A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA 7ºANO
Estudaremos a Revolução Científica que teve início no Renascimento. Nessa revolução, a matemática teve um importante papel, pois passou a ser considerada o melhor instrumento para entender a realidade e explicar o mundo.
Nunca saberemos ao certo, mas quando o ser humano desenvolveu plenamente e sua mente adquiriu capacidade de raciocínio lógico, ele continuou admirando as estrelas. Continuou encantado com os mistérios da natureza. Seu olhar jánão era tão ingênuo e solitário. Ele estava acompanhado de instrumentos astronômicos e da linguagem científica. Com a ciência moderna e os estudos de cientistas como Galileu e Newton, o ser humano pôde se desenvolver ainda mais.
Leonardo da Vinci: a caminho da ciência moderna O italiano Leonardo da Vinci tinha várias habilidades e atuou, por isso nas mais diferentes áreas. Foi engenheiro, arquiteto, mecânico, desenhista, pintor, filósofo, anatomista etc. Fazia tudo com perfeição. Sua obra Monalisaéum dos quadros mais famosos de toda a história da pintura.
Leonardo da Vinci era um típico pensador renascentista. Em sua maneira de pensar conviviam ideias da Idade Média e, de alguma maneira, o novo pensamento que se consolidaria com a Idade Moderna. Mas o que Leonardo antecipava? O que havia em seu modo de pensar que era próprio dos novos ares modernos que ainda estavam por vir?
Existem pelo menos duas características da ciência moderna que já estavam presentes no pensamento de Leonardo ainda de maneira tímida e pouco desenvolvida. O conhecimento da natureza deveria se basear: na experiência sensível observação direta dos fenômenos naturais no cálculo matemático tico - os fenômenos Observados deveriam ser traduzidos para relações numéricas. Exemplo: choveu 100mm. Temperatura 32 ºC
Para Leonardo da Vinci, a experiência sensível e o cálculo matemático explicam a natureza como ela verdadeiramente é. Ao investigar os fenômenos naturais, Da Vinci eliminava as explicações místicas, espirituais e metafísicas, que eram comuns na Idade Média. Resumindo, a ideia de Leonardo da Vinci, era: Deus fez a natureza, mas a fez com determinada ordem. essa ordem, segundo Leonardo, só poderia ser captada pela experiência sensível e pela matemática.
Do geocentrismo ao heliocentrismo Copérnico utilizou um recurso poético para afirmar que o Sol estáno centro do universo [...] o Sol estásentado sentado num trono real, governando a sua família de astros que giravam à volta dele, Sua teoria foi recebida com muita resistência, e o pensador morreu antes mesmo que ela fosse aceita. a maior parte da sociedade e dos cientistas defendia a teoria de Ptolomeu, baseado na física de Aristóteles, teles, a qual sustentava que a Terra estava no centro do universo.
A resistência ao sistema heliocêntrico durou muito tempo, principalmente devido à oposição da Igreja Católica, que defendia o sistema que estava de acordo com a história bíblica, isto é, ptolomaico. Outros pensadores contribuíram para comprovar o heliocentrismo, como o astrônomo e matemático alemão Kepler, que estudou o movimento dos planetas e demonstrou, por meio de cálculos matemáticos, que os planetas giravam em torno do Sol. Os estudos de vários cientistas confirmaram a teoria heliocêntrica. Dois foram decisivos: Galileu e Newton Galileu e Newton responsáveis por completar e consolidar a Revolução Científica iniciada por Copérnico.
As descobertas de Galileu O filósofo e matemático Galileu Galilei não foi o inventor da luneta, mas aperfeiçoou esse instrumento. Com o invento aprimorado Galileu começou a revelar a organização do mundo e a demonstrar os erros do sistema ptolomaico e da física aristotélica. Desde de Aristóteles dizia-se que o universo era dividido em duas partes: mundo sublunar-mundo que iria da terra atéa Lua; mundo celeste - iria da Lua até um conjunto de estrelas fixas que comporiam o limite do universo. A Terra, imóvel e rodeada de planetas, estaria no centro do universo, que seria finito.
No mundo sublunar não haveria perfeição, mas o mundo celeste, da Lua em diante, tudo seria perfeito. Contudo, com a ajuda da luneta, Galileu viu que a Lua não era perfeita, pois havia irregularidades e crateras em seu solo. Percebeu também que o Sol não era perfeito, pois apresentava manchas que se modificavam constantemente.
A luneta revelou ainda que existiam outras estrelas além das que podiam ser vistas a olho nu, e que, portanto, não era possível estabelecer o limite do universo. Galileu percebeu que Júpiter tinha duas luas girando ao eu redor e que Vênus girava em torno do Sol. Portanto, era possível que a Terra girasse em torno do Sol ao mesmo tempo que a Lua girasse em torno da Terra.
Galileu diante do tribunal O pensamento e as investigações de Galileu chocavam-se com a crença e os dogmas do cristianismo. Por isso, em 1633, ele foi condenado pelo tribunal da Inquisição ão, o que o forçou a negar todas as conclusões de seus estudos. Eu, Galileu Galilei, professor de matemática tica e física da Universidade de Florença, abjuro o que ensinei: que o Sol seja o centro do mundo, imóvel em seu lugar, e que a Terra não seja centro nem imóvel. De coração sincero e fénão f fingida, eu abjuro, detesto e maldigo todos esses enganos e essas heresias, assim como quaisquer outros enganos e pensamentos contrários rios à Santa Igreja.
É uma situação difícil, pois Galileu teve que discordar do que sabe ser a verdade. O tempo, no entanto, serviu para mostrar que as ideias de Galileu estavam corretas. Hoje sabemos que o Sol é um dos focos do universo e, portanto, adotamos o sistema heliocêntrico (o Sol está no centro do Sistema Solar).
O surgimento de uma nova ciência Ao contrário dos filósofos cristãos, Galileu não reconhecia a autoridade da Igreja ou da Bíblia em estudos da natureza. Segundo ele, existiam leis naturais certa e imutáveis, as quais não estavam nas Escrituras Sagradas nem nos livros de Aristóteles. Essas leis fariam parte da própria natureza, por isso o homem poderia descobri-las ao investigar os fenômenos naturais.
Galileu estudava a natureza observando-a e realizando experimentos para confirmar suas hipóteses. Além disso, seguindo Leonardo da Vinci e Kepler, para Galileu a matemática era uma ferramenta fundamental na construção do conhecimento. No pensamento de Galillei, a natureza tinha uma ordem, uma regularidade. Essa regularidade poderia ser apreendida pela matemática.
Por exemplo: A água colocada na chaleira evapora a 100ºC; A água écolocada em forminhas na geladeira congela a 0ºC. Esses fenômenos acontecem com regularidade e podem ser mensurados. o Para Galileu, a natureza estava escrita em linguagem matemática. o Observação, experimentação e o uso da linguagem matemática tica são três características marcantes da ciência que estava nascendo: a ciência moderna.
Newton e o universo A revolução copernicana só se completou com o matemático e físico inglês Isaac Newton. Apoiado nos estudos de Kepler e de Galileu, Newton elaborou uma teoria física que era simples de entender e ao mesmo tempo explicava todos os movimentos do universo. Sua originalidade foi perceber que as leis e as forças que agem na Terra são as mesmas que agem nos movimentos dos planetas. Tomemos como exemplo a força a gravitacional e o princípio pio ou lei da inércia rcia.
A força gravitacional é responsável pela queda dos coros. Se você pular o mais alto que pode, em algum momento seráatraído para o chão, por causa da força da gravidade. De acordo com o princípio da inércia, todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que forças externas atuem sobre ele. Quando você estáem um veículo em movimento retilíneo uniforme e ele freia bruscamente, seu corpo tende continuar em movimento, de acordo com o princípio da inércia.
Para você não se deslocar ou não bater a cabeça no para-brisa, uma força de sentido contrário ao do movimento deve ser aplicada em seu corpo (cinto de segurança). Como você pode perceber a força gravitacional e a lei d inércia estão no nosso dia a dia, atuando sobre o nosso corpo e sobre os movimentos da Terra. Mas elas estão presentes também nas órbitas dos planetas.
Por exemplo: A Lua, pela lei da inércia, se distanciaria da Terra, mas, por causa da força gravitacional, ela é atraída pelo nosso planeta. Assim há um equilíbrio entre as duas forças ( a inercia e a gravitacional) A atuação dessas duas forças explica o movimento da Lua e a harmonia do universo.
A descoberta de Newton foi extraordinária. Com poucas leis, ele unificou a explicação sobre os fenômenos terrestres e celestes. Qualquer pessoa a partir de Newton poderia compreender o funcionamento do universo. Não havia mais como sustentar a ideia de que o universo era dividido em duas partes, como defendeu Aristóteles. Também não era mais possível sustentar o sistema geocêntrico. A Revolução Científica feita por Copérnico, Kepler, Galileu, Newton e vários outros pensadores e cientistas modificou para sempre o nosso entendimento sobre o homem e o universo.