Stretching Global Ativo RPG Aplicado ao Desporto 10, 11, 12 e 13 de Julho de 2014 - LISBOA Resumo O Stretching Global Ativo (SGA) é uma derivação da Reeducação Postural Global (RPG), método revolucionário desenvolvido por Phillipe Souchard, que visa a prevenção e a correção de desvios posturais. O SGA mantém os princípios do RPG, de forma a tirar o melhor proveito da fisiologia dos músculos envolvidos em cada modalidade desportiva, respeitando às características individuais dos atletas. Pensado inicialmente para o atleta, por proporcionar um alongamento global dos músculos e potenciar o seu desempenho, o seu papel na diminuição da rigidez e encurtamento muscular tem dado ao SGA grande popularidade na intervenção nas lesões músculo esqueléticas relacionadas com o trabalho, tornando-se assim cada vez mais, uma forte ferramenta para a potenciar a acção muscular e o correto desempenho biomecânico.
Apresentação O Stretching Global Ativo - SGA nasceu da Reeducação Postural Global RPG, método criado por Philippe Souchard, que consiste num trabalho corporal terapêutico das deformidades corporais e das patologias músculo esqueléticas, baseado principalmente no alongamento das cadeias musculares mais retraídas. Destinado inicialmente a desportistas, hoje além da sua utilização no campo desportivo, ganhando cada vez mais notoriedade no campo da prevenção de lesões relacionadas com o trabalho (LMERT). Os cinco princípios do SGA diferenciam-no dos alongamentos clássico-analíticos: 1. Os músculos organizam-se em cadeias musculares. 2. Cada músculo tem diferentes fisiologias. 3. Os alongamentos são sempre ativos e globais. 4. O estiramento muscular segue os mesmos princípios da física dos materiais visco-elásticos. 5. A respiração é o motor do alongamento. O SGA é realizado através de auto-posturas das cadeias musculares criadas por Philippe Souchard. As posturas são escolhidas com base numa avaliação específica, de acordo com a necessidade das atividades de um grupo de desportistas ou de pacientes comuns. Assim atenuam-se os efeitos da sobrecarga das estruturas musculoesqueléticas decorrentes dos movimentos repetitivos de cada atividade, preparando o corpo para realizar qualquer tipo ou de intensidade de exercício físico diminuindo o contractura ou rotura muscular. Neste princípio o SGA é uma grande mais-valia para qualquer profissional que queira potenciar o restabelecimento da força, do comprimento e da flexibilidade dos grupos musculares enrijecidos pela prática desportiva ou pelas posturas mantidas relacionadas com o trabalho. Objetivos Objetivos Gerais: 1. Conhecer o método Streching Global Ativo e saber aplicar as suas posturas e sessões de alongamento com objectivos específicos. Objetivos Específicos: 1. Saber os princípios e filosofia do método SGA. 2. Conhecer as posturas de alongamento de SGA. 3. Saber ensinar correctamente as posturas de alongamento e saber efectuar as devidas correcções. 4. Saber planear sessões de alongamento de acordo com os objetivos pretendidos. Metodologia Metodologia de Formação:
Será um curso bastante interactivo sendo utilizada uma metodologia expositiva pelo formador, com prática das diferentes técnicas por parte dos formandos. Metodologia de Avaliação: A avaliação relativa às aprendizagens dos formandos tem um caráter formativo, sendo concretizada através de observação e aplicação de exercícios teóricos, teórico-práticos e estudos de caso. Através deste momento de avaliação e através do cumprimento do requisito de assiduidade afere-se o aproveitamento dos formandos no curso. Forma de Organização da Formação: Presencial Modalidade de Formação: Contínua Destinatários: Curso destinado a médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e profissionais do desporto assim como estudantes destas áreas. Vagas: 20 Datas: 10, 11, 12 e 13 de Julho de 2014 Local: Lisboa local a definir Carga horária: 32 horas Horário: Manhã - 9:00/13:00. Tarde - 14:00/18:00 Investimento Estudante/Recém-licenciado: Profissional: Estudante/Recém-licenciado (antigo cliente Bwizer): Profissional (antigo cliente Bwizer): Até 10-06-2014 449 449 449 449 Após 10-06-2014 Notas Estudante: todos os indivíduos que estejam ainda a completar a sua formação de base (considerando-se como formação base, no máximo, a frequência de mestrado integrado). Recém-licenciado: todos os indivíduos que tenham concluído a sua formação de base (tendo em conta o critério exposto acima), há menos de 12 meses, considerando a data do certificado respectivo. Antigo cliente Bwizer: todos os indivíduos que tenham efectivamente frequentado um evento Bwizer, sendo que a presença em workshops ou eventos gratuitos, não é considerada.
Profissional: todos os indivíduos que tenham habilitações académicas compatíveis com o identificado no campo de destinatários do evento em causa. Leia aqui as Condições de Inscrição: http://www.bwizer.com O que inclui a inscrição 32 horas de formação Material de apoio ao curso Coffee-breaks Seguro de acidentes pessoais em vigor durante o curso Certificado de registo profissional (saiba o que isto significa) Certificado Internacional pela Universidade Internacional Permanente de Terapias Manuais França (Philippe Souchard) Requisitos logísticos e recursos: - Sala com boa luminosidade, ventilação, temperatura e isolada de ruídos perturbadores ao bom funcionamento. - Espaço equipado com todos os recursos didáticos necessários: Computador, Vídeoprojetor, Flip-chart, - Mobiliário confortável e adequado aos formadores e formandos. - Espaço amplo o suficiente para permitir a concretização de trabalhos 2 m2 para a formação teórica e 3m2 para a formação prática. - Espaço apoiado por instalações sanitárias adequadas e localizadas de forma a não perturbar o bom funcionamento da formação. - Local de fácil acesso. - Espaço cuja limpeza é feita com regularidade. Programa (tópicos a abordar) 1- Prática desportiva: Vantagens e desvantagens 2- Aspetos da fisiologia muscular 3- Conceito da RPG aplicado ao desporto 4- A postura em SGA Aspetos científicos e pressupostos teóricos 5- Demonstração prática do SGA A auto-postura respiratória
As auto-posturas em fechamento da coxo-femoral com abertura e fechamento de braços As auto-posturas em fechamento da coxo-femoral com fechamento de braços As auto-posturas em abertura da coxo-femoral com abertura de braços As auto-posturas em abertura da coxo-femoral com fechamento de braços 6- Indicações 7- Exercícios práticos 8- Considerações básicas de nutrição desportiva e a sua influência no alongamento Notas importantes: Os participantes deverão levar roupa confortável (t-shirt/polo/top e calções) que lhes permita treinar adequadamente todas as técnicas. Links úteis Site institucional RPG de Phillipe Souchard: http://www.rpg-souchard.com/ Formadora (João Ornelas Carvalho) Fisioterapeuta e Osteopata, é o único formador em Portugal de Stetching Global Ativo autorizado por Philippe Souchard para lecionar cursos de Stretching Global Ativo. Possui uma formação de destaque em Terapia Manual, Osteopatia e Cadeias musculares, consolidada por vários anos de prática clínica. É monitor da Universidade Internacional Permanente de Terapias Manuais (França), no curso de Reeducação Postural Global, desde 1994. Informações Tel: 220 136 948 Email: form@bwizer.com Web: www.bwizer.com
Redes Sociais: www.facebook.com/bwizer