Arbitragem e Poder Público Arbitragem em contratos de petróleo Ricardo Barretto de Andrade 23.10.2015
1. Antecedentes legislativos do setor Lei nº 2.004/1953: monopólio da União exercido, com exclusividade, por meio da Petrobrás CF/88: manteve o regime de monopólio (art. 177, 1º) Petrobrás: única destinatária de autorizações e concessões do Poder Concedente
2. Marco regulatório em vigor EC nº 9/1995: fim do monopólio da Petrobrás União passa a poder contratar com empresas (estatais ou privadas) atividades de pesquisa, lavra, refino, transporte, importação e exportação. Lei do Petróleo (nº 9.478/1997) Criação da ANP Concessão para exploração e produção Contrapartida: participações governamentais Royalties, Bônus de assinatura Participação especial (grande volume ou grande rentabilidade)
2. Marco regulatório em vigor Lei do pré-sal (nº 12.351/2005): regime de partilha de produção Áreas do pré-sal e áreas estratégicas Inversão da lógica do regime de concessão União é a proprietária do óleo produzido Em caso de descoberta, cabe ao contratado: Restituição do custo em óleo Óleo excelente (remuneração) Lei nº Lei 12.276/2010: cessão onerosa Dispensa de licitação Cessão de até 5 bilhões de barris à Petrobrás Remuneração da União preferencialmente em títulos da dívida mobiliária federal
3. Características do setor Vultosos recursos financeiros envolvidos Consideráveis riscos Longo prazo de maturação dos investimentos Demanda por segurança jurídica Amplo relacionamento contratual com Estado e parceiros privados
4. Arbitragem e relacionamento contratual privado Consórcio para licitar: Joint Bidding Agreement Acordo de operação: Joint Operating Agreement Acordos de cessão de direitos: Participation Agreements Contratos diversos com fornecedores
5. Arbitragem e relacionamento contratual público Lei do Petróleo (1997): Art. 43. O contrato de concessão deverá refletir fielmente as condições do edital e da proposta vencedora e terá como cláusulas essenciais: (...) X - as regras sobre solução de controvérsias, relacionadas com o contrato e sua execução, inclusive a conciliação e a arbitragem internacional; Lei do pré-sal (nº 12.351/2005): Art. 29. São cláusulas essenciais do contrato de partilha de produção: (...) XVIII - as regras sobre solução de controvérsias, que poderão prever conciliação e arbitragem; ANP celebra os contratos exercendo competência delegada do Poder Concedente (art. 8º da Lei do Petróleo), não no exercício do Poder Regulatório.
6. O conflito entre a Petrobrás e a ANP Contrato de concessão celebrado em 06.08.1998, decorrente da Rodada Zero (Bloco BC-60) Decisão da Diretoria da ANP de unificar os sete campos do Parque das Baleias, da Bacia de Campos, Objetivo de aumentar as participações especiais: Tribunal Arbitral Instalado Conflito de competência no STJ (CC 139519/RJ)
6. O conflito entre a Petrobrás e a ANP
6. O conflito entre a Petrobrás e a ANP Observo que a cláusula compromissória que serve de suporte à discussão em apreço, além de ser disposição padrão nos instrumentos que regem a espécie conflituosa em causa, mostra-se antiga, de sorte que a sua alteração súbita e unilateral impacta os termos em que se deve desenvolver a fiscalização das atividades da PETROBRAS, além de repercutir na confiabilidade e na credibilidade que se requer no exercício do mercado de prospecção e lavra de petróleo, demandante, como se sabe, de aportes de investimentos hipervultosos, envolvendo, inclusive, aspectos internacionais altamente protegidos pelo princípio da boa fé (decisão liminar no Conflito de Competência nº 139.519- RJ, Relator Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO).
7. Arbitragem, Administração Pública e Poder Regulatório Lei de Arbitragem (nº 9.307/1996): Art. 1º, 1 o A administração pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis. (Incluído pela Lei nº 13.129, de 2015) Limites e restrições da arbitragem diante do Poder Regulatório.
8. Arbitragem e Poder regulatório: as Competências da ANP Competência da ANP para arbitrar disputas sobre livre acesso a dutos de transporte e terminais marítimos (art. 58 da Lei do Petróleo) Art. 20 da Lei do Petróleo: O regimento interno da ANP disporá sobre os procedimentos a serem adotados para a solução de conflitos entre agentes econômicos, e entre estes e usuários e consumidores, com ênfase na conciliação e no arbitramento.
ricardo@justen.com.br