Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi
Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o sangue, um tecido frouxo que contém pigmentos como a hemoglobina, que circula todo o tempo dentro de vasos, trocando substancias com os tecidos do corpo. Funções: Transporte de gases respiratórios; Transporte de nutrientes e excretas; Transporte de hormônios; Defesa imunológica; Regulação térmica.
Composição do Sangue A produção do sangue no individuo adulto ocorre na medula óssea no interior dos ossos Plasma - (parte liquida) Elementos Figurados - ( células sanguíneas) 1. Glóbulos Vermelhos ( ou hemácias, ou eritrócitos); 2. Glóbulos Brancos ou leucócitos; 3. Plaquetas. A produção do sangue em organismos adultos ocorre no interior de certos ossos Medula Óssea ou Tutano (tecido hematógeno ou hamatopoético.
Plasma Parte líquida e amorfa do sangue. Onde estão mergulhadas os elementos figurados (células). É o principal meio de transporte do gás carbônico. Transporta também substâncias como: Água; Sais; Glicose; Aminoácidos; Hormônios; Excretas; Proteínas (albumina e fibrinogênio).
Elementos Figurados do Sangue Hemácias (Glóbulos Vermelhos ou Eritrócitos) Nos mamíferos são células anucleadas e não possuem organelas. No interior dessas células encontra-se um pigmento chamado hemoglobina (proteína constituída por ferro responsável pela cor vermelha do sangue). As hemácias possuem a função de transportar o gás oxigênio Em grandes altitudes, o organismo fabrica mais hemácias para compensar a falta de oxigênio.
Curiosidades As hemácias têm um tempo de vida limitado: permanecem na circulação por cerca de 120 dias, depois desse período, são retiradas e destruídas pelo baço. O Ferro é reaproveitado na síntese de novas moléculas de hemoglobina! O Monóxido de Carbono pode levar o indivíduo à morte, pois, quando inalado, liga-se às moléculas de hemoglobina, essas moléculas são perdidas, diminuindo a capacidade de transporte dos gases respiratórios!
Elementos Figurados do Sangue Leucócitos (Glóbulos Brancos) Possuem núcleos, não contém pigmentos em seu interior e são maiores que as hemácias. Quando organismos invasores conseguem passar pela 1º defesa do nosso corpo (pele), tornam-se invasores ( antígenos), entrando em ação os glóbulos brancos para nos defender ( sistema imunitário). Há vários tipos de glóbulos brancos que auxiliam na proteção de nosso organismo, dirigindo-se até o invasor, devorando-o e produzindo estruturas chamadas anti-corpos. Na presença de antígenos, ocorre rápida multiplicação dos glóbulos brancos, inchando os linfonodos, ficando dolorido em certas regiões de nosso corpo.
Elementos Figurados do Sangue Sistema Imunológico Organismo estranho (antígeno) entra no organismo fagócitos (devoram o organismo pus ) linfócitos T auxiliadores (CD4) Linfócitos T matadores (CD8) Linfócitos B Anticorpos (proteínas que ligam-se aos organismos estranhos para facilitar a defesa do organismo).
Tipos de Imunizações É muito importante diferenciar vacina de soro, vamos diferenciá-los. Imunização Ativa Produz anticorpos pelo próprio organismo, pela introdução de antígenos, produzindo as células de memória. Esse processo permite que seu corpo fique protegido a várias doenças. (efeito lento e duradouro) Processo natural e vacinas. Imunização Passiva introdução de anticorpos produzidos por um outro organismo (efeito imediato e curto) Soro terapêutico.
Elementos Figurados do Sangue Plaquetas Fragmentos de células, originadas na medula óssea, são os menores elementos figurados do sangue. Não possuem núcleos, e sua permanência no sangue circulante é muito curta, sendo destruída pelo baço. Sua função está ligada à coagulação sanguínea, fundamental para que o organismo não perca sangue por hemorragias.