - Eles podem ser moldados na forma de fios: Essa propriedade é chamada de ductibilidade. Um exemplo são os fios de cobre já mencionados; - Eles podem ser moldados na forma de lâminas finas: Essa propriedade é chamada de maleabilidade.
Propriedades dos metais * Ametais: o a aqui significa não, ou seja, eles também podem ser chamados de não metais, porque as suas características são totalmente diferentes das características dos metais. Veja suas principais características: - Eles têm a tendência de ganhar elétrons; Classificação dos ametais na tabela periódica - Não são bons condutores de calor: Eles são isolantes térmicos; - Não são bons condutores de eletricidade: A única exceção é o carbono, que, na forma de grafite, conduz bem a eletricidade; - Eles são opacos: Isso significa que eles não possuem o brilho metálico; - Fragmentam-se facilmente, ou seja, despedaçam-se, são quebradiços: Isso significa que eles não podem ser moldados em fios ou lâminas. Na figura, vemos da esquerda para a direita o cloro, bromo e iodo, exemplos de ametais da família 17*
* Semimetais: São sete elementos (boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)). Geralmente o boro, o silício, o arsênio e o telúrio são colocados do lado dos ametais, enquanto o germânio, o antimônio e o polônio são considerados metais. Classificação dos semimetais na tabela periódica Suas propriedades intermediárias entre os metais e ametais são: - Eles têm brilho metálico; - Praticamente não conduzem eletricidade; - Fragmentam-se. * Gases Nobres: São os elementos da família 18: Classificação dos gases nobres na tabela periódica Todos eles são gases em condições ambientes e são chamados de nobres porque são os únicos elementos químicos que são encontrados na natureza sozinhos. Eles já são estáveis, não precisam se ligar com mais nenhum outro elemento químico, e não têm a tendência de doar nem receber elétrons. * Hidrogênio: Aparece na família 1 porque ele só tem um elétron, mas ele não é um metal, por isso é classificado de forma separada. Ele é um gás que se encontra nas altas camadas da atmosfera. Pode ligar-se com metais, semimetais ou ametais.